Alto funcionário da inteligência saudita supervisionou o interrogatório de jornalista desaparecido, disseram fontes

66
O jornalista Jamal Khashoggi chegando ao consulado saudita no dia 2 de outubro. Sua saída não foi registrada e ele está desaparecido

O jornalista Jamal Khashoggi chegando ao consulado saudita no dia 2 de outubro. Sua saída não foi registrada e ele está desaparecido

O jornalista Jamal Khashoggi chegando ao consulado saudita no dia 2 de outubro. Sua saída não foi registrada e ele está desaparecido
O jornalista Jamal Khashoggi chegando ao consulado saudita no dia 2 de outubro. Sua saída não foi registrada e ele está desaparecido

CNN — Uma missão da Arábia Saudita para interrogar e possivelmente raptar o jornalista Jamal Khashoggi em Istambul foi organizada por um oficial de alto escalão da Presidência Geral de Inteligência, principal serviço de inteligência da Arábia Saudita, disseram três fontes familiarizadas com o caso à CNN.

Uma dessas fontes descreve o oficial envolvido muito próximo do círculo interno do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Não está claro se o príncipe herdeiro autorizou um interrogatório ou seqüestro. A CNN informou anteriormente que várias autoridades dos EUA disseram que qualquer operação desse tipo não poderia ter acontecido sem o conhecimento direto do príncipe.

Uma segunda fonte disse que o oficial havia se reunido e enviou sua própria equipe para interrogar Khashoggi. Eles suspeitaram que Khashoggi tinha laços com o arquirrival do reino, o Catar, disse a fonte. Não houve evidência para substanciar que Khashoggi tinha tais laços.

Outra fonte disse à CNN que o organizador da missão não foi transparente sobre o que ele disse a Riad, explicando por que o governo não teve informações claras durante dias.

Não está claro se esses elementos serão incluídos no relatório ordenado pelas autoridades sauditas para o caso. Na terça-feira, o presidente Trump twittou que o príncipe herdeiro Mohammed havia dito em um telefonema que ele havia iniciado e iria expandir uma investigação completa sobre o assunto e que as respostas seriam divulgadas em breve.

O corpo de Khashoggi foi cortado em pedaços depois de ele ter sido morto há duas semanas no consulado saudita em Istambul, informou uma autoridade turca à CNN na terça-feira. A alegação, que foi feita inicialmente ao New York Times no início da investigação sobre o destino de Khashoggi, ocorre depois que autoridades turcas revistaram o consulado por nove horas na noite de segunda-feira. O funcionário turco não quis comentar sobre o método de disposição do corpo.

Passaportes sugerem que suposta equipe de assassinos tem ligações com o governo saudita

Autoridades turcas afirmaram em particular que Khashoggi foi morto no consulado em 2 de outubro depois que ele chegou para obter documentos que teriam permitido que ele se casasse com sua noiva turca, Hatice Cengiz. A Arábia Saudita já havia insistido que ele deixou o prédio vivo, mas Cengiz diz que ela nunca mais o viu.

Autoridades turcas acreditam que 15 homens sauditas que chegaram a Istambul em 2 de outubro estavam ligados ao desaparecimento – e possível assassinato – de Khashoggi no consulado saudita em Istambul em 2 de outubro.

Autoridades turcas forneceram à CNN uma cópia do passaporte de sete homens suspeitos de pertencerem à suposta equipe saudita. As cópias de passaporte foram tiradas no dia do desaparecimento de Khashoggi.

Uma das cópias de passaporte parece pertencer a Salah Muhammad al-Tubaiqi, listado como chefe de medicina forense no Ministério do Interior saudita. Outro membro do grupo identificado pela mídia oficial turca e aparecendo nos supostos passaportes é Muhammad Saad al-Zahrani, que apareceu na TV estatal saudita ao lado do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman.

Sabah, um jornal privado pró-governo na Turquia, na semana passada listou 15 nomes ao lado de fotografias de homens que as autoridades acreditam terem sido levadas de avião para Istambul a partir de Riad. Oito dos 15 foram identificados pela agência estatal Anadolu.

Duas fontes familiarizadas com a investigação confirmaram à CNN que os 15 homens listados pelo Sabah tinham interesse na investigação criminal em curso lançada pelos promotores turcos.

