Home Noticiário Internacional Vladimir Putin toma posse para o quarto mandato presidencial

Vladimir Putin toma posse para o quarto mandato presidencial

1843
97
Vladimir Putin chegando para tomar posse do seu quarto mandato presidencial
Vladimir Putin chegando para tomar posse do seu quarto mandato presidencial

No poder desde 1999, Putin foi reeleito em março para permanecer no poder na Rússia até 2024

Vladimir Putin tomou posse nesta segunda-feira (7) para o quarto mandato presidencial, com o qual permanecerá no poder na Rússia até 2024, em uma cerimônia solene no Grande Palácio do Kremlin em Moscou.

“Considero meu dever e o sentido da minha vida fazer todo o possível pela Rússia, por seu presente e por seu futuro”, declarou, após prestar juramento com a mão sobre a Constituição.

No poder desde 1999, Putin foi reeleito nas eleições de 18 de março, com ampla vantagem em relação aos seus adversários. Ele registrou mais de 76% dos votos e teve mais de 56 milhões de votos, número que supera seu recorde de 2004.

Com a mão direita sobre a Constituição, Putin jurou “respeitar e defender os direitos e as liberdades das pessoas e dos cidadãos; cumprir e defender a Constituição da Federação da Rússia; defender a soberania e a independência, a segurança e as integridade territoriais do Estado, e servir ao povo com lealdade”.

De acordo com a agência Efe, participam da cerimônia mais de 6.000 convidados, entre eles ministros do Governo que está saindo, deputados e senadores, membros do corpo diplomático, autoridades civis, eclesiásticas e militares, e outras personalidades.

Putin mantém sua popularidade apoiado no trauma da crise após o fim da União Soviética e por manter a economia nos eixos desde 1999, de acordo com especialistas ouvidos pelo G1. Com sua permanência no poder, pouca coisa deve mudar nos próximos tempos. A política externa, as relações com a Síria e a rivalidade com os Estados Unidos devem se manter na mesma direção.

FONTE: G1

97 COMMENTS

        • Se chama “propaganda eleitoral obrigatória”. É grátis e é dividido o tempo conforme representação do partido no congresso.

          • O preço do “tempo da propaganda” é “pago” para as emissoras por meio de beneficios fiscais, e custa caro. Não existe jantar grátis.

      • Qual você prefere, sinceramente: a ditadura dos ricos, cultos, limpos, alimentados, ou a ditadura dos pobres, incultos, sujos e famintos?

      • Democracia é a capacidade de eleger qualquer pessoas. Você pode se filiar a um partido e pode se candidatar e se eleger, se tiver votação para tanto. Você não precisa ser rico, vide o grande número de pobres que foram eleitos, como Lula, Tiririca, entre outros… Definitivamente é uma visão estapafúrdia de vida a que faz dizer que democracia é ditadura de ricos. Quá quá quá!

        • Você não se lembra? Enéas Carneiro, pobre, feio, ríspido, com alguns segundos na Televisão, em uma discurso gravado em um estúdio improvisado, obteve a terceira maior votação no Brasil, não indo para o segundo turno por pouco ( se fosse haveria uma grande probabilidade de vitória). Então, amigo, democracia é isto. Oportunidade para todos.

          • Só lembrando, Enéas Carneiro foi um dos maiores médicos cardiologistas do Brasil, e seu trabalho acadêmico na área de eletrocardiograma ainda é a referencia a ser seguida.

      • Seus amigos comunistas é que passaram a chamar seus governos de democracia. É como chamar o Terceiro Reich de República Popular Democrática Ariana.
        Via como soa bonitinho?

  1. E segue a tragédia da Rússia, que continuará a ser (e cada vez mais) um Estado corrupto e ditatorial dominado por oligarquias de mafiosos e cuja população terá cada vez menos direitos e liberdades individuais e coletivos.

  2. Democracia é tudo o que não há na Rússia, até porque a mera existência de eleições nunca caracterizou a democracia.

  3. Olha que engraçado: graças a liberdade de expressão, garantia prevista na CF/88, você pode elogiar um déspota corrupto que nega tal direito aos russos que discordam do seu governo e das suas políticas.

