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Uma ‘cobra não criada’: EE-3 Jararaca 4×4

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Nas fotos, um dos dois protótipos do EE-3 Jararaca 4×4 recebidos pelo Exército Brasileiro a partir da massa falida da Engesa, flagrado em agosto de 2008 em um evento da AFA (Academia da Força Aérea, em Pirassununga, mesma cidade do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, que possui os dois exemplares). O modelo, ao contrário de outras “cobras criadas” empregadas pelo EB, como o Urutu e o Cascavel, não foi adquirido pela Força, recebendo encomendas de exportação de alguns países do mundo, destacando-se na América Latina o Equador e o Uruguai (este último emprega o Jararaca no Haiti). No total, foram exportadas 63 unidades.

Com 4,16m de comprimento, 2,23m de largura e altura (até a metralhadora) de 1,97m, o EE-3 Jararaca pesa 5.800 kg e é equipado com um motor turbo diesel Mercedes Benz OM-314A  de 110 cavalos. Com 140 litros de combustível, tem autonomia de 700 km, e como armamento pode receber uma metralhadora 7,62 ou 12,7mm, além de quatro lançadores de granadas fumígenas. A guarnição é composta por um motorista, um comandante e um atirador.

No artigo “EE-3 Jararaca 4×4: um conceito esquecido” o pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, prof. Expedito Carlos Stephani Bastos, discute a história do projeto e a validade do conceito atualmente, especialmente para operação em áreas urbanas – clique aqui para acesar o artigo, em pdf. E você, o que acha do conceito do Jararaca, viatura blindada 4×4 com guarnição de três homens e uma metralhadora?

Fotos: Nunão

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lucas lasota
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lucas lasota

Configuracao perfeita. A guerra urbana esta ai. Jararaca era a nossa solucao.

Vassili Zaitsev
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Vassili Zaitsev

Sinceramente…………….., não gosto nem um pouco dessa idéia. O nível de blindagem dele deve ser bem “low”, talvez nem sequer conseguindo segurar o tradicional 7,62mm. Sou muito mais o Hummvee do Marine com kits adicionais de blindagem, tal qual os usados no Iraque e Afeganistão.

abraços.

Marine
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Marine

Concordo,

Acho o veiculo completamente defasado para conflitos modernos, talvez funcione para uso policial mas guerra em si hoje em dia ele ja era, nao duraria e seria um caixao para a guarnicao.

Sds!

Patriota
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Patriota

Apesar de para os tempos de hoje a blindagem do Jararaca não ser a mais adequada o conceito de uma viatura blindada 4×4 com guarnição de três homens e uma metralhadora adaptada a cenarios Urbanos
é bem interessante principalmente com relação a guerra assimetrica
que é um cenario que deverá se tornar cada vez mais comum.

Saudações a todos

JACUBÃO
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Seria mais útil no BOPE do RIO.

Marine
Visitante
Marine

O Veiculo parece ter blindagem muito leve, visibilidade quase nula, as rodas sao muito expostas, o armamento e leve mas mais importante nao tem capacidade para carregar uma tripulacao minima, desconheco o interior mas nao acreidto que possua radios, GPS ou nada de comunicacao ou “situational awareness” moderno. Ou seja o veiculo e incapaz de “shoot, move and communicate” pois nao tem poder de fogo, pode receber uma “mobility kill” muito facilmente e nao tem comunicacao moderna…Um caixao ambulante, principalmente em guerras assimetricas. Sou muito mais o meu Humvee M1114 com .50, melhor blindagem, 3 homens que podem sair e… Read more »

Paulo Renato
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Paulo Renato

POderia melhorar esse projeto e aplica-lo na Polìcia Militar do Rio de Janeiro, seria uma boa opção.
Não acredito que seja aplicado nos dias atuais pela Forças Armadas.

Abs.

matheus
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matheus

Eu acredito que a jararaca foi importante para a indústria bélica brasileira, mais hoje não é muito provável sua utilização nas forças armadas, até mesmo pelo fato da sua fabricante ter falido. Mais temos o 4×4 Guará de fabricação nacional avibras, que poderia ser muito bem empregada pelo exército no Haiti, será que vamos precisar perder quantas empresas do ramo para nos tocarmos?

