Tanques de Israel em Golan
Tanques de Israel em Golan
Tanques de Israel em Golan

Ao menos 20 foguetes foram disparados de território sírio em direção a postos das Forças Armadas de Israel nas colinas do Golan; Forças iranianas operam na Síria em apoio a Bashar Assad

JERUSALÉM – Forças militares na Síria dispararam ao menos 20 foguetes contra postos do Exército de Israel nas colinas de Golan nesta quarta-feira, 9. O exército israelense está atribuindo o ataque a integrantes das Forças Quds, a elite da Guarda Revolucionária do Irã. Ninguém ficou ferido no ataque. Vários foguetes foram interceptados pelo sistema de defesa antimísseis de Israel, conhecido como Iron Dome.

Os militares de Israel afirmam que as avaliações de inteligência do país previam que depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que estava se retirando do acordo nuclear com o país, Israel provavelmente seria alvo de foguetes e o Irã tentaria retaliar.

Teerã emitiu diversas ameaças no mês passado, em resposta a uma série de ataques da força aérea israelense ao território sírio. O último ataque, realizado em 9 de maio, deixou ao menos sete iranianos na base da força aérea síria T4. Forças iranianas operam em território sírio, e o Irã é um dos principais apoiadores do regime de Bashar Assad.

Desde o mês passado as tensões entre Irã e Israel vem aumentando ao longo da fronteira israelense com a Síria, e o exército aumentou as medidas de segurança na região, instalando mais baterias antiaéreas.

Depois que o ataque foi relatado na noite de quarta-feira, o porta-voz das Forças Armadas de Israel, Ronen Manelis, disse a repórteres que o ataque foi realizado por membros das forças Quds que operam na Síria. Ontem, o exército instruiu moradores da região a procurar os abrigos anti aéreos do Exército caso a situação se agrave.

FONTE: Estadão/Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
5 anos atrás

Israel ta a frente de todos países naquela região, então acho que esse ódio que eles sentem por Israel deveriam engolir, pois a resposta de Israel sempre é mais dura! Síria deveria tá se preocupando mais com EUA e TERRORISTAS do que tá colocando o Irã no seu quintal e brigando com o vizinho.

Felipe Morais
Felipe Morais
5 anos atrás

Israel está a frente dos países da região, especialmente por ter os EUA como principal aliado. Mas será que aguentariam uma nova aliança árabe? Arábia Saudita está entre os 5 países do mundo que mais investem em armas. Possuem uma aviação de respeito. Egito, Emirados Árabes, Qatar, Bahrein idem. Iraque vem recuperando suas forças armadas. Sem falar nos turcos e iranianos. Naquela região, ninguém está para brincadeira. Dizem que em questão de doutrina, a força aérea israelense se sobressai em relação aos demais. Mas em relação à equipamento, já não há tanta supremacia assim. A sorte dos israelenses é que,… Read more »

Diogo Prado
Diogo Prado
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Arábia Saudita ? É mais fácil ela financiar o ataque Israelense a forças iranianas que ficar contra Israel nesse caso.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Diogo Prado
5 anos atrás

Pra nós, todos são árabes. Pra eles, os iranianos são persas.
E a participação do Irã na Síria e Iemen tem muito mais com a tensão Irã x AS, do que com Israel.
Sds

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Agnelo Moreira
5 anos atrás

Justamente senhores. É o que eu disse.
É bem mais fácil os árabes se estranharem entre eles mesmos do que com Israel.

Além disso, só para não deixar dúvidas, no meu comentário, tomei o cuidado de separar os turcos e iranianos do grupo dos árabes.

Por fim, também acho bem mais provável acontecer algo entre árabes, persas e turcos do que diretamente contra Israel. Aliás, já vem ocorrendo com o Iêmen e AS e chegou perto de ocorrer com o Qatar no ano passado.

Camargoer
Reply to  Agnelo Moreira
5 anos atrás

Caro Agnelo. Além tem uma população de maioria persa e são muiçumanos xiitas, enquanto que a Arábia Saudita são árabes sunitas. Israel também vê o Irã como a unica potência regional com potencial nuclear.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Diogo Prado
5 anos atrás

Dizem que quando Israel atacou o reator nuclear do Iraque no começo da década de 80, os sauditas deram uma ajuda ao fingir que não viram a esquadrilha atravessar seu território.

