O Jane’s noticiou que o Exército Brasileiro adquiriu 120 novas metralhadoras pesadas M2A1 calibre .50 (HMGs) por meio do processo de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do governo dos EUA.

Uma carta de oferta e aceitação (LOA) para as armas recém-fabricadas foi assinada em agosto pela Comissão do Exército Brasileiro em Washington (em nome do Comando de Logística do Exército) e pelo governo dos EUA.

Sessenta metralhadoras estão previstas para entrega em 2019 e as 60 restantes em 2020, disse o Exército ao Jane’s em 11 de setembro.

Montagens de tripés, peças de reposição e canos adicionais estão incluídos no acordo, com treinamento a ser fornecido ao pessoal brasileiro após a entrega das armas.

Subscribe
Notify of
guest

187 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Régis Athayde
Régis Athayde
5 anos atrás

Mais uma aquisição vinda do “malvado Tio Sam”. Parece que depois de anos de esquerdismo o Brasil começa a voltar para o lado dos países ocidentais. Poderia ser um indicativo do futuro resultado das eleições?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Régis Athayde
5 anos atrás

Caro Regis. As forças armadas brasileira usam equipamentos de várias origens. Se lembro bem, o material russo usado são os mísseis Igla do EB e os helicópteros MIl MI 35 da FAB. Creio que na MB, apenas o Vital de Oliveira foi fabricado na China (os outros navios têm origem inglesa, francesa, alemã, japonesa, americana e nacional). Por outro lado, foram comprados submarinos franceses, caças suecos, carros de combate americanos (novos e usados), compras de oportunidade para MB de navios ingleses e franceses, helicópteros novos franceses e americanos. É incorreto afirmar que as forças armadas brasileiras deixaram de adquirir equipamentos… Read more »

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Só informando ao amigo que França, Inglaterra, Alemanha, Suécia enfim, a maior parteda Europa , e não apenas os Estados Unidos, fazem psrte do Ocidente. Além do mais, culturalmente falando, Africa do Sul e até os países da Oceania também fazem parte do Ocidente por formação civilizacional.
Dos países que o amigo falou, até a Russia tem parte dela na Europa Ocidental, e os unicos que pertencem inteiramente ao Oriente são Japão e China.

Camargoer
Camargoer

Caro Francisco. Acho que concordamos que as forças armadas brasileiras mantiveram um intenso e constante programa de aquisição de material militar ocidental, sem que tenha sido significativamente modificado em função dos diferentes governos (desde Vargas, suponho). Também me parece que França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Canadá… são países essencialmente ocidentais (culturalmente, politicamente e economicamente). Aliás, o Brasil tem sido essencialmente ocidental desde a CF88, sem que os sucessivos governos eleitos mudassem isso, não?

Guina
Guina
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Sim claro, a CF88 escrita pelos derrotados do regime militar que só comentando, eram socialistas. Ocidental só se for na geografia e no nome, porque na cultura mesmo, é essa mesma porcaria de CF88 que ferrou o Brasil.

Paulo Moraes
Paulo Moraes
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Caro Camargoer,
Tem muitos desses perfis. Muitos podem ser profissionais encarregados e com objetivos de espalhar pelas redes sociais e internet essa massificação de fakes.
Joseph Goebbels pregava: Uma mentira ditas repetidas vezes, vira verdade.

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Novas metralhadoras… mas são metralhadoras novas??

Alfredo RCS
Alfredo RCS
Reply to  Bosco
5 anos atrás

armas recem fanricadas.

José
José
Reply to  Alfredo RCS
5 anos atrás

E melhor velhas metralhadoras que novos metralhas!

Fabio Ferreiro
Fabio Ferreiro
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Não temos como fabricar esse tipo de armamento aqui? Refiro-me a mão de obra.

Celso Otavio Lopes
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco !!! “60 vão ser entregues em 2019 e 60 em 2020”, deu pra entender, serão fabricadas ainda !!!!! Oras Pois !!!

Silvio RC
Silvio RC
5 anos atrás

Somados a estas M2, que pelo que eu entendi foram compradas novas. Os americanos nos forneceram recentemente a preços de banana:
120 M198
100 M109 A5
234 M577 A2
40 M 992 A2
23 AAV7 (Para o CFN)
12 M113 A2
10 M88 A1
10 M984 HEMTT
08 C23 Sherpa.

Só para fins de comparação, a China e a Rússia nos cederam alguma coisa?

Bosco
Bosco
Reply to  Silvio RC
5 anos atrás

Sílvio, Mas a lógica dos antiocidentais é que a China e a Rússia só nos fornecem coisa de primeira e não seriam sacanas de nos dar coisa velha. Só quem nos dá velharias inúteis são os malditos ianques que nos têm como inferiores. Mas de forma bem interessante os mesmos que pensam assim acham natural os russos fornecerem produtos de segunda categoria para seus “parceiros” do OM e da Ásia. A desculpa sempre foi essa pelo péssimo desempenho de algumas armas. Os produtos de primeira qualidade ficam na Rússia operados por cossacos e aí eles são invencíveis. Os produtos de… Read more »

Silvio RC
Silvio RC
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Caro Bosco, muito perspicaz esse seu comentário!

Bosco
Bosco
Reply to  Silvio RC
5 anos atrás

Mas a mais nova teoria diz respeito a que os EUA nos empurra um monte de velharias para que não compremos produtos de primeira qualidade e para com isso impedir que a nossa indústria desenvolva produtos de qualidade no setor de defesa, com isso nos tornam presas fáceis. A criatividade e o contorcionismo intelectual dessa turma de modo a defender suas convicções e sua ideologia nefasta não tem tamanho. Com esse discurso a Venezuela se tornou a potência que é. “A soberania acima de tudo e de todos”, bradam esses enganadores, e o povo que se lasque desde que sua… Read more »

Tiago Gimenes
Reply to  Bosco
5 anos atrás

É muito injusta a comparação, o único motivo pelo qual os EUA doam esses equipamentos é como uma forma de manter o Brasil em sua órbita, todos sabemos que os EUA tem muito mais equipamento que os Russos, muito a mais dinheiro que os Russos, e além disso nosso país sempre foi muito mais próximo dos EUA que da Rússia, nossa proximidade com os EUA vem de antes da segunda grande guerra, a proximidade geográfica é muito favorável a esse contato, esses materiais que na verdade não representam nenhum tipo de tecnologia muito sofisticada tinham outros 2 destinos possíveis ou… Read more »

Kommander
Kommander
Reply to  Tiago Gimenes
5 anos atrás

Assino embaixo. Não tenho mais saco pra puxasaquismo, EUA x Rússia. Parece que os cara são colonos desses dois países. Rs

Bosco
Bosco
Reply to  Kommander
5 anos atrás

De minha parte estou me lixando pro tamanho do saco de vocês. Eu me reservo o direito de desmentir toda mentira pregada pela esquerda há mais de 30 anos e uma delas é referente a esses embargos americanos. Enquanto os editores não me bloquearem ou eu encher o saco de ficar pregando no deserto, eu continuarem a encher o saco de vocês. E me reservo também ao direito de achar que todo indivíduo que reclama é geralmente antiocidental, russófilo enrustido. Noventa por cento dos post na Trilogia em nem entro porque sei que vou encontrar os mesmos pasteis de vento… Read more »

Farley Diego
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Deviam emoldurar esse comentário do Bosco. Parabéns pela sensatez.

Mario Heredia
Mario Heredia
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Bosco, faz um favor, mantenha o saco vazio e continue a escrever. Seus comentários são sempre coerentes e equilibrados. Infelizmente não dá para agradar a todos.

Uma das melhores coisas para nossas forças, é essa aproximação com os EUA. Queira Deus que “us amerinusmalvadus” continuem disponibilizando equipamentos, pois precisamos é agradecemos.

