Complexo Industrial da GM em São Caetano do Sul/SP

Complexo Industrial da GM em São Caetano do Sul/SP

Editor de periódico oficial do PC da China afirma que ‘cultura’ brasileira torna País ‘inapto à manufatura’, tornando o desenvolvimento impossível

Jamil Chade, correspodente, O Estado de S.Paulo

GENEBRA – A cultura brasileira faz o País ser “inapto para a manufatura” e a população do País não está disposta a ser trabalhadora como a chinesa. Os comentários foram publicados na noite da quarta-feira e são assinados pelo editorialista Ding Gang, no Global Times, um dos produtos internacionais do People’s Daily, o jornal oficial do Partido Comunista Chinês. Gang é um dos editores do periódico.

A origem de seu ataque é o New York Times e o fato de o diário americano ter comparado a China ao Brasil no que se refere aos desafios que ambos enfrentam para se desenvolver e evitar seus respectivos declínios. Para o chinês, a comparação “expõe a ignorância chocante do autor sobre a cultura do povo na China”.

O jornal americano mostrava como a ascendência do Brasil a partir de 2009 não se concretizou e apontava como a China tampouco terá um futuro brilhante diante das similaridades ao Brasil. No texto do NYT, o artigo diz que os deuses, antes de destruir um país, o qualificam como “país do futuro”.

Para o editor do jornal chinês, que diz ter passado três anos no Brasil e ter “entendido bem” os motivos da perda de força da economia nacional, “não se pode comparar Brasil com a China”.

“Talvez os brasileiros e o autor acreditem no mesmo Deus. Mas esse não é o mesmo que os chineses acreditam”, diz Gang, que também é um acadêmico.

Crise na indústria brasileira
Crise na indústria brasileira – Participação do setor no PIB ao longo dos anos

Cultura

“De fato, o Brasil nunca teve uma indústria manufatureira forte e sofisticada. Mas a questão básica é por qual motivo a China atingiu sua industrialização, enquanto o Brasil a abandonou e foi para a direção oposta? Isso não é apenas uma questão de economia ou instituição, mas de cultura”, argumenta o chinês.

Apontando que trabalhou em várias partes do mundo por 20 anos, o autor indica que atingir a cultura é o “fator mais importante” para atingir a industrialização. “Isso inclui como as pessoas encaram seu trabalho, família, educação das crianças e acumulação de riqueza”, disse.

“Pode soar racista diferenciar o desenvolvimento baseado em cultura”, escreveu. “Mas depois de ter morado no Brasil, você descobre a resposta. Os brasileiros não estão dispostos a ser tão diligentes e trabalhadores como os chineses. Nem valorizam a poupança para as próximas gerações, como fazem os chineses”, indicou. “Ainda assim, eles exigem os mesmos benefícios e bem-estar que aqueles nos países desenvolvidos.”

“A diferença entre o Brasil e a China está no fato de que a cultura no Brasil faz o país inapto à manufatura”, escreveu. “A falta de manufatura não pode levar à industrialização e torna o desenvolvimento sustentável impossível”, alertou.

Procurado, o Itamaraty não quis comentar o assunto.

FONTE: O Estado de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

225 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andrigo
Andrigo
5 anos atrás

Um povo que trabalha pensando no próximo fim de semana ou feriado, e não em crescer, não se pode esperar outra coisa.

Cadu
Cadu
Reply to  Andrigo
5 anos atrás

Que comentário ridículo, o que cada um faz com seu tempo livre ou deseja e de cada um. Aqui tem um povo que trabalha muito para sustentar um Estado sanguessuga, que não dá nada em troca.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Cadu O pior é que o comentario do Andrigo é totalmente verdadeiro. O brasileiro nao gosta de trabalhar. Eu passo em frente a uma faculdade cujo o horario de entrada é as 19h e saida as 22h40, o pessoal so entra na sala de aula as 20h e as 21h30 eles ja estao nos barzinhos em frente da faculdade “comemorando” e isso em dias de semana. Eu tinha vizinhos que em plena quarta-feira faziam churrasco que ia das 19h ate as 4h da manha do outro dia, gastando com festa o dinheiro de pagar as contas do mês. Brasileiro nao… Read more »

José Carlos David
José Carlos David
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

É extremamente doloroso…mas essa é a pura verdade!

Cadu
Cadu
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Tem gente que realmente é assim, mas não são todos. Uma grande parcela da população rala muito, acorda cedo, e só volta tarde da noite para casa. Nosso nação ela composta de uma grande maioria trabalhadora. Tenho certeza que todos nós aqui no blog, fazemos parte dela.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Caramba, então os ônibus , metrôs e trens estão cheios de gente indo á praia às 5hs da manhã todos os dias!!!

Besteira desses babacas de fora que vem discutir um país que eles não conhecem.

Concordo com que escreveram acima, damos 5 meses de trabalho para os Governos e políticos!!

João Reghin Neto
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Cadu, também tem muita gente vagabunda, que não gosta de trabalhar, de cumprir horário ou de obedecer ou saber mandar.

Sagaz
Sagaz
Reply to  João Reghin Neto
5 anos atrás

Mais uma vez se vê brasileiros falando mal de si mesmos. Não coloquem o sarrafo de milhões e milhões na altura do saarafi dos senhores, o brasileiro é um gigante, que sobrevive e cresce aos trancos e barrancos mesmo com essa quantidade de parasitas que o consomem.

A manchete deveria ser “humanos livres não trabalham como humanos escravos, reféns de uma tirania.”

Amauri Soares
Reply to  Sagaz
5 anos atrás

Falou tudo ???

Claudio Luiz
Reply to  Sagaz
5 anos atrás

Finalmente alguém nos defendeu, posto que a grande maioria dos trabalhadores brasileiros saem cedo de casa e voltam de noite (+/- 12 horas fora de casa).
Se isso não é trabalhar então realmente não sei do que se trata.
Agora os que defendem ardorosamente o regime semi-escravocrata chinês, onde inexistem garantias sociais, deveriam emigrar para lá.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Sagaz
5 anos atrás

Parabéns pelo cometário Sagaz. Se estado brasileiro não fosse tão gordo e eficiente em roubar a população, talvez fossemos um país mais desenvolvido. Mas com esse exercito de funcionários públicos caros fica difícil pensar em diminuir nossos impostos.

Cadu
Cadu
Reply to  João Reghin Neto
5 anos atrás

João, claro que sim. É isso que estou dizendo. Isso é uma parcela e não toda a população.

Andrigo
Andrigo
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Sim, o que cada um faz no seu tempo livre é problema de cada um Cadu. O foco do meu comentário são as prioridades do brasileiro. O brasileiro reclama a vida inteira dos políticos, mas vai na proxima eleiçao e vota sempre nos mesmos, não se dá ao trabalho nem de mandar um email para o seu deputado cobrando a postura adequada. Brasileiro é muito egoista, se do jeito que está, ainda está dando pra comprar a carne e a cerveja pro churrasco no fim de semana, f#$@-se o resto.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Andrigo
5 anos atrás

Andrigo
Falou tudo em poucas palavras.

Cadu
Cadu
Reply to  Andrigo
5 anos atrás

Andrigo, sim alguma parte da população tem como prioridade algumas coisas supérfluas, ok. Mas a mentalidade da nossa gente está mudando. Em relação a um povo egoísta, isso eu descordo. Pelo que eu vejo nas ruas como pm, grande parte da população não tem nada de egoísta.

