Os rebeldes venezuelanos de alta patente militar encontraram na gestão de Donald Trump uma brecha e um apoio para tirar o presidente Nicolás Maduro do poder

O governo do presidente Donald Trump se reuniu secretamente com militares rebeldes venezuelanos de alta patente ao longo do ano passado para discutir a deposição do presidente Nicolás Maduro, revelaram funcionários norte-americanos e um ex-comandante militar que participou das conversações.

Estabelecer um canal de diálogo clandestino com golpistas na Venezuela foi uma grande aposta para o governo americano, apesar de seu longo histórico de intervenções secretas na América Latina. Muitos países da região ainda se ressentem do fato de os EUA terem apoiado rebeliões e golpes em países como Cuba, Nicarágua, Brasil e Chile e ignorado os abusos cometidos pelos regimes militares durante a Guerra Fria.

A Casa Branca não quis comentar sobre as conversações, mas disse em um comunicado que era importante se engajar em um “diálogo com todos os venezuelanos que demonstram o desejo de democracia” para “levar uma mudança positiva a um país que tem sofrido muito sob o governo Maduro”.

No entanto, um dos comandantes militares envolvidos nos encontros secretos não era uma figura ideal para ajudar a restaurar a democracia: ele está na lista dos EUA de funcionários corruptos na Venezuela. Ele e outros membros do aparato de segurança da Venezuela têm sido acusados por Washington de uma série de graves crimes, incluindo tortura de críticos, prisão de centenas de prisioneiros políticos, tráfico de drogas e colaboração com a ex-guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que é considerada uma organização terrorista pelos EUA.

Os americanos acabaram decidindo não ajudar os militares e os planos de um golpe foram paralisados. Mas a disposição de funcionários americanos de se encontrar várias vezes com oficiais rebeldes com o objetivo de derrubar um presidente no continente pode provocar um revés político.

A maioria dos líderes latino-americanos concorda que o presidente Nicolás Maduro é um governante autoritário que arruinou a economia do país, provocando uma grave escassez de alimentos e remédios. O colapso provocou o êxodo de venezuelanos desesperados, que cruzaram as fronteiras sobrecarregando os países vizinhos.

Maduro tem acusado Washington de agir ativamente para obter sua deposição e as conversações secretas podem fornecer a ele munição para reduzir a posição contrária a ele na região.

“Isso vai cair como uma bomba na região”, disse Mari Carmen Aponte, que foi diplomata responsável pela América Latina nos últimos meses do governo Barack Obama.

Os militares venezuelanos buscaram acesso ao governo americano durante a presidência de Obama, mas foram ignorados. Então, em agosto do ano passado, o presidente Trump declarou que os EUA tinham uma opção militar para a Venezuela – uma declaração que atraiu condenações de aliados na região, mas encorajou os militares rebeldes a tentar contato com Washington novamente.

Em uma série de encontros no exterior, que prosseguiram até o início deste ano, os militares disseram aos funcionários americanos que representavam umas centenas de membros das Forças Armadas preocupados com o autoritarismo de Maduro.

Os oficiais pediram aos EUA que lhes fornecessem rádios com sistema criptografado, citando a necessidade de se comunicarem secretamente enquanto preparavam um plano para instalar um governo de transição para comandar o país até a realização de eleições. Mas o governo rejeitou e o plano naufragou após uma recente operação que levou à prisão de dezenas de rebeldes.

FONTE: Estadão/New York Times

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex II
Alex II
5 anos atrás

Mesmo modus operandi de sempre.

Daglian
Daglian
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Pois é… impressionante como ditadores comunistas sempre agem da mesma forma e até hoje tem gente que os defende.

Guacamole
Guacamole
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Daglian falou tudo.
Mas como sempre, alguém na platéia vai gritar “mas a Venezuela não é socialista de verdade”.

Alex II
Alex II
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Impressionante como vc não sabe o que é comunismo. Impressionante em achar que alguém está defendendo alguém. Caso interesse, acho Maduro uma aberração. Impressionante desconhecer que para que essa ação seja defendida por gente como vc no Quinto Mundo, é necessária criar uma grande desestabilização na sociedade-alvo antes. Ninguém intervém numa Bélgica. Impressionante com o modus operandi de Tio Sam é sempre o mesmo desde osa nos 50. Impressionante com os críticos de ditaduras dita comunistas no mundo e da história defendem com unhas e dentes as ditaduras fascistas do mundo e da hitória, incluindo as do Cone Sul. Bom… Read more »

Eduardo
Eduardo
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Como colega Guacamole falou…

Antonio
Antonio
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Discutiram e se deram mal.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Ah, semente do mal! Kkkk

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

Esses militares venezuelanos são uma vergonha, só se importam com beneficios próprios e não com o país e com o povo que está fugindo em massa. Se venderam para o Maduro mas ele esquece que, se ele comprou os militares, outros podem comprar também.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

Deixa como está.

