Argentina: crise econômica liquida planos de renovação das forças armadas na Era Macri

199
TAM - Tanque Argentino Mediano

TAM - Tanque Argentino Mediano

TAM - Tanque Argentino Mediano
TAM – Tanque Argentino Mediano modernizado

Por Roberto Lopes
Especial para o Forças Terrestres

Os 17 integrantes da Comissão Unicameral de Defesa Nacional do Senado Argentino preparam a convocação do ministro da Defesa local, Oscar Aguad, para que ele informe os critérios que serão adotados nos cortes orçamentários que atingirão sua Pasta, em decorrência da atual crise econômica no país.

A sessão pode ocorrer já nesta semana, ou na próxima, caso o staff de Aguad insista em um prazo maior para a coleta de dados junto à área econômica e ao todo poderoso Gabinete de Ministros, que funciona na Casa Rosada (sede do Executivo local), como um rigoroso filtro das ações do governo.

Tendo solicitado ao Fundo Monetário Internacional (FMI) um crédito emergencial de 30 bilhões de dólares, o governo Mauricio Macri aceitou, implicitamente, as exigências da entidade, e o corte de gastos públicos é uma delas.

Em função disso o Ministério da Defesa irá formalizar a suspensão temporária dos procedimentos de aquisição de um jato de capacitação de pilotos de combate.

O Comando da Força Aérea Argentina (FAA) tem sobre a mesa a oferta do Lead-in Fighter Trainer (LIFT) T-50 Golden Eagle, proposto pela KAI (Korea Aerospace Industries), ou sua versão de combate aéreo leve FA-50, cuja importação, por conta da integração dos armamentos e da própria compra das armas, envolve valores bem mais expressivos.

Na mesma situação – de total falta de perspectivas – se encontram, agora, as propostas de caças Mirage 2000 vindas da França ou de agentes da indústria aeronáutica francesa que cuidam dessas aeronaves em outras forças aéreas (como a do Catar).

A importação de turboélices T-6C Texan II americanos, de Instrução Básica, será reavaliada.

Restando oito aeronaves para serem adquiridas, no âmbito de um contrato negociado em 2016, os argentinos tencionam manter os pagamentos de mais duas unidades, e deixar para o ano que vem a compra das seis restantes.

Em um artigo intitulado Si, la crisis también va a pegar fuerte en defensa, publicado na mídia eletrônica argentina na quinta-feira da semana passada, o jornalista Mariano Gonzalez Lacroix detalha: en algunas brigadas [da Força Aérea] ya se han recortado horas de vuelo, se han archivado planes de modernización y tambien se han suspendido negociaciones avanzadas para contar con nuevos sistemas de armas.

Encargos – De acordo com informações extraoficiais que circulam no Congresso argentino, no caso da demorada aquisição de quatro navios-patrulha oceânicos franceses da classe L’Adroit (Naval Group) – alvo, nos últimos meses, de ao menos duas conversações entre os presidentes Mauricio Macri, da Argentina, e Emanuel Macron, da França –, será feita uma revisão dos valores e encargos derivados do endividamento externo que caracterizam a operação. Objetivo: determinar se esses custos se adequam às novas metas de redução de endividamento exigidas pelo FMI.

A compra de helicópteros navais usados tipo Sikorsky Sea Hawk (SH-60) foi congelada, e os investimentos necessários à continuação do PMG no submarino TR-1700 Santa Cruz (gêmeo do sinistrado San Juan) – que conta com assessoria direta de especialistas alemães do grupo ThyssenKrupp Marine Systems – necessitarão, agora, de novas autorizações do Poder Executivo.

No Comando da Força de Submarinos, em Mar del Plata, prosseguem os estudos  para a possível encomenda, à indústria naval germânica, de dois submarinos diesel-elétricos de ataque tipo IKL-209/1400 (a um custo aproximado de 900 milhões de dólares), mas o assunto não tem prazo para avançar.

À Flota de Mar da Armada Argentina, especificamente, será requerida (1) a baixa do destructor ARA Heroina, que há meses vem sendo canibalizado (apesar de, em 2015, a Administração Cristina Kirchner ter julgado viável revitalizá-lo), e (2) do transporte multipropósito (ex-fragata) Hércules – o que deixará aos fuzileiros navais argentinos, como opção para o desembarque no mar, somente os rebocadores classe Neftegaz (capazes de colocar viaturas anfíbias sobre rodas na água por meio de gruas).

O início do programa de modernização de (três unidades) dos tanques TAM será mantido, desde que o Exército possa financiar as modificações com o seu orçamento.

Saab RBS 70 NG
Em 2016 foi noticiado que as forças armadas argentinas teriam encomendado o sistema antiaéreo Saab RBS 70 NG

Defesa Antiaérea – De acordo com informações obtidas pelo Forças Terrestres junto à assessoria da Comissão de Defesa da Câmara dos Deputados argentina, na área militar, a redução de despesas exigida pelo FMI criará diferentes faixas de programas prioritários.

A mais importante delas diz respeito aos sistemas eletrônicos e de armas elencados como indispensáveis à segurança da reunião do G-20 marcada para o período de 30 de novembro a 1º de dezembro deste ano na Argentina – a primeira a realizar-se em um país sul-americano. Nessa lista figuram mísseis e canhões antiaéreos comprados (em pequenas quantidades) para o Exército, além de helicópteros e aparelhos de comunicações.

Também deverão ser mantidos os procedimentos para o lançamento ao mar, no fim do ano (ou no início de 2019), de duas lanchas LICA, de Instrução para cadetes navais (deslocamento de 250 toneladas), que se encontram em fase final de montagem nos Estaleiros Río Santiago, na periferia de Buenos Aires.

Uns poucos processos de aquisição de itens militares de custo relativamente baixo, e que se encontram em fase final de execução, serão igualmente preservados, como a importação, ao custo de 12,5 milhões de Euros, de cinco aeronaves de combate Super Étendard Modernisé – que chegarão acompanhadas de motores de reserva, de um simulador de voo e de vários lotes de suprimentos –, e a compra de suprimentos para manter em operação dois helicópteros Sikorsky Sea King e dois quadrimotores P-3B Orion, todos da Aviação Naval.

Bem como a contratação – por cerca de 4 milhões de dólares – da empresa Sistemas Electrónicos Acuáticos (SEA), para contribuir na busca aos restos do submarino San Juan, desaparecido há cerca de 6 meses. Sediada no estado americano da Flórida, a SEA opera com capital venezuelano, e promete encontrar, no prazo máximo de 100 dias, vestígios do navio acidentado.

Subscribe
Notify of
guest

199 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex II
Alex II
5 anos atrás

O pessoal do Antagonista, um grupo de ativistas politicos ultra anti-esquerda demitidos da Veja (para vc ser demitido da Veja no auge da caça da revista aos governos petistas você precisa ser um protofascista) que criou um blog, que apostava tudo no “liberalismo’ de Macri elogiando-o loucamente a té seis meses atrás, , frustadíssimo e sem querer dar o braço a torcer porque jornalista nunca faz mea culpa ainda mais ideologica, está agora chamando o Macri de “social-democrata” e por isso que não deu certo quaquaquaqua

Os arrivistas do MBL apagaram todos os posts antigos com elogios ao Macri quaquaqua

Marcelo Monteiro Ribeiro
Marcelo Monteiro Ribeiro
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Não apagaram não, Zé Mané. Está tudo lá!!! Só na cabecinha de um petista-bolivariano de meia tigela como você a culpa pela atual situação das FFAA argentinas é do “liberal” Maurício Macri. Anos e anos de governos criminosos do casal Kirchner, amiguinhos de Lula e Dilma e da escória petista, é que foram responsáveis por essa calamidade. Não adianta querer tirar o corpo fora e querer reescrever a história, querendo jogar a culpa no colo de um governo que não chegou ainda nem na metade do seu mandato. Toma vergonha nessa cara, rapaz!!!

Luiz
Luiz
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Cara, você tá delirando. Isso que você escreveu não faz sentido. Procure se informar melhor. Acorda pra realidade.

100nick-Elã
100nick-Elã
5 anos atrás

Ué…não estou entendendo…o problema todo da Argentina, assim como do Brasil e da Venezuela, não eram as esquerdas? agora que o direitista Macri está no poder, o liberalismo econômico não resolveria todos os problemas? o que está acontecendo?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

O problema é que a herança maldita do reinado de terror da quadrilha kirchnerista é tão grande que o tempo foi insuficiente para que Macri pudesse fazer algo. Aliás, vai demorar muito tempo para que a AL consiga superar o cenário de terra devastada deixado pelas esquerdas populistas.

