Comparação das redes ferroviárias do Brasil, China, EUA e Rússia

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Desenho simplificado da cobertura das malhas ferroviárias de Brasil, China, Estados Unidos e Rússia
Desenho simplificado da cobertura das malhas ferroviárias de Brasil, China, Estados Unidos e Rússia

O transporte ferroviário no Brasil possui uma rede de 30.129 quilômetros de extensão, dos quais 1.121 quilômetros são eletrificados, espalhados por 22 estados brasileiros mais o Distrito Federal, divididos em quatro tipos de bitolas. São 4.057 quilômetros em bitola larga/irlandesa, que é a de 1,600 metro; outros 202,4 quilômetros em bitola padrão/internacional, que é a de 1,435 metro; mais 23.489 quilômetros em bitola métrica, que possui 1,000 metro; e também 396 quilômetros em bitola mista. Além dessas, existem bitolas de 0,600 e 0,763 m em trechos turísticos.

O país possui ligações ferroviárias com Argentina, Bolívia e Uruguai e chegou a possuir 34.207 quilômetros, porém, crises econômicas e a falta de investimentos em modernização, tanto por parte da iniciativa privada como do poder público, aliados ao crescimento do transporte rodoviário fizeram com que parte da rede fosse erradicada.

A implantação das primeiras ferrovias no país foi estimulada por capitais privados nacionais e estrangeiros (principalmente inglês) que almejavam um sistema de transporte capaz de levar (de maneira segura e econômica) aos crescentes centros urbanos e portos do país toda a produção agrícola e de minério produzida principalmente no interior brasileiro. O governo brasileiro também participou da expansão ferroviária, ora iniciando empreendimentos visando a integração do território nacional através desse meio de transporte ora encampando companhias privadas falidas para impedir o colapso econômico de regiões dependentes desse meio de transporte.

Por volta de 1870 a 1930, as ferrovias brasileiras foram responsáveis principais pelo escoamento da produção agrícola brasileira, sobretudo o café, do interior para os portos e dali articulando-se com a navegação de longo curso. Dificuldades devido aos trechos de trilhos com bitolas diferentes construídos por investimentos privados independentes e sem interligação com os sistemas regionais, levaram ao abandono de muitos trechos em favor da construção de rodovias.

FONTE: Wikipedia

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Alfredo CS
Alfredo CS
5 anos atrás

E pior…nossa rede ferroviaria não foi projetada para integrar nossos centros, mas sim para exportar nossa produção agricola e mineral. As favas com o fomento do mercado interno e sua respectiva redução de custos. Vamos continuar a comprar caminhões e pneus de multinacionais…

Adalberto
Adalberto
Reply to  Alfredo CS
5 anos atrás

e a pouca que tinham foi sucateada com a desculpa de fomentar a industria automobilística ou privatizada e, posteriormente, extinta na era FHC.

Felipe Alberto
Felipe Alberto
Reply to  Alfredo CS
5 anos atrás

Sim, grande parte do volume-peso transportado por ferrovias é minério

Hélio
Hélio
Reply to  Alfredo CS
5 anos atrás

Sabe por quê? Por causa do próprio povo, as pessoas não admitem trens passando perto de suas casas. A maior dificuldade para o desenvolvimento da ferrovia são os centros urbanos. Para se ter uma ferrovia adequada terá que ser gasto dezenas de bilhões em inapropriações, esse processo lavará décadas. Se não fosse isso seria fácil e até barato.

Pablo
Pablo
Reply to  Hélio
5 anos atrás

hélio
No meu ponto de vista isso é politicagem, acha que mesmo que o governo vai investir para perder??? Se investir em ferrovia vai perder em rodovia, e o governo não é burro, vai deixar de arrecadar tributos em diesel, IPVA, imposto sobre transporte e mais uns 500 impostos que o motorista paga (some isso a toda frota de caminhões rodando no país).

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

Que vergonha, os mapas comparados. Ter orgulho do Brasil é um exercício de fé.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Tem razão desses países estarem no topo (EUA, China e Rússia), fazem a lição de casa, possuem infraestrutura adequada, não deixam todos ovos na mesma cesta.

Possuem lideres de verdade.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Os únicos ai que estão no topo são os EUA e China, Rússia n chega perto.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Topo da onde?

População da China e Russia tem uma qualidade de vida piores que do Brasil

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

Cara, olha o tamanho da economia chinesa e o índice de crescimento deles, a diferença tecnológica… olha os desenvolvimentos tecnológicos da Rússia… nem se compara com o Brasil.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Eu conheci a China e a Russia (inclusive minha esposa é russa) IDH do Brasil é mais alto que da China China até pouco tempo atrás tinha cerca 80% da zona rural não tinha luz elétrica, problema que o Brasil erradicou por exemplo na década de 80, um país que cresce muito mais não reverte em qualidade de vida pra sua população. Russia tem uma infra estrutura melhor que da China, universidades…..mas pobreza lá também é enorme. Dá uma volta na Sibéria e Cáucaso pra você conhecer o “Nordeste” russo. Pra mim os números que vem da China e Russia… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

A parte da energia elétrica no campo ter sido erradicada na década de 80 não é verdade.
Veja o programa Luz para todos do Govermo Lula.
Minha sogra mesmo só passou a ter energia elétrica, no interior de SP, em 2006.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

Mas uma minoria

Mauro Cambuquira
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

Não foi radicada mesmo! Eu tenho uma pequena propriedade, juntamente com meus vizinhos queremos energia elétrica há tempos! Já fizemos todo tipo de solicitação, cadastro, juramentos, promessas e nada de energia elétrica. Somente via solidariedade de outras propriedade mais longínquas. O Governo de Minas, não põe! Nem com amigos no comando das regionais conseguimos. Uma coisa é analisar planilhas da Internet a grosso modo. Outra é a realidade mais profunda.