    Que coisa não!?

    • Eu não sei o que é pior, colocar a constituição de 88, que é feita justamente para impor um autoritarismo corrupto no Brasil como algo ~garantidor de direitos~(o que por si só já leva ao estatismo maluco típico dos governos ‘sociais-democratas” europeus), ou vir dizer ~aí, não pode criticar o Putin~. Quem disse que não? Todo mundo crítica o Putin na Rússia, agora, eu desafio qualquer um a achar quem critique o establishment ocidental livremente sem sofrer as consequências, o próprio trump é a maior prova disso, o mero apoio a sua figura já é motivo para destruição de reputações. Essa coisa de ~nova direita~ cunhada no facebook é uma coisa tão enter level quanto o pessoal que apoiava o Aécio com unhas e dentres por achar que ele era contra o pt por ser do psdb.

    • A liberdade de expressão brasileira é ilusória. Você pode escutar um “vou te processar” por qualquer coisinha que disser em público.

      • Não existem direitos absolutos, tampouco a liberdade de expressão! E a liberdade de expressão encontra limites em direitos individuais como o direito à honra e à imagem.

        • Não, não, se existe limite não é liberdade. Em verdadeiras democracias (onde o governo não impõem uma ditadura em nome da liberdade) você pode dizer o que bem quiser, se você não gosta você tem o direito de tapar os ouvindos, mas nunca terá o direito de tapar a boca de ninguém.

          • Hélio, perdão, mas o HMS TIRELESS está com a razão. A liberdade de expressão não é um direito absoluto, mesmo porque não há nenhum direito absoluto. Nem o direito à vida, que é provavelmente o mais relevante em qualquer ordenamento jurídico, é absoluto, que dirá a liberdade de expressão.

            E você se engana quando fala que em ”verdadeiras democracias” as pessoas podem dizer o que quiser. Digo isso pois sou pesquisador e meu estudo é justamente sobre uma análise comparativa entre a forma como a liberdade de expressão é garantida no Brasil e nos EUA. Lá, por força da Constituição, o governo não pode editar nenhuma lei que restrinja o direito de se expressar e se manifestar. Mas lá o cidadão pode (e corriqueiramente é) responsabilizado judicialmente em função do que diz. Basta ver a quantidade de processos que correm na Justiça americana por motivo de uso indevido de imagem, ataques contra a honra ou violação da vida privada. Se uma pessoa pode ser responsabilizada (e ser apenada, forçada a pagar indenização) pelo exercício da sua liberdade de expressão, então é óbvio que este direito não é absoluto.

            Abraços!

  4. HMS TIRELESS … Tragédia da Rússia??? Como assim??? Você gostaria de ver outro puppet como o Yeltsin, não? O engraçado é que tudo o que escrevistes só brevemente a Rússia é verdade no caso do Brasil!!! Rsrsrs

    • João, independentemente do que fosse Yeltsin o fato é que as políticas agressivas e intervencionistas de Putin no plano externo, longe de melhorar ou aumentar a influência russa no mundo, apenas estão criando problemas ainda maiores no curto, médio e longo prazo para os interesses do país. Por mais que as sputniks da vida tentem negar é fato que as sanções aplicadas pelos EUA e UE causaram e estão causando graves prejuízos à economia russa, e no cenário interno é um fato concreto que são negados aos russos direitos e garantias individuais mínimos como a liberdade de expressão e de pensamento.

      Quanto ao Brasil, se estamos hoje com corruptos no poder a culpa é exclusivamente nossa por não saber votar. Aliás, foi por não saber votar que colocamos no poder um partido político que elaborou e executou os dois maiores esquemas de corrupção da história onde o primeiro criou uma bancada paralela no congresso (violando portanto o princípio da separação de poderes) ao passo que o segundo consistiu na aliança desse mesmo partido com um cartel de empreiteiras para saquear o Estado Brasileiro.

          • O que tem os ucranianos? Aqueles que bombardearam uma minoria étnica para se alinhar aos governos europeus comandados por George Soros? Eu te pergunto, se o Paraguai começar a atacar os ~brasiguaios~, qual deveria ser a postura do nosso governo? Ou será que seu fanatismo ideológico não lhe permite enxergar algo tão básico? Mas enquanto isso a Otan segue destruindo países inteiros.

