Colômbia descarta pedir punição contra Venezuela na OEA

25

Departamento de Estado dos EUA pede diálogo entre os países para amenizar tensão regional

WASHINGTON – Depois de convocar uma reunião extraordinária no Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), a Colômbia assumiu que não busca uma punição contra o Governo da Venezuela, mas apenas a cooperação, como informaram fontes oficiais colombianas nesta quarta-feira. Em Washington, o Departamento de Estado americano pediu diálogo entre os dois países.

“O que interessa à Colômbia, mais do que qualquer tipo de punição contra os venezuelanos, é que o Governo da Venezuela coopere, como é a sua obrigação”, afirmou o embaixador colombiano na OEA, Luis Alfonso Hoyos, à imprensa local.

A reunião tem como objetivo exigir da Venezuela que colabore nas operações contra chefes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) que estariam em território venezuelano.

Como requisitado ontem pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, o Governo colombiano disse que apresentará provas recentes da presença dos líderes guerrilheiros no país vizinho, de onde eles teriam comandado operações de sequestro e ataques terroristas.

A reunião foi convocada para esta quinta-feira, em Washington, pelo novo presidente do Conselho Permanente da OEA, o embaixador salvadorenho, Joaquín Alexander Mazza Martelli.

Martelli assumiu o cargo hoje depois da renúncia de seu colega equatoriano, Francisco Proaño, que não queria se ver obrigado a convocar a reunião, pois queria adiá-la para tentar buscar outras maneiras de se solucionar o problema, como disse o chanceler de seu país, Ricardo Patiño.

Segundo Hoyos, o Governo colombiano quer que os Estados-membros da OEA “conheçam claramente a realidade do que tem acontecido nas últimas semanas, dos novos fatos como a presença ativa e consolidada dos chefes do ELN e das Farc na região, e de onde eles estão preparando os ataques contra a Colômbia”.

Reação dos EUA

O departamento de Estado americano assinalou nesta quarta que Washington deseja um diálogo maior entre Venezuela e Colômbia para diminuir a tensão regional. “Certamente apoiamos uma maior interação e cooperação entre Colômbia e Venezuela”, disse o porta-voz Phillip Crowley.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
claudio alfonso
13 anos atrás

Pura provocação desse traficante chamado uribe. Não tem provas e por isso não pode pedir punição.

Vader
Vader
13 anos atrás

Deixei uma resposta pra vc lá no outro post da Colômbia Giap 🙂

Vader
Vader
13 anos atrás

No tópico, o “traficante” Uribe diminui a produção de cocaína na Colômbia em 27%, friso, VINTE E SETE PORCENTO, em dois anos (dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime – UNODC):

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,onu-anuncia-queda-na-producao-de-cocaina-da-colombia,389963,0.htm

Quem dera se todo “traficante” fosse como o Uribe é em prol de seu “negócio”… 🙂

Vader
Vader
13 anos atrás

No mais, é o jogo diplomático em ação: primeiro mostra a fala adoçada com mel. Depois o Big Stick. O resultado é um só: “pau” na narcoguerrilha pseudo-comuna… 🙂

A Colômbia está a aprender direitinho com o Tio Sam. Tio Samuca tá ensinando a Colômbia como ser um Israel na América Latrina.

A bom a catervuxa abrir o olho, hehehe…

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

executar líderes politicos com carros-bombas e venenos, atirar em crianças só por serem de outro povo, cometer terrorismo de estado Alguém falou em URSS/Comunistas?

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

Bem, todos sabem que o atual governo Colombiano é totalmente dependente dos EUA. Só não vê isso quem não quer ou não consegue.
Que o Brasil tome cuidado… não demorará muito para os americanos darem suas cartas por aqui.
Isso, bem como a maioria da populçao verdadeiramente brasileira, nunca aceitarei.

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

No mais, esse desculpa esfarrapada de “combate ao narcotráfico” e conversa para boi dormir. Os interesses deles são outros. É justamente ter o controle de uma região a muito tempo considerada prioridade por Washington. É bem sabido que eles nunca acabarão por completo com o tráfico. Seu modelo de sociedade simplesmente ruiria. O negócio aqui é geo-político. No final do governo militar, quando estava em pleno andamento o projeto calha norte, washington subitamente mudou de opinião a respeito da forma de governo no Brasil e “na surdina” armou a “redemocratização”. Muito militares na época se sentiram traidos. Por isso, não… Read more »

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

Quem apoiou o golpe de estado Venezuelano em 2002? contra um governo democráticamente eleito? A Russia? a Al qaeda? Cuba? me digam?
A alegação foi a de que: “o governo Hugo Chaves ameaça a democrácia latino americana.
Lembrando que o governo Hugo Chaves foi DEMOCRATICAMENTE ELEITO.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Jonas Baumann disse:
22 de julho de 2010 às 17:27

No final do governo militar, quando estava em pleno andamento o projeto calha norte, washington subitamente mudou de opinião a respeito da forma de governo no Brasil e “na surdina” armou a “redemocratização”.
Muito militares na época se sentiram traidos.

Nossa, quanta abobrinha; vc já ouviu falar em Jimmy Carter, Democratas… ?

