Sistema de defesa aérea e antimíssil Patriot

Patriot
Patriot

ESTOCOLMO (Reuters) – A Suécia fechará um acordo nas próximas semanas com a fabricante de armas norte-americana Raytheon para comprar o sistema de mísseis de defesa aérea Patriot, que moderniza suas forças armadas em meio a tensões com a Rússia.

A breve guerra de Moscou com a Geórgia em 2008 e a anexação da Península da Crimeia seis anos depois levou a Suécia, um não membro da OTAN, mas com laços estreitos com a aliança, a reconstruir suas forças armadas após décadas de negligência.

“Agora estamos negociando com os EUA sobre o Patriot e pedimos a permissão do governo para assinar o contrato”, disse Joakim Lewin, chefe do Escritório de Design do Exército da Administração Sueca de Materiais (FMV), que adquire e mantém equipamentos para o militares.

O acordo vale inicialmente cerca de 10 bilhões de coroas (US$ 1,13 bilhão) e é a maior compra militar desde 2013, quando a Suécia comprou 60 caças Saab Gripen E atualizados, um negócio no valor de 47 bilhões de coroas.

O atual sistema de defesa aérea da Suécia, que tem mais de uma década, não consegue derrubar mísseis balísticos inimigos.

De acordo com Lewin, o acordo Patriot inclui quatro unidades de tiro, peças, treinamento e um número não divulgado de mísseis.

O contrato também inclui uma opção para expandir a compra para até 300 mísseis. Se a opção for usada, o projeto final será de cerca de US$ 3 bilhões, disse Lewin.

A entrega está prevista para começar em 2021.

Até agora, outros 15 países compraram os Patriots, incluindo membros da OTAN, Alemanha, Holanda, Romênia e Polônia. A Suíça, neutra, disse que está considerando o Patriot entre outros sistemas.

O governo sueco tem até 10 de agosto para tomar uma decisão final sobre o acordo.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Patriot + Iris-T na versão SAM + RBS 70
A defesa antiaérea da Suécia vaj ficar completa.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

Quem planta colhe….

As políticas agressivas do crápula do Kremlin estão frutificando, com os países da Europa cada vez se rearmando mais e mais rápido

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Acabei de postar um comentário no PA sobre o plano de manter 285 A-10 até a década de 2030, falando que p/ mim isso é a prova que a Guerra Fria voltou graças ao Putin e citei as últimas decisões da Suécia p/ comprovar.

Augusto L
Augusto L
Reply to  LucianoSR71
5 anos atrás

Dificilmente o A10 seria usado num conflito de alta intensidade.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Depois de eliminadas as defesas aéreas acho que seria sim.

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Uma coisa que percebo em muitas análises é que não se considera o cenário como um todo. Não é porque existe uma tecnologia que pode eliminar determinado tipo de ameaça que ela estará disponível a todos os países, mesmo disponível não será em nº ilimitado, ou seja não poderá ser empregada em todas as situações e também não será impossível de ser eliminada/enganada por algum outro tipo de ataque. Há também a questão da logística p/ manutenção e ressuprimento ( mísseis, projeteis, combustível, etc.), isto é, não é tão simples como muitos pensam.

Agnelo
Agnelo
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Ele foi feito pra isso.

paulo
paulo
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE A OUTRO COMENTARISTA

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  paulo
5 anos atrás

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE A OUTRO COMENTARISTA

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Desde o século passado que os A-10 estão integrados às bombas JDAM e aos pods Litening e são capazes de atacar em grande altitude. Se brincar vão integrar neles as SDBs já que foram integradas até aos AC-130.
E tem também os tais sistemas de ECM… o dos russos deixa os aviões deles “imunes” aos Amraams e equivalentes. Pau que dá em Chico dá em Francisco.

_RR_
_RR_
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco,

Só lembrando que essa “imunidade” é bastante relativa… É dito do AIM-120D possuir capacidade de rastrear a interferência e orientar-se por ela ( home on jam ).

Bosco
Bosco
Reply to  _RR_
5 anos atrás

RR, “Ele acreditouuuu….!!!” rsrsss Brincando RR. Claro que não há nenhum sistema absoluto e com 100% de eficiência. O máximo que os sistemas de ECM fazem é dificultar ou complicar. Até os super hiper fodásticos DRFMs russos também só degradam a efetividade dos mísseis guiados por radar, dificultando a vida do inimigo. Quanto ao HOJ, só um adendo: todas as versões do Amraam são capazes e também há outros mísseis guiados por radar que são capazes de se dirigir à fonte de interferência, tais como o PAC-2, Harpoon, etc. Basicamente qualquer míssil guiado por seeker radar (ativo ou passivo) é… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco. Como sempre, uma aula. A combinação radar + IIR em um único petardo logo torna-se realidade pelos dias de hoje, mesmo que em outros seguimentos ( LRASM ). É questão de tempo até chegarem ao AESA dupla banda + IIR onde se projetar necessário. E logo surgem modelos de mísseis com multiplas funções e elevado índice de comunalidade, bastando apenas dotar o “corpo” de módulos específicos e atualizar software para adapta-los as necessidades da missão. Só recordando que buscar a combinação infravermelho + radar é coisa de décadas; desde quando os F-102 Dagger lançavam dois mísseis AIM-4 em sequência,… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

RR, A lista de mísseis com seeker duplo e triplo é imensa, mas por incrível que pareça não há nenhum ar-ar. Pra mim isso é um mistério! E também é um mistério o porquê não instalarem o seeker do AIM-9X no bico de um amraam. Por incrível que pareça já testaram uma modificação do amraam com o seeker do AIM-9X no programa NCADE, que visava um míssil para interceptar mísseis balísticos na fase de ascensão. O seeker seria acionado na alta atmosfera, acima de 40 km de altura, o que não é o caso de um míssil BVR. Esse aliás,… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Listinha de alguns mísseis atuais com seeker duplo e triplo:

Duplo:

Radar ativo + radar semiativo:
SM-6

Radar (ativo ou semiativo) + HOJ:
Amraam
Standard SM-2
ESSM
Harpoon
etc.

