Curitiba (PR) – No dia 27 de julho, foi realizado, no 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), “Batalhão Sargento Max Wolf Filho”, um encontro de Boinas Azuis do Batalhão Suez, com o objetivo de comemorar os 60 anos da saída do 4º Contingente daquela organização.

Durante a formatura, foi destacada pelo Comandante do 20º BIB a importância dos feitos e legado de uma geração que levou com orgulho o nome do Brasil para além das nossas fronteiras. O exemplo deixado pelos veteranos de Suez inspira as novas gerações de militares a perpetuarem as tradições de nosso Exército.

Uma placa comemorativa foi inaugurada, deixando registrado no Museu da organização militar o nome de todos os integrantes do 4º Contingente, como justa homenagem aos seus bravos integrantes.

O evento contou com a presença do General de Brigada R1 Waldstein Iran Kümmel, veterano do 4º Contingente, primeiro-tenente à época do embarque; do Sr Jauri Conrado Rodrigues, veterano do 4º Contingente e Presidente da Associação Batalhão Suez do Paraná; além de veteranos de diversos contingentes; comandantes de organizações militares do Exército e da Força Aérea na Guarnição de Curitiba; familiares; amigos e parceiros do Batalhão.

O Batalhão Suez

Em 29 de julho de 1958, o 4º Contingente partiu para RAFAH (Faixa de Gaza), sede do Batalhão Suez, que integrava as “Forças de Emergência das Nações Unidas (UNEF I). Conhecida como a primeira força de paz das Nações Unidas, a UNEF I atuou no Oriente Médio no período entre 1957 e 1967, supervisionando o fim do conflito entre Egito e Israel, com atuação ao longo do Canal de Suez e na Faixa de Gaza. Dos integrantes daquele contingente, havia um militar do então 20º Regimento de Infantaria, Unidade origem do 20º BIB, o Subtenente Benedito Lacerda.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo
5 anos atrás

Meus Parabéns aos veteranos do Batalhão, Quando se participa de uma missão internacional como essa alem da importância é o Brasil que esta sendo representado é a imagem do próprio País ,

Joao Moita Jr
5 anos atrás

Está na hora de mandar uma força igual aquela para Gaza de novo. A IDF só respeita poder de fogo a medida.