Arábia Saudita, que apoia governo do Iêmen no exílio, lança ofensiva para capturar Hodeida

69

Centenas de pessoas fogem de suas casas à medida em que a guerra civil no Iêmen se acentua. Agora são ameaçadas pela fome, já que o principal ponto de entrada de comida no país é alvo de uma acirrada batalha

Dezenas de milhares de iemenitas estão fugindo de seus povoados à medida que os combates se aproximam de uma cidade estratégica no Mar Vermelho, ampliando uma crise humanitária que já é considerada a mais grave do mundo.

O que começou com poucas pessoas fugindo da guerra civil no Iemen em dezembro, tem se aprofundado. Centenas abandonam as suas casas a cada dia. Os campos de refugiados tem se espalhado pelo Sul do país, multiplicando a pressão sobre as agências humanitárias ocidentais. Os hospitais lutam para fazer frente ao crescente número de feridos, às doenças e à fome.

A crise ganhou maior gravidade na quarta-feira quando uma coalizão liderada pela Arábia Saudita, que apoia o governo do Iêmen no exílio, lançou uma ofensiva para capturar Hodeida, um porto vital controlado por rebeldes Houthis.

As Nações Unidas alertaram que a ocupação da cidade de 600 mil habitantes pode ser catastrófica. Mais de três quartos da comida importada pelo Iêmen é importada pelo porto de Hodeida, que também é essencial para a entrada de combustível, remédios e outros produtos essenciais.

“É o salva-vidas do país”, disse Lise Grande, a principal funcionária da área humanitária da ONU no Iêmen. “Se se perde esse porto, teremos uma catástrofe em nossas mãos.” Ela estima que mais de 250 mil pessoas podem morrer vítimas da violência, fome e doenças se houver um cerco prolongado da cidade.

Forcas leais ao governo do Iêmen cercam área ao sul da cidade de Hodeida
Forcas leais ao governo do Iêmen cercam área ao sul da cidade de Hodeida

ONU tenta evitar o pior

A ONU tenta impedir o ataque da coalizão liderada pelos árabes, que recebe apoio logístico e de inteligência dos Estados Unidos. Mas as forças da coalizão, particularmente as dos Emirados Árabes Unidos, estão determinadas a continuar com a ofensiva. À medida que ela se torna iminente, as Nações Unidas e agências humanitárias tem retirado seu pessoa de Hodeida.

“Se a rota for bloqueada, o resultado será mais fome, mais pessoas sem cuidados básicos de saúde e mais famílias enterrando os seus membros”, disse Muhsin Siddiquey, o diretor iemenita da ONG Oxfam.

As Nações Unidas estimam que a ofensiva pode expulsar mais de 200 mil pessoas de suas casas, além das que já fugiram dos confrontos armados dos últimos meses perto da cidade sitiada.

Para os aldeães obrigados a fugir, chegar a uma área segura significa atravessar as linhas de frente onde se desenrolam as batalhas, evitar os ataques aéreos e de projeteis, e atravessam campos e estradas repletas de minas terrestres. “Tudo o que trouxemos foram alguns cobertores e a roupa do corpo”, disse Jabra Sayed, mãe de quarto crianças.

Muitos refugiados tem ido em direção às maiores cidades, lotando ainda mais hospitais e clínicas. “Não temos recursos suficientes”, disse Muhsin Mushid, o administrador de um dos maiores hospitais do Sul do país. “Isto tem sido um pesado fardo para nós.”

Na quinta, os Estados Unidos rejeitaram um pedido dos Emirados Árabes para o fornecimento de serviços de inteligência, reconhecimento aéreo e ajuda em operações para retirada de minas à ofensiva lançada contra o porto iemenita.

A negativa veio justo no momento em que as Nações Unidas fazem um esforço de última hora para evitar a tentativa de retomada do porto. Entretanto, segundo o enviado especial das Nações Unidas, Martin Griffths, a movimentação tem tido pouco progresso.

Combatentes tribais leais ao governo do Iêmen junto a um tanque em al-Faza, perto de Hodeida, no Iêmen, em 1º de junho.
Combatentes tribais leais ao governo do Iêmen junto a um tanque em al-Faza, perto de Hodeida, no Iêmen, em 1º de junho.