Marcelo Martins
Marcelo Martins
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Nestor e Cristina Kirschner ficaram 12 anos no poder e destruíram a Argentina e aí vem o pessoal da esquerda que acha que um governo liberal vai consertar tudo em 2 anos. A mesma coisa aqui no Brasil. Já tem gente do PT/PSOL culpando o Temer pelos 13 milhões de desempregados que temos, sendo que isso foi herança do PT. O Temer não conseguiu completar nem 1/5 da reformas que precisamos fazer para colocar o país no trilhos. No ritmo que estamos caminhando, levaremos décadas para consertar o estrago que os 13 anos de PT fizeram ao Brasil. Estragar sempre… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

Lamentavelmente a Argentina continua a arcar com as nefastas consequências dos 13 anos de reinado de terror dos Kirchners.

Mk48
Mk48
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Exatamente, caro HMS.

Bravox
Bravox
Reply to  Mk48
5 anos atrás

Não sao 30 anos de politicas socialistas ?
Sei que a coisa ta feia la o socialismo enraizado na mentalidade dos hermanos dificulta as reformas do governo atual.

Adalberto
Adalberto
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Jesus, quanta besteira ideológca!

Leandro
Leandro
Reply to  Adalberto
5 anos atrás

Com exceção talvez do Chile, me corrijam por favor, mas qual país à esquerda ou direita que deu certo? Socialismo, comunismo, nacionalismo, neoliberalismo, populismo, existe algum sistema que dê certo nessa america lateina? Com a palavra as tietes…

Douglas
Douglas
Reply to  Adalberto
5 anos atrás

Concordo plenamente Adalberto. Até parece que a Argentina era um paraíso antes dos Kirchners

Marujo
Marujo
Reply to  Adalberto
5 anos atrás

Só ideologia.. Arre!

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Adalberto
5 anos atrás

É Adalberto . . . . temos que ter paciência . . .
De duas uma, ou um dia eles crescem ou a “crise” bate na porta, aí vão começar a entender alguma coisa . . .

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Adalberto
5 anos atrás

Igualmente no Brasil, o pessoal acha que a mentalidade socialista do brasileiro vem do PT, quando na verdade vem do camarada Getúlio, de lá para cá foram só versões de getulismo.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Adalberto
5 anos atrás

A Argentina na Era Kirchners cresceu 66% , procurem quanto antes e agora , com o Liberal Macri ,mas a turma mal intencionada e demagoga liberal entreguista , etc , usa sempre o modo Leninista da mentira constante e repetida !

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Eu concordo, porém o Macri não fez reforma e continuou com o legado deles.
A única coisa que o Macri fez foi dar voz para a esquerda deles. Não que o governo Macri seja de direita, mas assim dizia a mídia e o povo vai assimilar isso.

Se entrar alguém no governo brasileiro ano que vem de direita, tem que entrar chutando a porta, fazendo reformas e mudando leis. Senão só vai é dar munição pra esquerda nas outras eleições.

*Não estou fazendo propagando política moderadores.

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Eu sempre acho que o liberalismo leva os países a essa situação deplorável. Lembremos da era FHC, quando o pinico estava à mão pra fechar as contas. Não vou defender Lula nem Dilma, mas fiquemos espertos: liberalismo no ** dos outros é refresco. Queria ver os EUA serem o que são sem as encomendas governamentais a pretexto de defesa que levaram tantas novas tecnologias às indústrias americanas. Os países que dão certo acham seu caminho, independentemente do discurso, criando um plano para o desenvolvimento, uma estratégia. Espero que em 2018 votemos em um projeto (quanto mais detalhado mais fácil de… Read more »

Douglas
Douglas
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Exatamente Fabiano. Ninguém que defende o liberalismo faz isso na sua casa. Liberalismo é uma ideia de quinta categoria que é vendido como ciência boa. Ninguém mais defende.

Julio
Julio
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

O pessoal fala que Macri é liberal, mas quem vê com um pouco mais de atenção o governo dele percebe que ele não é liberal, e mesmo que fosse, o poder dele estaria restrito pela mentalidade estatista e socialistas que os argentinos possuem. Macri é do tipo de FHC, um socialista que se diz liberal. A diferença é que FHC fez reformas, não por convicção, por necessidade, mas fez reformas; o Macri não fez praticamente nada, foi um engodo. Na verdade a última grande líder liberal no mundo foi Margaret Thatcher, o resto foi um bando de sindicalistas/ufanistas/socialistas no poder.… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Julio
5 anos atrás

Perfeito, Julio. Não sei se Macri no íntimo é um liberal ou um quase liberal, mas uma coisa é certa: o Estado Argentino é a sociedade Argentina aderiram/grudaram nesse pensamento de Estado grande e com isso os problemas. Macri não está conseguindo fazer reformas especialmente por causa do senador bem de esquerda, as dificuldades são imensas. A Argentina não tem escolhas, terá que fazer reformas ou vai perpetuar nessa crise. Certamente terão um sujeito tipo o FHC, mentalidade esquerdista sendo obrigado a reduzir o Estado a força…não tem mágica: estado deficitário, 10% da população servidores, divida elevada, juros de 30%,… Read more »

Mk48
Mk48
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Exatamente Ivan. O Macri possui maioria na câmara, mas perde feio no senado, e aí fica muito difícil aprovar reformas.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Julio
5 anos atrás

Julio,
“Macri é do tipo de FHC, um socialista que se diz liberal.”
Eu aprendi com meu saudoso pai que o que define uma pessoa não é o que ela “diz” ser mas o “como” e “o que” ela efetivamente faz.
O último resquício de “socialista” de FHC foi a fundação do Partido da “Social” Democracia Brasileira (na minha sincera opinião o nome mais bonito para um partido político pena que NUNCA o fez por merecer), de resto não foi nem de direita nem liberal, foi entreguista mesmo !

Julio
Julio
Reply to  Ricardo da Silva
5 anos atrás

Ricardo, o que FHC fez foi devido imposição da realidade. No período que ele governou o Brasil não tinha outra saída, ou cortava na carne ou o país falia. Mas se você prestar atenção nas declarações dele depois de ter deixado o poder, pode perceber que ele e Lula são muitos semelhantes. A diferença é que Lula é egocêntrico, tem a necessidade de ser admirado e cultuado — a seita do PTista é a prova disso –, já o FHC não sofre desse mal. De resto os dois são semelhantes. Em 2005, no mensalão, o FHC pressionava o PSDB para… Read more »

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Ricardo da Silva
5 anos atrás

Julio 15 de Maio de 2018 at 14:42, A única coisa que Lula e FHC tem de parecido é o branco dos olhos. Sobre egocentrismo, qual foi o presidente que viajou tanto pelo mundo para se autopromover ? Para receber títulos em seu próprio nome ? Que gastou tanto dinheiro com fretamento de avião da TAM, que contabilmente justificou a compra de um Avião Presidencial Novo ? Que, por tabela, encheu tanto os cofres da TAM que deixou de ser a empresa que caíam os Fokker 100 para ser a “maior companhia aérea do Brasil” ? E qual o presidente… Read more »

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Julio
5 anos atrás

Esqueceu dos neozelandeses também. Lá sim houve uma verdadeira reforma liberal.

Gil
Gil
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Pois acha mal, os paises da UE basicamente tem politicas liberais, o estado é pequeno na area empresarial e forte no resto Nesses paises o grosso do orcamento vai pra educação, saude, segurança e defesa. No Brasil o grosso do orçamento vai para pagar a divida publica, os salarios dos servidores publicos, aposentadoria publica, manutenção de empresas publicas deficitarias e roubalheira da coisa publica, sobrando uma merreca que não permite que o governo brasileiro invista onde deve, tudo isso para manter numerosas estatais que não geram riqueza (distinto que na China) e sim miseria para todo aquele que não esteja… Read more »

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Gil
5 anos atrás

Gil, Concordo com ressalvas: os salarios dos servidores públicos: poucos ganham muito em especial juízes, desembargadores e os cargos de indicação política; aposentadoria publica: não é deficitária, o problema é que a união remaneja as receitas que deveriam ser da previdência para outras áreas (atualmente para publicidade); manutenção de empresas publicas deficitárias: Ao contrário do que a maioria pensa o governo federal é impedido por lei a fazer os chamados “aportes financeiros” em empresas públicas. Muito pelo contrário o GF tem o direito de efetuar “retiradas” com sócio majoritário ou único. O que realmente falta nas “estatais” é controle de… Read more »

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Ricardo da Silva
5 anos atrás

Nada disso, a média salarial dos servidores públicos está sempre acima da média do mercado, até para cargos de “baixo escalão”. Na administração federal mesmo, o valor pode chegar ao triplo, o que é uma imbecilidade, pois a produtividade de um servidor público está muito abaixo da de um privado.

