Primeira Guerra

Henry Allingham, de 112 anos, participou da cerimônia que comemorou 90 anos do fim da Primeira Guerra.
Ele é um dos únicos três combatentes britânicos ainda vivo

Os três únicos ex-combatentes vivos da Primeira Guerra Mundial lideraram nesta terça-feira (11) a cerimônia que aconteceu em Londres para recordar o armistício que acabou com a disputa.

Bill Stone, de 108 anos, Harry Patch, de 110, e Henry Allingham, de 112, todos em cadeiras de rodas, foram conduzidos até o monumento em homenagem aos mortos na 1ª Guerra, que terminou há 90 anos, e depositaram coroas de flores.

Às 9h (horário de Brasília), os três ex-combatentes e os outros convidados, em sua maioria militares britânicos, respeitaram dois minutos de silêncio para recordarem a 11ª hora, do 11º dia, do 11º mês em que terminou o conflito.

Stone, Patch e Allingham participaram do evento representando a Marinha, o Exército e a Real Força Aérea britânica.

Na cerimônia foram recordados mais de um milhão de soldados britânicos e da Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth) que morreram durante o conflito armado.

Por ocasião deste evento, o ministro da Defesa do Reino Unido, John Hutton, disse que “a 1ª Guerra Mundial devastou uma geração de homens e mulheres e deixou uma marca indelével no século XX”.

“É importante para nós lembrar os sacrifícios realizados por uma geração valente e tentar pagar a dívida de gratidão que todos lhes devemos”, declarou Hutton.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
15 anos atrás

[…] I Guerra Mundial, a nação pela qual um piloto lutava podia literalmente ser uma questão de vida ou morte. […]

Lecen
Lecen
15 anos atrás

Dois brasileiros combateram na I Guerra Mundial pelas Forças Armadas britânicas: – Luís de Orléans e Bragança, combateu nas trincheiras como oficial de ligação de 1914 e 1915, quando foi retirado em estado gravíssimo e morreu em 1920 ao não resistir ao reumatismo ósseo que contraiu no conflito. – Antonio de Orléans e Bragança, combateu como piloto de caça por boa parte do conflito e faleceu num acidente aéreo logo após os eu término, em 1918. Eram o segundo e terceiro filho da princesa Isabel, que libertou os escravos. Eram também netos de dom Pedro II e bisneto de dom… Read more »

Marine
Marine
15 anos atrás

Lecen,

Isso e tragico! Eu mesmo nunca tinha ouvido falar neles…que vergonha…

Sds!!

Guilherme Poggio
Guilherme Poggio
15 anos atrás

Lecen,

Nossos pilotos navais também participaram da I Guerra Mundial, mas já no final. Eles integravam um Grupo da RAF. Veja maiores detalhes no site “Aviação Naval Brasileira” do Poder Naval OnLine.

http://www.naval.com.br/ANB/ANB-historico/ANB-hist04_IGM.htm

konner
konner
15 anos atrás

Calcula-se em 9 milhões o número de mortos e em 30 milhões o número de feridos ao final da Primeira Guerra Mundial. As nações envolvidas estavam devastadas. Ao término da luta, o nacionalismo agressivo e o imperialismo, que provocavam a guerra, continuavam latentes. Para piorar a situação, uma — grave crise econômica — ameaçava a estabilidade de diversos países. Durante as reuniões para a elaboração do Tratado de Versalhes foi criada a Liga das Nações. [ Atualmente — ONU ] Seu principal objetivo era — garantir a paz mundial. Com sede em Genebra, Suiça, a organização excluiu a Rússia e… Read more »

Lecen
Lecen
15 anos atrás

O Luís, segundo filho da princesa Isabel possuia uma mentalidad muito a frente do seu tempo. Ele defendia um Exército numeroso e moderno, recrutado entre todos os membros da sociedade e não entre os excluidos. Era a favor da federação, com maior autnomia para os estados brasileiros.

Defendia também direitos sociais aos operários brasileiros, como férias, descanso semanal, greve, etc… Isso em 1906. Os brasileiros puderam conquistar tasi direitos somente na década de 1930, na ditadura de Vargas.

É uma pena o Exército brasileiro sequer lembrar dele.

Joao
Joao
15 anos atrás

O Brasil declarou guerra á Alemanha em 21 de Outubro de 1917 em resposta á agressiva campanha de U-boat no Atlântico. Embora o Brasil não contribuísse com nenhum soldado no front,o pás enviou uma força naval para apoiar os aliados no Atlântico Sul e enviou uma missão militar médica para a França. Afora a participação da Divisão Naval, o Brasil também enviou um hospital completo para Paris, com 100 médicos e pessoal de apoio, assim como oficiais para participarem do conflito, aprendendo as últimas técnicas que estavam sendo desenvolvidas, como as relativas à aviação (oito pilotos lutaram com pilotos britânicos,… Read more »

Joao
Joao
15 anos atrás

So imagino quantos de nos ainda vamos estar vivos e que idade teremos quando cheguem os Rafale do FX-2 ao Brasil;acho que eu tambem vou ter 112 anos,como o cara da foto. rsrsrs.

Cinquini
15 anos atrás

Lecen, D. Pedro II era completamente a frente do seu tempo, por esse motivo os militares brasileiros, com o apoio da oligarquia bsileira deram o golpe militar que proclamou a República. Eu não sou monarquista, mas em uma análise histórica, a nossa Proclamação da República não foi um ato de vontade popular, a participação da nossa população foi só de assistir os acontecimentos como se estivesse vendo uma parada militar, mas na verdade era um golpe que estava ocorrendo. Volto a dizer, não sou monarquista, sou republicano e a defendo com a minha vida, mas a nossa república não teve… Read more »

paulo s
paulo s
15 anos atrás

eu tambem nunca tinha ouvido falar deles(os dois brasileiro citados)realmente nao temos historia ,nem memoria,uma vergonha,mas os culpados somos nos mesmos.

Paulo Costa
Paulo Costa
15 anos atrás

Existe uma placa em cemiterio do Paraguai,com os dizeres
“Aqui cinco paraguaios foram covardemente mortos,por
dois brasileiros”,existe foto desta placa,ja vi uma,
agora,que declaração dubia,é esta?
A nossa historia militar é lembrada,historiadores as tem na
memoria,falta a nós lembrarmos.

paulo costa
paulo costa
15 anos atrás

Se vocês querem conhecer toda a nossa historia militar,
e algo mais, visitem,e comprem os livros de lá,na Bibliex,
Biblioteca do exercito,vende on-line também…ok?

Teógenes Nazaré
14 anos atrás

INÉDITO MADRINHA DE EX. COMBATENTES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FALA SOBRE FRAGMENTOS DA HISTÓRIA.
PARA POSTAGEM MATÉRIA ESCRITA COM VÍDEO.

http://www.programamaoamiga.com.br/blog1/ivone-almeida-e-fragmentos-da-historia-de-manhuacu/#more-560