FONTE: Washington Post

NOTA DO FORTE: O Iêmen está envolvido em um conflito armado entre o governo liderado pelo presidente iemenita Abd Rabbuh Mansur Hadi e o movimento Houthi no norte do país desde 2015. Uma coalizão liderada pela Arábia Saudita, composta principalmente por países árabes, vem realizando ataques aéreos contra os houthis a pedido de Hadi desde março de 2015. Os EUA apoiaram os sauditas reabastecendo aeronaves sauditas e dos Emirados Árabes Unidos e fornecendo assistência para realizar ataques aéreos e compartilham informações de inteligência.

Os houthis se constituíram como grupo político nos anos 1990, após a unificação do Iêmen (antes dividido em Iêmen do Norte e Iêmen do Sul). Antes da unificação, o Iêmen do Norte, de população majoritariamente zaidita, era uma república nacionalista árabe instalada nos anos 1960, após um golpe militar e uma longa guerra civil que pôs fim ao teocrático Reino do Iêmen, expulsando os imãs zaiditas, que haviam governado o território desde o final do século IX (ca. 897). Em 1990, quando ocorre a unificação do país, o presidente do antigo Iêmen do Norte, Ali Abdullah Saleh, é eleito presidente da nova República do Iêmen. Saleh se manteve no cargo até 2012, quando foi destituído, na esteira de revoltas populares ocorridas durante a chamada Primavera Árabe – com apoio dos houthis, violentamente combatidos por seu governo.

Mais recentemente, porém, Saleh acabou por se aliar aos houthis, quando o Iêmen foi levado a nova guerra civil, quando os insurgentes capturaram a capital iemenita, Sana’a, obrigando o presidente Abdrabbuh Mansur Hadi a sair do país.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

Lamentável o que vem ocorrendo no Yemen, cabendo lembrar que os Houthis são armados e apoiados pelo Irã, comprovando cabalmente mais uma vez que o regime persa atua para desestabilizar o Oriente Médio e implantar o seu projeto político visto que também estão por trás do Hezbollah, grupo terrorista baseado no Líbano que trava uma guerra assimétrica e de desgaste com Israel. De igual forma é bom lembrar a presença de milícias iranianas e do Hezbollah na Síria onde embora tenham ingressado no país com a justificativa de auxiliar o regime de Assad na guerra civil que assola o país… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Ué, mas as revoltas da Primavera Árabe não era contra ditaduras sanguinárias como a da Síria, Líbia, Egito, Tunísia e demais? Quer dizer que algumas revoltas são válidas, outras não?! Qual é a coerência nesta argumentação?!?!

Ah tá, ditadura aliada a alguns países ocidentais, ok, mas ditadura contrárias ao ocidente não pode?!?!

Ditadura é ditadura, ponto, o resto é papo furado para relativizar as coisas.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Wellington Góes
5 anos atrás

Qual o resultado da assim denominada “primavera árabe” Wellington? Apenas e tão somente caos, terrorismo, emigração forçada e outras coisas ruins.

Qual o resultado da “revolta” iemenita, fomentada pelo Irã? Uma catástrofe humanitária sem precedentes

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Igual a fomentada pelos EUA e Arábia Saudita na Síria?!?! Ou a que deixaram surgir o ISIS?!?! O que seria “catástrofe humanitária” na tua opinião?!?!

Isto é seletividade de pensamento.

Menos, bem menos!!!

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Quem fomenta revoltas é o Ocidente, a CIA, a imprensa. Vide Ucrânia, Primavera Árabe, revoluções coloridas, etc. Esse é o modos operandi ocidental. A ajuda do Irã ao Yemen foi reativa, em face dos acontecimentos e por perceber que se as intrigas fomentas pelo Ocidente derem certo, o Irã é que seria a bola da vez. Depois da Síria e do Yemen, o Irã seria o prêmio maior. E depois do Irã, quem sabe, China e Rússia.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

