Lula diz que países têm política de ‘fazer inimigos’; ele prefere ‘fazer amigos’

96

lula-ira-afpvinheta-clipping-forteDois dias depois de os Estados Unidos anunciarem o rascunho de um projeto com sanções ao Irã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a maneira “de alguns países fazerem política”. Ele disse que essas nações precisam de “inimigos” enquanto o Brasil “faz política cultivando amigos”. As declarações foram feitas durante a cerimônia de encerramento da Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

A crítica de Lula claramente se referia à atitude dos Estados Unidos de enviar ao Conselho de Segurança da ONU o projeto de um pacote de sanções contra Teerã, um dia depois dos esforços diplomáticos do Itamaraty para mediar a crise. Brasil, Turquia e Irã assinaram, na última segunda-feira, um acordo para troca de urânio pouco enriquecido iraniano por combustível nuclear para reatores de pesquisa.

Diante da situação embaraçosa e de descrédito perante a comunidade internacional, Lula lançou um desafio. “A verdade nua e crua é o seguinte: o Irã, que era vendido como se fosse o demônio e que não queria sentar [para negociar]. O Irã resolveu sentar na mesa de negociação. Eu quero ver se os outros vão cumprir aquilo que pediam ao Irã”, disse o presidente.

“O que eles [potências ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos] queriam era apenas colocar o Irã na mesa e que assumisse o compromisso. Nós fomos ao Irã e conseguimos, depois de 18 horas de reunião, depois de duas viagens de [ministro das Relações Exteriores] Celso Amorim. Fizemos o que o Conselho de Segurança da ONU queria que fizéssemos”, afirmou.

Lula comparou o papel do Brasil ao dos Estados Unidos no cenário internacional e criticou os articulistas que escreveram que a ameaça nuclear no Oriente Médio não era assunto brasileiro. “Por que o Brasil tinha que se meter? Mas quem é que disse que isso é coisa dos Estados Unidos também? Demos uma contribuição ao multilateralismo, que deve ser levado em conta”, disse.

Na última quarta-feira, Brasil e Turquia enviaram uma carta à ONU pedindo para serem integrados nas discussões sobre a sanções que seriam aplicadas pelo Conselho de Segurança contra o Irã.

Sanções

O rascunho do pacote de sanções contra o Irã foi apresentado nesta terça-feira aos membros do Conselho de Segurança da ONU. O documento destaca que a república islâmica não poderá investir no exterior em algumas atividades sensíveis, como as minas de urânio. Entre as medidas, o documento impõe ainda punição a bancos e outras empresas e afirma que será aplicado um regime de inspeção internacional em embarcações suspeitas de conter cargas relacionadas ao programa nuclear ou de mísseis.

O projeto foi anunciado um dia depois de Teerã assinar um acordo, com mediação do Brasil e da Turquia, para trocar 1200 quilos de urânio pouco enriquecido por combustível nuclear para reatores de pesquisa.

Um parlamentar iraniano disse, nesta quinta-feira, que o acordo assinado em Teerã será cancelado, se o Conselho de Segurança da ONU aprovar as sanções contra a república islâmica.

FONTE: Veja (Com Agência Estado)

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira
Alex Nogueira
13 anos atrás

Nesse ponto Lula tem razão. Todas essas guerras atuais, desde a WWII, foram causadas pela influência Norte americana, eles viram como seria benéfico reconstruir os paises devastados, que decidiram destruir tudo e vender material para quem tem que reconstruir.

Já viram os vetores que o Iraque vai adotar né? Tudo feito made-in-usa 😉

Caipira
Caipira
13 anos atrás

hahaha

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

Carácagalante!… e se ganhamos a guerra?