Jamal Khashoggi e sua noiva
Jamal Khashoggi e sua noiva

Autoridades vão fazer busca na residência do Cônsul Geral na quarta-feira

O presidente Recep Tayyip Erdogan disse na terça-feira que os investigadores turcos estavam investigando “tóxicos” e “pinturas sobre materiais” como parte de sua investigação.

“Minha esperança é que possamos chegar a conclusões que nos darão uma opinião razoável o mais rápido possível, porque a investigação está buscando muitas coisas, como materiais tóxicos e materiais removidos e pintados”, disse Erdogan a repórteres.

Imagens do CCTV, que serviram como ponto focal nas investigações, mostraram veículos saindo do prédio do consulado para a residência do cônsul saudita nas proximidades, em 2 de outubro. A CNN viu uma equipe de limpeza entrar no edifício principal do consulado na segunda-feira antes das autoridades turcas, incluindo uma equipe forense, que chegou para iniciar sua investigação.

Uma busca na residência do cônsul geral que deveria acontecer na terça-feira não ocorreu, de acordo com um policial próximo ao prédio que falou com a equipe da CNN em Istambul. Investigadores disseram que a busca ocorrerá na quarta-feira, segundo a emissora estatal TRT.

Enquanto isso, o próprio cônsul geral, Mohammed Otaibi, deixou a Turquia na terça-feira, informou a agência de notícias semioficial Anadolu.

Na sexta-feira, uma fonte familiarizada com a investigação em curso disse à CNN que as autoridades turcas têm evidências de áudio e vídeo que mostram que Khashoggi foi morto dentro do consulado saudita.

A evidência, que foi descrita à fonte por uma agência de inteligência ocidental, mostrou que houve um ataque e uma luta dentro do consulado. Há também evidências do momento em que Khashoggi foi morto, disse a fonte.

A Arábia Saudita está sob intensa pressão internacional para explicar a aparente morte de Khashoggi, que criou uma ruptura diplomática entre a Arábia Saudita e o Ocidente.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, visitou a Arábia Saudita na terça-feira para conversar com o rei Salman, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman e o ministro das Relações Exteriores, al-Jubeir. A visita aconteceu quando fontes disseram à CNN que o reino estava se preparando para reconhecer que Khashoggi morreu no consulado de Istambul em um interrogatório que deu errado. As fontes disseram que o interrogatório deveria levar ao seu retorno forçado à Arábia Saudita.

“Minha avaliação dessas reuniões é que há um sério compromisso em determinar todos os fatos e garantir a responsabilidade, incluindo a responsabilidade pelos líderes seniores ou altos funcionários da Arábia Saudita”, disse Pompeo na terça-feira após a reunião.

Pompeo voará para Ancara, Turquia, na quarta-feira para se encontrar com o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco
5 anos atrás

Não entendo a relação que querem estabelecer entre o Trump e esse caso. O cara não era cidadão americano, o crime foi cometido na Turquia, numa embaixada da AS. Não foi o Trump que mandou matar e mesmo tendo sido o rei da AS quem mandou, o que o Trump tem a ver com isso? Vai romper as relações diplomáticas com a AS? Então o Brasil tem que fazer a mesma coisa Todo mundo reclama dos EUA posar de xerife do mundo mas é dos EUA que todo mundo espera alguma reação quando algo acontece. Ora! Pois que comecemos nós… Read more »

Bosco
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

Galante,
A “retórica de Trump contra jornalistas” existe por conta da “retórica dos jornalistas contra o Trump”. Eles querem passar a imagem que o Trump é um idiota mas aí querem que o Trump se comporte como um estadista quando um deles é esquartejado?

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
Reply to  Bosco
5 anos atrás

É o que se espera de um Presidente dos Estados Unidos.

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

Concordo com você Alexandre Galante. Além disso. A postura do maior líder mundial é importante, os EUA são o exemplo mais observado pela cultura ocidental.

Bruno w Basillio
Reply to  Lucas Thiago
5 anos atrás

Ele não e o maior líder mundial, segundo uma revista americana entre os presidente Xi é o primeiro…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Bruno w Basillio
5 anos atrás

Presidente Xi, líder mundial?

Só se fôr líder comunista mundial.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Bruno w Basillio
5 anos atrás

Quem é comunista, a China?

A partir do Deng e seu “enriquecer é glorioso” que esses comunistas ficaram muito interessantes.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Bruno w Basillio
5 anos atrás

Comunista é o Brasil, na cabeça de alguns (quando interessa).