Carlos Junior
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Discordo de alguns pontos do texto. Eu questiono o que é “trabalhar muito”? O Chines é praticamente escravo, trabalhando feito uma maquina 12 horas por dia. Não sei como eles tem alguma qualidade e vida, uma vez que a vida não é só trabalhar. No Brasil, o que se ganha em trabalhos operacionais mal paga as contas básicas, fazendo as pessoas trabalharem só para comer, beber e ter um teto. Poucas são as pessoas que conseguem ter algum dinheiro para se divertir, comer fora ou viajar. O máximo que os trabalhadores mais operacionais fazem é ir no bar tomar cerveja.… Read more »

Wilson França
Wilson França
Reply to  Andrigo
5 anos atrás

Jornada de trabalho semanal na Holanda: 35 horas Jornada de trabalho semanal na Noruega: 37,5 horas Jornada de trabalho semanal no Reino Unido e Austrália: 38 horas Jornada de trabalho semanal nos EUA e Canadá: 40 horas Jornada de trabalho semanal na Alemanha, Espanha, Polônia, Suécia: 40 horas Jornada de trabalho semanal na Rússia, Japão e China: 40 horas Jornada de trabalho semanal no Brasil: 44 horas Jornada de trabalho semanal no Irã: 44 horas Jornada de trabalho semanal no Chile e África do Sul: 45 horas Jornada de trabalho semanal na Turquia: 45 horas Jornada de trabalho semanal no… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Carga tributária:
Dinamarca: 45,2%
Finlândia : 44%
Bélgica : 43,2%
.
Brasil: 35,04%
.
EUA: 26,4%
.
República Centro Africana: 7,7%
Afeganistão : 6,4%

Renato Vieira
Renato Vieira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O nosso problema não ta na intensidade da carga somente e sim muito mais como ela volta no tocante a bens e serviços para o cidadão. Não temos saúde e educação de qualidade, não temos estradas, não temos saneamento satisfatório, nossos portos são lentos e o serviço público moroso e burocrático. É realmente ALTA nossa carga de impostos no entanto, é como ela retorna para o cidadão é a que deixa mais cara…a burocracia custa caro para quem produz, uma estrada ruim encarece o frete, esgotos a ceu aberto trazem doencas e tiram pessoas do trabalho e por aí vai….Isso… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Renato Vieira
5 anos atrás

Exatamente.
Só coloquei isso para evitar que as pessoas continuem repetindo esse mantra de carga tributária. Nem sabem o que estão falando direito.
É aquele famosa expressão: Estão ouvindo o bumbo bater, mas não sabem de onde.

Augusto
Augusto
5 anos atrás

Essa é a diferença em homens livres e escravos de propriedade do governo. Liberdade para trabalhar mais, ganhar mais, crescer, ou o contrário.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Augusto
5 anos atrás

Exatamente!!!!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Augusto
5 anos atrás

A China, com 1,4 bilhão de habitantes, conseguiu erradicar a miséria já há alguns bons anos.
O Brasil, votou a aumentar seus índices de pobreza absoluta chegando a mais de 20 milhões, com acréscimo de 2 milhões só em 2017.
Viva a escravidão chinesa!

Everton Matheus
Everton Matheus
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

“Diminuir” é diferente de “erradicar”
Como sempre: ou te falta o dominio da lingua ou informação ou boa intenção.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Everton Matheus
5 anos atrás

Não entendi.
Fui enfático no vernáculo: ERRADICAR.
A interpretação é que é sua.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Erradicar??? Cara, desculpe em lhe avisar, não é bem assim que as coisas andam lá na China.

Pegue um Avião e vá constatar.

Obs.: Sim, Eu já fiz isso.

Se fosse Rei da Espanha falaria:”Porque non te calas”

Sagaz
Sagaz
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Você é apenas inocente ou é algo patológico?

Qual instituto é responsável pela métrica dessas pesquisas chinesas ? Instituto ligado ao estado tirano, então são confiáveis algum desses estudos?

Acorda xings, ou vá ao médico.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Prezado Sagaz.
Miséria é diferente de pobreza.
Miséria diz respeito ao ser humano não poder satisfazer suas necessidades relacionadas à alimentação, habitação, educação e saúde.
Pobreza temos em todos os países do Mundo.
A China erradicou a miséria há muito tempo e pretende erradicar a pobreza até 2.020.
Feito notável para um País de 1,4 bilhão de habitantes.
Agora, quando acabaremos com a miséria das favelas brasileiras ou indianas, ou nos subúrbios violentos de NY ou sul dos EUA ou da periferia das cidades da América Latina, isso ninguém pode prever.

RAFAEL p.
RAFAEL p.
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

ah claro, ta falando de mao tse-tung ne, aquele q queria “erradicar a miséria “

ODST
ODST
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Quando foi que a China erradicou a miséria??? Só se for no teu mundinho de contos de fadas…. Ah, e agradeça ao PT (partido que você parece gostar) por termos tantos miseráveis. Nenhum outro país do mundo teria aguentado esses caras durante tanto tempo no governo como nós aguentamos….

A China sofreu com a invasão dos japoneses, os japoneses sofreram com as bombas nucleares e nós sofremos com o partido da destruição em massa…….

Carta Branca
Carta Branca
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Está mal informado. Note que nem a China tenta esconder o FATO que grande parte de sua população vive na pobreza, eles só conseguiram DIMINUIR a pobreza extrema, ou seja, a pobreza que leva a morte por inanição e desidratação. No passado até tentavam, hoje em dia não mais. Sem querer diminuir o feito deles, mas erradicar pobreza extrema não é difícil, fornecer um mínimo de comida, abrigo e água para quem não tem nada é relativamente barato, até o Brasil faria o mesmo com 0,5% do PIB se houvesse organização e vontade, o problema mesmo é sair da pobreza… Read more »

Cadu
Cadu
Reply to  Augusto
5 anos atrás

Pois é, tem uns imbecis que parece que não compreende.
E o chinês só moro aqui, não conhece nada de Brasil, aqui o povo é escorado por um Estado sanguessuga, se o povo fosse tão indolente quanto o idiota diz, essa nação já tinha ido para o ralo a muito tempo.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
5 anos atrás

Pior que não mentiram não, kkkkkkkk, aqui poucos se destacam no que fazem, a maioria é relaxado, trabalham de fachada, pensando em sempre em algum concurso público no futuro, para ganhar muito sem trabalhar. Quando param para estudar, é visando concursos públicos, nada de se especializar na área que atuam para produzirem mais e melhor. Nossa posição no ranking de produtividade evidencia bem isso, produtividade é a base da riqueza, sem produtividade nada prospera. Ponto para os chineses…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Essa é uma situação muito complexa.
O que levou o brasileiro a isso? Quais os fatos históricos? Sociológicos?
Seria a percepção de que trabalhar muito não adianta, pois recebe a mesma miséria trabalhando muito ou não.
Seria a péssima educação básica? A falta de mobilidade social?
Por que será que temos a pior concentração de renda do mundo?
E ainda temos diversos outros fatores nesse caldo de cultura.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antônio, quer mais vagabundo que você ? Você tem tempo para passar o dia todo em fórum durante a semana escrevendo bobagem

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Se vc organizar muito bem o seu tempo, consegue trabalhar, estudar e postar.
Principalmente, estudar. E muito.

ODST
ODST
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio, pela quantidade de besteiras que você fala por aqui, estudar não parece ser o seu forte…..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Mas, é!
Devo ter mais tempo de estudo que vc de vida.
E não foi na Escola Sem Partido. Viu?

SPQR
SPQR
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O tempo comendo grama não fez o burro pousar na lua.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Depende do tipo de pasto, né?