Vitor
Vitor
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

Todo mundo quer energia elétrica,mas quando ela chega, fazem GATO e não pagam o investimento.
Luz elétrica fornecida por empresas é para os grandes centros. No interior, quem quer luz tem de investir em energia eólica ou solar e do próprio bolso.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

Rodrigo Tavares: ”População da China e Russia tem uma qualidade de vida piores que do Brasil”. Baseado em que você diz isso?, achismo ou certos canais de youtube? eu não me surpreenderia se isso que você disse fosse apenas da China, mas Rússia caso você não tenha conhecimento a Rússia sempre teve um padrão de vida superior ao que nós (ou nossos antepassados) tivemos na Bananaland em qualquer comparativo sempre perdemos feio para os Russos, alfabetização, Expectativa de vida, PIB per capita, Poder de compra ou qualquer outro, o único momento em que a Rússia ficou atrás da República bananeira… Read more »

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

“Eu achei que suas criticas a Rússia/China parecem ser do brasileiro que não consegue olhar ao seu redor” ” Baseado em que você diz isso?, achismo ou certos canais de youtube?” Minhas criticas são baseadas do Brasileiro que já morou na Russia, casado com uma russa de Tomsk, e já estive na China por 3 oportunidades….. que sou EU Já que você citou IDH, IDH do Brasil é maior da China, então porque você diz que população da China tem melhor qualidade de vida que do Brasil? oi?? IDH é Longevidade, PIB per Capita e Educação, certo? -Russia tem IDH… Read more »

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Eu não tenho culpa de fazer um tópico de resposta e deletarem

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Privet Mateus, Não são achismos ou não consigo olhar apenas ao meu redor, morei 8 anos na Russia, sou casado com uma russa de Tomsk, ela foi um dos motivos deu ter abandonado o EB, tenho um casal de filhos russos, visitei a China 3 vezes… Já que você citou o IDH, do Brasil é maior que o da China. IDH é longevidade: 50º Brasil 65º China 123º Russia IDH é PIB Per Capita: 50º Brasil 66º Russia 77º China IDH é Educação: 42º Russia 67º Russia 97º China Então grande diferença a favor dos russos é na educação, algo… Read more »

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

IDH é Educação:

42º Russia
67º Brasil
97º China

Correção

André
André
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Realmente o problema do Brasil é a educação. Tava escrito que sua opinião era baseada em suas experiências pessoas e o outro, vendo a honra da defunta soviética ameaçada, saiu em pronta e brava defesa. Se a educação fosse melhor, não teria pago o mico de perguntar o que já estava respondido.

Vitor Rodrigues
Vitor Rodrigues
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

O poder de compra na Rússia sempre foi maior que o nosso!
Lá todo mundo podia tem um “carro” (Llada ou Niva)! Vodka liberada …
kkkkkkkk

Ricardo
Ricardo
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

Muito bem vamos então analisar os dados do FMI, Banco Mundial, Pisa e UNODC. Note bem, são todos órgãos mundialmente reconhecidos, em outras palavras não é o zé mané da esquina que está fornecendo tais dados. Renda per capita por (PPP) Rússia: 27890(FMI-2017) Brasil 15500 (FMI-2017) Taxa de homicídios por 100 mil habitantes: Rússia 11,3 (UNODC) Brasil 26,7 (UNODC) Exame educacional internacional (PISA) Rússia 494 (Matemática -está na frente de países como Suécia, EUA e reino unido) Brasil ( Matemática – Está atrás de países como (Peru colômbia e costa rica) Rússia 495 (Leitura – está na frente de países… Read more »

Munhoz
Munhoz
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

O Brasil tem um serio problema de transporte, os EUA desde a época do velho oeste priorizaram as ferrovias, na Europa também (o texto esqueceu de mencionar ) ou seja no mundo inteiro, somente o Brazil sucateou sua rede ferroviária nos anos 50 e deixou de investir.

Um trabalhador da Europa ou Japão tem um raio de ação para trabalhar de até 300 Km de sua casa para trabalhar com os trens bala, aqui no Brasil tem apenas uns 30 km chorando muito ainda !

Essas empreiteiras fizeram $$$ a cabeça dos políticos desde os anos 50, construindo rodovias !

CignusRJ
CignusRJ
Reply to  Munhoz
5 anos atrás

Interessante vc dizer isso. Caso não saiba fazer uma ferrovia é mais caro que uma rodovia. A manutenção que é mais barata.
A questão não passa pelas empreiteiras mas sim de objetivos do país.
O Brasil deixou de ter um projeto de nação quando caiu o império.

Munhoz
Munhoz
Reply to  CignusRJ
5 anos atrás

Quanto custa um transporte de carga de caminhão num trajeto de 300 km comparado com um mesmo trajeto de trem ?

Porque na Europa e Japão se constroem trens bala ?

Então todos estes países estão no caminho errado e só o Brasil esta no certo ?

Renato B.
Renato B.
Reply to  CignusRJ
5 anos atrás

Discordo, apesar dos imensos erros, os último projetos de nação no Brasil. ocorreram em ditaduras:
– Vargas promoveu a industrialização
– Os militares abriram as fronteiras agrícolas no Cerrado

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Munhoz
5 anos atrás

Pelas empreiteiras , talvez as Ferrovias fossem privilegiadas , pois são mais caras .O Senhor Temer com a Política de Economia , gastar apenas o que arrecada , mas somente para manter o nível de vida das castas brasileiras ,parou as construções da norte/sul ,e da transnordestina, esta então parece brincadeira , somente pronta poderá ser operacionalizada , começaram-na do centro , Salgueiro em Pernambuco , em três direções , para leste , rumo ao Recife , pra o norte , rumo a Fortaleza, e oeste rumo ao Piauí , para encontrar-se com a norte/sul, portanto somente quando totalmente pronta… Read more »

Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

Ai os cara ficam com medo de uma invasão dos americanos….

