De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram registradas 63.880 mortes violentas. Mortes provocadas por policiais aumentaram 20% e número de policiais mortos diminuiu 4,9%

Por Cíntia Acayaba e Paula Paiva Paulo, G1 SP

Brasil registrou 63.880 mortes violentas em 2017, o maior número de homicídios da história, de acordo com dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública na manhã desta quinta-feira (9). Sete pessoas foram assassinadas por hora no ano passado, aumento de 2,9% em relação a 2016. Os estupros aumentaram 8,4% de um ano para o outro.

O Rio Grande do Norte registrou a maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes: 68, seguido por Acre (63,9) e Ceará (59,1). As menores taxas estão em São Paulo (10,7), seguida de Santa Catarina (16,5) e Distrito Federal (18,2).

As capitais com as maiores taxas são Rio Branco (AC), com 83,7 por 100 mil habitantes, Fortaleza (CE), com 77,3, e Belém (PA), com 67,5.

O 12º Anuário de Segurança Pública compila dados das polícias de todos os estados do país e é utilizado como dado oficial, já que o governo federal ainda não tem uma base de informações nacional. Em julho, o Sistema Único da Segurança Pública (Susp) foi criado e, entre outras coisas, prevê a criação de um sistema de dados unificado entre as forças policiais e entre os estados, semelhante ao Datasus (do Sistema Único de Saúde).

“O crescimento da violência no país tem duas direções. Uma são as novas dinâmicas do crime organizado, agora, a outra, é a insistência da política pública de várias esferas e poderes, de continuar fazendo mais do mesmo””, diz o diretor do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima.

Violência policial

A letalidade das polícias nos estados brasileiros aumentou 20% em relação a 2016: 5.144 pessoas foram mortas em decorrência de intervenções de policiais civis e militares. Isso representa 14 mortos por policiais por dia.

“O modelo com o qual o país está optando por enfrentar o problema da segurança pública é um modelo que tem feito várias vítimas e quando você opta pelo confronto você gera resultados que são devastadores e a começar também pelo que é a soma de todos os nossos erros que é o sistema prisional”, diz Renato.

O número de policiais mortos diminuiu 4,9% em relação a 2016: 367 policiais civis e militares foram vítimas de homicídio em 2017 contra 386 em 2016.

Leia a matéria completa no site do G1, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delfim
Delfim
5 anos atrás

Como muitos aqui sabem, trabalho na Div. de Homicídios da PCERJ, então vamos lá : . “Mortes violentas” incluem acidentes de trânsito, balas perdidas, vaso que cai na caça de transeunte. Estupros não aumentaram e sim sua comunicação. Números não mentem mas podem ser distorcidos. . SP é o estado mais rico, SC tem grande IDH e DF é onde está o poder. Daí os números baixos. . RN é governada pelo PSD, Acre e Ceará pelo PT. Esquerda define violência. Daí a disparada do nº 17. . Hell de Janeiro não está tão ruim quanto se imagina. Mídia influi… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Concordo com seu argumento, essa mentalidade de esquerda e extrema-esquerda implantada no país é a raiz do problema, querem transformar a sociedade em criminosos e estão conseguindo, basta ver que a criminalidade explodiu nas últimas 3 décadas, justamente quando ele passam a ter hegemonia política e cultural. Só não enxergar isso quem tem um problema muito grande de cabeça! Só discordo da sua afirmação em relação a partido político, a esmagadora maioria dos partidos são de esquerda ou extrema-esquerda… Os indicadores são ruins de forma geral… “””Um acréscimo à matéria : 94% dos mortos nas DH do RJ são homens,… Read more »

jorge Alberto
jorge Alberto
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Concordo… so os “motivos” q nao… A Esquerda pensa da seguinte maneira: Vamos deixar a bandidagem solta, “ela nos ajudara a chegar ao poder”, pois “ninguem faz nada”, o sistema capitalista se esgotou (sic!) e o povo ja nao aguenta mais, logo… Aceitarao qq um que diga “ter a solucao”…

