Moscou e Ancara mencionam possíveis reações e pedem que governos estrangeiros não interfiram em “assuntos domésticos” iranianos, após protestos no país. Kremlin cita especificamente ingerência dos Estados Unidos.A Rússia e a Turquia advertiram nesta quinta-feira (04/01) contra intervenções externas na política interna do Irã, depois de uma semana de protestos violentos contra o governo iraniano, que resultaram em ao menos 21 mortes.

Em conferência em Ancara, Ibrahim Kalin, porta-voz do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que a intromissão de governos estrangeiros poderia provocar uma reação. Kalin também disse que, embora os cidadãos iranianos tenham o direito de realizar manifestações, não é aceitável que estas causem vítimas fatais e danos materiais.

O Kremlin foi mais direto e exortou os Estados Unidos a não interferirem no que o governo russo chamou de “assuntos domésticos do Irã”, reportou a agência russa de notícias TASS, que citou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov.

Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, expressou seu apoio aos manifestantes que realizaram protestos em massa em diversas cidades iranianas contra a liderança religiosa do país.

Exército pronto para intervir

Também nesta quinta-feira, o comandante do Exército do Irã, major-general Abdolrahim Mousavi, anunciou que, embora as manifestações tenham sido reprimidas por forças policiais, as tropas do país estão a postos para intervir caso necessário.

“Embora essa sedição cega tenha sido tão pequena que uma parte da força policial foi capaz de cessá-la, vocês podem ter certeza que os camaradas no Exército da República Islâmica estarão prontos para enfrentar os ludibriados pelo Grande Satanás [Estados Unidos]”, disse Mousavi.

A tranquilidade reinou nesta quinta-feira nas ruas de Teerã, depois que as autoridades iranianas deram por finalizados os protestos antigovernamentais.

Maior onda de protestos dos últimos anos

A série de protestos começou na quinta-feira passada na cidade de Mashhad, segunda maior do país. Mais de mil manifestantes foram detidos. Os protestos antigoverno, que aparentam ter sido espontâneas e sem um líder claro, foram impulsionadas por dificuldades econômicas, desemprego entre jovens e alegações de corrupção.

A onda de protestos é considerada a maior desde a revolta de 2009, quando uma série de manifestações tomou as ruas do país contra supostas fraudes eleitorais a favor do linha-dura Mahmoud Ahmadinejad, logo se tornando um movimento de maior escala de contestação ao regime dos aiatolás.

Desta vez, os protestos tiveram inicialmente a inflação e o desemprego como alvo, mas logo ganharam tom político, com críticas ao presidente Hassan Rohani e ao líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei.

Rohani assumiu o governo para um segundo mandato em agosto, com promessas de revitalizar a economia, minada por sanções internacionais. Os investimentos estrangeiros estão em alta, mas o país continua a sobreviver, sobretudo, da venda de petróleo.

Os manifestantes – que incluem membros da classe trabalhadora, assim como escolarizados da classe média, que formaram a espinha dorsal dos protestos pró- reforma em 2009 – afirmaram estar cansados de slogans antiocidentais e que chegou a hora de a liderança clerical e o governo do presidente Rohani renunciarem.

O desemprego entre jovens atingiu recentemente a marca de 40%. Muitas das sanções internacionais foram revogadas com o acordo nuclear de 2015, mas medidas unilaterais americanas contra transações financeiras com o Irã continuam a minar a economia e impedem a maioria dos bancos ocidentais de conceder crédito a iranianos.

Na terça-feira, Khamenei, acusou os “inimigos” do país de estarem por trás das manifestações, mas não mencionou nomes. “Nos últimos dias, os inimigos do Irã usaram diferentes ferramentas, incluindo dinheiro, armas, política e aparato de inteligência, para criar problemas para a República Islâmica”, afirmou.

