S-400

S-400

A Arábia Saudita teria ameaçado “ação militar” contra o Catar caso seu vizinho adquirisse sistemas de defesa antimísseis russos S-400, de acordo com o Le Monde, citando uma carta do rei Salman à presidência da França.

Em junho de 2017, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Egito, entre outros países do Golfo, cortaram relações diplomáticas com o Qatar, acusando-o de apoiar e financiar o terrorismo. Doha também foi acusado de “intromissão” nos assuntos internos de seus vizinhos e de expressar apoio ao rival histórico da Arábia Saudita, o Irã.

Agora, diz-se que Riyadh teme que a aquisição planejada de Doha das unidades de mísseis terra-ar S-400 da Rússia coloque em risco a “segurança nacional” de seus vizinhos do Golfo Pérsico. De acordo com informações obtidas pelo Le Monde, o rei Salman enviou recentemente uma carta à presidência francesa, onde expressou sua “profunda preocupação” com as negociações em andamento do S-400, entre Doha e Moscou.

Se o acordo for adiante “o Reino estaria pronto para tomar todas as medidas necessárias para eliminar este sistema de defesa, incluindo ação militar”, avisa a carta, endereçada ao presidente Emmanuel Macron, pedindo que Paris aplique pressão diplomática sobre Doha.

O embaixador do Qatar em Moscou, em janeiro, observou que os países estão em um “estágio avançado” de negociação para a compra do sofisticado sistema de defesa aérea S-400. Na época, Fahad bin Mohammed Al-Attiyah observou que um acordo de cooperação militar, assinado em outubro de 2017 durante a visita do ministro da Defesa russo Sergey Shoigu ao Estado árabe, “abriu um caminho para a Rússia e o Qatar interagirem na defesa”. incluindo fornecimento de hardware, treinamento de soldados e oficiais, manutenção de armas e, é claro, cooperação de serviços especiais.”

O S-400 Triumf, também conhecido pela designação da OTAN como ‘Growler’, pode detectar e interceptar quase tudo que voa: de bombardeiros estratégicos a aviões de radar e guerra eletrônica, a jatos táticos de ataque, a mísseis balísticos e de cruzeiro de todos os tamanhos e formas. Com essa multifuncionalidade em mente, seu único concorrente é o consagrado Patriot americano, que, no entanto, possui especificações muito mais modestas.

Embora Washington ainda não tenha feito comentários sobre a compra antecipada de S-400 pelo Qatar, os EUA recentemente entraram em confronto com Ancara sobre sua decisão de garantir seu espaço aéreo usando sistemas russos. Os EUA continuam a insistir que a Turquia só deve usar sistemas compatíveis com a OTAN e comprá-los de “aliados”. Aumentando as apostas, os legisladores dos EUA apresentaram um projeto de lei que proíbe as entregas do caça F-35 à Turquia, referindo-se ao país como hostil.”

Legisladores dos EUA também advertiram a Índia que a aquisição de sistemas militares avançados russos pode comprometer a cooperação de defesa e o compartilhamento de tecnologia entre Washington e Nova Délhi, instando o país a reconsiderar a compra.

FONTE: rt.com

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus Parreiras
Matheus Parreiras
5 anos atrás

“Legisladores dos EUA também advertiram a Índia que a aquisição de sistemas militares avançados russos pode comprometer a cooperação de defesa e o compartilhamento de tecnologia entre Washington e Nova Délhi, instando o país a reconsiderar a compra.”

Ué agora nem a Índia que é um tradicional comprador de armamento Russo pode fazê-lo senão acaba a “cooperação em defesa” ? Agora ninguém mais pode comprar equipamento Russo que os EUA e seu aliados já sobem o tom ? É isso mesmo produção ?

Esses Americanos …

Daglian
Daglian
Reply to  Matheus Parreiras
5 anos atrás

Por que a surpresa? Você apoiaria um competidor? Se você tivesse uma empresa, incentivaria que um cliente comprasse produto de outra empresa concorrente?

