Caças F-16 sobrevoam sistemas de defesa aérea venezuelanos

Caças F-16 sobrevoam sistemas de defesa aérea venezuelanos
Caças F-16 sobrevoam sistemas de defesa aérea venezuelanos

A Venezuela completou a reforma da estrutura organizacional das tropas de defesa aérea, criando cinco brigadas após a conclusão de um longo período de compra de armas modernas na Rússia para equipá-las.

O fornecimento de equipamentos e armas permitiu que o Comando Conjunto de Defesa Aeroespacial Integral (CODAI) iniciasse em junho de 2014 a reorganização da estrutura organizacional em cinco brigadas de defesa aérea: 19 (localização de Maracaibo), 29 (El Sombrero), 39 (Caracas), 49 (Barcelona), 59 (Bolívar) e uma brigada de apoio material.

Cada brigada inclui dispositivos de detecção e controle de radar, bem como armas de fogo, incluindo artilharia antiaérea e sistemas de mísseis antiaéreos.

No período de 2008 a junho de 2014, as forças armadas venezuelanas receberam até 300 unidades de artilharia antiaérea rebocadas de 23 mm ZU-23/30M1-4, várias centenas de mísseis antiaéreos Igla-S, pelo menos 11 baterias Pechora-2M S-125, 12 SAMs Buk-M2E e três baterias S-300VM Antey-2500.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
5 anos atrás

Uma defesa aérea em tanto! Se comparar com o resto da América Latina.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Eles estão bem armados em defesa anti-aerea é inegável,e parece que fica evidente que estão suprimir defesa antiaéreas deles só o EUA tem essa capacidade com perdas aceitáveis.O Brasil deve ficar longe deste conflito,pode apenas concentrar tropas lá pois aqui no sul sudeste não tem perigo de um conflito.Pressionar e utilizar uma aproximação diplomática pois os canais foram fechados,queem sabe o governo de maduro amadurece é ver que essa revolução Bolivariana não vingou, é o socialismo deles é o socialismo de cuba e jamais do comunismo mixto chinês que dá certo.

Alfredo RCS
Alfredo RCS
Reply to  Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Alguns de nossos mísseis MAR-1 antiradiacao e lá se foi a defesa antiaérea bolivariana, depois alguns MTC-300 (300 ou 1500) e lá se foi toda a infraestrutura produtiva…e o povo venezuelano, vítima da ditadura comunista fará o resto para retomar seu próprio país. simples assim.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

A defesa anti-aérea venezuelana é bem bacana, em camadas, dá pra dissuadir bem mas…… assim como outros países que teem até coisa melhor, tudo depende do que será usado para contrapor todo este sistema, planejamento estratégico e tal.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Assim como em relação a outras nações bem protegidas é que me refiro , antes que digam que menciono Br vs Ve .
Espero ver melhora em nossos sistemas de armas em todas as instancias .

Alessandro
Alessandro
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Tomcat4.0 30 de outubro de 2018 at 16:45
“tudo depende do que será usado para contrapor todo este sistema”

mata-los de FOME, apenas isso já basta

o Brasil tem que ficar o mais longe possível desse ditador, fazendo jogo duro na diplomacia e comercial, só me preocupo com a fronteira, já passou da hora de termos um sistema AA de médio e longo alcance em Roraima, apenas pra dissuasão, e deixa o socialismo fazer o resto.

João Augusto
João Augusto
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Tem que aproveitar e arrumar um jeito de fornecer energia elétrica independente da Venezuela…

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

As imagens valem mais que as palavras.

Talisson Goet
Talisson Goet
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

As imagens dos famintos invadindo a Colômbia também valem.
Inclusive as imagens do canastrão comunista usufruindo luxo capitalista la em Istambul enquanto seu povo come carne podre.

