O Minstro da Defesa Nelson Jobim citou durante a abertura da LAAD 2009 vários projetos de cooperação e aquisição de material militar, em especial para a Marinha e para a Força Aérea. Posteriormente, na parte da tarde, participou da assinatura do contrato do desenvolvimento do avião C-390 e da modernização dos caças da Marinha.

No entanto, em relação ao Exército, foi anunciado apenas a parceria com a IVECO para o desenvolvimento de um novo blindado VBTP-6X6 MR, informalmente chamado de “URUTU III”.

O Blog ForTe percebeu que o Exército é, aparentemente, a Força menos prestigiada pelo Ministério da Defesa. Esperávamos mais informações sobre o projeto “soldado do futuro” e outros importantes para o EB.

Amanhã, o ForTe tratá novidades sobre empresas e tecnologias apresentadas na LAAD 09, que atuam na arena terrestre.

FOTO: ForTe

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patriota
Patriota
14 anos atrás

Eu tambem esperava que fosse feito mais pelo EB, vamos esperar
para ver se a situação melhora

Robson Bandeira
Robson Bandeira
14 anos atrás

Alguma novidade sobre a torre da ELBIT, gostaria de ver mais informações técnicas, alguém sabe?

Sds a todos

RL
RL
14 anos atrás

Eu tb esperava mais.

O que os amigos pensam em relação as novas viaturas de fabricação nacional que existem no leque de opções para aquisição das FA´s Brasileiras em especial o EB tais como:

Inbrafiltro – Veículo Blindado Leve (VBL)
Agrale – Marruá.
Avibrás – Guará, AV-VBL e AV-VCC.
*Exército Brasileiro – Veículo Gaúcho.
*(Binacional Brasil e Argentina)

Acreditam os amigos, que existem espaço para todas as viaturas que possam ser direcionadas a ações especificas?

Dêem suas opiniões.
Abraços.

Paulo Renato
Paulo Renato
14 anos atrás

Não se fala quase nada sobre o EB, é uma pena que não se fala em tanques e helis para o exercito, somente a aquisição de 16 C725 Super Cougar, isso é pouco.
Em relação aos FAL, não teremos outras armas mas modernas.
O EB está em situação precaria tb.

Abs.

edilson
edilson
14 anos atrás

senhores, devagar com o andor, ainda faltan 2 dois, otem foi só a abertura da feira, depois outra o plano de reaparelhamneto do exército tambéme stá em andamento, só que a Marinha e a Fabtiveram prioridade pelo estádo caótico em que se encontravam.
vai chegar a vez do exército, muita hora nesta calma.
esperemos os próximos dias…
Não criemos expectativas infundadas, tudo ao seu tempo…
Posso falar por mim, nunca ouvi falar de assinatura de contratos deste vulto do Brsil nesta e em nenhuma outra feira internacional de defesa, me corrijam se eu estiver errado….
grande abraço

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
14 anos atrás

Tb acho, além do mais houveram as notícias da aquisição dos Leopard 1A5, a nova viatura blindada, o SABER 60 eparece, a FT está interessada em melhorar a sua defesa anti-aérea, será que os russos entrariam com o S-300? Vamos ver!!!

edilson
edilson
14 anos atrás

Salve Marcelo Tadeu. eu diria que mais uma vez os Francêse podem levar vantagem, entre os prováveis avaliados. S-300 Patriot Arrow O sistema chinês (S-300 lee) Aster… creio que a simples escolha da Marinha fará o negócio tender ao Aster, principalmente porque justificaria a sua produção licenciada no território nacional. não se sabe se o exército pretende adiquirir baterias de longo alcance nem tão pouco se estes estudos serão efetivados em aquisições, mas o simples fato de estarem em andamento já criam ansiedade. o importante é que a s coisas começaram a se mover e se assim continuarem em 0-15… Read more »

edilson
edilson
14 anos atrás

ps: o meu favorito é o S-400, mas duvido que o velho russo o entregue assim tão cedo principalmente depois de que a bateria de Patriot entregue a Israel foi parar nas mãos da China que já o clonou em um sistema, digamos, genérico S-300 lee…
E olha que israel é o maior aliado dos EUA.

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
14 anos atrás

Valeu Edison pela explicação. Os chineses estão dominando o mundo!!!

Zero Uno
Zero Uno
14 anos atrás

É como dizem pessoal: A Marinha = ESBANJA A FAB = GASTA E O EB = ECONOMIZA. Más ainda assim, acredito que dias melhores virão. Acontece que os sistemas bélicas tanto da MB quanto da FAB estão extremamente defasados tecnológicamente e são as forças que mais se utilizam tecnologias de ponta em termos de armamentos e sensores. Quanto aos veículos: Inbrafiltro – Veículo Blindado Leve (VBL) Agrale – Marruá => Este já está sendo adquirido pelo EB. Já vi alguns circulando por aqui. Só não sei se irão ser adquiridos pela FAB e pela MB. Avibrás – Guará, AV-VBL e… Read more »

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
14 anos atrás

Zero uno, o Marruá foi adquirido pela MB para uso no CFN. 2 deles foram recebidos para o patrulhamento do perímetro da BAeNSPA, sobre a FAB não sei informar, alguém aí sabe?

sds!!

gaspar
gaspar
14 anos atrás

Um importante avanço da Elbit Systems no Brasil A Elbit Systems foi selecionada com o Primeiro Contrato para fornecer ao Exército Brasileiro as Torres não Tripuladas. As torres não tripuladas da Elbit Systems serão fornecidas como parte da primeira fase do Programa Multi-anual das Forças Terrestres Brasileiras. Haifa, Israel, 13 de Abril 2009 – A Elbit Systems Ltd. (NASDAQ:ESLT) anunciou hoje, que foi selecionada pelo Exército Brasileiro para o fornecimento de torres não tripuladas, a serem instaladas na Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Médio de Rodas (VBTP-MR). A Elbit Systems disputou este contrato com as mais importantes indústrias… Read more »

Nelson Lima
Nelson Lima
14 anos atrás

O Exército e a prima pobre das duas madames: FAB e Marinha