Patriota
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Patriota

Acho que o Guará teria um desempenho muito melhor em conflitos modernos acredito que seria uma possibilidade interessante para o EB.

saudações

Shinigami
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Shinigami

Um projeto totalmente valido para os dias atuais, o veiculo e alto o que possibilitaria transformar o casco em V, dando proteção a IEDs coisa que as novas versões do Humvee não tem…. Sua blindagem e sistemas poderia ser facilmente atualizada com materiais novos, a torre se instalaria o sistema REMAX que o CTEx esta desenvolvendo.http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=5&t=1655 Claro que com todas estas atualizações não seria o mesmo veiculo seria um veiculo totalmente novo. Pena o que You Tube tem censura agora , ate pouco tempo atrás facilmente poderia ser visto muitos vídeos do novo Humvee com corpos carbonizados no Iraque, olha… Read more »

Roberto
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Roberto

eles foram concebidos na época para ser integrantes de unidades aerotransportadas e mecanizadas.Seu emprego operacioanal era de compor pequenos escalões (nível de pelotão)para ser ponta-de-lança nas missões de reconhecimento ou segurança,dando o alerta oportuno sobre a localização do inimigo.Ourta utilização seria em patrulhas policiais em áreas urbanas cujas operações exijam alto poder ofensivo.todos 3 tripulantes possuiam escotilhas próprias para acesso a seus compartimentos.Os ângulos da chapa e a sua blindagem garantia proteção balística contra armas portáteis e metralhadoras de calibres 5.56 e 7.62mm.Além de estilhaços de minas e granadas.Seu equipamento optico consistia de periscópios de observação para o motorista e… Read more »

Roberto
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Roberto

Em tempo: Eu tenho uma revista sobre o título “Armas de Guerra do Brasil” de 1989,que tem uma foto do Jararaca armado com um míssil anti-carro,outro com uma torreta giratória c/ canhão de 20mm e morteiro de 60mm.Essas versões era para apoiar as unidades mecanizadas e blindadas.

Marine
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Marine

Parece ter sido desenvolvido para um nicho muito pequeno talvez por isso nao tenha sido adotado por nenhum exercito de “respeito” sendo que mesmo o EB nao o quis, nao vejo a vantagem desse veiculo quanto a um Humvee ou mesmo um Piranha ja que se fala em reconhecimento, existem varios os veiculos com essa funcao e muito melhores. Enfim continuo nao tendo a menor vontade de ser mandado para o campo de batalha dentro dele, especialmente pelo fato que todo fabricante de veiculo de reconhecimento dizer que o veiculo nao foi desenvolvido para enfrentar inimigo pesado, “e so pra… Read more »

Roberto
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Roberto

Marine,

Concordo com vc.Apesar que era pra substituir jipes,entre ele e um jipe qual que vc escolheria?
Como vc falou,só Exercitos menos expressivos que adquiriram,Equador,Uruguai,Gabão e Chipre,alguns armados com canhão 20mm,mísseis anti-carro,etc…
No 13º Regimento de Cavalaria Mec daqui de SP tem ainda um exemplar da versão QBR c/ lançador de bandeirolas coloridas na parte traseira e outro de reconhecimento c/ torreta.No Iraque não deram nem pro cheiro!

sds!

RL
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RL

Acredito que para a época ele poderia ter sido utilizado pelas nossas forças armadas de modo que hoje houvessem modelos mais modernos e atualizados. Más vou com o raciocionio dos colegas do blog. Hoje ele seria um convite de tiro ao alvo para o inimigo. Prefiro também o conceito do Guará que não é lá um Hummer, más esta muito mais condizente com a realidade do que o Jararaca. Um ponto interessante em ressaltar, é que a Engesa tinha uma gama completa de projetos para veículos militares, desde tanques como o Osório até unidades reconhecedoras e penetração como o Jararaca.… Read more »

Marine
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Marine

Roberto,

E isso mesmo, acabou sendo produto barato mas nao dos mais competitivos quando se diz respeito a qualidade por isso so paises da Africa e os sulamericanos ja citados e que teriam interesse nele.

Eu li o tal artigo com o link no blog do tal professor, bem interessante mas como ja dissemos nao vejo uso algum para as FAs, ja para a policia penso que poderia ter uso como a propria SWAT aqui utiliza veiculos similares.