RAFAEL p.
RAFAEL p.
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

da pra perceber que não foi num escola sem partido…

Cadu
Cadu
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Aqui é uma nação democrática, se você quer estudar e prosperar e contigo, caso não queira é um problema seu.
Muitos dos nossos problemas de competitividade vem da falta de estrutura, e uma alta carga tributária. Querer jogar no colo da população que paga um monte de impostos e recebe muito pouco, é uma piada. Você se mostra igual ao chinês, não sabe nada de Brasil.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Político não se elege sozinho, portanto…

MGNVS
MGNVS
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Defensor Tambem nao vi nenhuma mentira no artigo. Concordo em partes com vc. Tenho amigos concursados que trabalham muito, as vzs tem ate q comprar material de trabalho do proprio bolso pra levar para reparticao pq la nao tem. O problema no Brasil sao os cargos “comissionados”, verdadeiros cabides de emprego criados para encaixar politicos que nao se elegeram ou parente de algum outro politico. Isso sim, gera politicagem e abre espaco para todo tipo de corrupcao no setor publico, e se um concursado servidor de carreira denuncia isso, logo ele é transferido de reparticao e isolado em algum lugar… Read more »

João Reghin Neto
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Brasileiro não gosta de trabalhar, não gosta de estudar e não gosta de ler. É fato ! E Macunaíma é nosso herói. Mas dá para mudar. A China era dominada pelo ópio no século XIX e pela guerra civil e banditismo no início do século XX. Independente de ideologia, um povo se adapta a novas situações rápidamente. Torçamos, porque está difícil.

junior
junior
5 anos atrás

Eu digo não com estas palavras , mas algo muito parecido a anos . Na America latina como um todo temos uma cultura de esperar por direitos e benefícios , agora quando se fala em trabalhar ….. Me doí dizer isto mas infelizmente o Chines tem razão , e reforço o fato que sem industria não existe desenvolvimento.Lembro que na década de 90 houve aqui um movimento de oferecer subsídios , isenção de impostos etc para empresas estrangeiras (industrias) para que estas viessem para ca a fim fortalecer a nossa economia , pois este movimento foi derrotado por aqueles que… Read more »

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Bom, eles já destruíram nossa indústria, assim como destruíram a indústria de outros diversos países, agora é só contar vantagem mesmo. . Hoje é difícil ver algo Made in Brazil, só ficaram os amigos do rei. No resto do mundo está assim. O que passa a existir e vai ficar cada vez mais comum ver por aí é o “Design in Brazil”, “Design in USA”, “Design in Japan”, etc… Isso claro, até as gigantes chinesas dominarem todos os mercados e a pesquisa tecnológica de ponta. . O único jeito de sobreviver de forma legal acaba que é abrir o escritório… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Que bom, os melhores salários e oportunidades estão no setor de serviços, que está crescendo à passos largos em todo o mundo, esse negócio de rebitar parafuso em fábrica é coisa do passado, deixem que os robores façam isso, o trabalho intelectual, que é mais compensador, fica com os humanos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Acabou de sair na China o que eles chamam de diretriz salarial que etá apontando um aumento médio de 7% nos salários para 2018.
Aqui, os estultos de plantão consideram que o salário mínimo está alto demais e está prejudicando a produtividade do País.
Acredite, mas é verdade.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
5 anos atrás

A Esquerda implantou esta cultura , primeiros os Direitos , depois a produção , e o dever nunca !

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  jose luiz esposito
5 anos atrás

Hein? Kkkkkkkk dever de quê, do estado enfiar um monte de regulações trabalhistas na cara de quem produz, e dane-se a natureza de cada atividade e a libre negociação entre quem trabalha e quem emprega? Por favor né? Kkkkkkk

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Esta época muitos receberão Calendário de 2019 e certamente a primeira coisa que farão , saber o número de Feriados, e os que poderão ser unidos a um grande fim de semana prolongado .

P.Rufino
P.Rufino
5 anos atrás

Queria poder desmentir o chinês, mas um país onde seu povo só pensa em futebol, cerveja e carnaval, acha que funk é cultura, joga lixo no chão, defende um condenado corrupto, sempre quer arrumar um jeitinho mais fácil de fazer as coisas, gosta de levar vantagem sobre os outros, não gosta de estudar, chega no trabalho já pensando na hora de sair…. PODE TER FUTURO?

Cadu
Cadu
Reply to  P.Rufino
5 anos atrás

Cara, deixa de ser idiota. Seu argumento é ridículo, se você não gosta de cerveja, futebol e outras coisas é um problema seu.
O povo aqui trabalha e muito, para sustentar um Estado sanguessuga e não dá nada em troca.
O que cada indivíduo faz com seu tempo livre, e de cada um.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Cadu
O que lhe da o direito de vir aqui no blog xingar outro comentarista so pq vc nao concorda com a opiniao dele?

Eu nao vi ninguem xingando vc por nao concordar com a sua opiniao.

Ate parece que vc esta levando o assunto para o lado pessoal como se os outros estivessem falando de vc, e em momento algum qualquer dos comentarios que vc respondeu com grosseria foi direcionado a sua pessoa.

Vc tem direito de discordar, mas nao de xingar.

Leia as regras do blog.

Cadu
Cadu
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Você tem razão, fui um idiota. Me excedi, peço desculpa por isso. Eu levei sim, afinal ele colocou todo mundo no mesmo balaio, e pior, reforçando estereótipo nojento que lá fora tem daqui. Uma vez, um instrutor francês veio ministrar um curso aqui para nós, cara foi uma das primeiras coisas que ele veio perguntar. Eu acho isso sacanagem tremenda! Patrulhando as ruas, eu vejo, e tenho contato com muita gente, algumas que não prestam e a maioria de bem, que levanta cedo para ralar. Tenho certeza que a maioria que está criticando “o povo”, fazem parte da galera que… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Somos tão vagabundos, que os transportes públicos não estão lotados a 6:00 da manhã, que não temos congestionamentos monstros, e quando estoura uma greve no transporte, o cara na levanta 2horas antes para tentar chegar ao trabalho. Desculpem, mas o Chinês puxou a sardinha para o lado deles, por que ele falaria bem de nós? não tem nenhum ganho para eles nos elogiar. E outra coisa o Brasileiro trabalha bastante, o que a maioria gostaria realmente é trabalhar para si mesma, e não para um patrão. Mas como o sistema aqui é toxico para o empreendedorismo, ele fica na carteira… Read more »

Everton pereira
Reply to  P.Rufino
5 anos atrás

Rapaz vc falou tudo viu … infelizmente é nossa realidade

MGNVS
MGNVS
Reply to  P.Rufino
5 anos atrás

Rufino
Assino embaixo.
Falou tudo em poucas palavras.

ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

É… MAS em compensação, TEMOS o nordeste, que é festivo quase todo o ano; o Rio e o ‘nosso’ carnaval; as praias e o surfe emocionante e seus heróis; os pancadões noturnos e o som de 1º mundo que produzem; os bailes RAP, HIP HOP e o explícito sexo com menores ao ar livre noturno; a maconha ‘froxa’; o turismo sexual; mais mortes em fim de semana que a Síria; o SUS; o policial processado pelo cumprimento do dever; bandidos dando ordens dos presídios; uma corrupção que os chineses nunca vão alcançar; estudo elementar de primeira qualidade; universidades federais limpas,… Read more »

Dr. Mundico
Dr. Mundico
5 anos atrás

Realmente o brasileiro não trabalha 12, 14 ou até 18 horas por dia como o chinês. O trabalhador brasileiro infelizmente tem o hábito de repousar entre jornadas de trabalho e ter o repouso semanal, de preferência aos domingos. Infelizmente o trabalhador brasileiro tem 30 dias de férias por ano, diferente do trabalhador chinês que tem merecidos 10 ou 15 dias por ano, a depender da conveniência ou vontade do empregador. Infelizmente o trabalhador brasileiro não pode dormir no trabalho sobre colchonetes e ainda tem o inconveniente de precisar se alimentar para continuar vivo e trabalhando. Evidente que estou me referindo… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Dr. Mundico
5 anos atrás

Essa elevada carga horária só acontece devido ao grande volume de encomendas feitas aos chineses, além de que o salário deles é superior ao nosso, a carga horária deverá cair aos poucos com uma maior automatização, o que aliás já está acontecendo, o nível de automação na China já é equiparável à maioria dos países ocidentais, o salário tem aumentado consideravelmente.