Se eles invadissem e construíssem a infraestrutura que deveríamos ter eu sou totalmente a favor!

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Somos 2.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

”Se eles invadissem e construíssem a infraestrutura que deveríamos ter eu sou totalmente a favor!” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ta Serto !! que nem no Iraque ou no Afeganistão? sua suposição vai ser colocada a prova quando os EUA invadirem a Venezuela, vamos ver a bondade e a mão amiga dos Americanos.

CignusRJ
CignusRJ
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Se vc usa os exemplo de Iraque e Afeganistão pq não usa também os exemplo de Alemanha e Japão? Lembrando que estes dois países estavam em ruínas no final da guerra e boa parte de sua população morreu ou emigrou.

Hélio
Hélio
Reply to  CignusRJ
5 anos atrás

É sério que tem gente com a cara de pau de dizer que seria bom para o brasil ser destruído pelos EUA? A alemanha é o Japão se reconstruídas, não foi os EUA que os construiram, alias, foi o contrário, tanto a Rússia como os EUA se desenvolveram com tecnologia roubada da alemanha.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Hélio Tem, e são muitos, muitos de verdade, milhares talvez milhões??

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Não sabe ler?
Que parte eu falei destruído?

Eu falei invadido, completamente diferente.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Eu gostaria que o governo norte americano administrasse o Brasil da mesma forma que administram o próprio EUA, simples assim, trocar um governo pelo outro.

Dan01
Dan01
Reply to  CignusRJ
5 anos atrás

Japão e Alemanha são casos a parte, naquela época mesmo apos a guerra nesses países ainda existia um bom material humano(tanto que a Urss e os Eua levaram um monte de cientista) e industrial. Os Eua com medo do socialismo iniciou o plano Marshall e começou a jogar dinheiro pela Europa pra evitar que o socialismo se espalhasse, tambem iniciou o plano colombo pela Asia pelo mesmo motivo do Marshall. Basicamente era uma época de guerra fria, a Urss conquistava pelo discurso bonito e os Eua mostrando as maravilhas do mundo capitalista(tem ate documentário no youtube que mostra um avião… Read more »

Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

Olha o absurdo que esse governo PMDB-PT conseguiram fazer :

“Governo diz que começou a multar em R$ 100 mil quem não desbloqueia vias; SIGA”

É ou não é um governo pra lá de canalha?????

Marcos10
Marcos10
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Na hora que você for no mercado e não encontrar alimentos ou for na farmácia e não encontrar medicamento vai reclamar de quem?

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Com o caminhoneiro que não vai ser.
Estou totalmente a favor da paralisação.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Quem tiver que reclamar algo que reclame de muitos brasileiros que ajudaram a eleger essa classe política que existe. Eles sao os grandes responsáveis por isso tudo.

R_Cordeiro
R_Cordeiro
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Tá assistindo muita globo para falar que medicamento é material hospitalar não está passando.

Renato B.
Renato B.
Reply to  R_Cordeiro
5 anos atrás

Olha para o SUS, medicamento passa pouco faz tempo para os pobres. A Rede Globo ficou indignada porque a falta de gasolina incomoda a galera deles

Mateus von Marchi
Mateus von Marchi
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

O governo acha que multar as empresas vai ajudar em algo, mas vai foder ainda mais essa merda em que estamos vivendo, desculpem pelo palavriado, mas n da mais para aguentar essas pragas, seja de qualquer partido for.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Caramba, até quando o PT foi alijado do governo ele continua sendo culpado. Coitado.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Pois é Wilson França, a ordem saiu lá do presidio em que o Lula está, ele quem mandou descer a lenha nos caminhoneiros kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Memória seletiva.

Temer era vice de quem???

Dilma do PT.

A chapa se vc não se lembra era pt-pmdb.

O filho é seu. Não finja que não conhece.

Eu não votei em bandido.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Nessas horas todo mundo esquece que o Temer era vice da Dilma, incrível isso… não teve golpe nenhum, o que teve foi um vice assumindo o posto titular devido a não possibilidade do titular se manter no cargo.

Lucian Helan
Lucian Helan
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Votou em quem? No Aécio Neves, e o que ele é?

CignusRJ
CignusRJ
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

wilson. Infelizmente o mundo é assim mesmo.
As ações geram consequências. TREZE anos de roubalheira e vc queria que não tivesse nenhuma consequência? Uma hora a conta chega e o governo da hora que é o culpado?
Na boa, parece que vc é do tipo que só se preocupa com a febre e nunca com a infecção.

Lucian Helan
Lucian Helan
Reply to  CignusRJ
5 anos atrás

CignusRJ, antes não havia roubo nesta nação? O teu ídolo mesmo engavetou (arquivou) o escândalo do BANESTADO, e a belíssima BR 230, sabe quem é ela? Transamazônica e a usina apagão Angra I e as outras do acordo Alemanha Brasil. Realmente ninguém se lembra.

Hélio
Hélio
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Canalha é quem defende obstrução de via pública. Onde está a constitucionalidade disso? Não é porque você apoia uma coisa que os crimes cometidos por essa coisa são legítimos. Aliás, nem sabem o que querem com a greve, só estão sendo usados como massa de manobra, igualzinho em 2013 com o ~não é pelos 20 centavos~. O governo tem responsabilidade no preço do petróleo? Querem voltar com a politica que criou a crise? Depois falam em privatizar a Petrobras, o brasileiro gosta mesmo é de um socialismo, acha que o governo tem que dar comidinha na boca.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
5 anos atrás

O pior de tudo é saber que mesmo após esse caos nada vai mudar em termos de infra estrutura…

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Jefferson Ferreira
5 anos atrás

Acho que depende de nossas escolhas pelo voto.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Pior que não adianta já que as eleições para o legislativo é por voto indireto por coeficiente eleitoral, então quem realmente podia fazer alguma coisa não tá lá pelo voto popular e sim para enriquecer… Enquanto não mudar o sistema não vai mudar nada!

