Por Natália Boere

O Gabinete de Intervenção Federal entregou na manhã desta quinta-feira 700 novas armas para as Forças de Segurança do Rio. Foram compradas 200 carabinas calibre 12, que irão para a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) e 500 fuzis 5.56, que irão para a Polícia Militar (PM). O arsenal custou cerca de R$ 780 mil.

— Queremos recuperar a capacidade operacional dos órgãos de segurança do Estado. Isso é parte do nosso planejamento — disse o interventor federal, general Braga Netto, durante solenidade realizada no Comando Militar do Leste, no Centro do Rio.

Na ocasião, o governador Luiz Fernando Pezão afirmou que a intervenção é aprovada por 72% da população e defendeu sua continuidade:

— Se eu estivesse concorrendo nessas eleições, não deixaria essa parceria acabar. Os resultados são muito bons. Os índices de criminalidade estão caindo.

Porta-voz do Gabinete de Intervenção Federal, o coronel Carlos Cinelli destacou o trabalho de gestão e trasferência de expertise que vem sendo feito por parte das Forças Armadas às Forças de Segurança do Rio.

— Identificamos uma incapacidade de gestão administrativa, não porque não quisessem, mas porque desconheciam as etapas necessárias das licitações em contratos para que pudessem efetivar as compras. E com isso as compras pararam e começaram as soluções a conta gotas. O policial comprava seu colete, a munição era emprestada, pegava arma de bandido e entregava para policial. Se não fosse a intervenção, eles não teriam força nem política nem gestora para fazer isso. E o trabalho ficaria comprometido. Eficácia zero.

Cinelli ainda comentou o trabalho que vem sendo feito pelas corregedorias contra maus profissionais nas polícias do Rio. Corregedoria Interna (Coinpol) da Polícia Civil faz, nesta quinta-feira, uma operação para prender dois delegados e cinco agentes denunciados por organização criminosa, extorsão mediante sequestro, concussão e prevaricação. A Polícia Militar também faz uma operação, na manhã desta quinta-feira. A Corregedoria da corporação visa a cumprir 15 mandados de prisão contra suspeitos de integrar uma milícia na Baixada Fluminense.

— É importante mandar uma mensagem para os policiais que, embora nós saibamos que há maus profissionais em qualquer instituição, no momento em que eles forem identificados, não haverá tolerância. As corregedorias estão sendo fortalecidas e é importante elas continuarem tendo liberdade e autonomia. Já está havendo um efeito positivo na ponta da linha. Os policiais estão em alerta e percebendo. Não existe uma maneira mais eficaz de você mandar uma mensagem positiva para um bom profissional do que um mau profissional ser punido — comentou Cinelli.

FONTE: Extra

Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

A pergunta é:
Eles podem usar isso ou o direito dos manos vai processar o policial que por ventura matar algum “suspeito”???

Alem
Alem
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

O novo presidente vai lutar firmemente contra o direito dos manos!! “Forte abraço hahahah!!”

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alem
5 anos atrás

Fake news.

Jefferson Eduardo
Jefferson Eduardo
Reply to  Alem
5 anos atrás

É o que mais anseio que o novo presidente seja ferrenho em relação á esse pessoal dos “direitos dos manos”, pois não existe nada mais injusto do que esse grupo!!!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

E desde quando está na constituição que polícia não pode atirar em bandido? Aqui perto da minha cidade a PF desarticulou à balas uma quadrilha de assaltantes que iriam assaltar um avião num aeroporto, inclusive os bandidos estavam com uma .50 numa caminhonete, e não teve nada com os policiais. Mas tudo tem limites, para não acontecer como o jovem do guarda chuva no RJ, que o PM achou que era um fuzil e sentou o dedo no pobre rapaz. Em casos como esse o PM deveria pegar cadeia, ser expulso da corporação sem direito à nada, e nunca mais… Read more »

Ozzy
Ozzy
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Ora, se ele confundiu com um fuzil, o que deveria fazer? esperar levar um tiro? se foi uma dúvida razoável em vista das circunstancias, não há razão para puni-lo.
E você está equivocado, policial comum que mata alguem em serviço passa meses de molho até acabar o inquérito e poder voltar pra rua. E as vezes o processo cai na mão de um promotor de esquerda, que resolve infernizar a vida do policial por mais alguns meses.

sub-urbano
sub-urbano
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Verdade, esse discurso é um mito propagado nos ultimos anos, pela mesma turma que fala em terra plana, golpe comunista, papa reptiliano, hitler de esquerda, manga com leite, etc. A Polícia brasileira é uma das que mais matam no mundo e as regras de engajamento são bem amplas pois a nossa Legítima Defesa abrange a “iminente ameaça” ou seja o policial pode atirar antes da agressão propriamente dita.

A culpada violência é do Capitalismo porque o bandido fica querendo ser rico, mas não tem condições por ser burro e safado, daí começa acometer crimes para perseguir suas ambições capitalistas.