Eu não apoiaria. E estaria totalmente no meu direito, assim como os EUA estão. E quem não gostar, pode comprar equipamentos russos, chineses, ou fazer o seu: é simples!

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Qual seria o resultado do Kinzhal (mach 10) imparável atacando um alvo protegido pelo S-400 (capaz de interceptar ameaças a Mach 15) ???
https://3.bp.blogspot.com/_fI1By0fFB5s/S9uoBaSYQrI/AAAAAAAAAfs/OTdI7GRwrCU/s1600/S400+SAM.jpg
Perdão pelo off-topic mas acho interessante saber a resposta dos senhores a essa incógnita.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Coloco minhas fichas no S-400 rsrs.

Fox-2
Fox-2
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco,
No espaço qualquer objeto à essa velocidade é totalmente possível de ser interceptado, pois satélites trafegam em velocidade superiores (mach 24) e já foram destruídos facilmente por sistemas dos EUA e da Russia…
Agora, um objeto trafegando na atmosfera à essa velocidade, é impossível de ser interceptado por misseis guiados por radar, tendo em vista que a formação de plasma em volta do mesmo, impede a penetração da radiação eletromagnética emitida pelo radar.
A unica forma é através de sistemas eletro-ópticos especiais ou lazer.

Bosco
Bosco
Reply to  Fox-2
5 anos atrás

Fox,
Meu caro amigo, sem querer ser chato mas não é assim não. Fosse assim o míssil não teria condições de detectar o alvo (navio) porque se nada penetra no plasma dele nada sai.
O plasma se forma em velocidades muito maiores, nas faixas de 5 a 8 km/s e em altitudes de 50 a 80 km. Nas velocidades usuais dos mísseis hipersônicos não há a formação do plasma.
http://www.naval.com.br/blog/2018/05/18/russia-vai-modernizar-32-misseis-antinavio-kh-22/#comment-203072

Fox-2
Fox-2
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco,
Acho que você não me entendeu.
Oque eu quis dizer, é a respeito do atrito do míssil ou ogiva com a atmosfera. Pois esse atrito gera uma áurea eletrostática incandescente tão espessa e densa sobre a fuselagem, que a radiação eletromagnética não consegue penetra-lá.
por isso não acredito, que o sistema russo consiga interceptar um objeto voando à mach 15 na atmosfera.
A respeito do míssil K-22 que você mencionou. Somente foi possível a operação de radar no mesmo, porque a carenagem frontal é refrigerada, assim como nos misseis guiados por calor.

Bosco
Bosco
Reply to  Fox-2
5 anos atrás

Não vou me alongar nessa discussão do “plasma”, só sei que rotineiramente temos informações de testes bem sucedidos do sistema Patriot e AEGIS em interceptações endoadmosféricas de mísseis balísticos de alcance curto e médio na fase terminal utilizando radar. Mìsseis esses que atingem velocidade da ordem de 3 km/s, 3,5 km/s e os russos alegam que o sistema S-400 é capaz de interceptar veículos de reentrada a 4,8 km/s. Com plasma ou sem plasma os radares têm funcionada perfeitamente nessas interceptações. Em mísseis com velocidade acima de 3 km/s o ideal é possível e preferível a interceptação exoatmosférica , na… Read more »

willhorv
willhorv
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Baseado no folder …. Maximum target speed de 4800 m/s de capacidade do S400….ou seja, perto de 18000 km/h, aposto no S400 … Facinho….
Mas quantos Kinzhal serão disparados….aí que mora o pulo do gato…