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

“…para o Brasil ser reconstruído e ficar como o Japão e a Alemanha são hoje, vamos declarar guerra aos EUA! …”

E com LuLLa no comando, até essa idéia pode dar errado!

http://www.adorocinema.com/filmes/rato-que-ruge

rsrs!

ingenuo
13 anos atrás

existe pessoas que não merece votos de confiança e muinto menos amizade!! o lula quer ser o pacificador porque quer receber o titulo que le falta ainda..o nobel da paz,não importando o tipo de gente com quem ele se relaciona o que importa é fazer pontos para receber o nobel.

lc
lc
13 anos atrás

Antonio M,

Bem lembrado, O Rato que ruge é hilário!

Galante,

Permita-me um adendo, sugiro iniciar a devastação por Brasília.

Abs.

Rogério
Rogério
13 anos atrás

ALDO GHISOLFI disse:
20 de maio de 2010 às 18:42

Agente vai reconstruir os Isteitis superfaturado. rssss

[]s

Vader
13 anos atrás

Ahahaha, O Rato que Ruge é um dos melhores filmes de ficção de todos os tempos, rsrsrs…

Quanto ao resto, repito: a Mulla e seus biquinhos amestrados do Itamaralívia conseguiram com 6 meses de atraso resolver um problema que não existe mais…

– Mulla, cala tua boca: você de boca fechada é um poeta…

Sds.

floresteiro
floresteiro
13 anos atrás

ALDO GHISOLFI,

Se ganharmos a guerra, ficaremos igual ao Vietnam, ou seja, a mesma @#% que somos hj.
hehe

Alfredo
Alfredo
13 anos atrás

ENTRE LINHAS

Conversa entre Ahmadinejad e Kamenei:

– Ei, Kamenei, onde você está?

– Estou aqui no banheiro.

– Escuta, você viu o papel do acordo assinado com o Brasil e a Turquia?

– Acabei de usá-lo. Por que?

– É que precisava de um papel para embrulhar o frango que comprei.

– Xiii, agora não dá mais. Este já era…

Baschera
Baschera
13 anos atrás

Se declararem guerra contra os USA, me avisem antes….. vou mandar meus filhos e a patroa para Maiami.

Eu….. fico para lutar !!!

Sds.

Baschera
Baschera
13 anos atrás

Ops….. “Maiami” não….. o correto é Miami.

Desculpem !!

Sds.

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Tsc… nosso presidente não gostar de fazer amigos, gosta mesmo é de fazer nós eleitores ficarmos putos da vida.

Abraço

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

Só amigos da onça: lugo, evo,correa, chavez,zélaia,ortega,irmãos castros, hamã-dnejad…

Shinigami
Shinigami
13 anos atrás

Eu não entendo como a mídia internacional está elogiando a tentativa de um acordo, e no Brasil as pessoas criticam […] Deve ser porque vem do Mulla […] Se for iniciativa do ( FHC/Serra) aplausos […]
Alguém está acreditando que com sanções o Irã vai impedir ou desistir da bomba?
Pelo contrário se o programa não tinha fins militares com sanções agora vai ter.

MatheusTS
MatheusTS
13 anos atrás

vejam se eu estou errado.. Qualquer pais que foi ant americano os EUA detono mais porque sabia que ia entrar na guerra com ela ja ganha mais mesmo assim as pessoas do pais lutaram contra eles com honra… Agora o Irã ta super ant americano agora ele ta fasendo td mundo vira as costas pro irã pra td mundo i em sima pra os EUA não perderem tantas vidas na guerra. Agora me fala oque eles fasem com a China quero ve um americano armado pisa na muralha da china umdos paises mais ricos da terra o mais populoso e… Read more »

DV
DV
13 anos atrás

Acho que, infelizmente, a avalição da questão do Irã esta impregnada pelo debate eleitoral interno brasileiro. A questão aqui não é esquerda ou direita, bolivarismo ou não bolivarismo, mas (i) auto-determinação e (ii) estabilidade no Oriente Médio e na Ásia Central. Os mesmos países que não cumpriram a promessa de se desarmar nuclearmente (e não puniram os “malandros” que se armaram no meio tempo, como Índia e Paquistão) querem impedir que outros Estados dominem a tecnologia nuclear, mesmo para fins pacíficos. A bola da vez é o irresponsável e alucinado do Irã, que fala aos quatro ventos que quer destruir… Read more »

Shinigami
Shinigami
13 anos atrás

Politica para criar inimigos?