Cadu
Cadu
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Kkkkkk kkkkkk… Tá sabendo legal em Defensor.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Rir é o refúgio dos ignorantes….

Paulo
Paulo
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Falou um dos caras que mais escreveu¨Kkks¨ aqui!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Todos eles tem algum conteúdo, não só kkkkks, fazer o quê, se sua mente limitada não lhe permite ver? Sorry!

Paulo
Paulo
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Conteúdo? Tipo mentiras e inventar estórias igual vc faz?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Que mentiras e estórias? Tudo o que eu falo é solidamente embasado e cientificamente comprovado, bastam 10 minutos de pesquisa na internet para se comprovar. Meu querido você continua me comparando à você, e esse é o problema. Pilhas e pilhas de livros é a distância que separa eu de você. Sorry…

Paulo
Paulo
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Não, senhor mortadela! A distância que separa eu de vc é que vc é um esquerdista t rollador mentiroso.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dr. Mundico
5 anos atrás

Pensei que vc estivesse se referindo ao trabalho escravo tão comum nas fazendas brasileiras, bem como nos sótãos insalubres da cidade de São Paulo.
Mas, afinal, é melhor do que ser patrão, visto que ‘ser patrão é horrível no Brasil’.

ODST
ODST
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antoniokings

Quer trabalho escravo de verdade? Basta ver o que acontece nas fabricas chinesas.

Dois exemplos mais famosos:

Mulher encontra pedido de socorro de escravo chinês dentro de um brinquedo:

https://www.hypeness.com.br/2013/11/mulher-encontra-pedido-de-socorro-de-escravo-chines-em-um-brinquedo/

Relatos de um infiltrado no inferno: a fábrica da Foxconn:

https://gizmodo.uol.com.br/relatos-de-um-infiltrado-no-inferno-fabrica-da-foxconn/

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  ODST
5 anos atrás

Acho que um País que tem 12,5 milhões de desempregados, 5 milhões de desalentados. 20 milhões abaixo da linha da pobreza, 23 milhões de jovens que não trabalhavam e não estudam e cerca de 50% dos que trabalham não têm carteira de trabalho, um pouco desse ‘trabalho escravo’ seria muito bem vindo, né?

nonato
nonato
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Que se implantou durante o desgoverno que você apoiou?

Señor batata
Señor batata
5 anos atrás

Boa tarde a todos, sobre o tema tratado vale uma análise menos passional inclusive pelo analista chinês, o oriente já foi visto como um local onde a cultura era inimiga do trabalho, mesmo o Japão antes da era Meiji era julgado como um país atrasado. A mudança cultural que a china experimentou em grande parte veio por necessidade, se hoje a população chinesa tem se mostrado inserida em um modelo capitalista cultural, é fácil atribuir à adaptação forçada pela pela necessidade que seus indivíduos tiveram ao serem expostos a um choque de capitalismo. O Brasil tem observado uma mudança em… Read more »

Up The Irons
Up The Irons
5 anos atrás

É verdade: não aceitamos trabalhar 10 horas por dia pra receber 2 dólares.
Parabéns aí, China!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Up The Irons
5 anos atrás

Com o desemprego estratosférico no Brasil, se vc anunciar uma vaga dessas vai ter fila dobrando a esquina do quarteirão.

ODST
ODST
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antoniokings

Agradeça ao seu querido PT!

Jorge Augusto
Jorge Augusto
5 anos atrás

Realmente o brasileiro não é igual o chinês, que é um escravo que trabalha até ficar todo ferrado numa fábrica nas piores condições possíveis pra receber o mínimo possível que muitas vezes não é o suficiente nem para se auto-sustentar. Isso quando recebe algo. O brasileiro não é traficado em conteiners para outros países como um animal pra trabalhar até morrer. Mas eles tão certos. Eles são mais produtivos, tem quase 1.5 bilhões de cabeças de gado que podem trabalhar 20 horas por dia fazendo produtos. Se morrer no serviço é só tacar numa cova rasa e colocar outra pessoa,… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

A diferença entre Brasil e China é que a China fez sua revolução onde os trabalhadores tomaram o poder. No Brasil a mesma Elite está no poder a 500 anos com exceção dos 13 anos em que o Partido dos Trabalhadores elevou o nível de bem estar social a um padrão sem precedentes na história do nosso país. Com esse novo governo, a Elite (que está a 500 anos no poder) vai embolsar todos os lucro$ e não vai deixar nada pro povo.

Dirceu H. Leme
Dirceu H. Leme
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

What???

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

“Trabalhadores tomaram o poder”, e na China ainda por cima!!!! Chega de internet por hoje!!!

SPQR
SPQR
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Luiz Mendes
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Babaquice…. de sub-urbano.

Observador
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

heheheheheheheeh “Jesuis” !!!!! é melhor ler isso do que ser analfabeto, enfim. Cara, a mesma elite está no poder na China desde 49. Elites sempre irão existir, no capitalismo são os magnatas (banqueiros, industriais e etc), no comunismo são os líderes do Partido, não muda nada, haverá elite do mesmo jeito. A diferença é que no comunismo essa elite não produz m… nenhuma, só suga.

Osório
Osório
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Que piada velha! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cadu
Cadu
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Jesus, acho que é ironia isso… Só pode.

Alex
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Como é que é? Trabalhadores tomaram o poder? Isso não aconteceu nem na Revolução Russa de 1917 quanto mais na China.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

não sei o que vc fumou, mas é bem forte. o PT não se preocupa com o pobre, eles se preocupam com eles.

Paulo
Paulo
Reply to  Carlos Campos
5 anos atrás

Meu Deuxxxx! O que será que estão colocando nas mortadelas hoje em dia??

Fernando
Fernando
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Sub-urbano é tão cabuloso e absurdo seu comentário que fica até difícil acreditar e opinar sobre também, mas vamos la. No comunismo nenhum trabalhador toma o poder, o trabalhador é enganado a pensar que o partido comunista o representa, ai ele o trabalhador apoia o partido comunista que o engana e ele, elege o partido comunista e o ajuda a tomar o poder, tira as “Elites” do poder mantendo alguns é claro aqueles que ajudam o partido comunista a se manter no poder a exemplo de Odebrecht, OAS e JBS e banqueiros que lucraram nos governo do PT, estes se… Read more »

Flavio Barbom
Flavio Barbom
5 anos atrás

Sem entrar no mérito de cada povo, sem dúvidas prefiro estar no Brasil.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Basicamente, o brasileiro não está disposto a se matar de trabalhar, diferente do Chinês, mas concordo que o New York Times falou bobagem. A China já vem crescendo forte faz mais de 30 anos, já o Brasil…. mas, também caminhamos para sermos o top 5 das economias mundiais, mas com o desequilíbrio de renda de sempre!