Paulo Moraes
Paulo Moraes
Reply to  Tiago Gimenes
5 anos atrás

Caro Tiago,
Muito equilibrado, lúcido e coerente seu comentário. Temos que afastar essas obsessões doentias e repugnantes todas voltadas às ideologia pró estadunidense ou pró russa. Não existem muitos seres vivos na elite que defendam o Brasil ter seu própria independência, autodeterminação e autoestima. Temos que ser esperançosos e gratos por recebermos presentinhos… estamos recebendo espelhos e entregando o ouro.

Bosco
Bosco
Reply to  Paulo Moraes
5 anos atrás

Paulo, E você acha que vamos conseguir a independência e autodeterminação plena recebendo o justo pelo “ouro” que temos? Ou guardando nosso ouro no cofre e não o cedendo pra ninguém? E quando o “ouro” acabar? Você é a favor que o Brasil deixe de vender suas commodities? Você acha que o preço tá baixo, é? Será que se a gente então não vender o preço sobe e aí o país faz uma poupança? Não seria melhor se nós parássemos de ser eternos vendedores de recursos naturais e passássemos a ser vendedores de conhecimento, serviços e produtos com alto valor… Read more »

Paulo Moraes
Paulo Moraes
Reply to  Paulo Moraes
5 anos atrás

Caro Amigo Bosco, Compartilho da sua opinião até a penúltima página desse capítulo. Com certeza, não devemos vender minério de ferro e petróleo comprando aços e laminados, gasolina e derivados; Com certeza, não devemos ter na soja, no milho, no suco de laranja, no café e açúcar como nossas principais pautas destacadas de exportação; Com certeza, um quilo de processador custa toneladas de grãos ou de minérios que exportamos, que correspondem a mais de 90% de nossas divisas; Com certeza, um produto de uma empresa como a Embraer representa valores e tecnologias agregados, desenvolvimento de pesquisas, mãos de obra qualificada… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Paulo Moraes
5 anos atrás

Pera lá, então o Bosco fica com esse fanatismo americanista e “ocidental” para “combater a doutrinação de esquerda”? Está sabendo bem, o centro da esquerda no mundo é os EUA, eles são os maiores apoiadores de movimentos esquerdistas, e ainda estão caminhando a passos largos para o socialismo, além de que os EUA foram fundados pela mentalidade revolucionária jacobina. O comunismo é ocidental meu amigo, o modernismo é ocidental, a base dos valores de esquerda é a REVOLUÇÃO FRANCESA, O ILUMINISMO, e são esses valores que estão presentes nos EUA. Eu recomendo seriamente que estude, você está sendo usado como… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Paulo Moraes
5 anos atrás

Hélio, Eu podia só fingir que não li seu comentário ou mandá-lo catar coquinho em vez de me dar conselhos tendo em vista não conhecê-lo e não fazer a mínima ideia se tem condições morais, neurológicas, psiquiátricas e psicológicas para dar conselho a quem quer que seja, mas como sou cabeça dura, vou te responder. Minha postura pró-EUA é só por conta de fazer o contraponto à postura dos militantes da esquerda caviar que infesta todo e qualquer espaço virtual e que fingem ser entusiastas e que colocam emblematicamente os EUA como o mal a ser combatido, representante máximo do… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Paulo Moraes
5 anos atrás

E Hélio, você presta um desserviço à causa que defende quando coloca a versão (que vai ao encontro de suas convicções e doutrinações) acima da verdade (que apesar de ser verdade, não lhe agrada por não corroborar suas convicções ideológicas/partidárias). Eu, por tentar chegar à verdade dos fatos relativos à versão que os EUA nos embargou o canhão Vulcan para os AMX, repetida insistentemente na web, por conta dele ser de alta tecnologia e que por isso nos foi negado de forma discriminatória pelo governo americano, sou taxado de “fanático” e “adorador dos EUA”. Ou seja, pela sua moral viciada,… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Exatamente, porque “essas doações” tem o único objetivo de afastar a necessidade de aparelhamento das forças armadas, afinal, pra que comprar material novo ou desenvolver no Brasil se o caridoso tio sam pode dar aquilo que eles próprios consideram como sucata? Como é bonzinho esse tio San, ele se importa muito com o Brasil. Além que, o que tem nesse “ocidente” para ser feita essa defesa tão acalorada? Censura? Controle estatal? Destruição das identidades nacionais? Politicamente correto? Políticas indentitarias? Vocês que me desculpen, mas tudo isso é diametralmente oposto a ideia de tradição “ocidental” que vocês dizem defender, até porque… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Simples, é só não aceitar e nem pedir as doações! Basta o Brasil investir e comprar e/ou desenvolver equipamentos novos….pra isso, mostra de onde sairia o dinheiro necessário pra isso….e mostre também qual empresa, tendo dinheiro, vai projetar, desenvolver e fabricar 100 ou 200 unidades de um obuseiro ou 300/400 unidades de um carro de combate, ou ainda 100/150 canhões AR…..pois o Brasil não compraria muito mais que isso…..falar que tem que desenvolver e blá blá blá é muito bonito! Mas, mstra, na prática, como fazer isso no Brasil……ah, e repito, os EUA não nos obrigaram a pedir e nem… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Coversinha bastante hipócrita essa sua, existem diversas empresas que poderiam assumir essa função, não assumem porque as forças armadas não querem abrir mão das esmolas americanas. Você ao menos se lembra do que era nossa indústria defesa nos anos 80? Eram os quartos ou quintos maiores exportadores de armamentos, como ela acabou? Não foi justamente por causa das nossas forças armadas e de sabotagem direta da CIA? Tem relatório da CIA confirmando isso lá no aéreo, ou vai dizer que esses relatórios são invenções de comunistas? A nossa END tem qual finalidade se não estimular o desenvolvimento de tecnologia bélica… Read more »

Kommander
Kommander
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Comentário sem pé nem cabeça, meu caro Bosco. Isso só mostra seu puxasaquismo referente aos EUA. Quer dizer que só porque os outros compram equipamentos de segunda mão o Brasil tem que comprar também? Belo raciocínio esse seu. Se a Rússia ou China vendem velharias é problema deles, assim como os EUA também, burro é quem compra e fica na eterna dependência. ex: brasil

Obs: Meu Deus, eu achando que produziam .50 localmemte. Até isso tem que importar? A situação tá mais feia do que eu pensava.

Bosco
Bosco
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Não reclama comigo não. Reclama com o Lula (líder democrático antiimperialista) que fez um novo acordo militar com os americanos, acordo esse que havia sido rompido pelo Médici (ditador militar capitalista).
Não sei em que Brasil você vive, mas no que eu vivo não tá tendo dinheiro nem pro rancho, apesar de sermos o décimo PIB. Não me pergunte por quê? Não faço a mínima ideia do que fazem com tanto dinheiro, sei que não sobra pros serviços públicos mais básicos e nem para equipar as forças armadas com equipamentos novos em estado da arte.

Francisco AMX
Francisco AMX
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Olá Bosco, lembra de mim?! tenho fé que sim… sempre foi muito bom ler tuas escritas, hoje mais ainda! não se apoquente com estas figuras, “eles não sabem o que fazem”, continue, sempre!!! o Brasil precisa de pessoas como vc! as pessoas tem o direito e o privilégio de poder ler sua sensatas palavra e alcançar seu vasto conhecimento! um grande abraço MESTRE!

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Francisco AMX,
Claro que lembro amigo! Andou sumido. Cheguei a ver sua participação no Cavok.
Bem vindo e grande abraço.

Francisco AMX
Francisco AMX
Reply to  Kommander
5 anos atrás

A questão, se não lhe passa pela cabeça, é o custo benefício…ou tu não percebeu que estais num país “rico, mas pobre”?? sobre as .50, também não lhe ocorre que estas são as melhores da categoria? que praticamente o “mundo todo” utiliza este modelo? uma coisa é saber fabricar, outra é fabricar com maestria! que o digam Glock, FNH… vc deve defender que continuemos a favorecer a Taurus pq é brasileira?! isso?

cbamaral
cbamaral
Reply to  Silvio RC
5 anos atrás

Silvio RC 12 de setembro de 2018 at 23:24

até printei pra usar no futuro.

