Por William Waack

O grande espetáculo geopolítico do século ganhou mais ritmo. O Departamento de Comércio do governo americano acaba de divulgar uma lista de novas tecnologias que terão exportação restringida. Elas incluem inteligência artificial, computação quântica e robotics. A lista de restrições às exportações dessas tecnologias é claramente desenhada para preservar o avanço americano em relação à China.

A divulgação da lista ocorreu poucas horas depois de um áspero duelo de discursos no encontro da cúpula econômica dos países da Ásia e do Pacífico entre o presidente da China (ao qual a imprensa internacional já se refere como imperador) e o vice-presidente americano Mike Pence (Trump esnobou o encontro). A guerra de palavras entre Beijing e Washington tornou mais difícil acreditar numa solução breve para a declarada guerra comercial entre os dois gigantes da economia mundial.

Mais ainda: na guerra de discursos, China e Estados Unidos descreveram-se mutuamente como potências coloniais na Ásia. Pence pediu aos países da região (e outros fora dela) que não aceitem “dívida externa” (uma referência à grande iniciativa estratégica chinesa de projetos de infraestrutura em vários países) que possa “comprometer sua soberania”. E Xi Jinping acusou os EUA (embora não tivesse mencionado o nome) de solapar o sistema de regras internacionais “por motivos egoísticos”.

Se alguém ainda tinha alguma dúvida, a ascensão da China resulta num confronto geopolítico de proporções inéditas, e tanto o desafiante (a China) como o desafiado (os Estados Unidos) comportam-se totalmente de acordo ao que previam algumas teorias sobre Relações Internacionais: a superpotência americana não pode tolerar o surgimento de uma outra superpotência capaz de dominar sozinha uma parte do mundo. E, inicialmente, dedica-se a uma clássica política de “containment” (comparável à da Guerra Fria com a União Soviética). A China já denuncia esse tipo de “cerco”.

As mesmas teorias supõem que inicialmente a China crescerá de forma harmônica e pacífica, até sentir que sua própria segurança (e crescimento) estão em risco – o ponto já parece ultrapassado. É esse tipo de tensão geopolítica que tem trazido medo nos últimos meses aos mercados internacionais – mais até do que as disputas comerciais travadas em termos de “guerras”. Aqui entra o papel de indivíduos. Xi Jinping, o novo imperador chinês, não deixa de maneira alguma a impressão de ser um dirigente propenso a ceder a pressões externas. Ao contrário: ele parece convencido de que o único objetivo dos Estados Unidos é o de conter a China.

Xi vai se encontrar dentro de alguns dias na cúpula do G20 com Donald Trump, o homem que acredita que conflitos geopolíticos dessa magnitude colossal se resolvem com “amigos” conversando ao redor de um campo de golfe (como ele fez com Xi Jinping na Florida). De fato, a cúpula chinesa aparentemente diferencia entre as instâncias tradicionais de formulação de condutas externas americanas (departamentos de Defesa e Estado), que se engajaram no “containment” como estratégia frente à China, e a figura de Trump.

O problema, porém, ficou claro para as outras potências que lidaram com chineses e americanos nos últimos tempos. Cada vez mais Washington e Beijing pedem aos líderes de outros países que assumam um lado nessa disputa monumental. Mesmo com tantos oceanos nos separando dos EUA e da China, não vamos escapar de ouvir a mesma pergunta: qual o lado?

E aí, Jair, o que a gente vai responder?

Não falta muito para o Brasil assumir lado numa briga de cachorros muito grandes

FONTE: O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
br
br
5 anos atrás

A escolha deve ser o Brasil, deixem os dois que briguem por nos, é assim que tiraremos vantagem da situação, escolher um lado é jogar a oportunidade no lixo e comprar uma briga que não é nossa. Getúlio já cortejos os dois lados e conseguiu grandes vantagens com isso, claro, não espero quero comparar o Bolsonaro com o Getúlio, mas eu espero que seus assessores, principalmente os militares, não permitam que ele coloque o Brasil na coleira alheia para servir de capacho.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Reply to  br
5 anos atrás

Exatamente. O Brasil não precisa e não deve entrar nesta disputa. Até porque, para estas disputas existe a ONU e existe a Corte Internacional de Justiça.
Nosso interesse, do Brasil é ter relações comerciais amigáveis com os dois países, sempre observando o interesse do Brasil, do nosso desenvolvimento.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
5 anos atrás

Devemos cuidar da nossa vida e dos nossos interesses.
Mesmo porque nunca fomos admitidos no “Clube”.
Nada de alinhamento incondicional.

Guto Peixoto Vianna
Guto Peixoto Vianna
Reply to  br
5 anos atrás

A China está empenhada com muita força na África e América Latina, seus projetos de infraestrutura, são monumentais e devem requerer financiamento ou cessão de territórios por décadas, tais como a base naval na África e os projetos na Argentina, como a Base Aeronaval na Patagônia e, a oferta de
um programa semelhante ao FMS americano, reequipar suas forças armadas que estão em péssimas condições, o que foi recebido muito bem pelo Estado Maior militar

Marcos
Marcos
5 anos atrás

@OFF

O Ministério da Defesa fez uma publicação alusiva a criação do EMCFA (8 anos).