Já imaginou se não existisse o Chapolin Colorado?
Já imaginou se não existisse a 4ª frota?
Já imaginou se não existisse as bases na Colômbia?

Não iria ainda existir END,SNA,FX-2,SSK,URUTU III,Ec-725,Seahawk,Mi-35,Hemes450,etc.

Talvez não existisse nem mesmo este importante espaço dedicado ao tema.

Nick
Nick
13 anos atrás

Aguardando o Strike Israelense contra as Usinas Iranianas.

[]’s

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

Aguardando o Strike Israelense contra as Usinas Iranianas.

[2]. Abraço.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
13 anos atrás

Não concordo com a postura de “capitão planeta” dos EUA, são hipócritas, acho que como nação temos que ser independentes, e temos que lutar por isso, defender o que é nosso por direito, e não cabe aos EUA decidir isso por nenhum país, para mim se não tivesse a influência tecnológica dos EUA chegado ao oriente e a outros lugares, esses paises estariam lutando com armas menos desenvolvidas, sem risco de causar um dano irreparavel ao mundo como o que todos temem que aconteça com as armas nucleares.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
13 anos atrás

Oriente Médio.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
13 anos atrás

Se os americanos do norte gastassem tudo o que gastam para manter seu poderio, para ajudar os pobres, estariam fazendo muito mais pelo mundo do qu dizem estar fazendo “limpando” o terror que eles mesmo criaram.

Quanta gente inocente já morreu e ainda vai continuar morrendo por causa da ganância das industrias e governo armamentista norte americano.

O mundo não precisa de guerra, precisa de paz.

Capixaba
Capixaba
13 anos atrás

Ent”ao vamos fazer guerra, matar muitos, que por consequëncia teremos dinheiros e por consequëncias todosficar”ao felizes e com o EGO cheio.

Putz galera, paremos com isso, tem que parar com essa bobagem de guerra, Hitler morreu, tudo se resolve na conversa… precisamos eh de paz rsrs

Vader
13 anos atrás

Aguardando o Strike Israelense contra as Usinas Iranianas. 🙂

[3]. Sds.

Jakson Almeida
Jakson Almeida
13 anos atrás

Toda essa gente esquerdo-pata é como o Fidel Castro que critica,critica e critica os americanos e depois vai tomar coca-cola e jogar beisebol,conta hipocrisia.

José Maria Bravo
José Maria Bravo
13 anos atrás

A questão sobre o Irã é muito simples. Muitos, em todos os lados, querem Guerra, e por isso agem com arrogância, coação e ameaças, e há, em todos os lados, os que pretendem resolver o problema com o diálogo.

A diplomacia brasileira está no rumo certo, no qual, salvo raras exceções, sempre esteve, independentemente dos governos. O rumo do diálogo.

Lamentável que tudo o que nosso governo faça seja assim encarado, mas isso é compreenssível em civilizações há tanto acostumadas a pensar apenas o que a Times e a Veja ordenam.

Sette
Sette
13 anos atrás

EUA “O Salvador do mundo” , dono da verdade , corretor de todos os problemas.

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
13 anos atrás

“Aguardando o Strike Israelense contra as Usinas Iranianas. ”

Eu acho que será um ataque americano, mais precisamente republicano americano…

“”Não concordo com a postura de “capitão planeta” dos EUA, são hipócritas””

O problema é que quando “o bicho pega” como na 1ª e 2ª guerras, são eles quem resolvem a parada e diga-se de passagem pelo lado correto, ou há alguma dúvida?