Bosco
Bosco
Reply to  willhorv
5 anos atrás

Willhorv, Mas a brincadeira tá na gente desvendar se ele pode atingir um. Isso demonstra a viabilidade técnica. De acordo com os russos o pulo do gato do Kinzhal é a velocidade Mach 10, voar a 40 km de altura e manobrar feito um colibri no cio. Saturando as defesas até o Exocet passa. rsrsss Se chegarmos a conclusão que o S-400 é capaz de interceptar o Kinzhal teremos que admitir que o sistema Aegis e o Patriot também são capazes já que os três são habilitados a interceptarem mísseis balísticos dentro da atmosfera e têm desempenho semelhante. E aí… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Sabendo o algoritmo e base matemática de trajetória seria impossível prever o resultado. É como jogar xadrez contigo mesmo.Ja tentou mestre Bosco? Pois Você sabe o que adversário vai fazer ja que Você é o tal adversário.. So sei que PAC-3 não pega… Sauditas gastaram 1.5Bi nos mísseis e não tiveram muito êxito contra clones burros de Scud (Elbrus aka R-17).Yankees estão putos ate hoje com resultado la no Iraque. Outra. Sobre plasma , mestre Bosco, é melhor não fazer conclusões parciais.Pois formação de campo de plasma pode ser natural (e não esta condicionado a uma certa altitude e velocidade… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Os Patriot saudidas estão pegando tudo, tanto que as áreas protegidas não foram atingidas. Só os misseis errantes que os sauditas propositalmente deixam passar pra n gastar misseis à toa. No Iraque em 91, sim o Patriot falhou, é por isso que da lá pra ca foram criadas várias versões melhoradas. É se conectar o Patriot nos radares do Thaad, ele ganha folego para interceptar misseis de 1000km, ou seja, misseis que saem da atmosfera. Sem contar que os mesmo já estão recebendo misseis SM-6. Assim como eu acho que os S-400, se engajarem no modo cooperativo com os radares… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Pega tudo menos o que deve.
https://motherboard.vice.com/en_us/article/8xkgw4/patriot-missile-saudi-arabia-yemen
E tem muitos videos na rede desse tipo.Fora que para um(!!!!) Scud-type eles gastam 5-6 MIMs
Resumindo : Multiple failures on the part of Saudi Arabia’s Patriots could indicate that, in fact, the air-defense system hasn’t gotten much better since its inauspicious 1991 debut and subsequent friendly-fire incidents in 2003. That could jeopardize the safety of US and allied forces in a future conflict.
Um grande abraço!

Augusto L
Augusto L
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Esses erros são baseados em videos que não dizem nada, são justamente os misseis errantes.
O aeroporto de Riad, por exemplo, um alvo principal, o Patriot interceptou todos os misseis que iram atingi-lo.
Só não enxerga quem não quer.

Augusto L
Augusto L
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Mecca*, não Riad.

Bosco
Bosco
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Scud, A tarefa de interceptar mísseis balísticos está longe de ser perfeita e está longe da tecnologia ter atingido o seu auge. Como exemplo, após mais de 100 anos do desenvolvimento da aviação militar e dos meios antiaéreos, derrubar aviões ainda não é uma tarefa fácil. Não seria diferente com os sistemas antibalísticos. Agora, pelo menos o Patriot já foi testado em situações reais de combate , o que não pode ser dito dos S-300 e S-400 que até agora só rugem no papel e na teoria. Pode muito bem ser que quando forem colocados para operar em uma situação… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  Bosco
5 anos atrás

au au pegou…

Juvenal Santos
Juvenal Santos
5 anos atrás

Um míssil invencível contra um sistema antimíssil inexpugnável, Bosco, assim vc quer matar a gente…

Soldat
5 anos atrás

Concordo a Índia e todos deveriam e devem é comprar armamento Russo e depois desenvorem os seus!!!

simples….

nonato
nonato
Reply to  Soldat
5 anos atrás

E muitos armamentos americanos também.
O comunismo é uma seita.
Arregimenta muitos fanáticos.

Bruno w
5 anos atrás

Bom… logo este S400 que todos dizem que não valem nada… Parece que Turquia ,Qatar, Iraque, Índia e a Própria Arábia saudita ,pensa o contrário….
E outra, concorrência é uma coisa ,agora ameaçar países soberanos para não comprar armamentos de outros fornecedores ….ai é ser pior do que as ditaduras que tem no mundo hoje…

Bosco
Bosco
Reply to  Bruno w
5 anos atrás

S-400 não vale nada??? Não entendi!!