Cadu
Cadu
Reply to  Ricardo
5 anos atrás

O nosso maior problema é o Estado sanguessuga, que mata todas áreas, desde a educação até o setor economico. Quanto a máquina pública não diminuir, a carga tributária idem e a corrupção não diminuir(acabar acho impossível) continuaremos nessa situação.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Concordo com vc, o problema não é o Brasileiro, é o Estado.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
5 anos atrás

Queria que eles tivessem este progresso com leis trabalhistas e sociais que existem aqui e nos paises ocidentais. Esta semana em São Paulo eu vi as consequências do modelo Chinês a todo vapor. Eles trazem milhares de africanos sem qualquer tipo de direito, para venderem suas coisas nas ruas do Brás, a ponto de não sobrar lugar para os transeuntes. No largo da Concórdia a policia estava baixando o cassete para liberar as vias. Contando com a corrupção,trazem milhares de containers com mercadorias sem recolher impostos, nem direitos trabalhistas. O problema brasileiro é a corrupção e o descaso com a… Read more »

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Antonio Palhares
5 anos atrás

Assino em baixo…

Cadu
Cadu
Reply to  Antonio Palhares
5 anos atrás

Finalmente agora que enchega a verdade.

rdx
rdx
5 anos atrás

Ele só esqueceu de mencionar que a china está crescendo incrivelmente porque é uma ditadura.

rdx
rdx
Reply to  rdx
5 anos atrás

A ditadura chinesa é implacável com as três pragas que estão destruindo o Brasil: traficantes de drogas, corruptos e subversivos (no caso do Brasil, a Esquerda que sonha em implantar um regime socialista)

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  rdx
5 anos atrás

Assim como em qualquer outra república bananeira que acha que comércio de drogas deve ser crime, na China só os traficantes que não pagam suborno aos agentes da lei vão em cana, ou tu acredita nesse conto de fadas de traficantes x justiça?

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Continuo preferindo viver no Brasil !!!

Rene Dos Reis
5 anos atrás

Aqui ta cheio de chines , e os Brasileiros estão indo em massa pra la também?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rene Dos Reis
5 anos atrás

Será que é porque eles não querem gente que não trabalha?
kkkkkkkkk

Tadeu Mendes
5 anos atrás

A produtividade chinesa pode ser resumida na seguinte frase:. Trabalha duro ou desapareçe seem deixar vestígios.

O capitalismo estatal chinês é tão selvagem e predatório, que até Karl Marx está se contorcendo no túmulo.

O Brasil é um país neocapitalista, já a China está praticando tirania produtivista.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

No ocidente é assim: ou paga as dezenas de encargos e cumpre 500 mil normas trabalhistas, ou vai em cana por tempo indeterminado kkkkkkkkkkkkk democracia, pero no mucho.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Eu prefiro ser trabalhador, porque, aqui no Brasil é ‘horrível ser patrão’.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

O “pastel de flango” dos chineses já vem com WiFi integrado.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Vinicius
5 anos atrás

Vai contratar alguém para trabalhar em Pindorama, aí tu vai ver o que é escravidão…

Rene Dos Reis
5 anos atrás

Foi muito simplista o cara , olha o tamanho da china e o do Brasil , incompetentes somos com certeza deveríamos ter um IDH próximo o da Austrália pelo menos , mas comparar os 2 países e pegar pesado ne.

Rene Dos Reis
5 anos atrás

Esqueci de citar a mega população chinesa

Observador
5 anos atrás

Para mim a pessoa deve trabalhar para sobreviver, e não sobreviver para trabalhar. A vida é curta, passa rápido, quando vê já era. Qual o sentido de se enfiar numa fábrica 14, 15, 16 horas por dia? Para se gabar de ser o povo que mais trabalha no mundo!! Tô fora, pode chamar de preguiçoso, mas não tenho nem um pingo de inveja de um país desse. Aliás, o brasileiro não é nem longe vagabundo, apenas não somos escravos.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Não to defendendo a volta do regime militar, mas repararam no gráfico ? Após a redemocratização no Brasil, como foi caindo a nossa industrialização ? teve alguns picos de subida, mas foi queda brusca sem dó, enquanto de 1947 até 1985 foi só subindo O chinês ae do artigo disse uma coisa interessante, é uma questão de CULTURA! E após a redemocratização a nossa educação que já estava em decadência tbm, pois os nossos socialistas estavam ocupados demais tomando as escolas, partições públicas, e redações das TVs e jornais, seguindo as recomendações de Antonio Gramsci, fizeram muito bem o seu… Read more »

carcara_br
carcara_br
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Será que os militares fizeram um bom trabalho ou criaram uma situação artificial, sem sustentabilidade?
Eis a questão….

Alessandro
Alessandro
Reply to  carcara_br
5 anos atrás

pode ser um pouco de tudo, não nos preparamos após a abertura no governo collor, e isso demonstra que o artigo tem certa razão na parte cultural, a degradação da qualidade da nossa educação cultural, é algo essencial para nos preparamos para os desafios futuros, oq não aconteceu no nosso caso.

cipinha
cipinha
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Nossa indústria sempre foi voltada para o mercado interno, não para a exportação como a coreana e chinesa, nosso objetivo durante o período militar era a substituição de importações, nossos produtos não tinham que concorrer com de outros locais, para piorar a proibição de importar alguns produtos, como informática, nos legou uma grande defasagem nas nossas empresas. Isso sem contar nossa educação, em 1988 só 2 de cada 4 jovens de 15-17 anos estavam na escola, no final dos anos 90 esse número evoluiu e só 1 em cada 5 não estavam na escola, o problema que estacionou ai. outra… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Essa industrialização foi feita com base em subsídios, protecionismo, emissão monetária, endividamento do governo e um monte de outros artifícios estatais, quando acabou a grana, veio o tombo na década de 80/90. Engraçado como parece com certa política econômica, de um certo governo de 2008 à 2013. E ninguém do lado azul da força diz nada. E sobre essa questão cultural, eu não conheço muitos gênios brasileiros antes do PT, e nem depois, tirando uns e outros nas artes e literatura, e alguns na ciência em alguns momentos perdidos da história, o resto era bem medíocre mesmo…

Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

O trabalhador brasileiro está atrás em produtividade, principalmente porque educacionalmente o nível é baixo.

Atribuir isto a feriados é lorota.. tem feriados em todos os países do mundo.

Agora..

Os chineses não são trabalhadores, são escravos.

Se é para comparar com trabalhadores que nos comparem aos japoneses e coreanos, que não são escravos.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Escravos não têm alta produtividade. Para isso, é preciso estudo e motivação, que escravos não tem. Você mesmo alega que temos produtividade baixa por causa do nível educacional, mas se contradiz dizendo que os chineses têm produtividade alta porque são escravos. Nunca vi escravos com alto nível de escolaridade. Mas é fácil justificar a superioridade chinesa simplesmente tachando-os de escravos. A China simplesmente operou um milagre nunca antes visto na História da Humanidade, elevando sua econômia em poucas décadas. Quem não se lembra da China subdsenvolvida nos anos 80 e 90 e, agora, sendo a maior economia mundial de acordo… Read more »

cipinha
cipinha
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

A China conseguiu justamente por ser uma ditadura, ao abandonar a planificação econômica do comunismo, eles criaram zonas econômicas especiais, principalmente em cidades litorâneas, com baixíssimo impostos ou até zero e mão de obra barata… os orientais em geral possuem um nível de poupança alto, isso está ligado ao baixo assistencialismo, as formas de aposentadoria… Em economia investimento é igual a poupança.
O que não dá para fazer é ser China ou Coreia do Sul e ao mesmo tempo querer o Estado de bem estar social ao estilo europeu.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  cipinha
5 anos atrás

Cipinha

Zonas econômicas especiais são frutos do planejamento estatal. O Estado determina tudo. Onde, como e quando fazer.
E esse modelo tem se mostrado amplamente superior ao liberalismo ocidental.
Não por outro motivo, estamos assistindo esses abalos sísmicos na economia do Ocidente.
Sinto, mas é a nova tendência.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Não me contradigo não..

