Helicópteros do Exército chegam à Colômbia para resgatar reféns das Farc

65

Aeronaves brasileiras saíram de Querari, no Amazonas. Objetivo da missão é salvar dois militares colombianos.

vinheta-clipping-forteHM-3 Cougar 2º BAvExOs dois helicópteros do Exército brasileiro, colocados a serviço da Cruz Vermelha Internacional para resgate de dois reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), chegaram por volta de 15h20 (horário de Brasília) deste sábado (27) à Villavencio na Colômbia.

As aeronaves saíram às 9h30 de São Gabriel da Cachoeira (AM) e fizeram uma parada em Querari (AM), por volta de 12h30. O trecho final da viagem até Villavencio é estimado em duas horas e meia.

Estão nos helicópteros 20 militares que farão parte da operação de resgate, a senadora colombiana Piedad Córdoba, dois representantes de um movimento pacifista da Colômbia, dois representantes da Cruz Vermelha e um representante da Igreja.

Segundo a Cruz Vermelha, a operação vai durar até terça-feira (30) e será dividida em duas partes. A primeira fase acontece neste domingo (28) e a segunda na terça. Em cada uma delas será resgatado um refém.

Os dois reféns que serão libertados são militares colombianos. Pablo Emilio Moncayo está sob poder das Farc há mais de 12 anos. Josué Calvo é refém desde abril do ano passado. Não foi divulgada qual a ordem dos resgates. A operação é toda comandada pela Cruz Vermelha e o Brasil dá apenas apoio logístico.

Operações militares são suspensas em zona da Colômbia para entrega de refém

Uma interrupção das operações militares e policiais em uma região do sudeste da Colômbia entrou em vigência a partir das 18h locais (20h de Brasília) deste sábado (27) para facilitar a libertação de um militar sequestrado há um ano pela guerrilha das Farc.

“De acordo com as instruções do Ministério da Defesa, serão suspensas as operações militares em uma pequena zona, mas o suficiente para realizar a operação de libertação do soldado Josué Daniel Calvo”, disse a jornalistas o alto comissário de paz do governo, Frank Pearl.

Neste sábado, chegaram à cidade de Villavicencio, capital do departamento de Meta, os dois helicópteros brasileiros em que viajará a comissão humanitária que no domingo (28) receberá o soldado Calvo, se tudo ocorrer dentro do previsto.

As duas aeronaves e os integrantes da missão humanitária irão na segunda-feira (29) à cidade de Florencia, no departamento de Caquetá, para uma segunda operação estabelecida para a libertação do sargento Pablo Emilio Moncayo, que as Farc entregarão depois de mais de 13 anos de sequestro.

Os dois soldados fazem parte de um grupo de 23 militares e policiais que as Farc mantêm como reféns e que o grupo rebelde pretende trocar por cerca de 500 guerrilheiros presos, algo que o presidente Alvaro Uribe rejeita.

FONTE: G1

FOTO: Guilherme Wiltgen – ForTe

NOTA do EDITOR: As aeronaves da Aviação do Exército utilizadas nesa missão pertencem ao 4º BAvEx, sediado em Manaus. A foto ilustrativa é de um HM-3 Cougar do 2º BAvEx.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo
Paulo
14 anos atrás

Com certeza o Chávez e o Obama estão se remoendo de inveja porque nestes casos sempre nós é que somos chamados. E esta posição não foi conquistada de ontem pra hoje, mas ao longo de todo o século XX, iniciando com o Barão do Rio Branco.

Marine
14 anos atrás

Paulo,

Nao acho que Obama siquer saiba ou perca 15 segundos do dia dele pensando nessas operacoes.

fullcrum
fullcrum
14 anos atrás

Farc- me lembro do ataque covarde na cabeça do cachorro, três baixas, vi na tv o pai de uma das vítimas chorando, pois não deu tempo de chegar para o enterro do filho e ainda tem gente que apoia esse grupo que parece que tem até escritório de representação em Brasília. Na minha opinião nossa resposta na época foi pequena, devíamos estar bombardeando eles até hj….