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,servidor-publico-ganha-67-a-mais-que-o-privado-no-brasil-diz-banco-mundial,70002091605

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Ricardo da Silva
5 anos atrás

Defensor da Liberdade 15 de Maio de 2018 at 10:20,
Quando se fala em “média” me lembro da estória dos dois misseráveis: 1 comeu 2 frangos e o outro nenhum, na méida comeram 1 franco cada !
Outro detalhe a sua fonte ! Não é de hoje que é de um jornal que prima em desvalorizar tudo o que é público para justificar privatizações.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Ricardo da Silva
5 anos atrás

Caro Ricardo, se você soubesse o mínimo de estatística não falaria tamanha besteira. Tenho quase certeza que nestes estudos envolvendo estatística são utilizados cálculos de médias ponderadas para se evitar que as ocorrências tenham a mesma influência no resultado.

Julio
Julio
Reply to  Ricardo da Silva
5 anos atrás

Ricardo, o Regime Geral da Previdência Social – a aposentadoria comum -, não é deficitária no Brasil, pelo contrário, ela arrecada bem mais do que gasta. Isso porque os benefícios que ela paga não são altos e não duram tanto tempo. Mas o Regime Próprio de Previdência Social – a aposentadoria de servidores públicos -, têm um rombo gigantesco. Isso devido a altos benefícios que ela paga a servidores inativos e ao tempo que eles recebem tais benefícios. Isso sem contar com benefícios esdrúxulos e aposentadorias precoce. Só para citar um exemplo, na polícia do Rio de Janeiro têm mais… Read more »

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Ricardo da Silva
5 anos atrás

Defensor da Liberdade 15 de Maio de 2018 at 12:39,
Ah sim são estudos ‘imparciais’, ‘idôneos’ e com o selo de qualidade do Papai Noel e do Coelhinho da Páscoa ! Vai, continua acreditando . . . . sabe de nada inocente !

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Ricardo da Silva
5 anos atrás

Perfeito , mas FHC e alguns doentes economistas dizem que deve-se separar o Salário Mínimo da Previdência Social (INSS), mas nada falam sobre as Aposentadorias deles , dos Políticos , e principalmente do Judiciário , porque Heim ?

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Ricardo da Silva
5 anos atrás

Julio 15 de Maio de 2018 at 14:57
O “problema” do regime próprio era o recebimento do valor integral pelo aposentado (e por isso não possuíam teto de desconto). Isso já foi ‘reparado’.
O problema que em um país em crise com trabalho difícil e volátil, é fácil demonizar o funcionário publico (que tem a tal ‘estabilidade’) e tudo relacionado a eles. Já a questão do controle deve ser uma constante, tem sempre alguém tentando fazer besteira.
Conselho cuidado com o “Anta Gonista”, algumas materias deles já foram classificadas como “Fake News”

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Gil
5 anos atrás

Perfeito Julio ! Toda esta desgraceira nacional é liderado pela Casta Corporativista do Judiciário , mas poucas vezes a nossa Imprensa , fala sobre sobre isso , passando ao largo , quando o Judiciário brasileiro é vergonhoso , e de longe o pior , mais cao e corrupto do mundo !!

Felipe
Felipe
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Ué, mas assim como aqui, já era pra ter melhorado faz tempo com a mudança para o governo de direita, mas o que vemos foi que piorou muito. Muda o discurso.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Felipe
5 anos atrás

Felipe,
Slogan do governo:
( ) O Brasil voltou, 20 anos em 2;
( ) O Brasil voltou 20 anos em 2.

Cbamaral
Cbamaral
5 anos atrás

Argentina is dead, hoje a situação lá está tão ruim que acredito que até o uruguai tenha maior poder de fogo.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Aí a gente vê do que o BR escapou.
.
Este TAM, suas características interessam ao EB ?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Delfim
5 anos atrás

O TAM é um derivado do VCI Marder, não acho que seja superior em tese aos Leo1A5 que temos….

Delfim
Delfim
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Vlw.

Bardini
Bardini
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

“Visor termográfico para o comandante e atirador; Sistema termográfico para o motorista; Rastreamento automático de alvos; Unidade de força auxiliar (APU); Detector raios laser; Mira Laser; Jaqueta Térmica para o canhão; Sistema de controle de tiro digitalizado; Acionamento elétrico da torre e canhão; Sistema C2, de comunicações e interfone de última geração, e , Sistema automático de supressão de fogo no compartimento da tripulação.” . Não me parece perfumaria… . Blindagem do TAM é inferior ao Leopard 1A5BR. Mas a blindagem do Leopard 1A5BR é não é grande coisa, nem contra um TAM… Entre um Leopard 1A5BR e um TAM,… Read more »

Ádson
Ádson
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Colombelli, diga-me se estou errado. Nossos Leo, apesar de ter a desvantagem de não serem novos tem a vantagem de serem baratos, se equipados com a blindagem ativa da ADS Gesellschaft fur aktive Schutzsysteme, tanto fariam frente a qualquer MBT hoje na AL além de oferecerem uma enorme proteção aos suas tripulações.

Gil
Gil
Reply to  Delfim
5 anos atrás

TAM – Tanque Argentino de M O nome diz tudo. Argentina quer ser rearmar mais deseja ter tudo gratis, e assim não pode ser. Noutro dia vi um video de militares argentinos zoando o Brasil, dizendo que não tinhamos tecnologia nuclear pra fazer nosso SSN e que pediamos ajuda pra eles. É a famosa prepotencia e arrogancia Argentina, rindo desde a sua ignorancia de quem pode mais que eles, me alegro que eles estejam onde estão e isso ja vem desde a época das Malvinas, quando eles subestimaram UK. Porém recordemos, a Argentina não perdeu aquela guerra, apenas foi vice… Read more »

Ricardo
Ricardo
Reply to  Gil
5 anos atrás

Amigo, concordo sobre a arrogância argentina no passado, mas hoje a maioria deles sabe que estão na m…..

E vejo MUITOS comentários de videos de brasileiros ridicularizando a Marinha argentina e o Exército deles, dizendo que é uma republiqueta e fazendo piada da Aeronautica deles.

Por outro lado, vi videos deles comparando favoravelmente o Brasil a eles, inclusive nessa questão do submarino.

Mas de modo geral concordo que é melhor que eles sigam desarmados. Nós e o Chile devemos cuidar do continente militarmente.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

E tem quem sinta falta da Dillma…

Alessandro
Alessandro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

eu sinto das piadas que faziam dela, convenhamos eram boas rsrs…

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Eu sinto das piadas que ela própria fazia dela sem saber!!!! ahhh a mulher sapiens, a mandioca, Armazenar o vento, ficar catatônica ao discursar…………. Puxa tem tempo que não gargalho com políticos, acho que estou sentindo falta kkkk kkkkk kkkk st4

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Ai eu concordo com você..

Poderiam arrumar um cargo para a Dillma, sem influência administrativa…

Tipo Imperatriz Eterna do Brasil e deixar ela falando as groselhas…

Frederico Boumann
Frederico Boumann
5 anos atrás

Se o Brasil se assumisse como potência que deveria ser “sair de cima do muro”, todos os países da região poderiam dispensar as forças armadas (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile…), o que seria benéfico para os países da América do Sul. Tal atitude liberaria mais recursos para a população destes; quanto ao efetivo, poderiam se tornar forças auxiliares, guardas costeiras; deixariam só o Brasil ter forças armadas. Claro que o Brasil teria que se responsabilizar pela defesa de todos, isso acabaria com a reivindicação da Argentina quanto às Malvinas, acabaria com a reivindicação da Bolívia quanto a fronteira e abertura para… Read more »

Bravox
Bravox
Reply to  Frederico Boumann
5 anos atrás

Abre mar para bolivia facilita o trafico de drogas , o indio cocaneiro quer é isso com a tal saida para o mar….
(nunca vi alguem falar disso, só eu penso o mesmo?)

Frederico Boumann
Frederico Boumann
Reply to  Bravox
5 anos atrás

É justamente o que ele quer, só que com isso, a Bolívia ia ficar sem a sua saída para o mar, assim como é hoje; acaba a celeuma.
Mas, para isso, o Brasil teria que querer ser potência…

Fábio Mayer
Fábio Mayer
Reply to  Frederico Boumann
5 anos atrás

A função de uma potência não é substituir a defesa de outros países, é garantir que ela continue sendo potência.

Wagner
Wagner
Reply to  Frederico Boumann
5 anos atrás

Jesus Cristo, é melhor ler isso que ser cego.

Mk48
Mk48
Reply to  Frederico Boumann
5 anos atrás

Tá certo, mas você combinou isso tudo aí com os Russos ?

Glasquis7
Reply to  Frederico Boumann
5 anos atrás

Só na sua cabeça o Chile deixaria de ser hostilizado pelo Peru e a Bolívia.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
5 anos atrás

Neste caso, a “Grama do vizinho” está muito pior!