Entao eles chegarao ao poder! E resolverao o problema do jeito deles: Matarao todos os presidiarios e bandidos! A paz reinara e eles sao os “mocinhos”…

Ficcao? Duvidao? Veja como fizeram em Cuba e venefavela…

Outra forma de confirmar isso: “paguem pra ver”!!! Votem em comunista para preseidente…. rs

Renato B.
Renato B.
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Já vi alguns creditarem os números de SP ao impacto do PCC. No Rio o tráfico está no “livre mercado”, por assim dizer, o embate entre facções mata mais gente. Enquanto em Sampa a hegemonia do PCC reduziu os conflitos.

Você concorda com essa visão?

Comparando com os EUA, Chicago está sofrendo um epidemia de tiroteios, resultado de conflitos entre gangues pequenas. O tráfico é pulverizado em pequenas gangues que lutam por território, como algumas cidades da América do Sul. https://warisboring.com/54595-2/

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Chicago é reduto dos democratas e eles conseguiram aprovar um “gun control” lá, conseguiram até banir completamente a posse, produção e venda de fuzil… pelo jeito não adiantou nada e os criminosos continuam armados até o pescoço que nem no Brasil.

Delfim
Delfim
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Renato B., a “Pax Paulista” é um tema muito discutido aqui no RJ.
É sabido que o CV, com um pé na ideologia e outro no confronto, torna as coisas mais espinhosas, fora a aliança PCC + TC + ADA (que praticamente desapareceu), mais as milícias, todos se enfrentando entre si, e as Polícias no meio.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Pax Paulista é um bom termo. Se bem me lembro já pegaram até falas de bandidos de PCC, em escutas, discutindo o papel deles na redução da criminalidade. Dois pesquisadores lançaram um livro sobre o assunto que fala desse efeito da hegemonia do PCC. Segundo eles as regiões mais violentas são aquelas em que grupos criminosos estão razoavelmente igualados e lutando para ganhar o controle. Se ficou melhor com o PCC? Não faço idéia e como ele mesmo está começando a se dividir a violência pode até aumentar. E aí Smoking entra a comparação com Chicago. Pelo que entendi o… Read more »

Talisson Goet
Talisson Goet
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Se o controle de armas não influi negativamente nem positivamente na questão da criminalidade, apenas atingindo a liberdade, então ele não deveria existir.
Difícil é explicar isso pra esquerdista, ja que seu maior inimigo é a liberdade e não a criminalidade.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Talisson Goet, Vamos lá: O que você chama de “Criminalidade”? É todo e qualquer tipo de crime? Se for é um saco de gato e eu duvido que a posse de armas influencie todos os tipos de crime. Por exemplo, gostaria de saber como a posse de armas reduz crimes de trânsito, corrupção, roubo de dados, calúnia e cia. Sem provocar outro crimes, claro. Eu acredito que a posse de armas vai influir em alguns tipos, especialmente aqueles contra a vida e propriedade, como invasão de propriedade, assaltos e latrocínios. Quem vive no campo a uns 40 minutos da delegacia… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Talisson, vamos lá. Eu acredito que a posse de armas vai ter impacto sobre crimes contra a vida e a propriedade, como invasão, assalto, latrocínio etc. O campo é um bom exemplo, quem está a 40 minutos da delegacia mais próxima sabe disso. Agora, o que é essa tal criminalidade? Defina. Eu não consigo ver como essa mesma posse de armas vai influir no tráfico de drogas. Como também não vejo impacto em corrupção, roubo de dados, ou calúnia, pelo menos não sem fazer outros crimes. Agradeço se me mostrar como. Se alguém, que não seja o John Wick, resolver… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Achei que o primeiro comentário não tinha saído e enviei de novo. Podem ignorar o segundo.

jorge Alberto
jorge Alberto
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Muitissimo bem colocado!