O escravo senão produz não come..

Aqui não se produz porque o nível é baixo..

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Escravo que vê sua renda aumentar consideravelmente ano após ano é novidade para mim. Caso inédito na história….

Paulo
Paulo
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Se os chineses imaginassem que os maiores puxa sacos deles aqui no Brasil são os
t rolls esquerdistas que são justamente os mais vagabundos (e mentirosos!) do país inteiro eles não tinham escrito tal matéria!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Argumentos zero né paulinho, só ofensas e rotulações, é assim que funcionam as mentes limitadas. Me tragam um exemplo de algum povo escravo, que tiveram aumento de renda ou riqueza por qualquer período que seja, em algum momento da história, e eu passo a acreditar na escravidão do povo chinês. Até agora todos os que conheço eram miseráveis, à menos que os livros de história estejam mentindo, assim como toda a teoria econômica.

Paulo
Paulo
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Vai dizer que é mentira que os maiores puxa sacos dos chineses aqui no Brasil não são os t rolls esquerdistas como vc aqui? Vc pode chiar e inventar a vontade mas que vcs são todos mentirosos e vagabundos isso são sim!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Eu não ando puxando o saco da China e não sou esquerdista, se tivesse lido mais um pouco, saberia que não só existe o lado azul e o lado vermelho da força, assim como o mundo não se limita só ao lado oeste de Greenwich, e a parte norte da linha do Equador, sorry…

Paulo
Paulo
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Agora não é esquerdista? Com tudo isso que vc escreve e ainda trocando figurinha com o t rollador do Kings? Sei…

Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Perfeito..

Duro é ter gente daqui achando que eles são aliados

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Rodrigo,

Você é uma pessoa muito contraditória, um dia desses em outro post você estava reclamando da CLT, agora está achando ruim por que chinês não tem CLT? Que coisa não?

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Uma coisa é a CLT outra coisa são direitos trabalhistas..

São coisas completamente diferentes. Não é porque eu sou contrário a CLT que eu seja favorável ao trabalho escravo.

Eu não sou CLT e fujo dela que nem o diabo foge da cruz.

Gostaria eu que o que fosse acordado entre funcionário e patrão em contrato tivesse valor legal.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Logo logo vais ganhar uma carteira verde e amarela.
Aguarde.
Bom. Espero que tenha tempo para isso.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Vc deveria pesquisar mais sobre os direitos trabalhistas dos países mais desenvolvidos e com maior produtividade antes de escrever suas asneiras usuais.
Pesquisa sobre, por exemplo, a licença parental nesses países.
Ou até em empresas mais destacadas como o Google.
Em alguns países ou empresas essa licença é de um ano.
Portanto, deixe de disseminar sandices (a soldo não sei de que ou de quem) porque isso não contribui em nada para o debate.

Robsonmkt
5 anos atrás

As diferenças são inúmeras, algumas positivas para os chineses e outras para os brasileiros. No tocante a direitos e carga horária, o brasileiro está melhor do que o chinês e o norte-americano e pior do que o europeu. Isto é uma questão cultural pois o Brasil usa a Europa como parâmetro. Por outro lado, a economia chinesa é completamente diferente de qualquer outra pois eles estão criando uma espécie de “capitalismo de estado”, onde o Estado é sócio de duto e interfere em tudo com foco na economia e não no bem estar do trabalhador e do povo visto que… Read more »

Tadeu Mendes
Reply to  Robsonmkt
5 anos atrás

A China não criou e nem está criando nenhuma tecnologia. Faça-me o favor de apontar qual tecnologia foi criada por êles.

Êles continuam roubando propriedade intelectual no extrangeiro.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás
Paulo
Paulo
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Grande coisa! E o que foi mesmo que vc escreveu lá em cima? ¨Rir é o refúgio dos ignorantes¨!?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Se deu ao menos o trabalho de clicar no link? Parece que não, preguiça é característica quase genética de brasileiro.

Paulo
Paulo
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Porque eu tenho a impressão que vcs ¨são¨ Nicks do mesmo t roll. Mas é claro que lá vem um monte de estórias mirabolantes desmentindo isso, né!?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

É isso aí Defensor:
China 1,204.981 solicitações de patentes, EUA 295.326 e Brasil 5.200.

E acrescento. Semana passada saiu pesquisa mostrando que a China é o País que mais valoriza o Professor e o Brasil fica entre os últimos lugares.
Sintomático.

Paulo
Paulo
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

De ¨preguiça¨ o risadinha entende, né!? Mas acho que vc entende mais de bolar estórias da carochinha. Quantos Nicks vcs inventaram para trollar aqui?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Sou mais evoluído que isso, se tenho nick é por que eu sou criativo, e é por ser criativo que meu padrão de vida é elevado, infelizmente não posso dizer o mesmo de você, sorry!

Paulo
Paulo
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Ui! Assim como temos o machão atrás dos teclados temos agora o bem sucedido atrás dos teclados também!

MGNVS
MGNVS
Reply to  Robsonmkt
5 anos atrás

Robsonmkt
Excelente comentario.

carcara_br
carcara_br
5 anos atrás

A imagem do Brasil está ótima!
A entrevista é reveladora em relação a percepção internacional em relação ao brasil e o nosso futuro. o NYT e nem o Jornal chinês acham viável o desenvolvimento do país. Não tem pra onde correr, ou nos levamos a sério e buscamos um caminho de desenvolvimento independente ou ficamos na mão daqueles que nos enxergam como exemplo de povo arruinado..

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

O objetivo dos marxistas de destruir o país através da cultura foi alcançado.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Até parece que o Brasil era o paraíso dos ricos antes dos marxistas. Eu sempre conheci isso aqui uma latrina, com uns e outros momentos de glória.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
5 anos atrás

Colombelli,

Se lá é trabalho escravo, com legislação trabalhista quase inexistente, o que dizer de Pindorama, com milhares de normas trabalhistas? ?

Que regime de escravidão é esse que a renda média só aumenta? ?

Felipe Alberto
Felipe Alberto
5 anos atrás

A ‘escola austríaca’ já fez o belo estrago nos comentaristas do blog…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Felipe Alberto
5 anos atrás

Perfeito. Principalmente entre aqueles que foram criados pela avó à base de Toddynho e Danoninho. Sem terem passado por nenhuma dificuldade na vida
A nossa sorte é que essa teoria absurda é inexequível. Sem chances.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Ué, sou simpatizante da escola austríaca e tenho as mãos todas estouradas de calos de tanto manejar enxada nos mangueirais e pomares de goiaba do interior de pernambuco, lá pelos anos 80, me criei à base de cuscuz com ovo e leite tirado fresco das vacas… Pergunta para os suíços, neozelandeses, se as teorias austríacas são inexequíveis ou não…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

O fato de vc ter as mão estouradas por trabalho manual e ser criado à base de cuscuz não tornam a teoria exequível.
E também não muda o fato de ser disseminada entre setores da sociedade que sempre tiveram uma vida, digamos, bem aquinhoada.
Ela é apenas uma abstração intelectual. Uma teoria.
E como não tal, nunca foi aplicada por nenhum País do mundo e nunca será.
Todos os países se apegam ao velho e bom Keynes e isso não vai mudar tão cedo.