“Imprensa” fomentando revoltas cemzinho? É o tipo de argumento primitivo que ditadores caricatos que Nicolás Maduro e os aiatolás iranianos, inimigos que são da democracia e estado de direito, se utilizam para investir contra os direitos e garantias individuais. Quanto à “mão que balança o berço” iraniana no Iêmen não tem nada de reativa mas sim de ativa mesmo, dentro do projeto geopolítico iraniano de investir contra Arábia Saudita e Israel no intuito de obter a hegemonia no OM. Basta ver a incrível semelhança de métodos e objetivos com a presença do Hezbollah no Sul do Líbano. Entretanto as ações… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Wellington Góes
5 anos atrás

Ótima a sua retórica, o querido amigo lá que defende ditadura pró-EUA-OCIDENTE, na mesma hora já virou seus canhões para outro usuário.

DItadura é ditadura, independentemente da bandeira e do extremismo (direito, esquerda, religioso….).

Abraço.

Ozzy
Ozzy
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

A ditadura saudita e sua corja agridem um país, mas a culpa é do Iran. Sugiro que envie um currículo para a a Casa Branca, pode ganhar um cargo de porta voz.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Ozzy
5 anos atrás

O Irã fomentou uma rebelião no Iêmen para ter um cavalo de Tróia junto à fronteira saudita desempenhando o mesmo papel desestabilizador que o Hezbolah executa junto à fronteira com Israel.Tudo isso de acordo com o nefasto projeto geopolítico de Teerã, por sinal já está incomodando os russos, que os querem fora da Síria.

Agora, se você não consegue enxergar isso fica complicado…

PauloR
PauloR
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

A revolta no Yemen surgiu na época da Primavera Árabe onde várias ditaduras estavam sofrendo pressões interna com revoltas, porque, agora, é o Irã o culpado pelo que esta acontecendo no país se vários países foram desestabilizados pelo ocidente?

Acho que quem não esta enxergando o que esta acontecendo é você.

E sua indignação é muito seletiva…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Você está equivocado, não queira misturar os eventos de 2012 com os que vem ocorrendo desde 2015. E esses mais recentes, ligados à rebelião houthi, estão sendo comentados pelo regime iraniano, desejoso de colocar um foco de instabilidade na fronteira da Arábia Saudita tal como o Hezbolah faz na fronteira de Israel.

A pessoa pode até ser parcial mas precisa se ater a realidade dos fatos, que é clara em mostrar o papel do Irã na desestabilização do Oriente Médio.

MGNVS
MGNVS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

PauloR 17 de junho de 2018 at 15:56

Comentario perfeito Paulo.
Alguns comentaristas sao totalmente tendenciosos. Usam dois pesos e duas medidas. Para eles as Ditaduras apoiadas pelo Ocidente sao validas.

Igual vc disse… indignacao seletiva.

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Perceba que o ditador derrubado foi Saleh o mesmo que depois de cair se juntou a um grupo que ele combatia violentamente “Em 1990, quando ocorre a unificação do país, o presidente do antigo Iêmen do Norte, Ali Abdullah Saleh, é eleito presidente da nova República do Iêmen. Saleh se manteve no cargo até 2012, quando foi destituído, na esteira de revoltas populares ocorridas durante a chamada Primavera Árabe – com apoio dos houthis, violentamente combatidos por seu governo. Mais recentemente, porém, Saleh acabou por se aliar aos houthis, quando o Iêmen foi levado a nova guerra civil, quando os… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  PauloR
5 anos atrás

MGNVS, qual o problema de uma pessoa defender um lado? absolutamente nenhum desde que, como novamente reitero, esteja falando a verdade. Aliás, o problema é querer impor aqui uma imparcialidade de fancaria, que não resiste à realidade dos fatos e muito menos a meia dúzia de palavras afinal além de poluir o espaço ainda configura censura prévia.