Nao leio mais nada vindo de globo, istoe ou veja…. So leio (filtrado claro), coisas da net…

Nos ultimos tempos, so lixo impresso!

away
away
5 anos atrás

Com o tanto de “especialistas” que esse Brasil tem, não sei como nosso país não é de primeiro mundo.

Já cansei de tudo isso.

Antonio
Antonio
Reply to  away
5 anos atrás

Tá difícil.

Delfim
Delfim
Reply to  away
5 anos atrás

Não faltam “curandeiros” em Seg. Pub. Imaginem um especialista em Medicina que não seja médico ?

Rafael M. F.
Rafael M. F.
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Exato!

A segurança pública só começará a melhorar quando for arrancada das mãos dos sociólogos, cientistas políticos e filósofos e voltar para as mãos de quem realmente está na linha de frente.

Vocês não imaginam a quantidade de “especialista” em segurança que nunca acompanhou uma progressão em favela.

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Lamentável. Eu sinto muito pelas famílias dos mortos violentamente, sejam inocentes ou culpados. A solução para isto? Eu não sei exatamente, mas acredito que seja educação, trabalho e justiça. Uma educação que ensine princípios de boa convivência; trabalho que ocupe os jovens e lhes dê uma renda para possuírem o conforto que se faz necessário no mundo moderno e; justiça, um sistema legal que desestimule a criminalidade, com leis mais rígidas. Talvez daqui a uns cinqüenta anos as coisa melhorem…

Antonio
Antonio
5 anos atrás

Esse é um Governo de recordes.
Ontem foi o anúncio do recorde de desemprego e sub-emprego.
Hoje, o de mortes violentas.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Parece até que quando éramos governado pela OrCrim o Brasil era uma Escandinávia não é mesmo!? Aliás um dos Estados mais violentos do Brasil é a Bahia, governado pelo respectivo ParTido desde 2007…..

Tente outra vez pois como provocador profissional você está perdendo consistência…

Antonio
Antonio
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Lembro-me, perfeitamente, que, quando criança, não existiam favelas, crimes nem corrupção no Brasil.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Argumento mais falso que uma nota de 3 reais, tal como o da suposta Escandinávia que teríamos vivido de 2003 a 2016.

Tente outra vez!

Matheus Parreiras
Matheus Parreiras
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Você nasceu em 1500 ? Só pode.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Isso não vem do dia para noite, já tinha até passado de 60 mil antes de 2014, qualquer um vê quem foi que deixou assim: o governo anterior e esse, que na verdade eram o mesmo governo.

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Quanto mais afrouxam as leis, mais a criminalidade aumenta…isso vem acontecendo desde o início dos anos 90. Há um grande incentivo do Estado para fomentar a criminalidade no Brasil… Especialmente entre os pobres. Bandido é malandro mas não é burro, é um ser humano que coloca na balança suas ações. Mídia que incentiva a malandragem e destrói valores sociais, desemprego, salários baixos, sociedade de imagem, Estado fomentando a criminalidade, apoio de ONGs de direitos humanos (deveriam ser expulsas do país). Ahhhhhh mas o problema é o cidadão que nunca roubou na vida, sempre trabalhou, estudou e poupou para ter algo… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

SP é governado pelo PSDB e SC pelo PMDB.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Delfim, e daí? Você com esse argumento até parece filiado político dessas 2 tranqueiras. Não sei de onde você tirou que esses Estados são melhores em segurança por esse fator partidário. Sem falar que SC nas últimas décadas foi administrado pelo PP, depois PMDB e nos últimos 8 anos PSD (somente agora o governador do PSD saiu e assumiu o PMDB, 6 meses). Ou seja, seu argumento no caso de SC está errado. Todos esses partidos listados são terríveis e você sabe muito bem disso… Sem falar que Estados não legislam sobre legislação penal e tem pouca capacidade de interferir… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Não sou. Mas estes partidos levam mais a sério a questão da Segurança Pública que a esquerda a partir do PT.