    • Você vive nos Estados Unidos, bebe das águas de um país com uma verdadeira democracia, nada perfeita, pois nada é perfeito, e vive pagando pau pra governos socialistas mundo a fora.
      Vocês são bizarros, mesmo. Pra não dizer o pior.

        • Depois estranham porque americanos não gostam dos imigrantes de hoje. Quem quer receber gente que quer que seu país exploda ao mesmo tempo que o parasita?

          • É muito engrassado ver gente que nunca saiu do nordeste falar ~aí, os EUA são uma verdadeira democracia~ ~aí, tal lugar é ruim e os EUA são os melhores~. Os EUA estão LONGE de ser uma democracia, existem focos de democracia onde as pessoas, que garantem suas liberdades com a posse de Deus fuzis, não permitem que o Estado as controlem. Os EUA são RS o democráticos que espionam seus cidadãos em massa, que escutam suas conversas dentro de casa. Não confunda um condado no meio de Montana com o que o Estado americano é. Além que, traidor em potencial é quem fica pagando pau pra governo estrangeiro como se esse fosse um Deus e cospe na própria terra. Tenha o mínimo de vergonha na cara.

    • Sr. Galante, não é por nada, mas…
      Onde há trolls, há conflitos.
      Pessoas como “Vader” e “Tireless”, fazem questão de demandar querelas ideológicas mesmo quando o assunto não pede algo assim. Sequer se faz necessária uma leitura atenta para disto se aperceber…

  5. Qual a nossa moral,dado os escândalos de corrupção e afins em nosso país, pra falarmos mal da Rússia e seu governo ???
    Melhor nos preocuparmos com nossos problemas internos ao in-vez de apontarmos os dos outros né não??

    Sds.

    • Com todos os defeitos e esquemas de corrupção ao menos temos democracia no Brasil Tom! Se temos corruptos no poder a culpa é exclusivamente nossa por não saber votar.

      • A nossa culpa não para no fato de não sabermos votar(há muita conivência,oportunismo e corrupção velada ou não por parte de muitos eleitores), mas mesmo assim nos atropelam usando justamente a “democracia” para nos sacanear, pois votam secretamente( ou não) tudo o que os blindam e os mantém livres da justiça para roubar o povo na cara dura.
        Pior é que o povo sempre acaba votando nos mesmos bandidos de sempre. Trágico!!!

      • A Rússia está na metade do caminho para se tornar uma Democracia.
        E o Brasil também.

        É o sujo, falando do mal lavado.

        A nossa democracia é tão falha quanto à russa.

        • O Brasil com todos os defeitos e mazelas é uma democracia em formação. A Rússia passa bem longe de ser não apenas uma democracia como uma democracia em formação, até porque a mera existência de eleições não torna regime algum democrático.

      • Me desculpe HMS, mas a nossa jovem democracia ainda tem muito a melhorar. Aperfeiçoar as instituições, extinguir serviço militar obrigatório, estabelecer o voto facultativo, mudar a legislação eleitoral e eliminar as competências concorrentes dos entes federativos é só o começo para que possamos ter uma geração de brasileiros mais educada. Aí sim, com educação e consolidação do estado democrático de direito virão naturalmente mais desenvolvimento e mais justiça social.

        • Adriano, você está certíssimo! De fato a nossa democracia tem muito o que mudar, evoluir e uma das mudanças que me parecem salutares seria a instituição do voto distrital. Contudo, enquanto temos uma jovem (e frágil) democracia nem isso os russos têm uma vez que vivem sob o tacão de um regime despótico (e bem mais corrupto que o nosso).

      • “Não sabemos votar”… Quando leio isso sinto uma profunda angústia aliada a desprezo.

        Quer dizer que todos deputados componentes de suas respectivas casas são em sua totalidade eleitos pelo voto? O voto de deputados é majoritário ou proporcional? Que eu saiba, os votos vão para partido, e dessa esquema é que os partidos se aproveitam para colocar seu apaniguados.
        Lembram também do pacto federativo no que diz respeito às eleições para o Senado? É juto somente norte e nordeste, currais eleitorais, juntos elegerem mais da metade dos senadores da república?