MGNVS
MGNVS
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Tireless Nao ha problema nenhum defender um lado. Todos nós sabemos do seu ponto de vista. O problema é vc achar q so o seu ponto de vista é o certo e todos os outros errados. Qndo eu falo de imparcialidade eu me refiro a capacidade de um comentarista respeitar uma opiniao contraria sem querer impor o seu proprio ponto de vista sobre a argumentacao dos outros. Da mesma forma q vc, eu tbm reitero o meu ponto de vista: nenhuma Ditadura presta, seja ela Iraniana, Saudita ou Houthi, e independente de qual pais os apoie, seja ele EUA ou… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Engraçado… Mesmo quando os comentarios nao citam Iran, Russia ou China o assunto sempre é desviado para esses países. Igual outro forista escreveu, percebe-se que alguns outros comentaristas do site sao extremamente tendenciosos usando dois pesos e duas medidas nas colocacoes q fazem. Por ser PRÓ-ocidente entao a Ditadura Saudita pode fazer oq quiser, ate mesmo invadir outro país. Mas o Iran e a Russia nao podem estar na Syria mesmo sendo convidados pelo presidente do país. Ahhhhh… mas o Assad é um ditador sanguinario. Mas e a Ditadura Saudita? A Ditadura Saudita pode, ela é aliada do ocidente. Ditadura… Read more »

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
5 anos atrás

Independente do número de mortos e da tragédia que causar, este confronto vai ter que ser resolvido para destruir a força dos rebeldes Houthis e retomarem o controle do país.

Gilson Moura
Gilson Moura
5 anos atrás

Eu já considero a hipótese desta guerra civil se arrastar ainda por vários anos, o Irã que se tornou um dos maiores players no Oriente Médio(pós-queda de Saddam) não irão deixar de apoiar os rebeldes e farão de tudo para desestabilizar a região que fica ali do lado da Arábia Saudita, a mesma motivação que levam os sauditas a derrubarem Bashar, os iranianos compartilham do mesmo modo pela queda da casa de Saud.

Renato B.
Renato B.
5 anos atrás

Pelo que entendi, apesar do equipamento de primeira o desempenho dos árabes tem sido ruim e os Houthis tem apoio da maior parte do que restou do exército do Yemen, chegando até a atacar o território saudita, inclusive a capital, Riad.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

O exército do Iêmen com a coalização dos países árabes liderados pela Arábia Saudita já retomaram o controle do aeroporto de Hodeida(destruindo-o), mas o porto é o principal ativo que os sauditas junto com a coalizão tem como seu principal objetivo, pelos motivos citados na matéria. Pelo que eu pude encontrar na internet, ao redor do porto e outros ativos estratégicos, os Houthis colocaram diversas minas e bombas para não haver espaço de ação pelo exército do Iêmen e a coalização, sendo que momentos antes verifiquei que o Ministério de Defesa Francês disse que irá estudar uma possibilidade de usarem… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Gilson Moura
5 anos atrás

O título “exército do Yemen” é algo um tanto contestado por lá.

Os Houthis fizeram improvisos eficazes com mísseis: a defesa antiaérea e as baterias de costa cobraram seu preço em aviões e navios da coalizão. Usaram até velhos mísseis alterados para ataques dentro do território saudita. Porém, como uma força híbrida entre guerrilha e exército acho que não conseguem segurar terreno devido à assimetria de forças.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Na verdade Irão x SA (+ Sunitas ?)

Renato B.
Renato B.
Reply to  Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Comparando com quadrinhos: Coringa x Pinguim. Está longe de ter herói nessa história.

Flávio Henrique
Flávio Henrique
5 anos atrás

Só uma dúvida porque os houthis se aliaria a Saleh?
Há deveria intervir (pelo menos conquistar a cidade pois garantiria o suprimento de insumos a população, já que acho difícil os árabes fazer os suprimentos chegue a população).

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Flávio Henrique
5 anos atrás

tente postar no PN mas não conseguir mas a Arabia Saudita (a se confirma) acaba de perder um navio que segundo comentaristas do UKDefense não há CIWS de alta cadencia

http://www.thedrive.com/the-war-zone/21519/uae-naval-vessel-attacked-by-houthi-rebels-off-yemeni-coast-during-amphibious-operation

https://ukdefencejournal.org.uk/uae-naval-vessel-on-fire-after-attack-off-yemen-coast-unconfirmed-reports-of-sinking/

Wyot
Wyot
5 anos atrás

Que tragédia

Wyot
Wyot
Reply to  Wyot
5 anos atrás

Como se coloca foto igual ao Gilson e o Renato?