Daqui uns dias não sobra pedra sobre pedra naquela venezuela e ai podem começar a se arrepender de ter escolhido esse povo da esquerda.

Se os EUA forem querer ajudar vão vir com esses papinhos de DCE que eles é que são os ruins. Então deixam apodrecer por meios próprios.

Quem sabe assim consigam se reerguer.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Tenho dó (o pior dos sentimentos) do povo Venezuelano. Nas mãos de um canalha, e na possibilidade de cair nas mãos de outros canalhas.

Segue o jogo, graças aos nossos militares que o Brasil não virou uma Venezuela.

Fico na torcida para que a Tropa continue unida na defesa da Pátria e nunca no conluio com picaretas.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkk inflação de 300% em 1980 manda lembranças! Isso tudo para caçar 300/500 comunistas armados com Ak-47 e umas granadas que queriam tomar o poder de um país… Fala sério, brasileiro merece mesmo ser estudado…

Alex II
Alex II
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Tem dó porque? Ele foi eleito.

Alex
Alex
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Tu tens certeza que houve mesmo uma eleição naquelas bandas? É papai noel e coelhinho da páscoa existe.

Alex II
Alex II
Reply to  Alex
5 anos atrás

Mas é claro q teve. Eleição válida só serve quando a direita ganha? Acho que diziam a mesma coisa do Chavez. Como não se pode contestar o fato de que o cara é o presidente por direito por escrutínio popular, constesta-se a veracidade das eleições. Manjado. Vou dar um palpite pra nossas, volta aqui pra conferir em outubro: Se ganhar o Bolsonaro, ninguém vai tocar no assunto das tão faladas urnas eletrônicas. Se ganhar alguém da esquerda, as urnas eletrônicas foram fraudadas. Em outubro vc poderá vir conferir, o silêncio da direita ou a histeria da direita bolsoíinia, dependendo do… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Alex
5 anos atrás

O fato é que a ‘oposição’ venezuelana é sistematicamente derrotada nas urnas. Aí, vai curar a perda com champanhe nos hotéis de Madri.

Leandro Costa
Leandro Costa
5 anos atrás

O New York Slimes em mais uma matéria sem fontes. Mas não duvido que essa seja verdadeira. A Venezuela está um caos.

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

Uma pena os Militares Venezuelanos terem se vendido, o pior é que nada garante que se tirarem o Maduro de lá algo pior não venha acontecer, o país precisaria de um intervenção séria, e uma lavagem igual ou mais forte que a Alemanha onde os militares e civis que permitiram o governo socialista da Venezuela serem a vergonha que é hj, um país muito rico, que deveria ser igual aos EAU, Kwait, Noruega, estar desse jeito é ridículo, espero que encontrem uma maneira de tirar esse governo corrupto de lá. Espero que a Turquia passe pelo mesmo processo em Breve… Read more »

Everton Matheus
Everton Matheus
5 anos atrás

Na verdade esses jogos geopolíticos existem e isso basicamente representa o interesse de uma nação, mas eu tenho de me ater aos fatos, e o fato é que os EUA não chegaram a ajudar ou a intervir, apenas cogitou e conseguiu uma tentativa fracassada. Não sou Venezuelano, não moro naquele inferno, e nunca votei em esquerda, sou incapaz de dizer se isso é bom ou ruim pra eles, mas “Piór que ta, não fica”, como diria o lendário Francisco Everardo Oliveira Silva(vulgo: tiririca).
Aproposito, se a ONU não faz nada, abre margem para que outras potências façam.

Jr
Jr
Reply to  Everton Matheus
5 anos atrás

Pior do que esta, só uma guerra civil, fora isso qualquer coisa é melhor do que a situação atual

Walfrido Strobel
Reply to  Everton Matheus
5 anos atrás

Porque a ONU interviria???

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

O destino do Maduro será o mesmo de Saddam Hussein, Muammar Kaddafi, etc..

Se os comunas brasileiros estão com dó, que vão para lá ajudar no socialismo do século XXI

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Mas será que vai dar trilhão desta vez, igual ao Iraque? Tem que ter cuidado, a última intervenção militar que os EUA fizeram não se saíram nada bem, crise mundial, dólar servindo de papel higiênico… Nessa época fiz muitas viagens ao exterior por causa do dólar baixo.

