Plano criaria ‘comissão da calúnia’, teria dito militar em documento. Dilma foi convocada por comissão do Senado para falar de programa.

Diego Abreu e Robson Bonin

vinheta-clipping-forteO chefe do Departamento-Geral de Pessoal do Exército, general Maynard Marques de Santa Rosa, teve a exoneração do posto solicitada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, nesta quarta-feira (10). Uma carta atribuída ao general circula na internet fazendo críticas à terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). A exoneração já foi enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão foi anunciada pelo próprio ministro nesta quarta-feira (10), durante a cerimônia de despedida do ministro da Justiça, Tarso Genro, do cargo, que transmitiu o posto para o secretário-executivo da pasta, Luiz Paulo Barreto.

“Acabei de encaminhar ao presidente da República a exoneração do general Santa Rosa da chefia do Departamento Geral de Pessoal e deixei a sua colocação à disposição do Exército. O assunto está encerrado”, afirmou Jobim.

Ao tomar conhecimento da carta divulgada na internet no dia 15 de janeiro, segundo o Ministério da Defesa, Jobim telefonou para o comandante do Exército, Enzo Peri, pedindo providências para o caso. Foi o próprio comandante que sugeriu a exoneração do militar ao ministro da Defesa.

Outro capítulo da polêmica em torno do PNDH, que já dura quase dois meses, aconteceu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que convocou nesta quarta a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para falar sobre o programa.

A ministra tem 30 dias para atender a convocação e é obrigada a comparecer. O placar foi de nove votos a sete.

“A ministra Dilma é responsável por todas as áreas do governo. Ela é a primeira pessoa, depois do presidente, a dar ok sobre qualquer iniciativa do governo. Por isso, precisamos ouvi-la”, disse o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). O líder do PT, Aloizio Mercadante, anunciou que vai recorrer no plenário da convocação.

A assessoria da Casa Civil disse que não tomou conhecimento da decisão e não vai comentar o fato.

Na nota divulgada na internet, o general diria que a comissão da verdade, uma das medidas previstas no plano de direitos humanos, que seria criada pelo governo para investigar crimes contra os direitos humanos durante a ditadura militar (1964-1985), seria formada por “fanáticos” e viraria uma “comissão da calúnia”.

O militar afirmaria que os integrantes da comissão seriam os “mesmos fanáticos que, no passado recente, adotaram o terrorismo, o sequestro de inocentes e o assalto a bancos como meio de combate ao regime, para alcançar o poder”.

A nota também diz que “confiar a fanáticos a busca da verdade é o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados da raposa”. Para o militar, “a história da inquisição espanhola espelha o perigo do poder concedido a fanáticos. Quando os sicários de Tomás de Torquemada [1420-1498] viram-se livres para investigar a vida alheia, a sanha persecutória conseguiu flagelar 30 mil vítimas por ano”.

Leia a íntegra da suposta carta:

“A COMISSÃO DA “VERDADE”?

A verdade é o apanágio do pensamento, o ideal da filosofia, a base fundamental da ciência. Absoluta, transcende opiniões e consensos, e não admite incertezas.

A busca do conhecimento verdadeiro é o objetivo do método científico. No memorável “Discurso sobre o Método”, René Descartes, pai do racionalismo francês, alertou sobre as ameaças à isenção dos julgamentos, ao afirmar que “a precipitação e a prevenção são os maiores inimigos da verdade”.

A opinião ideológica é antes de tudo dogmática, por vício de origem. Por isso, as mentes ideológicas tendem naturalmente ao fanatismo. Estudando o assunto, o filósofo Friedrich Nietszche concluiu que “as opiniões são mais perigosas para a verdade do que as mentiras”.

Confiar a fanáticos a busca da verdade é o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados da raposa.

