Hillary diz que Brasil é amigo dos EUA, apesar de política com Irã

26

vinheta-clipping-forteA secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou hoje que o Brasil é um parceiro e amigo “muito responsável e efetivo” de Washington, apesar de existir um “desacordo muito sério” entre os dois países no que diz respeito às relações com o Irã.

A chefe da diplomacia americana fez essas declarações ao ser questionada na Instituição Brookings sobre a postura atual do Brasil para o Governo dos Estados Unidos e sobre o acordo de troca nuclear feito entre Brasil, Turquia e Irã.
“Certamente temos desacordos muito sérios com a diplomacia do Brasil para o Irã”, assinalou.

O Governo de Barack Obama indicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao chanceler brasileiro Celso Amorim que os Estados Unidos consideram que o acordo com o Irã “torna o mundo mais perigoso, não menos”, explicou Hillary.
Nesse sentido, o debate ficou em torno da pergunta de qual é a postura responsável que se deve tomar frente ao desafio nuclear do Irã.

“Eles têm uma perspectiva diferente” sobre esse assunto, têm seus próprios argumentos e “não estão agindo com impulso”, disse, ressaltando que os Estados Unidos não estão de acordo com este enfoque.

Washington considera que os iranianos estão usando o Brasil e que é momento de negociar uma quarta rodada de sanções no Conselho de Segurança da ONU. Para os EUA, somente depois Teerã conseguirá negociar seriamente a questão de seu programa nuclear, explicou Hillary.

Brasil e Turquia chegaram no último dia 17 a um acordo de troca nuclear com o Irã. Segundo os termos negociados, Teerã deverá enviar à Turquia 1,2 tonelada de urânio pouco enriquecido e receber no prazo de um ano 120 quilos de combustível nuclear para utilizar em seu reator médico.

Apesar de valorizar os esforços de Brasil e Turquia, os Estados Unidos expressaram reservas ao acordo.

Washington critica o Irã por dizer que continuará enriquecendo urânio a 20%, caso se negue a conversar seriamente sobre seu programa nuclear.

“Eu vejo o Brasil como parte da solução. Vejo o Brasil tendo recursos extraordinários e capacidades para agir contra os problemas em nosso continente e cada vez além” em outras partes do mundo, indicou Hillary.

A secretária, no entanto, ressaltou que isso não significa que os Estados Unidos “sempre irão fazer o papel de acordo com a política do Governo brasileiro”.

Segundo ela, “nossos desacordos não prejudicam de nenhuma maneira nosso compromisso de ver o Brasil como um amigo e parceiro neste continente e além”.
Os EUA querem uma relação com o Brasil que se prolongue no tempo, não importando quem seja o presidente em Washington ou em Brasília, destacou Hillary. “Percebo muito que em vários assuntos importantes o Brasil é um parceiro muito responsável e efetivo”.

Sem a presença do Brasil no Haiti “não teríamos sido capazes de estabilizar a situação depois do terremoto (de janeiro passado)”, disse a secretária. Para ela, o Brasil também contribuiu para um acordo multilateral em dezembro passado na Cúpula de Copenhague sobre mudança climática.

Além disso, os Estados Unidos têm uma relação “realmente robusta” de investimentos e comércio com o Brasil e uma “longa lista de áreas de interesse comum e de alianças nas quais trabalharemos e ampliaremos”, concluiu Hillary.

FONTE: Terra/Efe

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
athalyba
13 anos atrás

Isso tudo pq somos anti-americanos, hein ??? Até os falcões da direita americana nos veem como parceiros confiáveis e, de maneira inédita, nos veem como players com vontade própria e não como pajens de sua corte. Aqueles que acusam a política externa de ir contra os EUA por motivos ideológicos deviam pensar um pouco mais, pois as palavras da sra. Clinton já deixam ver, claramente, que os EUA não veem a oposição infantil que alguns colegas com o complexo de viralatas veem. Quem será que está correto ??? A sra. Clintos ou os complexados ??? Gostei da frase de fechamento… Read more »

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

A tia Hillary já está com o prazo de validade vencido, está batendo fora do bumbo, outro dia mesmo elogiou o sistema tributário brasileiro. Muy amiga.

RL
RL
13 anos atrás

Nossa não é que nós brasileiros somos tontos mesmo em ficarmos pensando mal dos americanos?

Viram?