Bosco
Bosco
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Eu, nem com 10 vidas terei um décimo do que o Neymar, jogador de bola , tem, apesar de ter 3 pós graduações (lato sensu) no meu campo profissional. Nem por isso eu sai roubando e mantando.
Conta outra que essa não cola!

jorge Alberto
jorge Alberto
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Era noite… Ele estava com um guarda chuvas dobrado… sabe-se la se estava embaixo de um poste com luz ou se estava sob o escuro… ( a proposito: sabes distinguir A NOITE um guarda chuvas PRETO, enrolado, de um fuzil? ) Some-se a isso, um policial despreparado, cansado e “com medo” (se ele nao atirar, eh alvejado). Trajedia anunciada!! Agora, mais facil sair acusando e expulsando um PM sem investigar a situacao ne? Sabes me afirmar COM CERTEZA, que ele nao estava a “brincar” com o guarda chuvas e apontando para um amigo etc??? ( esses “detalhes” nao saberemos e… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Na guerra você pode matar seu colega de farda,por ele ter te assustado. Ou ele ter feito algum ato, por exemplo: pular a trincheira vindo da terra de ninguém sem cuidado.No RJ vive uma GUERRA.Quando um agente comete um ato desses,de matar um inocente portando uma furadeira,ou um gurda chuva é por culpa do governo e governadores,pactuado com bandidos que deixaram o estado chegar, a onde chegou. Transformando as pessoas em psicóticos, que não podem ouvir um barulho de escapamento que se jogam no chão para sobreviver, ou ficam vendo armas onde não tem e matando para sobreviver.Um caso para… Read more »

Cangaceiro
Cangaceiro
Reply to  Renato de Mello Machado
5 anos atrás

O RJ realmente precisa de equipamentos, e além da compra de armamentos, houve o recebimento de Urutus para o BOPE e outras compras. Mas volto a bater na tecla, precisamos de COBRANÇA e GESTÃO em nossas policias judiciárias: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2018/10/20/familia-acha-assassina-apos-check-in-em-restaurante-avisa-policia-e-mulher-e-presa-em-sp.ghtml Vejam um crime de Homicídio, mandato de prisão em aberto (ou seja o juíz não soltou), não estamos falando de um grande criminoso cheio de recursos e nem nada do gênero. A mulher cometeu o crime, fugiu do local do crime e provavelmente só mudou de casa, e a policia não a encontrou. A família da vitima, começou a seguir a… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Renato de Mello Machado
5 anos atrás

Ah quer dizer que a culpa é do governo? Kkkkkkkk quer dizer que se amanhã alguém desligar o sistema de refrigeração dos reatores da Usina de Angra por que estava surtado, e ela explodir, a culpa é da empresa, e não do empregado? Kkkkkkkk funcionário público é uma desgra… mesmo! Jogam a culpa em todo mundo, menos neles mesmos kkkkkkk

Ricardo
Ricardo
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Sabe de nada inocente. Tanto na iniciativa pública quanto na privada há estes dois lados. (Ou não?). Para saber se a culpa é do funcionário ou da empresa, há de se verificar os fatos, por que ele surtou? Não generalize. Não somos extremistas (certo?). Vou te dar um exemplo: Você trabalha corretamente com honestidade, eficiência, humanidade e lealdade a Constituição, denuncia seus superiores em diversas instâncias (inclusive em promotorias), no fim, a política corrupta arquiva o caso e você sofre perseguição interna, processos nas instâncias que percorreu, fica doente por ver que não existe justiça para que não tem poder,… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Renato de Mello Machado
5 anos atrás

Ontem, policiais de Minas e SP se enfrentaram em Juiz de Fora quando faziam, provavelmente, escolta de empresários em negócios, no mínimo obscuros.
Portanto, acrescente o que fizeram com todo o País.

Talisson Goet
Talisson Goet
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Se confundiu guarda chuva, furadeira etc, com arma, está amparado na legítima defesa putativa. Obviamente, tem que ser tudo apurado, o agente acompanhado psicologicamente, família da vítima indenizada. Mas punido, jamais.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Estes pregos que falam mal da PM são os primeiros a reclamar dela quando precisam dela e demora 5min para chegar..

Gleison
Gleison
Reply to  Rui Chapéu
4 anos atrás

Ótima pergunta!

JClaudio
JClaudio
5 anos atrás

Para a polícia civil, o que mesmo?
.
Só entendem a importância da polícia judiciária quando tem um crime grave, aí querem esclarecimento a qualquer custo.
.
A maior loucura do ser humano e fazer sempre a mesma coisa e esperar por um resultado diferente.

João Augusto
João Augusto
Reply to  JClaudio
5 anos atrás

Pois é, JClaudio.

Eu só discordo de uma coisa: os “gestores” não esperam por um resultado diferente. Por isso fazem exatamente as mesmas coisas.

Agnelo
Agnelo
Reply to  JClaudio
5 anos atrás

A PC está recebendo outros tipos de apoio. Obviamente, não se investiga de fuzil. E, com a integração entre as duas polícias, será q a PC precisa mesmo deste tipo de armamento?

JClaudio
JClaudio
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Claro que não se investiga de fuzil, mas com equipamentos sensíveis tipo, Guardião, Celebrite, e dezenas de outros equipamentos, tais como laboratórios forenses, etc. Fuzis tão bem são necessários para cumprimento de mandados de busca e prisão. O que a polícia civil recebeu até agora dessa intervenção federal? Integração entre polícia civil e militar é mais uma lenda urbana, como a loira do banheiro. Nunca houve, nem nunca haverá integração entre PM & PC. Somos água e óleo. A receita é simples, só pode haver uma única polícia estadual. Se a sociedade entender que o modelo militar é o melhor… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
Reply to  JClaudio
5 anos atrás

A Policia Militar poderia ser privatizada. 90% do serviço que fazem um guardinha qualquer faria. Policiamento ostensivo é a coisa mais boba que existe.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

sobre ronda ostensiva, por mim o Brasil já ia substituindo a polícia militar por empresas privadas em áreas já relativamente seguras, aí áreas vermelhas dominadas pelo tráfico iam receber policiais militares.

