(Editorial Estado de S.Paulo, 21) 1. Há na política nacional um clima de apatia e desencanto. Em menos de cinco meses haverá eleições e o cidadão mostra-se reticente com suas preferências. “Os eleitores estão sem perspectiva de melhora”, diz Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope Inteligência. “Não conseguem ver como sair desse lugar em que estamos, não conseguem enxergar uma luz no fim do túnel.”

2. O fenômeno da apatia com a política tem traços paradoxais. Nos últimos dois anos, o brasileiro experimentou uma melhora da situação econômica e social do País, que foi em boa medida resultado da mudança do governo federal. O impeachment de Dilma Rousseff serviu de ocasião para retificar os rumos da política econômica, com efeitos diretos sobre a inflação, o emprego, os juros, o consumo. Ainda há muito a fazer, mas a situação do País hoje é incomparavelmente melhor do que há dois anos. Há evidências empíricas, portanto, de que o modo como o País é governado tem consequências práticas sobre a população. Em tese, tal constatação deveria ser mais que suficiente para que o eleitor reconhecesse a importância da política e, portanto, das próximas eleições, para o seu futuro imediato. Do resultado das urnas dependerá a continuidade da reconstrução do País.

3. A percepção sobre a importância das eleições é, no entanto, ainda muito frágil. Na prática, a ideia de que as eleições periódicas são fundamentais para o País convive, sem maiores conflitos, com um profundo alheamento da política. Em geral, não se nega o valor do voto, mas ele é visto como incapaz de mudar o País. Segundo esse raciocínio, o melhor seria não criar expectativas com as eleições. Ou seja, o cidadão não parece disposto a utilizar o voto como um poderoso instrumento de mudança.

4. Entre as causas da apatia, que conduz a graves distorções na representação, ressaltam o populismo praticado pelo PT ao longo das últimas décadas e a demagogia que se tornou método de quase todos os partidos. De certa forma, o eleitor tem razão para estar frustrado. Foi-lhe dito que não era preciso cuidar do equilíbrio fiscal, foi-lhe prometida a diminuição dos juros por simples ato de vontade da presidente da República, foi-lhe afirmado que o déficit da Previdência não era motivo para preocupação, assim como tantas outras barbaridades. O lulopetismo prometeu ao brasileiro um futuro espetacular sem necessidade de esforço. A única condição para que o paraíso fosse definitivamente instalado na terra era manter o PT no poder.

5. Como bem se sabe, não foi isso o que ocorreu. As lideranças petistas trouxeram de volta a inflação, o desemprego, o aumento dos juros. Em suma, o PT deu motivo para que a população desconfiasse do governo – qualquer governo – e descresse do País. Para piorar, a crise econômica veio acompanhada de grandes escândalos de corrupção. Sob o discurso da preocupação social, tão repetido pelos petistas, havia uma enorme podridão moral, capaz de gerar casos como o do mensalão e o do petrolão. Os recursos públicos desviados ganharam proporções inéditas.

6. Diante desse quadro, houve quem tenha vislumbrado a oportunidade para difundir a ideia de que todo o sistema político estaria podre. Com adeptos no Judiciário e no Ministério Público, essa causa disseminou ainda mais desconfiança em relação à política. Se, como afirmam, tudo está irremediavelmente podre, qualquer medida que venha da política estaria viciada pela raiz. Essa atitude é profundamente antidemocrática, pois o trabalho de reconstrução do País caberia apenas a alguns poucos iluminados, que não receberam nenhum voto para isso.

7. O eleitor precisa resgatar o seu protagonismo, ressaltando toda a importância do voto para o futuro do País. Isso não significa que a simples ocorrência de eleições seja garantia inexorável de um futuro promissor. Significa que o voto é o instrumento democrático e legítimo para a mudança dos hábitos administrativos e dos costumes políticos que têm levado o País ao fundo do poço. Somente a consciência dos nefastos efeitos de escolhas irresponsáveis nas eleições pode levar o eleitor a uma conduta mais madura diante das urnas. Não se constrói um País sem a ativa participação política e o trabalho de seu povo.

Subscribe
Notify of
guest

171 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
5 anos atrás

Eu não vejo essa apatia. Na verdade o que existe é um medo por parte dos velhos políticos. Medo de que o povo assuma o protagonismo político. Há 5 anos o povo só falava de futebol. A velha máxima “Religião e política não se discutem” reinava. Hoje em dia política está na boca do povo. E o povo está na boca dos políticos. Apenas um candidato a presidência consegue arrastar multidões por onde passa. O povo de verdade, não são sindicalistas ou partidários, é o povo! Vocês sabem de quem eu estou falando, é melhor já ir se acostumando com… Read more »

Nonato
Nonato
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Ele inventou de arranjar um economista e agora só falta em privatizar e reduzir direitos dos trabalhadores.
Isso é uma traição aos princípios nacionalistas e aos anseios da população.
É um tiro no próprio pé.
Ele tem é que fazer o contrário e conquistar os votos da esquerda e do povão.
Desse jeito não ganha.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Nonato
5 anos atrás

Boa Nonato… Realmente o que precisamos !
Mais direitos, estatais e movimentos nacionalistas !!
Em que século você vive ? Ou vc vive em que tribo indígena ?

Wilson França
Wilson França
Reply to  Alfredo Araujo
5 anos atrás

O brasileiro, sempre esperto, querendo abrir mão de seus direitos para ajudar banqueiros e grandes exportadores. Flexibilização das leis trabalhistas foi feita na Espanha, após a queda do Franco, na França, na Alemanha, na Itália… e em todos esses países a conclusão foi a mesma: não se criou a quantidade de empregos imaginada e cerca de 50% dos empregos criados foram tipos precários, como contratos zero hora ou a tempo parcial. Somente quem se beneficiou foram os grandes exportadores (que já eram ricos), que adquiriram maior competitividade no mercado externo. Para a classe trabalhadora não foi um bom negócio e… Read more »

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Deve ser por isso q a taxa de desemprego é a menor dos últimos 20 anos…
.
http://www.valor.com.br/internacional/5428231/taxa-de-desemprego-na-zona-do-euro-e-menor-em-quase-10-anos

Wilson França
Wilson França
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Há 5 anos atrás o país estava com pleno emprego. Mesmo com CLT e tudo o mais.
Que memória curta a sua.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Mas é claro q estava ! Com as canetadas q estavam sendo dadas, claro que seriam criados empregos… Emprestando dinheiro a torto e a direita para quem quisesse… Começando pelos financiamentos e cortes de impostos da linha branca e automóveis… até a casa própria. Todos acharam q podiam comprar tudo ! Sem contar com a Petrobrás… q era obrigada a comprar no Brasil, o que é produzido por 1/3 do custo, e por 1/5 do tempo, lá fora… Com isso veio o emprego… Tinha q produzir pra satisfazer essa demanda…. Mas quando vem a conta… é o pobre do trabalhador… Read more »

Aerokicker
Aerokicker
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Pensei que propaganda política era proibido aqui.