Por mais que a gente brinque com os argentinos é lastimável ver suas FFAA assim.

Saudades das operações navais conjuntas onde a troca de experiências eram preciosas.

Visitei há tempos uma Corveta Meko 140 e um Destróier Meko 360 aqui no RJ , isto na década de 80, e eram navios muito superiores ao que a MB tinha na época.

Uma pena mesmo…..

Bardini
Bardini
Reply to  Marcelo Andrade
5 anos atrás

Olha, ainda devem ser…

Frederico Boumann
Frederico Boumann
5 anos atrás

Precisaríamos ter; 1) FAB: uns 150 a 180 Gripens, aviões de transportes médios e pesados, 10 aviões de patrulha marítima (sete P-3 e três P-8), helicópteros de ataque (MI-35 e Apache ou Cobra), Helicópteros de transporte. 2) MB: 10 Scorpenes, 4 SSN, 15 fragatas, 20 corvetas, 2 navios de desembarque anfíbio, 2 porta-helicópteros (um com capacidade de operar o F-35 B) 30 navios de patrulha simples; 3) EB: 200 tanques, 50 helicópteros de ataque, defesa anti-aérea formada por sistemas S-300, S-400 e S-500 (já oferecidos para o Brasil).
Com isso daria para defender todo o subcontinente.

Bardini
Bardini
Reply to  Frederico Boumann
5 anos atrás

Eu sei que eu sou chato… Mas sério: A FAB queria 120 Gripens, passou o “desejo” para 108. Se tivermos 72 vai ser um sucesso. É levantar as mão pro céu e agradecer. . Os P-3 já não vão muito mais longe… Daqui a pouco precisam de substituto. A FAB já avisou que não vai ir atrás de outra aeronave de Patrulha, a MB vai ter que assumir. 3 P-8 custariam coisa perto de U$ 0,75 bilhão. Não temos esse dinheiro… E os Bandeirulha? Ao infinito e além? . Mi-35, que sejam aqueles 12 da entubada e chega. Sem conversa.… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Bardini
5 anos atrás

É isso aí amigo Bardini, quem vê pensa que não temos todo inventário relacionado acima só porque não queremos…Se na Argentina a crise tá feia, os efeitos da nossa estão só começando a passar, ainda demandará alguns anos e muita responsabilidade fiscal para isso.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Frederico Boumann
5 anos atrás

Este seria o meu sonho dourado para nossas forças armadas! Mas infelizmente ficará apenas no sonho mesmo, ou nos meus devaneios, porque ainda sonhar não custa nada! abraços st4

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Frederico Boumann
5 anos atrás

Quando citas material russo , sem similar no ocidente os colonizados devem passar mal , até dentro de nossas FFAA, formada por colonizados( a maioria ) , mas agora com as Ações da CIA , espero que tenham vergonha na cara . Mas espero que em vez de negarem , ou jogarem Conversa Fora , procurem qual o militar ou militares que por serem agentes estrangeiros passaram aos nossos mui amigos , todo o material que agora foi jogado ao ventilador , depois coloque seu(s) nome(s) na imprensa !

Alex II
Alex II
5 anos atrás

O “liberalismo” do Macri é isso aí! De volta ao FMI como sempre! Não compram nem combustível pros Pucara mais! hahahah

Fábio Mayer
Fábio Mayer
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Mas foi o socialismo dos Kirchner que enfiou o país nesta situação… aliás, mais uma vez, o Estado que gasta demais com funcionalismo e privilégios típicos dos socialistas, acaba tragado por uma crise do dólar.

Alex II
Alex II
Reply to  Fábio Mayer
5 anos atrás

Acho que vc devia primeiro aprender o que é socialismo antes de chamar o governo Kirschner de socialista haha.

Macri destruiu economicamente a Argentina em dois anos, que se já não era essa cocacola toda no governo da Cristina, acabou no governo “liberal” dele.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Antes ler um comentário desse a ser analfabeto…Cada uma!

Aerokicker
Aerokicker
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Ah tá, desde Perón que a Argentina está num atoleiro, com a onda de anti-militarismo radical após a Ditamole deles, já engatam décadas de governos estatistas e socialistas destruindo riquezas, e quem destruiu o país foi o cara que sentou na cadeira não faz nem dois anos e está tentando arrumar a bagunça. Fala sério. Entra para a mesma categoria de quem acha que a culpa da crise é do Temer e esquece o desastre que foi a Nova Matriz Econômica do Lula e da Dilma, versão requentada do “Milagre Econômico” com direito ao bolo inflacionado do Delfim Netto que… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Alex II
5 anos atrás

A argentina está quebrada justamente porque não segue políticas liberais. O país apostou tudo no Estado matou o setor privado, a livre iniciativa, regulou tudo, impostos elevados, monopólio etc…agora não tem dólares, pois o país é fechado, não tem boas relações comerciais, precisam de dólares e não tem…sem dólar não tem exportação e importação. Onde conseguir dólar? Fundos de investimentos, bancos, agências (FMI). O Brasil nos anos 90 precisava exportar e importar, precisava se abrir comercialmente, não tinha dólares… O que fizeram? Pegaram no FMI que tem juros baixo e assessoria acessível. Quem não segue os passos do FMI uma… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Vc está mais perdido que cusco em tiroteio… Macri não fez reformas profundas, na verdade fez quase nada. Macri está se provando mais um social-democrata fracote, um tucano…. Por isso a Argentina continua cambaleando. Quase que não diminuiu os gastos publicos. As maiores emrpesas continuam estatais. 5% dos funcionarios publicos são fantasmas. Ou seja, recebem mas nao trabalham. E mais importante, o governo argentino continua imprimindo dinheiro para pagar seus deficits. Desse jeito eles não vão sair nunca da crise. É crise forever.

Fábio Mayer
Fábio Mayer
5 anos atrás

A dolarização completa que o ministro Cavalo impôs anos atrás, cobra seu preço, a economia da Argentina é muito dependente do câmbio.

Bardini
Bardini
Reply to  Fábio Mayer
5 anos atrás

Estão queimando as suas reservas para segurar o valor do peso.
Se as reservas acabarem, aí entra o dinheiro do FMI, que eles ainda não pegaram.
.
Eles anunciaram que eles tem aprovação para pegar dinheiro do FMI, justamente para dar uma acalmada nos ânimos e diminuir o medo do calote.

Mk48
Mk48
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Quando fizeram o anúncio sobre a ida ao FMI, as reservas estavam em 30bi de dólares.

Bardini
Bardini
Reply to  Mk48
5 anos atrás

Sim.
Não lembro quanto eles queimaram na última semana, mas foi coisa de bilhões de dólares.
.
Eles estão tentando conter o efeito manada dos investidores, saindo com medo de calote.

Mk48
Mk48
Reply to  Bardini
5 anos atrás

E me parece que o FMI disponibilizou a mesma quantia para eles.

Aerokicker
Aerokicker
Reply to  Fábio Mayer
5 anos atrás

Mas a economia deles não foi dolarizada, o presidente deles caiu antes e o Nestor Kirchner barrou.

Se estivessem dolarizados não teriam espaço para qualquer peripécia econômica, assim como o Brasil não teria com o Banco Central independente.

Bardini
Bardini
Reply to  Aerokicker
5 anos atrás

Se não me engano, o Equador adotou o dólar.

Leandro
Leandro
5 anos atrás

Macry, o bolsonaro da Argentina. Ué, não deu certo? Até entendo, estavam sem opção como nós estamos.

Alex II
Alex II
Reply to  Leandro
5 anos atrás

Por pior que esteja a Argentina sob o Macri, por mais incompetente que o Macri seja, por mais lesa patria que seja (com o o daqui também) compara-lo ao filhote do Us-tra brasileiro é um grande insulto imperdoavel.

Bravox
Bravox
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Viva ustra !
Agora falando da parte do argentino a questão é que o pais esta quebrado e o grande estado custa caro…. (o cara continua imprimindo dinheiro igual o que quer um tal de cironel gomes quer fazer no brasil)

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Melhor Jair se acostumando, bebê! A ideologia mais fracassada e ditatorial da história já não engana a tantos como antigamente… Socialismo no dos outros é refresco!

Leandro
Leandro
Reply to  737-800RJ
5 anos atrás

E o fiote pustulao que nada fez até hoje virando o salvador da Pátria vai comandar no grito? Só brasiu mesmo. Quando mostrar proposta e não ficar vomitando embuste até pode ser que mude de idéia.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  737-800RJ
5 anos atrás

Kkkkkkkkkkkk Até parece que aquele estatista é liberal, o cara tem 30 anos de parlamentar, nunca fez um único projeto liberal, vai fazer como presidente, só pode ser piada quem acredita em Bolsonaro de direita! Ele vai ganhar com certeza, mas a decepção com o “mito salvador da pátria” vai ser grande depois.

