Patria 6x6

Patria 6x6

Patria 6x6
Patria 6×6

A Patria lançou na Eurosatory 2018 um novo veículo – Patria 6×6, que traz os princípios básicos por trás de seu antecessor até os dias atuais, com sua capacidade de transporte multifuncional e modularidade que se adapta facilmente às necessidades do cliente.

Seja bem-vindo para ver o recém-chegado no stand da Patria, no Hall 6 – G260/300.

O Patria 6X6 é um sucessor do Veículo de Transporte Blindado Pasi e complementa as frotas de veículos dos clientes do lendário Patria AMV 8X8. O Patria 6X6 é um veículo de transporte multiuso. A estrutura do chassi é baseada nos mesmos componentes que o AMV, mas com um eixo a menos. O veículo é conduzido por todos os três eixos e dirigido a partir dos dois dianteiros, ou todos os três, dependendo da sua equipagem. Equipagem opcional pode ser adicionada para aproximar o 6X6 do AMV. Por exemplo, vários níveis balísticos e de proteção contra minas, sistemas de armas, sistemas de autoproteção e outros equipamentos internos estão disponíveis.

O Patria 6X6 pode ser equipado com uma variedade de sistemas de armas e, se necessário, o sistema de artilharia Patria Nemo 120mm. O 6X6 tem uma capacidade máxima de carga de 8,5 toneladas. A proteção do 6X6 blindado atinge o nível 4 do STANAG, o que significa proteção contra até mesmo fogo de metralhadoras pesadas. Devido à boa capacidade de carga do 6×6, ele tem melhor proteção do que os anteriores Pasi APCs (Armoured Personnel Carrier). Sua proteção contra minas é de alto nível, mesmo no nível básico, mas até 10 quilos de proteção contra minas podem ser alcançados.

Embarcar e sair do 6X6 é fácil. Além da tripulação de 2-3 pessoas, o veículo tem capacidade para dez soldados, dependendo da finalidade e do layout. O motorista pode se adaptar facilmente aos controles da cabine do tipo 6X6. O veículo é projetado como uma solução simples e econômica de caminhão. Em termos de durabilidade, continuará ao longo da trilha pioneira de seu antecessor, o Pasi. O 6X6 também é um conceito claramente unificado em termos de sua tecnologia de fabricação. Se necessário, a montagem final e o equipamento podem ser facilmente concluídos por um parceiro no país de destino. O 6X6 cumpre os padrões da OTAN e é idealmente adequado para missões de manutenção da paz em qualquer parte do mundo. O suporte do ciclo de vida do veículo é parte integrante do Patria 6X6.

“Há muito tempo existe demanda no mercado por um sucessor do Veículo de Transporte Blindado Pasi, que está em produção desde os anos 80. O novo 6X6 traz os princípios básicos de seu predecessor até os dias atuais, com sua capacidade de transporte multifuncional e modularidade que se adapta facilmente às necessidades do cliente ”, diz Janne Räkköläinen, vice-presidente da sistemas de veículos da unidade de negócios Land da Patria.

A Patria é um fornecedor internacional de serviços de suporte e soluções tecnológicas de defesa, segurança e ciclo de vida da aviação. A Patria tem várias fábricas, incluindo Finlândia, Suécia, Noruega e Estônia. As vendas líquidas totalizaram 467,7 milhões de euros em 2017, e a Patria emprega 2.800 profissionais. A Patria é de propriedade do Estado da Finlândia (50,1%) e da norueguesa Kongsberg Defence & Aerospace AS (49,9%). A Patria detém 50% do norueguesa Nammo e, juntos, essas três empresas formam uma importante parceria de defesa nórdica.

FONTE: Patria

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João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

Nas décadas de 70 e 80 do século passado empresas como Engesa, Motopeças, Bernardini e Avibrás já ofereciam protótipos com as mesmas funções (guardadas as devidas proporções para o desenvolvimento tecnológico de lá até hoje) destes apresentados na Eurosatory 2018.
Destas empresas, apenas a Avibrás continua no mercado.
Caberia uma análise para sabermos porque ela sobreviveu e as outras não.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

A Motopeças, depois de desenvolver o Charrúa que não despertou qualquer interesse do EB ou da MB, simplesmente abandonou sua área de defesa e voltou a se dedicar apenas as peças para motos. A empresa ainda existe em Sorocaba.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Rafael
Eu tinha visto na internet uma Motopeças, só que separado, Moto Peças, e não tive certeza se era a mesma. Assim como não sei se a Bernardini ainda existe, fabricando cofres, seu produto original.
Mesmo assim, no segmento de defesa, só mesmo a Avibrás.
Abraço

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Veículo interessante. Bastante completo. Tem capacidade anfíbia.
Talvez seja uma melhor solução que a dos franceses:
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.
Seria uma boa comparação.

Bardini
Bardini
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Como vai ter alguém que vai comparar com Guarani, pq também é 6×6, tenham em mente que eles tem outro 6×6 na prancheta:
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BezerraFN
BezerraFN
5 anos atrás

Como diriam: Se o 8×8 é melhor, partamos logo para um 10×10. Rsrsrs

Renato
Renato
5 anos atrás

Muito bom para rodar pelas cidades brasileiras: blindado para proteger seus ocupantes contra assaltantes e robusto para resistir à buraqueira das ruas.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Muita gente que malhou o Guarani por ser um 6×6 deve estar quietinha agora.

João Augusto
João Augusto
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Exato. Já ia dizer isso mas você foi mais rápido…

Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

E, como fica a doutrina que manda que o ideal é 8X8?

Marcos
Marcos
5 anos atrás

Isto é que é um 6X6 moderno, + proteção, melhor visibilidade (diferente da quelas janelinhas medíocres do Guarani) ao meu ver faz tudo que o Guarani só que melhor

Juarez
Juarez
5 anos atrás

Delfim, eu li e participei da vários debates aqui dobre o Guarani e não li nenhum texto que falasse mal do projeto, li sim, textos sobre se questionava o porque de não se optar por um 8×8 que uma tendência de mercado, uma plataforma mais estável, com maior capacidade de tração e com maior possibilidade crescimento.
Tu é o João Augusto poderiam serais específicos!

Renato
Renato
5 anos atrás

Tem gente misturando as coisas: o veículo 6×6 não substitui o 8×8.

É uma questão de quanto dinheiro tem-se para aplicar.