Eduardo Henrique
Eduardo Henrique
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Sou seu colega do DHPP/SP.
Acredite o PSDB não leva a sério segurança pública.
Éramos 38 mil em 1997. Hoje somos 28 mil policiais civis .
Um efetivo envelhecido, condições deprimentes de trabalho e não vou comentar remuneração.
Aliás, nenhum partido leva a sério a questão de segurança pública.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Eduardo Henrique 9 de agosto de 2018 at 20:59

Estou 100% com você, o PSDB parece importar-se apenas com a PM.

Mas temos que entender que ruim aqui em SP, comparado com o resto do Brasil, vivemos no paraíso da segurança pública.

Delfim
Delfim
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Não sou. Mas é fato que a partir do PT a esquerda se perde na questão da Seg. Púb. A tal “lógica do assalto”

Antonio
Antonio
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Realmente, eu não entendi a salada ideológica.
Primeiro, associar homicídios com esquerda e depois considerar o PSD de esquerda.
Sem contar os outros Estados todos assolados pela violência, como Pará, Amazonas e etc. que não têm essas características.
Sem contar que, naqueles Estados, o 17 é inexpressivo.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Mas concordo com as suas ideias, Delfim, quanto mais de esquerda os partidos e políticos pior fica a segurança pública, mais defasadas ficam as policiais e mais protegidos ficam os criminosos. Isso é algo bem nítido na nossa realidade. Abraço!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Isto é verdade…

Ô gente para gostar de vagabundo.

Não precisa nem ler muito para chegar a esta conclusão..

Olhem as declarações da candidata ao Governo do RJ pelo PT, sobre o que ela acha dos assaltantes

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Delfim
5 anos atrás

E o que o partido que ganhou as ultimas eleições tem a ver com isso???????

Diogo Prado
Diogo Prado
5 anos atrás

É… a culpa é da Segurança publica ne, nao é do judiciario que nao aplica penas duras e mantem encarcerados criminosos perigosos. Bandido hoje em dia nao teme nada, sabe que raramente ficará preso, e quando ficar, será por pouco tempo

Antonio
Antonio
5 anos atrás

O fato concreto é que o Norte e o Nordeste do Brasil são rotas de tráfico de drogas. Algumas regiões estão totalmente dominadas pelos traficantes. Daí o números absurdos da violência. Na Região Norte temos umas quatro facções brigando, inclusive o famoso e poderoso PCC de SP e o Comando Vermelho do Rio. Em tempo. Apedar dos índices relativos serem baixos, SP tem um número absoluto enorme de homicídios. E ainda, li um estudo que dizia que os confrontos em SP não são muito frequentes, tendo em vista que apenas uma facção domina tudo, inclusive com fortes ramificações no Estado.… Read more »

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Antonio
5 anos atrás

As mortes relacionadas as drogas são por falta de pagamento aos traficantes e brigas por pontos de venda, não são relacionadas ao fato de serem rotas de tráfico. Ja vi mortes ao vivo e a cores pelos dois motivos que citei, tinha uma loja de motopeças e um cidadão colocou um carrinho de vender churrasquinho na frente, com uns 20 dias passou uma moto e o garupa deu seis tiros nele, foi aí que soubemos que ele era um traficante e a quadrilha que tinha um oonto do outro lado da Avenida Vasco da Gama o matou. Um filho de… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Estou me referindo ao fato de que as quadrilhas no Nrote brigam pelo domínio destas rotas. Daí a enorme violência.
Há cerca de um mês assisti documentário sobre esta situação no Acre. Já estavam com aspecto de milícias. Muito bem armados

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
5 anos atrás
HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

“E ainda, li um estudo que dizia que os confrontos em SP não são muito frequentes, tendo em vista que apenas uma facção domina tudo, inclusive com fortes ramificações no Estado.” Aquele estudo fajuto, patrocinado pela OrCrim responsável pelos dois maiores esquemas de corrupção da história do Brasil (mensalão e petrolão), que você não respeita. Outro fato interessante é que essa mesma agremiação ParTidária governa o Estado da Bahia desde 2007, um dos Estados mais violentos do país. Aliás, a proximidade dos mesmos com o crime e a sua falta de pudor são tão grande que o seu chefão tenciona… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

A violência no Brasil começou na Bahia. Em 1500 na região de Porto Seguro.
Próximo.

