O jornalista Jamal Khashoggi, que desapareceu no consulado saudita na Turquia em 2 de outubro

O jornalista Jamal Khashoggi, que desapareceu no consulado saudita na Turquia em 2 de outubro

O jornalista Jamal Khashoggi, que desapareceu no consulado saudita na Turquia em 2 de outubro
O jornalista Jamal Khashoggi, que desapareceu no consulado saudita em Istambul, na Turquia, em 2 de outubro

Por Michael Gerson

Quaisquer que tenham sido as consequências do suposto assassinato do colunista Jamal Khashoggi do Washington Post, do regime saudita, a resposta inicial do presidente Trump indicou muito sobre as prioridades de sua política externa “America First”. Seus instintos foram comerciais e transacionais – ele expressou a preocupação de que os Estados Unidos pudessem perder contratos de defesa em um confronto com o governo saudita. “Eu não gosto de paralisar enormes quantias de dinheiro que estão sendo despejadas em nosso país”, disse ele. A reação de Trump foi nativista, como ele apontou que “Khashoggi não é um cidadão dos Estados Unidos.” E depois de consultar o rei saudita, o presidente parecia determinado a fornecer um álibi, levantando a perspectiva de “rogue killers”, que trouxe de volta memórias do julgamento de assassinato de O.J. Simpson.

Trump – elaborando diante da crescente indignação global – desde então prometeu “punição severa” se os sauditas estivessem realmente envolvidos no desaparecimento de Khashoggi. Mas pode haver alguma dúvida de que Trump ignoraria a situação se ignorá-la fosse sem custo? Trump começou seu confronto diplomático com a Arábia Saudita, apontando (e exagerando) a alavancagem econômica do reino contra nós – o acordo completamente despojado de arte (fazendo referência ao livro Trump: The Art of the Deal). E a apatia conspícua do governo foi reforçada por um falso ataque retweetado a Khashoggi por Donald Trump Jr.

É difícil traçar a causalidade nos assuntos externos, mas há pouca dúvida de que Trump reduziu o custo da opressão e do assassinato político no mundo, declarando-o essencialmente como um dos negócios da América. E quando você reduz o custo de algo, você obtém mais. A indiferença dos EUA em abusos de direitos humanos é tomada por outros governos como uma forma de permissão.

A história de um jornalista morto enquanto pegava documentos para seu casamento é particularmente poderosa. Mas a agregação de tais horrores – a soma de mortes e miséria humana neste momento histórico – é impressionante. A era Trump também é – talvez não coincidentemente – a era das atrocidades em massa. E o presidente dos Estados Unidos não está preocupado o suficiente para se envergonhar disso.

Há a guerra saudita no Iêmen, que causou deslocamento massivo, fome e doenças. A administração Trump certificou que os sauditas estão tomando medidas suficientes para evitar mortes de civis. Os militares dos EUA fornecem suporte de reabastecimento aéreo para bombardeios. As Nações Unidas, enquanto isso, acusaram a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos de crimes de guerra, incluindo detenções arbitrárias, tortura e estupro.

A Síria continua sendo uma ferida sangrenta. Centenas de milhares morreram. Mais de 5 milhões de pessoas deixaram o país como refugiados. Mais de 6 milhões são deslocados internamente. Durante a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos reduziram o número de refugiados que admitirão ao menor nível em quatro décadas. E Trump transformou essas pessoas que sofrem em bodes expiatórios políticos, alimentando temores infundados de que eles podem ser cavalos de Troia ameaças terroristas.

Na China, talvez um milhão de uigures étnicos sejam mantidos em campos de reeducação. Grupos de direitos humanos relatam deslocamento forçado, separações familiares e tortura psicológica e física. No entanto, toda a relação de Trump com a China parece determinada pelo nível de nosso déficit comercial. Direitos humanos dificilmente são uma reflexão tardia.

Depois, há a limpeza étnica em curso do povo Rohingya em Mianmar – envolvendo a queima de aldeias, estupros e ataques a civis – que causou a fuga de mais de 700.000 pessoas de suas casas. De acordo com um relatório do Departamento de Estado, “múltiplas testemunhas relatam soldados jogando crianças e bebês em fogueiras ou cabanas em chamas”. No entanto, o governo Trump se recusou a designá-las como “crimes contra a humanidade” ou “genocídio”.

