Modernização das armas para o Exército Brasileiro proporciona maior portabilidade a baixo custo

parafalAtendendo contrato com o Exército Brasileiro, a IMBEL está transformando um primeiro lote de Fuzis FAL 7,62mm em Fuzis PARAFAL 7,62mm M964 A1 MD1. A transformação é feita pela substituição de uma série de peças do FAL, por um kit de peças novas do PARAFAL, além da recuperação das peças antigas que irão compor o novo armamento. Algumas peculiaridades desta transformação são a substituição do cano longo por um cano curto e da coronha de alumínio por uma de polímero de alta resistência, desenvolvida pela IMBEL.

Com esta transformação, o Exército Brasileiro consegue recuperar fuzis com idade média de 30 anos, obtendo uma arma nova a um baixo custo, além de garantir para suas tropas maior mobilidade com um fuzil de peso e tamanho reduzidos. Por essas características, conferem maior portabilidade e mantém o alto de fogo.

O PARAFAL 7,62mm vai equipar as tropas de operações pára-quedistas, aerotransportadas, de selva, blindadas e mecanizadas. Em razão da aceitação do PARAFAL 7,62mm M964 A1 MD1, existe a perspectiva de que esse modelo se torne padrão para o Exército Brasileiro e de que outros dois lotes de FAL M964 venham a ser contratados para sofrerem essa recuperação e transformação.

A IMBEL continua, ainda, a modernização do FAL e do Fuzil para atender novos requisitos operacionais fuzis, que têm lançamento previsto para 2010, contarão com nova ergonomia, coronha retrátil e/ou extensível, trilho de suporte para instrumentos óticos já no modelo standard e aperfeiçoamento da engenharia dos componentes.

NOTA DO EDITOR: Essa é uma excelente notícia, nós teremos um novo fuzil, o MD97-A2, o qual será, provavelmente, empregado primeiro nas unidades de ponta e depois por toda a tropa. Mas para que as nossas unidades não sofram com fuzis antigos e pesados até a chegada do MD97, elas estarão bem supridas com PARAFAL “MLU” (Mid Life Update), que foi modernizado para um padrão mais leve, com um cano menor e com coronha em material composto.

FONTE: IMBEL

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Repsol
Repsol
14 anos atrás

Ja sabem quando o MD97 a2 vai pro EB?

luis
luis
14 anos atrás

legal, assim com a chegada dos md……cada militar terá o seu fuzil, eu imagino….

abraço

RafaelJR
RafaelJR
14 anos atrás

Um ótima solução, desde que seja temporária.

Alexandre L
Alexandre L
14 anos atrás

Isso não vai dá certo! Com certeza vão ter muitos problemas. Armamento velho tem que ser destruido. A compra de armamento novo, principalmente o fuzil, tem quer ser novo, moderno e de boa qualidade. Onde já se viu pegar armas velhas, colocar peças novas e sair atriando por ai como se fosem uma bela aquisição. É por isso que o EB é chamado de o primo pobre.

renato
renato
14 anos atrás

alguem sabe dizer as novas especificações do novo modelo ?
com destaque ao novo peso atribuido graças aos novos materiais que serão utilizados ?

gaspar
gaspar
14 anos atrás

pelo menos mantiveram o 7.62
nao suporto a ideia de mudanca 7.62 para 5.56
acho que a IMBEL deveria criar uma arma com calibre 6.68, assim daria para padronizar as tropas que ficam na Amazonia, caatinga, Rio, RS, …

Thomas D. Weiss
14 anos atrás

Poderiamos vender todas a colecionadores, principalmente nos EUA, aonde os conhecedores sabem apreciar este fuzil classico, legitima peca de Museu, se trata de um fuzil cujo conceito é de 50 anos atras.

o FAL é uma arma imponente, pesada, ótima para quem nao precisa carregar a mesma.

Poderiamos comprar fuzis M-4A4 e M-16A4 com miras modernas com estas vendas.