Renato Vargas
Renato Vargas
5 anos atrás

De fato, para as Forças Militares desse país abunda recursos…

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Renato Vargas
5 anos atrás

Os russos adoram a riqueza da Venezuela. Possuem a maior reserva de petróleo do mundo e possuem, além da maior reserva de ouro estocado a America Latina ( mais do que o Brasil) uma mina de ouro que é a quarta maior do mundo com valor estimado em mais de 150 bilhões de dollars! Isto paga a dívida de qualquer guerra…

Fila
Fila
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Paga sim… é como a Guerra do Iraque: “um grande lucro” para os americanos…

Victor Filipe
Victor Filipe
5 anos atrás

Fiquei surpreso em ver os F-16 Voando… só não sei se a foto é atual também…

João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

Já comentei em outra postagem, mas não custa repetir.
Este sistema não foi instalado visando a defesa contra algum vizinho da América latina mas contra um ataque aéreo partindo dos EUA.

Flanker
Flanker
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

Não havia falado mada até agora sobre uma guerra Brasil/Venezuela. Pois bem, isso seria uma sandice sem tamanho! Deixa que os venezuelanos se explodam, todos eles. Eles colocaram Chavez e Maduro no poder, pois então, eles que tirem! O Brasil não precisa da Venezuela para absolutamente nada…..eu não estou nem um pouco preocupado com os venezuelanos que estão fugindo de lá. Me preocupo com os 13 milhões (13??… já vi esse número antes!!) de brasileiros desempregados e com outros tantos milhões que precisam de todo o tipo de serviço público, como segurança, educação e saúde decentes. Quanto aos sistemas antiaéreos… Read more »

Cangaceiro
Cangaceiro
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Não que impeça uma invasão americana. Mas será que não consegue derrubar alguns aviões americanos?
Se derrubar uns 5, o efeito internamente pros americanos é grande.

Leandro
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Nem precisaria de perder caças mandando um porta aviões e seu Striker group, com 2 dias de chuvas de Tomahawk não restaria muita coisa… Mas Deus nos livre, tomara que nunca precise chegar neste ponto, o povo de lá já sofre muito.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Mais fácil os americanos fazerem ataques em grande escala com o AGM-158 JASSM e neutralizar toda a principal camada de defesa deles sem sofrer nenhuma baixa, depois uns ataques pontuais com E/A-18G e F-35 iria neutralizar o resto. duvido que teria baixas, os SU-30 e F-16 poderiam ser neutralizados ainda em solo… mas caso seja derrubado alguma coisa, duvido que seja algo superior a 3 aeronaves…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

A Venezuela, não é exatamente um lugar pequeno…

Dificil eles terem cobertura ampla pelo país..

Muito provável isto ficar bem perto de Caracas.

Ou seja..

Na prática pouco vai adiantar

Foxtrot
Foxtrot
5 anos atrás

É isso que o Brasil tem que aprender, criar comandos conjuntos para nossas FAAs.
Mas aqui continuam com seus Pensamentos “Bairrista” e não há integração de nada, mesmo após anos de criação do MD.
Outra coisa é investir na defesa AAe do país, enquanto estamos de RBS, Igla e canhões antigos olha defesa AAe dos caras!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Foxtrot
5 anos atrás

Falou amigo,mas e os dezesseis anos de governo petista,porque não foi comprado nada? Em termos de defesa aérea,igual a dos caras.

Petardo
Petardo
Reply to  Renato de Mello Machado
5 anos atrás

Porque o dinheiro foi gasto nos Guaranis, PROSUB, Gripen, KC-390, Caracais, SISCONTA, Astros 2020, MTC-300, desenvolvimento de mísseis, Leopards, modernização do F-5, C-105, Iglas, Mansup, dentre vários outros projetos.

É o suficiente para o Brasil? Não é. Mas é um esforço econômico enorme para reativar as capacidades das forças armadas do país.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Petardo
5 anos atrás

Petardo, voce falando parece que o pessoal que esteve no poder poder esses 16 anos fez algum favor pra alguem, eles fizeram nada mais que a obrigação, e quer saber? Ainda fizeram muito pouco!!! Basta ver o andamento de varios destes projetos. So para citar o prosub, que cada ano que passa parece uma novela que nunca vai terminar. O guarani por exemplo, foram entregues 300 unidades ate hoje das mais de 2000 previstas inicialmente. O MTC-300 ate hoje a gnt nunca ouviu falar de um voo dele completo. Iglas e C-105? Voce pode estar de brincadeira cmg!! Os nossos… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Petardo
5 anos atrás

Nada haver, esse material de defesa aérea nem é complicado de se comprar.Complicado são as formas do PT fazer seus negócios.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Ficamos tanto falando sobre intervir, que eles podem disparar o primeiro tiro.
Vamos deixar quieto.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Delfim
5 anos atrás

A Venezuela não tem poder para intervir no Brasil.