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Pois é Flávio Henrique

2° Navio do EAU que faz parte da coalizão, importante:

A Nau não era provida de CIWS, fato.

Tudo indica que eram mísseis Iranis de pouca tecnologia.

Tudo indica que Forças Iranis podem estar envolvidas.

Fico pensando no A 140 sem CIWS.

Ambos navios do EAU não tinham CIWS.

Peixe fácil.

Mas demonstra também a fragilidade dos militares dos EAU e da SA, coalizão bem fraquinha essa.

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Os refugiados é o de menos, basta mandar para o maior campo de refugiados do mundo: Alemanha. Povoa com árabes, transfere problemas sociais e ainda ajudar a desestabilizar socialmente , politicamente e economicamente. Expande o poder da Arábia saudita no Iemen e ainda expande o braço na Europa.
…………….
Na minha opinião os ataques vão continuar, a Arábia Saudita não está preocupada com externalidades negativas, apenas poder, o mesmo vale para Irã que financia essa guerra civil.
Abraço!

Russian Bear
Russian Bear
5 anos atrás

Pensem em um exército fraco, desorganizado, com um desempenho exatamente do mesmo nível da seleção que está na copa do mundo. Esta é a Arábia Saudita. Levando uma surra de criadores de camelo houthis com suas AK-47 enferrujadas. Uma vergonha para todo o Oriente médio. O ideal seria a Arábia Saudita utilizar seus fantoches do ISIS. Só não sei por que ainda não deslocou seus cães de guerra para lá.

Geraldo Nunes
Geraldo Nunes
Reply to  Russian Bear
5 anos atrás

Oi? ISIS? Fantoches de quem? Alô! Isso foi uma piada né? A Arábia Saudita tem seus defeitos, mas controlar o ISIS já é forçação de barra.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Russian Bear
5 anos atrás

A ex-URSS super poderosa e organizada tomou uma surra de homens de pijamas montando mulas no Afeganistão.
O OM é uma caixa de surpresas.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

URSS= aproximadamente 67.000 mil baixas
Mujahidins= mais de 1 milhão de baixas.

Seria o mesmo que dizer que os EUA também tomaram uma surra no Vietnam só por que se retiraram da guerra, embora tenham massacrado mais de 1 milhão de vietnamitas. De Alexandre, passando pelos mongóis e o império britânico até os EUA atualmente, ninguém consegue dominar os barbudinhos criadores de cabra e papoula do Afeganistão.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

A questão não é essa.
Vietnã e Afeganistão americano são situações diferentes.
O Vietnã lutou com um exército com forte apoio em homens e materiais chineses e russo.
O cerco ao Talibã no Afeganistão afrouxou por causa da invasão do Iraque, o q foi muito contestado por oficiais americanos q atuavam do Afeganistão. E hj, o Talibã não está com governo.
A ex-URSS não conseguiu vencer a guerrilha afegã, desistindo da guerra. A guerrilha afegã não teve nem 1% do apoio q o Vietnã teve dos chineses e russos.

Marcos10
Marcos10
5 anos atrás

Nunca se consegue estabilizar a região por conta que há grupos que ainda pensam de modo tribal, não se constituindo assim em um povo e uma nação.

Ozzy
Ozzy
5 anos atrás

Essas ditaduras arábes são uma vergonha militar. No passado receberam uma enorme quantidade de armas sovieticas e levaram várias surras de Israel. Hoje em dia tem alguns dos maiores orçamentos militares do mundo (o saudita é o terceiro maior do mundo) e levam uma surra de milicias tribais.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Ozzy
5 anos atrás

A história de que os Houthis são uma tribo de barbudinhos armados de AK-47 não sobrevive aos fatos, basta ver que possuem mísseis antinavio do porte do Exocet/Harpoon, armas relativamente complexas de operar. Como se vê ou foram treinados peos iranianos ou temos prepostos do regime de Teerã junto com eles.

