É cedo para responder. O Brasil precisa de bom senso. O pior pode sempre acontecer

Fernando Henrique Cardoso*, O Estado de S.Paulo, 07 Janeiro 2018

Começo de ano. A praxe indica que nestas ocasiões é melhor expressar os desejos de um próximo ano melhor e lastimar o que de ruim houve no anterior, sem deixar de soprar nas brasas de esperança suscetíveis de serem encontradas no meio de desvarios e extravagâncias porventura havidas. Será?

Não sei. Fui formado com a obsessão da dúvida metódica cartesiana. A certa altura, lendo Pascal, percebi que mesmo para os mais crentes o caminho da salvação não se encontrava no cômodo embalar da fé sem pitadas de dúvidas. Melhor tê-las e tentar responder, com a lógica (e a esperança), ao demônio da descrença. Por isso coloco o ponto de interrogação no título deste artigo.

Mantenho a esperança, mas convém reconhecer que 2017 mostrou que não dá para ter certeza de que os riscos da guerra e do irracional não prevaleçam. Já tivemos sonhos de cooperações entre Estados quando os diplomatas se dedicavam ao multilateralismo para resolver problemas ou pelo menos promover convergências de opiniões, mas só vemos confrontações. Quantos atentados terroristas houve? Muitos. E mesmo que um só tivesse

havido, matando crianças e adultos que nada têm que ver com as fúrias políticas e religiosas dos fanáticos, já seria suficiente para assustar a Razão. Que dizer do Boko Haram, das mortes provocadas pela Al-Qaeda e pelo Estado Islâmico, dos atentados na Tunísia, no Iêmen ou onde mais seja, que prosseguem no caminho perverso do ataque, já antigo, às torres gêmeas ou ao Bataclan? O mundo parece percorrer um longo ciclo de desrazão que pode muito bem levar a uma guerra mundial.

Quase a cada mês vem nova má notícia. Pior, não são apenas os ditos terroristas que matam a rodo. Nas cidades brasileiras o crime organizado, muitas vezes com fuzis na mão, em conluio com o narcotráfico e o contrabando de armas, mata nas nossas barbas milhares de pessoas por ano. Estamos longe das terras conflagradas da Síria, do Iraque, da Península Arábica ou de onde mais seja, mas nos morros cariocas, nos presídios amazônicos, nas terras desbravadas do oeste ou nas ermas periferias de São Paulo se mata sem piedade, embora com menos repercussão global do que quando ataques terroristas são realizados em capitais europeias.

E que dizer de outro tipo de matança, não apenas moral, mas concreta, quando a corrupção praticada pelos criminosos de colarinho branco, em escala e despudor sem precedentes, além de arrasar moralmente setores ponderáveis das elites dirigentes, deixa ainda mais à míngua os que dependem dos serviços do Estado, sobretudo os pobres?

Diante deste quadro, cujas tintas espessas sublinho para dar nitidez ao olhar, embora sabendo que também se possam ver paisagens menos sombrias, qual tem sido a resposta dos povos? Nos Estados Unidos, Donald Trump elegeu-se, contrariando o establishment, os partidos, boa parte da mídia e de Wall Street. Na Europa Central e do Leste, governos com participação de forças de extrema direita se afirmam na Hungria, na Áustria e na Polônia. Nas pesquisas brasileiras de opinião, pelo menos até agora, sem o quadro eleitoral formado, despontam um capitão irado de cujas propostas pouco se sabe e um líder populista sobre o qual pesam acusações (e mesmo condenações) que destroem o sonho que outrora representou.

Será que, antes de recobrar a Razão, o mundo precisará passar por novas privações e testemunhar o abrir do cogumelo atômico que a irada Coreia do Norte ameaça despejar no Japão, quem sabe saltando sua irmã do Sul pelo temor do contágio, podendo mesmo alcançar os Estados Unidos? Viveremos os horrores de uma guerra globalizada? Há décadas parecia que a confrontação dos Estados Unidos com a antiga potência soviética ou mesmo com a China, sem falar nas fricções entre Índia e Paquistão, ou na potencial reação atômica de Israel ao Irã dominador da técnica nuclear, estava controlada. O que esperar quando Donald Trump decreta Jerusalém capital de Israel, animando um conflito milenar?