Sargento Pincel
5 anos atrás

Se alguém acha que o ditador Maduro vai cair está enganado e se vier um substituto será tão tirano quanto ele, a Venezuela ainda tem muito dinheiro guardado para manter a elite que o apóia e manter também os militares e igualmente a milicia armada que segundo a CIA passa de dois milhões de integrantes. O único caminho é um bloqueio comercial absoluto para que o dinheiro do governo acabe então os milicianos e militares se voltem contra ele. Só falta combinar com os russos e chineses!!!!

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Daqui a pouco vaza:

– Estados Unidos admitem ter influenciado o impeachment através da operação Lava Jato.

Quem lembra do wikileaks em que o William Waack era informante do Mossad dentro da Globo? Povo tem memória curta.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

O (des)Governo do PT estava cheio de cubanos…

Saiu isto no Wikileaks ou lá só sai o que interessa a causa ?

Antonio
Antonio
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Daqui a pouco não. Saiu uma matéria hoje do Centro para Pesquisas Econômicas e de Políticas Públicas em Washington dizendo que os americanos estão atuando na América Latina promovendo golpes contra vários governos eleitos.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Mentira tem perna curta!

Ah! Impeachment não é golpe! Trate de ler o “livrinho”….

nonato
nonato
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Onde isso?
Porque só vejo os comunistas dominando.
Se os EUA estivessem agindo, a América latrina não estaria essa bagunça.
Estado islâmico no oriente médio e o bolivarianismo comunismo na América latrina…
E têm uma máquina de propaganda enorme conseguem iludir a população, usam táticas diversas inclusive estudantes nas os universidades passam por doutrinamento e lavagem cerebral…
Outros ficam nas redes sociais demonizando os EUA, o cristianismo e a democracia.
E ainda uma matéria dessas em tom de vitimização do ditador “eleito” Maduro.

Antunes 1980
Antunes 1980
5 anos atrás

Os Estados Unidos em conjunto com o Brasil e Colômbia devem intervir militarmente na Venezuela, depondo este ditador, com base em fatores humanitários e econômicos. Estados Unidos teriam a supremacia aérea e o Brasil com a Colômbia ocupando por terra. Na sequência um projeto humanitário como nos moldes da Minustah. Força Brasil!

Rui chapéu
Rui chapéu
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Cara, não coloca na nossa conta isso.
Deixa eles apodrecerem sozinhos.
O máximo que tinha que ter era barrar e deportar todo venezuelano que esteja por aqui.

Esse país vai ficar igual Cuba, caindo de podre, povo pobre e sem rumo algum a não ser fugir. E que não venham pra cá.

Jr
Jr
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Que maravilha, não bastando o GLO que o EB esta fazendo no RJ e em outros estados eventualmente, como na crise da polícia do ES, agora você quer que o nosso EB vá fazer GLO na Venezuela. Já que é você que esta tendo essa ideia brilhante, que tal você se alistar como voluntário

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Antunes 1980
5 anos atrás

Huezil não tem capacidade nem de intervir militarmente no rio o que dirá em outro país…

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Ontem assisti a entrevista do General Mourão na Globo News; Ele que já foi adido na Venezuela, disse que vem a um bom tempo falando que a nossa próxima missão de paz será na Venezuela.

Antonio
Antonio
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Não estão dando conta nem das favelas brasileiras

Alex II
Alex II
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Imagino que vc deve ter tido um orgasmo qdo ele chamou o torturador condenado Brilhante Ustra de “herói”, hem?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

A melhor que os norte-americanos fazem é manter as sanções (se possível aumentando-as) e esperar.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Basta fazer um embgargo no petroleo venezuelano. Manda a US Navy para o caribe e faz um bloqueio aeronaval. Nada entra e nada sai. A Venezuela implode no dia seguinte.

Menos uma republiqueta socialista/comunista fajuta na AL. A esquerda so faz merda mesmo.

Antonio
Antonio
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Aí, o Exército venezuelano vai procurar outro caminho. Talvez pela Colômbia. Cada uma.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Pobre povo venezuelano, espero que se livrem o quanto antes desse ditador maluco, assim espero que os cidadãos de Cuba e Coreia do Norte se libertem também.