Renato B.
Renato B.
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Eles estão fazendo uns improvisos eficazes, depenaram mísseis de velhos navios chineses, transformaram SA-2 em mísseis terra-terra. Valia um estudo de caso.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

“As the Yemeni civil war escalated in the period from September 2014 to March 2015, as much as two-thirds of Yemen’s armed forces defected to the Houthi side. The defectors included the crews of three Chinese-made Type 021 missile boats armed with C.801 anti-ship missiles.”

Fonte: War is Boring, por Tom Cooper

Antonio Palhares
Antonio Palhares
5 anos atrás

Ave Maria. Mãe do céu. Misericórdia Senhor. Term dó. Só tomando uma.
Todo mundo sabe quem recruta, treina, paga e mantem .Terroristas assassinos, cortadores de cabeças e destruidores de patrimônio da humanidade para fazerem guerra de encomenda e derrubarem o governo de um país soberano

Delfim
Delfim
5 anos atrás

PDVSA abandonada pelos empregados e saqueada por populares. O petróleo não é do povo ? Então…
https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,empregados-fogem-do-pais-e-ladroes-saqueiam-pdvsa,70002352214

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Eu li essa matéria ontem mestre Delfim!

Socialismo do século XXI é isso aí meu amigo!

Juvenal Santos
Juvenal Santos
5 anos atrás

Só tem um jeito na minha opinião: Acabar com o Irã. Será uma benção para a Humanidade exterminar esse povo maligno, porém, quem ficará no poder, já que eles não aceitam democracia? Esse é o problema, esses povos só vivem sob a chibata de ditadores, ou religiosos ou de realezas, não querem saber de democracia, não sei se isso é certo ou errado, não estou julgando, mas é um problema real a ser considerado pelas grande potências.

XFF
XFF
Reply to  Juvenal Santos
5 anos atrás

Quem te disse que a democracia é ideal para um povo? O Irã tem eleição livre. Tentar impor democracia a força também é ditadura. Nenhum país é obrigado a ter democracia, isso é modelo dominação dos Estados Unidos e UE.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  XFF
5 anos atrás

Nada mais falso que afirmar que existem eleições livres no Irã. Candidaturas de reformistas são sumariamente vetadas e como vimos em 2009 eleições presidenciais são escandalosamente fraudadas para atender aos interesses do Clero criminoso e corrupto.

MGNVS
MGNVS
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Tireless
Tem eleicoes livres na Arabia Saudita?
Vc condena o extremismo iraniano mas se cala frente ao extremismo saudita?
Osama Bin Laden era de qual país mesmo?

Me diga… voce se acha imparcial?

Tanto o regime iraniano quanto o regime saudita escravizam seus povos.

Mas aqui so condenam o Iran pq afinal de contas a Familia Saudita apoia o Ocidente, entao eles tem carta branca para agir nao é?

Nenhum regime ditatorial extremista presta.
Nao importa se ele tem apoio do ocidente ou nao…. é ditadura e pronto.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Pois é Saddam caiu por que ousou não mais negociar petróleo com doletas. Antes disso ninguém no ocidente via Saddam como ditador. Depois o Iraque virou eixo do mal, e Saddam passou a ser visto como demônio pelos seus antigos parceiros do ocidente e foi derrubado.

Renato B.
Renato B.
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

O fato é que não tem santo nessa história e talvez seja por isso que o ocidente dá tão pouca cobertura a essa história.

Porém, os Saud são donos da Arábia Saudita e até os Aitaolás conseguem manter um verniz democrático mais convincente que os sauditas.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

MGNVS, eu não estou aqui fazendo nenhum juízo de valor acerca das eleições sauditas mas sim refutando a alegação do comentarista segundo a qual as eleições no Irã seriam “livres”,algo que sabemos que não são. Assim sua comparação já resta descabida de saída visto não ser o assunto que estava tratando. Você cita o extremismo saudita na forma de Osama Bin Laden mas fica a pergunta: Ao desencadear os atentados de 11/09 ele agiu sozinho, visto ter herdado uma fortuna da sua família que era suficiente para levar adiante a empreitada, ou a mando do governo saudita? Teorias conspiratórias e… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