E no Brasil? Já não terá bastado o descalabro econômico-financeiro produzido pelo “capitalismo de laços” que o lulopetismo patrocinou, envolvendo e beneficiando empresas e partidos políticos, para que aprendamos a lição de que não há atalhos fáceis para o desenvolvimento e que este requer o império da lei? Será que o Bolsa Família (que se originou em governos anteriores e sem tanto alarde) foi suficiente para amortecer a consciência popular e fazer crer que a esperança em dias melhores se contenta com migalhas?

É cedo para responder. Mas não para agir com convicção e tudo fazer para que tais horizontes não despejem novas tempestades. Que não se iluda o leitor: o pior pode sempre acontecer. Evitá-lo depende de cada um e de todos nós. Não há fé cega na Razão ou nos bons propósitos que barre o Irracional se não se criarem alternativas que impeçam o pior de prevalecer, pela guerra ou pelo voto. As consequências, já dizia o conselheiro Acácio do Eça de Queiroz, vêm sempre depois…

Posta a dúvida, construamos caminhos mais razoáveis. Pelo menos no que está ao alcance da nossa mão. O Brasil precisa, urgentemente, de bom senso. Se as forças não extremadas se engalfinharem para ver quem entre vários será o novo líder e não forem capazes de criar consensos em favor do País e do povo, o pior acontecerá. No afã de juntar, importa diminuir as divergências sobre o que não é essencial. Com esperança, e falo simbolicamente, as forças representadas (ou que os adiante mencionados gostariam de representar) por Alckmin, Marina, Meirelles, Joaquim Barbosa, ou quem mais seja (incluídos os setores ponderados da esquerda) precisam entender que os riscos se transformam em realidade pela inércia, pela covardia ou pela falta de visão dos que poderiam a eles se opor.

Bom 2018!

*SOCIÓLOGO, FOI PRESIDENTE DA REPÚBLICA

219 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Ainda há tempo de prender FHC, Lula, Ciro Gomes, Aécio, Temer, Dilma, Tasso Genro e família, Lindberg faria, Luciana Genro, Cunha, Gerdel, Palocci, Mercadante, Garotinho, Sérgio cabral, Gleise Hoffmann, Sarney e família e o congresso inteiro do país???? Falou o FHC, sujeito que em 2001 dispensou os recrutas (entre eles meu irmão que serviu naquele ano) por falta de COMIDA. FHC falando é tão inútil quando o Celson Amorim na matéria feita dias atrás… Essa turminha de exilados é fogo, foram expulsos por fazer parte de organização terrorista, e foram morar em Paris, Lisboa, Miami, NY, Londres, Roma etc…não sei… Read more »

Johan
Johan
6 anos atrás

Definitivamente esses caras devem fumar uma maconha morfada e tiram onda com a nossa cara. Senhor FHC, o senhor sabe o porquê do crescimento nas pesquisas do “capitão”? É porque o contribuinte está de saco cheio de pagar impostos caríssimos e não ter retorno algum e ainda ver os “vítimas da sociedade” se darem bem. Pessoas como o senhor vivem em um mundinho de faz de conta e não tem a menor noção do que o cidadão de bem vem passando. O senhor não passa de um hipócrita assim como os demais. Para situações extremas se exige medidas com soluções… Read more »

Hammer
Hammer
6 anos atrás

Tá de sacanagem? Um dos maiores pilantras dessa Nação, chefe te de toda essa camarilha que nos aflige há 30 anos e um dos grandes incentivadores do uso de drogas, FHC está caquético más assim como seu comparsa lula não larga o osso. Pior é o Blog fazer propaganda política pra tucano… Será que rola um subsidio?? 2018 VOTE em candidato Patriota que possa tentar mudar os rumos do Brasil!

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

O FORTE não está fazendo campanha, dias atrás foi o abobado do Celso Amorim, hoje foi a vítima da sociedade, FHC, daqui uns dias será a vez do Lula quando ele for condenado. Essas reportagens são legais…podemos comentar e xingar esses nossos “puuliticos”, importante que as pessoas saíbam em quem NÃO votar.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

FHC já passou da hora de pendurar o microfone..

Fique lá no IFHC fumando o seu baseado e discutindo nada com coisa alguma junto a outros intelectuais.

Se uma porcaria como o Bollsonaro vai se destacando é justamente porque faltam pessoas sérias na política que trabalhem pelo povo…

“…Alckmin, Marina, Meirelles, Joaquim Barbosa, ou quem mais seja (incluídos os setores ponderados da esquerda)…”

Tem alguém de direita aí ?

FHC calado é um poeta..