Roberto Medeiros
Roberto Medeiros
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

sub-urbano
Historicamente já se tentou retirar a PM da nossa história duas vezes . Não deu certo. Aquartelou- não deu certo.veja o porque, estudando o sistema francês de polícia.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Vai dizer isso para os destros, eles piram. PM para mim é inútil, pois a única função que possui, ela não consegue desempenhar, que é a prevenção, basta olhar o tanto de homicídios e roubos que acontecem pelas cidades, ou seja não estão prevenindo nada. “Ain mas a PM não é Deus para estar em todos os lugares…” Rapaz pelo tanto que ganham cada PM deveria se dividir em três ou quatro. Concordo plenamente com o Sub-urbano, extingue a PM, libera as agências privadas de segurança para fazer o patrulhamento, deixa só a Polícia civil/judiciária nas mãos do estado. Meu… Read more »

Marcelo Ramos
Marcelo Ramos
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Está se vendo que vc não conhece a PM, nem sabe quanto ganha um policial. Quanto vc está disposto a ganhar colocando a vida em risco todos os dias? Quando vc estiver sendo assaltado, estuprado, violentado, roubado ou coisa do tipo, ameaçado de perder seu patrimônio ou sua vida, você vai chamar os “inúteis” ou os direitos humanos ou políticos de esquerda para resolver seu problema??? Ou melhor, você mesmo vai resolver conversando com as vítimas da sociedade? Não seja hipócrita! Sub-urbano: “policiamento ostensivo é a coisa mais boba que existe”? Sem comentários! Agnelo: A PC não precisa de fuzil?… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Marcelo Ramos
5 anos atrás

Eu não chamaria nenhum dos dois, pois nenhum prestam, optaria por uma agência privada de segurança, ou uma arma na minha mão para me defender se tiver a oportunidade, que eu vou saber que meu dinheiro estará bem investido.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Marcelo Ramos
5 anos atrás

Vc não leu ou não entendeu o q eu disse.
Sim, já entrei em conflito.
O q eu disse é:
Com a integração q deve ocorrer, a Força de uma ação cabe a PM, a PC tem função investigativa.
O CORE proporciona força à PC para os casos extremos, os quais a PM não pode apoiar a PC.
Agora, se a PC precisa sair para investigar de fuzil, é caso só de Polícia? Por que a quem cabe a Força não está junto? Vai investigar direito se precisa se preocupar com a auto proteção com fuzil?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Só bandido quer o fim da PM.O que eu quero para os PM’s, são ótimos salários e proteção jurídica.O P.O é o policiamento correto,o certo é não existir bandido,pois se eles soubessem que se fossem presos seriam eliminados, 1ou 2 seriam os demais, procurariam outra ocupação

sub-urbano
sub-urbano
Reply to  Renato de Mello Machado
5 anos atrás

Os bandidos adoram a PM. É a Instituição mais obsoleta e ineficiente da república. 600 mil homens na ativa e os homicídios só aumentando. Custos estratosféricos. Coronel, Major e Capitão da Polícia Ostensiva… jabuticabas que só existem no Brasil kkkkk Tem que PRIVATIZAR todos eles, deixar os que fazem Rondas táticas para a polícia civil, os demais PRIVATIZA TUDO!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

O povo adora exaltar a PM não sei por quê, pois os números de trabalho que essa instituição traz estão muito aquém do mínimo aceitável para se dizer que o dinheiro foi bem investido. Se existe um desperdício de dinheiro se chama polícia militar. A quantidade de jovens querendo entrar para esse cabide de empregos é absurda. Claro trabalha pouco, ganha muito, serve para aumentar a masculinidade de quem sofre de masculinidade reprimida, não deve satisfações à quem paga a conta, muito menos pode ser cobrado por produtividade, pois se fossem cobrados estariam todos no olho da rua, de praça… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Fica sem para você ver, o que acontece.Nem num supermercado,comprar e voltar com as compras você volta. o Batman não vai vim te salvar.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Renato, Pois é mais fácil eu chamar o Batman e ele aparecer, do que a PM Kkkkkkkkk Cara eu já fui roubado 3 vezes na rua, nunca recuperaram meus pertences, sempre davam aquela velha resposta “vamos mandar uma viatura”, até hoje espero as tais viaturas. Um vizinho meu teve a casa invadida há um tempo atrás, ele chegou em casa e estava a porta aberta, e viu quando alguém pulou o muro de trás da casa dele. Ele saiu da casa e chamou a polícia com medo de ter alguém armado dentro, a PM levou mais de 1 hora para… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

Os bandidos adoram é o partido que você gosta…

Se gostassem de polícia, não executavam qualquer um que eles acham que é policial.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  JClaudio
5 anos atrás

policia civil não precisa de Fuzil, no máximo submetralhadora, vai investigar de fuzil na mão?