Silvio RC
Silvio RC
Reply to  cbamaral
5 anos atrás

Prezado cbamaral, fique certo que o printe vai ter seu valor confirmado num futuro próximo!
E lhe digo: Outros equipamentos se somarão a estes!

Um grande abraço!

cbamaral
cbamaral
Reply to  Silvio RC
5 anos atrás

Silvio RC 13 de setembro de 2018 at 0:51

Pode ter certeza disso amigo, quando vierem falar que os yanques são malvados, vou mandar logo a lista dos materiais que eles nos doam todos os anos.

Abraço guerreiro !

Lucas Schmitt
Reply to  Silvio RC
5 anos atrás

A doação dos 120 m198, 200 m557 e 4 M88 não foi confirmada ainda amigo. Só foi uma oferta, que será/seria analisada pelo exército. Ainda não teve resposta.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Lucas Schmitt
5 anos atrás

Estás desatualizado rapaz!

Lucas Schmitt
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Mas eu não vi nenhuma notícia a respeito da aceitação da doação por parte do EB. Se tiver, por favor, me mande o link.

Bruno Correia
Bruno Correia
Reply to  Silvio RC
5 anos atrás

Acredito que o Tio Sam esta nós ajudando com equipamentos, para servirmos de cão de guarda contra a Venezuela.

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  Bruno Correia
5 anos atrás

Não tenha dúvidas disso! E quanto mais equipamentos chegarem, melhor! A situação na Venezuela está caótica há muito tempo, e a tendência é piorar. A qualquer momento o ditador pode querer arrumar uma guerra com algum vizinho pra utilizar discursos populistas de união nacional e culpar fatores externos pelo inerente fracasso do socialismo.
De pouco em pouco nesses últimos meses já conseguimos muita coisa bacana via FMS! E se se confirmar o favorito das eleições como próximo presidente, vai vir coisa muito melhor por aí!

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Silvio RC
5 anos atrás

O Brasil solicitou???
A China tem cedido materiais e até aviões para paises amigos que solicitam, a companhia aérea estatal Satena da Colômbia recebeu a doação de dois aviões Harbin Y-12 e agora que está em melhores condições e gostou do avião comprou um para ficar com três.
. https://youtu.be/kk_RD5m8Lqs

Guina
Guina
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Esquerdismo = Não idolatrar os EUA (?)

Tá ok então, baba ovo.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Guina
5 anos atrás

Tem certeza que o post foi para mim??? Não entendi.

Diego
Diego
5 anos atrás

No vídeo da matéria mostra uma cadência de 5 tiros e a pausa, será q se continuar atirando ela fica com um recuo elevado e espalha muito os tiros?

helio
helio
Reply to  Diego
5 anos atrás

Tem dois ou três configurações de tiro não são tiros contínuos até o fim do cinto

Diego K
Diego K
Reply to  Diego
5 anos atrás

Hum não sabia, obrigado. Achei poucas pela quantidade de lugares onde ela pode ser empregada.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

A velha e boa “Ma Deuce”, evoluída. “On October 15, 2010, the M2A1 heavy machine gun was type classified by the U.S. Army. Formerly known as the M2E2, the M2A1 incorporates improvements to the design including a quick change barrel (QCB) with removable carrying handle, a new slotted flash suppressor that reduces muzzle flash by 95 percent, fixed headspace and timing, a modified bolt, and a manual trigger block safety. “Timing” is the adjustment of the gun so that firing takes place when the recoiling parts are in the correct position for firing. When a standard M2 had a barrel… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  Delfim
5 anos atrás

E ainda há kits de conversão das M2 antigas para o novo padrão.

IBANEZ
IBANEZ
5 anos atrás

Não poderia ter sido a GAU-19?

Delfim
Delfim
Reply to  IBANEZ
5 anos atrás

Armas de canos rotativos precisam de motores elétricos, e de energia.

Bosco
Bosco
Reply to  IBANEZ
5 anos atrás

A GAU-19 é uma arma exclusivamente veicular. Precisa de uma fonte de energia externa. Não tem a mesma flexibilidade que a M2/3.

Delfim
Delfim
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Isso. A M2 opera pelo recuo curto da culatra, aproveitando a energia do disparo.

Guacamole
Guacamole
Reply to  IBANEZ
5 anos atrás

Os Estados Unidos não vendem armas rotativas para o Brasil com pouquissimas excessões, quando são em calibre 7.62.

Bosco
Bosco
Reply to  Guacamole
5 anos atrás

Guacamole, Você já tentou comprar alguma??? rsrsrsss Você sabe de uma fonte confiável a negativa dos EUA em nos fornecer alguma vez um canhão rotativo? A saber, as armas rotativas americanas em linha de produção são: Minigun 7,62mm (6 canos) Gecal 12,7 mm (3 canos) M-197 20 mm (3 canos) Vulcan 20 mm (6 canos) GAU-12 25 mm (5 canos) GAU-22 25 mm (4 canos) GAU-8 30 mm (7 canos) – Temos várias unidades da Minigun. Temos um CIWS Phalanx não operacional num navio Há uma “lenda” que os americanos não quiseram nos fornecer o Vulcan para os AMX. Nunca… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Que há “milhares” de sites onde alguém reproduz a expressão “o canhão Vulcan não foi liberado pelos EUA para o AMX”, sem indicar fontes , eu tô cansado de saber. Eu quero saber é da fonte inicial, com referência. Se não tiver, ou enquanto não vir uma nota oficial sobre o tema, seja da FAB ou da Embraer, eu me dou o direito de considerar só mais uma lenda da Internet.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Bosco
5 anos atrás

A negativa dos EUA em fornecer o Vulcan ao Brasil está registrada numa reportagem da Flight International Magazine, vol. 123, nº 3864, 28 de maio de 1983, página 1449: “Outras diferenças entre a versão brasileira e a versão italiana [do AMX] dizem respeito à aviônica e ao armamento. O vasto e vazio espaço territorial do Brasil exige que sua Força Aérea faça extenso uso da ajuda fornecida pela aviação civil de longo alcance, em vez de requerer os sistemas militares de navegação tática disponíveis para os italianos. Restrições a licenças de exportação impediram o Brasil de ter acesso aos sistemas… Read more »

Daglian
Daglian
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Apenas te complementando, Bosco, para o conhecimento dos demais… o Phalanx por você citado está instalado no NDCC Mattoso Maia. Mas podemos afirmar isso infinitas vezes, e continuarão reclamando de embargos americanos. É verdadeiramente digno de um estudo: por que os brasileiros tem tamanho trauma com supostos “embargos” de armas americanos.

Abraços.

Guacamole
Guacamole
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Miniguns são calibre 7.62 como eu falei no post original, você não deve ter lido. O Phalanx não operacional na embarcação brasileira está inoperante precisamente porque os Estados Unidos não vendem peças de reposição uma vez que barra (já escrevi isso) a venda de armas rotativas para o Brasil com calibre acima de 7.62. É também o motivo do qual o Phalanx não está na lista de “defesa de ponto” para os navios que a Marinha comprou recentemente. Tendo dinheiro, podemos comprar qualquer coisa, menos o Phalanx americano. Por fim, dizer o que acontece na vida real, sem puxar para… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Guacamole
5 anos atrás

Guaca, O problema não é ser amante dos EUA (não que eu não o seja) e sim ser amante da verdade dos fatos. Por exemplo, o CIWS Phalanx é utilizado por uns 20 países, inclusive por Portugal. Será que o Phalanx do Matoso Maia não está fora de ação por conta da MB não ter tido interesse ou verba para mantê-lo? Você tem certeza que nos foram negadas as peças de reposição ou é só coisa da sua cabeça? Interessante que vendem o navio com a arma mas impedem que adquiramos as “peças” que a fazem funcionar. Nâo vejo lógica… Read more »

Hermes
Hermes
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Particularmente considero os canhões DEFA de 30mm muito mais adequados ao AMX, um avião de ataque terrestre do que o Vulcan de 20mm que com seu calibre e taxa de fogo mais adequadas ao combate ar-ar. No final nos demos bem.