Depois, há a guerra civil de cinco anos do Sudão do Sul, na qual talvez 380 mil pessoas morreram e 2,5 milhões de pessoas fugiram do país. Décadas de esforços norte-americanos para ajudar a dar à luz essa nação estão sendo arrastadas durante a administração de Trump.

E depois há a Coreia do Norte, que é culpada de escravidão em massa, tortura, estupro, abortos forçados e o extermínio de suspeitos opositores do regime. No entanto, Trump conta como ele e o líder norte-coreano Kim Jong Un “se apaixonaram”.

Conduzo esse tour de horrores globais não não argumentar que os Estados Unidos poderiam facilmente resolver cada um deles, mas para salientar que eles nem se registram nas prioridades do presidente. Isso faz violência aos ideais americanos. Mas também ilustra uma lei de política externa. Um vácuo de liderança dos EUA não é ocupado por coisas boas e agradáveis. É preenchido por políticas impiedosas de poder, aliados sem objetivos, autoritários agressivos, reunindo ameaças e crueldade sem consequências. E o rastro de evidências vai das aldeias de Mianmar para um consulado em Istambul.

FONTE: Washington Post

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Só sei que o deficit anual deles está crescendo vertiginosamente e a dívida pública explodindo.

Jr
Jr
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Pois é, quando a bolha explodir vai ter que todo mundo sair correndo, o estrago vai ser grande. É bom o próximo presidente correr com as reformas para não sermos pegos de calças arriadas

denys
denys
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Deficit anual deles está crescendo??????? tá lendo muito The New York Times que apoiam hillary clinton, fosse você não ficava nessa bolha social; vendo apenas um lado.Pesquisa mais um pouco.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  denys
5 anos atrás

Denys, deve estar cheio de “hilaristas” no departamento do tesouro americano.

https://tradingeconomics.com/united-states/government-budget

O bobalhão de topete laranja saiu cortando imposto à torto e a direito, sem cortar 1 mísero centavo de gastos do governo, o resultado é esse aí, ano que vem a projeção do próprio governo é de um déficit de mais de 800 bi.

Jr
Jr
Reply to  denys
5 anos atrás

Denys você é que tá vendo muito youtuber pró Trump, eu só falei o obvio, não leio New York Times, se o sujeito corta imposto e aumenta o gasto público não precisa ser nenhum gênio da economia para perceber que isso a médio e longo prazo vai dar m*rda. a estocadora de vento fez isso aqui, e nós estamos vendo o resultado. Quanto a pesquisar mais um pouco, vá pesquisar mais um pouco você, quem sabe assim você não consiga rebater as projeções de déficit para o próximo ano do próprio departamento de tesouro do Trump

Ricardo
Ricardo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Trump cortou impostos e não cortou gastos. Baixou o juros e qualquer um está pegando empréstimos. Todo mundo que entende o mínimo de economia de mercado sabe onde isso vai dar. Agora estão irritando o país que mais compra dívida americana. Tempestade perfeita está se formando!

Junior
Junior
5 anos atrás

O autor deste texto pensa que o Trump é o presidente do Mundo ou dos EUA ? Ele tem que cuidar do povo dele , sair pelo mundo resolvendo a vida de todo mundo e coisa do capitão planeta

Bosco
Bosco
Reply to  Junior
5 anos atrás

Junior,
Te juro que ia escrever algo muito parecido. rsrsss
Dá uma olhada no meu comentário no post sobre o assassinato do jornalista.
Um abraço.

Schneider
Schneider
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco, o mais cômico é que os mesmos amiguinhos que vivem xingando os EUA de tudo por “se meterem” nos assuntos dos outros, são os primeiros a apontar o dedo quando os EUA resolvem que não é problema deles. É muito hipocrisia na cabeça dessa gente.

Jorge F
Jorge F
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Todo presidente norte americano jurou lealdade ao país. Obama duas vezes na primeira posse por sinal… Negar esta regra básica ficando demasiadamente afastado do realismo revelasse como atitude perigosa e leviana…

Cadu
Cadu
Reply to  Junior
5 anos atrás

Pois é, esquecem que os Sauditas fecham o maior acordo de armas do mundo e fora que é um aliado importante contra o Iran. Por mas que seja trágico a situação do jornalista, a interesses maiores aí. A política internacional, exige agir com inteligência e não com sentimento. Mas a raiva ideologica parece impedir os jornalistas de verem isso.