Ainda mais para fazer advogar um néscio desses.

Heitor
Heitor
Reply to  Aerokicker
5 anos atrás

Verdade Aerokicker… já tive comentário meu removido só por ser “off-topic”, quero ver se haverá atitude nesse caso.

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Seu candidato se espremer nada mais sai, tende a cair.
O que consegue arrastar multidões está preso, ninguém sabe pra quem vai os votos do curral dele.
Eu só vejo um propondo tudo que quer fazer sobre todos os assuntos. Apesar de alguns pontos polêmicos, é nacionalista do jeito que tem que ser, meu voto por enquanto é dele.
Sobre a apatia, acho que é geral mesmo, os patos cansaram, não tem mais didim pra mortadela, estamos esperando as eleições…

Marcos
Marcos
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

@Fabiano WVJ

Que multidões o candidato preso arrasta? Multidões de filiados ao partido e sindicalistas pagos?

Eduardo von Tongel
Eduardo von Tongel
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Sim, esses mesmo, mas infelizmente ainda são multidões. Tem ainda pessoal com cultura que votam nele, ve se pode!

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Se soltasse você ia ver.
Eu não estaria entre eles porque hoje vejo as chances que ele teve, errando fatalmente no final ao deixar uma extensão de si no poder, podendo, em vez disso, ter passado o bastão pra outra liderança.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Marcos
5 anos atrás

O artigo da Folha é completamente tendencioso e mentiroso. Diz, por exemplo, que o governo Temer obteve melhorias no consumo e no emprego. Todo mundo sabe que isso é mentira.
É difícil compreender porque um blog que se diz apolítico coloca uma opinião da Folha apoiando o candidato do governo (seja ele o próprio Temer ou o Meirelles). Pois é exatamente isso que o artigo faz, tecendo elogios como se esse atual governo fosse um exemplo em alguma coisa.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Concordo com você até certo ponto, Wilson. Agora, imagine se a presidente Dilma não tivesse sido cassada, como estaria o país?

Wilson França
Wilson França
Reply to  Adriano Luchiari
5 anos atrás

Teria artigo do estadao ou da folha falando mal.

Gustavo Romko
Gustavo Romko
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Também não vejo essa apatia. Trabalho na Justiça Eleitoral e a procura pela regularização dos Títulos para votar foi grande. Muita gente que não votava e preferia pagar multas voltando. A apatia deve estar principalmente na esquerda, e nos institutos de pesquisa que sempre influíram das eleições e agora estão desnorteados frente a uma nova realidade de engajamento através de redes sociais que eles não conseguem quantificar e mensurar analiticamente em suas projeção.

Valim
Valim
5 anos atrás

Tá !!!!!! Entendi. Mas o voto só iria funcionar para a mudança do país como um todo se o voto fosse exercido em cada uma das leis que fosse votado no Parlamento, ou seja, para cada votação de lei teria que haver um plebiscito com a população. Isso sim, seria participação efetiva da população…. Isso sim, seria a verdadeira Democracia (Governo do Povo, pelo Povo e para o Povo). Caso contrário, vamos eleger os mesmos políticos com os mesmos vícios e desonestidade, pois, via de regra, cada um dos políticos votam de acordo com suas próprias convicções (ou pelo valor… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
5 anos atrás

Por mais incrível que possa parecer, estou, pela primeira vez, mais interessado nas eleições para o Legislativo, seja estadual, distrital ou federal, que a meu ver é onde tem que haver a maior faxina e mudança, do que para os cargos do Executivo: Presidente e Governador.

Talvez seja esse o foco dos eleitores e que não aparece nas pesquisas.

Salvo Melhor Juízo dos foristas aqui.

Heitor
Heitor
Reply to  Marcelo Andrade
5 anos atrás

Eu também, Marcelo

Devemos pensar bem em quem colocar no congresso. Sou capaz de votar em Dep. Federal, Dep. Estadual e Senador, mas não para cargos do Executivo.

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Alguém assistiu a sabatina do Ciro Gomes na Folha?

Pena não ter chance de ganhar hein.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Oi Sub! eu não assisti mas li trechos em alguns blogs e também uma análise feita pelo Reinaldo Azevedo,e lamentavelmente devo concordar com o Tio Rei pois o Ciro ao que tudo indica pretende reciclar as velhas e falidas fórmulas do Lulodilmismo.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Tiro Gomes cheira à inflação, a única coisa boa que ele fez enquanto ministro da fazenda foi baixar a ridícula taxa de importação.

ODST
ODST
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Ciro Gomes = Comunista.

Jamais!

ODST
ODST
Reply to  ODST
5 anos atrás

O engraçado é ele falando que o Bolsonaro quer distribuir armas e sair atirando em todo o mundo e resolver violência com mais violência, mas quem foi mesmo que disse que iria receber os “homens do Moro” na bala se tentassem prender ele?

O cara me diz ainda que vai pegar o petróleo do Brasil de volta das mãos das petrolíferas estrangeiras… se esse cara vira presidente o litro da gasolina sobe para sete reais no dia seguinte….

ODST
ODST
Reply to  ODST
5 anos atrás

O Ciro já apoiou até o Aécio e o Temer. Politico gelatina, vive balançando de um lado para o outro.

ODST
ODST
Reply to  ODST
5 anos atrás

colombelli

O Ciro apoiou porque não tinha saída, era ele contra o PT. Teve que seguir o fluxo.

Só a fala dele já faria o dólar e o preço da gasolina subir. Você acha que o mercado internacional não está acompanhando as polemicas dele? Só de se tornar presidente o mercado financeiro viraria um caos (mais do que já é).

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Estuda a situação do estado do Ceará hoje, veja a educação pública, os equipamentos das forças de segurança pública, a sanidade fiscal, a proporção de extrema pobreza em relação ao resto do país, veja tudo isso e me fala se não compensa ter um ‘coroné’ desses no poder; um coronel sem rádio, sem tv, eu quero!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

“equipamentos das forças de segurança pública” – a taxa de homicídios não para de crescer no Ceará, que é um dos estados mais violentos do Brasil.
Governadores que preferem construir um aquário (e não conseguem terminar) em vez de um hospital público.