Hermes
Hermes
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco, como curiosidade, o EB adquiriu em 1867 01 (uma) metralhadora Gatling para uso no Paraguai e em 1872 comprou duas baterias dessas armas, parece que na época ainda não havia o embargo às armas de cano rotativo rsrsrsrs. (fonte: o antigo site Armas Brasil)

Delfim
Delfim
5 anos atrás

E apenas para informação, o gênio John Moses Browning a projetou inicialmente em… 1918 ! Centenária e enxuta !

Elden
Elden
5 anos atrás

Acho pouco, mas é sempre bem vindo qualquer material bélico nesse momento.

Guilherme santos
Guilherme santos
5 anos atrás

AH pronto, os caras nos dão velharias e há quem fique feliz por isso e chegam até defender o EUA.
“Malvadão tio sam” ?????????? óbvio que os caras não ligam pra gente e nos veem como macacos amazonicos.
Já falei yankee é inimigo do Brasil, nunca foi aliado e nunca nos quiseram ver bem socialmente e economicamente.
Europa e EUA gostam do Brasil assim, sempre mal e dependente.
Eua são os malvadões sim.

Flanker
Flanker
Reply to  Guilherme santos
5 anos atrás

Eles poderiam não dar nem mesmo essas “velharias” como vc chama. Em outro post vc disse que o Abrams é muito caro de operar e manter, então vc concorda que não temos dinheiro. E se não temos dinheiro, não podemos comprar equipamento novo. E se não compramos novo e não aceitamos “velharia”, ficamos com velharias de fato, como por exemplo M-108 e M114. E, só pra cobstar, os M-109, mesmo os não-modernizados, estão muuuuito à frente dos nossos vetustos M-108. Antes de reclamar e escrever essas ladainhas “dusamericanumalvadu”, leia e analise a questão como um todo!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Detalhe que o Abrams só é caro para os nossos padrões, para os americanos… nem tanto, só o USMC tem mais Abrams do que o EB tem em sua totalidade de CCs.

Bezerra(FN)
Reply to  Guilherme santos
5 anos atrás

Interessante é que as metralhadoras são novas.

Explica isso Arnaldo? Rsrsrs

Hermes
Hermes
Reply to  Guilherme santos
5 anos atrás

A pátria educadora fez mais uma vítima, as armas não são velharias, são recém fabricadas como está no segundo parágrafo do texto…

Roberto Santos
Roberto Santos
5 anos atrás

O EB precisa de treinamento para usar uma .50 ? Se tiver duvidas me avisa que ensino.

Talisson Goet
Talisson Goet
Reply to  Roberto Santos
5 anos atrás

Também estranhei essa parte.
Talvez seja para formar (mais) especialistas na manutenção total dela, algo como um cabo armeiro formado diretamente por eles, sei lá… De certa forma isso é bom.

jose
jose
Reply to  Talisson Goet
5 anos atrás

E normal, em toda compra de equipamentos, haver o que se chama entrega técnica, onde, o equipamento recebido vai ser vistoriado e aceito pelo comprador, o mesmo recebi um treinamento, para questão de seguro e garantias de pagamento, o treinamento faz parte disso também.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Quanto às “.50 velharias”, saibam que Israel as usa, inclusive em torretas remotas. Quero ver alguém reclamar agora.

Guilherme santos
Guilherme santos
Reply to  Delfim
5 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkk Sim, até os traficantes na fronteira usam.
Uma arma simples usada no mundo que não tem nenhum apelo estratégico ou tecnologico
Uma arma da ww2.
Mas os canhões do nosso AMX tem que ser diferente, não pode ser igual ao europeu.
Mas as .50 pode kkkk

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Guilherme santos
5 anos atrás

Guilherme, sugiro pesquisar nas reportagens do blog Aéreo o desenvolvimento dop AMX e o porquê de se utilizar dois DEFA de 30 mm ao invés do Vulcan de 20 mm.

Bosco
Bosco
Reply to  Marcelo Andrade
5 anos atrás

Esse Guilherme entende de armamentos e assuntos correlatos igual eu entendo de cirurgia proctológica.

Bosco
Bosco
Reply to  Marcelo Andrade
5 anos atrás

É o típico indivíduo que tem preguiça mental e lê algo de uma fonte e porque está na internet considera verdade e não vai atrás tentado entender do assunto ou ver outros pontos de vista. Ele leu a opinião de alguém em algum lugar que os americanos nos negaram os Vulcans para o AMX e considera isso uma verdade bíblica, sem ao menos se dar conta que um canhão Vulcan, do tipo Gatling, é uma arma de somenos importância e que está longe de ser produto sensível, sendo só um canhão (ou se preferirem, uma metralhadora) calibre 20 mm com… Read more »

Guilherme santos
Guilherme santos
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Mais um lambe bota.

Humberto
Humberto
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco, admiro a sua paciência. Sinceramente não sei se um sujeito como Guilherme escreve estas coisas por ser inculto ou por má fé.
No mínimo deve ser um moleque mimadinho, lambe bota é a melhor resposta que consegue.
Cada um viu!!!!

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Justamente por ser simples.
E o projeto é tão bom, que a URSS copiou na cara dura (DShK .50), e obviamente não tem a mesma qualidade.
Reinventar a roda pode resultar em uma roda quadrada.
.
Quanto aos canhões do A-1, surpresa ! Não foram copiados diretamente dos DEFA franceses. Procure saber.

ScudB
ScudB
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Amigo Delfim!
Essa historia de “copiar” vem de algum embasamento ou só chute? Passa perto daquela ladainha de AK ser copia da Sturmgewehr 44. Cada um (Degtyaryov/Shpagin e Browning) tem seu caminho percorrido.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  ScudB
5 anos atrás

O AK é baseado no STG44…

Mas não duvido os russos terem modificado a história, tanto quanto eles modificaram dizendo que o Lend Lease foi uma ajuda irrisória…

ScudB
ScudB
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

AK é baseado no AK.Sem essa de ETs .. Um Fn FAL ta muito mais copia de Sturmgewehr 44 pelo principio de funcionamento e tese de manuseio que um AK baseado nos outros princípios de fechamento de câmara alem de cultura de produção. Se Voce tivesse a experiência de atirar e/ou segurar e/ou desmontar os três modelos não ia falar essas besteiras de praxe.Inclusive , quando primeira vez “quebrei” M-16 a primeira impressão foi exatamente essa : po.ra , roubaram Stg44. Quando vi o ferrolho – ai “ferrou” de vez.. kkkk Comparei com M-16 A1 , A2 , etc –… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Claro cara…

Estuda lá os livros feitos pelo russos..

Eles são fiéis seguidores da verdade e da lógica.

Welt
Welt
5 anos atrás

As atuais já tem quantos anos nas costas ?
Qual a “idade” que o cano desse arma suporta ?

Guacamole
Guacamole
5 anos atrás

Entendo que comprar um numero pequeno de 50 canhões auto propulsados, 12 sherpas ou 30 CLAnFs é o possível. pois são produtos caros e o Brasil não tem dinheiro pra comprar produtos em grande quantidade. Mas sou apenas eu que acha que 120 .50s, mesmo que novos, é um número muito pequeno, mesmo para os padrões brasileiros? O preço de uma arma dessa nova, não é em torno de 15.000 dólares apenas? Porque apenas 120 unidades e mais estranho, porque a conta-gotas com 60 chegando agora e 60 apenas um ano depois? Sei das nossas deficiências orçamentárias, mas 120 M2s,… Read more »

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Guacamole
5 anos atrás

Ao que posso observar, o EB está fazendo compras pontuais para evitar licitações grandes, que sempre atraem politicagem e “empurra com a barriga” indefinidamente, vide a novela da aquisição do Gripen.