M.Silva
M.Silva
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Claro, os índios nunca guerreavam, nunca matavam seus inimigos derrotados, nunca matavam animais…com pólvora antes de 1500, etc. Tão bonzinhos! Só trucidavam todo mundo na flecha, na lança e no tacape. E nem agridem quem passa pelos feudos semi-independentes deles, quero dizer, pelas reservas deles hoje em dia. Nisso é que dá estudar história em livro de estória, kkkkkk!

Antonio
Antonio
Reply to  M.Silva
5 anos atrás

O único fato é que ninguém pediu a presença dos portugueses lá, né?
Foram lá (Vieram aqui) fazer o quê?
Brincadeiras à parte, não deixa de ter um fundo de verdade.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

a Segurança pública tem recursos, é o Brasil deva ter mais de 1000000 de policiais,entre militares,civil.eles são bem pagos principalmente em Minas,pois um soldado ganha mais que um professor.Eu não sei como se resolve essa situação,eu acho que a maioria dos crimes está relacionado as drogas,a pobreza e a ignorância a falta de instrução do povo.

M.Silva
M.Silva
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Não é a PM que é bem paga, é o professor, que vota em peso no mesmo PT que desvaloriza a educação e seus profissionais, é que é mal pago mesmo. Para ver como os políticos gostam da educação e dos professores, apesar do discurso contrário. Aliás, a PMMG nem está entre as melhores pagas – houve vezes em que esteve nivelada com as de Estados mais pobres do nordeste. A do DF é das que melhor ganha. Se crime se resolvesse com educação e dinheiro público socado nos bolsos das pessoas, por que os políticos, a maioria com curso… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  M.Silva
5 anos atrás

Acho que vc, antes de comentar, deveria fazer uma pesquisa para ver quais são os salários dos Estados.

Sargento Pincel
5 anos atrás

No Brasil são assassinadas 170 pessoas por dia (uma queda de avião por dia), código penal arcaico, descaso com a politica de segurança publica e falta de investimento em presídios. Para se começar a acabar com esse genocídio devemos investir pesadamente em educação no ensino básico, depois fundamental e assim por diante e também a construção de inúmeros presídios com estrutura para que o apenado possa cumprir a pena humanamente ou ficar por quatro décadas trancado no minimo para servir de exemplo. Ou seja educação para as crianças e cadeia para os delinquentes.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Enquanto não reformularem nosso código penal ,onde se classifica por te de arma branca o estar de posse de um espadim(aquela espadas da cavalaria), e no qual há brechas enormes onde se enriquecem milhares de advogados de porta de cadeia , qualificar a educação e priorizá la dando uma base firme para nossas crianças e mantendo a mesma até sua formação, tbm investir em qualificação e acompanhamento psicológico dos policiais de modo a terem uma conduta bacana para com os cidadãos(está começando a aparecer policiais,mesmo entre os novos, irritadiços, arrogantes e abusadores de suas posições, eu vivi isto em uma… Read more »

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Realmente o despreparo de nossas polícias é enorme, e isso se reflete nos números da segurança, visto que apenas 5% dos homicídios são elucidados no país, menos de 10% de celulares roubados são recuperados, e o número de roubos, furtos e homicídios só aumentam. Outro dia revistaram meu filho de apenas 13 anos em um ponto de ônibus, onde estavam muitas outras pessoas aguardando o coletivo, que também foram revistadas, menos as crianças de colo! Vivemos em estado cada vez mais policialesco, mas que não impede os criminosos de atuarem.