Bispo
Bispo
Reply to  Junior
5 anos atrás

Sei …no caso do envenenamento de russos em Londres… EUA/UK …viram os xerifes do mundo… tic tac / tic tac…rs

Ozawa
Ozawa
5 anos atrás

Trump é, como outros líderes que vêm surgindo no espectro político mundial no último quartel, sem perdão do trocadilho, aludindo ao jurista Luís Barroso: “uma mistura do mal com o atraso com pitadas de psicopatia.” Mas no caso específico da Arábia Saudita no contexto dessa matéria, pela análise histórica das suas relações políticas e comerciais com os Estados Unidos, não vejo uma ação mais contundente da América mesmo que seu líder fosse um estadista, como foi em passado recente, ao invés de um estulto, como é hoje. Por fim, como bem disse um Brigadeiro da FAB, hoje na reserva, durante… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Osawa, Não concordo que o Trump seja isso não. Não me consta dele ter feito seu país mais racista ou mais misógeno ou mais homofóbico ou mais violento ou mais machista ou ter reduzido as lilberdades individuais como a mídia esquerdista e as feminazis estéricas previam. Muito pelo contrário. Teve muita feminazi lésbica que deixou de tomar seu tarja preta, se cortou e se imolou à toa. Sem dúvida ele não é elegante e bem falante como o Obama, aliás, todo esquerdista fala o que o público quer ouvir. Sem dúvida o Trump é mais grosso que dedão fraturado, mas… Read more »

Ozawa
Ozawa
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Bosco, ser Trump “um bom presidente para o país dele” não me parece fato. Parece-me uma opinião, respeitável diga-se, conforme a avaliação de cada um do que signifique “bom”, “presidente” e “Estados Unidos”. Também não é fato que estávamos “prestes a entrar em guerra nuclear”. Parece-me também uma opinião, respeitável diga-se, conforme a avaliação de cada um do que signifique “prestes a entrar em guerra nuclear”. Também ainda, não é fato “quando tem um sujeito de centro ou de direita no poder nada que ele faça parecerá bom para a esquerda dominante, que quer mesmo é ver o circo pegar… Read more »

Ozawa
Ozawa
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

E vou além, a era Trump é cheia de crueldade sem conseqüência, e sem trema na consequência . . .

Desde 2016 . . .

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

E quanto as taxas de desemprego, tem algo a falar Ozawa?? E quanto ao equilíbrio das balanças dos negócios dos EUA com outros países? Tem algo a falar?

Me diga aí alguma crueldade que já não era praticada nos governos anteriores? Bom mesmo foi o Obama que incendiou o oriente médio né? Que deixou o gordinho coreano virar um monstro gigante nuclear? Que foi frouxo com os iranianos?

Vai….fala aí pra gente o que de tão irrazoavel que o Trump fez???

Jorge F
Jorge F
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

O maior bem para um país estrangeiro realizado por Trump, em minha opinião, consistiu-se na redução ao apoio dos radicais islâmicos na Síria e Iraque… Repetir o feito orquestrado na Líbia, criando grupos como o Estado Islâmico como consequência não me parece palatável, seria repetir o erro do Afeganistão… Ver a mídia com opiniões tão distintas sobre Mossul e Alepo me serviram como alerta, divulgar fatos é uma coisa, mobilizar opiniões em diferentes direções com relação a um mesmo fato é outra.

H.Saito
H.Saito
Reply to  Ozawa
5 anos atrás

Trump pode ser tosco, mas ele apenas fez com que a esquerda mundial escancarasse sua própria podridão, espumando pelas ventas de raiva.