Então é mais razoável comprar a conta-gotas, mas recebendo a curto prazo, do que fazer compra grande que demora demais para chegar. Os Blackhawk foram adquiridos assim. Pequenos lotes, como quem não quer nada, sem chamar atenção de políticos, até atingir a quantidade desejada.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Clésio Luiz
5 anos atrás

Vi agora que o grosso das unidades de BH são da FAB, não do EB.

Flanker
Flanker
Reply to  Clésio Luiz
5 anos atrás

Clésio, os 4 BH do EB foram recebidos em meados da década de 1990 (96 ou 97). Os BH da FAB vieram em dois lotes, sendo o primeiro, de 6 células, recebido a partir de 2006 e o segundo, de 10 células, recebido a partir de 2011. A MB recebeu um lote de 4 e outro de 2 SH, a partir de meados dessa década.

sub-urbano
sub-urbano
Reply to  Guacamole
5 anos atrás

Parece bizarro mas não é. A quantidade de material bélico que o Brasil possui é pífia, Guacamole. Por exemplo, a nível de pelotão o EB teria no máximo uma metralhadora MAG, pronto acabou. No exército russo por exemplo eles possuem, a nível de pelotão, 1 atirador designado (que é um “sniper” para apoio de fogo), 4 metralhadoras leves, 1 morteiro e 1 ATGM.

Agnelo
Agnelo
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

02 MAG, 01 Mrt 60 e mais o resto.

Agnelo
Agnelo
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Um Pel Fuz no Brasil tem 02 MAG, 01 Mrt 60, 06 AT-4, e mais os FAL, FAP e Granadas.
FAL sendo trocado pelo IA2 e, até onde sei, o FAP será trocado pela M-249.

colombelli
colombelli
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

questão de opção. Por muitas metralhadoras? sabe quem vai carregar a munição? sabe quanto pesa um cartucho 7,62×51? 25 gramas. 3000 tiros dá 75 quilos fora as fitas. E manutenir a munição? sabe o serviço que dá depois de entrar no barro e água? pergunta pra quem fez o CIGS. Meus instrutores me contaram

Guacamole
Guacamole
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Mas a sua premissa está errada.
Primeiro, quem disse que o cidadão vai levar 3000 munições consigo. Segundo, o brasil não é composto apenas de floresta, e terceiro, a maior parte do peso é carregado no veículo.

Você só carrega o que vai ser utilizado em breve e não ficar caminhando kilometros com uma mochila de 35 kilos nas costas, uma MAG e mais 3000 munições (mesmo que as munições fossem divididas entre o GC.

A questão é, temos material suficiente para as tropas, e penso que não. Acho que o nosso colega sub-urbano está correto nesse tema.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Guacamole
5 anos atrás

Colombelli
Vc está esquecendo das ferramentas para cavar as tocas e as redes de camuflagem!

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

É poderia ter comprado mais,está bom já que o preço deve ser atrativo.Elas são excelentes para a defesa e poderia ser usada tanto em ambiente de selva como urbana não sei porque tanta critica.

wwolf22
wwolf22
5 anos atrás

elas serão usadas aonde??
embarcações na Amazonia??
fixas em veículos??

Eduardo Oliveira
Reply to  wwolf22
5 anos atrás

Difícil responder. Só falando com o comandante do COTER.

Eduardo Oliveira
Reply to  Eduardo Oliveira
5 anos atrás

Última forma. Do Colog***

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 anos atrás

Achei que o Brasil fabricasse essa arma sob licença.

Almeida
Almeida
5 anos atrás

E tem gente que acha que isso aí deveria ser usado contra o crime nas favelas. Certamente não mora numa favela ou perto de alguma. Imaginem o dano colateral na população inocente!

Caio
Caio
5 anos atrás

“O Brasil não tem dinheiro pra comprar novos” ” O Brasil não tem dinheiro pra manter” essas frases proferidas por aqui, tão repetitivamente, vão de encontro ao um orçamento de 2017 de 27 bilhões de dólares para a defesa, como pode?. Queria saber quando se resolverão estas incógnitas nacionais.

Humberto
Humberto
Reply to  Caio
5 anos atrás

Não é uma incógnita meu caro, grande parte do orçamento é gasto em despesa de pessoal, aposentadorias e pensões.
Somente com uma nova constituinte que decida mexer com os direitos adquiridos (aposentadorias e pensões), qualquer coisa diferente disto é remendo.

Paulo Guerreiro
Paulo Guerreiro
5 anos atrás

Desculpe-me pela minha falta de entusiasmo ao ver essa noticia ja que sao tao poucas unidades nao tem como ficar feliz ja que nosso Exercito Brasileiro precisa de muito mais auxilio do que essa “venda”, mas a culpa não e dos EUA mas da falta de recursos mesmo

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Eu não acredito que a pequena encomenda seja por falta de $$$ e sim pq já há MD2/MD2HB em número suficiente, e que tais possam passar por avaliações para se saber se podem ser aproveitadas para upgrade para o padrão M2A1 para uniformizar o modelo.
.
A MB deveria tirar uns dias com o EB para aprender a priorizar. O Almirantado sonha com PA, subnucs, etc. enquanto os barcos atuais inundam e adernam, e tem 13,5 milhões de km² de água pra tomar conta. O Generalato aparenta ter os pés no chão.

José Luiz
José Luiz
5 anos atrás

1-) O Bosco citou esta história ou estória da negativa norte americana de fornecer o Vulcan para o projeto do AMX, bem isso é o que se tem escrito em vários artigos, mas realmente nunca li algo definitivo, até esta aí um bom tema para o pessoal dos editores ir atrás. Mas outra coisa polêmica os canhões do A 1 não são franceses, são armas israelenses, cópias dos DEFA e produzidos sob licença pela extinta Bernardini a mesma do carro de combate Tamoyo. 2-) Esta notícia das .50 é me deixa confuso. Afinal alguém me esclareça a Imbel, uma indústria… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  José Luiz
5 anos atrás

A Imbel é uma típica empresa estatal. Acho que ser controlada pelo EB só piora as coisas. Experimente comprar uma pistola Imbel. 180 dias entre o pagamento e a emissão da nota fiscal. Isso para uma pistola do consagrado modelo 1911. Ela fabrica quantos fuzis IA2? Eu já li notícias de 5000 por ano. Hoje, talvez um pouco mais ou pouco menos. Vai demorar 40 anos para trocar todos os fuzis atuais. Então para mim é normal ela não fabricar uma centenária .50. Coloque-se ao lado o fato do EB não comprar muitas unidades. Sendo assim, deve ser ainda mais… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

180 dias ? Tá rápido…

Delfim
Delfim
Reply to  José Luiz
5 anos atrás

José Luiz, vc colocou perfeitamente a origem dos 30mm dos A-1. Quanto à fabricação das M2, acredito que, apesar da extinção da patente, foi calculado que a baixa quantidade não valeria a pena.

colombelli
colombelli
5 anos atrás

Esta máquina era minha especialidade. Ate a cadência eu ajustava. Ou será para os M113 que estão vindo ou os Guaranis.

barata, confiável, a rainha do campo de batalha.

Silvio RC
Silvio RC
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Resumiu muito bem , nobre Colombelli. A rainha do campo de batalha! Acho que vão ser utilizadas como armamento ororgânico dos M109 e M992A2. Na verdade deveriam mobiliár as unidades de pronto emprego. E as que estão como material de carga das unidades da FAR, devem ser repassadas as unidades que vão receber as viaturas recém adquiridas. Será muito mais proveitoso, empregar essas M2 em unidades de pronta resposta e que utilizam elas como armamento de emprego direto. E não nas unidades que as operam como armamento secundário. Sei que nos BIBs elas tem seu emprego direto. Mas acho que… Read more »

wilde branco
5 anos atrás

A velha e boa .50, ainda impõe um tremendo respeito, fazendo um baita estrago!