HMS TIRELESS 18 de junho de 2018 at 9:31 Tireless… respeito a sua opiniao e seu ponto de vista… mesmo pq parte do q vc escreve esta certo. O Regime dos Aiatolas é altamente toxico e nocivo para o povo do Iran… nisso vc tem razao. E mais, esse regime teocratico dos aiatolas jamais podera ter acesso a bombas nucleares pq isso seria impensavel. Nesse caso nao seria so Israel q correria perigo, todos os países ali correriam perigo e ate mesmo proprio povo iraniano correria perigo pelo simples motivo de armas de destruicao em massa estarem nas maos de… Read more »

Fawcett1925
Fawcett1925
Reply to  Juvenal Santos
5 anos atrás

Falou pouco mas falou besteira. Quer exterminar um povo da face da terra? Já vi este discurso no passado e não deu muito certo.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Juvenal Santos
5 anos atrás

Juvenal Santos 17 de junho de 2018 at 13:48 Caro Juvenal Creio q vc quis dizer eliminar o atual Governo do Iran, a cupula teocratica dos aiatolas. Essa sim é nociva. O povo do Iran nao tem nada a ver com isso. La o povo persa tbm é refem do Governo Teocratico dos Aiatolas igual o povo turco esta se tornando refem do Erdogan. Seguindo o seu ponto de vista entao os EUA e a URSS deveriam ter matado TODOS os alemaes e TODOS os japoneses na 2 Guerra Mundial, ja q vc nao separa o povo de uma naçao… Read more »

Thiago
Thiago
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Quando o nível do debate passa por essas posições extremas, beirando a esquizofrenia e a ignorância é melhor nem responder senhores. Semelhantes aos xenófobos racistas que nos noventa xingavam o Brasil por culpa da corrupção, do crime, da putaria..etc e faziam afirmações similares ou pregando um olocausto nuclear para eliminar as favelas.

Fawcett1925
Fawcett1925
5 anos atrás

Não consigo ter uma opinião imparcial sobre esta guerra. Tenho um total desprezo pela familia real saudita e pelo apoio que estes recebem dos EUA. Ao meu ver os americanos estão abraçados com o escorpião pois se a Arábia Saudita pudesse já teria exterminado todas as minorias religiosas do Oriente Médio. Creio que esta guerra só será amenizada quando iranianos e sauditas pararem de interferir no Iêmen. Por anos este pobre país foi desestabilizado por potências estrangeiras e isto só serviu para aumentar a contagem de mortos frutos das inúmeras guerras civis sofridas pelo povo iemenita.

Fawcett1925
Fawcett1925
5 anos atrás

A Arábia Saudita tem por missão expandir o islã wahhabita ao redor do mundo e como sabe ser incapaz de fazer isso pela via militar ela usa meios mais sutis como construindo de mesquitas e financiando escolas wahhabistas em outros países, apoiando grupos extremistas sunitas enquanto estes não ameaçam seus interesses e os de seus aliados, perseguindo minorias religiosas em seu território, etc. Os sauditas só possuem uma postura discreta diante do conflito árabe israelense pois não querem arranhar sua imagem com o seu maior aliado, os EUA.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Fawcett1925
5 anos atrás

Fawcett1925 17 de junho de 2018 at 19:22

Caro Fawcett…
O regime saudita é ainda pior do que o iraniano e quem paga é o povo. Tanto o regime saudita quanto o iraniano sao extremistas e nocivos para a populacao de ambos os países.

Mas tem comentaristas aqui que sao extremamente tendenciosos e fecham os olhos qndo um regime igual o saudita se diz aliado do Ocidente.

nonato
nonato
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

E tem gente que tem uma postura muito equilibrada e democrática. Desde que seja contra os Estados unidos, que têm carregado o piano nas costas. Esse pessoal preferia que o mundo tivesse caído nas mãos dos nazistas ou comunistas. Ou talvez de radicais islâmicos. Como os EUA sempre têm segurado as pontas, não permitiu que a América latrina tenha virado uma Cuba, esse pessoal tem uma missão de vida falar mal dos americanos. Tudo que for contra, defendem. Rússia, China, Coreia do Norte, comunismo, islamismo. O importante é desfilar seu veneno contra os EUA. Pois não deixaram o comunismo se… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  nonato
5 anos atrás