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Se morre um jornalista toda mídia mundial entra em polvorosa, não como quando morrem aos montes diariamente seres humanos comuns. Imagine se fosse um jornalista homosexual…

Marcos R.
Marcos R.
5 anos atrás

Quando os americanos interferem criticam, quando deixam cada qual com seus problemas, criticam… Dá para decidir!

away
away
5 anos atrás

Esses mesmos que reclamam da ausência do líder da maior nação do mundo são aqueles que reclamam do papel de polícia global que os EUA às vezes exercem. Vai entender…

A verdade é que os boçais e histéricos da imprensa acham que são uma categoria a parte e mais importante que as demais profissões que todo santo dia morrem de alguma forma violenta e não tem a mesma repercussão midiática.

Na cabeça desses boçais, atentar contra a imprensa é atentar contra a democracia e blá blá blá…

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

Bom qualquer pessoa inteligente, vai notar que esse texto inteiro é um mimimi de início ao fim, morreu gente? morreu, morre todo dia, se o Trump tivesse intervido em todos os lugares citados no texto os jornalistas iam dizer que era opressão imperialista americana no mundo, não está intervindo aí é crueldade, era das trevas e blá blá blá, os tempos de polícia do mundo estão acabando, e o que vem aí tá mais para bandido do mundo, começando pelo mar do sul da china.

Socrates Pereira
Socrates Pereira
5 anos atrás

Essa matéria só pode ser uma piada, depois de ver a fonte eu tive certeza que era uma piada, ainda bem que a fonte fica no final, pois assim a risada é natural. FONTE: Washington Post Estou esperando o WP fazer uma matéria mostrando os terroristas financiados pelo Obama, as grandes vendas de armas do Obama, o apoio a golpes de Estado promovidos pelo Obama (primavera árabe, inclusive a Síria), o apoio a guerra civil na Ucrânia, o apoio a guerra civil no Iraque (quando retirou precocemente as tropas), apoio a agressões contra a Rússia, desde a construção de escudo… Read more »

Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

Snif snif…..

Esse forte tá com um cheiro de Mortadela heim………

Nem vou perder tempo mais. Até almirante ai parece uma melancia…..

Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

Um jornalista Saudita, morre na Embaixada da Arábia Saudita na Turquia e a culpa é do Trump!!!

BELEZA CAMPIAO!

Credibilidade 0 esse post! Mortadelada das brabas!

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

A era Trump é cheia de crueldade rsrs… (rindo litros) Essa imprensa mundial é muito canalha, totalmente dominada pela esquerda, o mundo tá em guerra desde quando eu nasci, tem fome, miséria, guerras por todo os cantos no mundo, mas é só entrar um presidente que dá um chega pra lá nesse establishment que eles triplicam tudo para pior. Tem dois países aqui na américa latina (venezuela e nicarágua) que o pau tá torando, a população tá implorando para o mundo fazer alguma coisa contra esses ditadores de ESQUERDA, mas a imprensa trata como uma mera “crise financeira” nos noticiários,… Read more »

Alex II
Alex II
5 anos atrás

Quem reclama do Trump ai em cima espere pra ver o Brasil em um ano.

Rafael_PP
Rafael_PP
5 anos atrás

Este é o problema. A mídia e a intelectualidade norte-americana transformaram absolutamente tudo em “culpa do Trump”. Dessa forma, alcançou-se um ponto de inflexão em que sua imagem não é mais arranhada pelos novos escândalos. Para qualquer um que não seja militante do partido adversário, o senhor Donald já virou um perseguido.

Falta perspectiva para seus críticos. Ao transformarem problemas pequenos em crises gigantescas acabam por minorar as verdadeiras celeumas.

Parabéns aos envolvidos. Fortaleceram a presidência de Trump.

Bosco
Bosco
Reply to  Rafael_PP
5 anos atrás

Caraca! Muito boa análise! Parabéns! – Rafa, É o mesmo fenômeno que tem ocorrido com as ações afirmativas contra o racismo e a homofobia e agora, o feminicídio. Como querem achar cabelo em ovo tais ações atingiram um ponto de ebulição e de tensão social que as fazem sem efeito, ou pior, fazem é terem efeito contrário. A Civilização Ocidental sempre evoluiu de forma natural e consistentes. Por exemplo, sempre foi machista, mulheres só tiveram direito a voto no Brasil a partir da década de 30 (salvo engano) , na década de 70 não havia uma política mulher no Brasil,… Read more »

