O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que o Governo Federal está determinado a estabelecer uma cooperação estratégica com São Tomé e Príncipe.

“A determinação do presidente Lula é no sentido de que o Brasil possa estabelecer uma cooperação estratégica com São Tomé e Príncipe”, disse Jobim, que chegou nesta noite a São Tomé para uma visita de 24 horas, que terá como ponto alto a assinatura de um memorando sobre a defesa entre os dois países.

Em declaração à Agência Lusa, o ministro da Defesa manifestou o empenho do seu país na “concretização e consolidação” dessa cooperação, que entende ser importante no quadro do diálogo sul-sul.

“Pretendemos fazer com que tudo corra da melhor forma”, acrescentou Jobim, que considera o arquipélago de São Tomé e Príncipe “um país de língua portuguesa já conhecido pelo Brasil, com relações a serem estreitadas”.

Apoiar São Tomé e Príncipe, de acordo com o ministro, é participar do desenvolvimento da África e criar as condições para que haja paz no mundo.

“A paz no mundo depende exatamente do desenvolvimento da África e a África é o grande objetivo desse diálogo que o Brasil pretende estabelecer”, ressaltou.

Visita

Nelson Jobim será recebido pelo presidente são-tomense, Fradique de Menezes, pelo primeiro-ministro, Rafael Branco, e terá um encontro com a ministra da Defesa Nacional, Elsa Pinto.

A comitiva do ministro integra sete membros que terão encontros de trabalho no Ministério das Relações Exteriores, na manhã de segunda-feira.

Integram a delegação o comandante da Força Aérea, Junito Santos, e o secretário da Política Estratégica e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, Gilberto Burnier.

Nesta noite, o ministro participa de um jantar de boas-vindas, no Clube Santana, a 15 quilômetros da capital.

O retorno de Nelson Jobim ao Brasil está previsto para o meio da tarde de segunda-feira, depois de uma entrevista coletiva.

FONTE: Agência Lusa

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
COMANDANTE MELK
COMANDANTE MELK
15 anos atrás

Realmente vejo com bons olhos este movimento do Governo, é muito importante para o país estrategicamente, ter boas relações com países que fazem parte do Antlântico Sul, principalmente com Nações de lingua portuguesa.

Robson Br
Robson Br
15 anos atrás

Tem de ser assim mesmo. Deste modo que levamos nossa influência.
No caso da Naníbia, além dos barcos devem participar nossa engenharia na construção do país. Em tempo: O Brasil marcou ponto junto a Nicarágua. O chaves investiu lá, mas parece que o Lula é que vai fazer gol.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Concordo com os colegas.

abraços a todos

edilson
edilson
15 anos atrás

Acho a iniciativa muito valoroza, e acho que estamos no caminho, o problema é que está faltando um pouco para nós não acham?
desculpem se fui um pouco São Tomé, só acredito vendo…

Pedro Matheus
Pedro Matheus
15 anos atrás

É uma espécie de ajuda na defesa. Mas o melhor foi o nome do comandante:

“o comandante da Força Aérea, Junito Santos”

Modificaam o nome de nosso Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.

Abraços

patriota
patriota
15 anos atrás

concordo com os senhores

marcelão
marcelão
15 anos atrás

casa de ferreiro espeto de pau.

Illimani
15 anos atrás

JUNITO SANTOS???

Fernando Gonzales
Fernando Gonzales
15 anos atrás

É isso aí Robson Br…falou com inteligencia, é bom que tenha gente com inteligencia comentando pra este blog…pena são alguns pessimista que só pensão neles…os americanos sempre pensaram no mundo, apesar de ter tanta dificuldade a enfrentar, hoje é o império que conhecemos.

Fernando Gonzales
Fernando Gonzales
15 anos atrás

Muito bom e inteligente os comentários aqui colocados. Pros interessados que ainda não viram, na pagina de defesanet a um artigo do Sr.Cosme Degenar Drumont, interessante e inteligente, chamado O Brasil no Futuro, pena que o Nelson During, não da muita margem para o debate, por isso acho este blog do Galante muito mais imparcial e participativo.

COMANDATE MELK
COMANDATE MELK
15 anos atrás

Senhor Fernando Gonzales,

faço eco ao seu comentario sobre o Blog…

Sgt York
Sgt York
15 anos atrás

Assino embaixo o que o Fernando Gonzales colocou,

Gosto do blog porque além de ter muitas novidades, as fotos são legais e todo mundo pode dar a sua opinião, a favor ou contra. Entro no blog todos os dias, nem que seja pelo menos um única vez.

joao terba
joao terba
15 anos atrás

O ministro Jobim está certo ,tem de buscar parceria,o Brasil possui tecnologia que pode muito bem ser aproveitada por países africanos, temos de cooperar em todos os seguientos,vejo o caso do Haiti,se você não investir em infra-estrutura fica difícil conguistar respeito e confiança.

Jorge Luiz Bezerra
15 anos atrás

Aproveito para parabenizar o blog e seus leitores. Acompanho outros blogs de defesa, mas somente aqui encontrei seriedade com os assuntos abordados.

Sds,