O que me chamou atenção foi a foto da publicação em que podemos ver o Astros disparando o MTC-300 (versão com as asas retráteis).

Será que é uma montagem ou foi um disparo real?

comment image?_nc_cat=109&_nc_ht=scontent.fjpa6-1.fna&oh=53ee1d2fa71352ddcd11cbbb231e4697&oe=5CB15EAA

Heverton Ribeiro
Heverton Ribeiro
5 anos atrás

O problema é que a política chinesa para os próximos anos continuará a mesma, enquanto isso, nas próximas eleições dos EUA, um democrata paz e amor pode vencer e mudar diametralmente a política americana para a China.

Victor Filipe
Victor Filipe
5 anos atrás

Mudo meu nome aqui no Blog caso o Bolsonaro não se alinhe com os EUA

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Victor Filipe
5 anos atrás

Victor Filipe, e eu torço por seu nome permanecer esse mesmo, não creio que haverá um alinhamento automático do novo governo com China ou EUA. Dependemos de ambos, a China com sua imensa população depende do nosso agronegócio e commodities. Eu acredito que haverá uma mudança radical tanto na diplomacia como no comércio internacional, prestigiando acordos bilaterais em detrimento ao Mercosul e países do hemisfério sul ou alinhados ideologicamente com aqueles.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Adriano Luchiari
5 anos atrás

Mesmo porque o Gen. Mourão acabou de declarar que é melhor não mexer em guerra que não se pode ganhar. Citou que o Brasil vai deixar como está a situação da China. O.M., Mercosul e Venezuela.
Além do mais, essas estultices ‘neopresidenciais’ tipo mudar a Embaixada para Jerusalém, acabar com o Mercosul, se afastar da China e etc. levaria ao País à falência mais rápido do que se espera.

Douglas
Douglas
Reply to  Adriano Luchiari
5 anos atrás

Já há um alinhamento do novo governo com os Estados Unidos. Bolsonaro já está até treinando a dar a patinha quando ele encontrar o Trump pessoalmente. Ao invés de buscar um alinhamento internacional que vá de encontro aos interesses do Brasil, esse novo governo trabalha por pura ideologia.

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

O Brasil deve tomar mas atitudes semelhantes ao EUA, mas será somente referente a América Latina, no contexto geral o Brasil deverá seguir uma posição semelhante a da UE, Índia, Canadá e Austrália.
Resumindo, não acho que o Brasil ficará neutrao como nós tempos FHC e agora no Temer, mas não será totalmente pro EUA e nem virará a cara para China, mas terá mais cautela do mesmo.

Sidney
Sidney
5 anos atrás

Em termos de geopolítica será o decisão mais importante do governo Bolsonaro no primeiro ano. A escolha feita afetará o Brasil durante todo o mandato. Nós também poderemos ficar sujeitos a uma infeliz virada de rumo caso a esquerda volte ao poder daqui a quatro ou oito anos. O General Mourão já revelou o pensamento dele que acredito ser similar ao pensamento dos Militares mais importantes do Alto Comando e do General Heleno, Militares que sabemos ter forte influência em Bolsonaro: “A posição brasileira tem sido sempre marcada por um certo pragmatismo. A gente tem que buscar nossos objetivos e… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Sidney
5 anos atrás

Não quero te desanimar, mas o Banco J.P. Morgan emitiu nota hoje declarando que o Brasil pode ser a maior preocupação entre os emergentes já em 2019, ultrapassando Argentina e Turquia.

nonato
nonato
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

E para os que gostam do quanto pior, melhor, ficam felizes da vida. Gostam do comunismo.
Gostam de Cuba, da Coreia do Norte.
Gostam da Venezuela.
Morar lá ninguém quer…
Mas ficar espalhando o caos adoram…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  nonato
5 anos atrás

Não diria que estamos torcendo, mas não vamos ficar tristes se as previsões de um tombo homérico se concretizarem.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Só esse seu comentário mostra o quão imbecil e safado você é! Torce pela derrocada do Brasil só porque teu deus está preso! Gente do teu tipo é a pior escória que anda por esse país!

Augusto L
Augusto L
Reply to  nonato
5 anos atrás

O J.P. emitiu uma nota falando que as reformas do Temer pro mercado são necessárias, é que a paciência do mercado para elas serem aprovadas tem limite.
Você como sempre distorcendo as coisas e em nenhuma parte compara a Turquia e Argentina ao Brasil.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Divirta-se você.
https://www.valor.com.br/financas/5993069/jp-morgan-brasil-tem-bom-momento-mas-paciencia-do-mercado-tem-limite
Reportagem direto da fonte, de um jornal de comércio

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

difícil escolha, ser capacho dos americanos ou ser capacho dos chineses eis a escolha. De uma coisa eu tenho certeza, que os nossos amigos intelectuais revolucionários que estão nas universidades e redações da imprensa do nosso país, serão sensatos já que pregam o humanismo e odeiam todas as formas de tortura e ditadura, sendo resistência com uma frente democrática nessa luta árdua contra o fascismo, vão apoiar com todas as suas forças na única superpotência democrática e livre que se chama Estados Unidos da América, afinal oq seria desses pobres intelectuais, jornalistas e estudantes revolucionários, sem suas férias de final… Read more »

Doug385
Doug385
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Nas atuais condições, com os EUA precisando cada vez mais de parceiros, acho que o termo “capacho” não se adequa. Essa situação é uma ótima oportunidade para negociarmos acordos bem vantajosos e sermos vistos como parceiros. Do contrário, um dos lados nos lançará nos braços do outro.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Doug385
5 anos atrás

Eu sei Doug, mas aqui no Brasil nas discussões é assim, se fizermos uma parceria comercial com os ETs tudo vira sinônimo de “capacho, entreguista” rsrs.. meu comentário foi irônico do começo ao fim.