CignusRJ
CignusRJ
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Caro Jacinto.
Este ataque que vc se refere teve ajuda do Irã. Lembre-se que estava em guerra contra o Iraque

Jacinto
Jacinto
Reply to  CignusRJ
5 anos atrás

Sim. Ninguem queria um Iraque nuclear. Os israelenses fizeram o servico mas quem pode ajudar ajudou.

Humberto
Humberto
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Os principais adversários das guerras anteriores foram a Siria e o Egito. Egito, apesar dos altos e baixos ainda continua em paz com Israel. Síria está destroçada por uma guerra civil, se antes já não conseguia derrotar Israel, imagine hoje. Iraque (que chegou enviar tropas nas guerras) está tentando sair dos escombros, sendo aliado dos EUA dificilmente vai tentar algo. EAU, Arabia Saudita já não falam publicamente em destruição de Israel, existem noticias que existe um bom intercambio (debaixo dos panos) entres os paises. Temos que lembrar que AS enxerga o Ira como o seu grande inimigo. Jordania não conta,… Read more »

Jeronimo Torres
Jeronimo Torres
Reply to  Humberto
5 anos atrás

Mesmo isso é só bravata do Irã para mostra pros outros que é capaz de morter. MAs na minha opnião mais late que qualquer outra coisa…

Alias hoje Israel já respondeu com uma barragem de 70 misseis na Siria em direção a alvos Iranianos.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Verdade meu caro Felipe , se juntar todos da região contra Israel (o que acho pouco provável)a parada ia ficar “ruim” para eles , eu teriam que ser socorridos pelo “Tio Sam” ou apelas para os artefatos nucleares ( que oficialmente eles nunca confirmaram ter ).

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Alexandre
5 anos atrás

Sugiro a você estudar história. Israel já disputou e venceu quatro guerras contra coalizões inimigas.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

HMS, por mais que a história corrobore a superioridade das forças israelenses, hoje a situação pode ser outra. Vou frisar para que você não me mande estudar história também. A situação PODE ser outra. SUPONDO que árabes e/ou turcos e/ou iranianos resolvam se juntar contra o inimigo em comum. No que se refere à equipamentos, em um conflito convencional, essa suposta coalizão estaria na frente de Israel em quantidade e talvez equiparados em qualidade. Aí entra a aplicação dos equipamentos e logística, no que se diz que Israel está muito a frente. Mas, ignorando as lambanças que as forças sauditas… Read more »

ADLER MEDRADO
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Os árabes sempre foram mais fortes que Israel, mas, sempre perderam.

CignusRJ
CignusRJ
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Caro Felipe.
Os árabes enfrentaram Israel pq tinham o apoio militar, econômico e político da URSS. Tanto é assim que na guerra do Yon Kipur foram 10 países que atacaram Israel, com apoio de soldados de mais 40 países incluindo aí Cuba e Arábia Saudita. E ainda sim perderam. Observe que a ajuda dos EUA foi só no final da guerra e em material militar.
Depois da queda da URSS nunca mais os árabes atacaram Israel.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Arabia Saudita diretamente não participou da guerra Seis Dias ou do Yom Kippur.

Apenas na Guerra árabe-israelense de 1948 mandaram mercenarios

Deixaram por conta dos sírios, egípcios e libaneses perderem soldados e territorios

Carvalho
Carvalho
5 anos atrás

“Taí” um bom exemplo de como não empregar foguetes em uma ação militar.
Pura provocação

Vader
5 anos atrás

Isso é apenas a ditadura do aiatolá Khamenei dando uma resposta à linha dura iraniana, por conta do abandono de Trump do estapafúrdio acordo Obama. . Uma ação midiática: eles sabem que não tem poder para causar o menor dano em Israel, e sabem que a resposta israelense virá, e será pesada, tanto contra a Síria como contra suas tropas em território sírio; mas não se importam: o importante é aparecerem como “agredidos”, para poderem chamar Israel de fascista. . Na boa, mas essa história de Oriente Médio versus Israel já encheu. O Estado de Israel tem muita paciência, parece… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Vader
5 anos atrás

E os aiatolás ainda tomaram um ferro violento de Israel durante a noite….