Tito
Tito
13 anos atrás

Aguardando o Strike Israelense contra as Usinas Iranianas. 🙂

[4] Abs.

Tito
Tito
13 anos atrás

Isso já poderia virar uma campanha, hehehe

Tito
Tito
13 anos atrás

Rodrigo Marques disse:
21 de maio de 2010 às 15:11

Pois é Rodrigo, quando a “porca torce o rabo” todo mundo corre pra baixo da saia deles.

Abs

Vader
13 anos atrás

Teria sido José Maria Bravo separado no berço de seu irmão gêmeo Ilya Ehrenburg? 🙂

Façam suas apostas…

brazilwolfpack
brazilwolfpack
13 anos atrás

Realmente,com as FAAS defasadas e obsoletas do Brasil,temos mesmo que fazer o possivel para que NUNCA tenhamos um inimigo real. Hoje,em pleno 2010,a doutrina militar brasileira ainda gira torno algums batalhoes de guerra na selva,ou mais bem, contra insurgencia,sem o minimo de protecao anti aerea para sua infra estrutura,salve algums avioes obsoletos. Com uma situacao dessas,e ntrar em um conflito belico seria um convite a derrota e humilhacao no campo de batalha,assim como ocorreu na Guerra Das Malvinas.

floresteiro
floresteiro
13 anos atrás

Rodrigo Marques,

“O problema é que quando “o bicho pega” como na 1ª e 2ª guerras, são eles quem resolvem a parada e diga-se de passagem pelo lado correto, ou há alguma dúvida?”

Quanto a primeira, não sei se teve lado correto não heim……

Quanto ao comentário do Lula, acho que não é dos mais errados não, muito pelo contrário.

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
13 anos atrás

floresteiro, Quanto a 1ª, pode até haver alguma discussão, mas na segunda guerra, os EUA livraram o mundo das trevas, sem desmerecer o enorme sacrifício da antiga URSS, mas sem o bombardeio sistemático da Alemanha pelos EUA, é bem provável que de Dublin até Vladivostok o idioma oficial hoje seria o alemão.. Quanto ao discurso do lula “”“O que eles [potências ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos] queriam era apenas colocar o Irã na mesa e que assumisse o compromisso. Nós fomos ao Irã e conseguimos, depois de 18 horas de reunião, depois de duas viagens de [ministro das Relações Exteriores]… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
13 anos atrás

Os EUA salvaram o mundo uhsahuashausauh que eu saiba não salvou sozinho, foi com esforços de muitas nações, e na hora de dividir os conhecimentos pegos da Alemanha, ficou com uma BOA parte só para eles, deviam ter dividido com o resto das nações que os ajudaram, correto?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
13 anos atrás

Outra coisa, por que só o clubinho dos EUA podem ter armamento nuclear? se eles podem por os outros não podem……estranho isso né? Quem garante que em um belo dia eles não vão querer usar isso tudo para fazer outros paises se curvarem diante deles? Se o Irã não gosta dos EUA é por que os EUA fizeram algo para eles não gostarem….. Não sou a favor do Irão, mas também não sou a favor dos EUA. O oriente médio que resolva seus problemas entre eles, se ninguém quer sair perdendo, RESPEITEM-SE. Só assim todos poderem viver em um mundo… Read more »

Vader
13 anos atrás

Alex Nogueira disse:
21 de maio de 2010 às 16:46

“Outra coisa, por que só o clubinho dos EUA podem ter armamento nuclear?

Porque eles são os mais fortes. Simples não? 🙂

Caro, todo mundo pode ter arma nuclear (essa bobeira…). Basta querer. E aguentar as consequências.

O que não pode é fingir que não quer ter mas ao mesmo tempo desenvolver programa secreto. Como o Irão, que é signatário do TNP mas busca por todos os meios burlar a vigilância internacional da AIEA…

Sds.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
13 anos atrás

Seja como for vamos esperar para ver o que vai acontecer.

lc
lc
13 anos atrás

Alex Nogueira,

Repetindo o que disse o Vader, todos que quiserem podem ter armas nucleares.
Agora, qual o preço a pagar? Será que vale a pena?