FONTE: Terra/Deutsche Welle

Subscribe
Notify of
guest

141 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno
Claudio Moreno
6 anos atrás

Essa política americana de desestabilização de governos no Oriente Médio é foda! Inventaram boatoa de armas de destruição em massa no Iraque, disseram que o oovo era oprimido pelo Saddam Hussein e hoje como está aquela terra? Depois foi a vez da Líbia de Kadhafi e como ficou o povo? Daí a bola da vez doi a Síria, os caras somente não estão mais fodidos porquê houve interesses russos muito alto envolvidos, que por sua vez freiaram o processo de desestabilização levada a cabo pelo governo americano. Tentativas houveram até mesmo contra nações supostamente aliadas como o Egito e o… Read more »

WellingtonRK
WellingtonRK
6 anos atrás

Se você ficar avisando um mês antes que vai invadir um país é claro que as armas de destruição em massa irão sumir.

WellingtonRK
WellingtonRK
6 anos atrás

Acho muito engraçado acusar os EUA por tudo que ocorre. Se há intervenção americana, eles são o culpado; se não há, eles são culpados por omissão.

marcelo km
marcelo km
6 anos atrás

Quem tem maior interesse em derrubar o atual regime iraniano são Israel e Arábia Saudita.
Turquia e Rússia estão dando indiretas via USA; porque se mexer com Israel, a Mossad já planeja como matá-los.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

O que é interessante são que as denúncias de interferência são “gerais”. Não há nenhuma denúncia pontual ou direta. Não pegaram nenhum americano infiltrado. Nem nenhum líder iraniano treinado pela CIA, nem nenhuma conta fantasma para abastecer os agentes infiltrados, etc. Nada! Só denúncias ao vento para deslegitimar um protesto popular e abastecer a cabeça dos que têm propensão a procurar cabelo em ovo em vez de simplesmente aceitar que o Irão não é nenhum paraíso e está sujeito a insatisfação dos governados como qualquer um. Mesmo nos EUA no dia depois da posse e por mais duas semanas após… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Lá vai a Rússia defender mais uma ditadura kkkkkk
Virou especialidade da Rússia! Logo vai defender a “democracia” na venezuela…não é em vão que o maior aliado de Hitler foi Stalin, romperam apenas porque os interesses em um certo momento foram distintos, mas enquanto as chaminés dos campos de concentração funcionavam Stalin era o namoradinho de Hitler.

Professor
Professor
6 anos atrás

Bosco 4 de Janeiro de 2018 at 15:34 Daqui a pouco o Bosco vai dizer que os EUA não interferiram na Síria. Não adianta, Bosco. Não cola mais. Os ideologicamente cegos como você não vão mudar de opinião nunca. Acho que se um dia os EUA mandassem uma bomba atômica contra nós e matasse toda sua família, ainda assim você continuaria a amar esse país demoníaco. Mas a maioria das pessoas, as sensatas e inteligentes, percebem o que está acontecendo. E é a opinião dessas pessoas que interessa. O “seu” Império – que aliás não é seu, você apenas o… Read more »

Professor
Professor
6 anos atrás

Correção: o comunismo já acabou há 30 anos, e não 20 como escrevi.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Professor 4 de Janeiro de 2018 at 16:27 Jesus kkkkkk “””O desenvolvimento econômico deles, bem como da Europa Ocidental, é baseado na exploração dos recursos do Terceiro Mundo.”””” Favor, aula de economia aqui! Com esse papo de 3 mundo a China já encostou nos EUA e vem comprando empresas pelo mundo inteiro, ontem compraram uma empresa braisleira, a 99 (concorrente do Uber). Outra coisa, o Irã tem a 2 maior reserva de petróleo do mundo, tem pobres eles não tem nada! Tão verdade que a URSS foi o principal interessado no golpe de Estado de 1979…quando os “imperialistas” russos, juntamente… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Rússia e Turquia ao lançar tal “advertência” não agem em defesa do Irã mas sim em causa própria. Ambos são regime despóticos e autoritários sendo o primeiro comandado por um déspota corrupto e um círculo de oligarcas ao passo que o segundo vive sob o tacão de um aspirante a sultão. Em ambos os países não há garantias individuais mínimas e os cidadão vivem oprimidos. Assim receiam que uma onda de protestos contra seus desmandos termine por se tornar incontrolável ao ponto de apeá-los do poder. E pensar que apesar disso ainda há quem venha aqui com a velha e… Read more »

Hawk
Hawk
6 anos atrás

O engraçado que qualquer povo que queira se livrar de uma ditadura tudo é Culpa dos EUA!