A verdade é que os sírios e os iranianos têm mais é que tomar bomba na cabeça. Quem sabe aprendem a ser gente

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

Sem dúvida uma reação contundente de Israel ante ao ataque desferido pelas forças a mando do ditadura teocrática iraniana. Na noite de quarta a força Quds da Guarda revolucionária iraniana disparou 20 foguetes contra o Golan sendo que 4 foram interceptados pelo sistema Iron Dome (que mais uma vez mostra sua eficácia) ao passo que 16 caíram em território sírio. Em resposta as forças israelenses, especialmente a Heyl Ha’Avir, desfecharam um contundente ataque contra as infraestruturas iranianas em território sírio que atingiram depósitos de armas, instalações logísticas e centros de inteligência, matando 18 combatentes estrangeiros (ao que tudo indica iranianos).… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

E aparentemente o Putin está fazendo vista gorda.

O Bibi não é de brincadeiras e Israel é uma potencia military e nuclear de respeito.

Espero que Netanhyau ganhe as eleições novamente.

Os iranianos estão cavando a propria sepultura.

Está na hora de punir o Iran com o porrete nuclear.

Jeronimo Torres
Jeronimo Torres
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Dificilllllll qualquer país que usar uma arma nuclear hoje vai imediatamente perder todo o soft power da noite pro dia e ter o mundo inteiro contra ele. Nem o Trump fica do lado de Israel se eles transformarem qualquer país da região em uma cratera sem antes ter sofrido algum tipo de ataque quimico/biológico/nuclear.

É o tipo de coisa que se passar um boi, depois passa a boiada inteira.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Jeronimo Torres
5 anos atrás

Eu não apostaria nem uma ficha nesse raciocínio, já que tudo vai depender das circunstâncias do momento.

José
José
Reply to  Jeronimo Torres
5 anos atrás

Correta a sua afirmação,pois o poder nuclear foi criado,em tese,para nunca ser usado,ser uma salvaguarda,uma garantia de segurança,última carta,quando não mais houver outra saída.
Entre dois contendedores atômicos será o fim para ambos,entre um atômico e outro não,pode ser a aniquilação do último,e depois como fica?
As armas atômicas foram criadas para não serem usadas,serem apenas,um equilíbrio do terror!

CRSOV
CRSOV
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Me perdoe Tadeu mas se sua opinião for seguida milhões de homens, mulheres. crianças e idosos iriam morrer sendo inocentes !! As armas nucleares foram criadas para serem usadas em uma Guerra Mundial onde não vai sobrar nada de porra nenhuma e jamais de um país contra o outro !!

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
Reply to  CRSOV
5 anos atrás

Ninguem quer uma carnificina dessas. Estou de acordo contigo. Israel jamais faria um ataque pre-emptivo com armas nucleares.

Mas eu penso que se o Iran lançar um ataque químico, biológico ou radioógico (bomba suja) Israel retaliaria nuclearmente.

Eu não tenho nada contra os iranianos que estão subjulgados ao regime teocrático totalitário. Mas quando me refiro ao porrete nuclear, é no sentido de usar arma nuclear tática contra as instalações de enriquecimento de urânio, yellow cake, e plantas de mísseis balísticos . Seria um ataque cirúrgico, longe das áreas urbanas.

CRSOV
CRSOV
Reply to  Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Uma arma nuclear tática emite radiação tanto quanto uma arma nuclear de maior potência !! Desta forma haveria a possibilidade de civis serem atingidos !! Sem contar que o uso de qualquer arma nuclear é terminantemente proibido pela ONU !! Israel estaria rasgando o TNP sem sequer ser signatário do Tratado o que fatalmente não seria tolerado pela Comunidade de Nações que exigiria (muito embora os EUA vetem qualquer resolução contra Israel) a desnuclearização de Israel caso contrário abriria precedentes para o próprio Iran romper com o TNP e colocar suas instalações sob suas cidades (se é que boa parte… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

A ambições persas na Síria deverão ser freadas hora ou outra. Não só por Israel, mas pela Rússia e a própria Síria.