A História da inquisição espanhola espelha o perigo do poder concedido a fanáticos. Quando os sicários de Tomás de Torquemada viram-se livres para investigar a vida alheia, a sanha persecutória conseguiu flagelar trinta mil vítimas por ano no reino da Espanha.

A “Comissão da Verdade” de que trata o Decreto de 13 de janeiro de 2010, certamente, será composta dos mesmos fanáticos que, no passado recente, adotaram o terrorismo, o seqüestro de inocentes e o assalto a bancos, como meio de combate ao regime, para alcançar o poder.

Infensa à isenção necessária ao trato de assunto tão sensível, será uma fonte de desarmonia a revolver e ativar a cinza das paixões que a lei da anistia sepultou.

Portanto, essa excêntrica comissão, incapaz por origem de encontrar a verdade, será, no máximo, uma “Comissão da Calúnia”.

General do Exército Maynard Marques de Santa Rosa”

FONTE / VÍDEO: G1

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mineiro
Mineiro
14 anos atrás

O General não falou nada além da verdade.
Se for realmente para remecher o passado, que se investigue os dois lados, dentro do devido processo legal.
O que não pode ser aceito é o instrumento de vingança a que se presta esse decreto.
Cordialmente.

luis alberto
luis alberto
14 anos atrás

O general soh disse a verdade. Por isso, estah sendo punido pelo atual governo. Bom, nada melhor que um dia depois do outro.
Ha juizes em Berlim.

camberiu
camberiu
14 anos atrás

Pois e’….pena que quando o exercito esteve recentemente revistando a casa de cidadaos sem qualquer mandado judicial (caso dos fuzis roubados), o ministro da defesa nao pediu a exoneracao de ninguem. Ou seja, pecado e’ so’ criticar os membros do estado. Agora, quando o exercito abusa do povao mesmo, ninguem fala nada.

Mauricio R.
14 anos atrás

O general tem o direito de se defender, e o 1º a bancar isto é o comandante do EB, senão tem culhão p/ tal, que sai ele!!!
O general tem o mesmo direito a ampla defesa que foi dado pelo PT ao terrorista e assassino italiano julgado e condenado, apaniguado do ex-ministro Tarso Genro, se o ministro da defesa não gostou que peça o boné!!!
Somente aí o assunto estará encerrado!!!

Braziliano
Braziliano
14 anos atrás

Esse pode falar o que quiser que o Lula e adeptos aceitam numa boa:

http://juliosevero.blogspot.com/2007/08/luiz-mott-pedofilia-j.html

augusto
augusto
14 anos atrás

Sinto muita pena do pessoal que comenta aqui, são pessoas frustadas que usam a internet para dizer ofensas ou expressar seus preconceitos. A democracia que o pessoal aqui tanto fala aqui é a democracia que não tem oposição – se tivessem algum poder matavam todas as pessoas diferentes aqui no pais (todo o pessoal de esquerda, ateu, gays, pobre etc….) – numa democracia de verdade como por exemplo americana, gostem ou não todas essas pessoas estão protegidas pelos direitos humanos e pela constituição daquele pais. Isso mostra como somos atrasados aqui, não aceitamos alguem que discorde da gente e não… Read more »

soares
soares
14 anos atrás

Eu acho q o ministro da defesa tem q punir o general e não fik empurrando para o presidente lula esse assunto . é claro q tem q ser investigado os dois lados , mais ti faço uma pergunta , qual militar que foi torturado e morto pelo outro lado .

BRAVURA
BRAVURA
14 anos atrás

Até hoje, a Alemanha procura aqueles que envergonharam e mancharam a história daquele país. Não houve impunidade para o Pinochet. A Argentina condena os criminosos da ditadura que sofreu. E o Brasil? O Brasil concede anistia para aqueles que exercitaram o terror por 30 anos, impediram a democracia e aqueles que a pretendia. Em um país que se tornou democrático não se pode tolerar abuso de poder, tortura, ocultação de cadáver, desaparecimentos, enfim Golpe Militar como acontece nas republiquetas. Na história do Brasil deve ficar registrado esse obscuro capítulo para que no futuro essa atrocidade não volte mais a acontecer.… Read more »

gerrson carvalho
gerrson carvalho
14 anos atrás

Caros amigos,

Meu pai e meus tios eram jovens na época da ditadura, bebiam, fumavam e f……. Nunca foram importunados pelos militares, sabem porquê? por que não eram terroristas, sequestradores ou assaltantes de banco. precisa-se ententer que quem naquela época era cidadão de bem não era pertubado por niguem.