Doug385
Doug385
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Ah sim, com certeza. Mas quando emprestamos via BNDES para os novos “parceiros estratégicos” cucarachos e esses nos passam a mão na bunda e nos dão um calote, nesse caso não somos capachos. É parceria.
No mais, concordo totalmente contigo.

_RR_
_RR_
5 anos atrás

Amigos, Qualquer liderança com um pinco de sensatez, sabe perfeitamente que não faz sentido um alinhamento mais profundo com quem quer que seja em tudo… Diferente de americanos, que são aqueles que praticamente mantém a economia chinesa trabalhando, o Brasil não tem capital político, militar e econômico para bater de frente com chineses; e nem pode esperar poder escorar-se em americanos, cuja posição pode sofrer consideráveis alterações em menos de uma década. Francamente, não creio que o agora presidente eleito esteja alheio a possibilidade de uma mudança na postura dos EUA frente Rússia e China daqui a alguns anos (… Read more »

Bruno w Basillio
5 anos atrás

Escolher lado …. Significa fazer um grande inimigo , a posição mais correta para o Brasil e fingir de cego ,surdo e mudo , e tirar proveito dos dois lados , o Brasil precisa ter a sua filosofia sua meta , não um alinhamento com um ou outro país , como teve no governo passado…. O governo americano (ou democratas) se preocupam tanto com a Rússia , um pais comparado ao Brasil economicamente , mas fecham os olhos para um dragão que vão consumi los… Chineses não sedem ,a não ser se forem massacrados em uma guerra….Os americanos estão dispostos… Read more »

Daglian
Daglian
5 anos atrás

É impossível ser “neutro” como alguns inocentemente acreditam que o Brasil fará. Ou se está minimamente do lado dos EUA, ou dos chineses, e já sabemos como os americanos são. Pagaremos para ver como uma ditadura que censura e mata os seus próprios cidadãos irá tratar o resto do mundo? O Brasil, gostem ou não, por sua tradição judaico-cristã e colonização portuguesa, está no Ocidente. Aliar-se à China significa perverter o conjunto de valores da sociedade brasileira em prol de um país que procura dominar o resto do mundo. O máximo que o Brasil deve fazer com a China é… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Daglian, O que é impossível, entendo eu, é o País assumir responsabilidades que politica e economicamente não poderia arcar de momento… O País simplesmente não tem as condições para isso… Aumentar as relações econômicas com o Ocidente seria realmente um passo natural para o Brasil, haja visto o foco dos poucos manufaturados que exportamos estar no Ocidente e não haver perspectiva de crescimento para este seguimento de exportações no Oriente, além do nível de cooperação tecnológica ser consideravelmente maior com aqueles que orbitam os EUA. Ocorre que… Primeiro, se o propósito afinal for um alinhamento maior, que englobe a esfera… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

bom se for uma “nova guerra fria” já sabemos que vai dar em nada, e a China ao contrário da URSS não vai quebrar pq é comunista só no nome, pode tropeçar, ter recessão, mas não vai quebrar, os EUA já tiveram recessão, já ficaram em depressão, mas estão aí até hj, o Brasil deve sugar os 2 lados o máximo que puder, isso mesmo, sem alinhamento claro. li num Blog Americano sobre os desdobramentos de uma guerra SinoAmericana sem levar ao uso de armas nucleares, os 2 lados iam sair arrasados, junto da Economia Mundial, ambos iam perder o… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
5 anos atrás

Dessa vez os USA enfrentam alguém maior que eles. Vou apostar no desafiante. Sobre o “Mito” ele é o primeiro Presidente da historia do Brasil que, antes de tomar posse, tem medo de um Impeachment. Ele disse anteontem: “Se me tirarem o Brasil cai junto” kkk

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  sub-urbano
5 anos atrás

O único problema é que a China compra quase 1/3 de todas as exportações brasileiras.
E a maioria dos produtos principais como soja, minério de ferro, carnes e etc. não tem nenhuma utilidade para os EUA. Até pelo contrário. Os EUA são concorrentes do Brasil em vários desses produtos. Portanto, a chance de o Brasil se afastar da China é ZERO.
Além disso, a maior parte dos produtos industrializados exportados vão para o MERCOSUL e duvido muito que os industriais brasileiros apoiem qualquer medida restritiva nesse acordo.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

São produtos industrializados de baixo valor, e a rigidez do MERCOSUL impede o Brasil de entrar nas cadeias globais, produtos semi-manufaturados brasileiros no exterior são quase inexistente por causa disso. O Mercosul da estabilidade no curto prazo mas é um desastre no longo, somente adia a crise.
Além do mas quase 80% dos nossos produtos industrializados de alto valor exportados vão para os EUA, pena que não temos muitos deles para exportação, culpa somente nossa.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