Eles Amam a gente, nos têem como amiguinhos, poxa, são super gente boa. Eu vou começar a parar de falar mal de americano e tirar da cabeça essa coisa de que eles não são amigos.

Prometo.

athalyba
13 anos atrás

Bakunin,

Tirar uma declaração de seu contexto não ajuda na correta interpretação. A sra. Clinton elogiou o sistema tributário brazuca dentro de uma circunstância de crise, pois temos uma flexibilidade muito grande para fazer políticas anti-cíclicas (tipo a redução do IPI), coisa que outras nações não tem como fazer, pois sua legislação é bem mais rígida que a nossa. Foi esse o ponto que mereceu o elogio.

Sds

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Kamarada Athalyba, fiz apenas um pequeno chiste.

amplexos

Rodrigo Marques
Rodrigo Marques
13 anos atrás

Qual é o assunto? Irã?

“”“Certamente temos desacordos muito sérios com a diplomacia do Brasil para o Irã”

Acho que isso encerra a minha participação. 🙂

Rogério
Rogério
13 anos atrás

Independente de ser contra ou a favor dos EUA, ser a favor de um programa nuclear de um regime como o de Teerã, é a maior burrice da diplomacia brasileira, infantilidade é pouco.

Isso serve p/ o governo do mollusco, do sociólogo e dos militares, tanto faz, é estupidez e pronto. Só os PTistas megalômanos, que se dizem ateus, mas acreditam no salvador Lula, e no seu profeta Che Guevara, pra enxergar algo positivo dessa diplomacia BURRA.

Diplomacia deve ser pautada por pragmatismo e não pro ideologia

Rogério
Rogério
13 anos atrás

“Basta saber se é bom ou ruim ser amigo dos EUA?”

Só observar em qual grupo os países mais ricos do mundo estão.

[]s

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Nao, a questao nem é o grupo de países ricos. Mas sim países com qualidade de vida. Ainda estou a espera de ver um presidente investir de verdade em educaçao e segurança. Todo mundo sabe que essa e a salvação do país mas até agora nada. Ahhh faltou dizer, educaçao que eu digo é nas cientificas principalmente exatas em que a populaçao tem temor a números.

Vader
Vader
13 anos atrás

Hilarry Clinton um “falcão da direita americana”?????? AHAHAHAHA… 🙂 No mais, ela está fazendo o que se espera da porta-voz da diplomacia da maior potência do mundo: amaciar a carne antes de bater, rsrs… E não tenham dúvida que, em linguagem diplomática, quando se passa às falas mansas e aos elogios, é porque a coisa já está pra lá de fedida… Que ninguém se engane: caiu a ficha do “Negão” para a escrotice e a patetice que é a diplomacia bolivariana de Banânia. A partir de agora o Tio Sam ficará com os dois olhos bem abertos aos movimentos diplomáticos… Read more »

lc
lc
13 anos atrás

Hillary de direita e ainda por cima “falcão”???

Essa foi pra fechar a noite…

Rogério
Rogério
13 anos atrás

Onde assino Vitor?

[]s

Athos
Athos
13 anos atrás

Eu gostei mais deste parágrafo:
““Eles têm uma perspectiva diferente” sobre esse assunto, têm seus próprios argumentos e “não estão agindo com impulso”, disse, ressaltando que os Estados Unidos não estão de acordo com este enfoque.”

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Da Hyllary não interessa nem elogios e nem críticas, nenhum e nem o outro são confiáveis, ela não se conforma até hoje por ter perdido a chance de ser presidente para o Obama, as opniões da boca dela não interessam , que digam o Bill e a Mônica.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
13 anos atrás

Caraca bolei de rir aqui com o Vader. Resumiu bem, o Negão já se deu conta sobre o grandão do sul, rs.
Mando bem mesmo.

otimista
otimista
13 anos atrás

O governo Brasileiro tem um bom relacionamento com o governo Americano, o Brasil é um pais pacifico, prospero, e responçavel…

Andre Oliveira
Andre Oliveira
13 anos atrás

Todos os países e nações que assumem posições de subserviência a uma potência mais forte, dia mais, dia menos, se tornam escravos destas potências. Maquiavel já escreveu sobre isso, uma verdade milenar, há mais de 500 anos.

O Brasil está em vias de, num breve futuro, se relacionar com muito mais qualidade tanto com os EUA quanto com a União Européia e demais potências.