A tropa de elite poderia usar o Tavor …

CorsarioDF
CorsarioDF
14 anos atrás

Thomas, concordo na colocação do FAL já ser uma arma ultrapassada, assim como o AK-47 também é e não deixa de ser uma excelente arma, mas a aquisição do M-4A4 e o M-16A4 acho completamente desnecessária, pois há outros fuzis bem mais capazes no campo de batalha que os dois citados. Eu sinceramente também achei a solução do EB no mínimo estranha, pois “modernizar” fuzil????? Essa é nova!!! Daqui a pouco vão pegar os Mauser 1908 e colocar de volta com um Upgrade pós vida!!! A própria Imbel está desenvolvendo um excelente Fuzil (MD97), tem a Taurus, sem contar a… Read more »

J Curitiba
J Curitiba
14 anos atrás

Incrível insistirem nesse fuzil. Só quem já trabalhou com essa m. sabe a dureza que é opera-lo. Nossos soldados merecem o que a de mais moderno e não reliquias dos anos 60.

Toda minha vida militar servi na artilharia, os fuzis eram horriveis, com canos tortos e coisas do tipo. Pensava que na infantaria a coisa era melhor… doce ilusão… os colegas do 20 e 13 BIB contavam que a situação era a mesma.

Não estou aqui criticando o calibre, mas a arma em si. O duro é aturar gente emocionada que nunca pegou um FAL falando maravilhas desta josta.

gaspar
gaspar
14 anos atrás

6.68 completamente inviavel ?!?!?! por que ?!?!?!
as tres Forcas iriam utilizar o mesmo…
agora so porque os EUA estao migrando para o 5.56 nos tb deveriamos ????
temos que ter um fuzil que de pra usar na Amazonia sem interferencias de folhas, galhos… e que ao mesmo tempo sirva para combate urbano…
o 5.56 nao eh aconselhavel para usar na Amazonia devido “aos desvios” das balas…
o 7.62 eh poderoso demais pra combate urbano…
o 6.68 seria o intermediario perfeito…

acho que a China ja esta adotando o 6.68…

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Acho melhor um HK 416/417 ou FN SCAR. 🙂

Colt
14 anos atrás

Mas essa notícia já não tinha sido dada??????????

Thomas D. Weiss
14 anos atrás

para a nossa realidade orcamentaria , o M-4A4 é ótimo, o Tavor é sonho de consumo.

BOSS
BOSS
14 anos atrás

Vergonha.

LBacelar
LBacelar
14 anos atrás

Vergonha (2)

Estamos andando p/ trás!!! HK-416/417 Já !!!

Lol
Lol
14 anos atrás

Thomas,
M4 e M16 já são fuzis ultrapassados, velhos, compensaria comprar m16a4 talvez mas, o ideal é mesmo o TAVOR e o MD97LA2. Os FAL’s restantes poderiam ser doados para países da África, uma porcentagem seria transformada em snipers de curto/médio alcançe e para treinamento de tropas.

http://world.guns.ru/assault/as17-e.htm

e

http://world.guns.ru/assault/as24f-e.htm

e

http://world.guns.ru/assault/as84-e.htm

Pedro Rocha
Pedro Rocha
14 anos atrás

Olá senhores! Já esteve em nossas paginas do blog uma apresentação da IMBEL que exibia seus avanços em polímeros. Inclusive cano de armas nesse material! Acredito que esse kit só aproveitaria os mecanismos de disparo, ou seja, a coronha, a capa protetora, o carregador e principalmente o cano seriam novos. Eu suponho que em sua maioria em material sintético! Reconheço que o ideal seriam armas novas, porém essa atualização é muito mais em conta com o beneficio de obtermos um armamento com características bem próximas da nova geração que será utilizada pelo EB! Eu estou muito preocupado com o desenvolvimento… Read more »