O único problema é que o Brasil só produz isso: produtos de baixo valor agregado. E para isso, existem uma série de países que produzem melhor e mais barato do que nós.
Sem o Mercosul, a indústria nacional teria seríssimos problemas de forma imediata, simplesmente não tendo onde colocar suas exportações. A principal vítima seria a indústria automobilística.
Esse Ministro maluco querendo liberar as importações sem contrapartidas, contrapartidas que todos estão implantando, acabará com o resto da indústria nacional. Totalmente fora da realidade. Aguardemos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Digo: …. existe uma série de países……

_RR_
_RR_
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio, O que se está buscando é justamente fomentar o mercado interno com redução de impostos e de burocracia. Essa receita funciona já no médio prazo, muito embora seja mais complexa de ser implantada. O fato do MERCOSUL não ser prioridade não significa que não lhe será dada atenção. Aliás, o próprio Bolsonaro já disparou que deseja rever os conceitos desse acordo econômico, visando sua flexibilização, transformando-o em algo similar a uma área de livre comércio. Evidente que a abertura acompanha o desenvolvimento de um livre mercado, e não o oposto. Quer dizer, a medida em que empresas forem surgindo… Read more »

Tallguiese
Tallguiese
5 anos atrás

Willian walk. Quem diria heim? Escrevendo no blog do Forte é a primeira vez que vejo isso

Doug385
Doug385
Reply to  Tallguiese
5 anos atrás

FONTE: O Estado de S. Paulo

carcara_br
carcara_br
5 anos atrás

Achei que o pessoal não entendeu corretamente o texto, é mais ou menos isso:
Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Na escala tratada nós não temos a menos chance de mandar!
A situação toda é muito ruim, nós mal estamos conseguindo sair da crise e teremos que escolher um “lado”. E acredite, Trump não vai barganhar com o país que é “um dos mais difíceis do mundo para empresas americanas”, ele vai impor.

Mercuriano
Mercuriano
5 anos atrás

Bem, se continuar deste jeito: https://www.naval.com.br/blog/2018/11/23/guerra-do-atum-barco-brasileiro-e-atacado-por-embarcacao-chinesa-em-alto-mar/ nem vai precisar de muito para o BR ficar ainda mais do lado dos EUA (os que sonham com um alinhamento anti-EUA, na minha opinião, viajam na maionese jogando fora todo o histórico da nossas FAs nos últimos 100 anos). E o problema no lado dos EUA, especialmente após a queda da URSS, é o de uma certa prepotência ou “já ganhou” em relação a China e Rússia… A política dos EUA durante muito tempo foi fazer amizade com a China pra conter a Rússia, Trump na campanha, percebeu bem que o jogo agora… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
5 anos atrás

Estou nem aí. Já aconteceu o que eu queria que é o Bolsonaro, Presidente.Seu ministério,melhor impossível.Só ficar quietinho e deixar eles para lá.

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
5 anos atrás

A exemplo de Getúlio Vargas, como lembrou o br, devemos adiar escolher um lado o máximo possível e conseguir vantagens de ambos. Mas duvido que no final, escolhamos um outro que não seja os EUA.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

Se o Brasil continuar em cima do muro, vai continuar perdendo o bonde. Se o o Brasil se alinhar à China, vai dar um tiro na cabeça. A China é uma economia predatorial, que está fazendo outros países de reféns de dívida externa. O Brasil pode acabar sendo atrapado pelo tentáculo chinês, e acabar sendo transformado em uma eterna economia de comodities. A estratégia da China é comprar países, sabotar suas economias e gerar bancarrotas. Os EUA tem o poder de implodir a economia chinesa, mas as corporações estão superfaturando através da mão de obra farta e barata. Uma sinergia… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Sinto muito. Tarde demais.

Roberto Silva
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Salve, Tadeu Mendes.

E o que nos salvará de sermos refém dos americanos, além de tudo que querem levar?

Mais colares e miçangas de presente?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Roberto Silva
5 anos atrás

Salve Roberto,

Com os americanos o Brasil pode negociar, já com os chineses não existe a menor posibilidade.
Um exemplo: EU não considero os Super Hornets nem como colares e nem como miçangas.

Outro exemplo: a presença de brasileiros estudando ou fazendo pós graduações em universidades americanas.

Somos duas nações compatíveis. Já a China só mesmo na patelaria.

Rag
Rag
5 anos atrás

Bom…,funciona assim , quem tem armas nucleares necessariamente não precisa se alinhar a ninguém.

calvario
calvario
5 anos atrás

O chefe do GSI do pilantra Temer afirmou antes do golpe, na associação israelita de PA, que o Brasil escolheu os EUA.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  calvario
5 anos atrás

Golpe??? Apenas troque o nome do Lulla ou da Dilma pelo nome FHC. Pense que o FHC fez tudo o que a Dilma e o Lulla fizeram… seria Golpe???

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Qual foi parte do telefonema gravado onde o Senador Jucá diz que ‘está tudo combinado com os militares e será com o Supremo e tudo’ que vc não entendeu?.

Mf
Mf
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Claro, ignoras que a anta da Dilma que pavimentou seu impeachment jogando sua popularidade no lixo , cometeu crime de responsabilidade, a roubalheira na Petrobras , ETC. Sempre o mesmo mimimi patético.