Radar semi-ativo + IR:
SM-2 Block III B

Radar ativo + LSA:
Brimstone DM
JAGM Block I
Spear 3

Radar ativo + IR:
Hsiung Feng II
XASM3
Barak 8
Stunner
LRASM
Tomahawk ASM

Radar ativo + antirradiação
AARGM

IR + antirradiação:
RAM

antirradiação + IIR:
Harop
X58



Triplo:

radar ativo + LSA + IIR:
JAGM
SDB 2

_RR_
_RR_
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Perfeito, Bosco.

Obrigado pela lista.

Saudações.

Bardini
Bardini
5 anos atrás

OFF Topic “investigativo”…
Estava admirando a beleza do Terrex, pensando como esse 8×8 é F…
comment image

Bardini
Bardini
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Aí me veio a mente: “Mas eu já vi essa torre em algum lugar”…
.
Ai eu lembrei onde vi essa torre: http://ares.ind.br//new/img/banner/torc30-mk2.jpg
.
Achei interessante…

Bardini
Bardini
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Aí descobri que essa é uma torre da Elbit… Uma tal de “Elbit MT30”.
.
A torre é show:comment image

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Esse Terrex é muito show e essa pintura ficou muito legal rsrsrs.

_RR_
_RR_
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Pois é, Bardini…

O máximo que podemos esperar é algo similar a isto:
http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2012/03/IVECO_Hitfirst_30mm.jpg

E se vier, cá entre nós: tá bom demais…

Por hora, ainda penso que a cavalaria mecanizada terá no 6×6 seu único esteio pelas décadas por vir ( o que não é vergonha nenhuma, visto ser um veículo novo e que cumpre seu papel ).

Bardini
Bardini
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Nem estava pensando em Brasil, apesar da torre estar no portfólio da Ares. Foi só uma curiosidade.
Mas a torre da Elbit/Ares é superior a essa da Leonardo.
.
Se for pensar em Brasil, eu acho que o SuperAV seria o mais interessante dessa foto, mas no tocante ao CFN, se comprovada a capacidade de navegar do navio até a praia.

_RR_
_RR_
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Bardini,

https://www.youtube.com/watch?v=0XYmuicXdQE
https://www.youtube.com/watch?v=RNgjRFnUy84

Creio que o danado dá conta… Tal como no EB, não penso que substituirá as lagartas. Mas certamente que a adoção de um 8×8 como esse dará nova dimensão a capacidade anfíbia.

Mauricio R.
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Era a proposta para o Land 400 australiano, perdeu pro Boxer, salvo engano o canhão não é 30 mas 35mm.
Um veículo parecido disputa o ACV do USMC, contra o Super AV da BAe.

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Interessante a compra de um sistema de defesa AA de longo alcance por parte dos suecos… E isso evidentemente pode representar uma mudança considerável na maneira como pretendem lutar. Era comum a força aérea daquele país operar suas aeronaves de caça de bases dispersas pelo seu país. Contudo, o advento de satélites comprometeu a localização de qualquer instalação em terra, ao que passaram a desenvolver o conceito de operar de estradas. E até então, conseguiram considerável flexibilidade, tornando difícil a um potencial adversário pegar a caça no solo. Mas ocorre que novas circunstâncias levantaram novos paradigmas. Por conta de custos… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  _RR_
5 anos atrás

_RR_ 1 de junho de 2018 at 19:33 Perfeito _RR_ A defesa sueca sempre se foi estruturada pensando-se em uma possivel invasao por parte da URSS. E diferente da Dinamarca, Noruega e Islandia que aderiram a OTAN, a Suecia preferiu optar por ser um país neutro, e por isso desenvolveu seus proprios meios de defesa. O ponto de vista sueco é impedir uma possivel invasao ate que reforços cheguem do Ocidente e tbm evitar a perda de pessoal qualificado. Devido a atual conjuntura economica e aos efeitos da globalização o Governo Sueco esta priorizando a otimização dos seus sistemas e… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

MGNVS, Bom dia. Também não acredito que Putin venha a aventurar-se contra europeus em tempos próximos. Apenas acrescentando o que você já expôs: Muito embora seja capaz de defender-se, a Rússia não é forte o bastante para conseguir uma vitória decisiva fora de seu perímetro defensivo. E francamente, não vejo como ela venha a sê-lo no futuro previsível, haja visto americanos também não estarem parados, buscando aumentar consideravelmente a parceria com países do leste europeu; e a verdade é que estes mesmos querem aumentar essa relação… Poloneses, por exemplo, estão em vias de entrar em um acordo com os EUA… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  _RR_
5 anos atrás

_RR_ Perfeito de novo. Concordo totalmente. No meu ponto de vista hoje a Russia se preocupa muito mais em fortalecer seu cinturao de defesa estrategica em torno da Eurasia do que intervir propriamente na Europa Ocidental. A Russia procura sim reestabelecer parcerias com a antigas ex republicas sovieticas mas em prol da sua propria defesa estrategica e nao como politica expansionista. Hoje a Russia nao tem a menor condicao de implementar qualquer tipo de invasao a Europa. Atacar a Suecia colocaria a Dinamarca e a Noruega na guerra pq todos sao da Aliança Nordica, e fatalmente envolveria tbm a Estonia,… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  _RR_
5 anos atrás

