Curitiba (PR) – Para celebrar o Dia da Vitória, nos dias 5 e 6 de maio de 2018, ocorreu, na Praça do Expedicionário, a 13ª Exposição de Viaturas Militares Históricas e Acampamento Militar Temático, para lembrar os 73 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O evento é realizado anualmente pela Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas (BPVMA), apoiado pela Legião Paranaense do Expedicionário, e já faz parte do calendário de Curitiba.

As presenças dos expedicionários, Primeiro-Tenente Eronides João da Cruz e Segundo-Tenente Reynaldo Pontarolli, foi, sem dúvida, um ponto marcante do evento. O público pôde interagir com esses heróis de guerra e saber um pouco mais sobre a vida dos expedicionários em solo italiano.

Em 2018, a atividade contou com um total de 25 viaturas recuperadas do Exército Brasileiro usadas até 1990, pertencentes a colecionadores associados, dentre elas, viaturas de 1942, usadas pela FEB na Itália; um Jeep; uma Dodge Comando; um Scout Car, um Jeep Alemão Kubelvagen usado pela ELO FAB, espólio de guerra; além de viaturas das Nações Unidas utilizadas em missões de paz.

Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas

A BPVMA é uma entidade destinada à preservação de viaturas militares e à homenagem à FEB e a outras missões brasileiras, a fim de que sejam mantidos os valores cívicos. Fundada em 27 de setembro de 2005, é uma entidade civil, com sede na cidade de Curitiba, que congrega colecionadores de viaturas militares antigas.

Filiada à Associação Brasileira dos Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM), que congrega clubes em nível nacional, a BPVMA possui um total aproximado de 50 viaturas, dentre as quais, quase 35 são autopropulsadas e autorrebocadas e permanecem sitiadas na Capital paranaense, sob a guarda de seus proprietários.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx


CELEBRE A VITÓRIA DA FEB ADQUIRINDO SUA CANECA E CAMISETA NA DEFESA STORE

Caneca da Defesa Store – www.defesastore.com.br
Caneca da FEB na Defesa Store – www.defesastore.com.br

Conheça a nossa loja www.defesastore.com.br de produtos referentes aos assuntos tratados nos sites Forças de Defesa: camisetas, canecas, cases de celulares etc., com temas relacionados às forças aéreas, navais e terrestres do Brasil e do Mundo.

Camiseta da FEB
Camiseta da FEB na Defesa Store – www.defesastore.com.br
Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EdcarlosPrudente
EdcarlosPrudente
5 anos atrás

Esse rolo na frente do para-choque serve para que? Sempre vejo isso em vídeos antigos da segunda guerra e não sei qual sua utilidade.

Saudações!

mdgjunior
mdgjunior
5 anos atrás

Serve para ajudar a transpor obstáculos que sem ele seriam impossíveis de transpor devido ao contato direto com o para-choque dianteiro. Ex. Trincheiras, valas, etc

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás
Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Foi ontem a noite.

Canarinho
Canarinho
5 anos atrás

OFF TOPIC

Pau esta caindo a folha la no oriente médio

Marcos10
Marcos10
5 anos atrás

Pois é! A coisa tá correndo solta e não há nenhuma informação.

Samuca cobre
5 anos atrás

Ferro!!! vai começar a bagunça!!!

Samuca cobre
5 anos atrás

Ferrou*

Jorene
Jorene
5 anos atrás

Por enquanto é só demonstração de força. Escaramuças e bombardeios localizados. Se as forças Qod iranianas continuarem a luta, serão aniquiladas pela Força Aérea Israelense.

Rodrigo Hemerly
5 anos atrás

Tenho dois parentes que serviço na FEB durante a Segunda Guerra Mundial.