Antonio
Antonio
Reply to  Defensor da Liberdade
5 anos atrás

A situação está muito complicada. Semana passada, em uma favela da Zona Oeste do Rio, houve confronto entre traficantes e milicianos. As colunas de bandidos pareciam tropas indo para a guerra. O BOPE foi chamado e os primeiros presos foram três policiais em uma patrulha que estavam dando cobertura para a milícia. Portanto, não é só despreparo. Grande parte das instituições já está contaminada. Tudo muito difícil

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Coincidentemente quem governou até a pouco o RJ foi o homem-guardanapo Sérgio Cabral, “parça” da divindade presa em CWB.

Que coisa não!?

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
5 anos atrás

Morrem cerca de 350 policiais por ano e eles matam por volta de 5.000 pessoas, então não vejo o porque deste escandalo que os policiais fazem cada vez que um colega é morto. Tenho uma sobrinha PF e não gostaria de a ver morta, mas ser policial foi uma opção dela, poderia continuar como engenheira que foi como se formou, foi uma opção por melhor salário que tem seus prós e contras, um risco que aceitou ao optar por ser PF. Dizem que ser policial é perigoso, mas 8 % dos pilotos da minha turma da AFA morreram em acidentes… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Sem contar os que são mortos e nem aparecem nas estatísticas. Muito comum nos Estados do Norte e Nordeste.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Antonio
5 anos atrás

nordeste tinha taxas parecidas com SP, mas foi só uma certa ideologia chegar e fazer lavagem cerebral por lá que várias cidades do nordeste se transformaram nas mais violentas do mundo. Agora a diferença entre as taxas de violencia de SP e nordeste é gigante.

Antonio
Antonio
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

A facção criminosa mais poderosa do Brasil, disparado, é o PCC de São Paulo.
Já estão atuando em diversos Estados do Norte e Nordeste e, inclusive, já estão se associando/dominando algumas fações do Rio.
Agora, não me pergunte como as autoridades de SP deixarem chegar a este estado de coisas.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Antonio
5 anos atrás

pcc só age com mais inteligência e perceberam que era muito fácil sair do estado de SP para outros. Agora a culpa é de SP se é fácil para os traficantes transitarem pelo Brasil todo e pela fronteira da Bolívia e Paraguai?

jorge Alberto
jorge Alberto
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Pensando nissso Antonio… como alguem vota no geraldo alckmin??? Maluf??? e d+?

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Sei lá Jorge Alberto. Deve ser uma espécie masoquismo com requintes sádicos. Só pode.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

E quem vota na Haddad, que dava dinheiro para os crackudos se drogarem, é o quê mesmo Jorge Alberto? E quem vota no Jacques Wagner?

Antonio
Antonio
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Interessante reportagem desse ano sobre o PCC.
Já estão recrutando bolivianos e paraguaios e a quadrilha já tem até setor de RH.

https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,pcc-e-a-maior-organizacao-criminosa-da-america-do-sul-e-usa-terror-contra-estado-diz-promotor,70002400534

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

SmokingSnake ? 9 de agosto de 2018 at 18:17

Eu cresci em Natal onde brincava e andava de bicleta até tarde da noite.

Mês passado fui ver os meus pais lá e aconselhado a passar rapidamente por um trecho do caminho entre o aeroporto e a cidade rapidamente para diminuir o risco de ser alvejado.

Diga-se de passagem as 21:30h

Antonio
Antonio
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Acrescento. Civis mortos que não parecem nas estatísticas.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Piadinha brasileira : Suzane von Richtoffen ganhou indulto do Dia dos Pais…

José Luiz
José Luiz
5 anos atrás

Caro Walfrido, realmente a profissão de piloto de caça é uma das mais estressantes e certamente de alto risco, mas veja um detalhe o risco é somente quando ele voa. Um policial hoje em um grande centro urbano, esta em risco no seu dia de folga quando passeia com a família, em risco até quando dorme. Pois pode ser parado por bandidos em um roubo destes do tipo arrastão aqui em sp ou bloqueio que fazem no RJ, pode ter a sua casa invadida por um meliante etc. O risco é 24 horas por dia, 365 dias por ano, um… Read more »

Caio
Caio
5 anos atrás

Números que só vão aumentar com a terra dividida em duas ideológias que não agregam a nenhuma nação, pois todos os países fortes assim chegaram graças ao nacionalismo e não crendo em esquerdismo e direitismo como soluções mágicas, isso coisa pra gente com tendência a submissão.