MGNVS ( 2 de junho de 2018 at 12:35 ); Boa tarde. Pois é. Antes, nos anos da Guerra Fria, se previa um avanço titânico, com uso massivo de forças blindadas de todos os países do Pacto de Varsóvia, que arrasariam o coração da Europa erodindo principalmente através da região do Fulda. E salvo melhor juízo, havia uma inferioridade de quase 3×1 em relação a forças mecanizadas e blindadas do Oeste para com as do Leste… Era um cenário simplesmente desesperador para os aliados europeus da OTAN, que não tinham perspetivas de contê-los antes que os reforços americanos chegassem. Ocorre… Read more »

paulo
paulo
5 anos atrás

Aspoliticas agressivas do crápula da casa Branca vai levar um kct.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  paulo
5 anos atrás

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE A OUTRO COMENTARISTA. NÃO É O PRIMEIRO AVISO, CHEGA DE EMPORCALHAR A ÁREA DE COMENTÁRIOS.

paulo
paulo
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE A OUTRO COMENTARISTA. NÃO É O PRIMEIRO AVISO, CHEGA DE EMPORCALHAR A ÁREA DE COMENTÁRIOS.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  paulo
5 anos atrás

Aos moderadores do site, percebam que, nas últimas semanas, estão migrando, para a trilogia, alguns conhecidos comentaristas lá do PB.

Por favor, não deixem que isso aqui vire o que virou lá. Perderemos discussões interessantes por esse besteirol que esses caras discutem. Prestem atenção nisso!

Bosco
Bosco
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Felipe, Num outro blogue que frequentei num post tipo: “Novo Destróier Americano é Lançado” era comum o primeiro comentário ser completamente fora do contexto mas sempre agressivo em relação aos EUA, tipo: “Descoberto que a rede de lanchonetes Mc’donalds utiliza carne de cachorro nos seus hambúrgueres”. O cara copiava e colava um texto gigantesco sobre a tal carne de cachorro num post sobre destróier só para denegrir os EUA. E essa atitude/comportamento era recorrente e era plenamente tolerado pelos editores/moderadores que viam isso com a maior naturalidade. Felizmente nem lembro o nike do MAV (militante em ambientes virtuais a soldo… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Felipe Morais
5 anos atrás

Felipe Morais 2 de junho de 2018 at 10:21

Perfeito Felipe.
Essas briguinhas das Tietes do Tio Trump vs Os Filhos do Putin ja encheram o saco.

De cada 10 comentarios 7 sao sobre baboseira ideologica.

Igual os editores postaram esses chatos made-in-USA e os bitolados pro-Russia emporcalham os comentarios. Da um trabalho danado ficar separando os comentarios serios das infantilidades.

Apoio total aos editores pelo banimento desse tipo de comentarista.

Alfredo C. S.
Alfredo C. S.
5 anos atrás

Putin e seus coleguinhas comunas paracem nao ter se adaptado ao liberalismo economico…voltam, assim, às sua raizes expansionistas. Até hoje nao entenderam o porque da URSS terem se extinguido…a liberdade dos fatores de produçao, a competitividade, a busca pela excelencia, tudo isso dentro do livre mercado permite a sobrevivencia de uma naçao. Pelo jeito, o dominio sobre suas estatais monopolistas, ou o medo de ter que compartilha-lo com outros, fez com que as castas comunistas tenham que voltar a um regime ditatorial como unica forma de se manterem no poder com suas benefices a custa do sangue russo. Parece ate… Read more »

Jorge Tadeu
Jorge Tadeu
Reply to  Alfredo C. S.
5 anos atrás

Onde assino!!! Perfeito!!!

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Alfredo C. S.
5 anos atrás

Sem mais! Perfeito!

ScudB
ScudB
Reply to  Alfredo C. S.
5 anos atrás

Srs! Basta saber um pouco sobre a economia da Rússia para entender que comentário esta completamente fora da situação.Completamente. Amigo Alfredo! Sabe , por acaso , que a Rússia tem menor nível de estatização que o Brasil , por exemplo? E esta bem próximo da China? Sabe que o setor agrícola ou venda de alimentos no varejo são praticamente 100% privados? Telefonia , maior parte de transporte, fornecimento de energia, etc . Entre as 600 maiores empresas russas as estatais representam somente … 1/3!!! O problema deles é na corrupção laskada : um tipo de simbiose das estruturas estatais (como… Read more »

José
José
Reply to  Alfredo C. S.
5 anos atrás

Vide na historia que todos os impérios tiveram o seu momento de glória,o seu apogeu,depois vem a queda,o perigeu.A ação humana foi sempre assim:uns sobem outros descem,é como balão em festa junina,independentes do viés ideológico.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Nas últimas estapas (3 ou 4) da evolução desse sistema tem participação da Israeli RAFAEL.

Os USA consideram a possbilidade de adotar o STUNNER como seu míssil padrão,
há trabalhos em andamento para tal. Os estudos, ensaios, testes etc estão concluídos.

Reitero a enorme capacidade Israeli em armamentos.