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Jefferson Ferreira
5 anos atrás

” Enquanto não mudar o sistema não vai mudar nada!”

Sem mais…….

Roberto
Roberto
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Que voto? Vocês acham que algum destes candidatos a presidência tem condições de governa este país? Este é uns dos maiores problemas que temos hoje, nesta crise politica, o legislativo ainda chega ser pior, e não tem solução a curto e médio prazo, pois não temos uma renovação politica e muito menos interesse da sociedade em participar da politica no Brasil,

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Mas vamos ao dever de casa do cidadão: Vamos parar pra ver o ouvir os possíveis vencedores de 2018? Bolsonaro, Marina, Ciro, Alckmim, Meireles; ouvir o que eles têm a falar e ver o que faz mais sentido, sem preconceito de ideologia, de preferência.
Perder a esperança na democracia é uma opção errada pois um dia o ditador é do lado que não gostamos, e aí é tarde.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
5 anos atrás

Descaso com o país que deveria ser cortado por ferrovias. Deixando o transporte rodoviário como complemento. Levar uma carga de São Paulo para Belem, sem ter certeza que tem outra de volta.
Politico brasileiro não presta. É claro que o custo Brasil beneficia muita gente.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Antonio Palhares
5 anos atrás

Agradeçam ao JK.

Delfim
Delfim
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Antes. Washington Luis declarou que governar era abrir estradas.

Marcos10
Marcos10
5 anos atrás

Sem cortes de gastos não há como investir. E os gastos no Brasil são engessados.

MadMax
MadMax
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Investimento público é burrice. O capital mundial doido pra arrumar remuneração maior e agente fechando o mercado, tem que ser permissionaria, concessionária do governo ladrão pra tudo no Brasil. Abrir geral pra investimento, liberte nossa economia e veja quanto investimento vai aparecer.

MadMax
MadMax
5 anos atrás

Libere pro capital estrangeiro vir construir a ferrovia que quiser, o banco estrangeiro vir emprestar aqui à taxa de juris que quiser e a empresa aérea fazer a rota que quiser, construir o porto e o aeroporto que quiser, etc, etc, etc. Não vai faltar emprego.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  MadMax
5 anos atrás

Mas ja esta liberado, sempre esteve, o problema é que o capital estrangeiro quer uma mãozinha do estado (leia-se crédito suplementar do BNDES), esse sempre foi o problema da nossa infraestrutura, querem pagar metade e que o estado pague a outra, assim fica dificil, é privado ou estatal?

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Matheus, o Brasil nunca esteve aberto ao capital internacional, nosso país é fechado. Não apenas fechado para estrangeiros, mas fechado para todos, Brasil é um país travado.

MadMax
MadMax
5 anos atrás

Agente fecha nossa economia para os investimentos garantido a grana para meia duzia de brasileiros locais a míngua de todo o povo. Esse discurso de não deixar os americanos produzirem aqui servem a que interesses? Talvez da Odebrecht, do Itaú, da Votorantim, não ao do povo.

Jorge Tadeu Gomes Jardim
Jorge Tadeu Gomes Jardim
5 anos atrás

Mas, nossos empresários, na imensa maioria, são viciados em subsídios e proteção de mercado. Eles são irmãos siameses dos políticos ladrões que nos levam para a ruína.

Bravox
Bravox
Reply to  Jorge Tadeu Gomes Jardim
5 anos atrás

Só grandes empresas, o pequeno e medio sofre nas maos do estado !

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
5 anos atrás

É um engano terrível crer que o liberalismo possa resolver o problema de construir uma nação apta a sobreviver e influir na história. Na verdade, toda economia sempre foi o instrumento dos objetivos de uma politica nacional que visavasse manter o todo ‘em forma’. O fato da politica brasileira ter se focado nas asneiras das esquerdas e legado uma nação falida e em anarquia não significa que as forças econômicas, deixadas a si mesmas, haverão de corrigir o descalabro; antes pelo contrário, já que o dinheiro (uma categoria mental do capitalismo, especialmente do ramo do comércio e finanças) prescinde de… Read more »

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Alex Barreto Cypriano
5 anos atrás

Falou muito e falou só porcaria!

Se liberasse pra construção de ferrovias por capital estrangeiro, sem as aberrações burocráticas que existem aqui, ia chover empresa.

Mas sempre querem meter um “conteúdo nacional” ou algo do tipo pra rechear de pixuleco os que inventam isso.

Aqui criam dificuldade pra vender facilidade. Esse é o lema.

Nossa economia não é nada liberal.

Um exemplo básico: nem uma lâmpada comum vc pode vender sem ter a porcaria de selo do Inmetro.
Vc acha que não tem gente por trás ganhando?

Nonato
Nonato
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Você acha que em outros países é bagunça?
Não vê que vivem barrando a entrada de produtos brasileiros por questões técnicas e fitossanitárias? Você acha correto comprar uma lâmpada feita no Paraguai que pode explodir? Ou lhe dar choque?

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Nonato
5 anos atrás

Vcs engoliram muitos anos de propaganda. Não vai ser de uma hora pra outra que vcs vão entender, mas vamos lá: Eu tenho importadora no Paraguai e sei bem o que tô falando. Quem importa porcaria não dura no mercado. Engana 1x e perde todos clientes. Que tipo de empresário vai ganhar dinheiro assim? A mesma lâmpada importada no Brasil vai pro Paraguai. A diferença é que lá não tem taxa de Inmetro, não tem ICMS de 27,5% e ipi de 15%. Agora façam as contas. Isso é só um exemplo de um produto. Gasolina é outro. Eu abasteco o… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Sim liberaleco, compra materiais eletronicos sem a devida regulação. Depois que um explodir e queimar sua casa tu reclama com o empresário que fez.
Nos eua é assim tbm, acha que a nao tem agencias reguladoras ?
Liberaleco alienado.