Hawk
Hawk
5 anos atrás

Mais do mesmo. Pra Globo e outras ONGs, sem contar os Partidos de Sempre, a PM é a culpa até pelas mortes na Nicarágua!

M.Silva
M.Silva
5 anos atrás

Para que vender fiado? Para gastar em munição e correr o risco de ser preso? Para atrair a atenção da polícia, o ódio da população e o disque-denúncia? Para que bancarem os valentões? Para impressionar os idiotas e as vagabundas? Que burrice! Traficante brasileiro é burro mesmo – vende fiado. O tráfico acontece na Europa, mas ninguém fica sabendo de atos de cangaço do asfalto por lá – vender fiado, só no Brasil. No máximo, matam uns traidores ocasionais. Cartelizam o mercado – tudo dividido, ninguém fica se trucidando por controle de bocas de fumo. Tráfico de droga é tática… Read more »

MK48
MK48
5 anos atrás

Outro dado chocante : O número de estupros (pelo menos os registrados) no Brasil em 2017 foi de 60.000 .

M.Silva
M.Silva
Reply to  MK48
5 anos atrás

Depois que a lei passou a considerar atos que eram antes criminalizados como atentado ao pudor (como uma passada de mão no traseiro, uma encostada maliciosa no ônibus lotado ou um beijo roubado) como estupro, claro que os “estupros” subiram muito. Se bobear, uma cantada pode te levar à prisão (principalmente se fores feio ou pobre). A maior parte desses “estupros” eram tipificados como atentado ao pudor, mas o PT, para promover o feminismo no Brasil, demonizar os homens e tornar as mulheres histéricas e clientes das malditas “políticas públicas” com o nosso dinheiro e muita roubalheira no meio, resolveu… Read more »

Mk48
Mk48
Reply to  M.Silva
5 anos atrás

Ótimo e esclarecedor o seu comentário M.Silva.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  M.Silva
5 anos atrás

Realmente é uma lei ridícula a “acochada” no coletivo. É impossível, dadas as condições de superlotação em que sempre circulam nossos coletivos, não esbarrar em alguém, seja homem, mulher, idoso, criança… Sei que muitos fazem por mal, mas a grande maioria não. Agora com essa lei ridícula os verdadeiros casos de estupro deixarão de ser combatidos por que a polícia estará preocupada resolvendo “alarmes falsos”.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  M.Silva
5 anos atrás

Bobagem isso de que qualquer coisa é registrado como estupro (essa ideia do PT não vingou). Vai numa delegacia registrar uma queixa de estupro porque um cara passou a mão nas suas nádegas que o escrivão vai rir da sua cara e mandar você procurar o que fazer. Esses 60 mil são estupros mesmos (tirando os casos de falsa comunicação de crime, mas também tem muita mulher que é estuprada e não faz nada, por vergonha ou medo). Até uns dias atrás, o vagabundo poderia ejacular na cara de uma mulher num ônibus que era mera contravenção penal. . Hoje… Read more »

Ozawa
Ozawa
5 anos atrás

Educação. Legislação. Repressão.

Esse é o tripé sobre o qual se assenta a “Segurança Pública” em qualquer lugar do mundo, assim, pelo conhecido desequilíbrio daqueles apoios, balança ao ponto de quase cair no Brasil. Aliás, os números acima já demonstram que por aqui ela sentou no chão . . .