Bravox
Bravox
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Duvida : Qual motivo de tantos “cearenses” migrarem para todo brasil todo ano ?
(o estado é pior que o rio de janeiro na parte da criminalidade)

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Lá é rota do tráfico de drogas da Colômbia, mas os polícias são bem equipados, não dá pra negar.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Eu morei a maior parte da minha vida no RN e se tem coisa que eu vejo que Ciro Gomes representa é o pior que existe no N e NE, as Oligarquias…

Nonato
Nonato
5 anos atrás

Um instrumento de distorção é o encurtamento do período de campanha e o tempo de propaganda com base no tamanho das bancadas.
Perpetua quem já está no poder.
Minha ideia era que os cinco melhores colocados nas pesquisas (há riscos de fraudes nas pesquisas claro) tivessem tempo de propaganda com diferença não maior que 20% do tempo. Tipo o 5° colocado tem 4 minutos e o primeiro 5.
E não alguém entre os primeiros ter 10 segundos…

Filipe Prestes
Filipe Prestes
5 anos atrás

O grande mal do povo é achar que candidato à presidência A, B ou C vai mudar o país sozinho simplesmente pq dizem serem capazes e o eleitorado continua elegendo para o Congresso as mesmas ratazanas. Uma mudança efetiva no quadro político brasileiro deve vir debaixo para cima, do Congresso como fator mais importante e só depois a Presidência. Mas a população, em sua maioria, é cega a este fato e pensam que ao eleger, “grandes pais da Nação”, “mitos” e “salvadores” vai mudar tudo para melhor, enquanto os velhos políticos de sempre continuam no mesmo jogo sujo de sempre… Read more »

Walfrido Strobel
5 anos atrás

Eu mesmo estou tão apático que nem fui fazer a atualização, nem vou votar.

Walfrido Strobel
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Complementando, o desinteresse pelo recadastramento foi tão baixo aqui na Bahia que o TRE estendeu o prazo e está fazendo campanha nos jornais para ver se mais gente se recadastra, pois com o novo sistema de colocar o dedo no sensor que analisa as digitais, quem não se recadastrar não pode votar.

Nonato
Nonato
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

O pior é que o povão que apoia o comunismo vai votar.
Na última campanha presidencial o número de eleitores que deixaram de votar poderiam ter mudado o resultado da eleição.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Nonato
5 anos atrás

Nonato, o Walfrido é um desses que apoia o comunismo. Já deixou bem claro em seus comentários. Pelo menos, teve a honradez de não votar esse ano.

Nonato
Nonato
5 anos atrás

Uma boa forma de economizar recursos nas campanhas seria utilizar aviões da FAB para transportar os três ou cinco melhores colocados.
Os demais seriam transportados em grupos. Tipo um mesmo avião levaria três candidatos ao mesmo tempo. Poderiam os três irem para o Nordeste. Digamos o avião sairia de são Paulo deixaria um em Salvador, o outro em Maceió o outro em Recife.

Walfrido Strobel
Reply to  Nonato
5 anos atrás

O transporte do candidato em campanha é o de menos, cada um freta um avião para toda a campanha, não precisa do apoio da FAB para isso.

Nonato
Nonato
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Em 2014, a JBS “emprestou” o avião a uma candidata. O avião de outro candidato caiu e houve investigações quanto à verdadeira propriedade do avião. Passar dois meses rodando o Brasil não é barato. Especialmente se for para visitar várias cidades em um dia, muitas das quais no interior. Acho que a campanha no Brasil deveria se assemelhar mais à americana na qual os candidatos passam quase um ano fazendo campanha desde as primárias fazendo debates. Uma sugestão seria os candidatos ficarem um mês trancados em um hotel com discussões o dia todo. Jornalistas isentos ficariam sabatinando sobre os mais… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 anos atrás

Tenho 26 anos. Meu primeiro voto foi no 2º mandato do Lula ( sim, votei nele na época ). Após isso, votei, no 1º mandato da Dilma ( sim, votei nela na época ). Após isso, nunca mais saí de casa pra votar, em quem quer que fosse o candidato, seja pra qual cargo for. Estou bem pessimista com tudo isso. Pra início de conversa, uma “democracia´´ onde eu sou OBRIGADO a votar???? Independente se a multa por não comparecimento for menos de 5 reais ou não. Sinceramente, alguém aqui se sente representado na política atual? Porquê eu, não. Por… Read more »

Heitor
Heitor
Reply to  Willber Rodrigues
5 anos atrás

Está certo Willber. Se não há candidato que te convença, o certo é anular mesmo (não sugiro faltar, caso você não tenha passaporte, pois dá problema tirar passaporte se não for votar). Também tenho 26 anos, mas ainda estou buscando maneiras, apesar de acreditar que a construção de um país se dá principalmente pelo povo, com reinvindicações como a que está acontecendo agora, fazer o governo suar frio para que se lembrem de nós, com trabalho e tudo mais. Algo que aprendi com isso tudo foi que democracia mora no parlamento, então espero, até a data das eleições, encontrar bons… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Willber Rodrigues
5 anos atrás

Caro Willber, sinto o mesmo, nenhum, repito, nenhum dos candidatos a presidente me empolga, mas devemos focar nos caras que realmente vão fazer a diferença, os deputados, federais e estaduais e senadores. A mudança começa por eles, não pelo presidente.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Willber Rodrigues
5 anos atrás

Sinceramente, eu gostaria de ser otimista, de que o brasileiro, finalmente aprendeu a votar. Mas olho a kinha volta, e o que mais vejo são pessoas tratando candidatos a presidente como mitos , como salvadores da pátria, como se, a partir do momento em que o candidato ( independente de qual seja ) foi empossado presidente, automaticamente o Brasilistão ganha-se uma economia japonesa , um IDH norueguês e FA´S americanas. Praticamente não vejo NINGUÉM pensando, seriamente, sobre o legislativo e o executivo, sobre em quem votar p/ vereadores, deputados, senadores, etc. Ou seja, votar em quem REALMENTE faz as leis… Read more »

Luiz Campos
Luiz Campos
5 anos atrás

Vamos novamente trocar as moscas, porque a m…continuará a mesma.

GengisDu39
GengisDu39
5 anos atrás

Pra mim solução a curto prazo se chama “intervenção militar”, aqui não existe democracia nenhuma e todos os bandidos que os militares escurrassaram no passado agora nos DESgovernam e roubam sem medo,vergonha ou preocupação pois o supremo tbm está aparelhado por alguns que os livram a cara e escarnecem do povo que rala dia a dia para dar vida boa pra estes canalhas que observam, da janela do Sirio Libanes ,o povo morrer por falta de condições decentes de saúde, atendimento médico/hospitalar e tudo o que teem direito ao pagarem seus impostos e fazerem a máquina econômica girar com seu… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  GengisDu39
5 anos atrás

Boa parte dos políticos canalhas atuais eram políticos canalhas durante a Ditadura Militar (Paulo Maluf e José Maria Marin, foram nomeados governadores de SP pelos militares, por exemplo).
Com Democracia e Estado de Direito há chance de tirarmos bandidos do poder e puni-los. Numa Ditadura, não. Você tem que engolir quieto toda sorte de crimes cometidos por poderosos sob pena de “se suicidar”.
Intervenção não é solução. E que fique claro que eu sou de Direita.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Na época da ditadura as greves foram proibidas.
Aliás, duvido que exista alguma ditadura que permita a realização de greves ou outras manifestações do tipo.
Portanto, é no mínimo estranho defender uma greve e ao mesmo tempo ser favorável a uma intervenção militar. E o pior, querer que a greve leve à intervenção.