Thom
Thom
Reply to  737-800RJ
5 anos atrás

“Defensor da liberdade”. kkkkkk
Esse comentário é bem estranho, visto que os presidentes das comissões eram petistas e pmdbistas ou vc acha que o pt iria apoiar o projeto de castração quimica de Jair?

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  737-800RJ
5 anos atrás

Esse papo de que e o Bolsonaro não tem seus projetos aprovados por causa do PT ou do PMDB é furado, o cara é fraco politicamente falando, sua atuação parlamentar é péssima e não tem a mínima capacidade de negociação para dar relevância política aos seus projetos, aí ficam com essa desculpa esfarrapada de congresso esquerdista melando os projetos do Bolsonaro. Me desculpem os bolsonaristas, mas esse cara na presidência vai ser uma comédia, vai viver de decretos (e olhe que só podem 6 por ano) e inaugurar obras sem muita relevância para o país

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Leandro
5 anos atrás

Nossa…você não sabe nada do Macri e da Argentina. Macri é bem diferente de bolsonaro. A culpa do país quebrado não é do Macro, o sujeito assumiu com o país totalmente aparelhado pela esquerda, rombos imensos, sucateamento, funcionalismo gigantesco… Etc. Aliás, tanto Macri quanto Bolsonaro são infinitamente melhores que as velhas oligarquias da esquerda e extrema-esquerda. Ambos tem discursos muito mais realistas da realidade, mostram os problemas reias, nada de usar o orçamento gigantesco do Estado para criar um “ambiente calmo e próspero”. Tanto Argentina quanto Brasil são tomados por grupos criminosos que controlam um Estado enorme que suga toda… Read more »

Alex II
Alex II
5 anos atrás

Interessante que até seis meses atrás os militantes furibundos antiesquerda “liberais” da imprensa teciam loas em altos brados ao Macri e sua politica econômica “liberal” e instigavam os daqui a seguirem o exemplo argentino sem hesitação. Bastou dar tudo errado, como ia dar mesmo, era só uma bolha, e ele virou um “social democrata” hahaha

Thom
Thom
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Pelo jeito na Argentina as pessoas ainda estão tendo comida sobre a mesa e na Venezuela. Nem o FMI ajudaria. e O povo morrendo sem comida e medicamento.
Seu socialismo mata.

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

A Argentina quebrou! Antes de Macri, com Macri e sem Macri… O problema é estrutural…somente reformas profundas que vão gerar grandes desconforto para algumas elites, especialmente a pública.

Bardini
Bardini
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Macri tem a Câmara, mas não tem o Senado… O Senado é dos “K”. Não vai passar nenhum projeto muito “radical”, visando dar a Argentina um “choque de capitalismo”.

Mk48
Mk48
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Exatamente.

Thom
Thom
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Aqui temos vários especialistas de politica, Eles acham que o presidente manda em tudo e sozinho.
Os “K”, aproveitaram bem o estado grande da ditadura Argentina.

Mk48
Mk48
Reply to  Thom
5 anos atrás

Thom, aqui temos especialistas que comentam desde campeonato de bola de gude até ToT de caça de quinta geração. Só pode dar no que dá : Besteira.

Rodrigo
Rodrigo
5 anos atrás

Ta ai o motivo do submarino afundar !!!

Sinceramente é Lamentável tudo isso….. Não que seja a favor de uma Argentina “super putência Sul Americana” Mais pra todos é ruín esta situação , se tivessem capacidade de compra e investimento apenas pra citar a aérea de segurança podiam por exemplo comprar da gente um versão do Guarani, Super tucanos talvez, radares viaturas leves etc …

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Rodrigo
5 anos atrás

Rodrigo, me perdoe, mas duvido que eles comprariam produtos nossos! Talvez a única exceção fosse o Gripen, mas também duvido que comprariam de nós, iriam preferir negociar com a Suécia, recentemente eles optaram pelo Beechcraft T-6C Texan II do que pelo Super tucano! Talvez queriam adquirir di grátis nosso subnuc se eles tiverem uma grande vantagem! abraços st4

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Sinto muito em dizer, mas eu não acho lamentável, os Argentinos nunca esconderam a rivalidade com os brasileiros, inclusive sendo contrários ao Brasil almejar um assento no Conselho de Segurança da ONU e em outros organismos internacionais. O Argentinos que me desculpem, mas cada nação com os políticos que merecem (não que os nosso sejam melhores). Não estou falando de direita ou esquerda e sim de todo corrupção que assola todos os países latinos. A Inglaterra ganha mais um round, sem dar um tiro!

Foggeracm
Foggeracm
5 anos atrás

Eu fico muito triste ver a Argentina militarmente nessa situação. Um país grande e cheio de riquezas e militarmente inexistente, vai piorar.

Para o Brasil seria muito mais interessante ter uma Argentina forte e integrada com nos, para fiscalização de fronteira, realizar exercícios conjuntos, cooperação militar, patrulhar e cuidar das águas do atlântico sul, infelizmente não é possível.

Triste pelas FFAA argentinas.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Foggeracm
5 anos atrás

Eu também fico triste pela Argentina, mais triste ainda pela Venezuela e outros países cujos povos se deixaram enganar por populistas, principalmente os que seguiram a cartilha do Foro de São Paulo.

Mk48
Mk48
Reply to  Foggeracm
5 anos atrás

Foggeracm,

Eu defendo o mesmo pensamento que você expôs. Inclusive cheguei a fazer aqui um post idêntico ao seu segundo parágrafo.

Abs.

Foxtrot
Foxtrot
5 anos atrás

Excelente oportunidade para as empresas nacionais de defesa irem lá na CITEFA e adquirirem inúmeras tecnologias e ou empresas de defesa, que nos seriam muito úteis, como exemplo cito
canhão CALIVE, CICARÉ, PAMPA-III, BOMBA DARDO com motor foguete, TAM etc..
Mesmo tendo desenvolvido no passado tanque melhor que o TAM, podemos adquirir o projeto do mesmo para recuperação de capacidades, após adquirida as capacidades partiríamos para a versão moderno do OSÒRIO.
O projeto CALIV (canhão de 155mm, se não me engano), é de extremo interesse nacional, pois não dominamos essas tecnologias ainda, seja por desinteresse mesmo, ou seja por inercia.

Wellington Góes
Wellington Góes
5 anos atrás

Amigos, menos ideologia para analisar a situação argentina…. Nada tem a ver com o atual governo ser liberal e o anterior socialista, lá a situação da classe política é de total desprezo pelo setor militar e, até certo ponto, com sentimentos muito profundos na sociedade. Então, qualquer governo que entrar, direita ou esquerda, vão deixá-los ao relento por muito tempo ainda. Será preciso superar as feridas da estúpida ditadura argentina, para daí sim uma nova geração de políticos voltarem seus olhares para o setor militar, até lá eles têm é que torcer para que nada muito ruim aconteça. A miopia… Read more »

Luiz Campos
Luiz Campos
5 anos atrás

Certos países deveriam abdicar de FFAA e investir numa boa policia de fronteiras. Deixem para países economicamente fortes e sérios investirem nessa área. Mesmo porque, nunca terão FFAA em pé de igualdade com países desenvolvidos. Operar sucata com tecnologia defasada é rasgar dinheiro e numa guerra pouco vai servir. Se for atacado vai chorar na ONU que eles enviam uma força de paz pra apaziguar os ânimos.

Caio
Caio
5 anos atrás

Não duvido que para as elites latino-americanas ainda acreditam firmemente que por aqui basta plantar, criar para exportar e tudo mais ser importado; dai se limita as bases econômicas e tecnologicas ao máximo e o resultado e um eterno ciclo de crises que nenhum pais industrializado passa tão constantemente.

Wagner
Wagner
5 anos atrás

Esse povo tem uma piedade com os argentinos, se esquece que quando nós estavamos ferrados e eles numa situação melhor nos eramos motivos de piadas. Não torço contra nem a favor, cada um com seus problemas.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
5 anos atrás

Situação ruim da Argentina, por pouco não afundamos a um nível similar. Agora teem q baixar a orelha , militarmente falando, e puxar a humildade com força pois estão no pó. E vai ser difícil reerguerem suas forças armadas.
Tendo dindin sempre procuram eqp. de outros países mesmo q tenhamos o melhor a oferecer(vide o ST). Que se virem assim como estamos nos virando. Creio q quando formos governados por um tal capitão da reserva veremos dias ainda melhores $$ pra nossas forças armadas.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Tomcat3.7
5 anos atrás

Concordo e assim espero! abraços st4

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  Tomcat3.7
5 anos atrás

Jura que o ‘tal capitão da reserva’ vai ajudar?
Não acha tolice seguir alguém que não compartilha seu plano, que não vai a público defender suas idéias, que não tem nada além de frases prontas?
Se não sairmos dessa sinuca politico-econômica temo que nossas FFAAs ainda tenham muito a perder, não a melhorar.

tomcat3.7
tomcat3.7
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Minhas convicções estão em Deus meu caro,votarei no cap.reserva esperando em Deus que seja melhor que a canalhada que disputará com ele(maioria farinha do mesmo saco). Até então não vi nada que o desabone.
Tolice é seguir pessoas que mentem e dissimulam a décadas da mesmíssima forma sem nem se esforçar em fingir uma melhora em suas condutas e isso nos rendeu o infortúnio econômico do qual estamos pelejando pra sair.
Ainda mais tolo é chamar alguém de tolo por suas opções seja sobre o que for.
Você pode discordar ,mas respeitar é uma obrigação de cada um.
Sds.

