Dia da Vitória em Campo Grande

Dia da Vitória em Campo Grande

Dia da Vitória em Campo Grande
Dia da Vitória em Campo Grande

Campo Grande (MS) – Aconteceu, nessa terça-feira, dia 8 de maio, no Comando Militar do Oeste (CMO), a formatura militar alusiva ao Dia da Vitória, com o objetivo de relembrar os feitos heroicos dos soldados brasileiros que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial, no combate contra as forças do Eixo. A data celebra a rendição incondicional das forças nazifascistas, que abriu caminho para a capitulação japonesa pouco tempo depois.

A solenidade, ocorrida no Campo de Parada General Plínio Pitaluga, localizado no complexo do CMO, contou com a presença de militares que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) residentes em Campo Grande (MS): Agostinho Gonçalves da Mota, Isidoro Teodoro da Silva e Manoel Castro Siqueira. Estiveram na solenidade, ainda, autoridades civis e militares.

A formatura foi presidida pelo Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste, General de Brigada Eduardo Paiva Maurmann, que ressaltou a bravura de nossos Pracinhas. “Este é o momento de prestigiar nossos febianos, a eles nosso eterno reconhecimento”, destacou o General.

Durante a cerimônia, foi lida a ordem do dia, do Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

Os Pracinhas puderam reviver os dias de glória em solo italiano, quando souberam que o combate tinha chegado ao fim, com a rendição do inimigo. “É claro que receber a notícia de que a guerra tinha acabado foi ótima, mas, mostrar que a cobra pode sim ‘fumar’ foi melhor ainda, pois, todos diziam que era mais fácil a cobra fumar que o Brasil participar da guerra. A cobra ‘fumou’, e hoje comemoramos 73 anos do Dia da Vitória”, disse o ex-combatente e presidente da Seção Regional de Mato Grosso do Sul da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB), Agostinho Gonçalves da Mota, hoje aos 93 anos.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo
Rodrigo
5 anos atrás

sim a cobra fumou e fumou até charuto !!! Mais Caramba alguém sabe que viatura curiosa é aquela da 1º foto com entre eixos curtos ? e canhão ?

Rogério
Rogério
5 anos atrás

Veiculo de reconhecimento americano, M8

Adalberto
Adalberto
5 anos atrás

Ford greyhound m-8. O veículo tem três eixos. A imagem cortou a parte traseira do veículo e parece ter sofrido algum tipo de deformação na direção horizontal.

Adalberto
Adalberto
5 anos atrás

digo, direção vertical.