Socrates Pereira
Socrates Pereira
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

Galante, seu comentário não pode ser verdadeiro…Trump contra jornalistas ou jornalistas contra Trump, vamos para de hipocrisia, você sabe que 90% dos jornais são extremamente corruptos e mama nas tetas do Estado.
Você sabe que a matança de jornalistas na era Obama foi gigante, porém o silêncio foi total.

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco, faço minhas suas palavras, não poderia ter colocado melhor!

jota ká
jota ká
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Porque a Arábia Saudita é o REINO DO MAL comandada por uma família tirana, e que só se mantém como tal com o apoio incondicional dos Estados Unidos.Não pega bem ao país que sempre diz que sua missão é espalhar e apoiar os valores da liberdade e da democracia apoiar um regime teocrático, totalitário e sanguinário como é o saudita!

Ricardo
Ricardo
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Fato é que a Arabia Saudita é um Reino de terror e para uma nação que se auto intitula guardia da democracia se aliar a este tipo de país soa muito hipócrita!

Bosco
5 anos atrás

Comentário retido

Thiago
Thiago
5 anos atrás

Quem sabe depois desse escândalo os EUA tomem vergonha na cara , só um pouco, o suficiente para parar de bajular aquele regime podre . O Trump, sua administração e especialmente seu genro não mostraram o mínimo de pudor em apoiar aquela corja . Ou pelo menos que sejam menos hipócritas e parem de usar dois pesos e duas medidas e começem agir como a China que de cara assume uma política de não ingerência nos assuntos internos e disinteresse total , não utiliza discursos moralistas de bom moço ou desculpas esfarrapadas como pretextos para atacar os adversários e rivais.… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Thiago
5 anos atrás

Tanto exemplo no Mundo vc colocar a CHINA? pqp, um país que tomar espaço dos outros, mata e tortura sua própria população, está ocupando o Tibet e etc

jota ká
jota ká
Reply to  Thiago
5 anos atrás

Concordo Thiago.
Muitos neste forúm costumam demonizar o Irã, mas se comparado ao regime saudita, o regime dos aiatolás é um paraíso da democracia e da liberdade (onde o poder maior, apesar de não eleito, é distribuído, e há eleições periódicas para presidente e parlamento).
Antes que comece o mimimi dos americanófilos e judeófilos, que fique claro que a comparação é entre Irã e AS, não as nações ocidentais.

Thiago
Thiago
5 anos atrás

Qualquer outro país teria sofrido ameaças, represálias,
três/quatros tomahawk de advertência, sanções embargos… Mas o regime não , eles não, casualidade bizarra.

Bosco
Reply to  Thiago
5 anos atrás

Thiago,
Lembra pra gente aí quais países os EUA atacou ou invadiu por conta exclusivamente de que lá não era uma democracia?
E aproveita e me aponta aí qual democracia ele atacou ou invadiu?

Thiago
Thiago
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Amigo, você pretende negar o óbvio ? a pergunta não foi bem formulada, seria mais fácil lembrar os países que sofreram sanções/embargos ou qualquer tipo de represália simplesmente por não ser alinhado. Democracia/liberdade/direitos humanos…etc são apenas pretextos. Não é difícil entender ,prezado Bosco. A Arábia Saudita já a anos atrás , por coerência, deveria ser alvo no mínimo de sanções como a Venezuela, Irã,Líbia, Síria, Cuba , Myanmar… Ou no mínimo sancionar os mais altos funcionários e autoridades como os EUA fazem em vários casos , veja o entourage do presidente da Bielorrussia e proprio Alexander Lukashenko. A família real… Read more »

Tiago Gimenes
Tiago Gimenes
Reply to  Thiago
5 anos atrás

Meu xará esquece, vc nunca vai ver o AmericanBoy criticando os EUA, exatamente por isso a opinião dele é inútil, sempre baseada em apenas 1 lado, mesmo que as evidencias provem o contrário.

Bosco
Reply to  Thiago
5 anos atrás

Thiago, Primeiro, não tenho nenhum apreço à Arábia Saudita e pelos seus tiranos. Nenhum! Aliás, como não tinha pelo Assad, pela Kadaf ou pelo Sadan ou pelo Irã. Então, pouco se me dá se os americanos vão ou não lançar Tomahawks contra este país por conta do Iêmen, que pelo que os comentaristas da Trilogia contam está dando um pau na AS, ou desse caso do jornalista. Segundo, que Cuba, Venezuela e CN estão há anos torturado e matando e nem por isso alguém cobra dos EUA enviar Tomahawks a estes países. Terceiro, até o discurso de Satanás o coloca… Read more »

Maslow
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Parabéns Bosco!!