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  Felipe Alberto
5 anos atrás

A explicação para a falta de patriotismo no país é que o Brasil é um país de operários e como Marx já dizia operários não tem pátria…A história é escrita com força e luta…A mudança começa com o primeiro passo o patriotismo…

Gilson Elano
Gilson Elano
5 anos atrás

Quando se ver milhares de sindicalista vivendo as custas do trabalhador. Realmente o Brasil é improdutivo. Lamentávelmente outra verdade que dói, mas outra verdade!

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Prezado Collombelli. Acho que esse seu conceito está um pouco defasado. O padrão de vida do chinês, principalmente nas grandes cidades já está muito superior ao padrão brasileiro. Basta assistir os inúmeros vídeos de brasileiros que moram e reportam o dia a dia nas cidades. Tem um casal de paulistanos que moram na capital do Estado mais pobre da China que postam muitos vídeos do dia a dia de lá. Se aquilo é o mais pobre, não quero ver o mais rico. Dá de 7 x 1 em qualquer cidade brasileira. Garagens quilométricas de edifícios de classe média com carrões… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

É evidente que vc vai encontrar bairros mais humildes que são comuns em todas as grandes cidades do mundo, mas nada que se compare às favelas brasileiras.
O nome do blog desse casal é ‘2 a mais’.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Você está falando da ala milionária da China..

A ala que é vendida ao partido e tem permissão para explorar o trabalho escravo.

Mesma coisa que o PT tentou fazer aqui.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

O mundo inteiro é assim.
Basta ver Ipanema – Maré, Jardins – Paraisópolis, Upper East Side – Bonx e por aí vai.

Caio
Caio
5 anos atrás

A profissão de jornalista parece ser totalmente composta por covardes eignorantes pois, um sujeito dizer que a China esta melhor fo que o Brasil por cultura é no mínimo patético . A Chinana antes dos anos 80 era um pais onde os líderes usavam catarreiras. Estes mesmos líderes decidem até hoje tudo por todos e eme todos os setores. Os “profissonais” do governo era filhotes fo partido. Sua existência era garantida em armas, importadas da URSS, e depois da Europa, e ainda hoje copiam sua ” inovações” nesta área na maior cara de pau. Seu crescimento só aconteceu pelos capitais… Read more »

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Bom comentário Sr. Robsonnmkt. Apenas um adendo( caso esteja errado, corrija-me): uma parte do empresariado quer mudanças, porém com essa carga tributária, impossível. Não dá. Um trabalhador que deseja abrir seu próprio negócio no Brasil fica impedido. Se abrir uma empresa já é difícil, imagina quando se deseja fechar as portas. Fora outros problemas burocráticos que cada governo eleito e reeleito não consegue resolver e sim atrapalhando cada vez mais. O desemprego disparou a partir do 2010 porém vale ressaltar que o mascaramento já vem de longa data. Tudo falácia política de A ou B. Como são falaciosos muito que… Read more »

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Esqueci: Algum comentarista poderia me dizer quantos são os impostos que um pequeno ou médio empresário paga aos governos municipal, estadual e federal. Tenho uma noção mais gostaria de saber através de um contador ou alguém que tenha esta formação e/ou informação. Abraços a todos.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Dependendo do regime de tributação, são 6 federais, 1 municipal e 1 estadual, tem uma década que não trabalho mais com isso, não sei o que mudou de lá para cá. Comércio não paga IPI e ISS, e optantes pelo Simples Nacional estão isentos de impostos federais.

Wilson França
Wilson França
Reply to  sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Em linhas gerais:
MEI paga 56 reais por mês
ME e EPP optantes pelo simples pagam um único tributo calculado sobre o faturamento, englobando a contribuição previdenciária, na maior parte dos casos. Em alguns casos, a contribuição previdenciária é calculada a parte.

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

“Brasileiros não trabalham como chineses, diz jornal Editor de periódico oficial do PC da China afirma que ‘cultura’ brasileira torna País ‘inapto à manufatura’, tornando o desenvolvimento impossível De fato, o Brasil nunca teve uma indústria manufatureira forte e sofisticada. Mas a questão básica é por qual motivo a China atingiu sua industrialização, enquanto o Brasil a abandonou e foi para a direção oposta? Isso não é apenas uma questão de economia ou instituição, mas de cultura. Os brasileiros não estão dispostos a ser tão diligentes e trabalhadores como os chineses” 1 Já podeis da Pátria filhos, Ver contente a… Read more »

ECPG
5 anos atrás

Vocês estão loucos ??? Não conhecem história ??? Já esqueceram que a China teve décadas de Mao Tsé Tung, estuprador de virgens que morreu com sífilis ? Já esqueceram da revolução Cultural que obrigou todo mundo a produzir aço em fundo de quintal ? Que destruiu a educação e matou de fome alguns milhões de habitantes ? A China acabou de implantar o fim da liberdade com um sistema de pontuação que rastreia tudo que o cara faz pela internet para permitir ou negar, viagens, descontos, acesso a recreação e crédito em bancos conforme seu comportamento ? As cidades fantasmas… Read more »

carcara_br
carcara_br
5 anos atrás

Um artigo, sobre a correlação de jornada de trabalho e produtividade: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/19961/A%20Correla%C3%A7%C3%A3o%20entre%20Jornada%20de%20Trabalho%20e%20Produtividade%20-%20Uma%20Perspectiva%20Macroecon%C3%B4mica%20entre%20Pa%C3%ADses.pdf?sequence=1&isAllowed=y Alguns trechos que eu gostaria de destacar: 1 – A correlação entre as duas variáveis é negativa (indireta), evidenciando que, conforme a Jornada de Trabalho diminui, a Produtividade aumenta. 2 – A exceção do Japão, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Suécia, onde foi constatada a Jornada de Trabalho praticamente sem variação no período (tendência estável da variável), todos os 12 demais países demonstram evidências de uma correlação de moderada a forte, negativa (indireta), entre a jornada de trabalho e a produtividade anual 3 – Acreditamos que há sim… Read more »

Bardini
Bardini
5 anos atrás

O problema não é o Brasileiro. O problema é a legislação brasileira… . E o pessoal falando em chinês ser escravo… Fala sério, 2018, praticamente 2019. Foi-se o tempo de que chinês era “escravo”. Hoje a China tem a maior população de classe média do mundo, que vai consumir para um kct. Até onde isso vai impactar no poder do imperador chinês e nas liberdades da população não da pra prever, por ser uma cultura diferente. Mas não é atoa que nem Hollywood faz filme retratado a China como um vilão, que a URSS era por exemplo. A China é… Read more »

Julio
Julio
Reply to  Bardini
5 anos atrás

O problema é o Brasileiro. A legislação trabalhista brasileira de foi criada na década de 30 e até hoje está de pé, passando por todo o tipo de governo e todo tipo de congresso. Isso significa que essa legislação é um reflexo da própria cultura brasileira. Veja por exemplo a dificuldade que foi a dificuldade de se aprovar o projeto de terceirização trabalhista que, diga-se de passagem, só saiu pelo empenho pessoal de Eduardo Cunha, sem ele o projeto teria sido engavetado. O mesmo ocorre com a Reforma da Previdência, em especial a do setor público, ela enfrenta muita resistência… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Bardini
5 anos atrás

legislação trabalhista essa que foi inspirada na FASCISTA do Mussolini, que é amada e defendida por essas bandas pela esquerda brasileira, a mesma esquerda que jura que odeia e combate o fascismo, essa nossa esquerda é hilária rsrs….

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Bardini
Assino embaixo.
Sua analise foi extremamente assertiva e imparcial.