José Luiz
José Luiz
5 anos atrás

Caro Colombelli, tem como estimar de forma aproximada quantas metralhadoras . 50 estão no inventário do EB. E como especialista a .50 você pode discorrer um pouco sobre o emprego dela como arma anti carro, no caso contra viaturas com blindagem leve, pois o projétil .50 AP é bem perigoso dependendo da distancia para viaturas blindadas leves. Obrigado.

Pedro
Pedro
Reply to  José Luiz
5 anos atrás

Este vídeo mostra .50 perfurando trilho de trem, assustador:

https://www.youtube.com/watch?v=W57EjnIJu7Q

João Francisco
João Francisco
5 anos atrás

O FMS – Foreign Military Sales é uma forma inteligente de adquirir armamentos modernos e consagrados e não significa que são velharias ou lixo americano como alguns costumam se referir. São excedentes de compras em larga escala que o exército americano sempre faz para diminuir os custos de aquisição, muitas vezes são peças de estoque, podem até nunca terem sido utilizadas, ou seja, podem ser novas em folhas, ou semi-novas, ou muito pouco usadas, o cliente pode escolher. Os americanos são muito práticos e criaram o FMS para que o governo possa vender diretamente a outro governo amigo, sem passar… Read more »

Antunes
Antunes
5 anos atrás

Segundo fontes, estão à caminho do Brasil também duas unidades do tanque Abrams versão M1A2 para avaliação do EB. Alguém tem de forma oficial esta informação ?

Jr
Jr
Reply to  Antunes
5 anos atrás

Não vi essa informação em lugar nenhum, se for verdade seria bizarro, o EB tem toda uma estrutura montada e preparada para a família leopard, tem até um centro da KMW em Santa Maria se não me engano, ficaria muito surpreso se eles decidissem do nada mudar tudo de uma hora para outra, ia ter que começar tudo praticamente do zero em um momento que falta $$$$$$$$$$$$$$ para tudo

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Antunes
5 anos atrás

Se for verdade q o EB vai testar o Abrams é pra aplaudir de pé igreja !!!

Diplomata92
Diplomata92
Reply to  Antunes
5 anos atrás

Seria uma boa !
Mais só de saber que o EB ira testar os Abrams talvez a KMW nos jogue uma carta na mesa
Apesar que Nada se compara ao FMS
Mais como o amigo acima já disse
Eles criaram uma instalação aqui não acho que vão gostar de saber deste testes
Si é que ele realmente vai existir

J Brandão
J Brandão
5 anos atrás

Certos comentários são decepcionantes, pelo grau de “falta” de informação e de superficialidade. denigrem a imagem dos militares e dos que admiram as instituições militares. “Tentem contribuir”, esclarecer, não contribuam com nódoa de que o brasileiro é um ignorante.
Lembro do presidente Geisel rompendo o acordo militar com os EUA, ele não era esquerdista e muito menos anti-americano, só pensou nos interesses do país.
Sejamos mais racionais!

Guina
Guina
Reply to  J Brandão
5 anos atrás

Exato. Esse “combate ao esquerdismo” transformou essas pessoas exatamente naquilo que eles juraram combater. Dizer que não gosta dos EUA, segundo essa galera, agora é ser esquerdista; é automaticamente gostar da URSS e idolatrar o “Che quer vara”. Já até vi um desses loucos dizendo que seria bom se os EUA invadisse o Brasil.

José Luiz
José Luiz
5 anos atrás

Muito obrigado Colombelli. Alguns pontos, nunca atirei com uma metralhadora, o mais perto que cheguei disso foram poucos tiros com uma submetralhadora 9 mm Taurus MT 12, mesmo assim o instrutor foi muito claro que deveríamos dosar o dedo no gatilho para conseguir pequenas rajadas de 3 tiros, não só para o controle de arma, mas também por causa que o carregador somente tem 30 tiros. Mas isso faz uns vinte anos. Agora uma .50 é uma metralhadora pesada, uma arma de apoio de fogo com doutrina de uso própria, com certeza diferente de uma MAG por exemplo. Penso que… Read more »

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Bosco. A RFA em edição sobre o A-1 cita o impedimento americano sobre o canhão Gatling M-61, bem como matéria em https://www.aereo.jor.br/2015/12/27/programa-amx-da-concepcao-a-modernizacao/ Espremendo meus neurônios, lembro que na segunda metade dos anos 1970 o Jimmy Carter (aquele b*ndão) denunciou o BR por direitos humanos e pelo programa nuclear. Geisel respondeu encerrando o acordo militar BR – EUA, e naquela época os projetos que levariam ao A-1 já estavam em andamento. O que explicaria o veto americano. É explicado na matéria do PA que, como o viés do A-1 seria o ataque, 2 DEFA 30mm fariam mais estrago que um M-61,… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Delfim, Com certeza acompanho a Trilogia há muito tempo para ter conhecimento do inteiro teor desses artigos e saber de cor todas as vezes em que foi mencionado ou deixado meio que no plano “subliminar” o tal “embargo” americano ao AMX. Só que uma negativa de Washington implica num pedido formal feito pelo Brasil. Houve esse pedido? Houve essa negativa? O projeto do AMX brasileiro teve que ser alterado por conta da negativa? Ou desde o início a Embraer e a FAB optaram por um canhão de 30 mm já em uso nos Mirage? Embargo americano implica em: 1º- a… Read more »

Juarez
Juarez
5 anos atrás

Delfim e Guacamole, vamos desfazer um mantra criado nos livros de ficção científica:

O F 18 foi selecionado no short lista da FAB e caso a ela tivesse optado por ele, o mesmo viria equipado com o canhão rotativo Vulcan 20mm, devidamente autorizado pelo congresso americano.
Eu, agora não tenho saco para procurar e colocar o link aqui, mas talvez aqui mesmo na trilogia tenha fontes sobre a autorização, então meus amigos parem com esta bobagem que o Phalanx não pode ser veniddo ao Brasil. pode é só querer e pagar.

Delfim
Delfim
Reply to  Juarez
5 anos atrás

Como coloquei, o veto pode ter existido, só que décadas atrás.

José Luiz
José Luiz
5 anos atrás

Legal Colombelli já pensou em escrever e publicar sobre os seus conhecimentos em armas de infantaria e afins. Existe uma carência enorme em língua portuguesa sobre tudo. Aqui em casa em algum lugar tenho um manual em português, muito velho e em mal estado, que fala do tiro da Hotchkiss com gráficos e tem tiro sobre a tropa, com os projéteis em parábola. Bosco sobre a questão do Vulcan, bem o fato é que alguma razão houve para o Brasil não ter seguido a configuração italiana. Pode ter sido custo de aquisição, mas se for isso o que levaria a… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  José Luiz
5 anos atrás

José, Não faço a mínima ideia do porquê do “equívoco” italiano em armar seu AMX com o Vulcan. Penso eu que talvez tenha sido para padronizar com o F-104. Hoje, eles devem estar arrependidos tendo em vista que seus dois caças usam o canhão Mauser 27 mm. Talvez também porque no cotexto da Europa naquela época a função ar-ar fosse importante tendo em vista que os italianos só contavam com o fraco F-104. Pode ser também que o AMX italiano tenha tido um recheio eletrônico maior e aí não caberiam dois canhões e resolveram colocar só um e optaram pelo… Read more »

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Uma curiosidade: pensava que a Imbel fabricava sobre licença a .50? Não seria ter como aquisição a MG3 alemã em quantidades significativas para equipar pelotões? E quanto ao HK 21? de certa forma nada é doado, pois cabe ao comprador arcar com transporte e se caso precise modernização. porém é mais uma boa aquisição. Creio que se a Rússia ou China estivessem interessadas também fariam suas propostas. apenas vejo o FMS vindo dos americanos. Qual é o problema , então? Fabricar sobre licença é uma forma de se manter determinados equipamentos. pudéssemos ter dinheiro, ótimo teríamos melhores equipamentos e por… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

O Brasil que doa de verdade, pagando até o transporte…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Não entendi o “por incrível que pareça”.
A Argentina não tem Estatuto do Desarmamento, nem um Exército que controla até armas de pressão e a caça, de diversas espécies, é um esporte tradicional lá. Então é natural que tenham mais fabricantes de armas do que o Brasil e suas três fabricantes.
De qualquer forma, a Taurus é muito maior que todas as empresas argentinas juntas.

wwolf22
wwolf22
5 anos atrás

que tipo de munição eh/sera utilizada nessa metralhadora??
munição explosiva?? de impacto?? perfurante?? enriquecida com urânio??(igual as municoes utilizadas pelo EUA)

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  wwolf22
5 anos atrás

Olha, wwolf2, com urânio eu desconheço.
Mas, posso lhe assegurar que o EB, assim como a FAB utilizam munições de M1 Ordinary, M2 Tracer, TNT Trinitrotolueno que é a explosiva, Mi Incendiary Cartridges, e etc. Na Mtr HB .50.