Quanto aos generais que estão se manifestando tem todo o meu apoio!

Marcelo Ramos Ruizree
Marcelo Ramos Ruizree
14 anos atrás

Se nesta nossa democracia onde o Presidente mente e não sofre qualquer sanção, onde o Presidente do Senado mente e não é cassado, onde ministro declara ter fumado maconha e não se envergonha disso, qual a razão do General não poder se manifestar? No Brasil democrático, à rigor, todo mundo deveria ter o Direito de dizer o que pensa…independentemente dessa opinião coincidir com aquilo que professam os “democratas” que passaram a vida toda com o discurso bonito, idealista e arrumadinho, apenas para convencer os tolos a lhes conduzirem ao poder. Eu ouvir falar de descência, de escrúpulo para com o… Read more »

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Achei infeliz as declarações desse general, primeiro o PNDH deu o que falar, com ameaça de demissão do ministro da defesa e dos Comandantes das forças armadas, depois chegou-se a um texto de concenso que atendia todas as partes…e todos sairam felizes e não se falava mais no assunto. Agora vem o general falando mal do PNDH e de antemão sem saber quem serão os membros da comissão que futuramente sera formada, chama-os de “Fanáticos”, Terroristas etc…partindo de uma pessoa de destaque (é um general de 4 estrêlas), ocupando um cargo de comando dentro do Exército são declarações que não… Read more »

bruno luiz
bruno luiz
14 anos atrás

Jobim tem poder, mas ele não vai conseguir mais essa.
Mesmo porque o corda ja está apertando o pescoço dele.
Essa ameaça não passa de uma tentativa frustrada de afunda o General.

Jobim, todos podem te amar por você estar mostrando aos entusiastas que o Brasil também tem dentes, mas você não é o presidente.
E a Dilma também não vai ganhar.

Antes uma Democracia pacifista que uma ditadura militarizada.

Emanuel significa “deus conosco”

Abraço

Noel
Noel
14 anos atrás

Parabens aos inimigos das Forças Armadas, e principalmente os do EB. Pessoalmente creio que o Gal, embora correto na análise, deu munição ao inimigo, pois ainda esta na ativa, não devia falar nada abertamente. General, V.Ex. deu mole, deu munição aos revanchistas de plantão, que já conseguiram, assim, mais uma vitória, levando esse debate e o risco de desarmonia para o Auto Comando do EB; mas o objetivo deles, é a opinião pública. Se já não bastasse o escarcéu feito com a declaração sobre gays, do Gal indicado ao STM, mais essa agora. OBS: o bom trabalho executado pelo EB… Read more »

caravlhomtts
caravlhomtts
14 anos atrás

Pessoal eu até gostaria de defender o general mais tem jeito não,esta exoneração foi em parceria com o comando do exercito,falou na hora errada o Jobim articulando com a oposição para tirar os holofotes desta comissão da verdade,a Sra Dilma esta sendo intimada pela oposição a comparecer a câmara para dar explicações sobre a comissão da verdade, ai vem o general e lança esta pérola,não teve jeito,nesta hora tem que ser politico,não adianta ter uma pessoa esvaziado o assunto para ter uma melhor negociação e vir alguém a jogar mais lenha no fogo.
abraços a todos.

