Armas portáteis que podem atear fogo em alvos a longas distâncias não estão mais confinadas à ficção científica, mas à realidade, de acordo com pesquisadores

Por Stephen Chen

O fuzil de assalto a laser ZKZM-500 é classificado como “não letal”, mas produz um feixe de energia que não pode ser visto a olho nu, mas pode passar pelas janelas e causar a “carbonização instantânea” da pele e dos tecidos humanos.

Dez anos atrás, suas capacidades permaneceriam em filmes de ficção científica, mas um cientista de armas a laser disse que o novo dispositivo é capaz de “queimar a roupa em uma fração de segundo … se o tecido for inflamável, toda a pessoa pegará fogo”.

“A dor será insuportável”, segundo o pesquisador que participou do desenvolvimento e teste de campo de um protótipo no Instituto Xian de Óptica e Mecânica de Precisão na Academia Chinesa de Ciências, na província de Shaanxi.

A arma de calibre 15 mm pesa três quilos, aproximadamente o mesmo que um fuzil AK-47, e tem um alcance de 800 metros, e pode ser montada em carros, barcos e aviões.

Agora está pronta para a produção em massa e as primeiras unidades provavelmente serão entregues aos esquadrões antiterrorismo da Polícia Armada da China.

No caso de uma situação de reféns, ela pode ser usada para disparar pelas janelas dos alvos e neutralizar temporariamente os sequestradores, enquanto outras unidades se movem para resgatar seus prisioneiros.

Também poderia ser usado em operações militares secretas. O feixe é poderoso o suficiente para queimar através de um tanque de gasolina e incendiar a instalação de armazenamento de combustível em um aeroporto militar.

Como o laser foi sintonizado em uma frequência invisível e não produz absolutamente nenhum som, “ninguém saberá de onde veio o ataque. Vai parecer um acidente”, disse outro pesquisador. Os cientistas pediram para não serem identificados devido à sensibilidade do projeto.

Os fuzis serão alimentados por um pacote de bateria de lítio recarregável semelhante aos encontrados em smartphones. Pode disparar mais de 1.000 “tiros”, cada um com duração não superior a dois segundos.

O protótipo foi construído pela ZKZM Laser, uma empresa de tecnologia de propriedade do instituto em Xian. Um representante da empresa confirmou que a empresa está procurando um parceiro que tenha uma licença de produção de armas ou um parceiro na indústria de segurança ou defesa para iniciar uma produção em grande escala a um custo de 100.000 yuans (US$ 15.000) por unidade.

Dado o seu potencial para uso indevido, o design e a produção dos dispositivos serão rigorosamente monitorados e os únicos clientes serão os militares e policiais da China.

Um documento técnico contendo informações básicas sobre a arma foi lançado no mês passado na Plataforma de Serviços Públicos para a Integração Nacional Civil-Militar, um site administrado pelo governo central para facilitar a colaboração entre os setores militar e comercial.

A empresa Chengdu Hengan Police Equipment Manufacturing, um importante fornecedor de hardware para as agências chinesas de aplicação da lei, também lançou uma “metralhadora” a laser no mês passado.

A arma tem um alcance de 500 metros e pode disparar várias centenas de tiros por carga, de acordo com o folheto do produto da empresa.

Apenas uma década atrás, essas poderosas armas a laser eram algo tirado da ficção científica. Em 2009, uma tentativa dos EUA de projetar uma arma a laser portátil resultou em algo que “só funciona em nudistas” porque seu raio era fraco demais para sequer penetrar em uma camisa.

ZKZM-500
ZKZM-500

Mas em 2015, Pequim aumentou a aposta com um fundo de dois bilhões de yuans para desenvolver dispositivos a laser compactos e poderosos – um orçamento sem precedentes para o setor e que despertou preocupações nos EUA e em outros países ocidentais.

Nos últimos anos, forças dos EUA que operam em áreas estrategicamente importantes, como o Oceano Índico e o Mar do Sul da China, reclamaram que foram submetidas a um número crescente de ataques a laser de bases militares chinesas ou embarcações que parecem barcos de pesca.

No mês passado, o governo dos EUA registrou uma queixa formal de que um dispositivo a laser disparado de uma base naval chinesa em Djibouti deixou dois pilotos militares com ferimentos nos olhos.

Wang Zhimin, pesquisador associado do Centro de Pesquisa de Física e Tecnologia de Laser da Academia Chinesa de Ciências, disse que os avanços tecnológicos nos últimos anos significaram que os cientistas conseguiram desenvolver dispositivos menores e mais potentes da mesma maneira que os fabricantes de telefones celulares fizeram.