Delfim
Delfim
Reply to  Carlos Campos
5 anos atrás

Vai investigar na favela sem fuzil…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Campos
5 anos atrás

Delegacias especializadas, tipo narcóticos, sequestros e etc. costumam fazer operações na rua e enfrentar bandidos fortemente armados.

RL
RL
5 anos atrás

Qual foi o forrnecedor???

Renato Vargas
Renato Vargas
Reply to  RL
5 anos atrás

Imbel e Benelli

Renato Vargas
Renato Vargas
Reply to  RL
5 anos atrás

CBC e Imbel.

Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
5 anos atrás

Tudo que for investido na repressão ao crime é ótimo. O que temos que rever, e com urgência é a legislação que premia o crime e não dá qualquer proteção para os familiares das vitimas. O Auxilio Reclusão, na forma que é concedido é um forte estimulo ao crime. Funciona como um seguro desemprego do mal. As famílias não devem ficar no abandono, mas o benefício deve ser estipulado na sentença condenatória, em quantidade e duração. Os crimes hediondos tem que ser cominados com prisão em ilhas distantes e sem visita intima ou possibilidade de comprar facilidades. O bloqueio de… Read more »

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Luiz Floriano Alves
5 anos atrás

As famílias de bandidos tem que ficar sem nada. Na verdade eu sou da opinião que eles tem que ressacir as vítimas.
Hoje a vítima se ferra e o bandido ganha dinheiro.

É o poste mijando no cachorro.

Claus
Claus
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Também já pensei nisso, um jeito de processar além de criminalmente em relação à sociedade, pagando com pena de reclusão, também civilmente em relação à vitima fazendo, pagando monetariamente. Em especial os vinculados a organizações criminosas, que viram muito dinheiro.

pedro
pedro
5 anos atrás

Uma dúvida muito séria. Por que são verdes se os para a polícia são pretos? 700 k apenas 200 calibre 12???

Lucas Schmitt
Reply to  pedro
5 anos atrás

700 mil contando os fuzis.

Talisson Goet
Talisson Goet
Reply to  pedro
5 anos atrás

carabina é preta e fuzil é verde.

João Francisco
João Francisco
5 anos atrás

O que falta ao Brasil é um sistema igual ao americano que identifica o criminoso pelas digitais colhidas na cena do crime e através de uma banco de DNA, sem isso o crime nunca vai acabar, é uma coisa básica, da básica, da básica, é elementar demais, que nós não temos até hoje, a gente tira as digitais no TRE e no Detran que não servem para NADA, a não ser para aporrinhar a gente na hora de sacar dinheiro ou votar, pois nunca funciona, percebe-se que não interessa às autoridades identificar e prender os culpados, é sempre a mesma… Read more »

Renato Vargas
Renato Vargas
Reply to  João Francisco
5 anos atrás

Ué, e a identificação biométrica que todos os nacionais são obrigados a cadastrar quando tiram suas identidades? Isso não tem igual no mundo. Que eu me recorde, nos EUA somente aqueles que são fichados tem sua Identidade Biométrica cadastrada no sistema. Por aqui, era pra ter 100% de esclarecimento de crimes, já que todos são “fichados”.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Renato Vargas
5 anos atrás

Claro, todo criminoso deixa digitais na cena do crime (contém ironia).

Celso
Celso
Reply to  João Francisco
5 anos atrás

Prezado joao Francisco, e exatamente isso que ja deveria ter sido feito a mais de 10 anos, mas porque nao foi feito ainda ?? existem leis a respeito do assunto mas que nunca foram implementadas, alem disso temos o legislativo podre unindo forcas com um judiciario que aceita a legislacao nojenta que foi imposta nesse pais a mais de 30 anos e continua a piorar. Coloque ai a tal interdependencia dos entes federativos, das picuinhas das comadres destes orgaos omissos e corruptos, etccc……ai esta o atual quadro de penuria da Justica e das policias. Nem vamos falar da falta de… Read more »

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  João Francisco
5 anos atrás

Está assistindo muito CSI…

Celso
Celso
Reply to  Marcos R.
5 anos atrás

Marcos R. e com certeza voce e de uma cegueira que assusta. Voce ainda nao viveu o suficiente para arguir ou me contrariar, alias, qual e mesmo seu argumento sobre minhas razoes ??? Nao assisto programas inuteis e que so sabem ilustrar fantasias irreais aqui para os tupiniquins morrerem de inveja. Leia com atencao e limpe um pouco seu cerebro para obaservar qual e mesma a real situacao que descrevo quais os eventuais e melhores caminhos que proponho, afinal, nao estou sozinho nesse pensamento e observo que ainda tem tantos tacanhos aqui comentando, que nao atentam ao real problema dessa… Read more »

Lucas
Lucas
5 anos atrás

780 mil por essas 700 armas ? Se o 5,56 é o mesmo do EB esse valor não bate.

Doug385
Doug385
Reply to  Lucas
5 anos atrás

Para uso policial é semi-automático. Mas realmente o valor está baixo.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Doug385
5 anos atrás

Esses IA2 não são diferentes do EB, podendo executar tiro automático.

Marcos
Marcos
5 anos atrás

Está rolando boatos que a IMBEL suspendeu a venda de armas para o varejo. Alguma notícia?