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Marine Claro que não diretamente, mas no relatório semanal da CIA, sobre a questão Colômbia/Farc, com certeza é mencionado que o Brasil continua com bom trânsito na América Latina. O que acende a luz vermelha para o Departamento de Estado tentar melhorar sua influência na região. E isto não é só com Brasil ou América Latina, mas a nível mundial. Faz parte da geopolítica dos EUA. O problema, para os norte-americanos, é que esta influência vem diminuindo dia a dia. Daí a necessidade de saber quem tem influência, para tentar neutralizar ou mesmo suprimir esta influência. E não só no… Read more »

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Queria saber porque o brasil, já que o brasil não é neutro e sim contra as Farc, mas faz sentido se analisarmos que entre Colômbia e Venezuela o brasil se torna neutro, e tambem porque temos esse papel na AL, acho que eu mesmo respondi minha pergunta..hahaha Marine, pra mim não só o Obama mais muitos líderes de fora da AL sabem muito mais do que se passa aqui, do que a gente imagina. Li alguns relatórios no caso da ONU, que são os unicos que chegam ser divulgados, e com certeza eles sabem muito mais que os líderes da… Read more »

lc
lc
14 anos atrás

Galileu, O Brasil não é contra as farc. Talvez a opinião pública seja, mas o governo federal e o partido que hoje nos governa não são. Muito pelo contrário. Ambos são partícipes de uma maldita organização denominada Foro de São Paulo, a qual pretende “recuperar na AL o espaço perdido no leste europeu”. Isto dito por eles mesmo. Já houveram palestras de dirigentes´das farc em escolas públicas de São Paulo, patrocinadas com os impostos que pagamos. O padre Olivério Medina, um alto dirigente deste grupo narco-terrorista, vive em nosso país acobertado pelo governo inclusive sendo casado com uma militante petista… Read more »

Marine
14 anos atrás

Paulo,

Ok, entendo o contexto de seu comentario agora. Sim concordo que claro a preocupacao com influencias existem apenas quis apontar que no seu dia-a-dia um presidente americano como Obama nao perde muito do seu tempo diario pensando em refens de FAs colombianas nas maos da FARC.

Abs!

Samuel Henrique
Samuel Henrique
14 anos atrás

Áinda acho muito pouco a participação brasileira neste tipo de situação!
Um pais que quer ser um líder no continente, já deveria estar intervindo nestas questões a muito mais tempo!

Quando ao presidente Obama, acho que ele é informado sim sobre o que ocorre por aqui! Mas quanto a ele ter inveja….de pois de ter esmagado nossas forças no Haiti, com aquela demosntração de prontidão absoluta e pronta resposta ao evento inesperado….só se ele for muito inseguro!!!

Vitor
Vitor
14 anos atrás

As FARC deveriam ser eliminadas igual os terroristas que agiam no Brasil durante a ditatura. Uma pena que a Colombia sofra até hoje.

Francisco AMX
Francisco AMX
14 anos atrás

Olhem só, o SP é que foi designado para a façanha… segundo alguns uma M de Heli… pergunta: pq não foi o BH? simples… menos autonomia, carga e conforto…

Sds!

Ilya Ehrenburg
Ilya Ehrenburg
14 anos atrás

Há uma regra que inclusive está em negrito, que não se deve fugir do tema proposto, além de não usar o espaço para propaganda política. Mas, não é de agora que observo o uso dos comentários para destilação de venenos de cunho negativo, contra o Presidente da República, do seu partido e de todos aqueles que não se alinham com a parte conservadora da nossa sociedade. Isto posto, aqui venho aos moderadores para inquiri-los: O que porventura acontece, é permitido? Seria possível, da parte dos senhores administradores, um esclarecimento profundo, considerando que as eleições se aproximam e a emoção, floresce?… Read more »

Vitor
Vitor
14 anos atrás

Quando eu vi o Super Puma também achei interessante Francisco AMX. Por mais que digam que ele tem problemas, acho que todos equipamentos tem algum tipo de falha em determinado tipo de uso. Não existe tecnologia sem dor de cabeça mas mesmo assim melhor ter que não ter. =]

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

lc em 28 mar, 2010 às 15:45:

Excelente comentário. O governo brasileiro está longe de ser “neutro” em relação às FARC. O Barão do Rio Branco deve estar se contorcendo na cova.

Abs.

____________

“me farei presente neste espaço como um legítimo militante partidário”

Rá, é pegadinha do Malandro? 🙂 E já não se faz?