Fabiano WVJ
Fabiano WVJ
Reply to  tomcat3.7
5 anos atrás

Claro que respeito as diversas opiniões, não quis ofender, se pareceu, desculpe. Sobre a tolice foi mais no sentido genérico da coisa, de seguir um líder confiando no que ele fala, sem indícios de que ele vai guiar a um lugar melhor. Creio em Deus, mas vou preferir confiar em meus sentidos nessa eleição.
Sds

tomcat3.7
tomcat3.7
Reply to  Fabiano WVJ
5 anos atrás

Tranquilo FabianoWVJ, não ofendeu não.
Sds.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

As vezes é necessário dar um passo (ou mais) atrás para no futuro dar dois a frente… Em algum ponto tem que começar a cortar gastos, consertar os pontos críticos e enxugar a máquina pública, de certa forma é o mesmo que o Brasil precisa fazer, pois ficar empurrando com a barriga não é solução.

* Precisam (assim como nós) aprender a trabalhar com a perspectiva de estado mínimo.

Fernando Pereira
Fernando Pereira
5 anos atrás

Penso que essa fragilidade das FFAA argentinas acaba por deixar vulnerável as nossas fronteiras e os interesses do Estado Brasileiro. Nao é nada bom ao Brasil ver seus vizinhos quebrados acabar cedendo vantagens a China ou a Russia, trocando carne por equipamentos orientais, isso se nao2 conceder espaços para “bases” travestidas de campis de estudos científicos. Veremos a médio prazo os reflexos desta fraqueza no Brasil.

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
Reply to  Fernando Pereira
5 anos atrás

Fernando Pereira

Você tem classe politica que é das piores que vi nesse país e tá preocupado com China ou Russia na vizinhança?

Juarez
Juarez
5 anos atrás

É o sujo falando do fedorento. Vocês já deram uma olhadinha no desempenho das contas públicas. A continuar do jeito q está com deficit e mais déficit em conta corrente, logo ali a banca vai dizer: Não brinco mais com vocês e aí, o que hoje acontece com RS, RJ e MG vai acontecer com os “a pagar” da contas federais. Dois mais dois continua tendo o mesmo resultado apesar do babalorixá de Garanhuns e da ensacadora de vento alegarem que podia ser outro. Independente de que ganhar a eleição a m e r d a vai ser igual, ou… Read more »

Juarez
Juarez
5 anos atrás

Os Nomes não, os Mikes

MSG
MSG
5 anos atrás

Lembrem de 2001. O que a Argentina passou no final daquele ano não nada comparável com qualquer crise nossa e o marcou profundamente o pais. Politicas neoliberais de malfeitas por Menen foram a base dessa crise, que não foi contida por De La Rua, seu sucessor – ao contrario, fez muita m…, inclusive o corralito, que sequestrou as contas em dólares que estavam nos bancos. Por isso nem metade dos argentinos tem conta em banco até hoje e locais que aceitam cartão de crédito são minoria. Quando Nestor K assumiu, o pais estava em frangalhos e ele conseguiu segurar as… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Esse Macri é uma piada. O sujeito virou um ursinho de pelúcia da Direita Brasileira.

O Liberalismo já é obsoleto a uns 200 anos, estamos no pós-capitalismo, o sistema bancário criou mais dinheiro que riqueza.

O sistema financeiro está acumulando tanta riqueza na mão de tão poucos, que um Assalariado com curso superior hoje está mais distante dos 1% mais ricos que um Servo para um Senhor Feudal do século XII (li isso no NYT).

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Bom é o bolivarianismo..

Os Kircheners ferraram tanto a Argentina que vai ser difícil alguém tirá-la do fundo do poço..

E sinceramente não estou nem aí para eles.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

O problema não é desigualdade. Se quem tem menos, tem dignidade, está c@g.. pra quem tem mais. Isso é um ideia da esquerda enfiada goela abaixo do pensamento comum. O problema é miséria. Isso tem de ser combatido. E manter os pobres na miséria, por um trocado, é o pior q fizeram no Brasil nos últimos anos.

Voltando ao assunto, e pensar q os argentinos chegaram a mandar navios pro Golfo na primeira guerra do Iraque…

Leandro
Leandro
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Putz, ou você é neoliberal ou é comunista. Não tem meio termo.

Nonato
Nonato
5 anos atrás

Alguns países poderiam se oferecer para salvar a Argentina, em troca de parcerias.
O pior caso seria a China…
Poderia ser o Brasil, em troca de maior liberdade para exportar para lá…
Ou os EUA que estão precisando de parceiros.
Tornar a Argentina numa nova Austrália…
Muito investimento em troca de parceria estratégica de longo prazo…
Fornecer bois, trigo, seja lá o que for…
Uma base militar americana na Argentina…
Assim como Japão, Inglaterra, Alemanha têm…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Nonato
5 anos atrás

Primeiro o Brasil precisa se salvar, né? Estamos longe de resolver nosso déficit fiscal e outros problemas graves (inclusive, muitos deles piores do que na Argentina).
E não dá para colocar o Brasil no mesmo nível de EUA e China. É como comparar pardal com águia e falcão.

Nonato
Nonato
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Para o Brasil que tem 350 bilhões de dólares de reservas, oferecer uns 30 bilhões amarrado a algum benefício para o Brasil não seria nada mal.
Se a Argentina está mal é ruim para o Brasil.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Nonato
5 anos atrás

Daí eles dão um calote de 90% igual deram no Postalis (fundo dos empregados dos Correios)? Emprestamos 30 bi e eles pagam 3 bi. Não, obrigado. A pressão sobre o real já está aumentando. Não é hora de gastar 9% delas para tentar salvar um vizinho problemático. Digo tentar, porque 30 bi é só um socorro emergencial. Fora que o FMI oferece uma taxa de juros mais baixa que o Brasil. Ou você quer emprestar dinheiro subsidiado para eles? A gente pega a 6,5% e empresta a 4% para os hermanos? Não. Obrigado. Temos um déficit de uns US$ 45… Read more »

Luiz Campos
Luiz Campos
5 anos atrás

O problema da América do Sul é falta de tecnologia. Exportamos soja, carnes e minérios. É só mais um ciclo de país colonia, assim como foi o pau brasil, ouro, cana de açúcar, café, borracha etc. Apenas escavamos a terra e depois ficamos com o buraco.

Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Bom dia.
O conteúdo das postagens permite minha pergunta: como é que a Bolívia pretende ter saída para o Atlântico?

Nilson
Nilson
Reply to  Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Através da hidrovia que desemboca no Estuário da Prata, via rio Paraguai.

Marcelo r
Marcelo r
5 anos atrás

O papo agora é que essa destruição de uma nação inteira é fruto da herança do governo passado. Essa “conversa” já está sendo “aplicada” por aqui também. Conta outra lorota porque essa conversinha só engana os bobos. E esse rastro de destruição planejada, não só na Argentina (com esses “governos” liberais entreguistas) mas em toda a América latina está mais do que claro. Ou precisa desenhar? O governo anterior (que disseminaram que havia destruído a argentina) pagou e se livrou dos agiotas internacionais ( o famigerado FMI) masss….e novamente, com o novo e “salvador” governo a Argentina está de volta… Read more »

Nonato
Nonato
Reply to  Marcelo r
5 anos atrás

Certo. Bom é na Venezuela, Bolívia e Cuba. Lá se livraram do FMI…
O Brasil também se livrou. Foi só Lula pagar 30 bilhões que FHC tomou emprestado porque os investidores fugiram com a iminente vitória do coronel de Garanhuns… Que disse que ia dar calote.
Por falar nisso, no dito Governo a dívida pública saltou de 600 bilhões para 4 trilhões…

tomcat3.7
tomcat3.7
Reply to  Nonato
5 anos atrás

Creeeeedo!!!