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Bosco
5 anos atrás

O Pessoal da massagem extrapolou.

Cadu
Cadu
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Esqueci Bosco, ele não tem uma visão ampla do intrincado que é as relações no oriente médio e suas consequências.

Gabriel Nery
Gabriel Nery
Reply to  Cadu
5 anos atrás

Esquece Bosco, ele não tem uma visão ampla do intrincado que é as relações no oriente médio e suas consequências. (2)

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Gabriel Nery
5 anos atrás

Democracia como conhecida no Ocidente simplesmente não funciona no Oriente médio, todas as vezes quite tentaram implantar lá terminou mal, sempre uma vertente dissonante vai tentar derrubar qualquer regime que aparente fraqueza.

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

Poxa Galante, não acredito que vc acredita nessa história de retórica anti impressa do Trump. isso de associar os EUA e o presidente desse país ao que aconteceu na Turquia com um Cidadão da AS é de uma idiotice enorme, se eu fosse Trump mandava esses jornalistas fazerem matéria sobre gatinhos, ou ir lá na AS encher o saco da família real Saudita,,, quero saber pq de a Turquia ficar caguetando a AS, achava que as duas era amigas, sobre o Jornalista, acho horrível o que aconteceu, por mim a Turquia pode jogar a m. no ventilador, que a AS… Read more »

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

O único que vou comentar aqui é que quando o regime déspota e sanguinário da família Al Saud vinher abaixo em uma revolução islâmica estilo Irã 1979, teremos um problema gigantesco, pois os entupimos com quantidades nunca antes vistas na região de armas modernas dos nossos arsenais.
E o Trump é simplesmente um oportunista descarado. Me parece muito inacreditável que, começando com o histórico e heróico General George Washington, chegamos hoje a ser liderados por essa piada de mal gosto.

jota ká
jota ká
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Para Trump, um businessman, é business em primeiro lugar.
Sempre.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Carlos Campos, você achava que a Arábia Saudita e Turquia eram amigas??? Exatamente o oposto, meu amigo.

Bueno
Bueno
5 anos atrás

Turquia e Catar estão amando tudo isto. Deve esta agradecendo pelo cadáver. O Mundo é Cruel.

Bruno w Basillio
5 anos atrás

Só um exemplo interessante , na Síria forjam ataques químicos.. e Trump manda Tomahawk , no Iémen a AS bombardeia um ônibus escolar, com uma bomba de fabricação Americana , Trump rasga de elogios a este Reino…Se Iran ,Rússia ,Turquia ,Síria etc, sumir com um jornalista…meu Deus prepara as sanções por favor , são paises do mal….
Hipocrisia paga com dólares….

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Pq quando o Obama mantinha a mesma amizade com AS a imprensa americana ficava calada ? De repente agora tudo oq acontece é culpa do Trump rsrs… a verdade é o seguinte, ninguém vale nada, a imprensa paga uma de “insentona” mas tbm tem seus esqueletos escondidos no armário. Onde já se viu “jornalista” ligado com a inteligência saudita, vão me dizer que a imprensa americana não sabia disso ? Isso é moralmente correto ? Aqui no Brasil tbm temos os nossos ligados com a inteligência cubana, americana, ex-URSS e todo mundo finge que não sabe de nada, a maioria… Read more »

Gabriel Nery
Gabriel Nery
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

rapaz…aí você tá colocando o dedo na ferida. Há muita história por trás disso tudo. Só discordo querer atribuir qualquer tipo de culpa a Thrump. Na verdade pelo que eu vejo a crítica está sendo em cima do fato dele ter dado aparente pouca atenção a isso. Eu acredito que ele não vá fazer nada por dois motivos: 1º não é americano. 2º por ser jornalista rsrsrs Brincadeiras a parte o presidente dos EUA nunca vai tomar uma decisão de impor sanções somente por esse fato, mas ele sempre vai pensar nas consequências disso para a região que já é… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Ah claro, eles podiam, nós podemos fazer também…. Vejam a lógica dos destros…