Leandro
Leandro
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Cada idéia de vento que aparece…. E ser de direita? Esquerda é comunista, centro? Putz. Ideologiazinhas baratas. Por isso esse país esta nessa m…

Caio
Caio
5 anos atrás

A perpetuação dos corruptos se da pels perpetuação da pobreza e ma sistema educacional do país, sendo que um retroalimenta o outro. No periodo do PT de 2005 a 2012, o país multiplicou em 4x seu PIB, de 505 bilhões de dólares para 2.2 trilhões MAS, os ganhos foram para a massa do povo pequenos, similarmente ao milagre econômico do início dos anos 70, fo século passado. As classes baixas e média tiveram grandes oportunidades de consumo e basicamente SÓ, a infraestrutura do país dos serviços publicos de saude, segurança, transportes e outros pouco mudou e muito dinheiro foi pessimamente… Read more »

JM
JM
Reply to  Caio
5 anos atrás

Caio 23 de Maio de 2018 at 16:32 ………………………. Caio, sua análise NÃO está correta, TALVEZ pelo fato de você partir de números errados. Não sei onde você está buscando conhecimento, mas a economia, aspectos sociais e o Brasil como um todo, andam de mal a pior, especialmente para os pobres e de forma acentuada na última década. Houve na era PT uma forte campanha de desinformação acerca dos indicadores do país, em TODOS os meios de comunicação, tanto os grandes como grupo UOL-FOLHA e grupo Globo, assim como os blogs sujos pago pel Estado ou com dinheiro de empreiteiras… Read more »

JM
JM
Reply to  Caio
5 anos atrás

Caio, fiz uma releitura do seu comentário e vi que nós concordamos kkkkkkk eu pensei ter lido diferente, estou louco!
De qualquer forma o meu comentário acaba complementando o seu.
Retire a crítica inicial que eu fiz inicialmente. Abraço!

Gabriel
Gabriel
5 anos atrás

Quase todo mundo que eu conheço é Bolsonaro.
Não vejo apatia nenhuma

Wilson França
Wilson França
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

Ninguém que eu conheço é Bolsonaro. Ufa!

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Rapaz só uma pessoa que eu conheço é pró-Bolsonaro, uma velha tia minha que descobriu o tal Olavo de Carvalho, e agora só fala em comunismo e teorias da conspiração que circulam por aí, como antivacinas, adoçantes feitos com fetos abortados, plásticos e pílulas anticoncepcionais causadores de homossexualismo…. Enfim. Aqui na minha cidade teve carreata da figura e foi menor que carreata de vereador, se tinha 10 carros era muito. Creio que esse camarada aí não irá atingir mais do que 20% do eleitorado.

Leandro
Leandro
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Famoso embusteiro das antigas.

pangloss
pangloss
5 anos atrás

Como é que eu posso acreditar em renovação do Legislativo, mantida a atual legislação eleitoral? Boa parte da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas e das Câmaras de Vereadores é composta por pessoas que não atingiram o coeficiente eleitoral, mas pegaram carona na votação dos puxadores de voto de cada coligação partidária. E quem foram esses formadores de bancadas, nas eleições mais recentes? Tiririca, Clodovil, Enéas (não estou igualando esses três mencionados, apenas ressaltando que eles elegeram pessoas completamente diferentes deles). No Senado, mesmo havendo eleições majoritárias, o cenário não é muito melhor: o suplente é escolhido de acordo com… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Para mim o único partido nesse momento que vale apostar algo é o Novo (apesar de que ainda só é focado no setor econômico) , de resto, os outros partidos são mais do mesmo.

*O Novo é o único que não utiliza o “Fundo partidário” e para ser candidato tem que ser aprovado por uma seleção semelhante a um processo seletivo empresarial.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

O Novo também é contra o Estatuto do Desarmamento.
Provavelmente, votarei só em candidatos do Novo.

Bravox
Bravox
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Novo é um partido a serviço dos bancos (ITAU) nada de novo tem nesse tal “novo” sempre um homem dos bancarios no governo……

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Negativo, Bravox. Eu conheço pessoalmente algumas lideranças locais e regionais do novo, e acabei de assistir a sabatina do João Amoêdo no Roda Viva e sinceramente eles podem fazer com que eu quebre a minha tradição bianual de votar nulo. A sabatina foi bem melhor do que eu pensava que seria. Recomendo que assista essa sabatina e tire suas próprias conclusões, mas garanto que não há qualquer banco ou instituição financeira por trás de qualquer um dos candidatos do Novo. Uma das coisas que me atrai no partido é que não há políticos de carreira nele, e de acordo com… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Aliás, novamente em relação à bancos, houve uma pergunta em que o candidato abordou a problemática dos juros altos, e que acredita que o que pode solucionar esse problema é o aumento da concorrência entre os bancos, inclusive atraindo novas instituições bancárias para o país.

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Além do PT, os outros grandes partidos que nos desgovernaram nos ultimos 30 anos, o PSDB e o PMDB, envolvidos até o talo na corrupção e roubahleira praticadas pelos PTralhas, devem ser destruídos e jogados na lata do lixo da história nessas eleições de 2018 e seus candidatos devem ser execrados pelo Povo. Votemos em candidato honesto e Patriota que olhe com o devido carinho as nossas Forças Armadas.

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Deveria existir um limite de mandatos parlamentares. Talvez no máximo dois ou três mandatos. Não há como renovar a política se os que se candidatam sempre são os mesmos.

No mais, Silvio Santos vem aí, lá lá lá lá lá, Silvio Santos vem aí, lá lá lá lá lá, Silvio Santos vem aí lálá lá lá lá lá… lá lá lá… lá… lá… lá… lá!

Ozawa
Ozawa
5 anos atrás

Antes da apatia vem a antipatia do eleitor pela política brasileira. Não sem razão, diga-se, pois qualquer agremiação político-partidária hoje no Brasil não passa de uma facção criminosa cuja sigla rivaliza em periculosidade, repulsa, temor e terror com suas congêneres armadas nos grandes conglomerados urbanos do Rio de Janeiro e São Paulo. No tocante ao messianismo político, através da entronização de um salvador da pátria no Palácio do Planalto, é preciso dizer que um povo que precisa de um herói assim para ser salvo de suas mazelas não é sequer digno de ser salvo. A história da humanidade dos últimos… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Muito bem colocado, Ozawa.
Infelizmente, mesmo pessoas estudadas e bem sucedidas no Brasil ainda caem no conto do salvador da Pátria.
Mas também concordo com o Colombelli. Em eventual segundo turno com Bolsonaro e qualquer outro político de esquerda, votarei nele, que será o menos pior.

Ozawa
Ozawa
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Colombelli, a mim, a política brasileira é desgraçada e novamente um pêndulo cujos extremismos são o arrivismo-belicismo e o populismo-proselitismo, e a energia que movimenta ambos é o cinismo . . .

Quando cessar o cinismo, restará o equilíbrio.