Gil
Gil
6 anos atrás

Menos mal que o Trump não é um despota e um corrupto.

Já nos gostaria a muitos no Brasil ter um mandatario como o Putin e ser uma nação soberana como a Russia.

Gustavo GB
Gustavo GB
6 anos atrás

Quem mais deseja a desestabilização do Irã não é os EUA e nem mesmo Israel. É a Arábia Saudita que mais quer ver o circo pegar fogo pois ela está em uma verdadeira Guerra Fria contra o país persa e é por isso que seu orçamento militar subiu tanto que assumiu o quarto lugar no ranking mundial. Não estranharei se aqueles reis malucos do Golfo tentarem uma ação militar contra o Irã a médio prazo.

_RR_
_RR_
6 anos atrás

Professor… Primeiramente, o Brasil, assim como todos os países latino-americanos, é parte do Ocidente, posto a formação do sistema político incorporar no seu cerne os ideais iluministas, e haver o domínio da religião cristã ( que é a principal influência, pois trouxe uma unidade de valores ) e do pensamento greco-romano, o que lega toda uma base cultural comum. O atual status econômico dos gigantes ocidentais é resultado, antes de mais nada, da ascensão do capitalismo primeiramente nos países europeus e nos EUA. Eles foram capitalistas primeiro. Simples assim… Os povos europeus e os americanos, de forma geral, já tem… Read more »

Luiz Paulo
Luiz Paulo
6 anos atrás

Olha, quando a gente vê pessoas como Claudio Moreno, Professor (se não for um troll, pior) e Tonhao, é de lastimar. Da até pena do Bosco. Tem que ter paciência, muita paciência. Mas vale a pena cada ‘desenho’ sobre a realidade nas repostas pra essas ‘crianças’. Se elas não crescem com esses ‘desenhos’ claríssimos, ao menos serve muito pra maioria silenciosa que lê.

Ricardo
Ricardo
6 anos atrás

Os EUA estão loucos para derrubar o regime iraniano, não é novidade para ninguém. Sempre que tiverem uma oportunidade vão inflar grupos a desestabilizarem o país. Democracia é só a desculpa para ir contra um governo, caso contrário Washington jamais apoiaria a ditadura Saudita que executa opositores, gays e trata mulheres como animais!

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Excelente, Gustavo GB

MARCOV
MARCOV
6 anos atrás

Gustavo GB 4 de Janeiro de 2018 at 18:15

Perfeito.

Professor
Professor
6 anos atrás

-_RR_ 4 de Janeiro de 2018 at 18:29 Primeiramente, o Brasil, assim como todos os países latino-americanos, é parte do Ocidente, . Somos parte do Ocidente sim. A parte ralé, a parte que tem que ser explorada. O atual status econômico dos gigantes ocidentais é resultado, antes de mais nada, da ascensão do capitalismo primeiramente nos países europeus e nos EUA. Eles foram capitalistas primeiro. . . Eles foram capitalistas primeiro e conquistaram e dominaram o mundo inteiro. Ou você não sabia que a Europa dividiu o mundo inteiro, Ásia, África, América, Oceania e América Latina (ops, essa não, essa… Read more »

Professor
Professor
6 anos atrás

Gustavo GB 4 de Janeiro de 2018 at 18:15

Perfeita asneira. A Arábia Maldita não faz nada além de seguir as cartilhas ditadas pelos EUA e por Israel.