Bosco
Bosco
Reply to  wwolf22
5 anos atrás

Wwolf,
As munições com urânio só de calibre 20 mm pra cima, mas tem munição com núcleo de tungstênio.
Tem vários tipos de munição, algumas com algum poder explosiva e outras, incendiárias. Outras têm alta capacidade de penetração, contado com um “dardo” de tungstênio.
A munição mais moderna e famosa é a chamada Raufoss Mk211, que combina um núcleo de tungstênio com pó de zircônia e com material explosivo/incendiário.
Ela ficou famosa combinada com um fuzil antimaterial porque atirava contra alvos escondidos atrás de muros e fazia o alvo explodir do outro lado. https://www.youtube.com/watch?v=kIvVZLr7MgI

Ivanmc
Ivanmc
5 anos atrás

A .50 é uma ótima metralhadora, não é a mais avança, mas para o Brasil está muito bom.

Helio Eduardo
Helio Eduardo
5 anos atrás

Esse duelo ideológico não leva a lugar algum. Tudo isso porque, como sempre, o primeiro a comentar uma nova matéria da Triologia solta uma pérola absolutamente fora da realidade e dá no que dá. Até na Wikipedia argumento do amigo lá de cima não se sustenta…. Os EUA nos vendem via FMS porque é de seu interesse estratégico fazer isso. Não há amizade, não há camaradagem ou boa vontade, não há interesse na Amazônia, vontade de subjugar ou de roubar as mulatas do carnaval para um desfile na Times Square. O Brasil sempre foi aliado dos EUA, altos e baixos… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Helio Eduardo
5 anos atrás

Hélio, “os blogs da “trilogia” Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br) têm como objetivo tornar os assuntos de defesa parte da agenda nacional, a ponto de influenciar positivamente as políticas governamentais no futuro.” Essa é a missão da Trilogia e que é afeita não só aos editores, mas aos participantes. O que você chama de duelo ideológico, eu chamo de reposição da verdade. Estaria prestando um desserviço ao blog e até ao país se deixasse florescer equívocos e pior, mentiras. Seria leviano de minha parte deixar passar a ideia equivocada que o AMX tem um canhão ruim por conta do ótimo nos… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Ora, Bosco, a FAB na virada dos anos 1970 se interessou pelos F-4 Phantom e ganhou uma negativa. Replicaram com A-4 usados. A FAB recusou e foi de Mirage III. Como disse, era outra política, em outras eras. Não dá para usar os parâmetros de hoje para avaliar os casos do passado, e vice-versa. Os parâmetros se alteram no tempo e no espaço. Hoje, se o BR botar $$$ na mesa, tem F-18SHblock3, tem F-15SE, tem F-35, tem F-16Block70, com todo o arsenal convencional que quiser. . Quanto à falta de requisição formal do BR, ora, se sabia que ia… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Delfin, Eu seria ingênuo se defendesse a tese que os EUA são nossos amiguinhos e que nos fornecem tudo que queiramos, bastando que apresentemos “la plata”. Não é esse o ponto. Se os EUA negou vender o F-22 ao Japão, imagina pra nós, que estamos longe de sermos aliados de primeira linha dos americanos. Com certeza eles não nos venderão mísseis Trident, submarinos Ohio ou bombardeiros B-2. rsrsssrs *Mas aventaram a hipótese de nos fornecer o F-35 . Não duvido que no caso do F-4 a recusa (não tenho conhecimento profundo do tema) tenha sido alinhando com a política americana… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  Bosco
5 anos atrás

E eu coloco que tal oferta é agora, não 40, 50 anos atrás. Abs.

Luiz Floriano Alves
5 anos atrás

A velha e boa HB M-2 tem seus problemas e suas virtudes. Hoje em dia existem armas melhores no mercado. Russas, principalmente. A HB vibra muito e seu resfriamento na base da troca de cano (as ultimas versões)não é o ideal. Poderíamos fabricar, porém não sei se a custo seria competitivo com a Colt.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Luiz Floriano Alves
5 anos atrás

“Poderíamos fabricar, porém não sei se a custo seria competitivo com a Colt.”
Desculpe, Luiz Floriano Alvez, não entendi a parte do seu comentário” custo competitivo com a Colt”??
A HB.50 é fabricada pela General Dynamics, e, a única empresa autorizada para fabricar a HB .50 é FN Herstal.

Sequim
Sequim
5 anos atrás

Uma pergunta e um comentário: 1. A pergunta: As .50 são utilizadas apenas como arma de emprego terrestre ou hoje em dia elas ainda têm alguma utilidade como arma anti-aérea? 2.O comentário: Costumo não comentar sobre esses “Fla-Flus” que infelizmente ainda ocorrem na Trilogia. Não preciso e principalmente não quero. Entro aqui para tentar aprender o que posso sobre defesa, que é um assunto que acho muito interessante, em especial sobre a noção de custo x benefício na aquisição e uso de materiais. Há considerações técnicas aqui de pessoas realmente conhecedoras, como o Bosco, o Juarez, o Colombelli, o Agnelo,… Read more »

MK48
MK48
5 anos atrás

É incrível que em pleno ano de 2018, século 21, ainda temos que importar uma bosta de uma metralhadora .50

É muita incompetência e muito descaso da indústria nacional.

Daqui a pouco vão importar os coturnos e fardamento também.

Almeida
Almeida
Reply to  MK48
5 anos atrás

Já importam as fardas da China faz tempo colega…

E não há nada de incrível nisso, cada um foca no que faz de melhor. Ou você planta sua própria comida e construiu sua própria casa?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  MK48
5 anos atrás

Exatamente, não compensa querer produzir de tudo por aqui se não vai ter escala… precisa parar de achar que precisa ter cada parafuso feito no Brasil, impossível isso, nem os EUA, China e Russia fazem tudo 100% na casa… não precisa reinventar a roda toda vez.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  MK48
5 anos atrás

Para fabricar quantas por ano ?

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Pra encerrar minha participação nesse post, o “Acordo Militar Brasil – EUA” em vigor desde 1952, foi rompido unilateralmente pelo Regime Militar (presidente Ernesto Geisel) em 1977 porque o dito Regime não admitiu a intromissão dos americanos nos assuntos internos brasileiros, notadamente nos relativos aos direitos humanos. Foi esse rompimento que motivou a negativa dos EUA (fato que duvido por conta de não estar convencido que a Embraer tenha solicitado tal canhão) em relação ao M61 Vulcan para compor o AMX. Hoje, a esquerda, de forma sorrateira, se vale de um ato benéfico dos EUA em relação aos “oprimidos” pelo… Read more »

JCoveiro
JCoveiro
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Prezado Bosco,
Obrigado por enriquecer esse fórum com suas intervenções didáticas e embasadas em fatos.
Ler os seus comentários é uma excelente oportunidade de aprendizado e um convite à reflexão.
Fraterno abraço.