Paulo S.
Paulo S.
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Creio, sem papas na língua que é exatamente isto que se resume nossa vã democracia…

Leandro
Leandro
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Doação da vale pir exemplo foi grande negócio?

pangloss
pangloss
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

É isso que resta, Colombelli. Alguém vai ser eleito. Se pudermos evitar o pior, ainda que o segundo pior não seja nenhum sonho, que evitemos esse pior.
Outro ponto: é impressão minha, ou a imprensa está pautando repetidamente uns programas vergonhosamente enviesados sobre os 50 anos do maio de 1968? Eles teimam tanto sobre aquilo que consideram um ponto de inflexão na História, que vai ter (muita) gente acreditando que o mundo foi criado naquela oportunidade.

Paulo S.
Paulo S.
Reply to  pangloss
5 anos atrás

A verdade, ah! a verdade… Muita coisa se perdeu nessa história de 68… O mundo estava sofrendo mudanças… Sou filho da ditadura. Era seguro era… País mais centrado e sério? Não sei… Havia um certo amor à pátria… Hum… A única coisa que sei é que: Nunca vi algo funcionar a base de goela abaixo… As pessoas devem escolher os seus caminhos, a nação deve escolher… Porém como escolher quando nem sabemos para onde queremos ir de fato? É tudo mais complicado do que parece. Votei a primeira vez no tal Lula. Naquela época sabia que estava apenas trocando o… Read more »

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
5 anos atrás

Patriota que bate continência pra bandeira dos outros ou o que fala em reverter ações pós 2016? Só vejo dois que se enquadram no termo.

JM
JM
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Seu argumento é fraco, para não dizer infantil, você não precisa gostar de Bolsonaro, mas não precisar inventar coisas sem sentido. Bolsonaro, visitando os EUA naquele momento, bateu continência diante da bandeira dos EUA por respeito, RESPEITO, ele era o visitante e como tal agiu dessa forma. Não foi um ato de submissão, pelo contrário, demonstrou respeito pela bandeira de outro país, país esse parceiro do Brasil e que é lar de muitos brasileiros. Não há nada de errado nisso. Sabe o que é 1 bilhão de vezes pior e ninguém aqui comenta? Dilma Rousseff e Lula indo para Cuba… Read more »

Walfrido Strobel
Reply to  JM
5 anos atrás

Lula e Dilma conheciam pessoalmente Fidel Castro com quem tiveram boas relações, nada mais natural que fossem ao seu velório.

colombelli
colombelli
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

fabiano, se voce fosse ou tivesse sido militar entenderia o significado de uma continência. Está longe de ser servilismo, assim como não o é quando o Papa beija o chão. Servilismo é ter refinarias encampadas, gás e energia aumentados de forma unilateral, levar calote e ainda financiar obras de amigos no exterior, sempre quieto e apático, aceitando imposição de paises nanicos e fracassados.

Walfrido, ok eram amigos, mas onde fica o papel do líder político e estadista e as prioridades de ambos? Preferir o ditador assassino aos atletas cuja morte gerou uma comoção?

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Estudei no CMB, meu pai é da Reserva, tenho boa noção sim.
E sobre isso:
https://www.google.com.br/amp/s/brasil.elpais.com/brasil/2018/05/18/politica/1526612140_988427.amp.html
Vamos deixar o mercado regular nossos preços mais estratégicos?
Liberalismo só presta quando somos competitivos. Não temos refinarias pra gerar a livre concorrência.

Leandro
Leandro
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Movimento pró doação da Petrobrás. Vai ser vendida, é certo. Vai melhorar? Óbvio que não. Querem apenas lucrar. Sem contar o dinheiro todo escoando para fora do país. Precisa é ser administrada como empresa, o lucro é certo. Guerras são feitas em none do ouro negro e neguin na onda do entreguismo. Neoliberalismo no dos outros é refresco.

housemaq
housemaq
5 anos atrás

Vou votar no Bolsonaro com certeza absoluta! Vai melhorar o país? Não sei, talvez não. Vai melhorar efetivamente a vida do brasileiro? Pode ser que sim, mas também pode ser que não. E a violência? Talvez recue um pouco?. Veremos. Vai realmente fazer diferença em minha vida? Também não sei. Mas uma coisa é absolutamente certa, os “financiamentos” a perder de vista e os bilhões de reais de roldão para as ditaduras de esquerda latino-americanas vão acabar, de uma vez por todas! Talvez eu consiga uma arma legalmente e mais facilmente para proteger minha casa e minha família! E a… Read more »

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  housemaq
5 anos atrás

Irretocável, assino embaixo.Bolsonaro 2018

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  housemaq
5 anos atrás

Ter uma arma em casa você consegue facilmente, seja a posse pela Polícia Federal, seja tornando-se Atirador pelo Exército. O que é quase impossível é ter porte de arma (poder sair na rua armado).

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  housemaq
5 anos atrás

Ok, devo respeitar a opinião de todos, mas lembrem, sem dinheiro não tem mais para ninguem, nem pras FFAAs. Não adianta prometer, tem que saber fazer riqueza para os investimentos. Ele vai vender a Amazônia pra dar aumento do soldo, esse é plano? A parte dos banqueiros ele já disse que vai continuar repassando sem a restrição que agora há para os gastos públicos. Ele não fala como vai fazer nada!! Como confiar que vai fazer algo? Enfim, Deus nos ajude com nossas escolhas.

Rafa_positron
Rafa_positron
Reply to  housemaq
5 anos atrás

“Chega de loucuras!”

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ai o cara diz que vota no Bolsonaro

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hawk
Hawk
5 anos atrás

Passou pelo “Fact Check” essa matéria?
OPA! Esqueci! A agência LUPA é da FOLHA!
Desculpem o deboche…. Sei que nada haver tem com a matéria…
Não resisti…. 😉

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

eu pretendo votar no bolsonaro, mas tenho a consciência plena que ele não é salvador da pátria, e não é essa “brastemp” que tenta passar nas suas entrevistas. Idolatrar político, jamais farei isso, vou votar nele pq acho que ele é o menos pior, acho que ele é realmente sincero quando fala que quer tentar fazer algo de diferente, ele é franco no que fala, não quer fazer falsas promessas pra depois ser cobrado que não cumpriu, e muita vezes paga um preço alto por isso, ele é meio “xucrão” mesmo, não é uma pessoa de bom intelecto, mas tbm… Read more »

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

plano de governo do centrão (PSDB, MDB, DEM e PP) os maiores partidos do centro

– economia: aumentar imposto e exportar mais
– saúde: comprar mais ambulância
– segurança: comprar mais viatura
– educação: distribuir lápis, borracha, cadernos e livros do MEC de graça, e passar uma tinta na escolas.

e assim vão enganando em 4 em 4 anos, com candidatos bem vestidos, onde falam bonito, e dizem oq o povo quer ouvir, são os famosos “bonito mais ordinári0” rss…

Dan01
Dan01
5 anos atrás

Acho que o Bolsonaro é o menos pior ate o momento, já ta na cara que a eleição vai terminar entre Bolsonaro vs Ciro. Nao espero nada de grandioso pros próximos anos, quem for assumir a presidência vai ter que efetuar vários cortes de gastos e fazer a reforma da previdência já que nossa divida publica só aumenta. Outra coisa que o próximo governo vai ter que ter sera força no congresso pra conseguir aprovar essas reformas impopulares.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Dan01
5 anos atrás

Pra mim o grande trunfo do Bolsonaro é, até então, o fato de não ter o r…no preso com ninguém, sendo assim se não quiserem aprovar medidas benéficas ti povo e pro país, basta jogar o fato pro povão. Vai na TV e fala a plenos pulmões, decretei tal coisa é eles não querem aprovar.