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Francisco AMX em 28 mar, 2010 às 21:59

“segundo alguns uma M de Heli”

Chicão, nunca ouvi alguém dizer que o SP é uma m., pelo contrário. O que já ouvi dizer, e com bastante propriedade e dados, é que:
1 – a história da ToT dos helicópteros franceses da Eurocopter pra Helibrás é uma vergonha;
2 – o preço não compensa sua suposta superioridade.

Parece com algum outro equipamento que nos está sendo oferecido pelos franceses, não acha? 🙂

Abs.

Tito
Tito
14 anos atrás

Ótima a participação Brasileira nesse caso, mas devemos ficar alertas ao tentáculo dessa organização narcotraficante em nossas terras.

lc em 28 mar, 2010 às 15:45

Dizer que o seu comentário é perfeito é pouco.

Ilya Ehrenburg em 28 mar, 2010 às 22:09

“me farei presente neste espaço como um legítimo militante partidário”

E eu que achava que já se apresentava assim, como sou tolo.

Meus cordiais abraços.

Bernardo R.
Bernardo R.
14 anos atrás

“me farei presente neste espaço como um legítimo militante partidário”

Vixi…. se antes não era propagantista, e já colava daquele jeito, imagina agora gente….. uahuahuahuahuah
—————————————————-

Gostei muito do que li!! Passou da hora de sermos mais presentes com esses “terroristas vermelhos utópicos” do sul…. Vivem entrando no nosso território quando o cerco fecha pra eles por lá e têm de pagar por isso!!!
Quem sabe em 2011 começamos a enfrentar essa frente do jeito que nós devemos fazê-lo!!

Abs

João Augusto
João Augusto
14 anos atrás

Essa briguinha partidária aqui é de uma infantilidade brutal. Um acusando o outro e todos fazendo propagandas veladas.
Parabéns, Ilya Ehrenburg, pela formalidade do post. É raro ver gente digitando ‘bunitin’ na internet.

Abraço.

lc
lc
14 anos atrás

“me farei presente neste espaço como um legítimo militante partidário”

Como fui tolo, sempre achei que se apresentavas como um verdadeiro “zampolit”.

——————————-

João Augusto,
Não entenda meu comentário anterior como briguinha partidária nem propaganda política. Não sou afeito a discursos panfletários nem represento partido algum, assim como nenhum destes que aí estão me representam. Muito menos estou patrulhando a internet a soldo.
São públicos e notórios os fatos que descrevi acima.

Cordiais saudações.

lc
lc
14 anos atrás

“1 – a história da ToT dos helicópteros franceses da Eurocopter pra Helibrás é uma vergonha; 2 – o preço não compensa sua suposta superioridade.” Concordo plenamente com seu comentário. Acredito que a dita expansão da Helibrás, de acordo com o que ocorreu até agora, não passará de mais um galpão para montagem de kits CKD. Espero estar enganado. Ademais, se somos o segundo mercado para helis de uso civil no mundo, causa-me estranheza não haver outro fabricante por aqui. Também não considero o SP/Cougar um equipamento ruim, porém acredito que os BH devam ser melhores como helis militares, afinal… Read more »

Peacemaker
Peacemaker
14 anos atrás

Quem gosta de pelego é cavalo de gaúcho, o barão de Rio Branco esta orgulhoso com a atual diplomacia brasileira, por outro lado, o barão deve estar tirando uma onda com o Osório e o Caxias devido ao nível “intelectual” de alguns oficialecos do EB.

Tito
Tito
14 anos atrás

João Augusto em 29 mar, 2010 às 10:48

“Essa briguinha partidária aqui é de uma infantilidade brutal. Um acusando o outro e todos fazendo propagandas veladas.”

Caro João Augusto, se o seu comentário me inclui saiba que está enganado, não faço propaganda nem apologia a nenhum partido político, apenas sou irônico e aponto os “patrulheiros do partidão” presentes neste blog.

Como já disse:

Não sou de esquerda, não sou de centro nem de direita, sou Brasileiro e não abro mão disso.

Alexandre GRS
Alexandre GRS
14 anos atrás

teste

Rodrigo Cesarini
Rodrigo Cesarini
14 anos atrás

Peacemaker em 29 mar, 2010 às 13:19
Quem gosta de pelego é cavalo de gaúcho, o barão de Rio Branco esta orgulhoso com a atual diplomacia brasileira

Falou nosso médium de plantão 🙂

[]s

Francisco AMX
Francisco AMX
14 anos atrás

Felipe, não viu nem leu? tem certeza? é só procura aqui que verás um monte de xingamentos ao SP… facin…
Eu sou “fanzaço” dos BH, acho que eles são mais versáteis, mas não nego a eficiência do SP… para certos casos ele vai bem!