MGNVS
MGNVS
5 anos atrás

Diferente do Brasil, a Suecia é um país que leva a serio a sua defesa, o reaparelhamente e otmizacao das sua Forças Armadas. Para se manter a paz é necessario sempre estar preparado para guerra. Porem observando o cenario atual, dificilmente a Russia entraria uma aventura militar. O ataque a um país europeu do nivel da Suecia levaria a uma guerra total no continente. A Suecia faz parte da Aliança Nordica, entao a Dinamarca, Noruega e Finlandia entrariam no conflito, e por tabela a Lituania, Letonia, Estonia e Polonia tbm seriam arrastados para isso e junto com elesca OTAN e… Read more »

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

O melhor é fingir q as zebras (MAV)são crianças em mesas de adultos.
É só não dar atenção.
Eu explico ou comento algo, e quando percebo o pombo batendo asas na mesa de xadrez, ignoro.

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Sobre a matéria.
Evidencia o quanto estão levando a sério a ameaça russa.
Além disso, percebemos como a imprensa entende certas posturas.
Eles poe como anos de negligência, a política de aquisição de materiais de Defesa por parte da Suécia.
Mas deve-se entender a geopolítica deles.
Para nós, a compra de 300 mísseis Patriot seria necessário?
Obviamente, devemos melhorar nossa Def AAAe, mas o q é mais prioridade, dadas as ameaças q só aparecem nebulosamente a médio pra longo prazo?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

No caso deles a compra dos Patriots é necessária para cobrir o gap existente entre o RBS-70 e os caças. No passado os suecos usavam os SAMs Bloodhound britânicos, por sinal os mesmos que protegiam as bases dos Vulcans da RAF. Contudo, com o fim da guerra fria esses mísseis foram desativados sem substitutos.

nonato
nonato
5 anos atrás

Nada a ver comparar comunismo com estatais. Por falar em “castas” grandes grupos oligololistas privados também se aproveitam bastante. Desde que não se aproveitem excessivamente.
Aqui nós temos grandes bancos privados que cobram juros de 400% ao ano.
Mas a culpa é sempre das estatais…

Alfredo CS
Alfredo CS
Reply to  nonato
5 anos atrás

Mas com quem os grandes grupos oligopolistas privados de um pais do hemispherio sul, nao preciso nem citar nomes, se aliaram para poder corromper e roubar???

nonato
nonato
Reply to  Alfredo CS
5 anos atrás

Tem gente criticando as estatais russas. Como se privatizar fosse solução. Na verdade, cria um grupo de “castas” privadas. Não que ter grupos privados sejam um problema. O Japão tem Honda, Toyota, Kawasaki. A Coreia do sul tem Samsung, LG, Hyundai. E isso deve ser motivo de orgulho. Mas que cresçam por conta própria, não entregando empresas estatais…

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Alem de cobrir o Gap de defessas de longo alcance, serve como proteção ballistica, coisa que os suecos não tinham.

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Essa opção pelo sistema Patriot é política. O que os suecos queriam era o SAMP/T, que é mais barato e poderia ter maior índice de nacionalização.
.
Os suecos vão ter na sua defesa:
Gripen
Patriot (novo)
Hawk (Sendo despachado)
IRIS-T SLS (novo)
RBS-70
CV 9040 AA

Bardini
Bardini
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Esqueci do Bamse…
Provavelmente esqueci de mais coisa…

Gabriel
Gabriel
5 anos atrás

Pensava que os suecos teriam uma defesa antiaérea focada em sistemas nacionais, para mim eles eram capazes de fazer um sistema análogo.

_RR_
_RR_
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

Gabriel, Em teoria, os suecos podem desenvolver praticamente tudo o que necessitam em solo pátrio. Ocorre que qualquer intenção desta sempre bate no custo/benefício. Equipamentos cumprindo unicamente requisitos suecos, não é algo que sempre haverá de se procurar no mercado. E termina que um equipamento ora desenvolvido, pode ter um custo/benefício ruim, sem capacidade de recuperar o investimento. Por isso devem pesar bem aquilo que desenvolvem… Certamente que eles mesmos reconhecem essa situação acima, e buscam apenas desenvolver aquilo que lhes é absolutamente necessário ou lhe dê o devido retorno, comprando de fora o restante que precisam e adaptando as… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Gabriel e RR,
Listinha de mísseis que os suecos desenvolveram e são utilizados hoje em dia:
Míssil antitanque: Bill, Bill 2, NLAW,
Míssil antinavio: RBS-15
Míssil antiaéreo: RBS-70, Bamse
Míssil cruise contra alvos em terra: KEPD 350

_RR_
_RR_
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Obrigado, Bosco.

Curioso que os suecos não constam como operadores do KEPD 350… Provavelmente estão muito satisfeitos com a nova variante do RBS-15 e resolveram apostar as fichas na futura versão RBS-15 Mk.III+…

Saudações.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Falando em defesa aérea o Qatar está negociando com a Rússia s400 e Riad está espumando pela boca.

nonato
nonato
Reply to  nonato
5 anos atrás

Kim quer saber quem vai pagar pelo avião e hotel cinco estrelas…
Trump está pensando de chamar ele para a mansão mar a lago e chama-lo para morar lá em troca de sua renuncia
Rs.

Nonato
Nonato
5 anos atrás

Offtopic 2 – hoje no fantástico. Traficantes de drogas no Acre? Como a imprensa descobre essas coisas e a polícia e as forças armadas não? Merece uma matéria. Parece brincadeira…

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Nonato
5 anos atrás

Quem disse que o EB e a PF não sabem?

nonato
nonato
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

E por que não fazem nada?