ODST
ODST
6 anos atrás

@Hawk

Quem mandou eles apoiarem tantos golpes de estado? Agora fica essa imagem deles de golpistas para todo o sempre…

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Eu até tava levando o Prof a sério mas ele é mesmo só um troll, mais especificamente um MAV (militante em ambientes virtuais) do PT. Ele deve ganhar para comentar aqui e não compensa a gente que vem aqui para trocar ideias, se informar e divertir ficar esgrimando com ele.
Da minha parte tô fora com esse professor.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Professor
Se é q desperta atenção, os estudiosos de RI e geopolítica da Universidade de Harvard comungam da mesma opinião q o Gustavo.
Dica: se vc compartilha da ideia q Irá apoia a Síria e o Iêmen por serem xiitas… Alauitas (da Síria) não são xiitas. E os xiitas do ramo do Iêmen se atém a laços tribais e não religiosos, como do Irã.
Sds

XFF
XFF
6 anos atrás

Professor 4 de Janeiro de 2018 at 16:27 >>>>>

Você está coberto de razão.A ditadura só existe para os EUA se esse tal ditador não for obediente aos interesses dos EUA. Arábia Saudita, Bahrein, Qatar e Jordânia são ditadura brutais, mas são amiguinho e fantoche dos EUA, por isso que não são incomodado. Se os EUA querem realmente ter moral para falar de ditadura, não podem manter relações com esse países que citei pra começar. Usam essas acusações de ditadura para atingir o objetivos deles.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

XFF,
Me lembra aí, qual país os EUA atacou ou invadiu com a desculpa que era para restabelecer ou estabelecer a democracia?

XFF
XFF
6 anos atrás

Bosco 4 de Janeiro de 2018 at 23:54 >>>>>
Bosco, você gosta de se fazer de sonso….

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Não! Gostaria mesmo de saber!
Ou você também não sabe mas mesmo assim reproduz essa “pérola”?

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Vamos só lembra dos mais recentes: Iraque em 91: a desculpa foi a invasão do Kuwait pelo Iraque Iraque 2003: a desculpa era a posse de agentes químicos letais por parte do governo iraquiano Afeganistão: a desculpa era o apoio dos talibãs à Al Qaeda que havia atacado os EUA (11/09) Panamá: a desculpa era o presidente ser líder de uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas Síria: a desculpa é a expulsão do ISIS e o apoio aos grupos de oposição ao ditador Assad Somália: a desculpa era assegurar a distribuição de alimentos aos esfomeados Vietnã: a desculpa… Read more »

Jacinto
Jacinto
6 anos atrás

Eu acho engraçado ver uma figura como o Professor escrevendo uma sucessão de bobagens com a arrogância típica dos ignorantes. A tentativa persa (Irã) de controlar o Oriente Médio é muito antiga. Os persas (sob sucessivas dinastias, começando pelo Safavidas até o Qajar) tentar se tornar a força hegemônica do Oriente Médio desde o fortalecimento do império Safavida no século XVI. Por conta disso, os persas lutaram contra o império turco otomano mais de dez guerras entre os séculos XVI e XIX, sempre com a mesma questão: predominância da região. Na prática, os otomanos e os safavidas lutaram tanto uns… Read more »

Professor
Professor
6 anos atrás

Jacinto 5 de Janeiro de 2018 at 0:50 Quem utiliza argumentos típicos de pessoas ignorantes é você. Só porque a rivalidade entre Arábia Saudita e Irã é antiga, não significa necessariamente que foi a Arábia Saudita, exclusivamente, que está envolvida nos protestos do Irã. E isso não é argumento para dizer que EUA e Israel não estão envolvidos. Talvez crianças de 6 anos aceitem essa sua argumentação. A AS certamente contribuiu e participou, mas os Estados Unidos e Israel são os protagonistas que ditam a cartilha. A AS tem interesses próprios, claro, mas tudo que faz tem que ser aprovado… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

O Profi como bom esquerdista na oposição (sim, porque no governo a postura é completamente outra) troca as prioridades e brinca com a inteligência alheia. Eu tô literalmente cagando pro perdão de 54 bi de tributos dos petroleiros. Eu me preocupo é com o que fazem com os 2,5 trilhões de tributos que são arrecadados. Mesmo que esse tributo dos petroleiros fosse pago à vista em dinheiro bruto o povo não ia ver um tostão furado dele porque metade do que é arrecadado é perdido na corrupção, pra pagar o Estado ineficiente e agigantado (50 % do funcionalismo público é… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Correção: arrecadação de 2 trilhões de reais e não de 2,5 trilhões de reais.