Fabio Aguiar
Fabio Aguiar
6 anos atrás

Não acredito, outro conversa fiada, como dão voz a quem não tem nada que preste a dizer!

vitu
vitu
6 anos atrás

parece mais um site do PT/PSDB do que um site militar

WellingtonRK
WellingtonRK
6 anos atrás

Ivan BC 8 de Janeiro de 2018 at 11:46.

“como esse pessoal conseguiu dinheiro para manter aquele padrão de vida. Curioso…ou será que alguém financiava essa turminha da pesada?”

O FHC era financiado pela Fundação Ford. Ver http://www.olavodecarvalho.org/fhc-vendido-a-cia/

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

WellingtonRK 8 de Janeiro de 2018 at 12:24
ahhhh agora eu sei o porquê de eu trabalhar e poupar e mesmo assim não conseguir morar em Paris, diferente do FHC. As montadoras gostam de financiar políticos kkkkk aqui a Volkswagem comprava até a cueca do Lula.

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

Um político cuja facção partidária criminosa, da qual faz parte e tem relevante comando honorário, acoberta acintosamente seu presidente, flagrado pedindo vultosa quantia a um dos maiores corruptores da República, ao total arrepio da lei, vem falar descaradamente em “império da lei”?

Depois disso o resto que disser é irrelevante e só demonstra desespero de causa…

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Pois é meus amigos, está “fala” de FHC e parte de uma grande articulação da ORCRIm que nos desgoverna de tal forma que estes sujeitos todos fumando maconha, coibas e tomando bons vinhos com suas três aposentadorias e divagando sobre como o Brasileiro deve agora da sacada de seus apartamentos em Paris que visa detonar uma candidatura independente para nós tirar da M e r d a q nos encontramos e com apoio da mídia, cuja a caixa preta a LJ ainda não conseguiu abrir, vai a cada dia nos bombardear com discursos mequetrefe como este tentando se mostrar como… Read more »

Gabriel2
Gabriel2
6 anos atrás

Esse é outros que nos últimos 13 anos só fala besteira

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Eu não me presto a ler esse monte de baboseiras ditas por esse sanguessugas do Brasil.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Ele, Lula e Temer são farinha do mesmo saco e ganharam juntos o país de bandeja quando os militares abriram mão dele em 85 e soltou toda a corja para infestar a nação. Dessa turma não vem nada de bom.

Sidney Otaviano de Sousa
Sidney Otaviano de Sousa
6 anos atrás

Não entendo como um ex-presidente que sucateou as forças armadas tem a cara de pau de falar em defesa nacional.
Para lembrar a questão dos caças, se ele tivesse a dimensão da importância que tem a defesa nacional, teria resolvido a concorrência dos caças em seu governo e nós estaríamos em outro patamar tecnológico, poderíamos estar pensando em uma quinta geração. Fico pensando na falta de vergonha, valores ou auto crítica dos políticos, seja de direita, esquerda, centro ou outras denominações de valores questionáveis.

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

E o que o FHC fez para solucionar esses mesmos problemas que existiam no tempo dele? Nada!

O FHC é um Temer que come pelas beiradas, uma Dilma que sabe falar e um Lula sem barba.

Dranuits
Dranuits
6 anos atrás

FHC calado é um poeta

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
6 anos atrás

Problema do Brasil é como é feita a taxação de impostos (que gera desigualdade e pobreza), falta de justiça e a ignorancia, mas esses políticos se beneficiam disso tudo por isso a situação só evolui!

Bavaria Lion
6 anos atrás

FHCâncer.

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Medo do Bolsonaro, apenas isso. Até desagravo para o Luciano Huck rolou no Faustão, preferem qualquer um ao “Capitão”.

Joao
Joao
6 anos atrás

Pra Piorar falta o Gênio Bozonaro.

Mota
Mota
6 anos atrás

Pavão pomposo, outro canalha que voltou aproveitando-se da ignorância do povo para tomar de assalto a ¨famigerada republiqueta¨.Foi obvio como contribuiu para o inicio do sucateamento das forças armadas, agora prega o dialogo e o bom senso? Medo? È bem provavel!!!!!!!!!!

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
6 anos atrás

Preferia FHC de novo do que o Lulala ou o Capitão Irado sem noção.

WellingtonRK
WellingtonRK
6 anos atrás

Ivan BC 8 de Janeiro de 2018 at 12:28

“ahhhh agora eu sei o porquê de eu trabalhar e poupar e mesmo assim não conseguir morar em Paris, diferente do FHC. As montadoras gostam de financiar políticos kkkkk aqui a Volkswagem comprava até a cueca do Lula.”

