Aeronaves e forças especiais trabalharam juntos para replicar a captura de um líder de uma organização terrorista

O exercício militar Phoenix da Anatólia 2018, que começou no dia 1 de julho e terminou no dia 6 de julho, foi organizado pela Turquia e contou com a participação do Azerbaijão, da República Turca do Norte do Chipre (TRNC) e da Arábia Saudita.

A exercício militar é hospedado pelas Forças Armadas Turcas (TAF) desde 2009 no 3º Comando da Base de Jatos Principal na província central de Konya. O exercício testa os procedimentos comuns de resgate de pessoal em um ambiente operacional.

O exercício é executado durante um total de 61 horas durante o dia e 40 horas durante a noite. Além disso, aeronaves de combate realizaram 101 surtidas.

Exercício treina cenário de “neutralização do líder do terror”
A cena mais marcante do exercício foi quando helicópteros e unidades das Forças Especiais trabalharam em conjunto com jatos para replicar a captura de um líder de uma organização terrorista.

O cenário estipulava que um líder do grupo terrorista fosse neutralizado por jatos F-16 e helicópteros ATAK depois de receber informações de que ele estaria em movimento em um transporte de carga. Equipes avançadas de controle de batalha, que entraram na região antes, entraram em contato com os F-16, e a passagem do terrorista foi bloqueada por ataques a pontes.

O veículo foi então atingido por helicópteros ATAK e os F-16 tomaram medidas para garantir que os terroristas não pudessem ativar seus sistemas de defesa aérea. Uma vez que o terrorista foi neutralizado, unidades das Forças Especiais pegaram amostras de DNA de seu corpo para determinar sua identidade.

O exercício militar refletiu a experiência que a Turquia ganhou no norte do Iraque e na Síria. A “caçada ao líder terrorista” tornou-se o exercício do exercício militar que recebeu mais atenção, e foi observado de perto por cerca de 50 países. Os Estados Unidos estavam entre os países que acompanharam o exercício.

ASSISTA ABAIXO AO VÍDEO DO EXERCÍCIO:

FONTE: Yeni Safak

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Eles deveriam aprender com os Americanos como capturar um líder terrorista. Afinal, como capturaram Osama Bin Laden? Qual foi o plano?

Leonardo
Leonardo
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

O plano foi o seguinte: alguém da casa branca se reuniu com alguém do serviço secreto e disse: “precisamos aumentar a popularidade do presidente, que está em baixa. Você tem o nosso sinal verde para eliminar nosso antigo aliado.” Aí um grupo de soldados das forças especiais foi ao esconderijo que já era sabido pela inteligência há anos, encontrou-se com Bin Laden, que quando os viu deve ter pensado: “opa, maravilha, chegou a grana do mês, que me pagam pra eu assumir o BO do 11 de setembro e justificar as guerras”. Só que dessa vez, a visita tinha outro… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Isto para não revelarem que a Terra Oca é plana, e que o homem jamais foi a Lua, certo? ( modo irônico “on”)

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Nibiru! Eles pegaram uma carona no NIBIRU!

Leonardo
Leonardo
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

A outra alternativa é continuar acreditando que eles invadiram o Iraque por causa das armas de destruição em massa, passaram 10 anos caçando um ex-aliado como se o país mais poderoso do mundo não tivesse inteligência de campo, e invadiram um país inteiro por causa de uma pessoa. Curioso não terem invadido a Arábia Saudita, já que a maior parte dos terroristas do 11 de setembro eram daquele país. Mas cada um acredita no que quer.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Eu acredito no ET Bilu. Rsrsrsr.
Cada uma.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Na verdade, como muito bem explicitado por um forista por aqui em tópico que nem lembro mais, o Iraque e a Líbia foram visitados pelo titio Sam somente por seus líderes terem partido para negociar o petróleo em moeda que não o dólar(Iraque euro e Líbia ouro) e no caso a balança do dólar(que é o calcanhar de Aquiles,o único, do tio Sam) iria ficar bem desfavorável e poderia fazer outros países aderirem à idéia, ae se cria monstros malignos(não que fossem santos o Sadan e o Kadafi ) e os caça destruindo seus países e tal alegando “N” motivos.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