Vinícius D. Cavalcante, CPP
Vinícius D. Cavalcante, CPP
14 anos atrás

Desde praticamente o fim da IIGM que diversos países estudaram e estudam calibres intermediários para munição de fuzis. Normalmente são munições o 7,62×51 NATO e o 5,56x45mm (.223 Remington). A necessidade de tais calibres decorre do desejo de possuir uma munição com maior poder de parada, principalmente a curtas distâncias, numa arma de porte mais confortável e sobretudo com o recuo menor do que as dimensionadas para disparar o cartucho 7,62x51mm. Embora o calibre .223 Remington possua grande letalidade, em diversas campanhas militares se vem criticando seu desempenho nos combates aproximados (inclusive recentemente, no Afeganistão) e esta deficiência fez com… Read more »

Hornet
Hornet
14 anos atrás

um off-topic:

“Soldados do Futuro

Exército lança mão da nanotecnologia para modernizar a corporação.”

http://defesabrasil.com/site/noticias/exercito/soldados-do-futuro.php

abraços a todos

Henriquerafa
Henriquerafa
14 anos atrás

os americanos estão sofrendo com o calibre 5.56 eles mesmo falam, olhem no video adiferensa

http://www.youtube.com/watch?v=Y07Cockgn5M

Thomas D. Weiss
Thomas D. Weiss
14 anos atrás

o 5.56 e’ padrao mundial, incrivel que possa parecer, somos os unicos ainda a usar o FAL como padrao, nao existe nenhum outro pais que quer adotar outro padrao.

Poderiamos hoje estar usando o Galil desde os anos Oitenta, e ainda estariamos procurando um outro modelo

o FAL e’ uma reliquia – o MD97 usa conceitos uultrapassados

DaGuerra
DaGuerra
14 anos atrás

KKKKKKKKKKK , é humor negro?

Luis
Luis
14 anos atrás

Modificar o FAL é como tunar um Fiat 147: perda de tempo e dinheiro. O MD everia adotar o fuzil HK G36, as metralhadoras HK MG36 e HK MG4, e até a submetralhadora HK UMP, para o EB, MB e FAB.

flavio
flavio
14 anos atrás

ao menos as unidades de elite deveriam usar OS MELHORES fuzis do mundo… Para o “grosso” do exército, talvez, essa solução pode ser… aceitável…

Luis
Luis
14 anos atrás

E não é 6.68 e sim 6.8 SPC (6.8x43mm).

felipe
felipe
14 anos atrás

vinícios de cavalcante:
li seu comentário, e gostaria de lhe perguntar se sabe algo a respeito das FA, dos EUA, estarem pensando em trocar o calibre da sua munição depois da fracassada missão em mogadício ou é um assunto inventado na net.
assisti um vídeo do Soldados do Futuro sobre um novo calibre, será o 6,8?
obrigado

Caipira
Caipira
14 anos atrás

O CFN vai de M16, o DPF de G36, a FAB de Sig (.550?) e G3, o EB de FAL meia vida e MD97…a tal da END não prega a padronização de meios?

sonic wings
sonic wings
14 anos atrás

Enquanto que nossos combatentes imploram por uma reforminha nos seus fuzis de mais de 30 anos, nossos traficantes tem buscado o q há de melhor por aí:

http://landcombatcb.blogspot.com/2009/04/steyr-mannlicher-aug-o-fuzil-bullpup.html

Sem falar que este papo de MD97 A2 ainda me parece muito nebuloso.

