A Coreia do Norte pode estar preparando um novo teste nuclear, segundo relatórios de segurança do governo dos Estados Unidos. O país insiste em expandir seu programa nuclear apesar dos protestos generalizados da comunidade internacional contra o programa nuclear norte-coreano.
Em uma escalada de ameaças, o regime comunista pode realizar um novo teste com mísseis capazes de chegar ao território dos Estados Unidos. Se for confirmado, o lançamento deve coincidir com o debate no Conselho de Segurança da ONU sobre a imposição de sanções adicionais à Coreia do Norte depois do teste de 25 de maio.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Mike Hammer, afirmou nesta quinta-feira que, com o tempo,”são esperadas atitudes arriscadas e perigosas da Coreia do Norte”. “Em um momento no qual o mundo se une para aprovar uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU, está claro que o comportamento da Coreia do Norte só consegue isolar ainda mais esse país.”

Ainda ontem, o Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia declarou ter motivos para acreditar que a Coreia do Norte prepara o lançamento de mais um míssil. A Rússia, um dos territórios dentro da área de alcance dos mísseis coreanos, mantém supervisão em tempo real dos testes militares.
Na terça-feira (9), a Chancelaria russa já havia afirmado que a Coreia do Norte preparava o lançamento de um novo míssil, o que confirmou as informações de militares americanos e sul-coreanos divulgadas na semana passada.
O enviado especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, afirmou ontem ao Conselho de Relações Exteriores do Senado que o governo americano está decidido a fazer com que o regime comunista enfrente consequências sérias por suas atividades.
Bosworth afirmou que, entre outras ações, o governo estuda a possibilidade de congelar os ativos norte-coreanos no exterior. Ao mesmo tempo, o presidente dos EUA, Barack Obama, quer entabular um diálogo com Pyongyang, mas até o momento esse regime rejeitou qualquer tentativa de aproximação, acrescentou Bosworth.

Resolução

De acordo com diplomatas, os cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU –Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França–, mais Japão e Coreia do Sul, fecharam um acordo sobre as novas sanções que deverão ser impostas à Coreia do Norte em represália ao anúncio de um teste nuclear subterrâneo que aconteceu em 25 de maio passado.
Conforme cópia do projeto obtida pela agência de notícias Associated Press, o embargo à aquisição de armas deve ser expandido; os acordos comerciais devem ser limitados; e os navios suspeitos de levar armas e materiais nucleares devem passar a ser fiscalizados.
Os diálogos entre as potências mundiais sobre os pontos da resolução contra a Coreia do Norte levaram cerca de duas semanas pois enquanto um grupo liderado por EUA e Japão pressionava por sanções novas e mais fortes; outro, liderado por China e Rússia, cuidava para que as medidas não isolassem ainda mais o regime comunista.

FONTE: Folha Online / Efe

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
alemarlon
alemarlon
14 anos atrás

teste

trackback
14 anos atrás

[…] abandonará seu programa nuclear e ameaçou iniciar uma operação militar, um dia depois de o Conselho de Segurança da ONU autorizar a inspeção de navios suspeitos de levar armas para o regime […]

alemarlon
alemarlon
14 anos atrás

Lembrem-se que a CN está, acho que pode-se dizer, em processo sucessório e há vários pretendentes ao “trono”.

alemarlon
alemarlon
14 anos atrás

Acho que o objetivo verdadeiro está mais próximo do que o Hornet mencionou, pois quem quer declarar guerra, declara a guerra. Há mais caroço nesse angu …

jptmartini
jptmartini
14 anos atrás

Hornet,

eu acho que a Coreia do Norte quer declarar guerra contra o mundo mesmo, esse Kim Jong-il é completamente louco!

Hornet
Hornet
14 anos atrás

De novo?! Outro teste nuclear? Via ser um por mês agora, será?!!!

O que será que a Coreia do Norte pretende…barganhar alguma coisa com o Ocidente?…provocar e testar a paciência dos EUA?…as duas coisas ao mesmo tempo?

E ainda tem a história das duas jornalistas americanas que foram condenadas recentemente a 12 anos de trabalhos forçados…mais provocação? Ou outra forma de barganhar (chantagear talvez fosse a palavra mais correta) com o Ocidente?

enfim…

abraços a todos