        Quem acredita em mudança por meio de eleições é um tolo, UM TOLO DIGNO DE PENA!

        O sistema eleitoral, assim como todo texto constitucional, foi criado para beneficiar oligarcas.

        • Compreendo o seu argumento! entretanto, não será o fim da democracia e a sua substituição por por um regime autocrático despótico como a Rússia que irá mudar o Brasil mas apenas o aprimoramento da democracia já existente aqui. O voto proporcional, além de ser uma porcaria, representa a usurpação da vontade do eleitor? Sem dúvida, mas cabe a nós pressionarmos para que o sistema seja substituído pelo voto distrital, que representa com maior fidelidade o desejo do cidadão.

          Quanto ao Senado, é composto por representantes dos Estado eleitos pelo sistema majoritário. Ou seja, não tem essa de representar “currais eleitorais”. Outrossim, os votos das regiões norte e nordeste têm o mesmo valor e importância que os da demais regiões.

          • “os votos das regiões norte e nordeste têm o mesmo valor e importância que os da demais regiões”. Não, não têm, não! Você só deve afirmar isso por desconhecer completamente o pacto federativo. Estados que contribuem mais para o PIB e também mais populosos deveriam também ser os que mais elegem senadores e deputados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Além do que, norte e nordeste são sim currais eleitorais, regiões sustentadas com dinheiro de impostos arrecadados dos estados que mais produzem. Assim são para sustentar Sarneys, Barbalhos e Calheiros da vida.

    • Não podemos criticar um país que matou 40 milhões de pessoas e hoje se traveste de democracia só porque temos altos índices de corrupção?
      Então você não pode condenar um assassino porque furou a fila da padaria, não?
      Que lógica Karnal de se viver.

      • E aqui a negligência dos governantes por meio do roubo descarado não mata aos montes todo ano não?
        Então falemos do passado sangrento de todo mundo então;
        EUA
        JAPÃO
        CHINA
        INGLATERRA
        FRANÇA
        PORTUGAL
        ESPANHA

        Furar a fila da padaria não é crime, é só falta de educação e ou respeito para com o próximo,uma indelicadeza.

  6. Away, como assim? É verdade, amigo. O Brasil na situação caótica que está, apontando o dedo à Rússia? A Rússia é um tremendo jogador no tabuleiro geopolítico mundial. Depois do colapso da URSS, se ergueram de novo, na marra, e são uma força de contra balança necessária. Enquanto no Brasil, como sempre de mal a pior. Mas ficam metendo pau nos outros porque é mais fácil, ou talvez porque alguns ainda pensam que é 1980, o presidente é Figueiredo, os Contras andam correndo pela América Central, e os Soviéticos pelo Afeganistão.
    É Alexandre, ninguém esta atacando ninguém. Simplesmente são pontos e contra pontos, em um tema politico, sobre um post político, nada mais.

    • Digo de novo, não podemos falar mal de um país que matou 40 milhões de civis e hoje se traveste de democracia por sermos um país altamente corrupto?

      • Pera lá, que país matou 40 milhões de civis? Quem eram esses civis? Que moral você tem para apontar o dedo para a Rússia por causa do governo soviético tem matado 40 milhões de RUSSOS? Seu raciocínio não faz o menor sentido. Mas diz aí, quantos civis a política americana já matou de lá pra cá? E pasmem, nenhum deles era americano, todos eram de países pequenos que se tornaram alvo de uma potência numa série de ataques covardes. Mas essa é a democracia, né? Os russos, que foram vítimas do governo soviético são os vilões.

  7. ~temos uma democracia no Brasil~. Essa é a maior piada que ouvi hoje. Chega a ser inacreditável que alguém em pleno 2018 chame o Brasil de democracia.