Abraço broe!

Ilya Ehrenburg
Ilya Ehrenburg
14 anos atrás

Antes de tudo, gostaria de propor aos presentes, principalmente aqueles que nesta coluna de comentários, demonstraram enorme desrespeito para com a palavra alheia, que demonstrem em que momento aqui apresentei-me, como defensor de coloração partidária, ou fiquei a destilar críticas de notório cunho político, à facções políticas da nação, dos seus alinhamentos diplomáticos ou ações. Apontem-me uma só palavra, se puderem! Atendo-me, ao assunto proposto: O Brasil, do alto das suas tradições diplomáticas, presta-se para ajuda humanitária ao oferecer à Cruz Vermelha, sua capacidade logística, representada pelos helicópteros e suas tripulações, com o intuído de restituir às suas famílias, dois… Read more »

Vader
14 anos atrás

“Para aqueles que criticam o empenho do nosso governo…” Primeiro erro: não se trata de empenho de governo, mas sim de Estado. “mas a vontade em criticar o Governo Federal” De novo o governo? Será que não há um Estado acima do governo? Será que esse Estado não é apartidário? Ou já foi “aparelhado”? “Graças ao desprendimento do Governo Brasileiro” Sempre ele. De novo, o Estado não serve para nada? Só o governo? Finalizo: o grande problema é que o “governo” em tela tende a se apropriar, para os poucos desavisados e para os muitos apaniguados, de obras e façanhas… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

É normal neste tipo de operação não utilizar um tipo semelhante ao do inimigo e os colombianos utilizam muito os BH.

Para o sempre informado Francisco AMX que sabe tudo de equipamento francês através do Google, sugiro uma nova pesquisa: Relatório de CENIPA do PP-MUM

Também sugiro mais uma pesquisa: Sobre o acidente do heli da Helivia( não me lembro o prefixo agora) e o que o sindicato dos Petroleiros acha desta tetéia da tecnologia francesa e recomendação que deu aos seus filiados.

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Só para colocar um pouco mais de lenha na fogueira: a “senadora” Piedad Córdoba é o braço político das Farc. Porisso ela está em todos os resgates. Para aparecer bem na foto.

Alecsander
Alecsander
14 anos atrás

Perdão pela má palavra, mais acho uma @#$%*& ignorância de alguns de comparar o governo com as FARC, é falta de conhecimento de pessoas que distorcem os fatos(pra não dizer que inventam coisas, e mentem descaradamente), e falam um monte de bobagens, tão grandes quanto falar que a terra é quadrada. Alem de conhecimentos gerais, certas pessoas deferiam estudar ética, pois não percebem que estão postando comentários quase fascistas. Todo mundo tem o direito de livre expressão, mais ninguém tem o direito de caluniar ou difamar ninguém.

Um grande abraço a todos.

Bruno Rocha
Bruno Rocha
14 anos atrás

Gostaria de saber uma coisa. Outras equipes de resgate também participarão ou será só o Brasil? ************************************ [não é “off topic”, está dentro do tema em relação ao Brasil e seus “irmãos”] Eu tenho um pensamento preocupante sobre o que muitos de nossos irmãos latinos pensam de nós. Eles pensam que por sermos o país mais rico da América do Sul e também o país latino mais rico, temos por obrigação ajudar o mais pobre. Até eu concordo,mas… Muitos pensam que somos co-responsáveis por muito do que ocorre de ruim nesse continnte, assim como são os EUA (que de tanto… Read more »

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Prezado Bruno Rocha Ótima a sua intervenção. Quanto às ações de resgate, parece que só o Brasil tem participado. Além de sermos o único “confiável”, também somos um dos poucos que tem condições logísticas para tanto. E esta sua pergunta dá o gancho para a segunda parte do seu comentário. O Brasil, queiram ou não nossos hermanos, tem fama de ser “bom moço” e de não se intrometer em assuntos internos dos vizinhos. A América do Sul, quer queiram as esquerdas hoje no poder no Continente, quer não, depende e muito do Brasil tanto na economia (somos grandes consumidores de… Read more »