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Ai que meda!

alex lage
5 anos atrás

Assessores militares russos vindos da Siria estão n Vnzla preparando as defesas com os S-300 e S-400 p uma futura invasão do USA p Colômbia ou pela Guiana.Ninguém tá preocupado com Brasil ou socialismo ou essa bobagem d bolivariano…A Venezuela comparativamente seu tamanho e área relativ ao Br estaria melhor em algumas áreas c tanques modernos radares aviões d ult geração etc…

wilde branco
5 anos atrás

Um verdadeiro líder que possua sentimento de empatia com o povo, ao ver que o seu país encontra-se em penúria, descobrindo que não consegue contrapor aos problemas e vence-los, eis que aja de imediato a renúncia em prol do que se possa fazer para melhorar tais condições, mas enquanto o ditador Apático e sanguinário assim continuar como não enxerga o sofrimento alheio, a Venezuela permanecerá como a maior detentora das reservas de petróleo do planeta, com o povo migrando para outras nações, população local despencando nas classes sociais, animais sendo mantidos dentro de casa para não serem abatidos em nome… Read more »

Maurício.
Maurício.
5 anos atrás

Uma coisa não podemos negar, eles até que estão bem equipados, acho que não são tão despreparados como alguns querem nos fazer crer.
Agora, se isso tudo está funcionando aí já são outros quinhentos, olhar essas fotos e olhar as fotos do treinamento recente do EB no exercício de defesa aérea dá até um desânimo.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício.
5 anos atrás

Informações privilegiadas você até pode ter, mas agora essa ladainha de olhos profissionais pra cima de mim não cola, só se você tiver o olho de Thundera, até porque o que eu vejo é a mesma coisa que você vê, equipamentos russos de defesa aérea e soldados em treinamento.

DMRaven
DMRaven
Reply to  Maurício.
5 anos atrás

Eu fiz Curso de Comando e Estadi-Maior 2015/2016 (Exército Brasileiro) com um Major do Exército da Venezuela, e posso afirmar que a politização minou seu profissionalismo e vocação para o combate. A Venezuela não sustenta, por falta de profissionalização e preparo de seus militares, combate convencional contra ninguém! Sua doutrina está confusa e faz uso de tropas de milícias conpostas por cidadãos armados e praticamente sem treinamento, e agora faminto! Nossa FAB está com baixíssima capacidade de defesa aérea devido a obsolecência de seus vetores, mas a Venezuela possui os meios e não tem as capacidades ideiais de emprego, assim… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  DMRaven
5 anos atrás

DMRaven, o que eu quero dizer é que apenas olhando essas imagens não dá pra ter uma noção exata se esses equipamentos e esse pessoal são embustes ou não, mesmo tendo “olhos profissionais” é arriscado subestimar os venezuelanos.
Mas é como eu falei, se vocês do EB tem informações privilegiadas aí já é outra história e outra, embuste por embuste a defesa aérea do EB também é infelizmente.

Fawcett
Fawcett
5 anos atrás

É nessas horas que mísseis de cruzeiro fazem falta. Eles são ideais para saturar essa defesa antiaérea, fazendo-a gastar sua munição e, quem sabe, destruindo algumas unidades. O MTC-300 tá demorando demais para entrar em produção.

ALDO GHISOLFI
5 anos atrás

Bonito o aparato. Moderno!
MAS e depois de soltarem os fogos, que é que farão?

Toni Cavalcante
Toni Cavalcante
5 anos atrás

Como sempre, só vemos os F-16 Frankstain voando, e sem capacidade BVR. Os SU30 são uma incógnita.

Santiago
Santiago
5 anos atrás

É disso que estou falando. Artilharia anti-aérea de médio alcance em camadas. Não aquela coisa que o EB mostrou uns dias atrás. Se está funcionando tudo isso aí já é outra coisa, como o Colombelli falou. O EB é forte em outras armas como Infantaria Blindada/Mecanizada, Artilharia auto-propulsada, Artilharia de Saturação de Área, a de Campanha precisa melhorar mais. Mas peca na Artilharia anti-aérea ainda.