Sequim
Sequim
5 anos atrás

Sempre me espanta a ideologia de alguns travestida de racionalidade. Quando a Rússia intervém na Síria, a pedido do governo sírio, é tratada como um país agressor, porém quando a Arábia Saudita intervém no Iêmen, é vista como uma potência regional que está tentando estabilizar o Oriente Médio. Quando a China é criticada por agressão aos direitos humanos (e dever ser mesmo), é esquecido que o EUA apoiaram (apóiam?) o ISIS, a ponto de promover um resgate de seus principais líderes na Síria quando o exército russo começou a retomar posições na Síria, mesmo diante das atrocidades que aqueles fanáticos… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Sequim
5 anos atrás

Está falando de si mesmo? Os rebeldes fundamentalistas Houthis no Iêmen tomaram áreas do governo legítimo e são aplaudidos, sendo que a coalisão árabe está no Iêmen a pedido do próprio governo do Iêmen, mas na cabeça de alguns só a Síria e a Rússia que podem fazer isso e qualquer rebelde querendo derrubar o Assad é terrorista enquanto qualquer rebelde querendo tomar o Iêmen é herói.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Sequim
5 anos atrás

A Rússia mata, ou tenta, envenenando opositores fora da Rússia. Imagina o que não faz na própria tirania que virou aquele país e em suas colônias ideológicas.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

Cortar laços com a Arábia Saudita seria um tiro no pé, certeza que a China e a Rússia não se importam com assassinatos de jornalistas e receberiam eles de braços abertos. E esse mesmo pessoal não apoiaria uma imposição dos EUA para mudar o regime e fariam um escândalo maior ainda, então é melhor ignorar essas coisas e deixar tudo como está. Além do mais isso talvez seja uma grande armação, não confio nem um pouco nessas fontes e na Turquia.

Sagaz
Sagaz
5 anos atrás

Arábia saudita vai aprender com os russos, que jogam veneno na comida da família e deixam morrer longe da embaixada.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
5 anos atrás

Sem querer apoiar e justificar com o ato de barbárie com o jornalista Jamal Khashoggi, mas esse serviço de inteligência saudita foi amador até para nós brasileiros. A certeza da impunidade foi tanta que fizeram o interrogatório sem ao menos revistar ele e dae dizem fontes turcas que tem gravados os gritos do jornalista gravados. Eles tem de aprender muito com os EUA, UK e Israel. Ia dizer tb a Rússia, mas depois da última trapalhada no Reino Unido eles se desqualificaram.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Eu não acredito muito nesta história. 1 – Seria muito fácil ter um “aparelho” para interrogar e/ou sumir com Khashoggi, em vez de levá-lo para a própria embaixada. Muito batom na cueca. 2 – Diplomaticamente a intervenção americana não se sustenta. Foi uma ação fora de território americano contra um cidadão não-americano. 3 – Turquia e AS podem não se bicar, mas tem um inimigo comum que é o Irã. Não é interessante se estranharem. 4 – Como a Turquia tem provas do que aconteceu dentro do consulado saudita ? Tal configuraria quebra da soberania saudita. 5 – Vários países… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  Delfim
5 anos atrás

7 – Khashoggi era sunita ou xiita ? Muitos xiitas habitam a AS e são malvistos.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Delfim
5 anos atrás

“4 – Como a Turquia tem provas do que aconteceu dentro do consulado saudita ? Tal configuraria quebra da soberania saudita.”.
.
Consulado não é Embaixada, pode ser invadido pela polícia turca e investigado.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Trump: I’ve asked for the audio of Khashoggi’s killing — “if it exists” President Trump was just asked about Turkish claims that they have audio of Jamal Khashoggi’s purported murder. The President said he’s asked for the audio, but then hedged “if it exists.” Here’s how the exchange with reporters went down: Question: Mr. President, you asked for this audio/video intelligence — Trump: “We have asked for it, if it exists. We have asked.” Question: But you haven’t gotten it? Trump: “We asked for it, if it exists.” Question: Are you surprised they haven’t turned it over? Trump: “I’m not… Read more »

Sequim
Sequim
5 anos atrás

Caro cobra fumante, lamento que minha postagem tenha lhe calado tão profundamente. E respondendo à sua pergunta, não, não estou falando de mim mesmo não. Vou dar um outro exemplo menos “bolivariano-comunista-esquerdista-blá-blá-blá”: muitos criticam a atuação dos EUA no Vietnã, mas esquecem que a URSS não foi nada santa na sua ocupação do Afeganistão, tendo sido particularmente cruel com a população civil. O que acho “engraçado” é que muitos fingem não ver os atos praticados pelo lado com o qual está ideologicamente vinculado, e tenta justificar isso com um verniz de “racionalidade”.