Cronauer
Cronauer
Reply to  Rafael_PP
5 anos atrás

Rafael_PP 17 de outubro de 2018 at 11:57 Ótima análise! . Se os eua atuam, reclamam. Se não atuam, reclamam do mesmo jeito. . O título é exageradamente covarde e omisso. Parece que muitos fecham os olhos para o grave momento qual se passa dentro da própria casa (o Brasil), mas posam de arautos da justiça das causas das casas dos outros. . Depois, vêm com o papinho de patriotas. . Não vejo um único título assim para MADURO, o barbeiro da Venezuela que julgou que dirigir um ônibus fosse o mesmo que dirigir um país só com uma das… Read more »

Kornet
Kornet
5 anos atrás

Na gestão de Obama,o culto,o belo,o elegante,o sensível,o mega educado,o cara(ops era o Luladrão) nuca se matou tantos terroristas e inocentes com os drones ,mas a imprensa esquerdoPaTa global não fez muito estardalhaço.
E viva a hipocrisia vermelha

Walfrido Strobel
5 anos atrás

Eu não sou fã do Trump, mas porquê ele é responsável ou deveria estar preocupado com o desaparecimento de um jornalista saudita na embaixada da Arábia Saudita na Turquia?
Isso me parece problema dos turcos e sauditas.

Camargoer
Reply to  Walfrido Strobel
5 anos atrás

Caro Strobel. Talvez o problema seja que o jornalista residia nos EUA e trabalhava para uma empresa americana. Ele estava na Turquia devido o seu casamento com uma turca. Creio que Trump errou ao justificar a neutralidade dos EUA devido os investimentos/compras sauditas. O que está em jogo seria a própria autoimagem dos americanos como democracia fundada em bases iluministas. Seria preciso contextualizar com outros casos nos quais os EUA deram garantia a dissidentes estrangeiros perseguidos por seus respectivos regimes totalitários.

Renato B.
Renato B.
5 anos atrás

O ponto é que quando os EUA se pronunciam a favor de civilidade, liberdade e direitos humanos o mundo fica melhor. Porém, a recíproca também é verdadeira. A omissão é uma mensagem para o pior. A exigência não é a mesma com a China, Cuba, Coréia do Norte ou Rússia, simplesmente porque não se espera isso deles. É falta de esperança e não de exigência. E quem morreu foi um jornalista, não um terrorista ou soldado inimigo. Numa capital estrangeira e sob cobertura diplomática. Sob a batuta de uma das teocracias mais opressoras do mundo. Não dá para passar a… Read more »

Matheus G
Matheus G
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Engraçado, quando os americanos intervém a favor da civilidade, liberdade e direitos humanos, a imprensa já exclama que os EUA estão colonizando aumentando o seu vasto império escravizando os pobres seres deste país, talvez o maior exemplo desse ocorrido tenha sido a Guerra do Kosovo, basta apenas procurar na internet sobre o que falam das ações da OTAN nesta guerra. Pra mim, Trump está certo em não agir, e se eu fosse ele exclamava:”Vocês não falam que os americanos são imperialistas, pois então, no meu governo não haverá mais retaliação por assassinatos em outro país, se virem”. Esta atitude isolacionista… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Matheus G
5 anos atrás

Eu não falei que eles deviam jogar uma bomba na embaixada. Mas os berros contra os islâmicos “do mal” e o silêncio quanto aos “de estimação” é que chamam a atenção.

Não acho que ficou menos hipócrita, mas os americanos antigamente tentavam ser melhores.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Eu acredito que o grande objetivo de Bin Laden (um saudita) com o ataque do 11 de setembro era tornar os EUA um pouco mais parecidos com a sua pátria, infelizmente ele conseguiu

Maurício.
Maurício.
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Renato B, concordo com você, eu acho que nunca ficou muito claro qual o real envolvimento do governo saudita em relação aos ataques terroristas de 11 de setembro, se eu não me engano dos 19 terroristas 15 eram sauditas.

Camargoer
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Caro Renato. Concordo com seu ponto de vista. Em outros momentos, os EUA atuaram diplomaticamente em prol de dissidentes políticos. Eu também incluiria o Irã na lista de países que você fez.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Verdade Camargoer, esse é um dos casos em que os EUA acertam.