Agnelo
Agnelo
Reply to  nonato
5 anos atrás

Quem disse q não fazem nada?

nonato
nonato
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Essa história de tráfico dominando a tríplice fronteira já saiu na imprensa há pelo menos três anos.
Se as facções estão lá brigando entre si, nada foi feito. Nem se percebe o resultado na ponta. De nada adianta intervenção no Rio e nada ser feito nas fronteiras
Nada como 5 mil homens na fronteira.
Um ataque relâmpago com os mi35, grupos de elite, prender ou matar todos os traficantes e todos que dão apoio…
Percebo a falta de barcos adequados. Tamanho, agilidade, poder de fogo e proteção.
Talvez alguns menores e outros maiores com bastante poder de fogo.

Ivan
Ivan
5 anos atrás

Amigos, . Entendo que é importante destacar dois pontos. . 1.º) O mapa, é claro: https://es.distance.to/Kaliningrado/Estocolmo A distância entre Kalinigrado, enclave russo no Mar Báltico entre Lituânia e Polônia, fica há apenas 534 km de Estocolmo, capital da Suécia, que tem uma população de aproximadamente 2 (dois) milhões de pessoas na região metropolitana. . 2.º) A frase na matéria: “O atual sistema de defesa aérea da Suécia, que tem mais de uma década, não consegue derrubar mísseis balísticos inimigos.” Uma indicação clara que existe uma preocupação com os sistemas de mísseis balísticos de médio alcance, inclusive aqueles aerolançados, como o… Read more »

Ivan
Ivan
5 anos atrás

Tovarish ScudB, . A questão no Báltico não é mais de comunismo versus capitalismo. Este assunto está razoavelmente superado… em que pese a visão de uma esquerda festiva e barulhenta que ainda permeia as instituições de ensino e intelectuais bem remunerados. . A questão no Báltico passa pela eterna tensão russa de ver tolhida sua saída para o mar, consequentemente seu desenvolvimento comercial, que vem da época czarista. Pelo menos na visão dos seus governantes e pensadores nos últimos séculos. . Acontece que os governantes russos sempre foram autoritários, sendo um traço claramente identificado, usando a força em inúmeras oportunidades,… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Nem discordo , nem concordo.. Os países bálticos hoje fazem de tudo para mostrar que são independentes e auto-suficientes. So que do leste do mar – estão 100% dependentes da UE pois eles mesmo não conseguem se sustentar (sempre quando podem fazendo caretas e chorando após perder o próximo pedaço de bolo dos serviços prestados para Império do mal). Jo do Oeste a relação é tão “ruim” que aumentam exportações para a Russia em 30% por ano (isso provavelmente devido aos sanções pois sem elas o crescimento seria 100% ou mais). Como sempre – padrão de fita 3M (aquela de… Read more »

Ivan
Ivan
5 anos atrás

comment image
.
Este mapa, um desenho simplificado, pode dar uma noção da ameça representada pelos SRBM russos instalados em Kalinigrado.
.
Forte abraço,
Ivan, o Mapento.

ScudB
ScudB
Reply to  Ivan
5 anos atrás

hehe ..
Desenho muuuito simplificado (assim os jornalistas fazem show de pânico).
Mal chega na Estônia (Pjarnu e Tartu ja estão bem mais longe que 500km). Quase não toca na Suécia Menos ainda fecha toda a Polônia. Etc..
O mestre Ivan! Temos como fazer um circulo com centro em cidade Chernjahovsk?
Um grande abraço!

Ivan
Ivan
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Circulo não tenho recursos agora… … mas no sítio que linquei antes é possível calcular distâncias: https://es.distance.to/Chernjahovsk/Estocolmo/57.961503094284794,17.358398437500004 Partindo da cidade Chernjahovsk – que fica no meio do Oblast de Kaliningrado – até Estocolmo – capital da Suécia – são cerca de 570 km em linha reta. Para Berlin são cerca de 602 km em linha reta. Para Varsóvia são menos de 300 km em linha reta. . Em tempo: “Mal chega na Estônia…” Não precisa. Estônia está ao alcance de São Petersburgo, na verdade é vizinha ao Oblast Leningrado (nem sei se é ainda assim que chamam). Para detona-los não… Read more »

Ivan
Ivan
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Em tempo:
Quer dizer que Chernjahovsk é a base mais ou menos secreta dos Iskanders no Oblast Kalinigrado?
😉

Ivan
Ivan
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Em tempo 2:
.
Fui checar as distâncias.
Partindo de Chernjahovsk – supostamente a base dos Iskanders no enclave de Kalinigrado – e partindo de Luga – sede da 26ª Brigada de Foguetes – ao sul de São Petersburgo, os 3 (três) pequenos países bálticos, Letônia, Estônia e Lituânia ficam totalmente ao alcance dos SRBM modernos russos.
.
Entretanto, estes 3 (três) países são facilmente ocupados por forças mecanizadas com apoio de artilharia convencional.
.
Basta olhar o mapa…
https://br.depositphotos.com/64825951/stock-illustration-baltic-states-political-map.html
.
Sds.

ScudB
ScudB
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Então mestre Ivan… Suécia? Com mais de 500km? Furada. Lembrando que eles tem Kalibr-NK em numero bem maior que Iskander fica claro que os alvos principais (de fato, sem histeria e mimimi) as bases dos sistemas anti-míssil , bases da OTAN e centros logísticos da Polônia. OBS : obviamente que ninguém vai gastar Iskander para destruir 3 picapes e 2 carrinhos de mão do micro-exercito da Estonia.Mostrei so para expor o grau de incompetência ou “competência paga” dos jornalistas interessados. Um raio real é bem diferente. E sim. A base “nem um pouco secreta” é CHernjahovsk : la tem toda… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Errado, não há mais kalibur que Iskanders, nem contando com os misseis de cruzeiro nucleares, o numero é maior que o de Iskander.
Os Iskander russos ngm sabe ao certo o alcance, apesar dos russos alegarem 500km, há documentos de inteligência que alegam que as características do missil apontam para um em torno de 800km.

