Violência no Afeganistão avança e OTAN pede mais tropas

8

ClippingUma coalizão liderada por tropas norte-americanas e forças de segurança do Afeganistão matou 32 militantes em uma série de ataques contra comandantes do Taliban, afirmou a força militar dos Estados Unidos nesta quarta-feira.

O índice de violência disparou este ano no Afeganistão, o período mais sangrento desde a retirada do Taliban em 2001, e tem levantado dúvidas sobre as perspectivas de segurança no país apesar do crescente número de tropas estrangeiras.

Forças de segurança afegãs e forças de coalizão mataram sete militantes no final desta quarta-feira, e descobriu três esconderijos contendo drogas e materiais para explosivo na região de Helmand.

Em um dos ataques na manhã desta quarta-feira, tropas da coalizão mataram 15 militantes e prenderam seis supostos insurgentes no sul da cidade de Kandahar, informou a força militar dos EUA.

Os outros dois ataques ocorreram na terça-feira, no sudeste do Afeganistão. Uma operação atingiu um importante comandante do Taliban na região de Zormat, em Paktia, que acreditava-se ter envolvimento com a al Qaeda, acrescentaram os EUA.

Cinco militantes foram mortos durante a operação, disse os EUA em comunicado, mas não foi informado o nome do comandante.

Em outra operação, forças da coalizão mataram mais cinco militantes e capturaram outros quatro em mais uma missão.

O Taliban não comentou imediatamente o ataque e a Reuters não pôde confirmar por meios independentes as informações divulgadas pelos EUA.

Somente este ano, mais de 4 mil pessoas, sendo que mais de um 25 por cento eram civis, foram mortas no Afeganistão.

Em Helmand, cinco policiais foram mortos e outros cinco estão desaparecidos após um ataque ao seu posto na terça-feira, disse um porta-voz da região. O ataque pode ter sido provocado por um oficial ligado aos insurgentes.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Igor
Igor
15 anos atrás

O joão, colega nosso dos blogs ta indo para essa fria ai.

Marine
Marine
15 anos atrás

Tenho certeza que o Joao vai estar bem e ate se comunicar com nos aqui quando puder. Boa sorte a ele e sua familia!

Semper Fidelis!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Sem dúvida Marine. Estamos aqui na torcida para que tudo saia bem com nosso amigo e em breve ele volte a escrever por aqui.

abraços a todos

Guilherme Poggio
Guilherme Poggio
15 anos atrás

Boa sorte ao João. Ele não pareceu muito contente no último comentário.

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
15 anos atrás

Como prova de que a violência no Afeganistão dá sinais de “recrudescimento”, a França está comprando 100 MRAP, pois os Panhard não estão conseguindo dar conta do recado.

paulo costa
paulo costa
15 anos atrás

Sera que este device ja esta operacional por lá?
http://www.airforce-technology.com/news/news46419.html

Marine
Marine
15 anos atrás

Paulo,

So quem estiver la agora pra te dizer e as vezes nem assim dependo das TTPs e a sensibiliade do assunto. Eu mesmo ainda nao ouvi falar nisso mas se realmente funcionar e sera otimo. O problema e que essas tecnologias tem manis de prometer milagres e nao cumprir mas temos que esperar pra ver…

Sds!

trackback
15 anos atrás

[…] Afeganistão está vivendo a situação mais grave desde 2001, segundo relatório semestral do Pentágono encaminhado ao Congresso na segunda-feira. A ONU aponta […]