Galileu
Galileu
14 anos atrás
CorsarioDF
CorsarioDF
14 anos atrás

Pessoal, para conhecimento de todos, o Jobim só adiantou em um mês a saída do Gen. Santa Rosa, pois ele vai para a reserva no início de março. Então ele sabia exatamente a hora de falar, e expressar o que realmente sente. E não falou absolutamente nada fora do que está realmente acontecendo. Agora, os ‘guerrilheiros” estavam em busca da democracia??? Quanta HIPOCRISIA!!! Eles queriam é implantar uma DITADURA COMUNISTA no Brasil, nos moldes da Cubana, Norte Coreana, URRS, Chinesa… E por quê os Ativistas de Direitos Humanos do Brasil não questionam o que acontece em Cuba, China, Coréia do… Read more »

AJS
AJS
14 anos atrás

No governo do General Geisel, um General de Exército (não recordo o nome), fez um pronunciamento e foi exonerado do comando, palavras de Geisel na ocasião:
-Ele não foi punido pelo que falou, mas porque falou.

bear
bear
14 anos atrás

Nunca pensei que seriamos governados pela escoria brasileira.
O Brasil esta precisando de uma faxina.
Chega de assaltantes de bancos, arruaceiros e sequestradores.

germa
germa
14 anos atrás

tem um economista chamado robert aunmann que na teoria dele,deve ser usada a teoria dos jogos de John nash(vide o filme “uma mente brilhante”) para resolver problemas de impasse.

não se pode fazer uma concessão se os adversários não fizerem ,pelo menos, uma com o mesmo peso.

conclusão: enquanto os nossos “grandes fabianos” continuarem “grandes fabianos” e cederem a todas os intemérios do governo vão levar na cabeça sempre.

OTV
OTV
14 anos atrás

E o e-mail é mesmo do general? eu posso passar qtos e-mails quiser e assinar Lula, Dilma, Gewn Enzo, General Patton, FX-2.
Tem que ver isto aí.

BRAVURA
BRAVURA
14 anos atrás

REVANCHISMO: nunca foi prática no Brasil. É até um argumento pré-pronto pra aqueles que temem os crimes do passado, ou mesmo o registro daquelas atrocidades. A instituição Exército Brasileiro não é culpada de nada disso. A culpa é das pessoa não da instituição, o Exército é pra sempre os seus comandantes não. IMPUNIDADE: É de praxe e tem muuuita “munição”. Eu sou a favor que os Generais Castelo Branco, Costa e Silva, Garrastazu Médice, Geisel e João Figueiedo fiquem no mínimo firmados na história do Brasil como “envergonhadores” da nação. Porque os comuniostas terroristas, guerrilheiros, sequestradores de embaixadores já ganharam… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Hehehe, o Gen Santa Rosa já estava no “canil”, indo pra reserva. Muito bom meu General, PAU NELES! Parabéns por falar o óbvio, numa nação em que todos tem medo de ser políticamente incorretos!

Aos detratores do regime militar, só digo que se não fossem eles ainda iríamos estar produzindo simca-chambor e romi-isetas, importando petróleo e queimando carvão pra fazer energia elética.

Sds.

claudio
claudio
14 anos atrás

Agora uma pessoa não pode mais expressar sua opinião?
Se você for contra ao PNDH vc perde o emprego?

Acho q. isso é ditadura.

The_mal_voltou
The_mal_voltou
14 anos atrás

Concordo com o General Maynard.
e com muitos colegas aqui do blog, não a mais o que dizer, virou palhaçada esse governo.
mas tem eleição vindo ai, por isso, consciência…

pacau
pacau
14 anos atrás

Caros amigos,

Meu pai e meus tios eram jovens na época da ditadura, bebiam, fumavam e f……. Nunca foram importunados pelos militares, sabem porquê? por que não eram terroristas, sequestradores ou assaltantes de banco. precisa-se ententer que quem naquela época era cidadão de bem não era pertubado por niguem.