Lucas Schmitt
5 anos atrás

Eu sinto vergonha em ver um país continental como o Brasil ser tão inferior no quesito defesa AA em comparação a Venezuela, um país de 10° mundo.

Rui chapéu
Rui chapéu
5 anos atrás

Rustam:
Why the helmets are like that (in the 6 Photo)??

Why those “stripes”? What that helmet does?

It got me attention watching Masha and the Bear! She uses one like that on one episode.

Guizmmo
Guizmmo
Reply to  Rui chapéu
5 anos atrás

hahaha, usa mesmo…..é o padrão usado pelas tripulações de tanques russos….a pequena Masha, como boa siberiana, tbm usa. Agora o motivo eu não sei….

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
5 anos atrás

Não sinta vergonha meu caro,e sim alívio. Poderíamos ter também,mas teríamos que ter essas tranqueiras aí igual a da Venezuela,ou algo melhor russo.Como nossa força não trabalha com esses materiais dessa procedência, o PT nunca conseguiu convencer nossos militares a efetivar a compra.Agora a situação mudou,pois estamos de volta ao mundo e chegara logo os materiais necessários a defesa aérea.

Cangaceiro
Cangaceiro
Reply to  Renato de Mello Machado
5 anos atrás

Exceto por Itaipu, alvo extremamente estratégico, colado numa fronteira, melhor defesa AA pro Brasil são: Mais Gripens!

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Cangaceiro
5 anos atrás

Vou jogar um pouco de gasolina na fogueira:
Tanto o Brasil como EUA tem um sistema elétrico interligado, o que teoricamente torna frágil em caso de uso de PEM em pontos estratégicos/sensíveis (acredito que os americanos já tenha pensado nisso)….

Cangaceiro
Cangaceiro
Reply to  Flávio Henrique
5 anos atrás

Eu acredito que linhas de transmissão em geral são bem vulneráveis, tanto a PEM como ataques convencionais ou sabotagem.
Mas uma torre de transmissão cair, num local sem redundância, a ponto de causar um apagão, você corrige mais ou menos rapidamente com o conserto dessa torre.
Já uma usina hidrelétrica destruída levaria anos para ser refeita.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Cangaceiro
5 anos atrás

Sim aquilo lá me preocupa.

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Essas ZU-23 venezuelanas são excelentes. De baixo custo, versátil, fácil mobilidade, simples e com pontaria automática optrônica. Pra defesa de ponto dá um caldo. A ZU-23 deve ser o armamento que mais derrubou aeronaves após a segunda guerra, seja operada por soldados profissionais ou um mendigo encima de uma pickup.

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
5 anos atrás

Off topic mas nem tanto: Pesquisador rastreia sítios de radares do sistema Patriot usando dados públicos de satélites de pesquisa https://meiobit.com/392182/err-nao-contem-pra-ninguem-mas-satelites-de-radar-comerciais-estao-sendo-usados-pra-rastrear-misseis-patriot/

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

Nada que uns F-35, mísseis de cruzeiro, Astros II, mísseis anti radiação e uns Growlers não resolva. O pib do Brasil é muito maior e pode se armar muito mais se quiser, F-35 de prateleira sairia até mais barato que os Gripens então não é nada de outro mundo para comprar.

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

A Venezuela tem muito, mas muito petróleo, muito, mas muito ouro, muito mas muito cobre… cobre nossas despesas. Tio Sam vende à prazo…

Flanker
Flanker
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Não entendi….tu fala em atacar eles para se defender, mas ao mesmo tempo já fala em se apossar dos minérios dos caras! Tu quer atacar pra se defender e por os caras no lugar deles ou quer entrar lá, tomar conta de tudo e se apossar do ouro, etc…nessa segunda hipótese, o Brasil não teria nenhuma justificativa para tal….o que vc propõe é uma sandice sem tamanho! Deixa os caras quietos….enquanto não nos atacarem, eles que fiquem com os problemas deles. Qual a motivação para o Brasil fazer o que vc propõe? Pensa um pouco, antes de escrever! Tudo que… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Apenas para cobrir os custos da guerra. Não há maldade. Se nosso líderes pensassem assim, eu tenho certeza que Maduro e sua trupe iriam piar fininho… Poderíamos parecer bravos, mas preferimos parecer aleijados…