“Isso não é mais ficção científica. Eles já são um fato da vida”, disse ele.

Nos primeiros dias, devido a limites técnicos, era necessário disparar vários feixes e levá-los a convergir em um alvo para causar qualquer dano. Eles também precisavam de uma leitura de distância precisa para ter alguma chance de funcionar.

Além disso, os únicos dispositivos disponíveis eram lentos, volumosos e pesados, tinham um curto alcance e exigiam enormes quantidades de energia.

Mas os dispositivos mais recentes disparam um único feixe e podem causar tantos danos quanto os canhões a laser montados em caminhões teriam feito.

Mas esses desenvolvimentos aumentam o risco de que as armas caiam mais facilmente nas mãos de criminosos e terroristas que poderiam explorar sua capacidade destrutiva, por exemplo, realizando ataques incendiários sem serem detectados.

Wang, que não esteve envolvido no projeto de Xian, alertou que permitir a proliferação dessas armas poderia ser uma ameaça para todos os países.

Não existem protocolos internacionais específicos para regulamentar o desenvolvimento ou uso deste tipo de arma laser.

O Protocolo das Nações Unidas sobre Armas Cegantes a Laser, iniciado em 1980 e assinado por mais de 100 nações, concentra-se em armas de gerações anteriores e proíbe o uso daquelas que poderiam causar perda permanente de visão.

O documento no site do governo chinês classifica o ZKZM-500 como uma “arma não letal”, significando que elas são consideradas menos propensas a matar do que algo explicitamente projetado para isso, como uma arma.

Os lasers não podem matar um alvo com um único tiro, mas se disparados contra uma pessoa por tempo suficiente, as armas começarão a queimar um buraco em seu corpo, cortando-o como uma faca cirúrgica.

Os pesquisadores ressaltam que os cientistas neste campo geralmente concordam que seria desumano usar armas mais poderosas que poderiam “carbonizar” uma pessoa viva.

Em vez disso, o documento enfatiza as aplicações não letais da tecnologia.

Por exemplo, diz que a aplicação da lei poderia combater “protestos ilegais”, ateando fogo em cartazes a longa distância.

Ele também diz que os líderes dos protestos poderiam ser alvo de laser que atearia fogo em suas roupas ou cabelos, o que, segundo o documento, significaria que eles perderiam “os ritmos de seus discursos e poderes de persuasão”.

Mas um policial de Pequim disse que prefere se ater a métodos mais tradicionais de controle de multidões, como gás lacrimogêneo, balas de borracha ou armas de choque elétricas, como os tasers.

“A queimadura a laser deixará uma cicatriz permanente”, disse ele. Ele disse que seria uma “visão horrível” que arriscaria causar pânico ou transformar um protesto pacífico em um motim.

FONTE: South China Morning Post

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guacamole
Guacamole
5 anos atrás

Eu já li um pouco sobre armas a laser o texto é bem contraditório. Primeiro, gostaria de saber o tamanho da bateria que uma coisa dessa usaria, uma vez que laser concentrado pra esse tipo de uso demandaria um fonte abismal de energia. Poxa, o USS Zumwalt que usava um railgun (muito mais eficiente energeticamente do que um laser pois apenas acelera um projétil ferromagnético) só foi possível porque o navio tem uma fonte nuclear a sua disposição e mesmo assim, o projeto morreu. Da mesma maneira, se esse é um laser do tipo “não letal”, mesmo que o feixe… Read more »

Daglian
Daglian
Reply to  Guacamole
5 anos atrás

Prezado Guacamole,

Sem invalidar as considerações do seu texto e também sem ir muito profundamente a um off-topic, gostaria apenas de corrigi-lo: o Zumwalt (DDG-1000) não possui fonte nuclear de energia. Mas, de fato, ele possui uma notável capacidade de “produção” de energia elétrica a bordo.

Sds

Guacamole
Guacamole
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Você está correto. Acabei de checar aqui. Que absurdo, um navio avançado daquele usar reator convencional enquanto que algumas fragatas usam propulsão nuclear.
Mas vá lá saber o que se passa na cabeça dessa gente.

Bosco
Reply to  Guacamole
5 anos atrás

Guaca,
Navio de superfície com propulsão nuclear hoje só os porta-aviões americanos e um francês e um cruzador russo classe Kirov.
Tem alguns quebra-gelos (eu acho) que são eminentemente civis.
Os americanos não têm mais cruzadores nucleares.