Renan
Renan
5 anos atrás

R$1114.29 por arma isso sim é eficiência
Parabéns

Renato Vargas
Renato Vargas
Reply to  Renan
5 anos atrás

Armalite 10 do Bope ficou, se bem me recordo, 5x esse valor.

ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

RL, seguramente a IMBEL.

Renato Vargas
Renato Vargas
Reply to  ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

CBC e IMBEL

Everton Matheus
Everton Matheus
5 anos atrás

Ao que parece as armas são da IMBEL e como essa intervenção é de interesse mutuo. Provavelmente deve haver uma isenção de impostos ai. Talvez o EB comprou para si e repassou para a PM, difícil saber, mas só de incluir esse lote dentro dos pedidos(fabricação em andamento) do EB ja abaixa o preço.

Walfrido Strobel
5 anos atrás

Interessante a compra de espingardas 12, quando morava em Curitiba um grupo de promotores de justiça estava tentando proibir o uso destas armas pela Polícia por uma boa justificativa.
Não é possível fazer exame de balistica e identificar o policial que atirar em um suspeito, segundo o promotor que chefiava o grupo era a arma preferida para execuções de suspeitos por maus policiais.

Talisson Goet
Talisson Goet
5 anos atrás

São verdes pois são fuzis (a carabina é preta). Pelas licitações do RS, a carabina IA2 (em unidade ou grande compra) sai por R$8.552,00 cada. As espingardas Cal 12 CBC sairam por R$2.400 cada em compras que chegaram a quase mil unidades. (Compras unitárias é o mesmo preço) As CTT40 saem por R$3500/cada, a Smt40 R$ 4200/cada. O ParaFal 7,62 sai por R$8700/cada. Uma ONG gaúcha pagou R$540mil para 45 AR10, sendo 5 desses na versão sniper que custa o triplo da versão comum. Está tudo no DOE pra quem quiser olhar. Os valores para o Estado tem desconto de… Read more »

Talisson Goet
Talisson Goet
Reply to  Talisson Goet
5 anos atrás

Me confundi no calculo mas os valores são esses.

Talisson Goet
Talisson Goet
5 anos atrás

O Imbel AGLC foi comprado em 2014 por R$ 14mil/cada pela PCRS e agora voltou a ser vendido por R$17mil.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Talisson Goet
5 anos atrás

Mais vantagem pegar um M700 por uns 12-13 dependendo do dólar.

Talisson Goet
Talisson Goet
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Pois é, já pensei nisso.
Mas o AGLC (que já vem equipado, mas ignoremos essa parte) é comparável ao Rem 700 ou 783, este último bem mais barato?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Talisson Goet
5 anos atrás

Agora você me pegou…

Não sei se o AGLC vem com luneta já..

O M700 sai este valor com uma luneta de boa para excelente.

Da uma pergunta para o cara da GunsHouse, ele faz importação direta.

Só tem que ter paciência.

Walfrido Strobel
5 anos atrás

Aqui neste vídeo mostra que foram exibidos detalhes de cada arma, inclusive um quadro com as especificações de cada arma, mas a imprensa não fez questão de divulgar.
. https://tvuol.uol.com.br/video/gabinete-de-intervencao-federal-entrega-novas-armas-para-as-policias-do-rj-0402CC993170D4A96326

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

2 au au

Ricardo Santos
5 anos atrás

Boa tarde! Este ano tivemos um incremento importante para a PMERJ: Foram obras de melhorias em vários quarteis, 3 blindados Urutu para o BOPE, 530 viaturas Ford Ka+ sedan operacionais (rádio-patrulhas), 80 do mesmo modelo para o serviço reservado, 170 pick-ups Ford Ranger, que reporam parte dos 1838 veículos inválidos e os 189 parados sob inquérito militar de um total de 5350 pertencentes á corporação; 100 carabinas 5,56×45 Taurus T-4 doadas e agora 500 carabinas 5,56×45 IA-2. Esperemos que haja uma melhoria do serviço de nossos agentes, pois agora diminuirão o uso de FALs em péssimas condições e viaturas caindo… Read more »

M@K
M@K
Reply to  Ricardo Santos
5 anos atrás

Olá Ricardo Se me permites, discordo de alguns pontos de tua observação, principalmente no que diz respeito sobre a utilização de armas (carabinas) caibre 5,56x45mm versus .40S&W. Há uma série de debates no que poderia ser o melhor calibre de uso policial, se o .38SPL, .380ACP, 9x19mm, .40S&W, .357Magnum, .45ACP ou o .30 Carbine (calibres estes atualmente autorizados para uso policial no Brasil). No meu entendimento, acho que .40S&W não é o melhor, mas atende aos vários requisitos para uso policial, principalmente para a utilização em armas de porte pessoal. Na defesa ou no combate contra oponentes portando armas nos… Read more »

Alfredo RCS
Alfredo RCS
5 anos atrás

Para lidar com a criminalidade acredito que a 5.56 nao seria util. Prefiro armar as forcas de seguranca com as 7.62, pois seriam um indicativo claro de qual é o pensamento da sociedade para com aqueles que insistem em enveredar pelos caminhos do crime.