Guilherme santos
Guilherme santos
Reply to  Bosco
5 anos atrás

“oprimidos pelo regime militar” É sério que tu ta relativizando gente que foi torturada e morta em delegacias por ordem de militares ? Tu acha mesmo que americana não nos acha inferior ? AH pronto kkkkk

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Guilherme santos
5 anos atrás

Não é mais fácil você perguntar o porque aconteceu isto a estas pessoas ?

É muito fácil hoje em dia ficar falando que A,B,C são coitados…

Normalmente os “oprimidos” não falam o que fizeram ou quem eram suas companhias.

Bosco
Bosco
Reply to  Guilherme santos
5 anos atrás

Não foi isso que quis dizer, mas só pra te informar, parece que não sou eu que relativizo nada. As Forças Armadas estão no topo do ranking das instituições mais confiáveis (3º lugar) enquanto os partidos políticos ocupam o último lugar, de 17 instituições analisadas. https://exame.abril.com.br/brasil/em-que-os-brasileiros-mais-confiam/ Quanto ao conceito que o Brasil e o brasileiro tem nos EUA, me é completamente irrelevante. Assim como não me interessa o que os chineses, russos, franceses, japoneses, uruguaios …. acham de nós. De minha parte cumpro com minhas obrigações e cheguei ao ápice técnico na minha área laboral e não tenho nada que… Read more »

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco na época não foi só o canhão que os EUA negaram, o F 16 foi vendido somente para a Venezuela e o Chile só conseguiu voltar a comprar dos EUA no começo dos anos 90. Na verdade os EUA enviaram agentes da CIA etc para esses países do sul resistirem aos comunistas nos anos 70 (historia que todo mundo sabe) e logo no começo dos anos 80 deram uma de bons moços querendo liberdade e democracia etc, mas as restrições começaram antes, não sei te dizer o porque destas restrições dos anos 70 e 80 (talvez trauma dos F… Read more »

Charly Diego
Charly Diego
5 anos atrás

Acredito que boa parte do fardamento seja importada, mesmo que o tecido, não vejo problemas nessa compra de .50, foram poucas? Sim, mas não vi onde tá escrito que foram as últimas, uma compra dessa forma é bem melhor que uma licitação para 2000 armas, que se tornaria um processo lento e dispendioso. Seria melhor comprar no Brasil? Sim, mas dependeria de muitas variáveis, inclusive o preço. O EB tem feito muitas reposições importantes de material e sem o estardalhaço de certas licitações que acabam por adentrar no meio de nossa complexa política. Parabéns ao EB, continue assim, melhor ter… Read more »

Silvio RC
Silvio RC
5 anos atrás

Pré dados, Ha algumas semanas eu fiz um comentário aqui mesmo no Forte, criticando esse Fla flu. Esse posicionamento de lado A e lado B se torna negativo quando se perde o foco e não se tem uma análise mais acurada das capacidades técnicas e potencialidades de emprego dos equipamentos em questão. Estou aqui para aprender, e quando posso, repasso um pouco das instruçoes e ensinamentos que vivenciei e aprendi na minha vida profissional. E procuro fazer isso através de experiências impiricas, e não por teorias que tem os laivos ideológicos a frente de qualquer coisa. Ninguém aqui está defendendo… Read more »

José Luiz
José Luiz
5 anos atrás

Bosco, com relação ao Vulcan e o AMX, bem sou isento desta disputa esquerda x direita e realmente não sei qual a verdade sobre a escolha dos canhões de 30 mm. Mas restrições norte americanas eram comuns e na minha opinião algo perfeitamente normal, pois naquela época os países se alinhavam em dois blocos, sendo que haviam categorias de aliados diferentes, uns que recebiam equipamentos de primeira, outros de segunda e alguns de terceira. Exemplos de embargos reais norte americanos: peças para os F 5 E Chilenos, que parece, veja bem dizem, não sei se é real, mais que só… Read more »

Cangaceiro
Cangaceiro
5 anos atrás

Acho que devemos ser racionais nos gastos militares, tanto do ponto de vista militar, como econômico. Não acredito que precisemos reinventar a roda, em questões de equipamento militar, se não formos ter escala de compras suficientes, ou possibilidade de nos tornamos exportadores. E certas coisas básicas, onde há escala de compras, mesmo que somadas as compras das policias estaduais e federal, devemos produzir aqui sim, mesmo que um projeto de fora: vide pistolas, submetralhadoras, fuzil de assalto. O que envolveria também uma maior padronização dessas armas entre as 3 forças armadas e as forças auxiliares. Agora, meios e armas com… Read more »

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Sr. Rafael Oliveira. “Por incrível que pareça”. foi esta oração que usei para justificar meu espanto tendo em vista o flagelo que está as Forças Armadas Argentinas e é de se esperar que com o país estagnado devido aos anos de sofrimento dos governos ktiners as fábricas de armas argentinas abrissem falência. este foi meu ponto de vista. Aliás, não sou defensor deste monopólio entre Estrela(taurus) e Imbel. muito pelo contrário. Então muito obrigado pois fiz outras perguntas que se quer foram respondidas “por incrível que pareça”? Grande abraço

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Caro Sérgio. Sobre a Argentina, mesmo após anos de crise, eles possuem classes alta e média consideráveis, o que mantém uma demanda por armas constante, ainda que pequena. Mais ou menos o que acontece com a Boito no Brasil. Se a demanda é compatível com a capacidade instalada, as fábricas se mantém. Ademais, há exportação. Você acha pistolas Bersa nos EUA e deve achar na América Latina. Até no Brasil tem alguns modelos. Sobre os clubes de tiro, aplica-se o mesmo raciocínio. Aliás, mesmo com crise, me parece que há uma expansão no Brasil. Também sou contra o duopólio. Uma… Read more »

Ricardo Santos
5 anos atrás

Boa noite a todos! Senhores, ficar aqui debatendo política é uma tremenda perda de tempo! Como disseram alguns aqui, e concordo, não existe boa intenção no fornecimento deste ou aquele equipamento, o que existe são interesses de um lado ou de outro! Existe o interesse de quem domina a fabrica e existe o interesse de quem precisa! É assim nos países tanto de orientação de direita quanto nos de orientação de esquerda! Ou quem defende qualquer um dos lados acha que o que é fornecido, em termos de tecnologias sensíveis, a países do terceiro mundo e também para aliados no… Read more »

Munhoz
Munhoz
5 anos atrás

Neste caso só para deixar uma opinião : O material dos EUA pode não ser de primeira mas não é obsoleto e é uma boa oportunidade . Existe sim uma disputa de interesses geopolíticos entre EUA, OTAN x China, Russia; no entanto na esfera econômica a China é o maior sócio dos EUA neste planeta. O comunismo deixou de existir a mais de 20 anos, tanto a China como a Russia não são comunistas e nem mesmo socialistas, o PC chines é só no nome ( a China é 10 vezes mais capitalista que nosso Brasil e até que os… Read more »

Rafael Q Rocha
Rafael Q Rocha
5 anos atrás

Meus caros, assentado na premissa de toda compra pelo poder público deve-se pautar pelas regras legais (Lei 8.666/93), a aquisição do material de defesa em questão, nas quantidades e características exposta no artigo, deram-se em qual modalidade: convite, tomada de preço ou dispensa de licitação? Há possibilidade do cidadão ter acesso aos detalhes da negociação via portal da transparência?

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Hélio ( 14 de setembro de 2018 at 20:53 ); Hélio… A Revolução Americana seguiu caminhos completamente distintos da Revolução Francesa. Diferente dos revolucionários franceses, os revolucionários americanos não tinham o objetivo de quebrar com a ordem social então vigente, e sim constituir uma nova república para ordenar os ideais então sendo processados e condensados pelo iluminismo sem abdicar da transcendência proporcionada pela Fé Cristã. Os franceses, por outro lado, buscavam um ordenamento social baseado apenas na imanência, materialista, abstraindo a Fé e criando uma sociedade inteiramente laicista. A esquerda começou a tornar-se extremamente forte nos EUA a partir dos… Read more »

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Comentário retido.