BISPO
BISPO
5 anos atrás

Os EUA a décadas investe em laser … e como sabemos… nada funcional do tamanho de um M-16 … e vem a China com seu laser “movido” a pilha de celular…
Ok, vamos dar crédito , de repente eles descobriram como gerar um feixe forte usando pouca energia.. o tempo nos dirá.
PS. se eu fosse o soldado portando tal arma… iria cansar dobrado …mais levava uma arma “movida a pólvora”…rs

Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira
5 anos atrás

O começo de um Blaster. Os entendedores entenderão. Nostalgia.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Eduardo Oliveira
5 anos atrás

E assim se inicia a produção das armas do império.rs

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Hoje os americanófilos dizem: “nunca os chinks terão uma arma laser!”

Amanhã eles dirão: “ter não significa operar”

Aceita que dói menos! kkkkkk

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Excelente comentário, Sub.

Bosco
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Também achei ótimo seu comentário , Sub. Verdadeiramente supimpa!

Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Toda vez que se fala da iminente dominação mundial pelos chineses alguém vem com essa máxima: “aceita que dói menos”. Cruz credo! Já tô ficando assustado! Reza a lenda que se a gente relaxar quase não doe e depois a gente acostuma e passa até a gostar e aí vira vício e a gente não larga nunca mais. A sorte para os iniciantes é que o “míssil” dos chineses é de “curto alcance”… igual dos japinhas, se é que me entendem!!!?? Ainda bem que são os chineses que vão dominar o mundo com essa mania esquisita. Temos que combinar e… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Ui…

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco, vc me deixou aliviado agora, já que tenho consulta com o urologista em breve. Você acha que devo levar bombom, flores e uma aliança para ele? Vou plagiar o Victor Moraes ” UIIIII ” kkkkkk kkk kkk

Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Só se for do Congo! Se não for não precisa levar caixa de bombom não!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Bosco
5 anos atrás

KKKK KKKK KKKK KKKKK, meu caro, logo do Congo? economizo na caixa de bombom e vou gastar uma fortuna com cirurgia plástica reparadora. abração. st4

Alessandro
Alessandro
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco 5 de julho de 2018 at 0:22 “Toda vez que se fala da iminente dominação mundial pelos chineses alguém vem com essa máxima: “aceita que dói menos”. Cruz credo! Já tô ficando assustado!” ______________ Bosco, essa galerinha vermelhusca só quer trocar o dono do chicote, esse papinho furado de “imperialismo americano, entreguistas, colônia norte americana, o pétroleo é nosso” e essas baboseiras ufanistas que a esquerda repete o tempo todo, é só para enganar trouxas desavisados! Oq eles querem é um boa chicotada no lombo, mas em mandarim ou russo… nunca tiveram intenção nenhuma de tornar o Brasil um… Read more »

Guacamole
Guacamole
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Ninguém disse que não poderiam criar uma arma a laser. Mas que a notícia está contraditória, não há dúvidas. veja por exemplo armas a laser usadas para derrubar misseis. Mesmo sendo lasers que operam na faixa de Megawatt, demora alguns segundos de feixe constante pra derrubar o míssil. Imagina se o mesmo é possível em uma arma de infantaria? Isso quer dizer que a única maneira de uma coisa dessa ser possível é se os chineses tiverem criado uma revolucionário ( e bota revolucionário) bateria que consegue segurar uma carga absurda de energia em um pacote compacto. Mas se isso… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

O problema para os sinófilos é que essa tecnologia já é dominada há tempos por americanos e russos. Então bem menos sim!?

Rafa_positron
Rafa_positron
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

O problemas, Tirelles é que os Chineses evoluem muito depressa

Eles queimam etapas com uma facilidade incrivel

Bruno w
5 anos atrás

Aí disseram que a China nunca cria nada , só cópia……olha que tem uma galera aí que torce para os Congoleses…..rsrsr

Bosco
Reply to  Bruno w
5 anos atrás

Ainda não foi dessa vez:comment image

Renato
Renato
Reply to  Bruno w
5 anos atrás

A China nunca cria nada.

willhorv
willhorv
5 anos atrás

Pronto….a indústria militar voltada para fardamento, capacetes, botas, luvas, coletes e assessórios tem aval para apresentarem as proteções necessárias as novas ameaças do campo de batalha!!
Tem que proteger contra ataques químicos, nucleares, bactericidas, biológicos, sons de alta intensidade, escorregões, manter o conforto térmico, ergonômico, ser um exoesqueleto, e agora contra lasers portáteis….
Melhor largar pra lá e curtir uma praia!!
E assim caminha a humanidade.