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Não dão conta do combalido Yemen.
Qatar agora ?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Sr Carlos Alberto.
Estes idiotas empanturrados de armas, que não sabem usar. Monarquia bisonha.
Estão praticando a “livre determinação dos povos”. Para Inglês ver.

Dan01
Dan01
5 anos atrás

Nao entendi o motivo de ameaçar militarmente um pais apenas por ele decidir comprar um determinado armamento de defesa antiaérea, acho que nessa situação um embargo seria mais adequado. A nao ser que fosse uma arma de destruição em massa, ou se após a compra ele decidisse colocar essas baterias perto das fronteira na intenção de cobrir o espaço aéreo do outro pais.

Bosco
Bosco
Reply to  Dan01
5 anos atrás

Dan,
A Rússia tá fazendo escola porque ela faz exatamente a mesma coisa em relação ao tal “escudo antimíssil” europeu.

Dan01
Dan01
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Esse mundo ta ficando mais perigoso a cada dia que se passa.

Bosco
Bosco
Reply to  Dan01
5 anos atrás

Pois é! Antigamente um país não podia adquirir armas ofensivas que a grita era geral… agora… o povo reclama quando o vizinho adquire armas defensivas.
Vai entender!!!

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Porque gostam de fazer guerra apenas contra inimigos que não podem se defender. Tipo, bater em bêbados.

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Dan01
5 anos atrás

Só tem um problema, já reparou no tamanho do Qatar, em qualquer localização, dado o alcance do equipamento, estará com alcance além da fronteira, podendo atingir alvos sobre espaço aéreo alheio…da muita briga aí.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

E seo BR comprar mais alguns Sabres ou Iglas ? Vai tomar pito ?

Soldat
5 anos atrás

Com certeza os Âmis determinaram a todas as suas colonias a não comprarem armamentos Russos…

Tambén esperar o que de um pais que tomou a metade da Síria um pais soberano?!

Só quero ver um dia quando eles quiserem tomar um pedacinho do Brasil?!
Alegando estarem combatendo terrorismo ou alguma especie de ajuda e proteção humanitária?!
Com certeza os Pró-Âmis baterão palmas rsrs….

Bravox
Bravox
Reply to  Soldat
5 anos atrás

Podia tomar brasilia ja o brasil ficava livre de varios problemas….

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Por mim podem tomar SP e transformar no 51° estado… Nem ligo de passar a falar inglês!

Bosco
Bosco
Reply to  Soldat
5 anos atrás

Os Pró-Âmis baterão palmas… e os Anti-Âmis como você com certeza irão pegar em armas e se imolar em nome da soberania nacional ultrajada, né Cara Pálida???
Com patriotas como você não temos nada a temer dos americanos malvados!

nonato
nonato
Reply to  Soldat
5 anos atrás

Na outra matéria falaram de agentes da KGB no Brasil na década de 1960.
Parece que continuam com gente a serviço deles. Rs. Disseminando o antiamericanismo em favor do russismo comunista após décadas de doutrinamento nas escolas.
Stálin agradece.

Wellington Góes
Wellington Góes
5 anos atrás

Dá vontade de dar uma gargalhado muito grande destes sauditas. Os caras estão comendo um dobrado com um punhado de rebeldes e alguns MANPADs, imagina contra um sistema como o S-400?! Rsrsrs

Ozzy
Ozzy
5 anos atrás

Os sauditas financiam o terrorismo islâmico, possuem uma das ditaduras mau repressoras do mundo, decapitam dissidentes público, ameaçam os vizinhos, etc.
E não estão no eixo do mal dos EUA.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Ozzy
5 anos atrás

Quem financia é o Qatar há provas, ate os xiitas iraquianos alegam. Os Sauditas juntos com as monarquias do golfo com excessão do Qatar tem se empenhado no combate ao terrorismo, principalmente prendendo cidadões financiadores de terroristas, inclusive ajudando Israel a traçar financiadores do Hamas, sendo que a AS junto com Israel ajudou a tirar a irmandade mulçumana do poder no Egito, irmandade essa que o Qatar apoia. Essa não é a primeira vez de um embate entre as monarquias, desde o 11 de Setembro, os 2 tem um longa lista de embaixadores chamados de volta, troca de farpas e… Read more »