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Meu forno elétrico, minha tv, meu microondas, meus celulares, carregadores, caixas de som, computador, notebook, vídeo game, chaleira elétrica….
Bateria musical eletrônica, câmera de vigilância, ferro de passar e secador de cabelo são todos do Paraguai.

E agora José?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Como sempre você falou bobagem..

Nos EUA funciona de outra maneira…

Se o seu aparelho eletrônico ou qualquer produto lhe causar algum prejuízo a empresa será condenada a indenizações milionárias..

Um exemplo interessante de produto defeituoso que nos EUA a empresa correu atrás e pagou indenizações milionárias e no Brasil a mesma empresa aperta o F para os consumidores, são as pistolas da Taurus.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Rui Chapéu acha que no mundo liberal qualquer um pode pegar uma picareta e fazer sua própria ferrovia.

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

O capital estrangeiro hoje quer ganhar de um dia pro outro, é bem diferente daquele dos anos 50, 60, 70.
O nacional é viciado na nossa taxa de juros, prefere ficar quietinho a se empregar em qualquer coisa.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

Tá assistindo muito o Ideias Radicais, eu era assim, um dia essa fase passar vai demorar mas passa, quando ele começar a juntar as peças da geopolitica vai entender o ”Free Market”. Eu quero te dar uma dessas pecinhas Rui Chapéu, apenas veja com atenção esse Ranking , olhe os países que mais tributam e os que menos tributam (não que seja por regra correlacionado Tributação-Desenvolvimento), mas analise estatisticamente o nivel de desenvolvimento de quem ta em cima e quem ta em baixo, e claro obviamente muitos desses paises vivem num teatro diferente do nosso. https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_tax_revenue_to_GDP_ratio e feito isso olhe… Read more »

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Matheus Vinicius
5 anos atrás

Vc está confundindo imposto com regulamentação.

Uma coisa não tem relação nenhuma com a outra.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Alex Barreto Cypriano
5 anos atrás

Alex, gosto dos seus comentários, mas nesse você errou. Não existe crescimento salutar dependente do Estado, o país mais rico do mundo EUA nasceu e sempre cresceu com as pessoas trabalhando poupando e investindo sem a presença interventora do Estado. O PIB brasileiro é de 6,5 trilhões, desses, 3,5 trilhões são IMPOSTOS de todas as esferas, especialmente da União. O Estado só faz algo após tributar o mercado, tributar significa elevar preços e como consequência tirar o acesso de pessoas de bens e serviços, gerando com isso redução na produção. O verdadeiro crescimento de um país é de forma coesa,… Read more »

Mateus von Marchi
Mateus von Marchi
5 anos atrás

No final do Império, o Brasil possuía ~24 mil km de ferrovias, e hoje temos pouco mais que isso. República falida, de sucessivos golpes e fracassos. Isso desanima qualquer patriota.

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Conversa mole! Contra informação! Estão jogando a população contra o movimento que exige diminuição da carga extorsiva de impostos que esmaga a população e o empreendedorismo e que tem potencial pra varrer esses bandidos corruptos e comunistas do poder. O Povo deveria apoiar e exigir que o Exército se voltasse contra os verdadeiros culpados que arrebentaram com a PTrobras, que ma vetdadedeveria ser privatizada como o resto das estatais. Que essa discussão sobre fertovia tem a ver com o momento? Se a ferrovia se desenvolveu na América ainda no Sec XIX foi por causa do liberalismo. No que russia ou… Read more »

MadMax
MadMax
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Verdade, vamos derrubar esse governo corrupto.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Grande maioria dos caminhoneiros tem uma profissão sofrida como maioria dos brasileiros, explorados pelo governo.
Tirando algumas poucas categorias como cegonheiros e outras poucas, maioria vende almoço pra comprar janta.

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Quem tem aumentado não são os impostos, mas a política maluca de seguir preços internacionais e priorizar importar derivados a refinar por aqui

R_Cordeiro
R_Cordeiro
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Jeussusss

Luiz Campos
Luiz Campos
5 anos atrás

Nem com o primeiro choque do petroleo na epoca da ditadura, o Brasil passou a investir em ferrovias hidrovias. e cabotagem.

Marcos
Marcos
5 anos atrás

Só avisar que sem caminhão o país pode ter linha ferroviária cortando de norte a sul, de leste a oeste… não vai dar para retirar/escoar os produtos.

Luiz Campos
Luiz Campos
Reply to  Marcos
5 anos atrás

nosso problema é transporte de cargas entre Porto Alegre e Manaus de caminhão.

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Há uma íntima ligação entre empregos bem pagos e transporte, nos EUA e Europa trajetos não lucrativos são financiados pelo governo afim de ligar pontos pobres a centros econômicos.
https://mobile.nytimes.com/2015/05/07/upshot/transportation-emerges-as-crucial-to-escaping-poverty.html
https://www.hbs.edu/competitiveness/research/Pages/transportation.aspx.
Algubs videos da realidade europeia-americana
https://youtu.be/fwjwePe-HmA
https://youtu.be/-cjfTG8DbwA
https://youtu.be/mbEfzuCLoAQ.

Obs: caros, editores, eu cheguei a fazer um post parecido antes mas como n enviou, fiz esse novo, se o antigo entrar, se puderem apaguem, acho q ficaria poluido 2 posts bem parecidos.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
5 anos atrás

Esta não seria a hora dos governantes começarem a pensarem abrir o mercado para a exploração ferroviária? Existe um mercado imenso a ser explorado, em tamanho maior que a maioria dos países do mundo, mas será que isto interessa aos lobistas? Outra coisa, esta precificação da petrobrás, acompanhando o aumento dos combustíveis pelo dolar e cotação do barril, só é acompanhada qdo há aumento, Quando ocorre baixa, praticamente nunca vemos isto acontecer. porque tanto os intermediários qto os postos não o fazem e aí é que reside o problema. A economia de mercado só existe para os aumentos, dificilmente para… Read more »

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
5 anos atrás

Qual a novidade nisso? O Brasil é atrasado em TUDO!