Abs

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
14 anos atrás

Concordo com o colega Sonic. Vi esta matéria que ele falou. O traficante sem vegonha queria pq queria um Steyer AUG. Estava decidido à pagar R$60 mil por ele. fala sério, isso é que é inflação galopante…….. Só que, para desespero dele, o “armeiro” concumbina não sabia como montar o fuzil. Quanto ao venerável FAL que equipa o EB, digo que é um bom fuzil, mas muito ultrapassado, sendo muito pesado, longo, e com o carregador de apenas 20 projéteis não ajuda na hora do vamos ver, obrigando o soldado à trocar ele com mais frequencia, fazendo com que a… Read more »

RJ
RJ
14 anos atrás

E alguém sabe a quantas anda a tal avaliação do Tavor? Nunca mais ouvi falar a respeito.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Ai ai ai, essa Imbel… quando eu acho q os caras vão dar motivo preu parar de falar mal…

FAL é uma excelente arma de caça… não de guerra…

No mais, pessoal, fiquem frios: vamos pro Afeganistão em breve, e vamos de M4… Fiquem espertos, o FAL vai virar história breve breve, rsrsrs…

Abs.

nveras
nveras
14 anos atrás

Eu li umas coisas bem cabeludas aqui. Passei doze anos no EB. Fui oficial de tiro de batalhão e, sinceramente, nunca vi um fal de cano torto. Aliás, conto nos dedos de uma mão só as vezes que vi um fal falhar. Quando falhava, era o soldado que não tinha regulado o escape de gases. Bem, cá entre nós, o maior problema do FAl era o tamanho, o PARAFAL melhora muito. Fora isto, não troco ele por 99% das armas que tem por aí. Ele nãi vai te deixar na mão se vc souber usar. Abs

Braziliano
Braziliano
14 anos atrás

Caro NVeras.

Será que é tão difícil ($$$$) bancar um concurso particular aqui no Brasil, para teste de alguns desses Fuzis.

Pelo menos daria uma idéia adequada das qualidades e defeitos desses equipamentos.

Pois o que tem aqui de palpiteiro “ishpecialista” que confunde crítica com achismo.

Saicã
Saicã
14 anos atrás

O PARAFAL M964A1 esse é bom mesmo não troco ele por nada!

Artur Paulo
Artur Paulo
14 anos atrás

Vale lembrar que o Para não é tão mais leve que o FAL, e no caso dos MD eles tem o mesmo peso 4,4kg

Marine
Marine
14 anos atrás

E cada coisa que se escrevem aqui tem hora….Reclamam de M16 e elogiam a FN, mas se esquecem que e a FN que fabrica os M16A4 americanos. Usam a historia de galohos que desviam 5.56mm mas ninguem tem tal relatorio de tal estudo do CIGS, mas pergunto, 7.62mm nao desviam tbm? Poxa eu ja cansei de ver .50 desviar…Balistica nao e tao simples assim, existem milhares de incognitas que podem fazer calibre “X” acontecer “Y”. Ninguem para pra pensar que um combatente que leve 6 carregadores de FAL tem menos da metade da municao daquele que leva 5.56mm com o… Read more »

Artur Paulo
Artur Paulo
14 anos atrás

P.S. Os maiores problemas de uma arma é a sua ergonometrica, tamanho, “soco” e o peso, na~adianta trocarmos o FAlzão por uma arma .223/556 já que essas são ineficientes em ambientes de selva, pois nada mais são que um 22 anabolizados, quero dizer bem anabolizados. Mas tamb[ém não adianta utilizar uma 7,62 em ambiente urbano então devemos estudar bem a ergonometria do novo Fz para as nossas FA, a sua mantuenção fácil, o peso conizente e não uma arminha de brinquedo e quem sabe manter um 7,62 e para a nova tropa de operações de Garantia da Lei e da… Read more »

Artur Paulo
Artur Paulo
14 anos atrás

Desculpe a troca de letras mas é que o meu teclado está péssimo e sofro de TDAH e Ansiedade excessiva, pois toma muito café, ehehe.
Força e Honra para todos

Bandeira
14 anos atrás

Corsario, só a título de esclarecimento, a Imbel já modificou Mauser 1908, adaptando aparelho de pontaria do FAL, quebra chamas e calibre 7.62, algumas PMs, ainda utilizam este equipamento, alias bastante preciso e letal.
JCuritiba, só uma pergunta:Você prestou serviço Militar em algum Ferro Velho?Senão meu caro o lixo não era o fuzil, era a sua Unidade!Tenha dó, FAL de cano torto?Conta outra!