  8. Fiz algumas pesquisas sobre o numero de homicídios na Russia, o Putin conseguiu uma proeza. Em 2002 eles bateram 44 mil homicídios, esse numero foi abaixando ate que em 2017 eles conseguiram colocar o total em 8 mil. Isso so mostra que nos tambem podemos fazer o mesmo

  9. Esse crápula só sai do Kremlin como o Stálin: embalsamado…
    .
    Nada de novo pros russos. Quando tiveram a chance de se integrar com o Ocidente e as grandes nações do mundo, eles preferiram botar esse psicopata genocida no poder, seguindo os devaneios (que datam da época dos czares) de uma Rússia que domine o mundo.
    .
    Então que se lasquem. Muitíssimo em breve falirão de novo por conta de seu belicismo, russo-centrismo e expansionismo manu militare.
    .
    Daí os russos talvez tenham outra chance…

    • Aliás, tem um filme recente chamado “A morte de Stalin” – uma comédia, mas baseada em fatos reais. Imagine o Steve Buscemi interpretando o Nikita Khrushchev e dá para ter uma idéia de esculhambação da coisa.

      • Com todo respeito, Vader, os russos não conhecem e não querem governo diferente deste, se acostumaram com Ivan, o Terrivel, Pedro, o Grande, Lenin, Stalin, Brehznev e agora Putin, eles não são dados ao diálogo político, preferem a mão de ferro mesmo.

    • Felipe, o sistema de ensino russo, ao inverso do Paulo Freireano, não gera analfabetos revoltados e oprimidos. É bem focado em áreas técnicas. Por isso essa gente ainda sabe construir coisas. Porém, esse mesmo sistema é inspirado no método de ensino da Escola de Frankfurt, onde o sujeito se imbeciliza a nível de ser incapaz de questionar qualquer coisa e a seguir sue mestres como um animal treinado.
      Eles sabem mandar foguetes para o espaço, mas não ligam os pontos. Putin, matando no exterior, e fazendo bravatas nucleares, na cara dura, ainda é idolatrado como um santo naquele país. Eles não tem salvação.
      Ou a Rússia afunda o mundo ou afundam a si mesmos, correndo o risco de afundar o mundo junto.

      • MEU DEUS DO CÉU CARA VOCÊ NÃO TEM A MENOR IDEIA DO QUE DIZ. Baseado na escola de Frankfurt é o sistema ocidental, impulsionado pelo próprio Paulo Freire. Alias, você sabe o que é a escola de Frankfurt para falar? A ideia da escola de Frankfurt é basicamente ANARQUISTA, e recusa as formações técnicas com foco nas ~ciências sociais~, inclusive, você é fruto desse sistema. Por isso o ocidente é imbecilizado e o oriente se destaca tanto.

    • Por que integrar ao ocidente? A Rússia estaria melhor com a depravação moral ocidental? Com todo o secularismo, pós modernismo, materialismo, homossexualismo? Oras, o ocidente é um câncer no mundo e faz da sua maior vítima o próprio ocidente. Os valores que você defende como ~ocidentais~ são diametralmente opostos aos valores tradicionais do ocidente, aliás, a Rússia está muito mais próximo desses valores que o ocidente.

  10. Esse crápula do Putin!! Tamanha ousadia, em se opor à expansão da OTAN até chegar do lado de fora da sua janela, né??? Rsrsrs

  11. Acho que Putin agradece até hoje pelo alcoólatra Boris Iéltsin. A cultura Russa por líderes “fortes” fez fácil o trabalho de Putin ganhar essa imagem perante a população russa, depois do desastroso mandato de Iéltsin.

    Além disso, ele deve agradecer também ao Bush Jr, com aquela história de barreira de mísseis nas fronteiras russas. Ficou fácil para Putin criar a imagem do inimigo opressor que muitos “presidentes” usam para desviar a atenção da população dos problemas internos. Coisa que Trump está usando como ninguém ultimamente, para tirar os holofotes da imprensa americana das suas costas.

    E por último, Putin foi o salvador da pátria das indústrias de defesa ocidentais. Com a falsa imagem de uma Rússia forte, que o retorno dos voos de Tu-95 Bear, nas fronteiras da OTAN na década passada procuravam aparentar, projetos da época da guerra fria que estavam em marcha lenta na era Iéltsin, tiveram a prioridade aumentada. A Lockheed Martin vem a cabeça como a maior beneficiada nessa época, com o contrato “cheque em branco” do programa JSF.