Antônio Carlos Allocer
Antônio Carlos Allocer
5 anos atrás

Acredito que este mapa de ferrovias brasileiras, apresentado na comparação, esteja desatualizado.

https://logisticasemfronteiras.wordpress.com/2015/08/10/transporte-ferroviario-no-brasil/

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  Antônio Carlos Allocer
5 anos atrás

Pelo menos essa parte que se encontra no Nordeste, fazem parte de uma mesma malha ferroviária e ela está desativada a bem uns 10 anos! Ela só funciona hoje para os trens do forró ou alguns metrôs. Mas para carga, como eu via quando eu era criança, foi desativada a quase uma década.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Antônio Carlos Allocer
5 anos atrás

Antônio
Eu também percebi que o mapa estava desatualizado. Pelo menos no que diz respeito à região sul. Mais pra cima não conheço.

Herquiles Santos
Herquiles Santos
Reply to  Antônio Carlos Allocer
5 anos atrás

Posso falar pelo meu estado. A malha ferroviária que liga Natal-RN a Areia Branca – RN foi abandonada apos a construção do porto ilha em no município de Areia Branca, a ultima viagem foi no ano de 1997. E o trecho que liga Natal – RN a cidade de Nova Cruz – RN não há trens de passageiros desde os anos 80.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
5 anos atrás

Pelo menos essa parte que se encontra no Nordeste, fazem parte de uma mesma malha ferroviária e ela está desativada a bem uns 10 anos! Ela só funciona hoje para os trens do forró ou alguns metrôs. Mas para carga, como eu via quando eu era criança, foi desativada a quase uma década.

João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

Este assunto só veio à tona por causa da greve e não pelo custo do frete.
Engana-se quem pensa que ferrovias substituiriam as rodovias em caso de um movimento grevista. A TV mostrou um trem de soja parado devido a um caminhão (um até pequeno) atravessado sobre os trilhos.
Muito mais fácil do que bloquear rodovias.
A propósito, o mapa da Rússia está fora das medidas. Ele é pelo menos o dobro daquele mostrado no desenho.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

João, substituir não, complementar! Nem nos EUA com a malha ferroviária que possuem, eles abdicam do uso do caminhão! abraços st4

João Adaime
João Adaime
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Saldanha, concordo. Um complementa o outro.
Mas no presente momento estão lamentando que se existisse malha ferroviária decente, a greve dos caminhoneiros não paralisaria o País.
Não vi ninguém comparando custo de frete entre os dois modais. A não ser os de sempre, que vivem pedindo ferrovias. Mas estes pregam no deserto.
Abraço

Marcos
Marcos
5 anos atrás

O mapa está desatualizadíssimo!

https://www.youtube.com/watch?v=UH-QYpzfKBo

Quero ver o transporte final, será por trem também ou por poderes telepáticos? Vamos levitar as cargas até os portos e fábricas?

Felipe Alberto
Felipe Alberto
Reply to  Marcos
5 anos atrás

80% das ferrovias terminam em portos, e existe uma tendência de centros industriais de se ligarem a ferrovias. Mas vc tem razão, ainda será necessario o caminhão para entrar nas cidades.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

E do Terminal Ferroviário de Cargas para região, transporta de quê ?

Cadê o Ivan o mapento.

Vou dar uma idéia:

Antiga Ferrovia Alta Araraquarense,

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Araraquara

https://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregião_de_Araraquara

https://pt.wikipedia.org/wiki/Microrregião_de_São_José_do_Rio_Preto

E ai não aparece Catanduva-SP – Macro Região de Pindorama.

Ferrovia não resolve, integra.

Ferrovia minimiza, baixa custo, integra,
mas na situação atual contribuíria para melhorar a organização/paralização geral, basta raciocinar.

Paulo Costa
Paulo Costa
5 anos atrás

Na época da 2GM,não tínhamos estradas e sim cabotagem entre as capitais costeiras,a ligação entre as cidades no interior era atraves de fazendas,que as vezes fechavam as porteiras,tinha que ter permissão do DER do estado.Com o tempo chegou a estrada asfaltada e foi um alivio,uma estrada asfaltada liga uma pequena cidade a uma rodovia,e em pouco tempo a pequena cidade fica uma outra cidade melhor. Ferrovias são para corredores de exportação e ligação de cidades com grande volume de carga.Existem outros fatores que mudam as possibilidades de modais alternativos,um deles e importante é que as cargas rodoviárias são privadas e… Read more »

Luiz Trindade
Luiz Trindade
5 anos atrás

Há muito tempo os brasileiros, aqueles verdadeiramente patriotas, vem solicitando o retorno da RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) como forma de escoar a produção dos produtos no país. Abandonaram, sucatearam, fizeram o que quiseram dela. Agora estamos pagando o preço por ser refém das rodovias.
Espero que esse governo que esta acabando e o outro a importância de termos uma malha ferroviária por todo país, de Norte à Sul, Leste a Oeste. Só assim conseguiremos escoar a produção à preços mais justos!

Rafael_PP
Rafael_PP
5 anos atrás

O pior é que não há padronização entre as bitolas brasileiras. Os EUA iniciaram a unificação do sistema em 1863, mil oitocentos e sessenta e três…

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
5 anos atrás

Vale salientar o quão esquecida é a parte da direta da Russia, um pouco mais para cima! Não sei se deve-se ao fato de a única fronteira ser o oceano sem países e ainda a parte mais montanhosa e fria da Russia ou pelo fato dela ser tão grande o país, que ainda não chegaram a investir pesadamente naquela região!