Bernardo R.
Bernardo R.
14 anos atrás

Alecsander em 30 mar, 2010 às 3:00 Colega “bloguense”, entendi sua crítica, porém, ela não procede de forma alguma!! Não comparamos o governo com as FARC…. Isso sim, seria uma imbecilidade… Oq fazemos aqui é mostrar, sim, que temos o conhecimento que infelizmente vos faltam, o seu tão amado governo cor de sangue defende de forma velada(às vezes abertamente) grupos de esquerda por todo o mundo, ignorando o fato de serem assassinos, traficantes, sequestradores, ladrões de banco, terroristas, agiotas, extorsionários em geral….. Como defendem?? Como exemplos muito bem colocados em vários posts em toda trilogia!! 1º: Se negam a extraditar… Read more »

Bruno Rocha
Bruno Rocha
14 anos atrás

Paulo em 30 mar, 2010 às 9:55 Obrigado pelo seu comentário, Paulo. Mas veja, não digo isso por pura especulação ou pensamento pessoal. Eu vejo alguns casos semelhantes nas relações de outrso países. Outra coisa, me chama a atenção que sejamos os únicos “preparados” para tal (apesar de sermos mesmo nesse continente), mas tabém o fato da grande relação de “depedência” deles em nos chamar sempre que necessário. Em casos semelhantes, o país rico que ajudava os outros, com o tempo, passou a ser visto como “abusador”, como você mesmo disse sobre a China. Talvez por causa da economia. Não… Read more »

Bruno Rocha
Bruno Rocha
14 anos atrás

COntinunado paulo Aqui no nosso mundinho do Sul, somos o únicos país a atrair eventos mais reconhecidos como Olimpiádicas, Copa Do Mundo, Formula Indy, Formula 1, Formula Truck, até a nossa StockCar é falada como uma das melhores e mais bonitas (os carros) do mundo. Além de sermos a única industria aeronáutica (EMBRAER, ITA, CTA), e o único país latino que faz misseis (Mectron, Avibras). (apesar de pensarmos que não somos reconhecidos, bem, não somos na cultura, mas na América Latina e nos restante do mundo, somos muito reconhecidos. Somos sinônimo de qualidade) Penso que poderíamos fazer diferente do que… Read more »

Bruno Rocha
Bruno Rocha
14 anos atrás

Bernardo R. em 30 mar, 2010 às 10:11

“3º: Defendem o pobrezinho Irã que não tem petróleo e PRECISA de energia nuclear “pacífica”.”

Dizem que tem outro motivos para p governo defender o Irã.

Como se defendendo o Irã, ele tire o olho gordo da AIEA de cima do brasil.

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Bruno Rocha

Perfeito. Nada a acrescentar. O Brasil deve retomar suas atenções prioritariamente ao Mercosul.
E não se preocupe se eles vivem pedindo nossa ajuda. É melhor pedir pra nós do que a outrem. E olha que está cheio de interessados em “ajudar” a AL.

Abraços

Ivan
Ivan
14 anos atrás

Bruno Rocha em 30 mar, 2010 às 12:43
Bernardo R. em 30 mar, 2010 às 10:11

Bruno,
Totalmente OFF TOPIC, mas penso que ao defender o suposto direito do Iran à um programa nuclear, este nosso governo talvez esteja atraindo o “olho gordo” da AIEA para nosso país.
O nosso programa é realmente pacífico, mas o deles (os Persas) talvez não seja.
É uma mistura que não me agrada.

Abç,
Ivan.

Alecsander
Alecsander
14 anos atrás

Bernardo R. Suas afirmações são conseqüência da alienação e falta conhecimento e de estudo sobre as matérias que você lê ou assiste. Se você estudar sobre as nações totalitaristas(ditaduras) que existem pelo mundo, você vai ver que existem muitas alem de Cuba, Coréia do Norte e Irã, existem também a países totalitaristas aliados dos E.U.A e da OTAN, como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Pakistão(esses três são os três principais da atualidade, mais existem outros) que tem políticas repressoras, total falta de democracia, alzencia de direitos civis e da liberdade de ir e vir. Vamos começar pelo mais fraco… Read more »