A fantasia sexual de muitas pessoas da elite capacha e entreguista brasileira acabou. Nao vai ter mais americano de chicotinho pisando em cima deles.

Andre Oliveira
Andre Oliveira
13 anos atrás

Hillary é a única personagem da política americana hoje capaz de representar os anseios dos falcões. Quem ri disso deveria ler um pouco mais sobre a política norte americana. E ela é uma falcoa até mais perigosa, pois os grandes líderes americanos em períodos de grande belicosidade em geral eram democratas (Woodrow Wilson e Franklin Roosevelt, por exemplo). A grande diferença é que os republicanos entram nas guerras para enriquecer os amigos e os democratas entram nelas para vencer ou então pra limpar as cagadas que algum imbecil da direita fez.

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Eu não consigo entender o que esses “monitoradores dos companheiros” vem fazer aqui nos blogs. Sério, sem maldade, era bem melhor sem vcs aqui! Isso aqui não é comunidade de orkut. Ninguém se deixa influenciar pelas coisas que vcs falam ou deixam de falar. Essa história de mobilizar militantes pra participar de blogs, e redes sociais pra defender o “companheiro” e a “companheira” já encheu o saco! Pode ter funcionado com o Obama, mas com a “assaltante e terrorista” não rola. tampouco com o “entreguista”. E o pior, é que são sempre os mesmos. Participam apenas em tópicos onde é… Read more »

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Desculpem o desabafo!

Se os moderadores do blog acharem melhor, podem deletar minha última postagem.

É que toda essa “monitoração” irrita gente que não gosta dessa gerra de ideologia que os “companheiros” andam fazendo pela internet…

Vader
Vader
13 anos atrás

Leandro, são uns malditos, se aproveitam da democracia para solapá-la. É só isso que sabem fazer. Por isso que eu digo que onde essa corja pisa não nasce nem grama. O ForTe e a Trilogia é muito bonzinha e tolerante… No mais, agora acabou a palhaçada. O “Falcão da Direita Americana” (???) Hillary Clinton deixou bem claro que a pantomima lulista só deixa o mundo mais perigoso. E é fato: não apenas não resolve o problema do Irão, como o agrava ao desunir o mundo e dar mais tempo para aquele país arrumar subterfúgios para manter seu programa nuclear. Enfim,… Read more »

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

A super elegante , inteligente e capacitada Condoleeza Rice deixou muitas saudades e fãs.
Que fantasma em hilária, quer dizer, Hylary?

athalyba
13 anos atrás

Caraca … O nível, se depender de alguns aqui, não sobe mesmo … Preferem discutir as palavras dos comentaristas a se concentrar na notícia e ficam aí, de muxoxos pelos cantos, tentando pautar o blog. Ainda por cima, tem uma profunda lacuna em seus conhecimentos históricos e desconhecem que o DoD é o ninho dos falcões ianques: é de lá que partem as articulações entre as FA’s e a indústria de defesa, e destas com os setores políticos que vivem de conflitos para alavancar a indústria bélica. Também ignoram que o mercado de enriquecimento de urânio, que hoje apenas 8… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
13 anos atrás

“Amigo” hummm acho que a frase antes só do que mal acompanhado cabe perfeitamente para esse post.

Belo amigo que quer ditar ordem ao mundo todo,
que não divide seus melhores brinquedinhos e que cobra caro, muito caro por tudo que sua boa vontade nos permite,

que da subsidios para suas empresas se manterem mais competitivas do que as nossas,

que não querem que nós tenhamos nosso lugar ao sol no conselho que “protege” nosso querido mundinho….

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Há quem defenda essas carcaças yankees, que oprime pelo poder econômico ou bélico, que fazem ameças de guerra quando não às fazem, estes que participaram de todas as guerras do século passado, que ganham e ganham muito dinheiro com isso, vendendo o sangue de seus cidadãos pregado pelo patriotismo patrocinado pela industria de filmes de hollywood. à citar algumas delas: 1.a e 2.a guerra mundial, Coréia, Vietnan, Iraque, fora as operações na América Central e Colômbia entre outras; como a guerra do Afeganistão não está dando muito lucro, já preparam a guerra do Iran, da Coréia do Norte, e depois… Read more »

Tito
Tito
13 anos atrás

Graças a Deus eu escapei ileso a doutrinação escolar dos anos 80, já muitos…