vinheta-clipping-forteA AIEA (agência nuclear da ONU) teme que o Irã esteja desenvolvendo uma carga nuclear para criar um míssil, segundo relatório confidencial obtido nesta quinta-feira pela Reuters. O texto da AIEA confirma que o Irã produziu o primeiro lote, pequeno, de urânio enriquecido a 20%, sem ter avisado aos inspetores internacionais com a antecedência devida.

O Irã anunciou na semana passada que havia passado a enriquecer urânio até um grau de pureza de 20%, para uso em um reator de pesquisas médicas. Até então, o país enriquecia urânio apenas até 3,5%. Para uso em armas nucleares, é preciso uma pureza de cerca de 90%.

Tanto o enriquecimento adicional quanto a notícia sobre ogivas nucleares devem alimentar preocupações no Ocidente quanto às verdadeiras intenções do programa atômico iraniano, apesar de Teerã insistir no caráter pacífico, para geração de eletricidade e fins científicos.

A AIEA há anos investiga relatos de governos ocidentais indicando que o Irã tem esforços coordenados para processar urânio, testar explosivos em alta altitude e adaptar o cone de um míssil balístico para que possa receber ogivas nucleares. Em 2007, no entanto, os EUA avaliaram que o Irã havia abandonado tais atividades em 2003 e, provavelmente, não as retomaria.

Importantes aliados ocidentais, porém, acham que o Irã manteve o programa –e o relatório da AIEA representa um inédito aval independente a essa teoria.

“A informação disponível para a agência é extensa […], amplamente consistente e crível em termos de detalhes técnicos, do cronograma em que as atividades são conduzidas e das pessoas e organizações envolvidas”, afirma a AIEA. “Tudo isso desperta preocupações sobre a possível existência no Irã de atividades não reveladas, passadas ou atuais, relacionadas ao desenvolvimento de uma carga nuclear para um míssil.”

Com termos excepcionalmente duros, foi o primeiro relatório da AIEA sobre o Irã desde a posse do novo diretor geral da instituição, Yukiya Amano, que é considerado mais inclinado a confrontar o Irã do que seu antecessor, Mohamed ElBaradei.

O relatório, que será avaliado em um encontro entre os próximos dias 1º e 5 de março pelos 35 países que formam a direção da AIEA, apontou que, com o passar do tempo, fica mais difícil obter informações sobre o programa nuclear iraniano, e que, portanto, é essencial que Teerã coopere “sem mais delongas” com os investigadores da agência.

O Irã alega que as acusações ocidentais sobre o desenvolvimento de ogivas atômicas são inventadas, mas não conseguiu provar o contrário. O país passou 18 meses evitando contatos com a AIEA a respeito desse assunto.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Márcio
Márcio
14 anos atrás

Como pode tanto poder ficar nas mãos de loucos como esse sujeito.

Bernardo
Bernardo
14 anos atrás

Eu acho que o Irã mente sim…. Mas mesmo sendo contra QUALQUER país possuir bombas nucleares, defendo a soberania acima de tudo!!!!
Quem quiser ter, que tenha….
Detesto as trapalhadas diplomáticas do Lula, mas concordo na frase dele em que faz graça dos EUA por terem milhares de ogivas e quererem proibir o resto dos países de terem!!!

Leopoldo Duarte
14 anos atrás

Ja disse em outros comentarios que para acontecer uma guerra é uma questão de tempo, ninguem vai engolir i que i IRÃ ta fazendo.
A guerra só é uma questão de tempo.

Barracuda Mocambicana
Barracuda Mocambicana
14 anos atrás

novas acusações(); novas sanções(); novo enfraquecimento do pais por causa das sanções(); novas pessoas(); Enfim os new estao se juntando para criar um novo filme que talves ja vimos, so que os iranianos talves tenha a sorte de seu lado se as previsoes makarov estiverem certas, logo isso vai dar mais 1,5 ano para ter sua bobinha A e mesmo com os new enfraquecendo o irá ele tendo esse “garante” duvido que os libertadores do mundo irá invadi-los. Fica apenas um reflexão, pq napoleao, roma, hitler, etc… e ate a frança na copa de 98 (lembra que anularam como a… Read more »

Challenger
Challenger
14 anos atrás

Estava vendo outro dia no site Defesa Brasil, como os Israelenses bombardearam secretamente um reator Nuclear Sirio em 2007, muito interessante.

O Irã seria a bola da vez, é só questão de tempo.

http://defesabrasil.com/site/artigos/conflitos/como-israel-destruiu-o-reactor-nuclear-sirio-de-al-kibar.php

Cor Tau
Cor Tau
14 anos atrás

O amor é uma forma de violência que obriga as pessoas a pensarem………

nozes
nozes
14 anos atrás

essa ogiva era akela que o tava empretado para o Saddam Hussein? la do iraque.

Miguel
Miguel
14 anos atrás

Das duas uma.Ou os países ocidentais tomam logo uma atitude drástica em relação ao Irã,ou que calem a boca!