    As vezes eu me pergunto se todos esses países não tem um acordo secreto, para manter essa imagem de rivalidade e manter o dinheiro da defesa rolando…

    • E parece que o Putin vai conduzir a Rússia ao mesmo erro cometido pela URSS: uma corrida armamentista cara que ele não pode manter e que vai arruinar a frágil economia russa. A Síria é o exemplo mais recente.
      É a megalomania russa e seu dever divino de liderar o mundo em ação. Não deu certo no tempo dos czares, não deu certo no tempo da URSS e não vai dar certo agora. Será que um dia esse povo aprende?

      • Doug, crise econômica só derruba políticos numa democracia. Naquele país de iluminados guias da humanidade, quanto pior melhor.
        Pobres e mortos de fome não fazem (contra)revolução.

  12. Galera… Vamos relembra a história porque aprendemos mais com ela do que discutir em vão. Putin veio ao poder graças as oligarquias que sobraram da URSS juntamente com a máfia russa. Yeltsin foi uma marionete nas mãos dos EUA até aonde deu. Aliás o desmantelamento da URSS sem apoio internacional foi desastroso pois vários segredos e vários cientistas foram para alguns países dando o conhecimento nuclear necessário para se armarem, diga de passagem Índia, Paquistão e Coréia do Norte. Também houve uma jogada muita errada dos EUA e OTAN em querer pegar ex-aliados do Pacto de Varsóvia de maneira muito abrupta despertando a desconfiança da Russia enquanto à isso.
    Soma tudo isso e bate no liquidificador e sai Putin e cia no poder há anos.

    • Srs
      Contribuindo para relembrar a história:
      1. A Rússia é o “bicho papão” para a Europa Central há séculos e sempre tem procurado dominar os seus vizinhos, talvez uma fobia que tem desde o domínio tártaro.
      2. Os países da Europa Central nunca foram aliados da Rússia no sentido lato do termo, mas sim países vassalos e mesmo parte das antigas repúblicas socialistas que faziam parte da URSS não tinham peso igualitário com a Rússia, tanto que buscaram independência desta quando a URSS ruiu.
      Portanto, a corrida dos países do leste europeu em busca de acordos para participar da OTAN foi uma conseqüência natural da experiência vivida como “aliado” da URSS (leia-se Rússia). Qualquer governante de bom senso buscaria acordos com potências que lhes garantissem não retornar a triste situação anterior.

      Quanto ao Yeltsin, ele não foi um bom administrador; porém, provavelmente, ninguém o seria na mesma situação, pois não havia nenhum manual que informasse como transformar um país totalmente dominado pelo Estado em um país de livre mercado.
      E, em conseqüência, o processo não foi muito feliz, pois resultou no enriquecimento dos mais expertos (muitos ex KGB) que se apropriaram de bens do Estado e se tornaram magnatas. E isto continua até hoje.
      Sds

    • Sou cético dessa crença de que Boris Yeltsin era um marionete ocidental, haja visto que num país que sempre foi uma ditadura, mesmo no tempo da monarquia, qualquer pessoa, mesmo que supostamente suspeita de ser um traidor, não estaria vivo o suficiente para fazer qualquer coisa. Além disso, a KGB foi, ou ainda é, o maior serviço de inteligência do mundo, e o com maior número de membros.
      É mais provável que ele tentasse reformar o socialismo bolchevique ao moldes da social-democracia europeia, que bem ou mal, ainda mantém um certo nível econômico e tecnológico que a Rússia nunca conseguiu se igualar.
      Dizer que Yeltsin era um traidor é como chamar de “direita” o Fernando Henrique Cardoso, um homem que se gaba de ser o maior Socialista Fabiano e Gramscista do país, além de ter criado o MST, que hoje jás nas mãos dos petistas.