Diego K
Diego K
5 anos atrás

Independente de interesses comerciais, isso é um assassinato e deve ser respondido com força pelas nações que mais pregaram valores bons no mundo. Puxar o cabresto do burro saudita é preciso, se possível esporar seu coro pra aprender a lição.

Fawcett1925
Fawcett1925
5 anos atrás

“A era Trump também é – talvez não coincidentemente – a era das atrocidades em massa.” Este é o trecho mais bizarro presente neste texto. Praticamente apagou os últimos 4 milênios da História Humana. Este artigo só mostra o tanto que a mídia profissional tenta desumanizar Trump, perdendo assim mais credibilidade perante a opinião pública. Se tem algo que os americanos são mestres é em fazer vista grossas aos crimes cometidos por seus aliados. A própria Arábia Saudita tem uma extensa lista de crimes mas nunca saíram de baixo da proteção americana, independente de quem esteja no morando na Casa… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Fawcett1925
5 anos atrás

Fawcett, E o pessoal anti EUA aqui da Trilogia se cala acerca de algumas passagens interessantes do texto que por acaso, também são culpa do Trump. rsrs – “há a Coreia do Norte, que é culpada de escravidão em massa, tortura, estupro, abortos forçados e o extermínio de suspeitos opositores do regime.” – “Na China, talvez um milhão de uigures étnicos sejam mantidos em campos de reeducação. Grupos de direitos humanos relatam deslocamento forçado, separações familiares e tortura psicológica e física.” – Os EUA não é só tido como cruel e sanguinário quando age, mas também o é na omissão.… Read more »

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Se um jornalista israeli conseguisse segredos militares, fugisse para o Irã e entregasse tais segredos, o Mossad o “resolveria” de forma exemplar e todos nós aqui, eu inclusive, bateríamos palminhas.
Cada país “resolve” seus traidores como lhe apetece.
.
E temos que aprender a não nos metermos com os problemas islâmicos. Pagamos com despesas e perdas militares, e atentados que ceifam inocentes.

Luis Antonio Marcello Senger
5 anos atrás

O sr G.Soros está fazendo um ótimo trabalho pagando e espalhando !jornalistas! comprometidos a dar opiniões que critiquem a direita e o sistema Liberal no Mundo todo . O que me espanta é ele ter conseguido espaço nesta mídia pra fazer estas manifestações fora de sentido e que nunca tangem a verdade e sim a verdade “deles” pela causa ! Assustador o poder maléfico desta gente ! A verdade vencerá !

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Luis Antonio Marcello Senger
5 anos atrás

Também não entendi o objetivo dessa matéria aqui. Devo ser um ¨estulto¨, como diz o comentarista japa (deve ser japa, pelo nick, ou nome, não sei).

Luis Antonio Marcello Senger
5 anos atrás

Esta matéria esta bem de acordo com as ‘propagandas” eleitorais de um determinado partido que pretende eleger um POSTE e que somente sobrevive de matérias pagas para enganar os menos iluminados culturalmente , completamente fora de propósito a não ser a desinformação ! Os EUaAvendram mais de USD100 bilhoes em armas aos arabes da Arabia Saudita e nem por sonho iriam querer se envolver em alguma confusão com o governo Saudita . Este jornalista morto , era espiãio e criava muitos incômodos aos arabes , era parente do Dody (da princesa Diana) e primo do Osama Bin Laden .. isto… Read more »

Cronauer
Cronauer
Reply to  Luis Antonio Marcello Senger
5 anos atrás

Exatamente!

Delfim
Delfim
5 anos atrás

E mais uma coisa :
O que Khashoggi, expulso, acusado de traição e com um alvo na cabeça, faria em uma representação diplomática, extensão territorial, de seu país ?
Eu no lugar dele nem passaria perto.
Ainda acho uma estorinha mal-contada.