AMX
AMX
14 anos atrás

Democracia é uma França, Suécia, Alemanha. Não é só direito a voto. É opinião e caráter formados, para bem poder refletir, concluir, opinar e votar.
E o general está certo sim. Nosso país corre risco sim com o governo que está aí (que no quesito corrupção, é igual aos outros).
Essa comissão será um “show”. Infelizmente, não será séria e isenta.

Abraços.

AMX
AMX
14 anos atrás

O Pacau tá corretíssimo!
Esses caras não foram …”oh”, perseguidos.
Eles quiseram perseguir. Foram brincar de guerrinha, tomaram um pau e agora querem se passar por coitados.
Ninguém apoiava a guerrilha na época. Ninguém!
Claro, só Albânia, China e Cuba… Graaaaandes exemplos mesmo… tsc tsc tsc.

Von Morbius
Von Morbius
14 anos atrás

Se os entusistas de assuntos militares são entusiastas de um passado negro, marcado pela opressão em nome do que quer que seja, imaginem como pensam nossos militares… deve ser por isso que nossas forças armadas são tão bem organizadas… Limpar a sujeira, seja ela do passado ou do presente, é o dever de qualquer povo e os argentinos, chilenos e uruguáios sabem disso e o estão fazendo, os alemães o fazem há 60 anos, e nós, brasileiros dotados de tanta qualidade em nossas casernas o que estamos fazendo? Estamos delegando aos corajosos que usaram os meios possíveis para conseguir liberdade… Read more »

storm
storm
14 anos atrás

“Caros amigos,

Meu pai e meus tios eram jovens na época da ditadura, bebiam, fumavam e f……. Nunca foram importunados pelos militares, sabem porquê? por que não eram terroristas, sequestradores ou assaltantes de banco. precisa-se ententer que quem naquela época era cidadão de bem não era pertubado por niguem”

Pacau assino em baixo. meu pai já me falou exatametne isso.

humberto
humberto
14 anos atrás

O general fez críticas? Sim, poderia te-lo feito e “vazado” a mesma para o público? NÂO e por isto o Estado Brasileiro teve que enquadra-lo, é importante ver que é o Estado e não este governo que o fez. Os militares são subordinados ao poder civil e pronto. Bom dito isto, tentando analisar a coisa..A crítica é uma opinião pessoal do general ou ele está sendo uma especie de porta voz (temos que lembrar que ele estaria indo para a reserva)dos militares? Creio que isto seja o receio do GF, na verdade a “punição” do governo foi leve, pois existe… Read more »

M1
M1
14 anos atrás

O ministro está fazendo o maior esforço para que se a lei for aprovada tenha que ser investigados os “guerrilheiros” também, ai vem o General e faz uma coisas dessas…

Lamentável.

Tem comandante, que só fica fazendo birra, que é o casa da aviação naval X FAB, isso também, eu tava lendo a história sobre isso.

QUando estava lendo, comecei a dar risada, fiquei imagiando a situação na época, a FAB X MB.

Tenho uma pergunta, hoje ainda tem essa intriga? Asa fixa x Asa rotativa?

M1
M1
14 anos atrás

Dos dois lados, acho que tem muita coisa podre.

Me desculpem a expressão, mas quanto mais mexe na *erda, mais ela fede, até a hora que de tando mexerem na *erda, um fica de saco cheio e joga a *erda no ventilador, aí já viu o que vai acontecer né?