Caio
Caio
5 anos atrás

Sem mudança na política, essa crise so vai ser superada pela próxima, e assim eternamente.

Advisor
Advisor
5 anos atrás
Nonato
Nonato
5 anos atrás

Sugiro que a trilogia monte um gabinete de crise porque estamos em estado de guerra.
Quando se diz que a Itaipu ou uma refinaria deve ter defesa antiaérea é porque a destruição de tais ativos geram o caos.
Estamos passando por isso.
Convoquem especialistas para discutir em um webminar e postem o vídeo aqui. Urgente!!!
Vejam o que deveria ser feito. O que o governo deve fazer.
O caos não interessa a ninguém.
Amanhã podemos acordar com um levante comunista…

Nonato
Nonato
Reply to  Nonato
5 anos atrás

Defesa nacional não é só discutir o calibre de uma torreta de blindado. Essas questões estratégicas são fundamentais…
Esse é um espaço muito adequado.
Hoje é uma greve de caminhoneiros.
Amanhã, o que poderá ser?
Estamos preparados para lidar com crises?

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Nonato
5 anos atrás

“Amanhã podemos acordar com um levante comunista…” E em qual universo paralelo se daria esse levante (pelo que eu imagino, à la 35, talvez?…), hem, colega? Meldels, é cada coisa que o papel aceita…

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Jorge, MadMax, Rui Chapéu, Na teoria… Corte os subsídios e isso detonará a atual oligarquia… E é aí que também veríamos os verdadeiros empreendedores aparecerem… Claro que seria algo elementar e truncado no começo, mas é a partir disso que se constuiria uma verdadeira elite de geradores de riqueza. E uma “invasão” de empresas estrangeiras não seria ruim. Pelo contrário… Seria fundamental que essas empresas entrassem no País e começassem a gerar, impostos, postos de trabalho e fizessem circular nossa economia. Os três bilhões de euroasiáticos que estão lentamente saindo da linha de pobreza são prova inequívoca disso… A única… Read more »

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Olavo de Morais, o rei da soja, queria fazer uma ferrovia do próprio bolso para escoar sua produção, negaram.
.
O trem bala entre Rio e Sampa ficou inviável porque queriam transformá-lo em “parador”, a cada município no caminho, em vez de non-stop.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

E a Transiberiana… se a Rússia czarista a construiu, qual a desculpa para o BR atual não fazer algo menor até o Norte e Nordeste ?
.
E a Madeira-Mamoré ainda existe ?

MadMax
MadMax
5 anos atrás

Madeira-mamoré foi desativada nos anos 60 ou 70 do século passado.
Hoje boa parte do seu trajeto está em baixo dágua. Usina hidroelétrica, reservatório das usinas hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau. Sobrou só o museu local.

MadMax
MadMax
5 anos atrás

O combustível na região norte chega por hidrovia (Manaus, Porto Velho, etc) mas ao chegar na distribuidora precisa de caminhões para ser distribuído por toda a região, como os mesmos estão bloqueando a porta das distribuidoras dá na mesma chegar na distribuidora de trem, de navio, balsa, teletransporte, etc… O problema não é esses.

MadMax
MadMax
5 anos atrás

O problema é que o Temer e o Pedro Parente nunca assistiram MadMax e resolveram subir sem limite no preço da mercadoria que é capaz de destruir o planeta.

Manuel Souza
Manuel Souza
Reply to  MadMax
5 anos atrás

Temer e Pedro Parente são duas pessoas totalmente desconectadas da realidade. Gás de cozinha e combustível subindo assim, eles queriam o que? Se n fosse a greve dos caminhoneiros agora, mais cedo ou mais tarde iríamos descambar em uma convulsão social. Se a Petrobrás que é uma empresa estatal não pode mais subsidiar o preço para o povo, que são seus verdadeiros donos, se a empresa não tem capacidade de suprir derivados de petróleo a preço razoável para o povo, então que descentralize produção, distribuição e revenda. Quem não tem competência não se estabelece. É a empresa que deve servir… Read more »

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
5 anos atrás

Antes de reclamar da falta de ferrovias, é preciso avaliar a distribuição espacial das atividades econômicas, por setor, por valor, por estado e região. Talvez não façam falta, afinal, tanto quanto falta à economia brasileira fundamentos industriais mais sólidos. Uma nação urbanizada sem ter se tornado a oficina do mundo não vai haurir o frescor da era pós industrial, vai ser, pra sempre um ornitorrinco, meio isso, meio aquilo, tudo sempre mal acabado e pela metade, com muito truque, trapaça e cinismo, umas Suíças cercadas de Somálias.

Marcius
Marcius
5 anos atrás

É uma pena mesmo não termos investido mais em ferrovias, deveríamos construir muitas mais, iria melhorar bastante a infraestrutura do país, seria outra opção de transporte, principalmente de passageiros. Sou fã daqueles filmes com trens com cabines privadas de passageiros de viagens longas, seria ótimo por exemplo ter trens deste tipo em todas capitais, sendo outra opção frente a aviões e ônibus, bastaria o gosto de cada um, sem contar talvez com preços competitivos, quem sabe?

Delfim
Delfim
5 anos atrás

No mínimo a capital federal, todas as capitais estaduais e algumas cidades acima de 1 milhão de habitantes deveriam ser ligadas por via férrea.