Leonardo
Leonardo
Reply to  willhorv
5 anos atrás

É só adotar este fardamento:

comment image

Mas há quem diga que as armas a laser trazem um defeito na mira e nenhum soldado consegue acertar o alvo.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
5 anos atrás

Tem monte desses projetos na Youtube, o pessoal viaja demais e gosta de imaginar que vai ser como nos filmes, como no caso dos laser americanos cortando caças ao meio em frações de segundo, a realidade é outra, um .22lr causa mais dano por muito menos. Essa arma basicamente tem um banco de “super-capacitores” que fornece uma grande quantidade de energia em um curto espaço de tempo, mas sofre de baixa densidade energética e por isso também tem uma bateria de íon-lítio para carregá-los. A potência necessária para se perfurar um massa de tecido orgânico como o corpo de um… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

kkkkkk A própria matéria chinesa cheia de ufanismo admite que não mata e tem que ficar um “tempo suficiente” para causar algum dano, mas é óbvio que a pessoa vai perceber e não vai ficar parada. Qualquer um pode comprar um laser de mão que queima ou que cega pilotos em aeronaves, isso não é novidade nenhuma, tem vários vídeos no youtube mostrando laser cortando e perfurando coisas.

away
away
5 anos atrás

Akira influenciando:
[video]
https://www.youtube.com/watch?v=sl_mg2w95D0#t=38s
[/video]

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Já tentaram queimar papel molhado ?
O ser humano é 65/70% água. Ninguém vai ser incinerado, pulverizado, vaporizado ou desintegrado por esta arma. Só uma dolorosa queimadura do tamanho do feixe de laser.
É tão somente armamento não-letal à distância.
E o soldado ainda vai ter que ficar segurando com firmeza, pois o feixe só dura 2 segundos, se ficar oscilando vai dispersar o feixe e seu efeito.

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Luz invisível? Isto parece mais algumas lâmpadas LED de alta potência com uma lente na frente, para “compactar a luz”. Isto causa queimaduras. Só isto. Laser é outra coisa…

Carlos Miguez - BH
Carlos Miguez - BH
5 anos atrás

Sem desmerecer a fonte, nem os foristas, mas será que alguém – inicialmente, ou prioritariamente – já pesquisou se lá na China o nosso “1º de abril” é “festejado” em outra data ???????? Talvez uma próxima a publicação original deste texto ??? Vejam BEM: ” A arma de calibre 15 mm … “

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Tomara q seja verdade! Um avanço inimaginável!!!
Fiquei impressionado com a bateria!!! Meu celular novinho não manda 1.000 mensagens de WhatsApp com uma carga de bateria…. e a parada da 1.000 tiros sinistros!!!!!
Avanço impressionível!!!
Kkkkk

Hawk
Hawk
5 anos atrás

Acho que uma arma tão “poderosa” assim não seria divulgada aos quatro ventos. Até parece que o “inimigo” não vai inventar uma contra medida, não importa o lado que esteja.

Hammer
Hammer
5 anos atrás

Armas laser railguns seriam bem úteis para as naves da Força Espacial de Trump.

Renato
Renato
5 anos atrás

E o Brasil ainda está desenvolvendo seu primeiro fuzil convencional…

Dranuits
Dranuits
5 anos atrás

Parece um desentupidor de privada

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Alguém aqui sabe a dificuldade que é se livrar de uma roupa em chamas? A intenção da arma, pelo que me parece, é provocar chamas nas roupas, a depender do material, isso não leva mais do que 4 ou 5 segundos para inflamar sob o forte calor do laser, algodão e poliéster queimariam rapidinho, trajes militares mais resistentes poderiam levar mais algum tempo, o fato é que se bem usada pode provocar graves lesões no corpo humano, tirando-o do combate. Uma queimadura de primeiro grau já incomoda bastante, imaginem uma de segundo grau, ou na pior das hipóteses, de terceiro.… Read more »

Bosco
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Defensor,
Mas essa arma não pode ser utilizada contra civis para incendiar suas roupas. Isso está longe de ser uma arma não letal. Sua utilização é muito limitada tanto em operações de guerra e muito mais para controle de distúrbios civis.
Só vejo alguma utilidade contra drones e talvez para fazer explodir IEDS.

Ghutoz
Ghutoz
5 anos atrás

Trabalho com máquinas de corte laser todos os dias, e garanto que qualquer uma delas com pouco investimento se torna portátil, não precisa de muito para fazer um vídeo desse que anda circulando por ai, inclusive garanto que ao vivo aqui na empresa é bem mais impressionante que esse vídeo, o grande segredo de uma futura arma laser está em determinar a distância do alvo e ajustar o foco isso é tão ou mais crucial que a potência em si. Em questão de bateria o consumo seria similar a um taser pois ambos trabalham com baixa amperagem (28ma) e alta… Read more »