Missão secreta do SAS na Líbia termina em desastre diplomático

9

Uma missão equivocada desde o seu início. Um helicóptero levando sete membros do SAS (Special Air Service  – grupo de elite do Exército Britânico) e um oficial do serviço secreto inglês MI6 pousou em Bengazi (Líbia) sem que o comando rebelde líbio tivesse conhecimento. A equipe britânica foi detida no início da manhã de sexta-feira pelos rebeldes, que imaginaram ser um ataque contra eles.

A situação piorou quando os britânicos disseram que não estavam armados e o armamento foi descoberto.

Para deixar a situação mais embaraçosa, uma conversa entre o embaixador britânico na Líbia e um oficial rebelde foi interceptada ontem e colocada no ar pela TV estatal líbia. A fracassada missão (cujos objetivos ainda não são claros) e a subsequente negociação formam um quadro desastroso para qualquer cooperação entre o Reino Unido e os rebeldes líbios.

Os oito integrantes capturados já foram liberados pelos rebeldes líbios e seguiram para a fragata HMS Cumberland.

Novos capítulos deste caso devem emergir nesta segunda-feira, quando membros do governo britânico discursarem no parlamento sobre os motivos e os objetivos da desastrosa missão.

com informações do “The Telegraph”

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan
Ivan
13 anos atrás

O SAS já foi mais competente.

Observador
Observador
13 anos atrás

E ainda por cima tinha um oficial do MI-6 junto para “ajudar” na trapalhada.

E, pelo visto, não era o James Bond…

Wagner
Wagner
13 anos atrás

É a falta de inimigos… a galera fica destreinada, e acontece essas coisas…

o SAS está mais parecendo os ” Três Patetas na Líbia ” …

Marine
13 anos atrás

Pois e, todos nos aqui estamos a par dos detalhes da missao, sabemos com certeza do planos e as restricoes colocadas nele pela lideranca politica. Acho ate que a wikileaks ja liberou os documentos dizendo a cor da cueca do agente do MI6…

Pessoal, a missao falhou sim mas sejamos sensatos com as criticas baratas. E facil fazer chacota quando tudo o que sabemos vem de Hollywood ou de Call of Duty. Dificil e ir la fazer…

Sds!

Bronco
Bronco
13 anos atrás

Peraí, pessoal. Já não é o primeiro incidente do tipo na Líbia. Além desse, com tropas britânicas, já houve outra ação mal sucedida de forças holandesas, o que me leva a crer que trata-se de uma zona quente, não apenas em perigo, mas em número de missões reais que devem estar sendo feitas enquanto escrevemos estes comentários. Ficamos sabendo dessa que fracassou, e talvez estejamos ignorando outras 30… 40… 50 bem realizadas. Eu acho absolutamente natural haver captura de forças especiais, ainda mais num momento de contra-ofenciva das tropas do governo, pois os grupos de resistência são desarticulados e não… Read more »

Wagner
Wagner
13 anos atrás

Eles não podem falhar. São militares de elite de uma potência milenar mundial ( um pouco decadente, é verdade, mas, ainda é forte) e são treinados para fazer apenas isso. Passam a vida treinando só para isso. Recebem bilhões em treinamento e equipamento só para fazer isso.

Não, eles não podem falhar não. Se fosse “LAS FUERZAS ESPECIALES DEL CAMARADA COCALEIRO HUGO CHÁVEZ” , aí tudo bem, aí passa.

Mas não o SAS…

🙂

rogeriolanducci
rogeriolanducci
13 anos atrás

Bronco disse:
7 de março de 2011 às 20:07

Com certeza, enquento discutimos a ação mal sucedida deve haver umas 50 bem sucedidas nesse momento.

Marine, com certeza os atuais acontecimentos estão fazendo a alegria dos roteiristas de Hollywood, vai ser história que não acaba mais.

[]s

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

rogeriolanducci disse:
8 de março de 2011 às 9:53

Normalmente só vira manchete o que dá errado.

O caso mais notável do SAS é o Bravo 20.

cfsharm
cfsharm
13 anos atrás

Manchete… ah as Manchetes!!! Entre um extremo e outro lá estará a verdade. E aqui não será diferente, afinal a primeira baixa de qualquer conflito é a verdade. O comandante líbio não sabia? Hum… Eles afirmaram que não portavam armas?Sei… Ou será que ao sair do helicóptero o fizeram desarmados? Estavam mesmo numa missão ou escoltando o agente do MI6 que ia fazer contato com os insurgentes, mas… acabou ferindo os sentimentos de algum líder tribal??? E por aí vai… como disse o Marine só sabendo os pormenores da missão para se ter uma ideia do acontecimento. A situação está… Read more »