Lula não sofreu impeachment no mensalão por ser popular. Nenhum presidente popular sofre impeachment, Dilma e o PT são responsáveis e colhem o que plantaram.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mf
5 anos atrás

Sabe nada! Inocente!

Antunes 1980
Antunes 1980
5 anos atrás

Muitos foristas esquecem que a China tem no seu governo comunista, a mola propulsora do domínio global através do marxismo travestido de liberarismo econômico.
Os Estados Unidos com todos os seus defeitos, ainda consegue oferecer produtos e serviços de primeira, atrelado também aos países europeus como França e Alemanha. E a China !? Serviços descartáveis made in China e produtos Norte Coreanos !? Vamos pensar um pouco !

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Enquanto a China compra soja, minério de ferro, carnes e etc. mais de 50% das nossas exportações para os EUA são produtos manufaturados! Sempre seremos meros exportadores de commodities para os chineses, enquanto os americanos ainda dá algum valor em nossos produtos de alta tecnologia. Se o próximo governo souber negociar com os americanos, na minha opinião, acredito que a médio a longo prazo dá para o Brasil se tornar uma espécie de “mini-China” em produtos de alto valor para eles, já com a China isso JAMAIS acontecerá! Sempre venderemos soja, trigo, café, ferro e etc. Então acho que dá… Read more »

Roberto Silva
5 anos atrás

Concordo e acredito que a China corre um grande risco desse país Brasil acordar e passar a produzir para os Estados Unidos e o mundo com seus recursos que hoje são vendidos crus e baratos para a China.

Somos aqui do lado e só precisamos derrubar dogmas dos anos 40 de um século bem ultrapassado.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Roberto Silva
5 anos atrás

Exatamente Roberto. Por exemplo, os EUA são o maior cliente da Embraer, depois vem a Europa. E a China? A China não quer comprar nada que seja manufarado no exterior, mas quer empurrar suas porcarias para o resto do mundo. O que impede a Apple por exemplo, de abrir uma linha de produção no Brasil? Porque a Apple está a China e não no Brasil? Posso extrapolar a questão extendendo a pergunta: Porque corporações americanas foram para a China, e não para o Brasil? O Brasil e os EUA formando uma parceria industrial/comercial, podem causar um desequilibrio profundo na economia… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Por que a Apple está na China e não no Brasil?
Porque a China já tem a maior economia do planeta, é disparada a maior potência industrial, tem a maior população, tem um melhores sistemas de educação do mundo, forma o maior número de engenheiros, pesquisadores e cientistas e por aí vai.
Como exemplo, reportagem de agora do Valor Econômico demonstrando que os chineses estão acelerando as pesquisas em inovação digital deixando para trás o tão propalado Vale do Silício.
https://www.valor.com.br/brasil/5995683/china-acelera-para-dominar-inovacao

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Só uma curiosidade: Jeff Bezos, em palestra esse mês, disse provavelmente que a Amazon poderia ir à falência em não muito pouco tempo. Ele disse que apenas as cervejarias não quebram nos EUA e isso dizia muito sobre o seu povo.

_RR_
_RR_
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

A Apple instalou-se na China por conta de leis trabalhistas virtualmente inexistentes, baixo custo de instalação, baixo custo de mão de obra e baixo custo de transporte. O sistema educacional chinês tem algumas ilhas de excelência que os puxa pra cima nos conceitos mundiais, como Hong Kong, mas no geral está em algum lugar entre americanos e terceiro mundo… Detalhe: formar profissionais não significa necessariamente te-los na prática; quer dizer, que sejam realmente de alguma valia… Cuba, por exemplo, está cheia de engenheiros que trabalham de taxistas… O que determina a eficiência de um corpo científico não é a quantidade… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Fale isso hoje, porque amanhã a China já estará um pouco mais distante de Brasil e EUA.
E ainda, ter engenheiros como motoristas de táxis não é exclusividade cubana e o UBER está aí para demonstrar.
Lembro, ainda, de ter assistido programa onde empresário brasileiro instalado em Cuba elogiava os trabalhadores cubano pela excelente formação acadêmica que refletia em uma produção mais eficiente, visto que eles tinham facilidade em operar qualquer máquina da empresa.

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Até o presente momento observei que a maioria senão todos os comentaristas possuem pontos de convergência em relação ao artigo escrito por Willian Waack . Todos possuem pontos de vista corretos. Relações comerciais com a China, com EUA, Rússia em geral de preferência com a maioria dos países em que possamos nos beneficiar economicamente. Agora, com nossa indústria e comércio nacional em morosa recuperação, pode ficar complicado. não tomar uma posição imediata se faz necessário. “Prudência e caldo de galinha não fazem mal algum”. Abraços a todos.

paulo cesar
paulo cesar
Reply to  sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

ou seja, equilibrar-se no fio da navalha.

paulo cesar
paulo cesar
5 anos atrás

é melhor o jair “se acostumando” com a idéia de que não tem cacife para peitar nenhum dos dois. no futuro governo do disse-desdisse, a china mostrou delicadamente que um boicote acarretará provável restringimento internacional. afinal de contas, os EUA não comprarão os bilhões de commodities que vendemos aos “vermelhos”, tampouco israel ou mesmo a europa, se sairmos do clube da paris. talvez a saída fosse misturar as políticas externas do barão de mauá com juracy magalhães. continuamos alinhados ideologicamente aos EUA e vendemos soja et alli aos “perigosos comunistas” que praticam as mesmas leis de mercado que o mundo… Read more »