Paulo Guerreiro
Paulo Guerreiro
5 anos atrás

necessário unificação das polícias civil e militar para que se possa ser combatido mais eficientemente é claro que às vezes tem que ser mudadas as penas duplicadas ou triplicadas
essa unificação aconteceria aos poucos primeiro criando uma polícia estadual subordinando a polícia militar e a polícia civil a essa política atual e a partir daí todo qualquer policial contratado seria contratado pela polícia estadual e quanto todo os policiais civis e militares se aposentando até extinguir tanto a polícia civil e militar depois que todos fossem aposentados

Jefferson
Jefferson
5 anos atrás

Essa globo é muito sem vergonha, a fonte da matéria é o Extra (do conglomerado globo). De um lado eles fazem ataques abertos a bons costumes, ataques diários a militares e seus valores, apoio aberto a criminalidade, apoio aberto direito dos manos (que protege bandidos) e choques sociais, instiga abertamente o fla-flu social, põe lenha na fogueira…na outra ponta fica fazendo essas matérias de gabinete da intervenção, se fazendo de cego kkkkk jornalismo sem vergonha.

Luis
Luis
5 anos atrás

Calibre 12 é de espingarda, não de carabina.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
5 anos atrás

Esse valor está estranho.
Ou a CBC ou a Imbel fizeram doações ou deram um desconto muito camarada. O IA2 é muito mais caro que “mirlão”.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

O IA2 custa na casa dos 5K..

tem algo errado com este nro ou com o valor.

Talisson Goet
Talisson Goet
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

O IA2 ta R$8552. Como foi dito em algumas matérias, o EB “doou” esses 500 pois a compra ta andando muito devagar. Também li que a compra propriamente dita chegaria as 4 mil unidades. Arguardemos. Certamente virão antes dos 16 Lince kkkkkkkkkkkkk

Talisson Goet
Talisson Goet
Reply to  Talisson Goet
5 anos atrás

aguardemos*

Rafa
Rafa
5 anos atrás

Só eu que achei estranho “Carabina calibre 12”? rs

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Boa compra será de muita ajuda para op combate a criminalidade.Deverriam trazer o hummer do FMS rpincipalmente os antigos que estão baratos de adquirir é equipar a Policias militares pelo Brasil afora.Mas nada adiantaria todo esforço se não fechamos é fiscalizarmos as fronteiras, é difícil é mas drones poderia ser a opção mais viável, é evitar que as drogas é armas chegue via Paraguai é Bolívia.

Renan
Renan
5 anos atrás

Veja carro de combate comprado para GLO.
Lince procure saber deste carro
Abraço

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Prezados Primeiramente, há polícias militares em diversos lugares do mundo. Realizam o mesmo q no Brasil. As PM são treinadas para executar o q é previsto para uma polícia ostensiva. NÃO EXISTE essa lorota de que por ser militar é preparado pra guerra e trata a população erradamente…. As PM tem um currículo de acordo com todas as polícias q trabalham no patrulhamento ostensivo. A desmilitarização iria deixar nas mãos de sindicatos uma força enorme atuando com orientação política e não profissional. Há erros na conduta de muitos? Há, mas a correção é por meio de mais preparo e fiscalização.… Read more »

Rafael M. F.
Rafael M. F.
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Um alento ler isso de um profissional no meio de tanto palpiteiro que fica papagaiando os Ignacios Canos e Illonas Szabós da vida – gente que, diga-se de passagem, nunca acompanhou uma incursão em favela, nunca sequer deu um tiro, e que quer palpitar sobre segurança pública baseando-se em elocubrações sobre a teoria crítica da Escola de Frankfurt.

E tome Horkheimer, Adorno, Habermas…

Pedro
Pedro
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Eu sempre soube que esse papinho dos esquerdistas de desmilitarização das polícias (que é quase uma obesessão para eles) era para poderem se infiltrar nela (esquerdista não quer ser militar e ter disciplina) além de tomar o controle através dos sindicatos.

Aprendam: TUDO que a esquerda fala tem segundas intenções por trás, TUDO é um engodo para mascarar as verdadeiras intenções. A massa de idiotas-úteis pode repetir sem saber, acreditando serem honestas, mas seus líderes plantaram essas idéias depois de muita deliberação e cuidado.

Cangaceiro
Cangaceiro
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

No geral, na maioria dos Estados, a PM costuma ter uma avaliação da população superior as Policias Civis. E concordo, a “militarização” da PM tem mais a ver com a disciplina, e regulamentos válidos aos integrantes da força do que sua interação com a população. O que temos que evitar na medida do possível, é o uso do exército, principalmente tropas sem treinamento GLO em função de polícia, visto que aí sim são tropas treinadas para guerra, e com uma letalidade e risco de danos colaterais muito maiores. A atuação da PM e de qualquer força policial deve ser combatendo… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Caro Agnelo, Primeiro, ninguém liga para que o mundo acha, foco no Brasil. Segundo, não sei por que essa idéia ridícula de que funcionário público tem que ter sindicato, por mim sindicato nem existia, pois são um engodo que nada agregam valor. Toda empresa privada é composta por civis, alguns sindicalizados e ninguém vê a bagaceira que existe no serviço público, sindicato só dá piti até certo ponto, aliás só dão piti por que a lei permite essa intromissão. Empresas privadas também tem hierarquia, cadeia de comando, e se brincar é mais útil que a do serviço militar. Acontece que… Read more »