Sanções já não tem efeito,visto que muitas já foram adotadas e o bendito programa nuclear iraniano continua dia após dia.

Minha dúvida é se os EUA teriam condições de entrar em uma terceira guerra.Talvez se tivessem ja o teriam feito a muito tempo.

Lembro-me de uma matéria que li na revista Grandes Guerras em que especialistas americanos diziam que não haveriam condições financeiras e soldados disponíveis para abrir uma nova frente de batelha.

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Já disse uma vez que, não acho que o Irã tenha oque diz ter, mas se tiver parabéns, parabéns tambem por lançar seu primeiro destróier.

Se os judeus tem direito de não reconhecer o estado palestino mesmo o chão onde pisam os israelenses ser dos palestinos, se israel pode lançar bombas em bairros civis muçulmanos, bombas proibidas pelo tratado de viena, então porque o Irã ou qualquer outro nao pode fazer o mesmo?!!

abraço

urss
urss
14 anos atrás

” O Irã alega que as acusações ocidentais sobre o desenvolvimento de ogivas atômicas são inventadas, mas não conseguiu provar o contrário.” A imprensa ocidental é fenomenal, consegue distorcer a realidade de uma forma impressionante. Supondo q nao esta como consegue provar? se nao estiver nao existem provas

Barracuda Mocambicana
Barracuda Mocambicana
14 anos atrás

Galileu em 19 fev, 2010 às 19:07

pq o mais forte ou o vencedor sempre mante sua historia sobre os mais fracos…..

Vassili
Vassili
14 anos atrás

Pessoal, Boa noite…….. O que vcs acham????????? O Irã mente sobre seu programa nuclear????????? Para mim, não há sequer o que duvidar disto. O recente anúncio de que os EUA descobriram uma fábrica secreta enterrada no centro do Irã ja prova que eles mentem descaradamente. Não estou falando que o Irã não possa possuir armas nucleares. Se os EUA, Rússia, China, Inglaterra, França, Índia, Paquistão e Coréia do Norte (??????) podem, pq o Irã tb não poderia ter as suas armas do Armageddon???????? Pq o Irã é opressor com seu próprio povo e não respeita os direitos humanos?????????? grande porcaria,… Read more »

OTV
OTV
14 anos atrás

Vassili

não concordo muito com as suas palávras, mas e daí? Eu concordo totamente com a sua ideia.

Alecsander
Alecsander
14 anos atrás

Não sou a favor do Irã, mas o colega nozes disse bem, o Iraque foi invadido porque segundo o então presidente Jorge W. Bush disse que teve gente do serviço de inteligência americano que botava a mão no fogo sobre a existência de armas de destruição em massa criadas por Saddam Hussein, e no fim elas nunca foram encontradas, por um único motivo, nunca existiram. Não que isso signifique que o Irã não possa criar armas nucleares, só que acima de tudo uma bomba atômica é mais que uma arma de guerra, é uma arma política, uma ferramenta de persuasão… Read more »

ZE
ZE
14 anos atrás

Venho por meio dessa, me insurgir contra o Blog ForTe!!!

Esse Blog deveria ter mais consideração ao falar dos nossos “PARCEIROS ESTRATÉGICOS”.

Por favor, não confunda esses novos “PARCEIROS ESTRATÉGICOS” com os velhos (franceses).

É verdade, o assessor especial do Presidente Amadinejah, chamou o Brasil de “PARCEIRO ESTRATÉGICO” da República Islâmica do Irã.

Por favor, caros editores, tratem com mais carinho os nossos novos “PARCEIROS ESTRATÉGICOS”.

Todos nós sabemos que a AIEA é um capacho do Grande Satã do Norte.

[]s

Winston
Winston
14 anos atrás

Vassili em 19 fev, 2010 às 20:18 Disse tudo. Assino embaixo. Esse papo do Irã ser uma ditadura,censurar imprensa e oprimir a população não cola, na China é MIL VEZES bem pior. Os chineses vivem prendendo e torturando os tibetanos, além é claro de não terem imprensa e eleições livres, pois só o Partido Comunista pode mandar e governar.No Irã podem terem fraudado, mas houve eleições livres, com partidos oposicionistas e tal… Quanto a corrupção não só no Paquistão é pior, mas na Russia quem manda é a MAfia. Quanto a inspirar confiança, tenho mais medo do Putin e do… Read more »

Winston
Winston
14 anos atrás

Eu sinceramente gostaria de saber se a AIEA tem poderes e condições de inspecionar a instalãções nucleares de Israel, India, França, China,ou é só com países periféricos como Irã e Brasil que eles falam grosso.

kirsanoff
kirsanoff
14 anos atrás

uma coisa soh esta errada o presidente do ira naum tem eh nada de debiloide !!! ele eh muito eh dos espertos e esta botando as asas de fora no momento unico q ele pode fazer isso