Caçapava (SP) – Após uma rigorosa seleção no âmbito das organizações militares subordinadas à 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) – 12ª Bda Inf L (Amv) – ocorrida ao início de março de 2018, uma Patrulha Aeromóvel, integrada por 10 militares dessa Grande Unidade, desembarcou na madrugada de 29 de maio em Arica, no Chile.

A Equipe teve como missão representar o Exército Brasileiro na Competição Internacional de Patrulhas “Tenente-Coronel San Martin”, que ocorre no período de 29 de maio a 3 de junho de 2018. Envolvendo diversas Equipes Internacionais, essa Competição consistiu na realização de Patrulhas de Longo Alcance, a serem desenvolvidas no Deserto de Atacama.

Ao longo de sua preparação, a Patrulha esteve extremamente motivada, tendo realizado, por cerca de quase três meses, aprestamentos, aprontos operacionais e uma preparação específica que envolveu treinamentos físicos diários, execução de tiro e exercícios de Orientação, Comunicações, Explosivos e Destruições e Primeiros-Socorros, tudo inserido no contexto de missões com características especiais, realizadas, por exemplo, na região da Pedra do Baú e no Maciço de Itatiaia, em Agulhas Negras.

Tal preparação também reforçou, além do preparo físico específico, a consolidação de atributos pessoais, como a iniciativa, a coragem, a resiliência, o espírito de corpo e a liderança.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ma2h
Ma2h
5 anos atrás

Até agora os chilenos não soltaram o resultado final! Disseram apenas o resultado dos argentinos, 33 horas!

Parece que os brasileiros completaram em 22 horas. Na página do exército chileno tem um vídeo e em um trecho do vídeo um dos soldados brasileiros fala “chegamos em 22”.

Glasquis7
Reply to  Ma2h
5 anos atrás

Falso. Quem ganho foi a VI divisão do Exercito do Chile. está em todos lados:
http://www.infodefensa.com/latam/2018/06/06/noticia-division-competencia-patrullas-infanteria.html

João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

Este é o tipo de competição em que todos ganham. A troca de experiências é muito boa.

Robson
5 anos atrás

Quando servi o CFN usavamos os c 4 pra destruição de granadas energa que falhavam apos serem lançadas.. Acho que não a utilizam mais hoje em dia….

Bille
Bille
5 anos atrás

Deveriam haver competições desse nível entre as FFAA brasileiras. São esses eventos que agregam. Cada força sediaria o evento a cada ano, mudando ambientes, trazendo combatentes com experiências diversas e vendo como cada cultura organizacional se comporta nesses ambientes.

Os ensinamentos inclusive podem servir de base para mudança nos manuais e compras de equipamentos. E surpresas são bem vindas, inclusive se equipes inesperadas forem bem na competição.

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Belas fotos…

Rodrigo LD
Rodrigo LD
5 anos atrás

Vídeos e fotos excelentes no site do Ejército de Chile em http://www.ejercito.cl/ inclusive com vídeo da chegada da patrulha brasileira. Brasil e Argentina foram os únicos participantes, além do Chile. Sobre a classificação, ainda não encontrei. A patrulha do Brasil pertence à 12ª Bda Inf L (Amv).

JOSE DE PADUA VIEIRA
JOSE DE PADUA VIEIRA
5 anos atrás

Interessante isso, mas, uma pergunta burra, se colocar alguns metros a mais, tipo uns 3 metros em uma carga, ela vai explodir depois das outras que tiveram o mesmo comprimento do cordel? Mesmo sendo detonando a 7km/s?

Pergunto isso pq numa eventual detonação posterior, o cordel da ultima pode ser rompido pela explosão das primeiras e a carga ficar intacta.

João Augusto
João Augusto
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
5 anos atrás

Colombelli, o Sr. sabe dizer como funciona esse cordel? Ele incendeia ou é um fio condutor que ativa as espoletas?

Primo
Primo
Reply to  João Augusto
5 anos atrás

João, o cordel se assemelha a um tubo fino preenchido com PETN, é normalmente utilizado para ligar cargas como a apresentada na foto. Ele não incendeia com.o um pavio, ele explode, e detona outros explosivos (nitrados) por simpatia. O cordel tem sua detonação iniciada por meio de expoleta elétrica ou estopim como o Colombelli disse.

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

Na foto 5, por que a camuflagem da calça é diferente do resto? A da calça parece que é no padrão do EB, parecem ser soldados brasileiros.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Em operações e exercícios, pode ser utilizado material fora do padronizado, quando é o caso. Ali, deve ser um casaco melhor Q o nosso, pelo clima frio bem mais rigoroso da região.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Obrigado, Agnelo.

wwolf22
wwolf22
5 anos atrás

Os explosivos citados acima, são todos fabricados aqui no Brasil??

Agnelo
Agnelo
Reply to  wwolf22
5 anos atrás

Também.

Welt
Welt
5 anos atrás

O EB devia investir em equipamento de frio. Por mais que tenha pouco uso, é um item importante quando necessitado.