Ozzy
Ozzy
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

A Arábia Saudita combate os grupos terroristas ligados aos rivais ao mesmo tempo em que financia a expansão do sunismo radical no mundo islâmico. A AS é a maior mentora intelectual e religiosa do terrorismo islâmico moderno. Eles combatem alguns terroristas pelo mesmo motivo que Stalin matava outros comunistas e pelo mesmo motivo que traficantes combatem uns aos outros: briga interna de poder.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Ozzy
5 anos atrás

Essa éa uma visão destorcida e incorreta e sem provas !
Tudo que eu disse é vc, ta na, internet, pode procurar.
Ja irei deixar, a dica: “Whats behind Qatar-AS Stand Off”.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Ué, mas arma russa não presta, S-400 não é uma mistura de papelão e tinta, o por que do protesto?

Ritter
Ritter
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

O S-400 é um dos melhores sistemas de defesa do globo.
https://www.youtube.com/watch?v=MGsfafcecJw
https://www.youtube.com/watch?v=rwGv5Z-I5WM

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

De qualquer modo considerando que a afirmação de que a ação militar foi mesmo escrita na carta, a AS exagerou muito. Uma sanção resolveria e se por acaso o Qatar ameaçasse a AS é so pedir ajuda aos “americanos marvaldu” que tem uns certos brinquedinhos na sua caixinha de brinquedos para acabar com a graça do Qatar.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

A questão deveria ter sido resolvida de outra forma o que mostra fraqueza da atual liderança norte-americana. Não interessa aos EUA essa briga Qatar x AS pois ambos são aliados de Washington, com o Qatar inclusive sediando uma base dos EUA onde há 10.000 militares e recentemente tendo adquirido 36 F-15E. Era melhor os sauditas simplesmente financiarem a compra do THAAD por Doha.

Augusto L
Augusto L
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

O problema é que a compra é politica. Qatar tá fazendo isso pra ameaçar a AS. E quanto a base, o Trump ja deixou claro, que ela só permanece ali, numa tentativa de controlar o Qatar, politica essa desda era Bush. Desde o 11 de Setembro que as relações entre as monarquias do golfo com o Qatar estão amistosas por causa da recusa do Qatar a apertar o cerco aos extremistas. Ja houve varios “Stand Offs” diplomaticos, não só aquele do ano passado. É se o Qatar fosse comprar um sistema ocidental semelhante ao S-400, seria um Patriot pac-3 com… Read more »

Artur Castro
Artur Castro
5 anos atrás

Pessoal do Forças Terrestres, a qualidade do blog tem melhorado MUITO nos últimos dias, parabéns!!

Esse artigo por exemplo, ficou fantástico. Peguem mais fontes do Jane’s e atualizem sempre aqui, em português. Um forte abraço!

nonato
nonato
Reply to  Artur Castro
5 anos atrás

Qualidade não sei. Mas a quantidade de matérias aumentou. Trilogia em ritmo de Facebook com várias matérias por dia. Engraçado é que no FB é assim, não é? Se uma página não tiver várias publicações por dia para o pessoal ficar entrando a todo momento, o pessoal para de olhar. Já vi isso em revista automotiva. Ficam requentando notícias antigas para parecer que são novas publicações… Há uma revista semanal que já tive muita raiva no site. Você lê uma matéria aí aparecem notícias relacionadas. Tipo político B é denunciado. Você vai ler é coisa do ano passado. Meio que… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

Duas familias “reais” em briga. Arabia Saudita x Quatar. Imaginem aonde vai chegar o preco da gasolina?

Eu acho que se Israel nao existisse, os arabes iriam se matar uns aos outros.

pangloss
pangloss
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Eles já fazem isso, independentemente da existência de Israel.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  pangloss
5 anos atrás

Se você colocar os árabes em um ônibus eles começam a brigar entre si ainda na fila…rs!