Cangaceiro
Cangaceiro
5 anos atrás

Do ponto de vista tático, só posso pensar uma coisa: Que trapalhada!!!

Não entrando no mérito do assassinato de opositores ao seu regime no estilo Mossad, mas:
– Forma Certa: mata e faz parecer um acidente ou doença, tenha sempre uma negação plausível.
– Forma Errada: só mata
– Forma Tosca: mate na sua embaixada/consulado.

Wagner
Wagner
Reply to  Cangaceiro
5 anos atrás

Os sauditas são amadores,eles terão que aumentar produção de petróleo para acalmar o mundo,deram um tiro no pé.

Maurício.
Maurício.
5 anos atrás

Ditadura é isso mesmo, o mais engraçado (ou trágico) é ver o pessoal tentando defender essa ou aquela ditadura com ar de “racionalidade” como o comentarista Sequim comentou.

Trump não pode passar a idéia de que não se importa com o que cada país faça com relação a imprensa, assim ele dá a entender que está lavando suas mãos em casos como esse, e no cargo atual dele isso se complica, mas no final das contas ele é um aliado de uma ditadura sanguinária como a AS, então da ‘Seis por Meia Dúzia’ no final das contas.

fabio jeffer
fabio jeffer
5 anos atrás

Defender Trump é mais idiota do que as asneiras que Trump faz

Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Bosco

Relaxa.

A Turquia está precisando de U$D 90 No, ou quebra e quebra feio.

Tendeu ?

Mão dupla.

Deveriam ter contratado o Mossad como consultor…..

Kkkkk ….

Continuam se matando entre eles…rs.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Se um jornalista israeli conseguisse segredos militares, fugisse para o Irã e entregasse tais segredos, o Mossad o “resolveria” de forma exemplar e todos nós aqui, eu inclusive, bateríamos palminhas. Cada país “resolve” seus traidores como lhe apetece. . E temos que aprender a não nos metermos com os problemas islâmicos. Pagamos com despesas e perdas militares, e atentados que ceifam inocentes. . Agora está sendo noticiado que foi esquartejado vivo. Daqui a pouco vão dizer que foi capado e colocaram o “bráulio” na sua boca. . Aqui no BR morrem centenas de policiais e nada. Morre um jornalista e… Read more »

Bosco
5 anos atrás

Infelizmente esse jornalista veio a conhecer o que é realmente “retórica contra o jornalismo”, mas ele e seu jornal queriam o direito à livre expressão mas nunca respeitaram a livre expressão do eleitorado americano que votou no Trump de forma democrática e dentro das regras estabelecidas e tentavam minar qualquer possibilidade de sucesso ao governo do dito cujo e só não levou os EUA à uma desorganização institucional por conta das forças da legalidade que resistiram bravamente às forças partidárias e ideológicas. E por pior que o Trump seja, convenhamos, uma coisa é certa, em ele perdendo a próxima eleição… Read more »

Wilson França
Wilson França
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Legal esse comentário. Bem engraçado. Se a notícia é favorável, ok. Se é desfavorável, é conspiração. Pra deixar tudo mais divertido, anotem a profecia: Nos primeiros meses ou até anos do governo Bolsonaro vai ser o mesmo discurso. Tudo que sair na imprensa sobre as trapalhadas cometidas será lido pelos seus fiéis adoradores como conspiração, tentativa comunista de derrubar o deus mítico. Depois de um tempo, quando tudo estiver do mesmo jeito ou pior, a mesma violência, desemprego, ricos cada vez mais ricos as custas da população etc., virá a decepção. Esse será o momento crucial para a democracia no… Read more »

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Alguns dos que censuram Trump e a Casa Saud sabem o que acontece na Venefavela ?
Em 2017, 14 jornalistas presos, 106 agredidos e 69 mídias fechadas, de acordo com O Globo.
Aqui mesmo um cinegrafista foi morto pela turma da Sininho e nada.