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
5 anos atrás

Tem essa de lado não, o Brasil e um gigante temos que acabar com essa síndrome de republiqueta, olha o exemplo da india, não se alinha automaticamente com ninguem pelo que sei.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
5 anos atrás

Arruma a mala aê! Comunas.Aproveita negócio bom assim ninguém nuca viu, tem voo 0800 para Cuba.Nós escolhemos ser Brasil, e negociar com todos.Sem viés ideológico.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Renato de Mello Machado
5 anos atrás

Tem atá uma caravana chegando aos EUA. E não é de aviões muito de menos de cubanos.
Aproveite a onda!!!!!
Em tempo: Tome cuidado que Trump prometeu recebê-la à bala.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Se doeu? Ainda dá tempo para chegar, e participar do corte de cana.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Renato de Mello Machado
5 anos atrás

Aquelas pessoas são de plantações de banana. E são muitos!!!!!!

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Na boa, se tiver que rolar um lado, todos já sabem que estamos EUAmente alinhados com o geito ocidental de ser. China somente comércio.
Somos pacifistas,mas já passou da hora de nos impormos como nação,com opinião e assumir uma direção.

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

Seja quem for o seu dono você será escravo dele!…existe em nossa sociedade pessoas mal intencionadas em doutrinar nas nossas mentes e corações que este pais tenha dono!…Usando teses e falácias dizendo que aquele dono é pior que este dono que é melhor!…Temos que lutar contra isso se quisermos uma nação forte, independente e soberana...

Interesse estadunidense ou chinês?…nós temos mesmo que escolher a quem obedecer?…porque essa gente toda não se unem pelo interesse brasileiro?…

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

Ou você tem uma estratégia própria ou então é parte da estratégia de alguém….

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

“_RR_ 24 de novembro de 2018 at 13:15 A Apple instalou-se na China por conta de leis trabalhistas virtualmente inexistentes, baixo custo de instalação, baixo custo de mão de obra e baixo custo de transporte.” A apple está lá porque a China é a fabrica do mundo…o que os eua produz?…Nada!!!…eles importam da China!..Ou seja, o braziu compra hoje pelo o dobro do preço dos eua o que os eua compra pela metade do preço na China “Comunista”…Ao invés de negociar com a fabrica…ele vai comprar dos revendedores pelo dobro…Varias indústrias estadunidenses como automotivas, de comunicações e de ALTA TECNOLOGIA… Read more »

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

Vá visitar os EUA… sabe de nada inocente.

_RR_
_RR_
Reply to  Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

Não, prezado… Trata-se de custo/benefício… Empresas se instalaram na China porque o custo de faze-lo compensa. Simples assim… E olhe que já não está mais compensando…

A ascensão chinesa também está cobrando sua conta no custo de mão de obra e transporte. E some a isso as tarifas impostas por Washington nos últimos tempos… Daí que nos últimos 5 anos, tudo o que se viu na China foi um verdadeiro êxodo de empresas em busca de novos mercados, como Vietnam, Indonésia e Índia… Até mesmo multinacionais chinesas estão deixando a China pra tentar escapar de custos em alta!

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

O que um tênis nike e um ipad tem em comum?….Resposta: China….Os produtos chineses estão em toda parte…a maioria das etiquetas e adesivos exibem a legenda “Made in China”…. As exportações chinesas cresceram 50% na primeira metade de 2002 …são um elo fundamental na rede de abastecimento das multinacionais… Os baixos salários, a abundante mão-de-obra, investimentos em capacitação tecnológica e economia em escala, além da disciplina social da comunidade chinesa, vêm desbancando as poucas vantagens competitivas dos países ocidentais nos últimos anos. A China abriga aproximadamente 1. 35 bilhões de pessoas…o que o torna o país mais populoso que existe…o… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Várias empresas CHINESAS já estão se instalando em países próximos da região. Não só fugindo das tarifas americanas, mas também alocando produção de produtos mais simples em países com menores custos de mão de obra. Tipo a produção têxtil e alguns componentes eletrônicos que estão indo para países como Paquistão, Bangladesh e Vietnã. Mas, lembre-se, as fábricas de chinesas.

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Eles só mostram o que eles querem que vc saiba ou vc quer saber sobre a China…cada país tem bons aspectos e aspectos ruins, pobres ou ricos, sujos ou limpos, democracia ou ditadura não são apenas um critério para julgar um país…a China não é um país comunista tradicional típico como a antiga União Soviética…a China tem quase 7 vezes a população do Brasil….como administrar esse imenso país e evitar que seja caótico é um grande desafio para qualquer governo neste planeta…

João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

Se o Bolsonaro vive dizendo “Brasil acima de tudo”, então o alinhamento deve ser com o País. Vamos aproveitar o ensinamento do chinês Sun Tzu e nos “aliarmos” aos dois, até estarmos fortes o suficiente para impormos nossas próprias regras. Será custoso. Será demorado. Exigirá sacrifício (isso o brasileiro já está acostumado desde o Descobrimento). Entreguistas de ambos os lados tentarão de todas as formas sabotar a iniciativa. Talvez uma guerra civil seja necessária. Mas se der certo, os resultados compensarão. A outra alternativa é sermos uma eterna colônia exportadora de produtos agrícolas e minérios. Ah, e também de jogadores… Read more »