AL
AL
5 anos atrás

Ameaçar é uma coisa, fazer são outros 500, vejam uma “listinha de compras” do Qatar ultimanente:

https://www.aereo.jor.br/tag/qatar/

Além disso, se não estou enganado, uma das maiores bases americanas no exterior fica justamente… no Qatar!

Augusto L
Augusto L
Reply to  AL
5 anos atrás

A presenca americana pode ser mudada para qualquer outro pais do golfo facilmente, aliás, presença essa que é baseada no Qatar, justamente para tentar controlar esse pais.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Ou seja, a Arabia Saudita quer que o Quatar vá se quatar…

C. Silva
C. Silva
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Kkkkk, engraçadinho.

O Qatar disse que vai comprar o sistema, sim. Se a Arábia Saudita não quer são outroS 400.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
5 anos atrás

Enquanto isso a republiqueta das bananas com seus bofors ainda da segunda guerra mundial. Já imaginaram se a gente compra S-400 e põe em Roraima, na porta da Venezuela? Derrubaríamos qualquer teco-teco da venezuelano que ousasse levantar voo contra nós.

nonato
nonato
5 anos atrás

Todo mundo sabe que restrições a compras de equipamentos militares já existiu em diversas oportunidades. Um caso típico foi o F5, fabricado para agradar aos aliados americanos, mas não tão bons quanto outros utilizados pelos aliados de primeira linha. Os próprios israelenses já sofreram boicote dos EUA e por isso compraram mirages e desenvolveram muita coisa por conta própria. Mas não podemos negar que há pelo menos uns 15 anos tem havido muita liberdade. A maioria dos países querendo vender suas armas, sem se preocupar com o comprador. Vejam o caso recente dessas vendas de Rafale, Typhoon e F 15… Read more »

Soldat
5 anos atrás

Bosco…Bosco…Você falou comigo Não acredito……!!!!..você é meu ídolo cara…estou emocionado um representante dos Âmis falando comigo não acredito….!!!!!!. ————————————————————————————————————– Bosco. Tenho uma proposta para você levar aos editores da trilogia acredito que você vai gostar?! 1- O site Forças Terrestre poderia ficar assim ao fundo a Bandeira Americana com a Aguiã ao fundo voando e embaixo M1 Abrams. ——————————————– 2- O site Poder Naval ficaria assim a Bandeira Inglesa ao fundo e estilizado ao lado o Leão e navegando abaixo no oceano azul o HMS Queen Elizabeth. ——————————————– 3- O site Poder Aéreo ao fundo a Bandeira de Israel a… Read more »

Russian Bear
Russian Bear
5 anos atrás

Infelizmente hoje fica muito mais claro que a aliança satanica liderada pelos Estados Unidos e seus aliados invadem países, financiam grupos terroristas para derrubar governos, e para aqueles que tentam buscar simplesmente as melhores opções para seus países, são ameaçados e sufocados. Vejam o que os USA estão fazendo agora na reunião do G7. A humilhação que seus próprios vassalos estão passando publicamente. Conforme profecias bíblicas para o tempo do fim, a besta (que no caso é os Estados Unidos) irá dominar de maneira tirana todo o planeta e irá perseguir todos que se opuseram à ele. Ao que me… Read more »

nonato
nonato
Reply to  Russian Bear
5 anos atrás

O que uma lavagem cerebral não faz…
Anos de doutrinação nas escolas, sindicatos, MST…

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Os russos têm mísseis realmente impressionantes, alguns com desempenho muito superior ao dos EUA/OTAN, mas a pergunta é… até que ponto isso realmente faz diferença? No meu modo de ver é muito pouco relevante essa pretensa “superioridade” de desempenho dos mísseis russos, que revela mais uma diferença de doutrina e portanto, dos requisitos operacionais, e que pode não significar nada do ponto de vista operacional numa guerra real, mesmo porque dificilmente essas armas irão se bater de frente uma com as outras, com raras exceções, como é o caso dos mísseis ar-ar BVR. Mísseis cruise Tomahawks não irão enfrentar os… Read more »

Fenicio
Fenicio
5 anos atrás

Será a guerra comercial ou os americanos estão revelando que o S400 realmente é uma boa opção.