Cangaceiro
Cangaceiro
5 anos atrás

Eu costumo ser crítico as nossas policias judiciárias e a “simplificação” do combate ao crime, onde muitos acham que basta comprar mais e maiores armas. Investigar e prender é o mais importante, e acho que aqui está nossa maior falha, as investigações. Segue um link de como uma investigação, bem feita, pode matar o mal pela raiz: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/10/21/ataque-arquitetado-de-dentro-das-cadeias-e-descoberto-a-tempo.ghtml Olhe o estrago que essa ação PCC/CV iria fazer se fosse colocada em prática, e o grande trabalho efetuado pelo DEPEN que descobriu a comunicação dos presos, grampeou os envolvidos e evitou esses atos de terrorismo. Se conseguirem enquadra-los na Lei 13.260… Read more »

Renato B.
Renato B.
5 anos atrás

O que achei assustador foi a tal “incapacidade de gestão administrativa”. Como assim a polícia desconhecia o processo de licitação?

O pior é que bate com uma crítica que já ouvi ao sistema penitenciário, onde diziam que as facções são mais organizadas que a administração penitenciária. Um passo necessário será recuperar o controle delas.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Eu opino que é de conhecimento no âmbito administrativo processos de licitação. O caso é que realmente também opino que era proposital pois no RJ tudo é propina, tudo é toma-lá-dá-cá, tudo é comissão por fora, superfaturado e tudo o mais. Essa intervenção não é total como deveria ser. O estado do RJ está carcomido pela corrupção é a raiz inclusive seus entes municipais com milícias e facões já tomando conta dos poderes executivos via eleições. O que precisava no RJ e em outros estados seria realmente uma intervenção federal em todas as secretarias e não apenas na segurança pública.… Read more »

Talisson Goet
Talisson Goet
Reply to  Renato B.
5 anos atrás

Não entendi o que o interventor quis dizer com “incapacidade de gestão administrativa”, pois, se não conhecem o processo, como foram adquiridos os Maverick, as CTT40, as CT30 (itens comprados há menos de 10 anos)? Acho que o interventor se referiu, talvez, a falta de “seriedade” na condução dos procedimentos…

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Oi ? Eu li isso acima ? Esquerdista defendendo privatização de atividade típica e exclusiva de Estado ?
Daqui a pouco vão pedir a extinção das FFAA e terceirização de mercenários.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Boa idéia, gostei de contratar mercenários, com certeza teríamos serviços de segurança customizados para cada cliente, e a certeza de quê o serviço será bem executado, o importante é não ficar bancando mamata estatal para os outros e não receber nada em troca. Como eu já disse anteriormente, só defende a PM quem nunca precisou, eu já precisei e adivinhem só, não recebi o serviço. Mas este ano só o leão me levou quase 60 paus, a estrada que dá acesso aos meus lotes está parecendo a lua de tanto buraco, e eu já estou com vontade de ir ao… Read more »

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Voltando ao tema, há vídeos mostrando IA-2 explodindo. https://www.youtube.com/watch?v=dSsDYeCpuQw . Com relação à declaração do porta-voz, sou Perito Papiloscopista PCERJ há 26 anos, uso colete, armas e munição oficiais, cedidos pelo RJ. As tais “armas de bandido” são apreendidas, avaliadas quanto à sua confiabilidade, em caso de aprovação são judicialmente integradas ao patrimônio do Estado, com marcação e numeração. Ou seja, deixam de ser “arma de bandido”. . Carabina calibre 12 não existe. Existe espingarda calibre 12. . Existe investigação. Existe perícia. Mas quando, com base no trabalho de inteligência, a Autoridade Judiciária emite mandado de prisão com um “CUMPRA-SE”… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Eu fui um dos que defendi a extinção da PM e privatização do policiamento ostensivo, e eu não sou canhoto, quem me joga para este lado é por que nunca viu um diagrama de Nolan na vida, e quer pagar de sabichão só por que assistiu “Brasil para lerdos” e compartilha #B17 e #olavotemrazao no Facebook.

Rafael M. F.
Rafael M. F.
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Pode citar um case study bem-sucedido do que você defende?

Sério, sem ironia.

Talisson Goet
Talisson Goet
5 anos atrás

IA2 custa R$8,552
ParaFal R$8,700
Taurus T4 R$8,562
CBC RT 3.0 e a Boito custam +ou- R$2,400
CTT40 R$3,500
Smt40 R$4200
PT840 R$1,800
Valores de 2017 e 2018 para compra governamental para o RS

Talisson Goet
Talisson Goet
5 anos atrás

DOE RS 14/09/18
PROCESSO Nº 18/1203-0003788-0 INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 10/DLP/18
EMPRESA: Imbel, OBJETO: Aquisição de 312 unidades de carabinas 5,56 IA2. VALOR: Valor unitário de R$ 8.552,00, totalizando R$ 2.668.224,00.

DOE 06/07/18 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS GCE N.º 215/2018
Objeto(s): FUZIL DE ASSALTO 5,56X45MM CANO 290 A 330MM R$ 8562,50 un
Processo licitatório: 18/2400-0000823-0, Edital: PE 0185/2018 Órgão gerenciador: administração, por intermédio da SMARH – CELIC – Subsecretaria da Admin. Central de licitações. Compromitente: FORJAS TAURUS S/A, com CPF/CNPJ 92.781.335/0001-02 Prazo de validade: 12 (doze) meses a contar da presente publicação.