Como dizia meu avô: quem não têm c…, não contrata p…

Sds.

eduardo
eduardo
13 anos atrás

O Brasil quer negociar uma saída para o impasse, mas o que o Irã quer é ganhar tempo para desenvolver suas armas atômicas. É suprema ingenuidade achar que uma ditadura teocrática irá desenvolver tecnologia nuclear para fins pacíficos ou encontrar a cura do câncer, eles querem é a bomba. Se nesse ponto concordamos, e a postura do Irã mostra que eles querem isso mesmo (tem programa secreto, instalações nucleares disfarçadas, evitam inspeções da AIEA), o que é que o Lula foi negociar? Que eles desistam do seu programa? Não. Que eles façam um mise-en-scène para parecer que estão cooperando quando,… Read more »

Francisco AMX
Francisco AMX
13 anos atrás

No terra:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4443134-EI7896,00-Acordo+com+Ira+criaria+confianca+disse+Obama+a+Lula+em+carta.html

seria verdade? se for… começou a bola-nas-costas do USA no GF… e o SH dançou de vez!

brazilwolfpack
brazilwolfpack
13 anos atrás

Acho que ao invez de se meter na areia movedica do Iran,o Lula deveria cuidar do vexame do FX-2. So que na realidade,acho que sua vontade mesmo e assegurar algum cargo de prominencia apos a presidencia,e o Brasil que se vire. Lamentavel,mas nada de novo na AL.

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
13 anos atrás

“”Os EUA salvaram o mundo uhsahuashausauh “” Alex, Vamos nos ater a 2ª guerra e avaliar: imagine se Os EUA não tivessem apoiado a Inglaterra: – A Africa do Norte não seria libertada e os poços de petróleo do Oriente Médio ficariam a merce de Hitler,nesse caso nao haveria a necessidade de invasão da URSS ( pelo petroleo do caucaso) e a inglaterra sucumbiria, já que o fantástico contingente alemão seria empregado então contra os ingleses… Acho que o máximo que conseguiriam seria um armistício. – Ainda se a Alemanha invadisse a URSS, com a Inglaterra isolada na Europa, não… Read more »

lc
lc
13 anos atrás

Rodrigo Marques,

Simples e didático. Perfeito.

Abs

MO
MO
13 anos atrás

fico até imaginando

Marte Ataca 2 !!!!!

os Marciences pousam em Sobral/CE, o presidente do brasil Jack Lulison (no papel de Jack Nicholson) vai la falar com os marcienses

(Presidente Brasilero) – Ei Marco Aurelio and Celso, estes cumpanheiros são das Europa ?????

(Marciense) Da da da da daaaa

(Presidente Brasilero) Vamos fazer amizade com estes Europelicos e convida-los para ir para o Piaui para se bronzear um pouco eles estão meio verdes

(Marciense) … (em aberto, completem se quiserem)

(presidente Brasilero) em homenagem a este Europelicos vamos fazer o anu dos Europelicos verdes no Brasil …

MO

Lúcifer
Lúcifer
13 anos atrás

Irã é a porta de entrada para o mundo islâmico.Este não confia no ocidente,desde as “cruzadas”.Piorou com a invasão da Palestina e consequente criação do estado de Israel. Brasil,não aspira à potência bélica,não tem política expansionista, e´tradicionalmente mediador e o Itamaraty é respeitado pelo profissionalismo dos seus diplomatas. Atua com independência , e deseja ampliar o horizonte comercial com o Oriente Médio.No passado tivemos intensas e profícuas relações comerciais com o Iraque e com o Irã,nos tempos da Interbrás e chegamos a exportar até água para os emirados. O mundo muçulmano é quase um terço da população do planeta,incluindo a… Read more »