Paulo Neves
Paulo Neves
5 anos atrás

Tudo pode ser motivo para criticarem o Trump. Ele está longe do modelo ideal de presidente (Lincoln…), mas fez o diagnóstico correto do problema dos EUA. Gastam muito, em todas as direções, e não sobra para os próprios norte-americanos. Se alguém, inclusive o próprio Trump, achou que seria moleza consertar as coisas, enganou-se. Mesmo sendo disfuncional para o próprio país, o modelo vigente tem beneficiários. E estes vão fazer de tudo para que nada mude. TUDO! Achar que existem limites nesta luta é ingênuo. Intrigas, traições, subornos, conspirações, só para ficar no começo do manual. Quem acompanha as notícias dos… Read more »

Joao Moita Jr
5 anos atrás

Acho que os fãs mais acertados do Trump estão no Brasil!!!
Paulo, já compraste a o boné vermelho MAGA? RSRSRS

Bosco
Bosco
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

João,
Não estão não! Estão aí nos EUA. Ele foi eleito democraticamente pelos americanos. Você é que parece relativizar a democracia. rsrsss

Cronauer
Cronauer
Reply to  Bosco
5 anos atrás

A moita embaraça a visão… rsrsrs

Marcos10
Marcos10
5 anos atrás

O problema de Trump é Trump.
Pode-se dizer que Trump reage as provocações da imprensa, mas que esta também reage as provocações do primeiro. Falta à ele diplomacia e tato.
E nem tudo é culpa de Trump. Os EUA já tiveram presidentes piores. Mas está longe de ser um grande estadista.
E por fim o jornalista será esquecido.
O que rege o Mundo são os interesses.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Marcos10
5 anos atrás

Teve bem pior..

O Obama, queridinho da imprensa.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

E no que diz respeito à “crueldade sem consequência”, outro dia o gordinho norte-coreano mandou fuzilar um ministro, apenas pq cochilou em um evento, com… um canhão 23mm !
O socialismo, tanto o de esquerda quanto o “nacional-socialismo”, tem centenas de milhões de mortes na sua conta, mas continua seduzindo a patuléia ignara.

Luis Antonio Marcello Senger
5 anos atrás

Faltam apenas 10 dias …. apenas !

Delfim
Delfim
5 anos atrás
Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Delfim
5 anos atrás

E Bolsonaro indicará um negro como Comandante da Aeronáutica, TB Raul Botelho. Racista miserável. … Hahahahaha.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Comentário retido

Mario Afonso
Mario Afonso
5 anos atrás

Só digo uma coisa, enquanto os milicos brasileiros idolatrarem esquerdistas continuarão sendo pisados e feitos de trouxas. E o Brasil é quem mais sofre com isso.
Ainda hoje são obrigados a bater continência para comunistas terroristas. Vistam suas calças, sejam homens de verdade!

* Washington Post faz parte da escória do jornalismo mundial, juntamente com New York Time, El Pais, etc.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Lá no EUA só tem Republicanos e Democratas,A e B independe do Presidente muda muito pouco,quase nada,Só que os republicanos gostam mais de guerras,visam mais jogos do poder e mais armamentos,os Democratas fazem a mesma coisa mais são mais discretos.

Jorge F
Jorge F
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Adoro essa: General Lee o democrata iniciou a guerra de secessão Lincoln o Republicano resolveu.
Primeira e segunda guerras foram iniciadas por democratas e tiveram republicanos limpando a bagunça (quebra do isolacionismo).
Coreia e Vietnam também iniciadas por democratas
A Líbia e a Iugoslávia caíram sobre o cerco de democratas.
Mas no nosso folclore Bush pai e Bush filho, republicanos são a origem de todo mau.

Jorge F
Jorge F
5 anos atrás

Adoro essa: General Lee o democrata iniciou a guerra de secessão Lincoln o Republicano resolveu.
Primeira e segunda guerras foram iniciadas por democratas e tiveram republicanos limpando a bagunça (quebra do isolacionismo).
Coreia e Vietnam também iniciadas por democratas
A Líbia e a Iugoslávia caíram sobre o cerco de democratas.
Mas no nosso folclore Bush pai e Bush filho, republicanos são a origem de todo mau.

Jorge F
Jorge F
5 anos atrás

Observação: as duas guerras orquestradas por republicanos foram as mais bem documentadas, que proporcionalmente apresentaram o menor número de baixas e com reduzido número de perdas civis. Já a lambança de Clinton com sérvios e croatas foi sanguinolenta… A Líbia e a Síria foram capturadas em guerras civis com lados apoiados pela CIA e Black Water. Por fim Sadan Hussein foi julgado, Gadafi e Bin Laden não… Quem são os democratas e quem são os republicanos…