Venezuela acusa grupo de espionar substações de energia

vinheta-clipping-forteO presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, acusou nesta quarta-feira a Venezuela de violar os direitos humanos de oito colombianos detidos no país vizinho acusados de espionagem do setor elétrico.

A Venezuela diz que oito detidos tinham fotos de subestações de energia, sistemas de transmissão e estradas, e que alguns deles carregavam identidades do Exército colombiano. Uma autoridade da Colômbia afirmou que sete prisões foram realizadas.

As detenções ocorrem após meses de tensão entre Uribe, maior aliado dos Estados Unidos na América do Sul, e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que enfrenta a pior crise energética dos últimos anos no país, o que pode dar impulso à oposição nas eleições legislativas em setembro.

Uribe disse que as prisões são injustificadas

“Isto se chama violação de direitos humanos. E o governo da Colômbia não pode permitir a violação dos direitos humanos contra seus cidadãos, vivam eles na Colômbia ou fora”, disse Uribe a jornalistas.

No mês passado, Chávez acusou “contrarrevolucionários” opositores de seu governo socialista de interromper cabos de energia para agravar a crise energética do país, que forçou sua administração a racionar energia na maior parte do país.

As detenções, que segundo autoridades venezuelanas foram realizadas por forças de segurança em dois Estados nas últimas duas semanas, podem piorar as relações entre Caracas e Bogotá na véspera de eleições presidenciais na Colômbia, em maio.

Os suspeitos estão sendo processados pelo sistema militar judiciário da Venezuela.

Nesta quarta-feira, a imprensa venezuelana disse que cinco dos suspeitos, incluindo Luis Carlos Cossio, de 52 anos, pertence a uma família colombiana que vive na pequena cidade venezuelana de Bairinitas há 17 anos e possui uma fábrica de sorvetes.

Durante uma reunião de governo transmitida pela TV na terça-feira à noite, Chávez disse que a fábrica era uma “fachada”, mas afirmou não estar acusando o governo colombiano ou o Exército de envolvimento no caso.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PC
PC
14 anos atrás

Tá bem; então os colombianos estavam fotografando para tentar copiar o modelo energético da Venezuela – que aliás, funciona às mil maravilhas…
Só o chaves mesmo…
Sds

Edgar
Edgar
14 anos atrás

Na verdade os colombianos estavam deflagrando a posição exata dos geradores de cada usina para enviar os metadados ao servidor central da CIA para que este posicione o HAARP para irradiar seus 3.981 MW à ionosfera direcionados via datalink, gerando uma reação em cadeia e uma consequente precipitação que dá origem à uma sequência de terremotos em território bolivariano, obrigando este país a declarar guerra contra os imperialistas satânicos do norte. Essa república ditatorial bolivariana é uma comédia. A imprensa já era e até a internet quiseram censurar. Nesse Fantástico Mundo de Chávez nosso presidente, que pertence a outro desenho,… Read more »

lc
lc
14 anos atrás

Edgar,

KKK. Excelente.
Será que os satânicos poderiam aumentar a potência de 3.981 MW, por engano é lógico, e quem sabe estender o tremor até uma determinada cidade localizada no planalto central?
Ai que meda!

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Ainda estou esperando pelas provas do voô do P-3 americano pelo espaço aéreo venezuelano e já está prendendo “espiões” novamente e pelo jeito, sem provas …..

Carvalho
Carvalho
14 anos atrás

Nada melhor que “inimigos externos ” para esconder as dificuldades do “maravilhoso governo bolivariano”. Pessoal não sei o que se passa na cabeça do povo venezuelano.
O Chaves chega a ser hilário…é um fanfarão mesmo. Porém um fanfarão que esta se armando e doidinho pra utilizar os brinquedinhos comprados na “mãe Russia”…exemplo de governo para os bolivarianos. O grande satã do norte que abra o olho, e que seu vizinho colombiano não se meta…..rsrsrsrs!!! é piada…

Breno Silva
Breno Silva
14 anos atrás

Quando um governante perde sua popularidade frente a opniao pública de seu respectivo país… apela em casos como estes, tentando distorcer os problemas internos com assuntos “externos”… assim fazia bush qdo justifucava a caca aos “terroristas”, assim faz Alan Garcia (Peru), polemiza sua relacao com Chile… e a boa parte de governantes a nível mundial… vamos ver até onde chega Chaves com suas histórias…

abracos

Nick
Nick
14 anos atrás

Caro Edgar:

Venezuela pra o Brasil: eu sou você amanhã. 😀

[]’s