Noel
Noel
14 anos atrás

Muito simples, o cara não sabe, ou não consegue enquadrar o alvo, e coloca a culpa na arma. Quando o atirador não sabe usar o olho diretor, ou quando ocorre a gatilhada, muito mais comum com pistolas, e pouca instrução, poucos tiros, falta de domínio da arma, etc; ai, a culpa passa a ser do cano torto da arma.rsrsrsrs

Lucas Lasota
Lucas Lasota
14 anos atrás

Ate acho interessante este MID do FAL mas nao concordo com a expectativa da nota do blog no que tange ao recebimento do MD 97.

Tendo em vista a producao sob licenca do IMI Tavor pela Taurus, seria uma otima oportunidade de termos um dos fuzis mais modernos do mundo em nossa fileiras, coisa que o MD 97 esta longe, bem longe de ser.

CorsarioDF
CorsarioDF
14 anos atrás

Bandeira, sobre o Mauser 1908, tive o prazer de várias vezes realizar tiro prático com ele, e sem dúvida um excelente fuzil, mas com um século nas costas. Para o combate moderno ele está defasado. O FAL sem dúvida é um excelente fuzil, porém como o Marine (que possui experiência em combate real e atual, dando seu testemunho) citou, a quantidade de munição X peso é muito mais favorável ao 5,56, pois em uma batalha real você precisa manter o fogo por mais tempo e não ter a munição mais “forte”. Isso sem contar que hoje em dia a doutrina… Read more »

Xavier
Xavier
14 anos atrás

Parabéns pela matéria, é de grande utilidade…

Sobre o FAL e ou PARAFAL, não tem o que se discutir, é uma arma insubstituível, grande poder de fogo e ótima confiabilidade, dês de que, bem manutenido. Vamos esperar que antes de ir pra rua, que sofra exaustos testes, para que não ponha em risco a vida dos combatentes, fora isso, é uma ótima iniciativa….
Em contra partida, o fuzil FAL estandart, é muito bem empregado por tropas terrestres, principalmente as que se infiltram por matas e campos abertos.

José
José
14 anos atrás

Alguem sabe o novo peso desse PARAFAL 7,62mm M964 A1 MD1, e seu comprimento total?,acho que devemos parar um pouco dessa eterna discussão “556 vs 7,62” “fal é bom vs fal é ultrapassado” e nos prender um pouco ao post. (estou falando de comentários nitidamente sem base e não dos que agente vê que são feitos por pessoas com experiencia e conhecimento caso, por exemplo, de Marine e Vinícius D. Cavalcante)

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

José em 22 out, 2009 às 12:03:

José, sei dizer que o PARAFAL pesa quase a mesma coisa que o FAL. A diferença é imperceptível.

E o problema não é a arma, mas a munição, que é pouca e pesa muito mais do que o fuzil. Vide meu comentário no próximo post.

Por isso que disse que o FAL é melhor como arma de caça do que de guerra.

Sds.

fernando rosendo da silva
14 anos atrás

O FAL não estaria se transformando no PARAFAL por acaso. ele passa automaticamente a se transformar em 2 em 1, uma arma de guerra e uma arma de caça!

Francoorp
Francoorp
14 anos atrás

Vejam estes FAL dos Gringos:

http://www.dsarms.com/products.asp?dept=36

J Curitiba
J Curitiba
14 anos atrás

nveras

“Passei doze anos no EB. Fui oficial de tiro de batalhão e, sinceramente, nunca vi um fal de cano torto”…”Fora isto, não troco ele por 99% das armas que tem por aí. Ele nãi vai te deixar na mão se vc souber usar”

Prezado colega Nveras, só tenho duas coisas a dizer: vc teve sorte com o material que usou e seus soldados eram santos no manejo da arma.

Infelizmente, por opiniões como a sua nosso EB insite em tecnologia dos anos 50/60.

Um abraço.