ScudB
ScudB
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Amigo Augusto!
É bem obvio que tem muito mais lançadores (e mísseis Kalibr , logicamente) que ameaçam a Suécia que os modestos 12 unidades da brigada 152 de Chernjahovsk. Somente os que estão no mar Baltico ja é suficiente para fazer essa paridade.E ainda tem a frota do Norte.
E não precisa ser tímido. 800km acredito que é pouco. Podemos contar com 1000 ou mais 🙂 .Mas neste caso vamos contar tb os Mk 41 como contrapartida valida.OK?
Um grande abraço!

Bosco
Bosco
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Como parece que os russos se retiraram do tratado INF que proíbe mísseis com alcance entre 500 km e 5500 km na Europa, os americanos já começam a mover suas peças. Em 2022 já estarão operando o PrSM (míssil de ataque de precisão), com 500 km de alcance (possivelmente 700 km), alta precisão, capaz de atingir alvos móveis terrestres e navais, lançável terra (MLRS e HIMARS), aeronave e navios; já voltam a pensar em ter mísseis de cruzeiro lançados do solo e estudam o desenvolvimento de mísseis “estratégicos” (até 2500 km de alcance) e ogiva convencional. Não se sabe a… Read more »

Ivan
Ivan
Reply to  ScudB
5 anos atrás

ScudB, . Por partes. . “Suécia? Com mais de 500km? Furada.” Mais ou menos. A distância da 152ª Brigada em CHernjahovsk para Estocolmo é pouco maior que 500 km, mas a verdadeira questão é o alcance do Iskander, ‘formalmente’ limitado aos 500 km (pelo INF), mas possivelmente com maior alcance (senão hoje, no futuro próximo). . “A base “nem um pouco secreta” é CHernjahovsk…” Kkkkk… Obviamente o ‘mais ou menos secreta’ foi uma provocação… …que funcionou. Havia encontrado na internet a localização de boa parte das Brigadas de Foguetes Iskander, notadamente a 26ª de Luga, pertinho de São Petersburgo, cobrindo… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Ivan,
Como parece que os suecos querem compor uma defesa antimísseis (balísticos e hipersônicos) muito provavelmente eles irão adquirir o míssil PAC-3 (16 unidades por laçador) ou PAC-3 MSE (12 unidades por lançador). Portando, a cada momento terão 64 unidades (ou 48 ) prontas para uso.
Não é tão pouco assim não.
Um abraço.

Ivan
Ivan
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Bosco,
É verdade.
“Não é tão pouco”, mas também não está sobrando…
Abç.

ScudB
ScudB
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Amigos Bosco e Ivan!
Por partes:
Sim , são mais que 130 Iskander (hoje estão disponíveis 144 nas brigadas e mais 4 – no centro de treinamento). Cada lançador conta com 2 misseis (9M723X ou R-500).
Nao. Tem bem mais Kalibr disponíveis (por ano é entregue entre 200-250 unidades). Contando que estão sendo fabricados desde 2014 a conta fica bem longe dos 150. E tem ainda X55, 101/102 etc..
Sim. Chassi é bielo-russo – MZKT 7930.
E por ultimo. Alcance de míssil 9M723 varia e depende do tipo da ogiva.
Um grande abraço!

ScudB
ScudB
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Esqueci …
Amigo Ivan!
Cada brigada Iskander conta com 51 veiculo.Entre eles – so 12 são lançadores duplos. Os demais – carregadores , CC, apoio técnico , etc
So para comparar : uma brigada SCUD contava com 8-12 lançadores , 800 soldados e oficiais , 500 veículos (guindastes, compressores, hospital móvel, bombeiros, regimento de forças especiais)..E numa certa época a USSR operava 650 unidades.
Um grande abraço!

nonato
nonato
5 anos atrás

Ivan, esses mísseis balísticos também poderiam ser lançados de território russo, não? Dá uns 2.000 km? Como você falou. Num eventual ataque desses com mísseis balísticos, poderiam ser atingidos tipo sistemas de defesa antiaérea, bases navais, bases aéreas. Bastava atingir dez alvos grandes e importantes para acabar com metade do poder de fogo e deixar o país de joelhos, com o objetivo de fazer invasão por terra ou não. Acredito que esse tipo de ataque seria o mais eficaz contra a Coreia do Norte. Para a Coreia do Norte não ter tempo de reagir, nada como uns 400 mísseis de… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  nonato
5 anos atrás

Nonato, Vale salientar que a OTAN não opera mísseis balísticos convencionais, nem de terra nem de navio. Salvo os ATACMS (que são semibalísticos) com alcance máximo de 300 km e ogiva de 230 kg ou de dispersora de submunições. Em relação aos mísseis cruise a OTAN só os opera a partir de navios, submarinos e de aviões. A partir de navios e aviões o alcance pode superar os 500 km, que é limitado pelo tratado INF a mísseis lançados de terra. Vai entender!!! Os caras não deixam você lançar um míssil com 1000 ou 2000 km de alcance, de terra,… Read more »

Ivan
Ivan
5 anos atrás

Calma Nonato, . Não precisa atingir; basta poder atingir. . Não precisa abater; basta poder abater. . Ameaça e dissuasão. Quem é quem depende do ponto de vista. . Outra questão. Kalinigrado hoje é Russia (no passado era outro de outro país). Mas considerando um ataque de misseis com ogivas convencionais partindo do território em torno de São Petersburgo, seria o caso de usar os novíssimos e decantados Kh-47M2 Kinzhal, um hypersonic aero-ballistic missile – HABM 😉 – lançados a partir dos MiG-31K. O alcance do Kinzhal está sendo apontado como 2.000 km, ao menos nas declarações. . Em linha… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Kinzhal hoje (não sei como vai ser la no futuro) esta posicionado como míssil anti-navio.Somente..Tem poucos (compatível com o numero dos MIG-31K disponíveis).E vão ser distribuídos em kits de 4 unidades pela toda a costa da Russia visando primordialmente como arma “definitiva” contra NAe dos yankees.
Um rande abraço!