Alex II
Alex II
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Comparar uma coisa com outra mostra como vc é primário em politica.

nonato
nonato
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Todos discípulos do comunismo…

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Caro xará, primário ou não em política, só sei que EU não gostaria de viver em nenhum dos países citados e sei que muitos aqui apesar de defende-los também não gostariam, pois se gostassem já teriam embarcado para lá rsrsrs.

OSEIAS FERNANDES DA
OSEIAS FERNANDES DA
5 anos atrás

Quem colocou Maduro e Chaves no poder foram os venezuelanos. País nenhum no mundo tem que se meter nisso. Se toda vez que um povo cometer erros ao eleger políticos os outros que tem que resolver o problema, nunca aprenderão a se defenderem. Deixe que eles resolvam os seus problemas, e aprendam com seus erros. A solução é através do voto ou da revolução, isso é com eles.

Antonio
Antonio
Reply to  OSEIAS FERNANDES DA
5 anos atrás

Verdade. E os militares parece que demoram a aprender. Não viram o que deu em 1954? 1964? 2016?
Quando se viram para o lado contrário ao que o povo quer, dá encrenca.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Antes de ficar proferindo bravatas deveria tratar de ler o “livrinho”, assim você para de repetir a mentira de que impeachment é golpe.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  OSEIAS FERNANDES DA
5 anos atrás

Se você acha que ninguém tem que se meter ótimo..

Aproveita e recebe uma família de venezuelanos na sua casa.

Alex II
Alex II
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

O que tem a ver uma coisa com outra?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Como não tem a ver ? Vou falar o óbvio.. A Venezuela não é a Síria, que está longe do Brasil e os gênios da esquerda brasileira adoram opinar sem conhecimento de causa. A Venezuela é aqui do lado, com milhares de Venezuelanos fugindo para o Brasil. O Brasil, não é nenhum paraíso graças aos últimos 12 anos de (des)governo da esquerda estamos com problemas internos que não serão resolvidos facilmente em menos de outros 12-16 anos. Não se meter no problema da Venezuela é agravar os nossos problemas internos e adicionando um componente a mais com estrangeiros não qualificados… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Faça um intercâmbio com haitianos. Ou somalis. Ou guatemaltecos. E etc. etc. etc. São muitas opções. O capitalismo é craque em criar países miseráveis.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Mas tem muitos países capitalistas desenvolvidos..

Socialistas não tem nenhum.

Cara fica lá no CAVOK falando as suas bobeiras…Você conseguiu destruir o fórum lá…

Deixe este espaço aqui preservado.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Incompetentes, todos.

Regra máxima:
. missão dada, missão cumprida.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

reparem, os mesmos comentaristas que defendem a ban.di.da.gem aqui no Brasil, e rotulam quem discorda de seus pensamentos, são os mesmos que defendem esse di.ta.dor na Venezuela, só por ae vc concluem pq o nosso país chegou nesse estado de barbárie.

São essa gente que diz que estão preocupados com o trabalhador, pobre, mulher, ne.gro, ho.mos.se.xual, mas quando vc vê milhares deles passando por dificuldades como é o caso dos venezuelanos, preferem defender com unhas e dentes o regime autoritário venezuelano.

como dialogar com esse tipo de pessoas, se eles não querem ?

Alex II
Alex II
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

E os que defendem golpes e invasões militares e nos países dos outros também são os mesmos. Será este um portal de radicais se passando por ovelhas democraticas? Como se dialoga com radicais?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Alex II
5 anos atrás

defendem golpes e invasões militares ? rsrs… não falei, já chegou o primeiro que vestiu a carapuça! defendemos LIBERDADE, DEMOCRACIA e PROSPERIDADE, coisa que um co.mu.nis.ta não faz a menor ideia, não tenho culpa se gente da espécie como esse Maduro só entende na base da ba.la, são pessoas como ele e seus SEGUIDORES que se passam por “ovelhas democráticas” se fazendo de “ton.tos” e fingindo que não estão vendo essa crise de refugiados descontrolada, pq estão PASSANDO FOME por causa do socialismo. Vc prefere defender um governo autoritário e anti-democrático, a ver a população local ter seus direitos assegurados… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Alessandro 9 de setembro de 2018 at 18:17 , excelente explanação. A todos que defendem a “democracia” atual Venezuelana, peço que deem uma volta por lá, tentem viver ao menos três meses na maravilha de país com sistema de governo que vocês tanto admiram, depois voltem aqui para nos agraciar com as belissímas experiências de vida no paraíso.

nonato
nonato
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Você é contra golpes?
Quem deu golpe na Venezuela?
Tudo em nome dos ideais comunistas, do bem estar dos trabalhadores.