É a Fundação Ford, não a Ford montadora de carros!

Manuel Flávio
Manuel Flávio
6 anos atrás

Excelente artigo.
O ex-presidente está exortando o diálogo das lideranças políticas que não são extremas, está criticando decisões de algumas lidreancas mundiais que geram mais ódio, mais desagregação. A bem verdade, criticou o comportamento de odio em geral.

Parte dos ataques ao artigo acabaram por dar razão a ele….

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

WellingtonRK 8 de Janeiro de 2018 at 14:35
Mas a fundação não tem ligação com a companhia? Ou tinha apenas nos primordios e hoje não mais?

WellingtonRK
WellingtonRK
6 anos atrás

A fundação é da Ford, mas é distinta da montadora. Atua em agendas progressistas no terceiro mundo.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Wellington, nem da empresa Ford a fundação é. Foi criada pela família Ford, mas também não é mais administrada por ela há algumas décadas.

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Manuel Flávio 8 de Janeiro de 2018 at 14:47 Correto! Retiro tudo o que eu disse anteriormente. FHC e amigos são pessoas de grande valia, não trouxeram discordia para o país, não são extremistas (mesmo impondo uma agenda política (estrangeira) enorme sem o menor diálogo com a sociedade), em 2018 extremista é aquele que abre a boca para criticar a realidade. Não foi FHC e seu amigo Lula que o país bipolarizou a política (ambos com práticas similares de compra de votos no congresso), transformando as relações e a política em um teatro de guerra para enganar bobos. Na minha… Read more »

Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

ECA!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Olha, depois de tudo que ocorreu no país nestes 13 anos, saudades do FHC!!! pena que o partido dele não presta!!!

Hoje estamos entre a cruz e a espada nas próximas eleições!! Estou esperando aparecer um Outsider, tipo Dória ou até Luciano Huck. Aqui no RJ, se o Bernardinho se candidatar terá meu voto.

Chega de políticos de carreira, temos que colocar administradores, gestores de equipe nas cabeças!!

Carlos Crispim
Carlos Crispim
6 anos atrás

Nem vou perder meu tempo lendo FHC, já está gagá há muito tempo, só fala besteira e é o grande culpado do PT ter subido ao poder e o Nine está tão bem nas pesquisas correndo o risco de voltar, graças ao partido deste demente FHC que estamos onde estamos, regredimos décadas, ele e o PT arrasaram o Brasil!!!!!!!

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

O Partido desse cara é uma anta kkkk poderia ter comido quieto mais 2 anos deixando o povo se ferrar com os petistas no poder (quem mandou votar neles 4 vezes?). Mas não, deu um golpe, sim foi golpe mesmo, uma manobra bizarra onde o vice traiu a própria chapa para manter de pé a Cleptocracia vigente. – Resultado: o PSDB afundou sua popularidade com o governo e de quebra ainda pode eleger o Lula no primeiro turno em 2018 se ele não estiver preso! – O Bolsonaro, esquece, a mídia pulveriza ele em 1 semana se quiser. Não lembram… Read more »

Marcelo-SP
Marcelo-SP
6 anos atrás

O que dá para falar? 1. É melhor um FHC do que Lula ou outro petista; 2. O primeiro mandato de FHC foi importante para o país. Fora os fatos acima, ouvir FHC já não acrescenta nada. Se de um lado ele investiu em uma política econômica objetiva, de outro ajudou a sedimentar uma política de Estado que trabalha em sentido contrário, com uma sociedade garroteada pela classe política corrupta, em uma estrutura de burocratas voltada para o populismo social. Ou seja, essa conversa de “centro” é apenas uma defesa da classe política tradicional, com um nível mais “ controlado”… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
6 anos atrás

Bolsonaro fez vídeo falando que vai cortar a grana da Globo… ninguém faz isso e sobrevive politicamente pra contar história.

Nem o PT nos anos 2000 no auge de 6% de crescimento do PIB e 87% de aprovação do Lula OUSOU cortar dinheiro da Globo… como que um pé-de-chinelo igual o Bolsonaro fala isso? é muito amadorismo.

tomcat3.7
tomcat3.7
6 anos atrás

Resumo da ópera;
Estão se borrando de medo do Bolsonaro que , saindo vencedor das eleições assim como titio Trump, vai jogar o resto da merla no ventilador e comer os fígados destes sanguessugas malditos dando suporte às forças armadas e à polícia.

tomcat3.7
tomcat3.7
6 anos atrás

Sub urbano, ninguém fez por terem todos os rabinhos bem presos e se o Bolsonaro, assim como tem se mostrado, não o tiver não haverá nada q o impeça de fechar o vertedouro de $$ q vai pra Globosta.