Augusto L
Augusto L
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Misseis anti-navios podem ser usados como misseis ar-sup.
Harpoon pode
Exocet block iii pode
O proprio Kalibur pode
Sobre o Khinzal, não há ainda nenhuma informação de qual será sua função ainda, tudo que dizem é so suposições, dada a natureza de desinformação que são as notícias vindas e sobre a Russia.

Ivan
Ivan
Reply to  ScudB
5 anos atrás

O Kh-47M2 Kinzhal é descrito com um ‘high-precision hypersonic aero-ballistic missile’, que atrevidamente passei a chamar de HABM. Velocidade hipersônica e trajetória balística não combina com cabeça de guerra (warhead) com sensores anti navio. Acredito que o destino é outro, ataque convencional de precisão em profundidade contra alvos de oportunidade, sem levantar criar um alerta nuclear do lançamento de IRBMs. . Matéria do AEREO sobre o assunto com debate construtivo: https://www.aereo.jor.br/2018/05/07/russia-dez-cacas-mig-31-estao-equipados-com-misseis-kinzhal/ . As armas ASuW russas são bastante fortes, com doutrina clara, em torno dos magníficos Tupolev Tu-22M, codinome OTAN Backfire, com vários mísseis para ataque naval. Talvez, no futuro… Read more »

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Enquanto a Europa for a Europa e a Russia for a Russia, os 2 vão sempre ser armar uns contra os outros, só no momento que um ou outro deixar de ser o que é, que será quando os “conflitos” acabarão, até lá quem tiver o c#%$@$ maior ganha, ou fica na vantegem, de poder ameacar o outro.
É tão simples entender como é entender como 1+1 é =2.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Só complementando para aqueles que não entenderam a metáfora, no passado isso já aconteceu, vide a Alemanha vs a França e o RU.
Mass a França e o RU continuam sendo o que sempre foram, o RU então nem nunca foi invadido, seu governo nunca foi destituido por um poder estrangeiro, já à Alemanha.

Gabriel 'jaguar'
Gabriel 'jaguar'
5 anos atrás

”O atual sistema de defesa aérea da Suécia, que tem mais de uma década, não consegue derrubar mísseis balísticos inimigos ” Quem dirá o Brasil, mais de Decadas. Relaxa ai Suécia 😉

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Ultima vez que chequei, inventorio russo de misseis de cruzeiro e balisticos taticos, eram:
400 Kalibur/Iskander-k.
250 Kh-101/555.
550 Iskander-M que são os misseis balisticos.
350 tochka.
Isso sem contar cerca 150 Kh-55 que são somentes armados com ogivas nucleares.
E isso foi ano passado.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Sendo que a maioria dos KH-101/555 é de emprego nuclear, ou seja, pra complementar o Kh-55.
Eles tem o mesmo papel do AGM 86.

ScudB
ScudB
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Algumas observações (se me permite):
1. Kh-101 não é de emprego nuclear.Seria Kh-102. E essa la é oooutra matemática.
2. Kalibr (Kalibr-NK), Club, R-500 – são misseis diferentes.E cada tem números bem significativos na “lista de compras” dos últimos anos. Como comentei antes SOMENTE Kalibr-NK esta sendo produzido em ritmo de 250 unidades por ano.
3. Sistema Tochka(U) esta sendo retirado do serviço e substituído pela Iskander (basicamente as mesmas brigadas que estavam equipadas com Tochka-U estão recebendo Iskander. A ultima delas , se não falha a memoria , em Kursk).
Abrcs!

Ivan
Ivan
Reply to  ScudB
5 anos atrás

https://www.worldatlas.com/eu/ru/krs/where-is-kursk.html
.
Kursk, vizinha da Ucrânia pelo sudoeste, Bryansk Oblast pelo leste e Belgorod Oblast pelo sudeste. Palco da maior batalha de blindados da história, entre 5 de julho de 1943 e 23 de agosto de 1943.
.
Distante mais ou menos 500 km de Kiev, capital da Ucrânia.

Augusto L
Augusto L
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Se me permite, refutar, Kalibur e club são todos a mesma coisa, da mesma família, é clara há varias versões, só citei as de cruzeiro, não contando as Club-A de ataque ao solo, aerolancadas.
O Iskander-K apesar de ser meio uma incógnita, ele tem porte semelhante à um Tomahawk, assim como as versoes K e T do Kalibur por isso coloquei juntas.
Agora se são produzidas 250 por anos, eu nunca ouvir falar disso, em nenhum site e em nenhum forum.

Bosco
Bosco
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Augusto,
O Scud exagerou um pouco na tinta. 250 por ano é meio demais mas ele tá perdoado. Uma vez eu disse que a bomba de nêutrons tinha alcance de 5 km e ele me corrigiu. Ficam elas por elas. rsrssss

ScudB
ScudB
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Srs!
Vocês estão procurando nos lugares errados 🙂 ..
Conforme o site das licitações do MD russo a producao dos motores turbo-fan TRDD-50x (Izdelie 37 e modificações) esta no nível de 1500 por ano. Basta somente dividir nos grupos pois somente Kalibr (3M14) usa TRDD com código 37-01. Os demais (02 , 03, 04 , M) estão equipando Kh-55, 101 e um novo míssil 9A5015 (Izdelie 715).
Um grande abraço!