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

Será, nada mais do que uma obviedade. Não subestime o novo Governo

João Adaime
João Adaime
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Caro Ricardo Bigliazzi
Não estou subestimando o novo governo. Estou bastante otimista.
Mas o que me preocupa é um alinhamento automático com os EUA, que o Bolsonaro deu a entender.
Nem tudo que é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil. Idem com relação à China. O Brasil precisa buscar definitivamente sua independência. Exigirá sangue, suor e lágrimas. Talvez uma guerra civil seja o caminho mais curto.
Enfim, ou vai ou racha. Isto se quisermos mesmo ir.
Abraços

paulo cesar
paulo cesar
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

esse movimento de buscar países de menor custo produtivo tem efeito limitado. chegará a época que vietnam, bangladesh et alli terão aumento nos salários, onde a hora trabalhada subirá de FP$ 1,00 para FP$ 2,00 (FP – fruta-pão, medida de remuneração de trabalhadores no 3° mundo). hardware é a parte menos valorizada, já que um processador – por exemplo – é criado nos EUA mas fabricado na china de forma automática, em maquinetas que fazem o tic-tic-toc-tac e montam a engenhoca na outra ponta da linha de produção. o software/firmwares não saem das fronteiras nacionais, os códigos-fonte sãp guardado a… Read more »

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

“Antoniokings 24 de novembro de 2018 at 11:39 Por que a Apple está na China e não no Brasil? Porque a China já tem a maior economia do planeta, é disparada a maior potência industrial, tem a maior população, tem um melhores sistemas de educação do mundo, forma o maior número de engenheiros, pesquisadores e cientistas e por aí vai. Como exemplo, reportagem de agora do Valor Econômico demonstrando que os chineses estão acelerando as pesquisas em inovação digital deixando para trás o tão propalado Vale do Silício.” A China é a maior parceira econômica dos eua…a segunda maior de… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

Cavalo do Cão.
China e EUA não são parceiros. Pelo contrário. Estão desenvolvendo uma verdadeira guerra comercial, estimulada pelos EUA, com resultados que afetarão o Mundo todo. Eles apenas fazem comércio porque ganham com isso. Parceria pressupõe sacrifícios e tenho certeza que isso não está na pauta das relações comerciais deles.
Além do mais, a China já é a maior economia do mundo por paridade do poder de compra (US$ 23,1 tri da China contra US$ 19,49 tri dos EUA), é a maior exportadora e a segunda maior importadora do mundo.

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

“Antoniokings 24 de novembro de 2018 at 17:48

Cavalo do Cão.
China e EUA não são parceiros. Pelo contrário. Estão desenvolvendo uma verdadeira guerra comercial, estimulada pelos EUA”

UMA COISA…É UMA COISA…JÁ OUTRA COISA…É OUTRA COISA…TOTALMENTE DIFERENTE…Em terra de saci calça jeans dá pra dois…

carlos Goes
carlos Goes
5 anos atrás

O jogo de xadrex do cenário mundial esta comecando a desenhar um cenário para chegar ao seu grande final…..e não se enganem….para os tampos que virão não existira neutralidade….as duas superpotências irao cobrar o alinhamento….e seguirão a cartilha….se nao esta comigo entao esta com meu inimigo…..

a grande questão, qual lado escolher…..pois nao se enganem….tanto EUA como China vao cobrar o preco desse aliança…..e vai ser não importa qual…o preco vai ser caro….

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Se tivessemos o mesmo tamanho deles fariamos a mesma coisa.

Pedir é uma coisa, receber o apoio incondicional é outra

100nick-Elã
100nick-Elã
5 anos atrás

Por sorte, lambe-botas dos americanos como você são minoria.

100nick-Elã
100nick-Elã
5 anos atrás

Ou nós, ou eles. Essa escolha quem nos obriga a fazer é o EUA. A China só quer comércio conosco, não dominação.

Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Se alguém acha que os chineses não vão vir aqui causar problemas e temos que ficar neutros… Esta semana barco de pesca chinês em águas internacionais mais ou menos na altura do RN, tentaram afundar concorrentes de bandeira brasileira e segundo os pescadores brasileiros isto nem foi a primeira vez. Se fosse um barco de pesca americano fazendo igual a choradeira na internet brasileira ia estar insuportável, mas como foram os chineses amados da nossa imprensa só saiu em jornal do RN. http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/barco-pesqueiro-do-rn-a-alvo-de-ataque-china-s-em-alto-mar/430967 Não da para analisar esta questão sob o ponto de vista da SGM, o mundo é outro…… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Enrole-se em uma bandeira americana e morra sozinho defendendo-se contra os chineses.
Estamos fora dessa.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Para você não tem problema nenhum as ações chinesas na costa do Brasil..

Está tudo certo para você eles tentarem afundar barcos brasileiros..