Estão acompanhando as eleições no Iraque? Kamenei é usado em outdoors de candidatos, pra puxar voto, o Iraque deve ter uns 4 ou 5 Nashallahs, a influência persa é enorme. O Iraque vai ser um Líbano gigante. Tem o PMU com uma grande influência no governo e controlando metade do material das FAs.

Fora que também não é interesse da Turquia um acesso político contíguo do Irã ao mediterrâneo.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Desse Iraque ainda sai muita coisa…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

A Rússia só sabe cacarejar…

Não freia nem Tomahawk vai frear o Irã…

O Putin, deveria parar de passar vergonha e voltar para casa

Bravox
Bravox
5 anos atrás

Pessoal uma sugestão para voces, vejo muita falta de informação segue o video do canal ARTE DA GUERRA falando como é o treinamento dos exercitos arabes .

https://www.youtube.com/watch?v=CjeF5SlKqlE

Alfredo C. S.
Alfredo C. S.
5 anos atrás

Os comandantes militares do Irã sempre fizeram questao de ir a publico para dizer que irão “exterminar” o Estado Judeu, ao contrario de Israel (que, de fato, poderia exterminar varios Estados arabes no momento que desejasse) que sempre procurou se estabelecer para poder viver em tranquilidade, demonstrando que sao eles, os arabes, que querem a guerra. Negar, por parte dos paises arabes, o reconhecimento ao direito de existencia de Israel é demonstrar uma infantilidade a qual poderá levar o mundo a uma nova guerra. Se Israel fosse expansionista como a ex URSS (leia-se russia), ainda va lá, mas o unico… Read more »

CRSOV
CRSOV
5 anos atrás

Sabendo que os carregamentos de armas que são levados para a Síria e para o Líbano fatalmente serão bombardeados será que os iranianos seriam tão trouxas de deixá los armazenados em locais onde a Força Aérea de Israel possa facilmente destruí los ?? Será que não é uma armadilha do Iran para Israel gastar mísseis de precisão muitas vezes com uma possível remessa de armamentos fake (técnica russa da masharikova que consiste em oferecer alvos falsos que parecem verdadeiros !! Digo isso pois seria bem mais fácil o Iran levar os componentes eletrônicos em vôos civis para a Síria e… Read more »

Eduardo
Eduardo
Reply to  CRSOV
5 anos atrás

Ai vc está fazendo pouco caso do mossad.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
Reply to  Eduardo
5 anos atrás

Não tem como subestimar o Mossad.

Ruan
Ruan
Reply to  CRSOV
5 anos atrás

Aí você está fazendo pouco caso do Mossad.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Alguns mísseis usados foram os Spike NLOS. Como tem alcance relativamente curto (20-30km) e são lançados de helis ou blindados, pode significar que forças israelis estão penetrando território sírio.

willhorv
willhorv
5 anos atrás

Estes Merkavas são excelentes não!
Me arrisco a dizer que está entre os 3 melhores do mundo!
Equipadaço, protegidos e auto-protegidos, com excelente relação peso potência, bem armados, com baixa silhueta e com tripulação extremamente treinada.
Um monstro!!!

MGNVS
MGNVS
5 anos atrás

Ainda bem que o Governo Israelense é feito por gente inteligente e competente pq se dependendesse de alguns fanboys-american-Trump o mundo ja tinha acabado em um holocausto nuclear e ate o Brasil ia se ferrar sem ter nada a ver com isso. Os Governo do Iran nao representa o povo do Iran. O povo ali tbm é refem das açoes equivocadas de fanaticos que estao no poder, o mesmo acontecendo em outros países muçulmanos do Oriente Medio. Israel atacar o povo de outro país com armas nucleares seria o mesmo que o Exercito Brasileiro bombardear uma favela com artilharia pesada… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Messingélicos que torcem pelo Apocalipse para que a vinda de “Yeshua” se concretize.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Israel tá muito cheio de fru, fru, fru… se tem provas que o Irã está avançando no seu projeto de armas nucleares, e que estão atacando Israel através da síria, já passou da hora de ataca-los, vai esperar eles criarem sua arma nuclear, como os EUA do Obama fizeram com a CN ? Depois pode ser tarde!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Delfim, cuidado… Aqui e a embaixada re Israel. Rsrsrs

Delfim
Delfim
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Eeu sou neto de sefardita. Tá se achando ?