Dan01
Dan01
Reply to  Tomcat3.7
5 anos atrás

Essa foi a técnica que o Dr. Rey falou que iria usar caso fosse eleito. Ele vai ter que se virar nas ciências politicas, espero que consiga.

Dan01
Dan01
5 anos atrás

Pelo menos do pouco conhecimento que eu tenho sobre economia, acredito que serão obrigatórias essas reformas. Eu realmente espero que exista uma solução melhor.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
5 anos atrás

Eu acho essa reportagem tendenciosa para um candidato ao qual me recuso a dizer o nome para não fazer propaganda dele. Verdadeira democracia faria os eleitores irem as urnas. O que hoje acontece é uma pseudo-democracia aonde se convencionou que brasileiro tem de ser provocado à votar sob risco de retorno da ditadura senão o fizer. Isso é a mais deslavada mentira. Há obrigatoriedade pois assim fica mais fácil de comprar votos, seja na casa do eleitor, seja nas urnas. Diga de passagem que se você não votar, você é penalizado com multa e restrições de direitos. Isso é democracia,… Read more »

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Voto desde 1982 e nunca vi um ano eleitoral tão pobre, só vejo sub-candidato.
E aqui no RJ quem está na frente é o Romário. Querem mais ?
.
Se o TSE parasse de preguiça e impugnasse todas as candidaturas em eleições com maioria de votos nulos, faria um favor ao país.
Isso não causaria instabilidade, o que causa é posse de político rejeitado.

Rogerfer
Rogerfer
5 anos atrás

As falácias continuam. As mesmas discussões de melhor ou pior, certo ou errado. O Governo e o sistema político do país não funcionam. E continuam insistindo na mesmice. “Do resultado das urnas dependerá a continuidade da reconstrução do País”; “O eleitor precisa resgatar o seu protagonismo, ressaltando toda a importância do voto para o futuro do País.” O correto seria, do resultado das urnas, o povo confirma a continuidade deste “sistema” que se mantem perpétuo e só mudam os nomes. É pra isso que serve o voto. Você confirma que deseja manter as coisas como estão. Nunca importou o nome… Read more »

Wilson França
Wilson França
Reply to  Rogerfer
5 anos atrás

Perfeito diagnóstico. O problema do Brasil é o que alguns analistas vêm chamando de “mecanismo”. Quem financia as campanhas de todos os principais candidatos são os grandes empresários e banqueiros (diretamente ou através de abastecimento do caixa 2 de campanha). É só observar as relações de doações das últimas eleições: a JBS doou para a Dilma e para o Aécio no último pleito; a Odebrecht, a Queiroz Galvão, o Bradesco também. As grandes empresas e bancos não tem ideologia. Enquanto a classe média fica se digladiando numa batalha de direita x esquerda, eles são pragmáticos. Apoiam financeiramente todos os candidatos… Read more »

Heitor
Heitor
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Colocação perfeita!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

O financiamento por empresas foi proibido.
Ainda vai ter caixa 2, mas com tantos empresários presos, certamente será menor.
Vamos ver no que vai dar.

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Pra bandeira cubana pode?

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Não entendi?!?

Alex
Alex
5 anos atrás

As pessoas cobram plataforma de governo, sem estar ainda na hora ou melhor data permitida para explanas as ações. Brasileiro é um povo estranho gosta de escutar mentiras e mentiras, e depois chorar por quatro anos que foi enganado.

Por enquanto decidido votar no Bolsonaro, acredito que vai ser uma equipe de respeito, afina ninguém governa sozinho.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
5 anos atrás

Pode aparecer um Messias ou Matuzalem da vida como presidente Mas com esse sistema eleitoral dificilmente faz algo Com essa câmara de deputados? maioria denunciado por corrupção? Politica no Brasil se resume em quadrilhas e oligarquias politicas que afundam o país, eu vejo exemplo pela cidade aonde minha mãe nasceu, são 3 ou 2 candidatos a prefeito se refezando nos últimos 50 anos, quando um termina o mandado no próximo apoia o vencedor, e na próxima o que perdeu se torna prefeito, depois volta o outro……..e assim vai, todos roubando e vivendo das bordas do estado. Maioria dos oligarquias politicas… Read more »

mf
mf
5 anos atrás

Apatia??? Politica é o assunto mais comentado a todo momento entre as pessoas. Temos um candidato que por ser militar da reserva e falar contra o politicamente correto e contra interesses de globalistas está assustando o sistema, o medo de ter um presidente que não dê chancela para os grandes esquemas… Leva patada da imprensa, dos outros candidatos, do meio acadêmico em geral, do liberais frufru e dos esquerdinhas caviar. Mas tem sem duvida mais de 20% dos votos consolidados. Li outro dia num site com viés de esquerda que as pesquisas estão propositalmente achatando este candidato, colocando ele com… Read more »

Paulo de Lima
5 anos atrás

Meu voto será do Bolsonaro.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
5 anos atrás

Bravox,
Claro, todo político do Novo ganha um mensalinho do Itaú e se o Amôedo vencer, vai entregar o Banco do Brasil e a CEF de graça para o Itaú, além de fechar o Bradesco e o Santander.
O Novo tem muita coisa de Novo. A começar por não usar dinheiro público. Depois, por seus políticos realmente economizarem verbas de gabinete (veja o que os vereadores). Terceiro por selecionar seus candidatos. E ainda tem mais coisa nova.
A única coisa velha aqui é julgar sem ter conhecimento e espalhar mentiras.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
5 anos atrás
Robsonmkt
5 anos atrás

Interessante que notícias sobre política somente são postadas no Forte e não no Poder Naval e Poder Aéreo. Não deixa de ser mais um indicativo do DNA conspiratório e golpista que o Exército sempre teve.

pangloss
pangloss
Reply to  Robsonmkt
5 anos atrás

Papo de DCE no final de chopada.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  pangloss
5 anos atrás

Triste isto…

Mas vc está coberto de razão…

O ensino brasileiro está tomado por esta gente que só leva o Brasil para trás e não produz nada que sirva de concreto.

Robsonmkt
Reply to  pangloss
5 anos atrás

Salve Pnagloss!
Nunca pisei em um DCE e também não bebo, lamento.

O Exército foi fundamental no golpe que proclamou a República, na revolução de 30 que acarretou no Estado Novo e no Golpe de 64. Seu protagonismo na ditadura militar era tão claro que todos os presidentes militares do período foram do Exército.

A presença de notícias ligadas à área da política somente na página do Forte reforça que enquanto as outras duas forças tem seu DNA mais voltado para o cumprimento de suas missões constitucionais, o Exército tem uma tradição de extrapolá-las.