No ranking do IRBIS (Índice de retorno e bem estar social) o Brasil ocupa o 30º lugar e não é por culpa dos imperialistas que isso acontece.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

IRBES e não irbis

Professor
Professor
6 anos atrás

Bosco 5 de Janeiro de 2018 at 9:08

Ok, Bosco, você não liga para o perdão de 54 bilhões. É seu direito. Mas eu ligo. 54 bilhões dividido pelos 200 milhões de habitantes que o Brasil tem dá quanto para cada um? R$ 234,00. Multiplica pelos número de pessoas da minha família, quero R$ 2.340,00 na minha conta e não falo mais nada. Cada brasileiro que quiser, que perdoe o seu. Ops, esqueci que é em dólar, né? multiplica isso por 3.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

O Brasil ficou em último lugar dos países avaliados e com maior tributação:
-file:///C:/Users/joseb/Downloads/06+IRBES+2015.pdf-
E isso em plena era da Esquerda governando o Brasil já há 12 anos, com índices de popularidade e de apoio no CN superiores a 70%
Mas a culpa é dos EUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bosco
Bosco
6 anos atrás

O Brasil não arrecada em dólar. São 54 bilhões de reais.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

O que me preocupa em relação a petróleo e petroleiros é saber por que eu pago a gasolina mais cara do mundo sendo que o Brasil é autossuficiente em petróleo e o petróleo é meu (ou nosso)? Isso sim me interessa, e não a grita da esquerda pelo “petróleo é nosso” ou reclamando dos “54 bilhões” que jamais iríamos receber mesmo e que se um dia fosse pag0 ia ser dividido em “zentas” parcelas a perder de vista e ia cair no bolso da cumpanheirada do sindicato. Os esquerdistas ficam olhando pro dedo em vez de prestar atenção na beleza… Read more »

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Bosco 5 de janeiro de 2018 at 9.08:
Na lata, Bosco!!

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Como bom esquerdista o Profi quer controlar o dinheiro dos outros. Dividindo 54 bilhões por 208 milhões de brasileiros e o Profi teria direito a 260 reais. Deixa que os outros nove da família gira seu próprio dinheiro. Desses 260 reais devidos ao Profi tiro 130 que vai pra corrupção, apadrinhados, cumpanheiros, malas e cuecas; mais uns 70 vão pra burocracia agigantada (a cobra comendo o próprio rabo), 20 vão para má gestão pura e simples e os supersalários, 20 é quanto tem que pagar pro sindicato e mais 30 é o que o PT cobra dos militantes. No final… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Au-au mordeu e doeu!!

Bosco
Bosco
6 anos atrás

O problema do Brasil não é a exploração imperialista que nos tira arrecadação mas sim o que fazemos com a arrecadação que fica no Brasil e que é gerida por brasileiros : https://impostometro.com.br/

Jacinto
Jacinto
6 anos atrás

Professor O problema de sua argumentação é que ela não contém absolutamente nenhuma base em fatos. Não existe disputa entre o Irã e Israel por fronteiras. Também não existe disputa entre Israel e o Irã por recursos naturais. E solidariedade com palestinos é uma alegação bizarra… Palestinos são árabes e sunistas e cristãos enquanto iranianos são persas e xiitas. Os iranianos mataram mais árabes sunitas na guerra Irã Iraque do que Israel matou palestinos em toda a sua história. E nem a religião é um problema. O Irã é muito mais tolerante ao judaísmo do que a Arábia Saudita. No… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
6 anos atrás