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Flanker
5 anos atrás

Aliás, bravura é uma virtude. Virtude de povos evoluídos. Não há como caminhar para sermos uma nação desenvolvida sendo covardes. Dinheiro não compra honra, não compra brio, não compra mérito. Maduro mata seu povo e ameaça adquirindo armas e mais armas. Se nós não falarmos grosso com ele, ele vai nos humilhar. E não basta falar grosso, tem que ser bruto!

rui mendesmendes
rui mendesmendes
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Mas que pib, esse pib é maior, mas é para 200milhões de habitantes, pode um país ter metade do pib brasileiro e ser mais rico, basta a população ser um quarto da brasileira. É que o pib é maior que o venezuelano, neste caso, mas tem que pagar reformas, saúde, educação, ordenados da função pública, etc de 200milhões, não é só gastar.

Paulo
Paulo
5 anos atrás

Colombelli,
Poderia me informar qual seria o tempo de validade destes mísseis AA?

Paulo

Victor Moraes
Victor Moraes
5 anos atrás

Apenas para cobrir os custos da guerra. Não há maldade. Se nosso líderes pensassem assim, eu tenho certeza que Maduro e sua trupe iriam piar fininho… Poderíamos parecer bravos, mas preferimos parecer aleijados…

ScudB
ScudB
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Qu visão infantil e doentia!
Isso não é maldade não. Seria um crime. Não ha justificativa nenhuma para tal propósito.

Augusto L
Augusto L
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Não sei pq Stalin e sua URSS ainda não pagaram pelos seus crimes então.

ScudB
ScudB
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Esta brincando com nomes sem conhecimento. E acusações sem fundamentos.
Para seguidor “adulterado” de “democracia cega” deve ser mais calmo e pesar bem as expressões.
Victor Moraes não passa de ser um típico nazi com justificativa fajuta.Do mesmo estilo de Hitler ja que “o sofrimento do outro povo não tem nada a ver com valor do povo meu”.

Cangaceiro
Cangaceiro
5 anos atrás

Caro Victor, Não entendo essa fixação em querer uma guerra com a Venezuela. Haveria grandes perdas de vidas pro nosso lado, o custo da invasão terminaria de quebrar nossa economia, atacar e deixar o país sem comando criaria uma situação de guerra civil e refugiados infinitamente pior que hoje, e ocupar o país seria simplesmente um lamaçal sem volta para o Brasil (veja o desastre que foram o Iraque e Afeganistão pro US Army, que tem a maior força armada do mundo, a mais utilizada, e tem toda uma economia de guerra). Os nosso alto número de desempregados não tem… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Cangaceiro
5 anos atrás

Rapaziada! Eu não quero exatamente uma guerra com a Venezuela. Apenas afirmativamente mostro que é possível e, bem exemplifico um pensamento que deveria ser o norte da nossa diplomacia. Isto é ser altivo. Isto é ser ativo. Isto é ser bravo. E isto é exercer liderança e potência. Afirmar desde o princípio que não fará guerra é acovardar-se. Deve-se no mínimo deixar transparecer para eles que é uma possibilidade. Mas, bem, eu não vou insistir…

Mateus Demarchi
Mateus Demarchi
5 anos atrás

Ataque com mísseis de cruzeiro, faz um belo estrago. Na minha opinião, a melhor maneira de derrubarmos essa ditadura socialista, é criando e armando uma guerrilha na Venezuela.