Tanto

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Robsonmkt
5 anos atrás

Acho que essa parte política é postada no Forte pelo viés de que o Exército é quem comanda o SOLO, reverênciando diretamente a população.

Não vejo nada incoerente nisso, quanto a ser “golpista”, creio que quando a população civil falha, cabe as istituições militares arcar com o dever de restabelecer a ordem e segurança, pois esse é o seu porque de existir.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

OFF – Trump cancelou reunião com o gordinho bochechudo da CN.

Fabio
Fabio
5 anos atrás

BRASIL TEM QUE PARAR DE QUERE INVENTA A RODA, EXISTEM 26 PAISES NO MUNDO CONSIDERADOS RICOS, E TODOS ADOTAM O MESMO MODELO ECONÔMICO…TEMOS QUE TER UM PROJETO ECONÔMICO COM PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO E NAO SO PARA ATENDER O PERIODO DE MANDATO, TEMOS QUE PARAR DE IDÓLATRA PRESIDENTE COMO FOSSE UM SUPER HEROI. ESSA MENTALIDADE POS GUERRA, PSEUDO SOCIALISTA, POPULISTA, O ESTADO GRANDE E BONZINHO E UM ATRASO. VEJAM PAÍSES COMO AUSTRÁLIA, CANADA E NOVA ZELÂNDIA INDEPENDENTE DO GOVERNO A POLITICA ECONÔMICA CONTINUA A MESMA, COM METAS DE CURTO E LONGO PRAZO.

Paulo S.
Paulo S.
Reply to  Fabio
5 anos atrás

Bem por aí. Uma continuidade.
Absurdo um país começar depois do carnaval. Parar para uma copa do mundo e parar por causa das eleições.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Fabio
5 anos atrás

Presidente no Brasil é igual tetas em boi

Austrália e esses países que você citou não tem quadrilhas chamadas de partidos que estão na câmara dos deputados e votam somente seus interesses

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Fabio
5 anos atrás

Falando francamente

Austrália, NZ, Canadá e EUA foram colonizados pelo povos do Norte da Europa.

São uma continuação do Norte da Europa nesses países acima

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Prezados… Quer que eu lhes diga..? Pois bem… Nosso País não “nasceu” para ser uma República… Simples assim… Um americano, por exemplo, que detêm a verdadeira mentalidade republicana em sua cultura, sintetiza tudo o que ele valoriza nas instituições e simbolos que o representam, escolhendo para governa-los pessoas que compartilhem desses parâmetros. Ou seja, há um ideal de fato e uma coesão em torno de um propósito comum. E é mais fácil substituir um líder, de forma geral, pois a causa está nas instituições e acima do próprio lider… Um brasileiro, por outro lado, não sintetiza seus valores em instiluições… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Outro problema da República é que ela, ao menor sinal de crise, foi “derrubada” (tecnicamente a república continuou, mas foi tomada ilegitimamente) por Vargas e depois pelos militares. Então sempre tem um gaiato querendo assumir o poder pela força e não respeitar o Estado Democrático de Direito e a Democracia. Hoje mesmo muitos incultos pedem intervenção militar. Aí fica difícil vingar uma República de verdade. Note-se que isso também aconteceu em outros países latino-americanos que não tiveram reis/imperadores próprios, como a Argentina. Então vejo isso mais com uma falta de estudo, quiçá de inteligência, e apatia de boa parte do… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  _RR_
5 anos atrás

” D.Pedro II cometeu sim erros consideráveis; sobretudo com relação a escravidão, que poderia ter abolido mais cedo”
.
Ele queria ter feito isso. Ele era um abolicionista.
O grande temor, que postergou e muito a abolição, foi a possibilidade de estourar uma Guerra Civil de grandes proporções. A Escravatura envolvia os interesses de muita gente grande… Foi preciso tempo, para amadurecer a ideia.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Esse temor é o que separa um mero governante de um Estadista. Ou um D. Pedro II de um Abraham Lincoln.

Bardini
Bardini
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Então tá. Ele foi só “um mero governante”. Teria sido mais que isso, se tivesse desencadeado uma sangrenta Guerra da Secessão…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Grandes decisões podem trazer consequências graves. Ele preferiu se omitir. O Brasil enfrentou trocentas revoltas ao longo de sua história. Poderia ter enfrentado uma a mais, ainda mais que a abolição era uma decisão moralmente correta. Seria uma guerra válida e Dom Pedro II entraria para a história muito maior do que entrou e está. De mais a mais, como você diz que ele era o líder legítimo do povo, o povo não iria se rebelar contra sua decisão, ainda mais se tomada em conjunto com a Igreja Católica. Lincoln tomou a decisão, encarou uma guerra, foi morto e os… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Bardini
5 anos atrás

O Brasil enfrentou trocentas revoltas… Mas todas localizadas!
Imagine você desencadear uma Guerra Civil por todo o país. Nunca enfrentamos algo tão abrangente.
.
Estávamos saído de um conflito de grandes proporções contra o Paraguai. Haveriam condições de lutar outra Guerra?
.
É fácil conjecturar sobre algo que nunca aconteceu…

_RR_
_RR_
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Bardini,

De fato, ele era um abolicionista… Mas ocorre que ele tinha que ter jogado com os setores mais poderosos da sociedade, notadamente a Igreja Católica e os militares. Não fez isso… Pelo contrário… Acumulou todo um círculo de inimizades, que ao final contribuiu de forma decisiva para a derrocada do Império.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Eu nunca vi documentos ou alguma fonte confiável que me mostre que a vida do Brasileiro era uma maravilha na época do Império, ou que o país era um colosso em desenvolvimento. Maioria é achismo puro e barato, ou gente imaginando que eram iguais as cortes da Europa. Na minha opinião a família real portuguesa que começou afundar esse país trazendo milhares e milhares de escravos, algo que somente ganharam a Elite que eram latifundiários ricos proprietários de sesmarias, banqueiros britânicos e a corte portuguesa. Esse fardo está até hoje nas favelas e ruas. Brasil nunca foi visto como uma… Read more »

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
5 anos atrás

A população não está apática.. Está descrente.. Descrente da classe política… Descrente dos serviços públicos… Descrente da mídia manipuladora com a sua agenda do politicamente correto que não engana mais ninguém… Descrente de salvadores da pátria com os seus discursos fáceis, sem respaldo político para implementar as suas políticas e mesmo legal na CF88. Qualquer candidato minimamente honesto intelectualmente, insistiria antes de qualquer solução em uma nova CF. mas não… todos tem a sua fórmula para o Brasil crescer… todos tem a sua fórmula para a educação se tornar de primeiro mundo, praticamente instantaneamente; todos tem a sua fórmula para… Read more »

Bardini
Bardini
5 anos atrás

O povo do Brasil deixou de ser um povo, quando o Exército deu o golpe na liderança legítima.
.
Por mais que o povo procure por um “salvador da pátria” nas eleições, ele nunca representará o verdadeiro elo, o verdadeiro líder, com capacidade de unificar o povo do Brasil novamente, restabelecendo o conceito de nação em nossa cultura.