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Marcelo r
5 anos atrás

Marcelo, ou você é muito mal informado ou seu comentário é eivado de ideologia e má-fé. Primeiro, o FMI não pratica agiotagem, pelo contrário, é o dinheiro mais barato disponível no mercado internacional, por isso a contrapartida exigida é responsabilidade fiscal dos governos tomadores de empréstimos junto a ele. Segundo, o Brasil, se continuar praticando os fundamentos econômicos que deveriam ser seguidos por qualquer governo sério, independentemente de cor partidária ou ideologia, não deverá recorrer ao Fundo por que tem reservas internacionais que garantem o giro da dívida, saldo positivo na balança comercial, baixa inflação e taxas de juro em… Read more »

Vader
5 anos atrás

Eu ou você amanhã… 🙂 . O que está acontecendo na Argentina deveria nos ensinar algumas lições: . 1. O gradualismo não funciona: ou você faz reformas liberais ou você não faz; fazer reformas pela metade pode ser tão ruim quanto não fazê-las; . 2. Não adianta ter um Poder Executivo liberal se o Poder Legislativo é populista: por mais que o presidente tente reformar, a última palavra sempre será do Congresso; . 3. Rodar a maquininha de imprimir dinheiro é SEMPRE a pior das opções. Inflação não é alta de preços, e sim governo imprimindo dinheiro pra pagar as… Read more »

Mk48
Mk48
Reply to  Vader
5 anos atrás

Onde assino ?

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Mk48
5 anos atrás

É por aí… Estado enxuto, sem privilégios, e que funcionários públicos trabalhem 12 horas por dia para o salário que recebem ( ou que se equiparem à empregados da iniciativa privada, já, não para o futuro!) e terem apenas um mês de férias, sem emendar feriados, e com um rigoroso sistema de fiscalização de atividades e atingimento de metas. Fim da estabilidade em cargo público! Aposentadoria igual para todos os brasileiros, mesmo valor, valor médio da arrecadação dividido pelo número de pensionistas. Ou isto, ou estamos indo para a quebra. O que há de fazer para estimular o enriquecimento das… Read more »

PauloR
PauloR
5 anos atrás

Tô rindo dos liberais brasileiros. Macri era considerado um exemplo para o Brasil, a mídia direitista rasgava calcinha para as políticas do governo dele; Mas agora que o barco afundou, a direita brasileira chama Macri de socialista. Realmente, não da para confiar nesse povo.

Vader
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Macri é uma decepção, mas passa longe de ser um liberal. Liberal ALGUM continuaria rodando a impressora como ele fez: isso não tem desculpa, é imperdoável para qualquer liberal que passou da página 2 de Adam Smith…
.
Porém a verdade é que ele não conseguiu passar as reformas que queria porque o Senado argentino está nas mãos dos peronistas de C. Kirchner.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Mídia direitista? Onde? Tento achar há anos e não consigo. Praticamente tudo de esquerda.

PauloR
PauloR
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Parem de jogar as criações mal sucedidas da direita no colo da esquerda, já não basta ter que ler vocês dizer que Hitler era socialista, agora temos que aguentar a Folha, Globo e o Macri de esquerda?

Vader
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Bem meu caro, se Macri é “de direita” ou não pouco me interessa. O fato é que ele NÃO é um liberal. Ponto. . “Nós somos socialistas e inimigos do sistema econômico capitalista atual, feito para a exploração dos economicamente frágeis – com seus salários injustos, com a sua indecorosa avaliação do ser humano de acordo com a riqueza e a propriedade, em vez da responsabilidade e desempenho. Estamos determinados a destruir este sistema a todo custo.” (…) “Apenas nosso socialismo é nacional” . (Discurso de Hitler em 01 de maio de 1927) “Não sou apenas o vencedor do marxismo,… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Vader
5 anos atrás

A base do pensamento do nacional-socialismo de Hitler e do Marxismo é a mesma ou seja, a apoderação dos meios de produção pelo Estado em benefício de uma elite política e em alguns casos de uma elite econômica. Ou seja, grosso modo, as diferença entre o marxismo e a extrema-direita, onde de fato Hitler se situava, são mínimas. São frutos da mesma árvore, a árvore do desrespeito às garantias individuais e fundamentais, do extremismo, do autoritarismo. A verdade é que o marxismo e a extrema-direita são irmãs siamesas. Ps: Cumpre lembrar que no começo da sua vida política Mussolini era… Read more »

Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Nilson, muito obrigado.
Vi este acesso, mas achei que seria algo dificílimo de conseguir, senão impossível.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

Depois da seca violenta que teve na Argentina e destruiu as plantações todas já era previsível que passariam por dificuldades, agora vai ter um monte de comuna oportunista querendo tirar proveito. Se a seca fosse no Brasil não seria diferente já que a esquerda deixou esses países como meros exportadores de matérias primas, é triste quando a agropecuária tem que levar o país nas costas. Outro detalhe é que o dólar está se fortalecendo e aumentando em vários países e não só na Argentina. Faz muito tempo que escuto um pessoal dizendo que os EUA e o dólar vão quebrar… Read more »

Thom
Thom
5 anos atrás

Liberal não é de direita. Deviam saber isso. E quem levou a risca essa frase foi o governo passado; “Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado” Mussolini. Com um estado grande, com sindicatos, com uma racionalidade socialistas de estado “volumoso”. Como fazer reformas significativas para diminuir o estado e assim os gastos públicos e atrair investimentos. Com pelo menos maioria nas duas casas. Não tem. A Argentina é importantíssima para a economia brasileira e esperamos que o país consiga sair desse “poço”. Não sei qual a ideologia das pessoas acima, mas na Argentina o povo… Read more »

Ricardo
Ricardo
Reply to  Thom
5 anos atrás

“mas na Argentina o povo ainda tem comida e remédios”

É mesmo? Pegue o seu auto e faça uma viagenzinha pelo Norte do país deles e depois venha me contar o que eles comem. QUANDO comem.

Uitina
Uitina
5 anos atrás

Sinceramente não tenho um pingo de dó dos Argentinos eles que se lasquem cada país com seus pepinos, se cada país cuidasse do seu o mundo seria um lugar bem mais pacifico.

Bueno
Bueno
5 anos atrás

Parece que a ideia do Socialismo da AL é reduzir a soberania do pais para que outro implante o socialismo através da dependência total deste , iniciando isto pelas educação ideologia , depois forças armadas, etc. Vide Venezuela interferência de Cuba e a dependência da Rússia…
A Argentina quase caiu neste buraco, na verdade esta no barranco… Desejo sorte para os Hermanos , uma Argentina economicamente forte é bom para o Brasil

PauloR
PauloR
Reply to  Bueno
5 anos atrás

“Parece que a ideia do Socialismo da AL é reduzir a soberania do pais para que outro implante o socialismo através da dependência total deste”

Quem mais utiliza dessa ideia são os direitistas liberais que adoram ficar de 4 para os americanos.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

E o que dizer dos esquerdistas e bolivarianos que infestaram essa triste esquina do mundo do ano 2000 até 2016? Se comportaram como cafetões da miséria alheia, fingindo distribuir renda jogando migalhas ao povo ao mesmo tempo em que, junto com seus asseclas, assaltavam o erário público

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Por a culpa em herança maldita não resolve o problema da argentina é do Brasil,tiveram dois longos anos para resolver,ai sim e prestigiar a imcompetencia dos governos latinos americanos de direita é de esquerda.O Fato que nossas economias não são competitivas,porque nossa mão de obra não foi qualificada é que o dinheiro público principalmente na educação não foi bem gasto,alías dinheiro para educacação numca faltou.Nossos políticos além de corruptos são incompetentes,os empresários nossos são ruins administradores.O Brasil vai aõ fundo pedir dinheiro pro FMI é não demora.

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Nossos empresários são “ruins administradores”? No Brasil? Com todos impostos, taxas a e obrigações acessórias? Não…

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Não sei por que defendem esse macri,para mim é pior que o temer,pois apesar da crise conseguiram o ocean,os obuseiros m-109, e vai conseguir os cobras, é os obuses 198 pro eb,é lá na argentina mesmo o macri indo aõ EUA, só conseguiram o texan.