Dortmund Brazil
Dortmund Brazil
5 anos atrás

A situação do país só irá mudar quando 5 grandes medidas forem realizadas. * ensino religioso obrigatório para todas as escolas dos país (católico ou protestante) desde a pré escola até o segundo grau. * Inclusão no currículo escolar, a disciplina de ética, moral e patriotismo. * Ampliação em cerca de 100% todas as forças policiais, contemplando equipamentos e salários. * Criação do ministério da fiscalização, atuando em conjunto com polícia federal , aplicando pesadas multas e sanções para irregularidades, tanto no âmbito público como privado. * regulamentação da Programação para os canais de mídia, proibindo cenas de violência, nudismo,… Read more »

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Dortmund Brazil
5 anos atrás

Desde quando religião está ligada a maior ou menor criminilidade?
Vc acha que obrigar alguem a ser cristão tornará o Brasil um mundo melhor,isso é pura ilusão, alem de ser inconstitucional.
E o pior, achar que pode mejhorar a situação com censura na TV ou Internet.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Dortmund Brazil
5 anos atrás

Galera com smarphone na mão e o cara querendo censurar tv achando que vai dar algum resultado.
Trocentos padres e pastores pedófilos e o cara achando que religião diminui a criminalidade.
Esse mundo que você quer é aquele daquelas seitas que tem nos EUA. O pessoal vai se fecha para o mundo numa fazenda, não vê tv, fica rezando e fazendo filhos (principalmente o líder da seita que pega geral).
Prefiro o Brasil como está hoje do que essa solução bizarra. Quem gosta de censura vai para a China, Irã, Coreia do Norte e etc.

Dortmund Brazil
Dortmund Brazil
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Para os foristas de plantão, um pequeno exercício. Ligue sua Tv, conecte nas suas redes sociais, ligue o seu rádio, abra alguma revista. 99% dos temas relacionados a grande mídia são basicamente ao sexo, pornografia, violência extrema, atos criminosos, exaltação do satanismo, mortes etc. A desssensibilização já ocorre a décadas, só não vê acredita nisso, quem não quer. O povo cada vez mais vê repetidas vezes estes temas e sem base nenhuma, começa a repetir as vezes inconscientemente estes atos. Agora vir querer dizer que a falta de espiritualidade e excesso de informações negativas não influencia na vida das pessoas,… Read more »

Thiago
Thiago
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Apesar não concordar com as soluções propostas do comentário acima, um fato que deixa irritado é a enorme e incompreensível exposição da violência nos canais, jornais e sites brasileiros . Observe um jornal europeu, não há exposição dos cadáveres, só em casos raríssimos como aquela criança migrante vítima de um naufrágio. A escolha de expor a foto do corpo da criança foi para impactar e influenciar a opinião pública , mesmo assim nem todos os jornais optaram por expor a foto. Já no Brasil, voce acende a TV e os jornalistas tem o maior prazer e fetiche de alimentar o… Read more »

Mustafah
Mustafah
5 anos atrás

Corrigindo uma postagem de um comentarista que afirmou que há mais de 1 milhão de políciais no Brasil, todo efetivo policial brasileiro, das varias corporações está em torno de 500 mil

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Mustafah
5 anos atrás

Deve ter um erro nos seu número, só a PMSP tem mais de 90 mil policiais.
“Efetivo total de 92.980 policiais militares, 545 unidades em
operação, 2.245 instalações físicas, frota de 26.349 viaturas, 23 helicópteros, 05 aviões, 85 embarcações, 450 cavalos, 400 cães e o
atendimento de 102 milhões de intervenções por ano”PMSP

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Não está muito errado.
São Paulo tem 90 mil porque tem cerca de 20% da população brasileira. Por aí já dá para ter uma ideia de que há cerca de 450 mil PMs no Brasil.
A última pesquisa que encontrei:
“O Brasil tinha 425,2 mil policiais militares e 117,6 mil policiais civis em 2013. Havia um PM para cada 473 habitantes e um policial civil para cada 1.790.”
Hoje, 2018, deve ter uns 600 mil e olhe lá.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Mas as armas são proibidas no Brasil, como temos tanta violência assim ?