augusto
augusto
14 anos atrás

Gostaria de pedir ao edtor do blog mais atenção aos comentarios aqui no blog. Não sou a favor da esquerda mais dai fazer apologia a favor da ditadura já é demais! Já basta o outro posto sobre gays no exercito e as barbaridades escritas ali agora isso tb? Então a solução para combater a esquerda no nosso pais é outra ditadura ou a revolução como alguns dizem aqui…. afff ´coisa de moleque que não não tem o que fazer…. Entre ser aliado de petralhas e ser a favor de torturadores sou mais a democracia no voto e de propostas para… Read more »

augusto
augusto
14 anos atrás

O pior que existe é quando para combater uma coisa ruim a pessoa dá uma solução pior ainda. Os direitos humanos são para todos sim! Se pena de morte em todos os casos fosse solução o Iran era melhor lugar do mundo para se viver, um criminoso precisa ter direito defesa e ter o minimo de condições para se recuperar se não é assim para que a cadeia ? Se todos diferentes merecem a exclusão ou a morte então o que vcs querem é algo como nazismo,fascismo, comunismo cubano e chinês. Se vcs se agem assim são tão animais quanto… Read more »

Cesar
Cesar
14 anos atrás

Acaba de ganhar mais uma ESTRELA o Excelentíssimo Senhor General de Exército – MAYNARD MARQUES DE SANTA ROSA. A quinta estrela representa a ALMA VIVA DO EXÉRCITO BRASILEIRO, que não sabe se curvar diante dos poderosos e dos sem caráter. O General SANTA ROSA foi demitido pelo Ministro da Defesa por ter sabido defender a honra das Forças Armadas e não aceitar que Elas sejam humilhadas perante a Nação. Em nota de seu gabinete, de maneira elegante e objetiva defendeu a VERDADE e por esta razão é demitido do cargo de chefe do Departamento Geral do Pessoal. Pode ficar certo… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
14 anos atrás

O General está certíssimo. A Lei da anístia foi criada para por uma pedra no perído da guerra suja iniciada pelos comunistas que agora governam e tentam se vingar da derrota. Se alguma comissão for à frente para investigar crimes daquele período, tem que começar pelos cometidos por terroristas como dilmona, tarso, dirceu, genuíno, Franklin, entre outros.

DaGuerra
DaGuerra
14 anos atrás

franklin, com minúsculo mesmo…

Soldier
Soldier
14 anos atrás

soares em 10 fev, 2010 às 19:39 “Eu acho q o ministro da defesa tem q punir o general e não fik empurrando para o presidente lula esse assunto . é claro q tem q ser investigado os dois lados , mais ti faço uma pergunta , qual militar que foi torturado e morto pelo outro lado .” Vai aqui uma lista soares: Em 25/07/66 01 – Carlos Argemiro Camargo – Sargento do Exército – Paraná 02 – Nelson Gomes Fernandes – Almirante – PE Em 28/09/1966 03 – Raimundo de Carvalho Andrade – Cabo PM – GO) 10/01/68 –… Read more »

TADEU
TADEU
14 anos atrás

PARABENS GENERAL SANTA ROSA. PARABÉNS POR TER CORAGEM DE SER ESCRAVO DA VERDADE. TAL ATITUDE TRÁZ TRIBULAÇÕES. A DOUTRINA DO INFANTE É CLARA : NÃO SE RENDA – NOSSO POSTO É NOSSA COVA.

Soldier
Soldier
14 anos atrás

Ahhh, meu caro SOARES.

Se quiser também a relação das pessoas que foram vítimas de JUSTIÇAMENTOS (TODOS CIVIS) pela “esquerda” também me avise ok? Colocarei aqui com maior prazer.

Abração.

DaGuerra
DaGuerra
14 anos atrás

Pode acrescentar na lista os nomes dos militares mortos enquanto dormiam na intentona comunista de 35?

augusto
augusto
14 anos atrás

Soldier, agora coloca todas pessoas que sumiram na ditadura ou vc acha banditos golpistas que não representam nosso exercito tem carta branca para matar e torturar? Chega de ditadura de esquerda e de direita!! Pare de desculpas, os dois lados estavam errados e o povo não apoiou, não apoia e não apoirá fascistas e comunistas!!! Viva o capitalismo e DEMOCRACIA atraves de votos.

Soldier
Soldier
14 anos atrás

DaGuerra em 11 fev, 2010 às 12:15

Posso sim meu caro. Logo postarei aqui.