_RR_
_RR_
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Ronaldo, Se batessem um papo reto com os americanos, poderiam ter mais que M-113 na faixa… Bell 212 ou mesmo ‘Blackhawk’ poderia vir a preço simbólico dos estoques do US Army, com os argentinos pagando só os trabalhos necessários para a reativação desses meios. Até mesmo um punhado de caças F-16 dos estoques da USAF seria algo plausível… Mas ocorre que o problema não é conseguir o que quer que seja… Trata-se também de compromisso político e recursos para manter o que se tem operando. E aí resta saber o que as esfaceladas contas argentinas aguentariam… Para a Armada, por… Read more »

Bueno
Bueno
5 anos atrás

Uma nação se sustenta com poder cientifico /tecnológico, financeiro , politico e militar

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Amigos, Se o caminho adotado pelos argentinos for o correto ( ou seja, gradual introdução ao liberalismo econômico ), então serão DÉCADAS até que qualquer coisa que seja feita dê efetivamente resultados… Primeiramente, conhecimento ( capital humano ) tem que ser acumulado ( e aí deve obrigatoriamente entrar o Estado, através do estímulo ao surgimento de universidades e centros de aprendizado diversos ). Pessoas com as ideias certas tem que aparecer e desenvolver o que se precisa, encontrando as facilidades para tanto ( onde também entra a mão do Estado, com legislação condizente e criando condições específicas que permitam as… Read more »

Soldat
Soldat
5 anos atrás

Bom volto a dizer minha opinião…Não adianta colocar a culpa no sistema politico, tanto faz o sistema ser de Direita(azul Democrático/Republicano) ou Esquerda(vermelho Socialista/Comunista) é tudo a mesma M…. O Fato que não interessa aos Âmis que a região Sul da America se desenvolva Militarmente muito menos a Argentina e o Brasil é Fato. É por isso que o Brasil parece cachorro vira-lata comendo os resto de comida(armamento dos Âmis) jogados em baixo da mesa. A unica diferença é que o cachorro vira-lata argentino não ta nem conseguindo comer as sobras que os Âmis estão jogando em baixo da mesa…Triste… Read more »

João Adaime
João Adaime
Reply to  Soldat
5 anos atrás

Caro Soldat
Se eu estiver equivocado, por favor, você ou outro colega aqui me corrijam, mas me parece que, à exceção do F-22 e dos subs e PAs nucleares, os EUA nos vendem quase todo o resto do seu arsenal, com muito poucas restrições.
Desde que tenhamos dinheiro.
Como não temos, ficamos com os usados. Assim como, enquanto alguns compram carro zero, outros só podem adquirir os agora chamados de seminovos.
Abraços

Juarez
Juarez
5 anos atrás

Boa análise RR., mas voltando a vaca fria e fazendo um paralelo com a situação econômica Brasileira x orçamento das forças armadas, ou os comandos começam a fazer o que precisa ser feito agora, para talvez, repito, talvez daqui uns sete anos começar a voltar a investir de forma mais expressiva, ou vai ser algo semelhante ao que está acontecendo com os Argies.
2019, será ano tenebroso, economicamente falando.

_RR_
_RR_
Reply to  Juarez
5 anos atrás

Pois é, Juarez. Ano que vem vai ser terrível… Não tem mais gordura pra queimar e será o primeiro ano de um governo que, independente de qual seja, será amplamente contestado em todos os setores da sociedade, e ver-se-á em posição dificílima tendo gestar a maior crise de nossa história ( que, verdade seja dita, está longe de acabar ). E no que tange as forças armadas, vão ter que pensar em cortes mais drásticos ainda por esses anos… Me arrisco a dizer: se a FAB, EB e MB entrarem a próxima década apenas existindo como forças armadas de fato… Read more »

Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares
5 anos atrás

Podem falar o que quiserem, mas tá pra existir um país tão semelhante ao Brasil em vários fatores. Argentina é rica em solo fértil, agricultura, enorme bacia hidrográfica, águas para pescados de sobra, minerais e tudo mais. Mas contam com uma porcaria de classe politica corrupta e ruim de serviço (igual nós), congresso que manda no país, judiciário como nosso, um estado inchado como nosso, briga estupida entre esquerda x direita (como nós), povo que anda mais preocupado com copa do mundo do que situação do país,e tantas outras coisas que não me lembro. Vantagem deles sobre o Brasil que… Read more »

Ricardo
Ricardo
Reply to  Rodrigo Tavares
5 anos atrás

Qualidade de vida e educação deles são horríveis há décadas.

De resto, concordo.

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

O Brasil deveria se voluntariar para, ainda que humildemente, ajudar na defesa aérea da Argentina. Nós poderíamos assinar um acordo militar para que, a Argentina pagando os custos de manutenção, nós enviamos alguns tucanos com pilotos formados, mais deslocar, se preciso, alguns F5, para fazer a defesa aérea da Argentina. Até que cheguem os F-39. Sem chauvinismo, lembrando que temos interesses compartilhados, como a defesa de nossa paz, comércio, amizade nos esportes (embora pareça rivalidade) cultura latina, enfim. Temer deveria telefonar para Macri e dizer que pode ajudar. Pode pagar em trigo.

Mk48
Mk48
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Victor, manda essa sua sugestão para o General Villas-Boas e para o Brig. Rossato e vê o que eles acham da sua idéia….rsrsrsrsrsrsr

GengisDu
GengisDu
Reply to  Mk48
5 anos atrás

Você acha que só parece rivalidade entre argentinos e brasileiros no futebol?????
Os caras faltam se matar de porrada no campo meu jovem e não duvido que mesmo extra campo esta rivalidade bra X arg seja constante. Ter parcerias e tal não significa que não exista uma rivalidade “velada” .

_RR_
_RR_
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Vitor,

Na atual situação, isso é algo dificil de conceber…

Primeiro que meia dúzia de ‘Mikes’, que seja, já fazem uma falta danada, ainda mais considerando que uma boa parte deles sempre está no solo por ‘n’ razões… Até poderia ser feito por um curto período de tempo, mas nada além disso…

Quanto a integração que propõe, isso dificilmente ocorrerá… Em termos doutrinários, eles estão muito atrás. Enquanto o Brasil já opera com AEW, eles não tem sequer uma doutrina BVR em sua força aérea…

Augusto L
Augusto L
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Poderiamos ajudar eles na defesa aérea da cúpula do G-20.
Diplomacia militar.

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Creio que essa seja á hora para o Brasil acabar com as ultimas desconfianças entre nós e eles, com a Argentina sem um poder militar forte e sem pretensões militares (não quer dizer que eu quero uma Argentina submissa) podemos aproveitar para desmilitarizar o RS e investir em outros lugares onde as FEs precisam mais.

Daglian
Daglian
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Perfeito comentário, colombelli. Deve-se diferenciar xenofobia, ou seja, o ódio gratuito ao estrangeiro (no caso, aos argentinos), de uma consciência geopolítica. É fato que, há anos, o Brasil é feito de trouxa pela Argentina, em todos os sentidos. Não me recordo de algum tipo verdadeiro de parceira ter vindo daquele país, no entanto este sempre tenta se aproveitar do Brasil em absolutamente todos os cenários possíveis. Mas o brasileiro, ao que parece, adora ser passado pra trás, talvez por isso ser parte de nossa cultura. Nós, nos esforçando para manter as FFAA que conseguimos, imaginando cenários muitas vezes impossíveis para… Read more »

Mk48
Mk48
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Daglian, Vira e mexe essa informação de que os Argentinos naquela época tinham um plano para atacar o Brasil. Não duvidando de você, mas eu nunca vi nada de concreto sobre isto (algum artigo, relatório, alguma matéria publicada, etc). Onde posso encontrar alguma referencia a isto, porque não vejo como eles iriam e nem como sustentariam uma empreitada destas, mesmo com o poderio militar que possuíam na época. Seriam rechaçados facilmente. Ademais, na minha opinião, se um país como o Brasil ficar com medo de um ataque argentino, em qualquer época, é melhor fechar o buteco e assumir nossa total… Read more »

Renato
Renato
Reply to  Mk48
5 anos atrás

Mk48, há fartas referências sobre o Plano Rosário do Exército Argentino por aí. É só procurar. A ideia era recuperar o território das chamadas Misiones Orientales, perdido pro Brasil no sec. XIX.

Quanto a serem rechaçados, eles também seriam facilmente rechaçados pelos ingleses e mesmo assim foram atacar as Falklands. Não peça racionalidade de generalecos arrogantes, ignorantes e pior, bêbados, como era o Galtieri.

Hoje em dia de fato eles não ameaçam ninguém. Mas nos anos 70 e 80 a coisa era diferente. Tinham um poderio capaz de rivalizar conosco.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Pois é…

Não entendo este amor todo pelos argentinos, se fosse o inverso duvido algo do tipo lá ser sequer cogitado

Mk48
Mk48
Reply to  Rodrigo Ferreira
5 anos atrás

Também não entendo Rodrigo.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Se eles mudarem a conduta só militarizar ué, nada fora do normal, ate pq pra eles mudarem de conduta e se militarizarem de novo é um longo processo que da pra ser percebido e contra medidas tomadas.
Agora perder uma oportunidade como essa é tolice, desdo fim da ditadura deles que eles não tem planos de imperalismo nao tem pq ter animosidade, nos 2 somos uma democracia.

Roberto
Roberto
5 anos atrás

por favor direita ou esquerda….. ???? o que importa é ter dinheiro e menos corrupção #simples …..deixem a politica de lado. o Brasil tem que se armar sim, os outros???…. isso é problema deles!