nonato 18 de junho de 2018 at 2:44 Nonato… Existem comentarios tendenciosos dos dois lados. Tem comentarista q odeia os EUA so por odiar, nisso eles se igualam aos radicais e extremistas e qualquer tipo de radicalismo ou extremismo é ruim pois se torna fanatismo. E tem comentarista pro-EUA que desmerece totalmente os outros países. Se algum material nao vem dos EUA entao nao presta, se critica algo em relacao aos EUA entao é “esquerdopata-comunista”. Se uma ditadura apoia o EUA entao tudo bem, mas se ela é contra entao faz parte do eixo do mal. Esses sofrem da famosa… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Perda de credibilidade não tem nada a ver com parcialidade mas sim com a falsa imparcialidade afinal o que define a credibilidade do comentarista não é o seu posicionamento mas sim o apego à realidade dos fatos.

MGNVS
MGNVS
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Tireless A falta de imparcialidade abala sim a credbilidade do comentarista pois ele toma partido de um dos lados sem sequer analisar o contexto geral da questao ao dxar de observar tbm o lado da parte contraria. Isso é cegueira ideologica. Os EUA sao o maior e mais grandioso país do mundo e a unica superpotencia atual, isso é fato. Mas eles estao longe de serem os moci hos da historia, isso é imparcialidade. Eu nao troco a liberdade da democracia americana por nenhum outro regime do mundo, tlvz apenas os paises nórdicos se comparem a eles. Mas nao sou… Read more »

George
George
5 anos atrás

Saleh morreu. A aliança não foi tão estreita assim.

Wagner
Wagner
5 anos atrás

Enquanto isso,os “Pés descalços criadores de cabras ” vão segurando os Sauditas e sua matilha mercenária.

https://www.youtube.com/watch?v=pAWRvSFRwv8

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Wagner
5 anos atrás

Se os “pés descalços criadores de cabras” estão segurando “os sauditas e sua matilha mercenária” é porque estão tendo ajuda de prepostos do regime de Teerã.

Wagner
Wagner
5 anos atrás

Sim o iranianos apoia isso é inegável,mesmo com a incapacidade Saudita, pelo seu arsenal eles venceria.Irã se lixa para o zaidismo Iemita mas vê uma ponta de lança em caso de guerra de grande proporções contra os Sauditas,(já até está dentro do Catar),como faz na Síria e consolidado no Líbano.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Wagner
5 anos atrás

Pois é! Ocorre que os iranianos estão a arrumar inimigos demais e a sua posição no Oriente Médio está à beira de se tornar insustentável. Depois dos ataques desferidos pelas IDFs em território sírio na noite de 10/05, que destruíram as infraestruturas iranianas no país árabe, Moscou atentou-se que a presença de preposto dos persas no país atraindo ataques israelenses fragiliza a autoridade de Bachar Al Assad. Por esse motivos os russos reiteradamente desde então têm enfatizado a necessidade dos iranianos saírem da Síria. Isso sem falar é claro da proximidade cada vez maior de Riad com Telaviv.

Wagner
Wagner
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Assad quer os iranianos fora,só que agora ele não sabe o que fazer,( opinião minha) Creio eu que Assad até passa posições escondidas dos iranianos para Israel para tentar desencoraja-los,mas parece que não está funcionando. Assad desesperado fez um pacto com eles para sobreviver, paga caro.

Renato B.
Renato B.
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Eu concordo que os iranianos não estão fazendo isso por serem bonzinhos, nem de longe. Eles apóiam os Houthis porque viram uma oportunidade na revolta deles contra a Casa de Saud. A revolta não foi criada pelos Ayatolás, só é apoiada por eles porque atende seus interesses.

Wagner
Wagner
5 anos atrás

No ponto de vista militar, a tática Persa é bem mais avançada que a dos Árabes,inclusive fez os americanos aceitarem suas milícias dentro do Iraque quando o EI avançou rapidamente sobre o fraco exercito iraquiano,queira ou não no solo eles varreram o Estado Islâmico com apoio aéreo americano e europeu.Isso mostra que apoiados são “osso duro de roer”.

Miguel
Miguel
5 anos atrás

C