Mosczynski
Mosczynski
6 anos atrás

Se FHC fosse realmente o estadista que pensa que é teria condenado Lula e seus colegas tucanos. Como não o fez significa que é a mesma porcaria. Quem ainda dá ouvidos a um pilantra desses?

mauricio matos
6 anos atrás

Nenhum deles pode falar dos outros são todos farinha do mesmo saco.

John O'Connor
John O'Connor
6 anos atrás

Quem chamou os aposentados de Vagabundos porque se aposentaram aos 50 quando ele se aposentou aos 37?

Pasmem se você ver quem era o FHC de antes e como tava o pais. Deveriam proibir “crianças” de 16 anos a votar. O certo seria votar a partir dos 25/30 pois esse pessoal já conhece a história do país.

Felipe Morais
Felipe Morais
6 anos atrás

Credo, abriram as portas do sanatório.

Prevejo a presença da ilustre Dilminho nos próximos capítulos.

Espero que fale de algo útil, como aquele projeto de estocar vento.
No aguardo!

Felipe Morais
Felipe Morais
6 anos atrás

Dilminha, minha gente.

Errei o nome de nossa querida presidANTA!

Billy
Billy
6 anos atrás

Kkk existe diferença entre amorim e FHC? ?Jogam no mesmo time vermelho! Se dependesse deles o PT estava até hoje nos conduzindo ao mesmo desastre da venezuela. Ainda podemos chegar lá se o bandido condenado lula não for preso ou PSDB ou PMDB continuarem dando as cartas. Porque não falam aí do acordo entre o governo tucano de alckm&m com o PSC para os presidios Paulistas continuarem…”em paz”??

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Tomcat3.7, por que você não acha o Bolsonaro um sanguessuga maldito também? . – Recebeu dinheiro da JBS que diz que devolveu. Mas, na verdade, trocou com o PP (um dos partidos mais corruptos) por igual quantia do fundo partidário. – Recebeu auxílio-moradia mesmo possuindo imóvel em Brasília (não é ilegal, só imoral, além de ser um tapa na cara dos incautos que acreditam que ele é contra mordomias). – Deu cargos em comissão para ex-mulher, ex-cunhada, ex-sogro, atual mulher (antes de casar), etc usando gabinete próprio ou de seus filhos, para não configurar nepotismo (já que não são filhos… Read more »

Billy
Billy
6 anos atrás

…PPC – primeiro comando da capital, chefiado pelo facínora marcela. Vai ver FHC que defendeu e defende lula também vai abalizar o grupo narco terrorista virar partido político pra sustituir o desgastado PT…

Billy
Billy
6 anos atrás

PCC…corretor do inferno!!

Alex nascimento ricardo
Alex nascimento ricardo
6 anos atrás

A todos que compreenderam o descalabro das palavras deste senhor e as intenações perversas através do discurso meus parabéns. São vocês que me dão esperança num Brasil livre, justo e forte.

Felipe Morais
Felipe Morais
6 anos atrás

Fala Rafael Oliveira, boa noite. Lendo teu comentário, vejo que está com o prato cheios em mão hein? Por que você não apresenta seu acervo probatório ao MP? Ou à PF? Ou à rede globo? ou aos partidos de esquerda? Olha, do jeito que gostam de bater no Bolsonaro, não duvido que levem isso para a frente. Mas enfim…não faço ideia se tudo o que diz tem fundamento. Em relação à alguns deles, vi algumas explicações do deputado…como no caso da grana da JBS, da nomeação de parentes, etc. Mas convenhamos…de um lado tem o indivíduo A, condenado à 9… Read more »

mucio
mucio
6 anos atrás

O canalha assinou o tratado que impede o Brasil de desenvolver a bomba atômica.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Rafael Olivieira, eu concordo com você e que o Bolsonaro deve explicações a sociedade sobre alguns fatos que foram levantados, em especial o apartamento em BSB e o recebimento em paralelo de auxilio moradia e os imóveis em nome dele e dos filhos no RJ, apesar de que se fomos olhar a renda deles, n]ao é algo desproporcional, mas não importa se roubo um banco ou uma maçã, a lei vale para todos. Agora meu amigo Rafael, é interessante que o novo” Pasquim”, a “Foia” colocou um batalhão de jornalistas “investigativos” a revirar a vida do Bolsonaro, agora que ele… Read more »