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Aqueles que falam pra deixar a Venezuela quieta não vêem a realidade. Uma Venezuela distorcida, autoritária, boliviariana é um perigo a soberania e interesses brasileiros. O interesse brasileiro é só aceitar democracias liberais nas suas vizinhanças, países comprometidos pela ordem liberal. Ou seja, uma ação militar é errado, mais uma pressão diplomática é o certo não devemos aceitar o boliviaranismo nas nossas fronteiras, assim como os EUA não aceitam o socialismo no seu bairro, assim como a Rússia não aceita o atlantismo e o europismo nas duas fronteiras, assim como a Europa não aceita o autoritarismo no seu continente e… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Nada te impede de ir lá lutar para derrubar o Maduro da árvore, já que a Venezuela é uma ameaça tão grande assim. A oposição armada deve estar em busca de pessoal para a empreitada. Só não conte com meus filhos e sobrinhos que estão em idade militar, nem com meus impostos.

Cleber
Cleber
5 anos atrás

Tambores de Guerra na América do Sul ? Nunca vi nos últimos tempos , tamanha ameaça como agora .

JBecker
JBecker
5 anos atrás

O maior risco para a sobrevivência destas baterias AA em caso de conflito real é a falta de fornecimento de papel higiênico, do jeito que a coisa anda por lá, o risco de uma crise de hemorroida generalizada na tropa é grande. Brasil não irá intervir em conflito com a Venezuela, só acredita em uma bobagem dessas quem não conhece a cabeça dos nossos líderes militares. Não torço e não desejo guerra na Venezuela, mas olhando pelo viés estratégico, um aumento de tensão no país vizinho poderia vir a calhar para as Forças Armadas brasileiras. Com a aproximação de EUA… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
5 anos atrás

O sistema deles é muito bom. Difícil passar. Só com muita interferência eletrônica. E nem temos pods Skyshield em quantidade suficiente. Voar baixo não vai adiantar. Difícil até pra USAF/US NAVY.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Pra eles não é difícil não, eles tem as armas para derrotar esses sistemas, difícil é enfrentar com sistemas legados como os nossos.
Quanto o skyshield eu não sei se o mesmo tem capacidade de interferência bruta, mesmo que tivesse provavelmente não conseguiria saturar esses S-300.
No mais acho que o Skyshield é só DRFM, pra quebrar contato.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Sim, é DRFM. Mas se permitir a penetração sem engajamento da AAAE já serve. É o que temos pra hoje. Aliás, é só o que temos.

jorge Alberto
jorge Alberto
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

O sistema pode ser “bom” (os Me-262 eram bons…), mas de que adiantes ter “bons” sistemas se nao houver bons operadores? Uma tropa faminta e desestimulada, nao creio ser eficiente…

Outro ponto que penso, modestamente, eh que planejamento(ou tatica) e tudo! Israel (em uma de suas guerras), usou seus A-4 para “semear” o ceu com “Chaffs”, afim de “desorientar” os radares inimigos…

O Sr. tambem deve se lembrar que UM “Jaguar” conseguiu “abater” M-2000 franceses com nossos obsoletos MIII…

Entao nada eh “impossivel”, planejamento, treino rigoroso, tatica acertada, fazem “milagres”!

Meu Humilde pensamento.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  jorge Alberto
5 anos atrás

Em 1996 (se não me engano), fui ao QG da III FAE assistir a explanação do então Cap Isaías (hoje Maj Brig), sobre as táticas utilizadas na Tigre, contra os Mirage 2000 franceses. O COMAE, hoje, possui um Centro de Inteligência Aérea, responsável por analisar o sistema venezuelano, bem como alimentar nossa biblioteca de sinais com os dados de todos os armamentos e radares desse sistema. Obviamente as melhores táticas e técnicas seriam utilizadas. Mas não confiem que a tropa do lado de lá é “faminta e desestimulada”. O povo é, a tropa não. Eles, certamente, sabem operar bem o… Read more »

jorge Alberto
jorge Alberto
5 anos atrás

Show o novo uso dos refeitorios: Para reunioes!

claudio quadros
claudio quadros
5 anos atrás

rapaz só fazer exercito brasileiro churrasco soldados Venezuela se rende só grita olha churrasco

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  claudio quadros
5 anos atrás