Adilson CxdoS
Adilson CxdoS
14 anos atrás

Os amiguinhos da senadora Colombiana Piedad Cordoba sequestram colombianos e depois ela aparece ajudando a resgatá-los. Que “bunitim” e ainda pedindo ajuda aos companheiros do Foro de São Paulo para tal. E sobra pro EB participar desse show midiático!! Palhaçada!! Porque o Exercito Brasileiro tem que aparecer nesse fanfarronice?? Poderiam ter mandado o senhor Marco Aurélio Garcia (assessor direto das Farcs com o governo) em um helicóptero civil e poupar o EB.. Enquanto a Colômbia ficar negociando com esses terroristas essa guerra civil não vai ter fim nunca, deveriam fazer com as FARCs a mesma coisa que fizeram com a… Read more »

Alecsander
Alecsander
14 anos atrás

Desculpem pelos erros de concordancia verbal, tive que sair para ir na farmácia e escrevi correndo.

Vic
Vic
14 anos atrás

====OFF====

Oi, galera, nao sei direito se esse é o lugar pra se fazer esse pedido mas, a globo vai estreiar uma nova série do servico reservado da PM em abril. Será que nao da pra vcs fazerem uma materia sobre essa unidade antes?

abracos

Vitor
Vitor
14 anos atrás

Alecsander, os EUA são odiados em varios paises por causa dessas politicas ambiguas. E vc quer q o Brasil siga o mesmo caminho? Manter contatos com esses países tudo bem mas nao comentar nada ou fingir que nao viu as barbaridades eh brincadeira ein. Quando acontecem atrocidades no Brasil todo mundo fala ate os brasileiros. Porque nao podemos defender o que é certo? Eh tudo questao de vontade.

Alecsander
Alecsander
14 anos atrás

Vitor Você me diz que o Brasil deveria apoiar e defender o que é certo, e eu pergunto a você: O que é certo? Uma ditadura que é apoiada ou combatida dependendo de ser de direita ou de esquerda! O mais justo em um cenário desses é o da neutralidade, ou se combate todos os países que desrespeitam os direitos humanos ou não se ataca nenhum, se um país é alvo de acusações por desrespeitar os direitos humanos, e outro que desrespeita da mesma maneira e são ignorados, é porque não existe interesses em garantir os direitos humanos, mais sim… Read more »

Tito
Tito
14 anos atrás

Alecsander só uma perguntinha.

O Irã é uma ditadura de esquerda???

Ilya Ehrenburg
Ilya Ehrenburg
14 anos atrás

Antes de realizar as minhas intervenções, gostaria de me dirigir aos Senhores Felipe Cps e Vader, que usam ambos, o mesmo avatar: Não permito que se recorte trechos dos meus textos, para uso em argumentos. Esta prática, que lamentavelmente é muito comum nos fóruns militares, revela obsessão, covardia e insidiosidade de quem as praticam. Pois, retiram-se as palavras proferidas do seu contexto, para ancorar argumentações contrárias, que sem este artifício, cairiam no limbo da mediocridade. Se queres debater ou dirigir-me à palavra, que o faça na forma que se deve, desenvolvendo seus próprios conceitos, e não mutilando aqueles que lhe… Read more »

lc
lc
14 anos atrás

Caro Ilya,

Afirmaste ser absurda a ligação entre o governo federal e as farc.
Vais negar também a existência do Foro de São Paulo?

Sds.

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
14 anos atrás

Vic, se atualiza entao amigo

é a 2a temporada ….

MO

Alecsander
Alecsander
14 anos atrás

Tito

O Irã é ex-ditatura de direita.

lc
lc
14 anos atrás

Em tempo Ilya.
Parvos são os que não veem que o Brasil está se transformando em valhacouto para uma corja de terroristas.

Sds.

Vader
14 anos atrás

Ilya Ehrenburg em 31 mar, 2010 às 15:17: Meu amigo, em primeiro lugar, malgrado sua mal-educada e prepotente opinião, acho muito útil que se recorte e cole os trechos que os outros escrevem. Já fizeram isso comigo inúmeras vezes, e jamais reclamei de alguém fazê-lo. É útil, para que os outros percebam de cara as barbaridades que são escritas. Economiza tempo do leitor, pois atêm-se ao essencial. E fica mais fácil a compreensão, por quem lê, do real significado do que se quer dizer. Não doure a pílula: as palavras tem significado, e não existe isso de “tirá-las do contexto”,… Read more »