Assim Tomcat, a França que liderou a intervenção na Líbia, fez isso pelo dólar americano.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Leonardo
5 anos atrás
Diogo araujo
Reply to  Leonardo
5 anos atrás

cara vc é um terraplanista! kkkk

rui mendes
rui mendes
Reply to  Leonardo
3 anos atrás

Cada filme!!!!!!!;

Matheus G
Matheus G
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Não, a França liderou por causa do euro, já que o está estabelecimento de uma moeda ancorada ao ouro iria trucidar o euro e o dólar.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Matheus G
5 anos atrás

Diogo Araújo, vamos lá: 1) Bin Laden foi aliado. Fato. 2) o corpo do Bin Laden foi jogado no oceano, com a desculpa de que não queriam expor um cadáver (mas o fizeram com o Saddam e o Kadhafi, sem problema nenhum). Fato. 3) a Rússia e a China querem substituir o petrodólar. Fato. 3) a maioria dos terroristas do 11 de setembro eram sauditas, não iraquianos ou afegãos. Fato. 4) a mentira das armas de destruição em massa foi usada para justificar uma invasão a um país soberano. Fato. Você deve acreditar em qualquer versão oficial do governo americano.… Read more »

rui mendes
rui mendes
Reply to  Leonardo
3 anos atrás

A única verdade é o ponto 4. O ponto 1, é que não foi aliado, mas sim usado. O ponto 2, o Saddam foi a julgamento em um tribunal Iraquiano e condenado por Iraquianos, já o Kadafi, foram os rebeldes Líbios, que o caçaram e mataram, depois de ter sido encorralado e atacado por caças, na coluna de veículos em que seguia. O ponto 3, os EUA, a França, o UK, Portugal e muitos mais países, têm cidadãos seus, que são terroristas, isso não faz desses países, apoiantes de terroristas e do terrorismo, assim como os Sauditas, já o mesmo,… Read more »

rui mendes
rui mendes
Reply to  Matheus G
3 anos atrás

E a libra, não te esqueças, senão esse cenário cai por terra, pois os Britânicos também participaram.

João Bosco
João Bosco
5 anos atrás

O Brasil mandou algum observador, ou observadores, a esse exercício militar?

Marcos10
Marcos10
Reply to  João Bosco
5 anos atrás

Não. No Brasil não pode.
Veja, como exemplo, o Japão: lá terrorista vai para forca. Aqui vira herói, ganha nome de rua e ainda recebe indenização.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  João Bosco
5 anos atrás

Nós mandamos pros EUA, pra aprender CSAR com a USAF. Realizamos a alguns meses atrás a Operação Tápio, em Campo Grande, a fim de treinar CSAR e validar novas técnicas .

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Que exercicio mais complicado, não consigo imaginar o pq de tantas coisas redundantes, poxa, se tem a localização do mesmo, é manda um drone explodir o comboio, não precisa de FEs pra isso, o alvo já foi identificado, não precisa de F-16, nem de helis de ataque e por consequência não precisade esquadrões CSAR.
Outra coisa é como que os F-16 vão proteger os helicópteros das armas anti-aéreas, que provavelmente não passam de MANPDS. Quem tem que se proteger éo proprio helicóptero.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Existem duas escoltas: a anexada e a destacada. A anexada, próxima à força de resgate, é realizada pelos ATAK. A destacada, que vai à frente, é realizada pelos F-16. Realizam, caso necessário, a missão SEAD, se a AAAe for outra que não MANPADS. Contra MANPADS não tem solução além de flares ou utilização do terreno como defesa.

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

“”foi organizado pela Turquia e contou com a participação do Azerbaijão, da República Turca do Norte do Chipre (TRNC) e da Arábia Saudita.””
Arábia Saudita? Estranho…allahu akbar!

Leonardo
Leonardo
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

República turca do norte do Chipre? Esse “país” nem tem reconhecimento internacional.

Wagner
Wagner
5 anos atrás

Na ficção os turcos capturam o tal líder terrorista,usando todo seu “puder de fogo”.
Mas no mundo real,EUA,Russia,Irã e Siria estão há 8 anos correndo atrás do tal Abu Bakr al-Baghdadi lider do EI.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Wagner
5 anos atrás

Wagner.
Tem que combinar com ele.