Ao colegas especialistas, aquele acidente no fim dos anos 90 (99 acho), lembro que falavam que era petardo mas era TNT, PETN, C4 ?

Agnelo
Agnelo
Reply to  Welt
5 anos atrás

O q sei é q novos itens para frio serão adquiridos.
Não sei o prazo.

Qual acidente? Onde? Q tropa? A dúvida está vaga.

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

essa 1 foto com o rapaz segurando uma M249/FN Minimi é do EB?
O EB já ta usando a fn minimi no lugar das FAPs?

Rodrigo LD
Rodrigo LD
5 anos atrás

O agasalho com camuflagem diferente trata-se do GORETEX com camuflagem Woodland do US ARMY. Pode ser utilizado em atividades de campanha por ser de melhor qualidade, leve e impermeável e tem sido largamente adquirido por pessoal do EB (com recursos próprios) já que não faz parte do Regulamento de Uniformes do Exército e nem é adquirido pela Força para distribuição. Encantra-se à venda em algumas lojas a sites brasileiros. Quanto ao agasalho nacional, temos a previsão de uma nova japona de campanha, que substituirá além da atual também o suéter de lã. Veja emcomment image

wwolf22
wwolf22
Reply to  Rodrigo LD
5 anos atrás

ce ta dizendo que o soldado precisa pagar do próprio bolso o uniforme de inverno?!?!?

Léo Barreiro
Léo Barreiro
Reply to  wwolf22
5 anos atrás

Colombelli

Por favor, desculpa a minha ignorância, por favor o que seria NB e EV?

wwolf22
wwolf22
5 anos atrás

aproveitando o tópico, certa vez li que uma empresa fabril do Sul estava desenvolvendo uniformes para o EB que eram “invisíveis” para miras de visão térmicas… alguém sabes dizer como andas tal projeto??

Rodrigo LD
Rodrigo LD
5 anos atrás

O uniforme recebido é o previsto no Regulamento, com a nossa Japona de Campanha que já devem ter visto. Peças e equipamentos diferentes, importados, que possam dar um melhor conforto em atividades de campanha, o “bizú”, sai do bolso do interessado. No caso do GORETEX, muito melhor que o agasalho nacional, o preço é bem salgado, mas com certeza compensa debaixo de chuva e frio…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Rodrigo LD
5 anos atrás

No Tiro de Guerra tem que comprar até o coturno.
Eu sei porque tive que comprar um para o meu sobrinho.

wwolf22
wwolf22
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

nao sabia que o EB estava nessa situação…
Os soldados tb tem de pagar alimentação??
Seria interessante saber TUDO QUE O EB COBRA A PARTE do soldado… japona impermeável, alimentação, papel higiênico, …

Rodrigo Almeida
Rodrigo Almeida
Reply to  wwolf22
5 anos atrás

não se paga nada, os sargentos e oficiais pagam do bolso porem recebem auxilio fardamento de 3 em 3 anos, eles recebem um soldo extra por exemplo se recebe 7 mil por mes de soldo recebera 14 mil para a compra dos uniformes que estiverem faltando ou avariados.
os soldados e cabos todo ano podem fazer a troca do fardamento sem custo nenhum.

Paulo de Lima
5 anos atrás

Essa 1 foto com o rapaz segurando uma M249/FN Minimi é do EB?

nonato
nonato
5 anos atrás

Estou querendo ver o exército ir para a competição real contra os traficantes drogas nas fronteiras…

nonato
nonato
Reply to  nonato
5 anos atrás

Quem sabe umas informações furtivas nos morros do Rio…

Rodrigo LD
Rodrigo LD
Reply to  nonato
5 anos atrás

Estranho ler esse tipo de pensamento….não é pra isso que existem e que se pagam (e MUITO bem pagos) a PF e a esquecida Força Nacional? Cada instituição com suas responsabilidades. Algo que já está no esquecimento da maioria dos cidadãos comuns (aqueles que PAGAM a conta de tudo isso). Se for pra empregar as FFAA em TODAS as atividades, de responsabilidade de OUTRAS instituições, então para que manter essas estruturas? Com certeza a economia seria enorme, principalmente se compararmos as DIÁRIAS pagas à PF e FN em operações com a REPRESENTAÇÃO recebida pelos militares das FFAA (quando fazem jus)!

nonato
nonato
5 anos atrás

* infiltrações…

Joli Le Chat
Joli Le Chat
5 anos atrás

O time brasileiro que participou desta competição conta com recrutas do serviço militar? Ou são todos profissionais?

Adriana Santos
Adriana Santos
5 anos atrás

Foram pra lá com o velho FAL ? cade o tal fuzil novo….sei não viu.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Adriana Santos
5 anos atrás

Observe a primeira foto sem ser a da Minimi.
Perceberá vários IA2

Giovani gxp
Giovani gxp
5 anos atrás

Qual a porcentagem da força que usa o IA-2 hoje?