Samuca
Samuca
5 anos atrás

Muito interessante os mapas. Permite algumas conclusões: 1 – China: de longe é o mapa que mais vai mudar nos anos vindouros, porque o governo chinês tem que ligar as duas metades do país: o lado oriental rico com o lado pobre do país (o seu território ocidental). Só assim para que haja uma distribuição/escoamento da riqueza nacional que por ora tá acumulando na zona leste do país. 2 – EUA: como é perverso a cultura do carro aliado ao lobby rodoviário! Tem todo o país coberto por malha ferroviária, só que boa parte não é de transporte de passageiro… Read more »

Gilson Moura
Gilson Moura
5 anos atrás

Alguns acham aqui que o governo brasileiro detém um “espaço” no seu orçamento para realizar obras de infraestrutura de grande porte como ferrovias, aeroportos, portos e hidrovias. Outros acham que devemos adotar o gradualismo, imagina só, argumentando que nossos empresários e empreendedores não aguentariam a concorrência “feroz” dos alemães, americanos, japoneses, chineses … e que por isso devemos aguardar o momento “certo” para a partir daí liberar o mercado interno para o externo, esse tá vivendo um conto de fadas. Respondendo ao sonhador: 1) Digamos que o governo, de uma hora para outra, abrisse o mercado para o exterior e… Read more »

GUSTAVO REINHOLD LEPOLI
GUSTAVO REINHOLD LEPOLI
Reply to  Gilson Moura
5 anos atrás

Seu comentário é excelente. O melhor. Uma pena que poucos devem tê-lo lido até o final.

Gabriel
Gabriel
5 anos atrás

Meus amigos , eu acredito que deveríamos apostar na volta dos dirigíveis somados a construção de hidrovias. Eu sonho com grandes dirigíveis de carga integrando o Brasil de Norte a Sul , com custo de infraestrutura baixo e excelente custo beneficio.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

Existia um Projeto no CTA a algum tempo para construção de um Grande Dirigível para a Amazônia ,visando Carga e Passageiros , os passageiros seriam embarcados e desembarcados por Helicopteros com o Dirigível em movimento , não precisando de atracação do mesmo, e a capacidade de Carga seria de 500 Toneladas , eu tenho este projeto comigo guardado a muitos anos .

Mauricio R.
5 anos atrás

Do ponto de vista francês, não haveria “Alemanha” e todos os problemas causados por ela, se não fossem as ferrovias.
Bismarck só se aproveitou do que o cavalo de aço criou…

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Pode construir milhões de Km de ferrovia, mas se não haver uma reforma política, e econômica no Brasil, pouco mudará!

Só irá melhorar o meio logístico (oq é muito bom), e só ! Enquanto houver essa altíssima carga tributária, a burocracia com essa constituição socialista que impede de empreender, a falta de segurança que tomou conta do país, e sem mencionar a corrupção desenfreada nos 3 poderes, tudo continuará atrapalhando o desenvolvimento do Brasil!

não há malha ferroviária no mundo capaz de suportar tanta coisa errada no Brasil. Antes de começar a aumentá-la, precisamos é de REFORMAS !!

Marcos10
Marcos10
5 anos atrás

O que pesa na construção de uma ferrovia são as desapropriações. Vale lembrar que diferente de uma rodovia, que pode subir e descer a vontade, a ferrovia tem de tera menor inclinação possível.
As manutenções das ferrovias também são caras: há uma série de manutenções permanentes s serem feitas.
Nos EUA, a legislação limita o peso de transportes por rodovia em 25 toneladas, isso ajuda de certa maneira o setor ferroviário.
O transporte ferroviário nos EUA é subsidiado em parte. A Amtrack é uma operadora ferroviária estatal federal e sofre aportes anuais de US$ 20 bilhões.

Nonato
Nonato
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Mas o pessoal não diz que não existem empresas públicas nos EUA?
Que a iniciativa privada resolve tudo?

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Nonato
5 anos atrás

Se informa.
Os próprios americanos não gostam dessa empresa e defendem que ela seja totalmente privatizada.
Tanto que era promessa do Trump:

Trump’s 2019 Budget Slashes Amtrak Rail Subsidies | Fortune

Marcos10
Marcos10
Reply to  Nonato
5 anos atrás

Nonato:
Há centenas de empresas públicas nos EUA, mas seu modo operacional é muito mais desburocratizado que aqui (esse é um dos grandes problemas no Brasil). De qualquer modo eles defendem a transferência para o setor privado. Aliás, tudo lá é mais simples.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Marcos10, eu não sei se nossa constituição permite, mas uma maneira de baixar os custos para construir mais ferrovias e até estradas, seria usar a mão de obra de presidiários pra a construção de alguns desses trechos. No começo do séc. 20 os EUA e todas as grandes potências fizeram isso, sinceramente não sei pq o Brasil tbm não se aproveitou disso. Mas é bem provável que nossa constituição proíba, se não proibir, essas ONGs de direitos humanos fará o serviço deixando mais burocrático ainda, isso sem contar o IBAMA, que cada pedra que precisar ser removida vai criar um… Read more »

Marcos10
Marcos10
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Alessandro:
Como eu disse, o maior custo são as desapropriações.
De qualquer modo a construção de ferrovias hoje é feita por máquinas gigantescas, que já vão colocando brita, dormente, trilhos, etc. Bem, isso em parte é verdade e é válido para grande parte do Mundo, excesso China e Índia, afinal eles tem de gerar trabalho para mais de um bilhão pessoas.

Roberto
Roberto
5 anos atrás

é muuuuuuita politica menos menos! esses partidos políticos só ferram os Brasil….. #Chegaaaaa discussões sobre o tema por favor! a real falta vontade e o lobby das montadoras é grande demais

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

A Colômbia acaba de entrar para OTAN…

O Brasil começa a pagar a conta do entreguismo.

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Então, se ferrovia fosse solução, greve dos ferroviários. Greve dos ferroviários e caminhoneiros.

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Há que se fazer uma comparação de todos os meios de transporte. Eu acredito que nem China nem Rússia, nem os EUA tem tantas hidrovias como o Brasil. Os EUA tem mais aeroportos, mas o Brasil não fica muito atrás. O Brasil é o segundo país com mais rodovias, precárias mas transitáveis. E, bem, ferrovias…