Maurício.
Maurício.
5 anos atrás

O mais engraçado nesse caso é ver a política de dois pesos e duas medidas que Trump tem tomado nesse caso, e as medidas que Trump tomou no caso do envenenamento envolvendo a Rússia na Inglaterra. Ontem Trump criticou quem está dizendo que a AS tem culpa no cartório, dizendo que tem que ter provas e todo aquele blá blá blá pra defender um aliado ditador, já no caso do envenenamento, Trump já saiu acusando a Rússia e “tacando” sanções econômicas. Os dois casos foram iguais, ditaduras eliminando desafetos, já as consequências…segue a boa e velha hipocrisia dos governantes pelo… Read more »

Bosco
Reply to  Maurício.
5 anos atrás

Maurício,
Os EUA não adota a política de dois pesos e duas medidas. Ele sempre fica do lado que seja favorável aos seus interesses. Assim como todos os outros líderes mundiais. Aliás, o Putin é mestre nisso.

Sargento Pincel
5 anos atrás

Os americanos nunca irão contra seu maior aliado no Oriente Médio (junto com Israel),esse estardalhaço que o governo americano está fazendo é só para “a mídia ver”, os sauditas depositaram na conta dos EUA cerca de 100 milhões de dólares hoje, dizendo que é para combater o ISIS e também vão compensar o governo turco por estar “ajudando” na investigação do assassinato desse jornalista; ou seja é só dar uma boa gorjeta que os corruptos ficam quieto. Quem morreu que vire defunto.

Maurício.
Maurício.
5 anos atrás

Na minha opinião é sim dois pesos e duas medidas por mais que você discorde Bosco, basta ver os fatos e contra fatos não há argumentos, mas não quero convencer você disso já que todo mundo aqui no site sabe da sua posição em relação aos EUA e seus aliados, no mais quero que Putin e todos os ditadores sauditas se explodam. Bosco veja essa matéria: https://www.forte.jor.br/2018/03/15/reino-unido-acusa-russia-de-envenenar-ex-espiao-e-expulsa-diplomatas/ Nesse caso você foi um dos mais atuantes e sarcástico em acusar a Rússia e seu ditador Putin, já nesse caso da AS você tenta passar a ideia de não se importar com… Read more »

Bosco
Reply to  Maurício.
5 anos atrás

Mauricio, No caso da Rússia no post que você indicou, meus comentários eram no sentido de contradizer alguns que defendiam a versão que a tentativa de assassinato foi obra dos britânicos para culpar os russos e aí, isentar os russos e fazê-los passar por vítimas. Em nenhum momento fiz juízo de valor de quem quer que seja, nem de russos, nem de americanos ou de britânicos. Não sou ingênuo e estou cansado de saber que países defendem primeiro, seus interesses. E não demonizo país nenhum tendo em vista a complexidade que são as relações internacionais principalmente a partir do início… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco eu tenho que concordar com você que muitas das suas colocações são na verdade pra argumentar o “outro” lado, na verdade eu até me espanto as vezes como você ainda “cai” em certos tipos de provocações, infelizmente eu acho que você dê uma maneira ou outra acaba descendo no nível de alguns trolls em certas ocasiões. Bosco, no caso da Arábia Saudita eu tenho um ranço com todo tipo de ditadura, eu sei que você é ateu, mas eu sou cristão, sou um Adventista do sétimo dia, eu guardo o sábado, não como carne de porco, e sigo muitas… Read more »

Bosco
Reply to  Maurício.
5 anos atrás

Comentário retido.

Sequim
Sequim
5 anos atrás

Bosco, permita-me fazer um comentário rápido em cima de seu comentário. É bem por aí. Tanto o marxismo cultural quanto o neoliberalismo são ideologias que alguns querem dar um ar de racionalidade científica. Nada contra, desde que o ideólogo deixe claro que o que está defendendo sua ideologia, e que a está defendendo sob o ponto de vista das idéias. O que me incomoda é ideologia tratada como um fato natural da vida, como se tão natural quanto o ar que se respira.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Jornalista sempre foi uma profissão de risco,aliás principalmente aqueles investigativos é de guerra,acham que podem se meter em qualquer coisa que estão respaldados pela democracia é um lamentável engano,muitos pagam com a própria vida.Claro que alguém tem que ser responsabilizado,e cabe as forças de inteligência descobrir queem mandou ou foi responsável pelo desaparecimento.No ocidente,nas Republicas democráticas é mais fácil ser esclarecidas mas em ditaduras a coisa fica oculta até que o mundo esqueça ,é com o tempo o interesse diminui.