Mk48
Mk48
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

João , normalmente acho seus comentários sensatos e interessantes, mas este ai acho que é bola fora sua. Respeito sua opinião, mas discordo totalmente. Não estou dizendo que seja o seu caso, mas há muita gente aqui no site que está desinformada ou pior, mal informada sobre Israel, mas mesmo assim emitem opiniões (normalmente anti-semitas) sobre a situação de Israel e sobre o conflito árabe-israelense. Já comentei aqui em outras oportunidades que viajo com muita frequencia para aquela região e posso te assegurar que o que publicam aqui na midia normalmente está errado. Portanto não concordo com você quando disse… Read more »

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Amigos, como faço para pegar minha canterinha do fan club de Israel??? Rsrsrs

Delfim
Delfim
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Em qualquer “sinagoga fake”. Não esqueça do dízimo.

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Alessandro ( 10 de Maio de 2018 at 22:27 ), A questão é necessariamente o que atacar e como atacar… Destruir as intalações iranianas não é tão simples assim. Estamos falando de complexos fortificados ( alguns subterrâneos, segundo publicado na imprensa ), e que certamente estarão pesadamente defendidos. Atacar os cientistas também pode não ser uma alternativa, se levarmos em conta que o conhecimento já pode ter sido disseminado a uma massa crítica de especialistas e que outros podem levar a cabo a tarefa. Enfim, se Israel partir para o ataque, não será como Osirak. Estaremos falando da maior operação… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Então não vejo um final feliz para ninguém, pq na hora que esses fanáticos aiatolás conseguirem oq querem, é melhor todo mundo naquela região se preparar para o pior, pq Israel não vai manter esse bom senso, quando colocarem em risco a existência deles, e isso vai respingar no mundo todo, é isso que dá dialogar com esse tipo de gente, eles vão enrolando, enrolando, enrolando…até o pior acontecer, não dá pra conversar com quem quer te matar, só idi0tas pacifistas com ideias liberais, ou lobos em pele de cordeiro pensa assim.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

“só idi0tas pacifistas com ideias liberais, ou lobos em pele de cordeiro pensa assim.” – não me refiro a vc nessa ultima frase, só pra esclarecer se houver algum mal entendido.

_RR_
_RR_
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Alessandro, Sem problemas. 🙂 — A janela de oportunidade fecha a cada dia, e os israelenses estão cientes disso. O problema de fato consiste no efeito dissuasório que possui a arma nuclear. Qualquer inimigo de Israel que a obtê-la, poderá ficar incólume a uma retaliação. E isso pode ter efeitos catastróficos no equilíbrio de forças e nas relações políticas locais como um todo, neutralizando a vantagem dissuasória da qual dispõe as potencias ocidentais ( EUA em particular ) e da nação judia frente a situação. Enfim… Isso tudo, em última instância, representa poder de barganha frente grupos contrários a existência… Read more »

Jorene
Jorene
5 anos atrás

Bravata iraniana. Se continuarem, Israel e sua força aérea fazem as forças quds iranianas voltarem a idade da pedra.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

Israel poderia optar por usar seus MRBMs. para desfechar um ataque cirúrgico contra as instalações iranianas.

A IAF entraria na segunda fase, atacando alvos militares secundários r também a sede do regime, daí prá frente o próprio povo see encarregaria de derrubar o regime
dos Aiatolás.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Para quem apóia o conflito, de um lado ou outro, um lembrete :
Petróleo aumentou…

CRSOV
CRSOV
5 anos atrás

Não se trata de subestimar o Mossad !! Mas me explique como o Hizbollah tem dezenas e talvez centenas de milhares de mísseis hoje em dia ?? Em 2006 nós vimos que com cerca de 200 foguetes disparados diariamente a cidade de Haifa foi severamente atingida ( e olha que eram foguetes burros e sem guiagem), sendo que hoje em dia o Hizbollah aumentou essa capacidade de disparo para 500 por dia e conta com mísseis guiados que podem chegar em qualquer ponto de Israel !! Como explicas que o Hizbollah adquiriu todo esse poder de fogo se nas suas… Read more »

Fresney
Fresney
5 anos atrás

Esses Merkavas são demais, ainda mais com o sistema Trothy, são imbatíveis!!!!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Fresney
5 anos atrás

só se for agora, com o Trophy. Alguns anos atrás foram massacrados no Líbano pelos Kornets. Isso acelerou o desenvolvimento do sistema de auto defesa.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Marcelo
5 anos atrás

Foram massacrados e Israel vergonhosamente derrotado e cessou de existir.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Comentário infeliz…só estou falando do Merkava, nada a ver com Israel.