ALEX ROCHA DA SILVA
5 anos atrás

Olá a todos, lendo o comentário de todos, observei que todos temos muitas negativas a dizer sobre nossa nação. Porém algo me preocupa muito. Diante dos fatos apresentados pelos senhores qual seria a solução? Tendo em vista este sistema de governo falho, e diante dos apontamentos do senhores só vejo três alternativas “irônico-on”. A – Desistimos de ser nação, reparte-se o pais em regiões e forma-se vários paises menores com seu próprio sistema de governo, B – Divide-se o país em regiões e vende-se para paises de 1º mundo que implantem seus sistemas de governo ou C – Revolução total… Read more »

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Rafael Oliveira ( 24 de Maio de 2018 at 12:25 ); Compreendo o que diz. Mas ainda penso que a questão é muito mais complexa. Quanto falamos em “resolver os próprios problemas”… Bom… As pessoas resolvem de fato; ou fazem o possível para isso. Muitos se viram em dois empregos, “apertam o cinto” e poupam daqui e dali, vão até vender traquitanas na rua, etc… Logo, não consigo imaginar que seja somente uma apatia ou insegurança na condução de suas vidas ao ponto de delegar a outros seus problemas… Quando as pessoas falam que “o governo tem que resolver” ou… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  _RR_
5 anos atrás

RR, Quando me referi ao se virar, tratava exclusivamente do processo eleitoral. A pessoa escolhe o salvador da Pátria e ponto final. Não se preocupam em estudar para escolher melhor seus candidatos, tampouco cobras os eleitos. Obviamente sei que o povo se vira muito bem para sobreviver num país com tanta burocracia e impostos como aqui. . “o que o País era o período imperial e o que se tornou hoje” – que país maravilhoso era esse do período imperial que eu não conheço? Tirando o mundo da Corte e seus próximos, o Brasil era uma pocilga agrária, cheia de… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Rafael Oliveira. Eu não estou objetivando avaliar a conduta da Família Imperial ou a vida durante o Império, mas o impacto de sua queda… É inegável que o Imperador era o “centro gravitacional”, que condensava as aspirações do povo em uma verdadeira instituição, que era a casa Imperial, guardiã de valores e do verdadeiro poder moderador ( que é a relação de qualquer monarquia com seu povo e os demais poderes que o representam ). E aí criou-se com sua saída um vácuo que não foi devidamente preenchido no seio popular, ficando no imaginário coletivo a ausência da figura de… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Continuando,

… que somente se constatou existir em regimes monarquicos…

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  _RR_
5 anos atrás

“Poder mediador”

Diga isso para o Victor Emanuel III que deixou Mussolini pintar e bordar na Itália.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Quem falou que a situação melhorou nestes dois anos,o desemprego está maior que quando a dilma saiu, é vejam que não gosto dá dilma pois ela é economista ,é esse pessoal acha que o pais é uma empresa ou um banco.O EUA deve 13 trilhões de dólares e continua a gastar e emitirtitulos de sua divida,a china deve trilhões e apesar de ter reservas .continua a gastar.Segundo o economista kenry não sei se escreve assim, ele prega que o governo e que tem que investir e assim puxar o investimento privado.ele conseguiu façanhas no chile de pinoche.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Aqui neguinho vai para a televisão dizer que governo é que nem a casa das pessoas. Que se você ganha tanto de salário tem que gastar somente isso e blá blá blá. Governo não é empresa, não é banco, não é a casa das pessoas. Governo cumpre papéis muito diferentes, inclusive de cunho social.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
5 anos atrás

Bardini, Claro que é fácil conjecturar. Inclusive você está conjecturando que haveria um grande conflito por todo o território nacional caso fosse abolida a escravidão. Poderia não acontecer nada disso – tal como não aconteceu décadas depois. Aliás, o Brasil se tornou independente, República, sofreu alguns golpes de Estado e dois impeachments e nenhum deles causou uma guerra civil nacional. No máximo, conflitos locais e limitados. Na minha opinião, era mais provável não ocorrer guerra civil com a abolição do que ocorrer. Enfim, o Brasil demorou demais para abolir a escravidão e parte dessa infâmia cabe a D. Pedro II.… Read more »

Mf
Mf
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Ele só não acabou antes pq as elites agrárias não deixavam , se informe melhor

Rafa_positron
Rafa_positron
5 anos atrás

Sou de esquerda e vou votar em um candidato de esquerda Jamais votaria em um ex-capitaão inutil e boçal que prega liberalismo e trabalho intermitente pros outros… mas pra si e pra propria familia, ele quer o seguinte – 3 filhos em cargos publicos eletivos – 1 irmão funcionario fantasma que só aparece pra receber dinheiro – Esposa e ex-esposa no serviço publico Jamais votaria num hipocrita desses… passou 20 anos da vida coçando o saco no Congresso pra depois falar besteira dos outros… voto em pessoas comprometidas com o interesse soberano nacional… com a melhoria de vida dos mais… Read more »

Wilson França
Wilson França
Reply to  Rafa_positron
5 anos atrás

Bolsonaro é o Tiririca do mal. Nada mais do que uma figura folclórica.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
5 anos atrás

Mas é claro q estava ! Com as canetadas q estavam sendo dadas, claro que seriam criados empregos…
Emprestando dinheiro a torto e a direita para quem quisesse… Começando pelos financiamentos e cortes de impostos da linha branca e automóveis… até a casa própria. Todos acharam q podiam comprar tudo !
Com isso veio o emprego… Tinha q produzir pra satisfazer essa demanda.

Mf
Mf
5 anos atrás

Hoje vejo que o melhor para o Brasil seria sermos uma Monarquia Constitucional Parlamentarista . Dom Pedro II só não conseguiu fazer muitas reformas e até abolir a escravidão antes devido as elites agrárias da época, ele nunca foi um monarca absolutista para fazer o que bem quisesse. Esta mesma elite fez a república do café com leite e foi preciso a Era Vargas para industrializar de fato o Brasil. Quando Jango flertou claramente com o socialismo e ainda induziu quebra na hierarquia, os militares agiram, e foi Castelo Branco , um general , responsável por esvaziar os poderes dos… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
5 anos atrás

Mf,
Essas “zelites” sempre atrapalharam nossos competentes e benfazejos governantes. Nem o imperador D. Pedro II conseguiu derrotá-las.
D. Pedro II fez muito menos pela causa do abolicionismo do que poderia ter feito, inclusive estava fazendo turismo quando finalmente essa nódoa foi tirada do país. Um jangadeiro cearense, o Dragão do Mar, fez mais pela abolição do que o imperador. Mas os monarquistas adoram passar pano para a família real e justificar o injustificável.

Gilson Elano
Gilson Elano
5 anos atrás

Sou cearense e não voto em Ciro Gomes. Assim como eu, uma boa parcela do eleitorado cearense não leva esse rapaz a sério. Na minha opinião é melhor Jair se acostumando.