Respondendo sua pergunta entre ele e um jipe eu preferiria ele por protecao mas entre os dois eu fico com o Humvee! rsrsrsrs

Semper Fi!

Marine
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Marine

RL,

Com certeza a ENGESA tinha talento e adoraria ter ela hoje produzindo um competitdor ao Piranha V ja quanto ao Jararaca ele me lembra de desfiles militares de ditadores africanos… com equipamento as vacas magras, milicos e tudo mais…enfim FAs que so servemn para opressao ao povo e manuntencao do regime no poder.

Sds!

GHz_Brasil
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GHz_Brasil

Por falar em emprego policial, segue o artigo abaixo. Só não é 4×4. http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=61242 Caxias do Sul (RS) – Em conjunto com o Centro de Tecnologia do Exército (CTEx), a montadora nacional Agrale desenvolveu o chassi de um novo veículo blindado para as polícias do Rio de Janeiro. Diferente do já conhecido veículo de combate usado pelo BOPE para operações em áreas perigosas, a nova Viatura Especial de Patrulhamento (Vespa) é compacta e será utilizada em vias e bairros com riscos de ataque a policiais. Capaz de suportar tiros de fuzil, o blindado compacto apelidado de “caveirinha”, em alusão ao… Read more »

Roberto
Visitante
Roberto

Parece que o responsável pela falência da Engesa foi o Tanque Osório,na qual a empresa investiu todo o seu capital,acreditando no contrato com a Atábia Saudita e o calote do Iraque de U$$ 200mi.Só o contrato da Arábia Saudita poderia salvar a empresa da falência,deixando o EB sem seu tanque principal.O governo tentou impedir a falência mas a dívida já estava gigantesca,não compensava.Perdendo a concorrência do Osório,a empresa faliu em 1993.Estranho que nesses 20 anos de Engesa a empresa exportou seus produtos para 37 países com uma rapidez imensa,alguns dos seus produtos em operação em vários países nos dia de… Read more »

Roberto
Visitante
Roberto

A Engesa controlava um grupo de empresas também.

O grupo de empresas controladas pela Engesa também fabricavam tratores agrícolas e florestais (Engex)(muitos deles premiados internacionalmente), rodas para carros (FNV), comerciais para TV (Engevídeo), trilhos e vagões (FNV), motores para ônibus elétrico (Engelétrica), caminhões de coleta de lixo (FNV), mísseis, foguetes e giroscópios para diversos usos (Órbita), radares de diversos tipos (Engetrônica), possuiam a única fábrica de munição pesada do Brasil e representavam a Casa da Moeda Brasileira em diversos países, principalmente árabes.Dái dos 37 países.

Marine
Visitante
Marine

Roberto,

Dessas outras empresas eu nao sabia. Acho que na foto que vc viu eles nao foram pegos de surpresa nao, acho que foram muito inteligentes ao inves de ficarem la esperando F-16 ou A-10 dar uma voltinha nos ares acima deles, quem quer ficar dentro de um blindado desse com tanto aviao hostil no ar nao e? rsrtsrs

Thiago Sala
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Thiago Sala

Roberto, vc tem razão tive a oportunidade de conhecer o jararaca em pirassununga quando servi por lá, e realmente as informações por vc passadas me parecem corretas. O principal objetivo era trocar os jipes datados da seunda guerra mundial em diante por jararacas para o reconhecimento em esquadões de reconhecimento. Se na época da fabricação dos mesmos o EB achou melhor não incorpora-los não há o pq de faze-lo agora nem com atualizações, afinal hj temos a certeza que num ambiente de combate utilizar carros com proteção apenas para armas deste calibre não é o suficiente, como comprova o afeganistão… Read more »

GHz_Brasil
Visitante
GHz_Brasil

O Fennek, por exemplo, empregado hoje pela Alemanha e a Holanda, não seria uma versão atualizada do conceito do Jararaca?

GHz_Brasil
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GHz_Brasil

O Fennek alemão não seria uma atualização do conceito do Jararaca?

GHz_Brasil
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GHz_Brasil

Desculpem a duplicata, achei que não tinha seguido o primeiro post.