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

Kakakakaka e você já ouviu falar em CIA? meu querido… para de ler essas baboseiras anarquistas e estude um pouco…
No mais, acho que você queria dizer Ronald Reagan não é? ts ts ts ts… no candy.. sorry…

Vader
13 anos atrás

Olhem como o Palhaço de Caracas responde ao gesto de boa-vontade da Colômbia:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/770959-chavez-coloca-fronteira-em-alerta-maximo-e-diz-que-pode-morrer-pela-venezuela.shtml

Rárárárárá…

Tira a máscara Seu Chaveco!

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

Boa vontade? o cidadão abre as pernas, coloca 10 bases americanas em seu território, ganhando com casa uma 5 milhões de dólares e temos que ficar quietos? não concordo com muita coisa no governo chaves, muita mesmo, mas como disse um sargento da marinha conhecido meu: por mais que a gente fale do homem, é o único que está fazendo alguma coisa”.
Palavras de um graduado brasileiro.

Vader
13 anos atrás

Jonas Baumann disse:
22 de julho de 2010 às 19:13

“e temos que ficar quietos?”

Você é venezuelano, combatente?

“Palavras de um graduado brasileiro.”

Ainda bem que temos uma hierarquia e disciplina e são os Oficiais que mandam na tropa. Porque pelo visto o nível da sargentaiada anda bem baixo…

Aliás, a última vez que deram voz pra graduado da Marinha, deu a m. que deu… que o diga o Cabo Anselmo…

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

Pelo menos ele está lá e você? pelo visto é mais um Npor da vida…

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

Ou pior… isso me cheira a tiro de guerra…

Aldo
Aldo
13 anos atrás

“Pelo menos ele está lá e você? pelo visto é mais um
Npor da vida”.

Bom, quanto a ele não sei, mas eu ainda estou lá amigo, e o grosso da oficialidade e suboficialidade não se arrasta para os esbirros de Fidel Castro e daqueles que sempre quiseram e ainda querem acabar com o EB, pois jamais se esqueceram da sova que nós demos neles em 64. Se existem amestrados que bateriam continência para Chavez entre estes eu não estaria.

Vader
Vader
13 anos atrás

Caro Jonas Baumann, eu já fiz minha parte por lá, muito bem feita, por sinal. E vc?

Porque o ataque pessoal? Porque o argumento ad hominem? Não conseguiu encontrar argumento à altura pra responder às minhas colocações?

Aldo, penso que sua resposta encerra a questão. Parabéns.

lc
lc
13 anos atrás

Jonas Baumann disse:
22 de julho de 2010 às 19:13

“o único que está fazendo alguma coisa”

Realmente Jonas Baumann, tá fazendo um monte de coisa. Por exemplo, estatizando, quebrando a economia, calando a imprensa, encarcerando opositores, criando milícias etc.
Até aí f…-se os venezuelanos, não é problema meu.
Passa a ser problema meu quando um cretino desta estirpe lança a semente “bolivariana”(eca, palavrinha ridícula esta) na latrino américa e, através de seus fantoches, cria problemas para o Brasil.
Pior, o palhaço é “cumpanhêro” dos que hoje nos comandam.

Sds.

RaMbOBr
RaMbOBr
13 anos atrás

Vamos nos manter do assunto do tópico galera!

Ciao

RaMbOBr
RaMbOBr
13 anos atrás

Esse Chavéz é um bicheiro mesmo,se eu soubesse operar um rifle de precisão com maestria iria pessoalmente fazer um favor para a Ámerica Latina.

Ciao

Aldo
Aldo
13 anos atrás

As Farc não possuem erros grandes amigo, elas são um grupo terrorista, bandido, que assassina os camponeses que tanto alegam defender, que raptam crianças para morrerem nas frentes de batalha, que colocaram uma bomba em uma apresentação de teatro infantil num clube matando dezenas de crianças, que bombardearam uma igreja repleta de mulheres e crianças, matando todos (total de 120). Mas isso nunca foi problema para uma ideologia que idolatra Stalin(40 milhões de mortos), Mao (70 milhões de mortos), Pol Plot (3 milhões de mortos), GIAP (2 milhões de mortos) e a lista é longa.Não posem de indignados morais, sempre… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

O Liovro que eu estudei, li em frances, e´”Le livre noir de Comunisme”, sob a liderança do pesquisador francês Stephane Courtois (ele mesmo um socialista,participou da resistencia francesa, ex Partido Comunista Frances que rompeu com o mesmo após a divulgação dos crimes de Stalin por Kuschev),diretor de pesquisas do Centre de la reserche scientifique (CNRS), Nicholas vert- outro e´-socialista-estudioso de assuntos soviéticos da universidade de Paris, e outrosJean-Lous Panné, especialista em movimento comunista internacional. Andrzej Paczkowski, director do Instituto de Estudos Políticos da Academia Poalca das Ciências e um membro da comissão arquivadora do Ministério Polaco dos Assuntos Internos. Karel… Read more »

RaMbOBr
RaMbOBr
13 anos atrás

Clap clap clap!
Sem comentários Pinochet,você pode ser um assassino(rsrsrs) mas sabe botar um comuna no seu devido lugar.