Soldier
Soldier
14 anos atrás

augusto em 11 fev, 2010 às 12:22 Meu caro Augusto. Tanto quanto você eu não gosto de Ditaduras tanto de esquerda quanto de direita. Ocorre é que a “esquerda” no Brasil queria implantar um regime muito mais totalitário que o Regime Militar que foi apoiado e provocado pelos Civis. O que houve não foi nada bom para o Brasil. Concordo com isso. Más se nossos Militares não entrassem em cena em 1964 nós estariamos fabricando charutos e andando em Chevolets dos anos 50. Foram as esquerdas que provocaram isso. Foram elas as primeiras a roubar bancos, sequestrar, justiçar, assassinar e… Read more »

Soldier
Soldier
14 anos atrás

Aqui, Meu caro Da Guerra. Mortos na INTENTONA COMUNISTA DE 1935. 01. Abdiel Ribeiro dos Santos – 3º Sargento 02. Alberto Bernardino de Aragão – 2º Cabo 03. Armando de Souza Mello – Major 04. Benedicto Lopes Bragança – Capitão 05. Clodoaldo Ursulano – 2º Cabo 06. Coriolano Ferreira Santiago – 3º Sargento 07. Danilo Paladini – Capitão 08. Fidelis Batista de Aguiar – 2º Cabo 09. Francisco Alves da Rocha – 2º Cabo 10. Geraldo de Oliveira – Capitão 11. Jaime Pantaleão de Moraes – 2º Sgt 12. João de Deus Araújo – Soldado 13. João Ribeiro Pinheiro –… Read more »

Soldier
Soldier
14 anos atrás

A INTENTONA COMUNISTA DE 1935…

Poucos conhecem seus nomes. Eles morreram na madrugada de 27 de novembro de 1935. Não em combate, mas covardemente assassinados. Alguns dormindo…

Durante todos estes anos, suas famílias, em silêncio resignado, reivindicaram dos governantes, a não ser um mínimo de coerência, a fim de que pudessem acreditar que eles não morrerem em vão.

DV
DV
14 anos atrás

Augusto, ótimos comentários. Completamente de acordo. Democracia e Mercado, sim senhor. Esse é o caminho. Doutrinas autoritárias, de esquerda ou de direita, acabam sempre derramando o sangue de muitos pelo interesse de poucos. O Golpe (sim Golpe, não Revolução) de 64 só serviu para as FA serem usadas por oportunistas como Carlos Lacerda. Jango era inepto e incapaz de gerir a bagunça criada pelo Jânio, mas de comunista não tinha nada. Isso foi só uma desculpa para a tomada do poder e as FA entraram de gaiato nessa história. Os generais hoje têm de aguentar Comissão da Verdade e o… Read more »

Athos
Athos
14 anos atrás

Exatamente DV, os militares foram massa de manobra e ainda não deram conta disso…lol.

Meus parabéns general, agora pode colocar o pijama e ir dormir. Vamos deixar as discussões sérias pra gente sem fanatismo.

Ronaldo
Ronaldo
14 anos atrás

Tem mais é que apurar os fatos mesmo, para os militares aprenderem que agora vivem em um estado democrático, crime é crime não importa o momento, ainda hoje tem muitas famílias que tiveram gente desaparecidas.

ECEME
ECEME
14 anos atrás

É interessante a empáfia paisana no fórum, como se fossem os doutores da lei e com poder de decisão. Não há previsão imediata de reserva remunerada para o Gen Santa Rosa, poderá ser no início de abril mas nada o impede de sair no final do ano. Os seus leais companheiros de farda podem muito bem retardar o processo por motivos óbvios. É o quinto militar com grande liderança a discordar frontalmente das ações do governo. Veremos qual será os rumos do pndh e seus desdobramentos. O fato é que jovens oficiais e seus superiores começam a pregar maior união… Read more »