Miklos
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Pois vejam. Como perdemos devido a fatores no qual sempre que o Brasil tem uma iniciativa como da Engesa ( Exemplo ) , o mesmo é detonado. Hoje teríamos uma indústria nacionalizada e com emprego para brasileiros. No caso do Jararaca este seria ideal para a atual guerra urbana no qual estamos enfrentando , equipando as PMs , PCs e PF com tais viaturas. Em tempo : Como ficou a situação do Centauro como carro de combate sobre Rodas. Uma sugestão : levantemos o tea de uma Guarda Naciosnal e de uma Guarda Costeira Mikos

Roberto CR
Visitante
Roberto CR

A pergunta era sobre a validade do conceito e eu acredito que ele (o conceito) é válido. Lógico que, como afirmou o Marine “…todo fabricante de veículo de reconhecimento dizer que o veiculo nao foi desenvolvido para enfrentar inimigo pesado, ‘e so pra ir espiar e sair fora'” é pura balela de quem não está no fio da navalha e quer vender o carro. No campo de batalha só espiar não vale, mas acredito que, por exemplo, em situações como controle aérea avançado este tipo de veículo pode ser adequado dependendo do ambiente em que for usado. Não tenho experiência… Read more »

Roberto
Visitante
Roberto

Marine, A ENGESA foi controladora das empresas Engex, Engesa Elétrica, conhecida como Engelétrica, (ex Bardella-Borriello Eletromecânica, em Jandira, SP), Engesa Eletrônica, conhecida como Engetrônica, (ex Inbelsa, afiliada da Philips do Brasil, em São Paulo, SP), FNV-Fábrica Nacional de Vagões (em Cruzeiro, SP), Órbita, dentre outras. O centro administrativo estava situado em Tamboré, Barueri, SP, onde também encontrava-se a Engepeq, centro de pesquisa e desenvolvimento do grupo. A falência da empresa foi decretada em outubro de 1993. Os problemas da empresa começaram com o calote de US$ 200 milhões do Iraque e no fracasso de vendas dos tanques pesados Osório como… Read more »

VirtualXI
Visitante
VirtualXI

Sou muito mais o Guará.

http://www.ecsbdefesa.com.br/arq/Art%2010.htm

Jararaca é de um tempo que já passou, e que fique o protótipo como exemplo do que NÃO se deve desenvolver para um país.

Os Humvee “DE” e “PARA” boiolas, só Argentino mesmo pra querer essa droga.
http://www.ecsbdefesa.com.br/arq/Art%2088.htm

Henrique
Visitante
Henrique

Taí um bom veículo para o “policiamento” urbano de morros. Não sei como é o tipo de blindagem, se aguentaria 7,62 ou menor mas com uma torreta controlada com uma 7,62 ou .50 seria melhor que os caveirões do BOP.
Para o EB, já é obsoleto.
Abraço.

Francisco AMX
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Francisco AMX

Observem estes pneus? muito desproporcional! não tem como um carro destes, com esse tamanho de roda/pneu e esta visibilidade, com baixa blindagem ser útil! nem para polícia, imaginem um carro deste na polícia do Rio, se dirigindo para a favela a 60Km, com baixíssima velocidade… então ele choca-se com um veículo de passeio…com suas quase 6ton, simplesmente desmanchará, até mesmo uma pickup! este monstrengo´não serve para nada! minha opinião!

Abraços

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

quis dizer baixíssima visibilidde!

DaGuerra
Visitante
DaGuerra

Considere que o projeto do JARARACA é do início dos anos 70,se tivesse sido adquirido, deveríamos já estar com uma versão II mais apropriada para áreas urbanas. Se bem que mesmo veículos mais pesados como HUMVEE mostraram-se incapazes de cumprir a missão.De qualquer forma, mesmo ultrapassado, gostaria de contar com um JARARACA em patrulha na favela do que jipinhos completamente desprotegidos, como o MARRUÀ, que deve ser excelente para passear nas dunas litôraneas durante férias.

Voluntário da Patria
Visitante
Voluntário da Patria

JARARACA deve ter sido pensado para substituir o jeep dos exploradores no Esqd C Mec, apoiado por CASCAVEL e URUTU, alguém confirma?