Wagner
Wagner
5 anos atrás

“Mas o governo rejeitou e o plano naufragou após uma recente operação que levou à prisão de dezenas de rebeldes.”
Algum dedo duro entregou a matilha.

Marcos10
Marcos10
5 anos atrás

Noticia para desestabilizar governo.

Paulo de Lima
5 anos atrás

As forças armadas deram conta no Haiti, ai vem um cidadão falar das favelas do Brasil, mais de 75% dos cariocas querem que a intervenção militar no Rio de Janeiro continue, estamos fazendo um ótimo trabalho , o que falta é liberdade pra abater bandidos e investimento em educação, saúde, saneamento basico e etc , veja o que foi feito no Haiti pelos militares brasileiros .

Mayuan556
Mayuan556
Reply to  Paulo de Lima
5 anos atrás

Não concordo totalmente. O que mais faz falta no RJ é a sociedade parar de consumir drogas e mercadoria roubada. Isso sim faria a real diferença pois assim não haveria dinheiro para repor as armas apreendidas. Da forma como está, a reposição de armas e marginais é muito mais rápida do que o que se pode combater. Estão querendo combater tuberculose com aspirina. O resultado é tão óbvio quanto inevitável. Pode demorar mas o doente vai morrer.

Hawk
Hawk
5 anos atrás

Dependendo quem ganhar a próxima eleição, a Venezuela é logo ali e vai acontecer de maneira tão rápida que não vamos nos dar conta.

Paulo de Lima
5 anos atrás

Enquanto isso brasileiros morrem na froteira , por causa de um ditador doente , temos que receber sim os venezuelanos, porém é necessário o controle e ordem , o cidadão brasileiro não tem culpa.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 anos atrás

O Maduro deve estar agradecendo aos céus por essa notícia. É a desculpa perfeita pra ele perseguir ( ainda mais ) os seus opositores e qualquer um que ele considere “ameaça a segurança nacional” ou “inimigos da revolução”.

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Senhores
Só pra constar,
1) militares venezuelanos não são militares brasileiros….
2) Willian Waack informante do Mossad na Globo????? Desde quando o Mossad precisa de informante na Globo????
3) o q tem os militares da Venezuela com os brasileiros em 1964 e 2016????
(Aliás… em 64 o povo clamou pelos militares, e em 2016, os militares ficaram totalmente de fora do processo, até pq, se os militares contarem o q veem….)
4) Golpes contra os governos na América do Sul???

Senhores….
É sério???
Na moral…. eu me convenci q é patológico.

Bravox
Bravox
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Comentarios cegos de viés esquerdista ja sabe o tipo de falacia que sai dessa galerinha revolucionaria que vive de teorias que sem provas .
No mais quem ajudou o regime do Chaves ? (Lula e a turminha do mesmo)
Quem lembra da ONG viva rio que foi la fazer o serviço de desarmar a Venezuela?

Léo Rezende
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Mossad na Globo,MI6 no SBT, CIA na Band, FSB na Cultura,Deuxieme Bureau na Gazeta, Guoanbu na Rede TV,BSB na Rede Vida,Abin no Netflix e por aí vai… É melhor ler besteira do que ser cego. Só acho.

Alex II
Alex II
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

“em 64 o povo clamou pelos militares,”

O q é “povo” pra vc? A classe media alta? O empresariado? Os meios de comunicação das 5 familias? (São as 5 mesmas de sempre, saiu do Chateaubriand entrou as do Civita).
Vc nem sabe o que é povo ,rapaz.

Antonio
Antonio
Reply to  Alex II
5 anos atrás

A dos Civita já era. E dizem que vão outras por aí. A ‘Maldição do Golpe’. kkkkkk

nonato
nonato
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Na Venezuela e em Cuba, o que é o povo para você? Fidel e Maduro?

José
José
Reply to  nonato
5 anos atrás

Para os comunas e quejandos,povo é uma entidade imaginaria que eles usam sempre a seu favor.