Talisson Goet
Talisson Goet
5 anos atrás

Duas perguntas aos fluminenses
A PMERJ está recebendo os fuzis apreendidos? (Obviamente aqueles testados e em bom estado)
A PCERJ eu vi que já recebe.
E doações de fuzis, por empresários, prefeitura etc? No ocorre bastante. No RJ existe isso?

Talisson Goet
Talisson Goet
Reply to  Talisson Goet
5 anos atrás

corrigindo >> No RS ocorre bastante. No RJ existe isso?

Delfim
Delfim
Reply to  Talisson Goet
5 anos atrás

PMERJ não sei. A Civil recebe, aliás na minha unidade tem 4 HK G3 e um Ruger, que muito aprecio.

Talisson Goet
Talisson Goet
Reply to  Talisson Goet
5 anos atrás

Inclusive a PRF, pega fuzil o tempo todo, a maioria são novinhos em folha. E nenhuma noticia se recebem para uso ou não.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Uma pergunta para quem entende mais que eu…

Tem um monte de vídeos e fotos do IA2 estourando quando usa munição .223 Remington..

O .223 tem mais ou menos 3000psi a menos que o 5.56mm

Me falaram que é porque com uma pressão menor ele não cicla direito e deflagra outro cartucho antes de sair todo o gás do disparo anterior..

O IA2, n tem regulador de gases que permita uma maior variedade de munições ?

Delfim
Delfim
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

O motivo pelo qual estoura com munição mais fraca é um mistério.
.
O IA-2 em 5,56 não é derivado direto do FAL 7,62 e sim do MD-97 em 5,56, que usa mecanismo de ferrolho rotativo baseado no AR-15/M-16. Não há regulador de gases.

JClaudio
JClaudio
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

O problema com o .223 é que ele é alguns milimetros menor do que o .556, que o real calibre da arma e embora muito parecidos, o .556 não a mesma coisa que o .223. A PM de SP tava usando o calibre .223, nos IA-2 que são .556, por isso o fuzil deu pane.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Não há diferenças externas entre cartuchos .223 e 5,56. Há sim diferenças entre as armas feitas para um e outro. Este site pode ajudar.
http://www.planobrazil.com/diferencas-entre-556x45mm-nato-e-223-remington/

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Embora externamente aparente ser algo sólido e inovador, o IA-2 herdou diversos aspectos negativos do FAL, como o alto peso (3,4 kg para um fz 5,56 é considerado pesado), entre outros que constam aqui.
https://pt.wikipedia.org/wiki/IMBEL_A2
.
Opinião geral, a PMERJ não gostou da solução, pois o FAL 7,62 apresentou diversos problemas devido ao uso intenso que não havia no Exército, assim como Israel percebeu no conflito de 1967.

rdx
rdx
5 anos atrás

Alguns esclarecimentos: O RJ é um verdadeiro campo de batalha….As tropas da PMERJ, em especial o BOPE, estão acostumadas a enfrentar diariamente bandos armados com FUZIS 5,56mm, 7,62x39mm e 7,62mm OTAN. O cenário da segurança pública do RJ é tão grave que pode ser comparado a uma versão light da guerra civil síria. As facções criminosas empregam quase tudo que é encontrado nas mãos dos guerrilheiros sírios. Pode-se incluir fuzis sniper, fuzis .50, lança rojão, metralhadoras, granadas e munições AP. Portanto, esqueçam qualquer arma individual que não seja o fuzil. A discussão deveria ser se o fuzil em tela é… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  rdx
5 anos atrás

Já vi FAL com inscrições em francês, ou seja eram belgas ! A IMBEL só nacionalizou o FAL na primeira metade dos anos 1970.

VictorSafe
VictorSafe
5 anos atrás

Pq não continuar em uma plataforma conhecida e adquirir uns M16A4, ou então mudar totalmente e começar a utilizar fuzis bullpups?
Alguém sabe se um fuzil bullpup como o TAR-21 seria melhor para o combate nos becos estreitos das favelas?

Heitor
Heitor
5 anos atrás

Pessoal, eu sei que é meio difícil, mas eu gostaria de ler comentários técnicos sobre o comentário do Haddad de que as forças armadas da Venezuela têm condições bélicas superiores às do Brasil. Eu, pessoalmente, acho que não é bem assim, mas gostaria de ler comentários técnicos.

Obrigado

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  Heitor
5 anos atrás

Idem.

Celso Cruz
Celso Cruz
5 anos atrás

Em 180 dias no máximo, isto daí terá o mesmo destino que outros armamentos (depenados e/ou em mãos de bandidos).

Pavan
Pavan
5 anos atrás

Uma pergunta… Pra qdo está planejado a troca de todos os fuzis das tropas regulares do exército, e a Marinha e a aeronáutica irão adorar o IA2 tb ??

Pavan
Pavan
5 anos atrás

Adotar…

Guto
Guto
5 anos atrás

Sobre to a questão do valor, creio que a matéria foi mal escrita. No link abaixo, diz que o valor de R$ 777.442 foi relativo as carabinas da CBC calibre 12. Os IA2 foram doados pelo EB

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-10/pmrj-e-secretaria-de-administracao-penitenciaria-receberao-armas-novas