Os iranianos foram a favor de implantar essa ditadura islâmica agora se virem, não vão conseguir mudar nada sem ter muitas mortes. São aliados da Rússia ainda por cima e para a Rússia já é pratica normal matar milhões de pessoas que sejam contra o governo.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Jacinto 5 de Janeiro de 2018 at 11:01 Excelente texto amigo! desmonta, com base em fatos históricos, toda a cantilena do “Teacher”. Aliás, e falando na hostilidade do regime iraniano contra Israel, cabe lembrar que que a mesma iniciou-se apenas depois da revolução islâmica de 1979 visto que antes disso não apenas os países eram aliados como o Irã era o maior fornecedor de petróleo para o Estado Judeu via porto de Eilat (aliás, foi justamente o bloqueio do Estreito de Tirán que precipitou a guerra dos seis dias). E mesmo depois de triunfante o regime islâmico o Aiatolá Khomeini… Read more »

Professor
Professor
6 anos atrás

Bosco 5 de Janeiro de 2018 at 10:36 O problema do Brasil não é a exploração imperialista que nos tira arrecadação mas sim o que fazemos com a arrecadação que fica no Brasil e que é gerida por brasileiros : https://impostometro.com.br/ . Quero deixar bem claro uma coisa: o fato dos Estados Unidos interferir em tudo aqui não exime os nossos políticos, nem nossa elite, da responsabilidade de todas as mazelas que ocorrem aqui. Sim, a culpa é deles. Também. Só que o chefe deles, fica em Wall Street. Simples assim. . Lembra da corrupção e da compra da refinaria… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Pra quem? Pra mim é que não é! Nem pro povo que tá morrendo nos corredores dos hospitais. Se pra você ser entreguista é só o cidadão que repasso o dinheiro do contribuinte e os recursos do país aos americanos ou russos pra mim é algo muito mais amplo e condenável já que é quem entrega o dinheiro e os recursos de todos os brasileiros, principalmente dos menos favorecidos, à maquina da corrupção, do fisiologismo, da incompetência e da imoralidade. Máquina essa gerida por brasileiros natos que se dizem patriotas e que recitam o Hino Nacional com a mão no… Read more »

TukhAV
TukhAV
6 anos atrás

Gente, é tanta asneira dita por uma só criatura que ainda por cima se denomina como “teacher” que eu só consigo rir. Destaco alguns trechos que parecem sair de alguém em delírio:

“o fato dos Estados Unidos interferir em tudo aqui”.

“Lembra da corrupção e da compra da refinaria de Pasadena, lá no mensalão? onde fica mesmo Pasadena? ”

“Mas o Império deu o troco ao Temer: ele visitou a Rússia e a Noruega e lá, a Noruega anunciou a redução da ajuda que ela dá ao Brasil para conter o desmatamento.”

TukhAV
TukhAV
6 anos atrás

Gente, é tanta asneira dita por uma só criatura que ainda por cima se denomina como “teacher” que eu só consigo rir. Destaco alguns trechos que parecem sair de alguém em delírio: “o fato dos Estados Unidos interferir em tudo aqui”. Se pegar a sua mulher na cama com o Ricardão também é culpa dos americanos malvados? “Lembra da corrupção e da compra da refinaria de Pasadena, lá no mensalão? onde fica mesmo Pasadena? ”. QUER dizer que a sua querida anta trabalhava em conluio com o império/i? “Mas o Império deu o troco ao Temer: ele visitou a Rússia e a Noruega e… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Eu desisto!

Jacinto
Jacinto
6 anos atrás

HMS TIRELESS 5 de Janeiro de 2018 at 11:39 A coisa e bem complexa. Na época da 1ª Guerra Mundial começou a surgir um movimento nacionalista árabe (pan arabismo) que tinha por objetivo unificar o que se chama de “Mundo Árabe”. Unificar, não no sentido de formar um único país, mas no sentido de os países coordenarem sua atuação, algo como ocorre na União Europeia. O Gamal Abdel Nasser, do Egito, foi o primeiro a se aproveitar desse movimento e usou o conflito contra Israel para ganhar popularidade entre a população árabe. Mas após a derrota do Egito na Guerra… Read more »