_RR_
_RR_
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Prezado, Só a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, salvo melhor juízo, reuniu mais de meio milhão de pessoas nas ruas… Foi a maior manifestação de rua da história, somente sendo superada pelas manifestações em massa de 15 de Março de 2015 e 13 de Março de 2016…. Até onde sei, nunca um protesto de qualquer grupo socialista no Brasil conseguiu reunir tantos… O movimento de 64 foi apoiado em peso pelas classes médias e baixas, e pela elite intelectual ( aí inclusos políticos, clero, filósofos, celebridades e mídia em geral ), e sua origem é eminentemente civil; e… Read more »

MAD DOG
MAD DOG
5 anos atrás

Se fizerem um plebiscito ou referendo na Venezuela perguntando ao seu povo se querem se libertar desta Ditadura que se iniciou com Hugo Chaves, tenho certeza que a maioria, uns 85% da população Venezuelana, será a favor da sua liberdade a qualquer custo, mesmo que seja por meio de uma intervenção internacional, somente a corja envolvida com o partidão será contra. A verdade que depois da América Latina, talvez o único espaço que por alguma sorte os comunistas consigam, seja eles travestidos de sociais democratas, socialistas, centro liberais, etc, os famosos “melâncias” poderão tentar a sorte será na Africa! Infelizmente… Read more »

Alex II
Alex II
Reply to  MAD DOG
5 anos atrás

“Se fizerem um plebiscito ou referendo na Venezuela perguntando ao seu povo se querem se libertar desta Ditadura que se iniciou com Hugo Chaves, tenho certeza que a maioria, uns 85% da população Venezuelana, será a favor da sua liberdade a qualquer custo,”

Ele acabou de ganhar uma eleição, a maioria do povo venezuelano disse que quer ele lá, vc vive em Marte ou é má fé?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Cara, só na sua cabeça que a população gosta dele, ele frauda tudo no governo para se manter no poder, tem as forças armadas e a polícia em seu favor, pois são os únicos que tiram proveito da situação… converse com os venezuelanos que estão deixando o país aos milhares…

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Comunistas ou não, baderna ou não, acho que já chegou a hora te botar um fim nesse negócio da CIA derrubar governos latino americanos quando bem quiser. Não vou nem mencionar 1964. Faço lembrar a vocês que o Brasil como anda poderia facilmente em muito pouco tempo virar um apetitoso alvo para um golpinho desses. Vocês estariam de acordo? Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

O comentário mais sensato do dia

Mayuan556
Mayuan556
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Eles derrubam porque querem pois, ao invés dos governos da AL, eles são profissionais, dedicados e sérios no que fazem. Na hora em que os governos aqui tiverem um mínimo de competência e muito menos olho grande no dinheiro público, eles podem até conseguir mas será bem mais difícil. Quando se ganha um jogo, parte do motivo é sua própria competência e a outra parte é a incompetência do adversário. De mais a mais, eles estão fazendo o que interessa ao país deles. Em relações internacionais não tem essa de moçinho e bandido. Cada um faz o seu e quem… Read more »

Alex II
Alex II
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Um comentário sensato mas pode ter certeza muitos aqui adorariam uma intervenção americana no Brasil contra os outros brasileiros que pensam diferente deles . A Quinta Coluna brasileira sempre foi atuante.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Quem persegue quem pensa diferente é o Maduro. Vejo venezuelanos querendo intervenção até do Brasil porque não tem mais para quem recorrer.

MAD DOG
MAD DOG
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Alex II, em Marte não, lá quem vive são as mulheres… Lembra: “Os homens são de Marte e é pra lá que eu vou!” Kkkkk. Prezados, o que posso dizer é que tive uma inquilina venezuelana, quase refugiada, procurando tratamento médico no Brasil por causa da falta de recursos básicos lá e acabamos criando uma amizade e ela desabafou muitos detalhes de como as coisa funcionam lá! O “MEDO” é a maior arma que sustenta o governo covarde lá instaurado, só para ser breve as milícias de lá são todas forças paramilitares sustentadas pelo governo ditador, bem diferente das nossas… Read more »

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

concordo com o sr. Agnelo. Nossa CF proíbe guerra de intervenção. este ditador mistura de Stalin , Hitler e Pablo Escobar já está com os dias contados. Seus próprios “camaradas” civis e militares acabarão com ele. Não precisa intervenção, golpe, macumba… Este governo bolivariano cairá por si só. Agora, quem defende este tipo de “governo “bolivarianta” deveria ter vergonha, pois aqui com todos os problemas e mazelas dá para ser livre: falar, escrever e viver como bem se entende. e se não gostam deste péssimo modelo de democracia que há neste Brasil, dirijam-se para a Venezuela, Nicaragua ou outra grande… Read more »