Bosco
Bosco
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Augustão,
Acho que essa sua lista tá equivocada!
Em diversos sites russos a quantidade de Iskander M é de 108 unidades.
O Iskander K é uma incógnita.
Já o kalibr tem diversas versões. A versão que me refiro, análoga ao Tomahawk, é a 3M14 (K e T). Esse não tem mais que 200 unidades lançáveis por unidades de superfície e unidades submarinas.
Mudo meu nome pra Nabuco!!

ScudB
ScudB
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Amigo Bosco! Iskander-K não existe.Simplesmente não existe! Existe um míssil R-500 (9M728) de complexo “Iskander-M”. Eu pessoalmente entendei o que nosso colega quis dizer (sem apontar um equivoco),Igualmente sobre classe dos mísseis 9M723X que nosso amigo chama de “Iskander-M”.Tb entendi.Sem crise. Mas os seus números estão completamente equivocados.Diria MUITO mais equivoco que numa percepção do Augusto: ou Você esta desatualizado (seria possível?), ou não aceita a realidade.. Hoje (pelas avaliações brutos e tímidos) a Russia esta contando com mais de 2000 unidades de mísseis atualizados de vários tipos e modelos. Conta comigo : Iskander (144 lançadores) com 2 misseis cada.… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Scud,
Não existe um míssil chamado Iskander K, mas existe um sistema chamado Iskander K que tem um lançador de um par de mísseis R-500. Nesse “nosso” ramo é normal denominar o míssil com o nome do sistema.
Mas valeu pela correção.
Na wiki russa sobre o Iskander M (sistema) fala que existem somente 120 unidades. Eu entendo que são “unidades” de mísseis e não de lançadores ou qualquer outra coisa. https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%98%D1%81%D0%BA%D0%B0%D0%BD%D0%B4%D0%B5%D1%80_(%D0%9E%D0%A2%D0%A0%D0%9A)
Um abraço.

Ivan
Ivan
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Mestre Bosco, . Acredito que ao se referir às “unidades” são lançadores e não mísseis. Lembrando que a pratica é que nas baterias de mísseis/foguetes existam unidades lançadoras (transporter erector launcher – TEL) e unidades transportadoras e remuniciadoras (transporter-loader). . No caso do sistema Iskander eles usam o veículo 8×8 MZKT-79306 ASTROLOG tanto para montar o TEL como o transloader. . Assim sendo, acredito que as contas do ScudB são coerentes, inclusive porque ele dispões de outras fontes diferentes das suas. Vale a pena anotar e conferir. . Mas, sem dúvida, os russos tem bem mais que apenas uma centena… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Scub, eu so levei em conta misseis de cruzeiro no alcance do Tomahawk e misseis ballisticos táticos.
2000 é um numero muito acima, só chega lá se vc considerar, misseis ‘stand off’ como misseis de anti-navio, seus deverivados de ataque ao solo mas com mesmo alcançe, misseis anti-radiação e outros misseis de ataque da velha USSR que ainda estão em uso, principalmente com os bombardeiros.
Sobre o Kh101/555 eu quis dizer a família.

augusto L
augusto L
5 anos atrás

Me baseio nos Comentarios do BInkov, no quora, autor muito conhecido, e tem amplo trafico sobre as informações russa.
por mais 2 anos que ele divulga essa lista, a diferença da de 2016 e bem pequena muito menor que 250 mísseis.

Ivan
Ivan
Reply to  augusto L
5 anos atrás

“…550 Iskander-M que são os misseis balisticos.”
.
Faz sentido considerando 144 TELs com mais 144 transloaders.
Cada unidade com 2 (dois) mísseis são 576 SRBM.

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Ok pessoal!
Estou convencido que há uma quantidade bem maior de mísseis 9M720 (rsrss) que o que havia dito.
A respeito do sistema achei esse artigo bem esclarecedor e mais detalhado. https://thesaker.is/detailed-description-of-the-russian-iskander-m-missile/

Ivan
Ivan
5 anos atrás

Mestre Bosco, . Ok! Alinhamos nossos entendimentos sobre o Iskander… … inclusive com os russos. 😉 . Mas tenho dúvidas sobre uma bateria SAM Patriot: . – Quantas ‘estações de lançamento’ M901 cada bateria deve ter? Encontrei formações de 6 (seis) estações por bateria, mas os suecos estão comprando apenas 4 (quatro). Penso que eles podem expandir, no futuro, a sua única bateria com mais 2 (duas) M901 ‘Launching Stations’. . – Quantos mísseis uma bateria pode gerenciar? Isto impacta diretamente no número de ‘estações de lançamento’ e de alvos que podem ser acompanhados e enfrentados ao mesmo tempo. .… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  Ivan
5 anos atrás

Amigo Ivan!
1 bateria pode ter de 4 a 8 lançadores com 4 tubos cada. Pode “gerenciar” ate 125 alvos.
As outras informações o mestre Bosco pode complementar melhor.
Um grande abraço!

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Ivan,
Salvo engano uma bateria é composta por até 8 lançadores (32 a 128 mísseis) , um radar multifuncional e uma estação de controle.
Tem esse artigo aqui: https://www.ausairpower.net/PDF-A/FM-44-85-Patriot-Battalion-and-Battery-Operations.pdf