  13. A Rússia nunca foi uma democracia e desde tempos imemoriais, sempre teve governantes à mão de ferro. Putin é apenas uma constante histórica daquele país. Mas mesmo assim, é um país que, em contrário da enorme maioria das ditaduras, tem avanços econômicos e sociais, se são tímidos, é outro assunto…

  14. Putin tem todos seus defeitos, governa cm mãos de ferro mas é alguém que realmente conseguiu trazer uma melhoria e alguma estabilidade econômica desde o fim da União Soviética, além de que resgatou os valores patrióticos que são muito importantes para os Russos, principalmente aqueles que viveram nos anos de glória da União Soviética. Isso pra eles realmente é importante, muito diferente de nós brasileiros. E isso realmente fez com que fosse reeleito novamente com muita aprovação

  15. Esse nunca assinou a carteira de trabalho kkkkk é Sarney da Rússia. Outro caso é a Angela Merkel, sempre mamando no Estado.

  16. Srs
    O problema do Putin é que ele está defasado no tempo, pois sua visão geopolítica está presa a época em que a Rússia era um império, seja dos czares, seja do Politburo (URSS).
    O problema é que os tempos são outros. A Europa Ocidental está em decadência acelerada, o Tio Sam segue caminho similar e o eixo de poder está a rodar para a Ásia, com a China caminhando rapidamente para se tornar a potência dominante no planeta.
    Se ele tivesse mais calma, poderia manter uma atitude “low profile” e aguardar, pois os países do leste europeu irão cair em seus braços conforme o Tio Sam se voltar cada vez mais para si mesmo (abandonando o papel de xerife do mundo) e a parte ocidental da Europa sucumbir a perda de valores, envelhecimento da população e migração muçulmana.
    Apressando as coisas, Putin corre o risco de colocar a Rússia a reboque na China e isto não é sensato, considerando que a maior parte do território de menor densidade populacional da Rússia faz fronteira com a China, país que precisa de espaço para a sua gigantesca população.
    Além disto, a Rússia, assim como a China e a Europa em geral, sofrem o risco dos efeitos do renascimento muçulmano e do radicalismo que o permeia. Observe-se que a Rússia faz fronteira com países muçulmanos e tem territórios onde há maioria muçulmana (vide Chechenia). Isto pode complicar para a Rússia, se os muçulmanos aumentarem a pressão na fronteira sul enquanto ela estiver ocupada a pressionar o leste europeu.
    Putin pode acabar, não como o responsável pelo renascimento russo, mas sim como aquele que colocou a Rússia nas mãos da China ou a esfacelou de vez reduzindo-a ao que era na origem, um pequeno principado.
    Sds

  17. Viva ao Putin viva ao Urso…
    ——————————————–
    Até hoje espero um pro-Âmis(do blog) dizer o que é realmente a democracia Americana???
    Que não seja essa palhaçada de Jeans, Mcdonalds, internet, liberdade de fazer o que quiser bla.bla…
    ———————————————————————————————–
    O que eu sei que onde vai os Âmis, países são destruídos.
    ———————————————————————————————–
    Onde eles dominam como na Europa só trazem Hedonismo(prostituição, homossexualismo, Aborto, destruição da cultura, miscigenação isso tudo em nome da liberdade, igualdade e fraternidade do amor etc…
    E ainda estão associados a Esquerda(democratas e socialistas) e ão Islamismo

    • Vc tá confundido democracia com a nova ordem mundial, que é financiada por globalistas, meu jovem

      eles se utilizam da liberdade de expressão que a democracia ocidental lhe oferecem, para financiar todos os grupos políticos e sociais que apoiam essas porcarias que vc citou, para desmoralizar a nossa sociedade como a conhecemos.

      Portanto não culpe a liberdade que vc possuí, por causa de meia dúzia de canalhas bilionários sedentos por poder e controle. Essa gente quer que vc faça parte involuntariamente desse movimento sujo que está tomando conta do mundo, e ajude-os difamando os princípios e conceitos da democracia ocidental na qual não é perfeita. Não é pq os governantes americanos fazem as burradas deles, que lhe dá o direito de generalizar, e insinuar que isso é culpa da democracia americana, que até hoje, foi a que mais chegou perto do ideal, mas que infelizmente, por causa dessa “meia dúzia” de inescrupulosos, vem desmoralizando tudo oq pode, para colocar em prática sua agenda intervencionista visando lucro e poder!