Guilherme santos
Guilherme santos
5 anos atrás

Mesmo modus operandi americano.
Fizeram isso em 64 no Brasil e deu no que deu.
Mas tem quem diga que o Brasil foi liberto de um “golpe comunista” que estava por vir. Oi ?
O mais engraçado é que não existem nenhumas provas do tal golpe comunista, mas da influencia americana existem milhares. Tudo para sufocar nossa industria e deixar o país de pernas abertas para o capital exterior.
Deu certo, até hoje nossa industria é dependente e tem ainda quem caia no conto do comunismo malvadão que vai dominar o Brasil.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Guilherme santos
5 anos atrás

Primeiramente os americanos NÃO orquestraram nada contra o Brasil, hoje é sabido que não houve intromissão dos EUA, 64 foi iniciativa dos brasileiro e com grande apoio popular, posteriormente os EUA apoiaram, assim como o resto do mundo ocidental e livre. em vez de criticar 64, acho mais sensato olhar para a ditadura da Venezuela e Cuba, duas ditaduras de extrema-esquerda que mata MUITO, assim como na Nicarágua. Deu no que deu: melhor governo da história do Brasil, único período da república onde houve o mínimo de planejamento, algo só visto na época da monarquia. Saímos de u país rural… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Guilherme santos
5 anos atrás

E todo o material já encontrado de serviços de inteligência de países satélites da URSS já encontrados apoiando a subversão no Brasil ?

Entre uma ditadura comunista e os militares brasileiros eu fico 100% com os brasileiros.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Não adianta, Rodrigo.
Esse material do lado soviético, eles dizem q foi “plantado” pelo Império Anglo- sionista…kkkkkk
É pura alienação….
Assim como teimam em dizer q o povo nas ruas era um “gato pingado”
Mas não explicam, pq, sem propaganda nenhuma, as FFAA sempre foram as instituições de maior credibilidade, e pq um Ex-militar está na frente das pesquisas sem apoio da máquina corrompida.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Uma intervenção na Venezuela custaria de dezenas e até centenas de milhares de mortos,pois será combatida na selva amazônica venezuelana, é uma supremacia aérea não vai ajudar muito,lembre-se do vietnan.Claro que os russos e chineses vão envolver. Gostaria que fosse resolvido diplomaticamente ,sei que e difícil mas é o caminho menos dolorosos para o povo venezuelano.

Marcos
Marcos
5 anos atrás

Ataque ao Fuerte Tiuna na Venezuela

8 mortos, 23 presos. A resistência ainda respira

http://www.ultimasnoticias.com.ve/noticias/sucesos/ocho-abatidos-durante-operativo-en-fuerte-tiuna/

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Fonte: New York Times…pessoas envolvidas na negociação: não identificadas
Ou seja, para mim essa matéria NÃO tem valor, pois partindo no NY times, um jornal corrupto e sem credibilidade, nos moldes dos blogs sujos aqui do Brasil, não tem condição.

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

A situação na Venezuela é pavorosa…
Não se pode falar mal do governo, pq as milícias são feitas por muita gente. Vc comentando na fila do supermercado, pode ser ouvido pelo caixa, q é miliciano.
Quando se pergunta na sala de aula, não se pode levantar a mão direita…. só a esquerda…
Esse nível…
Os q conheço q moraram lá, reportam a mais obscuridade de vida possível.
Eu vejo gente defendendo aquilo, e dou graças a Deus por 64!!!

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

E hoje tem várias pessoas querendo o mesmo caminho e vão fazer de tudo para conseguir, declararam uma guerra, agora ou é nós ou eles.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Quando eu escrevi tempos atrás que o BR deveria tomar uma posição firme na Venezuela, acharam graça.
Agora chineses, russos e americanos querem intervir por causa do petróleo. Maduro é só um pretexto.
E o BR só segurando os refugiados.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

“Nós podemos fazer o dia.bo quando é a hora da eleição” – Dil.ma Rou.ssef

é por causa desse tipo de pensamento que países como Venezuela chegaram onde estão, e se o Brasil não se cuidar, vai para o mesmo rumo.

Ae depois os defensores dos “oprimidos” não dão a menor bola quando acontece uma crise de refugiados, pq o importante já está feito, que é fazer o dia.bo para ganhar as eleições e não sair mais do poder.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Exatamente!!!

Marcos Andrey
Marcos Andrey
5 anos atrás

Exatamente II!!!