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

os únicos escravos que eu conheço são os Brasileiros, que sustentam um exército de funças bem pagos, já os chineses coitado deles, cada ano que passa ficam mais ricos, já imaginou isso no Brasil? eu teria nojo, a China vai ficando cada vez mais rica, chegou ao ponto de que é melhor produzir lá pq tem infraestrutura boa, mão de obra capacitada, sobre o aspecto cultural na Asia se trabalha muito mesmo, o Brasil não precisa ter de trabalhar muito, apesar de que na minha cidade tem industrias em que as pessoas trabalham 12 horas por dia, a tendência mundial… Read more »

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

“Brasileiros não trabalham como chineses, diz jornal Editor de periódico oficial do PC da China afirma que ‘cultura’ brasileira torna País ‘inapto à manufatura’, tornando o desenvolvimento impossível De fato, o Brasil nunca teve uma indústria manufatureira forte e sofisticada. Mas a questão básica é por qual motivo a China atingiu sua industrialização, enquanto o Brasil a abandonou e foi para a direção oposta? Isso não é apenas uma questão de economia ou instituição, mas de cultura. Os brasileiros não estão dispostos a ser tão diligentes e trabalhadores como os chineses” Nélio Nicolai – BINA : https://www.youtube.com/watch?v=GDftZbckZ3w Nélio Nicolai (vídeo… Read more »

Gustavo
Gustavo
Reply to  Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

“não podemos generalizar e sim culpar e condenar quem de fato está errado…valorizem seu povo, sua nação, cultura, costumes e tradições, pois se não serão todos tão calhordas quanto os políticos lesa pátria que desgraçam este pais…”.
Concordo! Acho engraçado comentários “o brasileiro é assim, o brasileiro é assado”. São brasileiros falando deles mesmos!

Binho
Binho
Reply to  Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

Desculpa amigo, família Orleans e Bragança somente quis explorar esse país, tanto que averbaram vinda de milhares de escravos da Africa, mesmo após nossa independência, e só resolveram abolir escravatura ( último país ocidental no mundo) depois da pressão do Império Britânico. A economia brasileira durante monarquia, está estribada no tripé: café, açúcar e algodão. Ora, se houvesse uma bancarrota desses produtos, o Estado iria à falência, mostra dai suporte do Estado Imperial por eles reforçado a escravatura, não podiam cogitar da ideia abolicionista. D. Pedro I quando perdeu Cisplatina se viu diante de uma rebelião de mercenários por falta… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Augusto
8 de Dezembro 14:23

Onde assino ?

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Fecho com o Augusto, Colombelli, Tadeu Mendes e quem mais sigam essas linhas de raciocínio.

Shalom a sua

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

“ECPG 9 de dezembro de 2018 at 0:17 Vocês estão loucos ??? Não conhecem história ??? Já esqueceram que a China teve décadas de Mao Tsé Tung, estuprador de virgens que morreu com sífilis ? Já esqueceram da revolução Cultural que obrigou todo mundo a produzir aço em fundo de quintal ? Que destruiu a educação e matou de fome alguns milhões de habitantes ? A China acabou de implantar o fim da liberdade com um sistema de pontuação que rastreia tudo que o cara faz pela internet para permitir ou negar, viagens, descontos, acesso a recreação e crédito em… Read more »

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Na boa, discutir com quem defende a China e seu modelo gentil de governo e administração, que ainda por cima são os mesmos defensores do PT, é, literalmente, “jogar pérolas aos porcos”!!!

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Antoniokings, Qualquer país que esteja indo na direção da menor regulamentação o possível, de impostos mais baixos como prioridade para fomentar crescimento, e valorização do meio privado em detrimento da máquina estatal para preencher as necessidades de consumo de uma sociedade, tem um dedo de Mises… Nova Zelândia, Cingapura, Hong Kong são exemplos claros de economias extremamente liberais, que cresceram muito além da potencialidade aparente de seus povos. É justamente o bom e velho Keynes o maior responsável pelas crises economicas sem fim de nossa época. O Estado, ao inserir-se na economia, gera demanda artificial, que somente se mantém sustentável… Read more »

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

conheço uma família de chineses que migraram para o Brasil por volta de 2001, e estão até hoje aqui vendendo pastel e outras coisas na feira, pergunta pra eles se querem voltar para a China ? Pode até não haver mais trabalho escravo por lá, ter a maior classe média do mundo, diminuído a pobreza, e etc. Mas a verdade é que a China continua sendo uma DITADURA nos moldes COMUNISTA, CONTROLANDO a vida dos chineses e dizendo pra eles oq vc deve ou não deve fazer. Eles são OBRIGADOS a aceitar esse tipo de vida, mesmo tendo algum tipo… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

RR Vc pinçar um pequeno aspecto de todo um arcabouço. não torna a teoria exequível. insta esclarecer que a teoria da ‘falta de regulamentação’ na economia esgotou-se ainda em 1929 e foi justamente Keynes que trouxe a solução para o problema. Acredito que as práticas do tipo ‘laissez faire, laissez passer, ou ‘mão invisível’ são coisas do passado e que nunca mais voltarão. As teorias ultra-liberais são acertadinhas para um mundo ideal que não existe e nunca vai existir pela própria essência do ser humano. Tanto é verdade que nenhum País até hoje abriu mão desses conceitos keynesianos onde o… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antoniokings, Nunca houve de fato um sistema sem regulamentação. E nem nunca haverá. Aliás, creio que nem Mises desejava isso, visto ELE PRÓPRIO reconhecer a necessidade da existência de um Estado para prover ordem… Eu não digo que Keynes está equivocado em tudo. Digo que Mises complementa Keynes exatamente onde este último falha, que é na imprevisibilidade dos fatores físicos ligados a uma economia… É simplesmente impossível cobrir todos os nichos da sociedade e avaliar as preferências do consumidor com exatidão absoluta apenas por um planejamento estatal, de modo que, exceto por setores de base ou que se julgue estratégicos… Read more »

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

O Chinês do artigo foi muito feliz no artigo, é um problema de CULTURA. o socialismo que vem dando certo lá, é o mesmo que tentam emplacar aqui há pelo menos 70 anos, já tomaram escolas, partições públicas, editoriais e redações de TVs, e em vez de melhorar, PIOROU nossa educação cultural!! Emburreceu o brasileiro formando pseudos intelectuais que estão mais preocupados na libertinagem sexual alheia, ganhando cada vez mais espaço nas mídias sociais influenciando as pessoas, financiados pelo mesmo socialista que elogia o modelo chinês que enfia uma bala na cabeça do sujeito que tentar pregar essas patifarias por… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

um liberalóide típico da direita que acredita que apenas cuidar da economia do país se resolve todos os problemas é o João Amôedo

ele tem ótimas ideias sobre economia, mas acha que a ONU é defensora dos valores e costumes dos países, querendo emplacar aquelas leis padrões que eles adoram recomendar, onde visa universalizar tudo, sem respeitar a identidade nacional dos países.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

procurem informações sobre a agenda 2030 da ONU, é aquelas leis típicas feitas por socialistas, querendo o empoderamento feminino, legalização do aborto, descarceramento de criminosos, é uma verdadeira lástima, o cara queria emplacar essa porcaria aqui se vencesse

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

EUA e Israel, os bastiões da direita, os pináculos da moral judaica/cristã, estão nesta agenda, o que você têm a dizer sobre isso?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Se doeu né !? rsrs…

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Eu nunca vi política ou qualquer outra coisa funcionar sem dinheiro, portanto sua observação é tosca. Prostitutas não existem por acaso.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

é já dá pra ver que vc não entendeu nada!