      Vc quer culpar alguém ? Culpe o mau-caratismo dessas pessoas que não aceitam ver a democracia em sua plenitude e lutam diariamente contra isso, financiando tais movimentos que vc mesmo citou, onde incentivam o ódio e o revanchismo entre as pessoas, separando-as de cor, raça, etnia, religião, gênero e etc. jogando a fama de fascistas para quem tem compromisso com a verdade, mostrando para o mundo, o verdadeiro plano por trás dessas ações socialistas de araque, na qual o seu propósito único visa a dominação mundial para uma ditadura autoritária nos moldes da China comunista/capitalista (política-econômica) juntando o útil ao agradável para esses senhores globalistas.

      A democracia está ae, tem falhas e defeitos como qualquer pessoa, pois a perfeição não existe, cabe a vc saber usa-la de forma correta, se não está contente, basta a nós aprimora-la, mas pelos motivos certos, e não por motivos escusos ou ideias autoritárias disfarçadas de “boas ações”, visando tirar proveito das pessoas de bem no intuito de querer impor suas vontades a dos outros, se vc não consegue entender isso, não está pronto para viver numa democracia, ou tem uma visão deturpada do que é isso.

  18. Vendo os comentários acima…

    Só posso falar que além de bandido de estimação, tem gente com ditador de estimação..

  19. Pobre Russia… Vi una reportagem da BBC sobre isso… É uma senhorinha dizendo: “É Putin é só ele”. É uma pena, pois poderia ser muito maior que isso aí… Pelo menos mais honrada…

  20. Em primeiro lugar, traidor o escambal. Vocês estão totalmente por fora da política aqui nos Estados Unidos. Trump é muito pro Rússia, pois sabe muito bem que essa palhaçada de ir a guerra com o mundo todo, para avançar os interesses de Israel e Arábia Saudita nos estão levando a bancarrota. Os Democratas querem tirar o Trump do poder, pois odeiam a Rússia é Putin. Os Democratas são na realidade os socialistas e comunistas em todas suas variedades, empurrando aborto, homesexualismo, , legalização de narcóticos, e por aí vai. Nós aqui, ao contrário do Brasil temos muitíssimo poderio militar, inclusive em uma guerra com a Rússia, acabou a vida na Terra. Não há outra possibilidade mais que ter boas relações com a Rússia. Guerra com eles é loucura.
    E os que dizem que pelo simples fato de querer ter boas relações com a Rússia sou um traidor, aqui não somos todos obrigados a ter a mesma opinião, e se receber as devidas ordems de embarcar para a Síria, ou Ucrânia, tudo bem. É parte do trabalho.

      • Eu conheço alguns americanos que lamentam os problemas com a Rússia e não é porque eles admiram o vibrante e liberal governo Putin. Lembrando que o russo é bem liberal se comparado com aqueles amigões dos EUA que comandam a Arábia Saudita e tinham um primo chegado em atentados terroristas. A vista grossa da CCN e cia. em relação ao Yemen não é de graça. Assim, essa conversa de bem x mal não cola.

        Esses americanos lamentam a briga com a Rússia porque os aliados dos americanos estão enfraquecidos, o concorrente (leia-se China) fica mais forte a cada dia que passa e tudo o que os americanos não precisam no momento é arranjar mais uma treta com um adversário poderoso. Não precisa nem ser parceiro e andar de mão dadas, basta um não aprontar com o outro.

        O capitalismo de estado está se tornando o grande concorrente do capitalismo democrático. A briga não é mais no eixo econômico esquerda-direita, mas no eixo político democracia-autoritarismo.

  21. A Rússia, assim como os países do leste europeu, está em acelerado processo de envelhecimento populacional. Sua população irá envelhecer e reduzir em números absolutos. Para um país com a sua extensão territorial, isso poderá ser fatal.

    • A fraude na Rússia foi na caruda mesmo…

      Nem precisou disto…

      O Governo russo criou um BBB na eleição e acabou flagrando dezenas de casos de fraudes escandalosas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here