Wagner
Wagner
5 anos atrás

JÁ QUE TOCARAM NO ASSUNTO 1964,nem a URSS levou a serio os socialistas tupiniquins. Segundo relato da STB. “Não se podia sequer falar em derrota, pois a derrota pressupõe uma luta, e no Brasil houve somente uma tomada pacífica de poder pela direita” “homens e mulheres têm unhas tratadas, todos querem a qualquer preço causar a impressão de que não precisam trabalhar fisicamente”. Referindo-se à classe média urbana, ele diz que “são pessoas preguiçosas e bem levianas, com as quais não se pode contar”. “Os brasileiros de classe média frequentemente surpreendem um europeu com uma longa lista de faculdades e… Read more »

Rafael_PP
Rafael_PP
5 anos atrás

O jornalista Leonardo Coutinho – no seu interessante Chavez, o Espectro, nos capítulos finais narra duas abordagens feitas por setores das Forças Armadas Bolivarianas aos EUA. A primeira, quase suicida, era de um ataque militar preventivo que neutralizasse bases de apoios bolivarianas e permitisse a sublevação de setores não cooptados por Maduro. A segunda, fratricida, seria o apoio financeiro e logístico para uma guerra civil contra os coletivos e milícias de Maduro. Ambas foram rechaçadas por Washington. O que me leva a duas hipóteses: ou a atual gestão norte-americana acredita piamente na autodeterminação dos povos ou a América latina de… Read more »

Liliane
Liliane
5 anos atrás

Veja o relato de alguém que conviveu com o socialismo desde a ditadura militar:
http://carlosliliane64.wixsite.com/magiaeseriados/um-relato-pessoal

Ozawa
Ozawa
5 anos atrás

Uma Constituição não precisa ser feita por eleitos pelo povo’, diz Mourão
ESTADÃO 13/09/2018

Vice de Bolsonaro defende nova Constituição, sem passar ‘por eleitos pelo povo’
O GLOBO 13/09/2018

São falas que não comportam qualquer relativização. São o que são: um projeto espúrio de aniquilação do poder democrático.

É o cúmulo da desfaçatez reacionária. E ainda querem falar da Venezuela. É o extremismo na outra ponta.

Eu já escolhi o meu lado, e certamente é o lado onde não estão os aprendizes de déspotas e dos que defendem uma ditadura, seja ela de qualquer matiz ideológica.

Ozawa
Ozawa
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Colombelli, eu vi o contexto, e o contexto é uma eleição presidencial onde um candidato a vice-presidência tem por convicção uma nova ordem da política nacional através de uma Constituição escrita por um “grupo de notáveis”, cujo texto passaria por um “plebiscito” . . .

Demonstra assim, ou uma ignorância flagrante de Direito Constitucional, mesmo comparado, sua história, fundamentos e propósitos, ou um inconveniente flerte com o despotismo, no mínimo retórico.

Como disse antes, essas palavras não comportam qualquer relativização, dizer o contrário, é ser, isso sim, notavelmente cínico, e sem precisar de plebiscito.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Desculpe me intrometer, nem sei se o que vou dizer aqui cabe no contexto, mas acho viável sim, uma nova CF e que essa passe longe dos deputados e senadores, pois em sua grande maioria, são salafrários de péssimo caráter e sem nenhuma hombridade, deturparam e destroçaram as “10 medidas anticorrupção” que teve apoio de milhares de cidadãos… penso que devemos sim ter uma nova CF simples e objetiva como a dos EUA por exemplo. Outra coisa, todos sabemos que a grande massa da população do Brasil é facilmente manobrada quando artimanhas eleitoreiras são lançadas ao ar (diga-se de passagem,… Read more »

Ozawa
Ozawa
5 anos atrás

Alguns pensamentos aqui esposados, respeitáveis não obstante aterradores, afrontam até mesmo o sangue dos soldados brasileiros que combateram totalitarismos recentes na história mundial, contra autocracias que ao alvedrio de seus líderes resolveram usurpar o poder popular na audaciosa convicção de saber o que era melhor para coletividade, imbuídas, é evidente, das boas intenções e bons propósitos dos déspotas que as conduziram. Nessa ordem de ideias, tem-se que o EB efetivamente combateu o lado errado há 75 anos no solo europeu, devendo chamar sua então 1ª Divisão Brasileira, FEB, de “Fascistas Expedicionários Brasileiros”, tendo por lema “Sieg Heil” e, regressando das… Read more »

MGNVS
MGNVS
5 anos atrás

A Venezuela vai se auto-implodir igual aconteceu com a URSS, os EUA nao vao precisar mover um dedo.

Agora eu gostaria de ver mesmo era os EUA intervirem na Arabya Saudita, onde as mulheres sao tratadas como lixo e a populacao vive sob dominio de uma Ditadura Radical Islamica. Pq os radicais da Arabya Saudita sao piores q o Maduro e os comunistas da ex-URSS.