Um pouco de vírgulas é bom…

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Se tivéssemos umas Spice 250 que é a versão israelense para as americanas SDB, ela pode ser lançada a uns 100km de distância, um AMX com elas mas o Skyshield pra quebrar os contatos daria uma boa solução de tiro.
E não seria nada de outro mundo.
O EB com o seus míssil de cruzeiro que ser for realmente igual os Tomahawks out Klub russos que voam bem perto do solo, usando o retorno do mesmo para se camuflar; Daria um bom retorno.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Terminando, a FAB com essas bombas e o EB com o míssil de cruzeiro daria uma boa dissuasão.
Mas ainda necessitaríamos uma boa plataforma de reconhecimento, pelos simples fatos que é preciso saber onde está o inimigo para bombardea-lo.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Imagens satélite com resolução inferior a 1 m. Pode-se adquirir pagando por elas. Já fizemos isso. O MD, coordenado pela FAB, está desenvolvendo o Projeto Carponis, nosso satélite de reconhecimento. Com décadas de atraso, mais vai sair. Já temos um Centro de Operações Espaciais, em Brasília, com capacidade de controle e gerenciamento de satélites.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

* mas, não ¨mais¨.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Muito bom, junto com o R-99 daria uma boa capacidade.
Mas acho que seria só contra estruturas grandes, com resolução de 1m.
Bom, o radar AESA do Gripen deve dar a FAB uma capacidade de detecção bem próxima dos 0,1m e 0,3m que a USAF tem, pelo menos é o que se espera de um moderno radar de varredura eletrônica.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Acho que vc está confundindo as coisas. Radar de Abertura Sintética, embora útil, não fornece os detalhes necessários para alvos desse tipo. E, salvo melhor juízo, a capacidade (reduzida) InSAR do radar do GRIPEN não tem essa função de reconhecimento. Resolução de 1 m não restringe o reconhecimento à ¨estruturas grandes¨. E eu falei ¨até 1m¨, ou seja, 1m ou abaixo.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Rinaldo o radar do F-22 é cerca de 0,1m no modo SAR. Até o radar do F-16 Block 50/52+ que é mecânico é de 0,6. Eu sempre li, nos sites especializados que a USAF considera espessuras menores melhores para ter imagem de objetos menores, como tanques ou outros veículos, ou seja, quanto menor a espessura melhor a resolução. Por isso disse que 1m seria apenas para grandes estruturas. O modo SAR que é para alvos fixos e o ISAR alvos moveis Pelo que eu sei, todos que tem o modo SAR tem o ISAR, mas respeitam o mesmo conceito de… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

O modo SAR dos radares de aeronaves de caça são para aquisição e identificação de alvos. Não para reconhecimento. A imagem SAR é monocromática, e não provê determinadas informações, tal como o material de que o alvo é feito, por exemplo. Óbvio que resoluções menores permitem identificar alvos menores. Sou piloto de reconhecimento. E conheço um pouco de imagens SAR, visto que comandei o 2°/6° GAV.
By the way, a capacidade InSAR, por exemplo, por vezes é papo de fabricante. No caso do radar ELTA do P-3 e do SC-105 não funciona. Levou pau na AVAOP.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

“Gripen não tem limitações”
Era pra ser o Gripen TEM limitações *
Esse “não” saiu errado.
O Gripen tem limitações, como qualquer outro caça nesse modo, no meu ver pq sua antena é pra frente e não perpendicular como as dos E-8 ou R-99*