Tadeu Mendes.
Tadeu Mendes.
Reply to  Marcelo
5 anos atrás

Massacrados? Você deve estar vivendo em um universo paralelo. Aqui no planeta Terra, a História foi outra.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Tadeu Mendes.
5 anos atrás

Foram 4 destruídos e 28 perfurados….vai se informar melhor. No entanto alguns anos depois, após a instalação do Trophy a estória foi diferente.

_RR_
_RR_
Reply to  Marcelo
5 anos atrás

Marcelo,

Aqueles combates de 2006 no Líbano, ao contrário, apenas atestaram a excelência da máquina israelense…

De cinquenta ‘Merkava’ atingidos ( por artefatos diversos ), menos da metade sofreu realmente algum dano de maior monta ( penetrações em sua blindagem ), e apenas seis foram definitivamente destruídos ( os demais foram posteriormente recuperados ). E vale dizer que a maioria eram dos tipos antigos ‘II’ e ‘III’.

Após a implantação do ‘Trophy’, mais nenhum Merkava foi destruído.

Marcelo
Marcelo
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Não considero isso uma excelência. No entanto o Trophy se mostrou eficaz e será adotado pelos EUA nos Abrams.

Ozzy
Ozzy
5 anos atrás

Eu prefiro Israel no meio dessa briga, visto ser o único país descente no Oriente Médio.
Mas mesmo assim esse discurso hipócrita do governo israelense não engana nem um pouquinho. Eles passam meses atacando as forças iranianas e, quando os iranianos respondem com 20 foguetes burros, os israelenses falam “nós estamos atacados pelos iranianos do mal”.
É como o valentão da sala que ataca todo mundo e quando é atacado vai na diretora reclamar.

Bosco
Bosco
Reply to  Ozzy
5 anos atrás

Ozzy,
Mas diferente do valentão, Israel não reclama não. Ele se vira como pode.
Vale salientar que Israel tem que lidar com organizações poderosas que não aceitam a sua existência e que almejam simplesmente o seu completo extermínio, para ocupar toda a faixa de terra que vai do Jordão ao mar. E está cerca por inimigos de todos os lados.
Não dá pra ser bonzinho nessa situação.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
5 anos atrás

É a mesma Mentira do ataque químico sírio contra sua população . Somente boboquitos desconhecem o controle sionista da imprensa ocidental e da manipulação de notícias !

Bosco
Bosco
Reply to  jose luiz esposito
5 anos atrás

Com esse poder todo Israel então é bem comedido. A imprensa toda, que em tese ele domina, é simpática à esquerda, que por sua vez é simpática à causa palestina e muçulmana.

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Esses Árabes são bons para ações irregulares mas diante dessa foto ridícula, CC encaripitados no alto do morro, é incompreensível como não conseguiram manobrar e desaloja-los em 67. Será que ainda estão aferrados às táticas soviéticas de “rolo-compressor”, onda após onda de ataque servido de alvo?

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

As Táticas Soviéticas surpreenderam Israel e ao mundo , mas quando tudo passou aos Generais egipcios , aí que a coisa deu errada , um general bem formado ali , Israel KAPPUT !

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Digo, 73, no Yon Kippur.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Eu digitei KAPPUT mesmo , entre no tradutor !

Mauricio R.
5 anos atrás

Questões de aparência:

Os soldados são baixinhos ou o cc “Merkava” é maior do que parece????
Soldados dispostos ao lado de um blindado equipado com APS, não me parece algo sensato.

(https://www.snafu-solomon.com/2018/06/armor-porn-stacked-along-merkava.html)