Joao Moita Jr
5 anos atrás

Wagner, como diz o ditado…Papel aceita tudo!!! Rsrsrs
Agora, querem prender toda a liderança terrorista? É só ir lá em Ryad, e fazer um arrastão na “Família Saud”. Hehe

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Mas que a versão artilhada do H-225 M pra CSAR ficou irada ficou viu!!!

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

NAo é o H-225 M; começa pelas asas moveis que sao quadriplas ao inves de cinco. Agora as MGB do cougar certamente podem voar mais do que 15 a 20 horas sem requerer uma total revisao para troca de rolamentos, pinhão explodido e coisas do genero. Alguem sabe informar se as aeronaves brasileiras ja foram devidamente revisadas, com MGBs novas substituidas em recall gratuito? Quanto foi a multa paga pelo fabricante pelos prejuizos causados? Os brasileiros foram envolvidos na resoluçao dos problemas críticos e absorveram a tecnologia necessaria para pelo menos evitar que algo semelhante ocorra em novos modelos comprados… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Rommelqe
5 anos atrás

Realmente, parece não ser um H225M, já que só tem quatro pás no rotor principal, mas estranhamente, como um AS-352 Cougar comum, ele não tem cinco pás no rotor de cauda e sim quatro pás (como um H225M), além dos sponsors (tanques de combustíveis), escapes do motor, APU, FLIR, cabine maior, bagageiro atrás, etc…. É sabido que a Arábia Saudita possui o AS-352 (H215M), mas este daí parece um H225M, só que com um rotor principal apenas com quatro pás e não cinco. É interessante comparar com o AS-352 turco ao seu lado. Este sim um Cougar (H215M) com todas… Read more »

Bille
Bille
Reply to  Rommelqe
5 anos atrás

Buenas

A maior parte já foi, mas não é uma revisão sinistra não. Foram trocados as engrenagens epicicloidais e em alguns casos a bevel gear.
Mas o que fizeram foi um monte de “cabrito” com o metal acumulado no radiador e um “plugão” sem indicação no painel, pra detectar limalha. O que precisa é um novo projeto mas a Airbus tá fazendo de tudo pra não bancar esse custo.

Bueno
Bueno
5 anos atrás

No vídeo , o black hawk da uma “gangorrada” , Foi navalhada do piloto ou é normal?

Este tipo de ação em campo aberto, aumenta o rico de ser derrubado, os curdos já derrubaram helis turcos. Apesar de ter limpado a área com F16.
Achei muito custo enviar Helicópteros para confirmar a morte do terrorista, coletar amostras de sangue, depois de um ataque de caças. Conseguir identificar as partes do terrorista vai ser um quebra cabeça.

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

Que pena, tive um comentário bloqueado. Podem liberar, por favor? Obrigado.

Piloto de Combate
5 anos atrás

Essa “gangorra” é apenas o ajuste de velocidade para a manutenção da marcação na formação de voo.

Outra coisa, esta manobra, aparentemente, tem o objetivo de demonstrar capacidades… Por exemplo, em campo aberto, nunca seria feita aquela manobra de guincho…

Não achemos que uma missão assim exigiria essa quantidade de meios….

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Piloto de Combate
5 anos atrás

Meu caro, tu sabes se já foi solucionada a questão da MGB do H-225 M???

Bueno
Bueno
Reply to  Piloto de Combate
5 anos atrás

Piloto de Combate 31 de julho de 2018 at 14:52
verdade, já dizia o Didi: treino é treino e jogo é jogo

Obrigado!

Juarez
Juarez
5 anos atrás

Rommelqe 31 de julho de 2018 at 11:51 NAo é o H-225 M; começa pelas asas moveis que sao quadriplas ao inves de cinco. Agora as MGB do cougar certamente podem voar mais do que 15 a 20 horas sem requerer uma total revisao para troca de rolamentos, pinhão explodido e coisas do genero. Alguem sabe informar se as aeronaves brasileiras ja foram devidamente revisadas, Não. com MGBs novas substituidas em recall gratuito? Não. Estão apenas punho da engrenagem trocada, quando deveriam trocar toda a transmissão e você esta pagando tudo isto com o novo CLS que foi “engoelado”, ou… Read more »

Humberto
Humberto
Reply to  Juarez
5 anos atrás

Perfeito.

Juarez
Juarez
5 anos atrás

os interesses…