ScudB
ScudB
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Srs! Para ter uma resolução “aceitável” um caça alem de AESA precisa de muuuuito poder de processamento (compensação das distorções de fase , alinhamento longitudinal, etc ) .E mesmo usando os métodos finitos como FFT na ha tempo nem recursos para um Gipen (vide Su,F, Euro , etc) fazer um papel de um “laboratório aéreo” como R-99 ou Tu-214R. Outra coisa.Conforme manual de campo sistemas AA como S-xxx ou Pechora dificilmente estão com tensão alta nas antenas (somente em caso de ordem de ataque). Estão sempre desligadas.Ouvindo passivamente.Se “pegar” SAR (que tem um espectro bem característico e normalmente continuo) –… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Scub cacas de 4,5 geração, geralmente tem capacidade SAR. Não tem a dos sistemas especializados em amplitude, mas alguns radares de caças tem resoluções melhores do que os especializados. É fato. Tanto que os EUA estão aposentando seus E-8, e vão para uma solução distributiva, vão instalar radares com capacidades GMTI nos E-3 Sentry que atuaram em conjunto com drones e outros caças com capacidade SAR e ISAR. E se um sistema for plotado por um radar SAR, e se mover vai ser detectado pelo ISAR, rsrsrsr. Única chance e revidar, gerar emissões RF que serão detectadas e um míssil… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Entendo sua afeição por esta ideia mas no mundo real isso so funciona com sistema de baixo “patente” sem dentes.Quando entram kWatts de emissão , quando (pena que Voce nunca viu isso) ionização do ar do campo próximo das antenas faz parecer um feixe de luz – as intensidades de campo eletromagnético nas centenas de quilômetros em volta fazem todos esses drones e SAR/ISAR/InSAR/DInsSAr (etc..) ficar cegos. Literalmente! E nenhum LPI vai ajudar pois LPI so funciona bem sem ruídos (como qq sinal pseudoruído que LPI não passa de ser): as distancias onde LPI fica eficiente caem numa ordem. Não… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Os radares modernos não só isolam o ruído de fundo como produzem muito pouco ruído.
Por isso que é possível a detecção de objetos no solo.
Antigamente a dispersão e mobilidade escondiam os alvos, hoje não mais.

Paulo Costa
Paulo Costa
5 anos atrás

O Brasil pode até participar de uma força conjunta da Oi ONU para intervir militarmente na Venezuela mas entra em guerra sem provocação direta da parte deles nada vai acontecer e mesmo que tivéssemos os gripens nao daria pra vencer sozinhos essa defesa antiaérea sem o emprego de mísseis de cruzeiro e o avanço de Tropas blindadas e artilharia por terra

horatio nelson
horatio nelson
5 anos atrás

não sou a favor de uma ação militar na venezuela porém se tiver q ser feita alguma coisa a hora é agora…o medo leva as pessoas a se armarem no caso o país…se a venezuela ficar muito tempo sob tensão e medo em breve teremos uma coreia do norte do nosso lado com defesas muito mais fortes até com s400…um estado ainda mais rico q a coreia por recursos naturais…não quero pensar ter um vizinho com 2 milhões de ak47…axo q a hora é agora, nossos irmãos eua esperam muito nossa posição acho q eles até podem tomar a iniciativa… Read more »

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Já teve, como li em outro local ,F-16 voando a 15km de Pacaraima em Santa Helena , tem uma foto e tal. Concordo com o coronel sobre não menosprezar o lado de lá e seus equipamentos, adestramento e tal.
O momento é obscuro e o futuro deste impasse é incerto!!!

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

Um submarino de ataque da US. Navy disparando Tomahawks em um ataque pre-emptivo, faria esse caro e sofisticado sistema virar sucatas.

E o pior e’ que o ataque seria surpresa, de noite, originado no fundo do mar e a Venezuela nao teria nem com revidar.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

Caro Coronel,

Eu penso que os Tomahawks da US. Navy dariam conta do recado.

Essessistema russo seria destruido antes de poder responder a um ataque surpresa.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Imagino que sim.

Santiago
Santiago
5 anos atrás

Cadê o Juarez? Eu lembro que uma vez ele falou aqui que era só a FAB dar um avião radar E-99 e 4 caças F5-M que ele colocava a Força Aérea Venezuelana no chão em 3 dias. Só não sei como que ele ia passar por essa parafernália anti-aérea! Gostaríamos de saber.

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Pelos comentários parece que a USAF está sob o comando do Brigadeiro-do-Ar Alexandre Frota e a assistência religiosa do Silas Malafaia. Mas não, amigos, a USAF é dos Estados Unidos. Temos apenas a FAB e para qualquer ação na Venezuela ela precisa combinar com os Flankers kkk

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

Os EUA disparou 105 misseis na Siria os sírios (os russos destruíram 75) e´nem destruíram a base direito,por que vocês acham que poderia neutralizar o sistema todo da Venezuela primeiro que ele é móvel,ninguém sabe exatamente onde estaria, em caso de ataques com misseis os vietnamitas nem ligavam o radar.!* porcausa do grande solume de iglas eles só poderiam atacar em grandes altitudes são 5000.