Home Data Comemorativa Vídeo: Rússia celebra Dia da Vitória com desfile militar

Vídeo: Rússia celebra Dia da Vitória com desfile militar

2452
22

A Rússia celebrou, nesta quarta-feira (9), o 73º aniversário da vitória da União Soviética contra a Alemanha nazista com um desfile militar na Praça Vermelha de Moscou, presidido pelo presidente Vladimir Putin.

“Nosso povo lutou até a morte. Nenhum país sofreu uma invasão assim”, disse Putin antes de abrir o desfile, durante o qual a Rússia exibiu seus novos blindados e aviões.

Depois do discurso, Putin se inclinou para o túmulo do soldado desconhecido na companhia do presidente sérvio, Aleksander Vucic, e do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Nesta quarta à tarde, Putin e Netanyahu devem ter uma reunião, durante a qual evocarão a decisão dos Estados Unidos de se retirarem do acordo com o Irã.

Na véspera, Israel manifestou seu “apoio total” à decisão do presidente americano, Donald Trump.

Já a Rússia disse estar “profundamente decepcionada”.

Diante dos veteranos da Segunda Guerra Mundial, Putin disse que o 9 de maio continuará sendo uma data festiva e “um dia sagrado para cada família”.

A Segunda Guerra Mundial deixou quase 27 milhões de mortos na União Soviética.

A vitória de 1945 se tornou um mito fundador do patriotismo e da grandeza russos.

No discurso, Putin denunciou os que querem “reescrever a história” e minimizar o papel da União Soviética na vitória contra os nazistas.

“Há aqueles que tentam apagar as façanhas do nosso povo para salvar a Europa da escravidão, do desaparecimento, dos horrores do Holocausto”, disse Putin.

Na Rússia, ainda vive 1,6 milhão de veteranos da Segunda Guerra Mundial, segundo o Ministério russo do Trabalho.

Em todas as cidades russas, houve desfiles, ou cerimônias comemorativas da vitória, assim como na base militar russa de Hmeimim, na Síria, onde o Exército russo apoia o presidente Bashar al-Assad.

Em Moscou, caças de quinta geração Su-57 sobrevoaram a parada militar, que contou ainda com um veículo blindado “Terminator”.

Também foram apresentados pela primeira vez drones de fabricação russa e um robô desminador usado nas cidades sírias de Aleppo e de Palmira.

No total, mais de 13.000 soldados, 75 aviões e 84 blindados participaram do desfile da Praça Vermelha, segundo o Ministério da Defesa.

FONTE: Isto É

22 COMMENTS

  1. Baixei um vídeo aqui de 28 minutos com os melhores momentos. Na boa ,é de encher os olhos com força, quantas máquinas belíssimas, o sincronismo dos músicos da banda ao final quando fazem uma apresentação a parte é show e a música idem. O Mi-26 faz até o Mi-35 parecer pequenininho.rs
    Os blindados da família do Armata são bacanas demais.
    O Putin não muda a expressão facial por nada, parece um androide .rs

  2. Curiosidade: os russos bombardeiam os céus de Moscou nesse dia para nunca tenha chuva em 9 de maio.
    Sim, senhores: durante a comemoração nunca chove, sempre faz sol.

    Esses russos…

    • No ano passado choveu e muito.
      Inclusive na primeira edição (24 de Junho de 1945) choveu tanto que agua descia pela quepe do Stalin.
      Um grande abraço!

      • Isso…
        Em 2017 cancelaram até o desfile aereo

        Eu acho que é pq as vezes o tempo ta muito fechado mesmo… ai não tem jeito… eles cancelam a apresentação

  3. Lindo desfile e merecido ninguém deu mais sangue e vendeu caro um pedaço de terra como a Rússia na II GM, e belo gesto do Putin em se curvar ao Túmulo do soldado desconhecido, soldados ao qual o Exército vermelho foram os que mais perderam e quase 3 milhões deles cativos pelos alemães mortos por inanição, realmente devem todos os veteranos da segunda guerra serem exaltados sejam Americanos, Russos, Ingleses, Chineses e claro nossos praças da FEB e como também devem ser lembrados os milhões de jovens Japoneses, alemães, italianos, que perderam suas vidas mesmo que do lado contrário onde muitos nem sabiam porque lutavam é morriam.

  4. Não sei se voces viram, mas quem estava la era o Steven Seagal

    Não sei ao certo, mas ele e o Putin praticam a mesma arte marcial

    Confere?

  5. Temos que reconhecer que os russos sabem como produzir um desfile militar como poucos… Talvez só comparáveis aos desfiles nazistas em Nuremberg.

  6. Tem certeza que vimos o mesmo desfile?
    Me parece que ele estava em lugar de honra, na primeira fila da tribuna, é lógico que o presidente russo estaria no centro, onde mais? É tudo uma questão de cerimonial.

  7. Marcos, depois da afirmação sobre o Netanyahu e também de que “nunca chove” no desfile, logo rebatido pelo ScudB, mostra o grau de doença da criatura! Nem perde teu tempo! Não percebeu ainda quem é que está usando aquele nick? Um dos maiores trolls da história! Só comenta, sempre, invariavelmente, para ser grosseiro(a), irônico(a) e provocar os outros…..

  8. E o desfile Norte americano que Trump solicitou?!! Quando ocorrerá?!
    Particularmente não gosto nem desgosto….mas confesso que estou super ansioso para saber como seria um desfile militar do USA…..não Parada e sim DESFILE.

    • Amigo Delfim!
      O ato de capitulação entrava em vigor a partir de 00:01 de 9 de Maio.A ordem numero 369 assinado pelo Stalin definiu dia 9 de Maio como feriado e dia de celebração. Por tanto esta no dia certo.
      Um grande abraço!

  9. Devem ter treinado umas duas semanas pro evento. O desfile aéreo estava impecável. Até aonde se pode ver, a qualidade do uniforme deles parece ser muito boa. Faz muita diferença em qualquer tropa.

  10. “Há aqueles que tentam apagar as façanhas do nosso povo para salvar a Europa da escravidão, do desaparecimento, dos horrores do Holocausto”, disse Putin.

    Como se a URSS fosse algum paraíso na Terra…
    Os campos de concentração eram versões alemãs dos GULAGS.
    Três Hitlers não davam um Stalin!

  11. Dae vc entende porque países tem de se reunir num tratato mútuo (OTAN) para se defender de um único país como a Rússia. Digam o que quiser, eles tem forças armadas de respeito!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here