Marine
Visitante
Marine

DaGuerra,

As quais missoes voce se refere que o humvee e foi incapaz de cumprir?

brazilwolfpack
Visitante
brazilwolfpack

Esse vehiculo serviria hoje ainda,so que para o BOPE,com blindagem mais forte ,melhor visibilidade e pneus run-flat. So acho algo triste que exista a necessidade de blindados no Rio,tendo em vista os niveis da violencia. Marine,eu acho que o Da Guerra esta se referindo aos Humvees do inicio da guerra no Iraque,que com pouquissima blindagem,se tornaram alvos faceis para bombas e RPGs. Hoje,acho que a estoria e diferente.

DaGuerra
Visitante
DaGuerra

Em dar proteção adequada aos soldados em patrulha em áreas urbanas no Iraque , ficando vulneráveis aos IED, que convenhamos, eram dispositivos explosivos de grande “magnitude”.O HUMVEE não está sendo substituidos por um veículo mais resistente à minas, Marine?

Marine
Visitante
Marine

Colegas, Como ja disse aqui antes os humvees modelos M998 realmente nunca foram projetados para serem usados na linha de frente, muito menos para suportar IEDs com varias balas de canhao 155mm que nem mesmo Abrams as vezes aguentam. Portanto a culpa nao e do projeto do veiculo e sim da utilizacao erronea dele por falta de algo melhor. Com o passar do tempo os modelos M1114 chegaram no TO e serviram muito bem sendo eu mesmo um que deve minha vida a ele. Mas o inimigo tambem sempre se adapta e sem entrar em discussoes de TTPs ele se… Read more »

Felipe
Visitante
Felipe

Talvez se o projeto fosse atualizado, com a adição de uma metralhadora/lnaça-granadas controlado de dentro, tipo o CROWS que é instalado no Humvee, o Jararaca seria uma boa solução para cenários urbanos.

Marine
Visitante
Marine

Felipe,

“Turrets” por controle remoto so funcionam em pratica em conflitos urbanos em que as regras de engajamento permitem que se engaja tudo que mova, fora disso elas sao lindas em demonstracoes para generais e a midia nas nao funcionam no mundo real…

Sds!

Vassili Zaitsev
Visitante
Vassili Zaitsev

Quem sabe, ensina. Quem não sabe, tenta aprender.

Concorda Marine???????????????

abraços.

Prec PQDT
Visitante
Prec PQDT

Quial o nível de Blindagem, desse veículo ( Jararaca) ??
** Ele aguenta, somente o 7, 62mm ??

Já q “tamos” no assunto: Qual o nível de blindagem do CLAnf (Fuzileiros) e o URUTU (EB)??
Dá pra suportar um .50 ?? ( ACREDITO q não)
** Pois esses veículos, inclusive o CLAnf, não faz só o movimento Navio-Praia. Ele também “carrega” a tropa no ‘Campo”

Henrique
Visitante
Henrique

Agora… considerando que apreenderam até .50 em mãos de traficantes nos morros cariocas, aliado a farta munição e granadas, além de muita ousadia e desrespeito às instituições e população ordeira… o melhor mesmo para o BOP é adquirir uma dúzia de Apaches e fazer como os Israelenses, só entrando em confronto direto depois de eliminar as ameaças…
*** Que fique bem claro que estou falando em tática e emprego de material e não em política ou quem está certo ou errado no O.Médio Ok? ***
Abraço.

Marine
Visitante
Marine

Pois e Vassily mas ate os que sabem devem procurar aprender mais pois se nao o dia chegara em que ja nao saberao mais nada…

Semper Fi!

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Temos o Guará.

Para que comprar nosso material no exterior se temos um carro 4X4 fabricado no nosso país?

Se for de interesse: http://www.ecsbdefesa.com.br/arq/Art%2010.htm

Thiago Sala
Visitante
Thiago Sala

Voluntário da Patria, lei meu post anterior que é exatamente isso que escrevi…
Abraços e espero ajuda-lo.

luis
Visitante
luis

yo tube el placer de conducir un yararaca en el congo y se la maquina que es

luis
Visitante
luis

soy militar uruguayo

manoel
Visitante
manoel

que pena que o brasil nao valorisou essa marca por isso perdemos para os americanos