A única coisa que você consegue ser nesta sua vida é traidor.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Se um chinês entrar em atrito com um brasileiro e trocarem socos, o que isso tem a ver com as políticas de governo? não confunda brigas entre dois barcos pesqueiros com brigas entre governos, povos ou civilizações. Estou nem aí para briga de pescadores, como estou nem aí para briga de trânsito. Os envolvidos que procurem a justiça.

E o Antônio falou certíssimo: se quer morrer pelos EUA, faça você ou alguém da sua família, não nos inclua nessa sua ideologia cega e insana.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

O incidente entre os barcos pesqueiros está bem além duma simples briga no trânsito. Mas, como ocorreu a 333 NM da costa, além da ZEE, está fora da nossa jurisdição.

Rodrigo Masculino Ferreira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

A questão não é de política de Governo…

É de respeito entre os povos..

Vocês acusam constantemente as nações Ocidentais de virem aqui e fazerem o que querem..

E que os Chineses e Russos, são bonzinhos e apenas querem fazer comércio com o Brasil..

Não é assim..

Eles vem aqui e nos agridem sem a menor cerimonia. Se fossem os americanos que tivessem feito isto você estava dando chilique aqui.

Rodrigo Masculino Ferreira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Cel..

eu entendo que estavam em águas internacionais, mas é muita cara de pau…

Se a MB tivesse alguns navios na região não poderia coibir este tipo de atitude ?

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Pois, estão dizendo que os EUA é que estão se dividindo e de maneira irreconciliável. Uma parte da população mais esclarecida (tipo Califórnia, Nova York, Washington) votando nos Democratas e a plebe ignara votando nos Republicanos. Plebe essa chamada lá de ‘redneck’ ou ‘white trash’. Americano do interior, normalmente iletrado, conservador nos costumes e passando por dificuldades financeiras.
Em tempo. Nas últimas eleições os Republicanos levaram uma surra e começaram a aparecer muitos eleitos de tendência mais à esquerda. Vários são até socialistas.

Mercuriano
Mercuriano
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Srs. Esquerdistas, tomem o exemplo nativo: sejam trabalhistas e vão por uma ótica nacionalista, flertem com o Integralismo, se for o caso. Mas este besteirol trotskista de virar o bumbum para os Chinas só por ranço terceiromundista contra o Imperialismo yankee é muito besteirol adolescente. Querer jogar o destino de milhões de vidas de compatriotas com inegável histórico cultural ocidental e “filo-americano” baseado só em raivinha oriunda da literatura anti-imperialista vermelha, é tosco. OK, insistam que devemos nos fortalecer, optar pelo BR – nisso creio que boa parte dos que frequentam este espaço de comentários concordarão. O que muitos dizem… Read more »

Rodrigo Masculino Ferreira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O Partido Republicano diminuiu na Câmara, mas aumentou no Senado..

Aprende a ler cara

XFF
XFF
5 anos atrás

Brasil tem que buscar o seu próprio caminho. Nada de ficar lambendo a bota dos outros ou importando os inimigos dos outros países que nunca foram nossos inimigos.
Inimigos dos Estados Unidos ou de Israel não são nossos inimigos.

Control
5 anos atrás

Srs A China foi um império por muito tempo e, desde a década de 80 do século passado, trabalha para reassumir tal posição. Para tanto seguia uma estratégia de progressão gradativa de aumento de seu poder econômico e militar de forma a alcançar e superar o Tio Sam aí pelos anos 2030 ou 2040. Esta estratégia se coadunava com a tendência americana em abandonar o papel de xerife do mundo e se “isolar” dos problemas dos outros países. Aparentemente, por razões ainda pouco claras, tal estratégia está sendo acelerada e o confronto aberto com o Tio Sam (que seria inevitável)… Read more »

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Control
5 anos atrás

A China ainda é um império em que a figura representativa da nação não é mais o monarca, mas sim o PC chinês, e isso se mostra pela educação do país em que o povo deve obediência aos comunistas, principalmente ao líder supremo Xi Jiping. O que os comunistas querem é reaver a posição chinesa perante ao mundo, aquele período de nostalgia em que os chineses eram a nação mais próspera do mundo, porém devido a instabilidade e problemas econômicos deixaram de ser a potência dominante, passando a ser representado por potências ocidentais, como Holanda, França, Portugal, Inglaterra e agora… Read more »

Samuel
Samuel
5 anos atrás

Brasil: Colônia de China, Rússia ou EUA?
https://www.youtube.com/watch?v=DdTxON5KtDY

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

“_RR_ 25 de novembro de 2018 at 6:37 ”

COMO AS INDUSTRIAS PARASITAM O ESTADO NOS EUA :

https://www.youtube.com/watch?v=wAswszP_2Yg

SABE POR QUE EUA AINDA NÃO COLAPSOU? :

https://www.youtube.com/watch?v=D0mBgDy0y0o

Toda a Verdade, O Preço do Sonho Americano :

https://www.youtube.com/watch?v=7-iMwf6MqmY

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

“_RR_ 25 de novembro de 2018 at 6:37 ”

Indústria e fabricação na República Popular da China:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAstria_e_fabrica%C3%A7%C3%A3o_na_Rep%C3%BAblica_Popular_da_China

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Os EUA só se meteram nos duas guerras mundiais com 2 anos de atraso e venceram e se tornaram a potência hegemônica.
Que façamos o mesmo. Que EUA e China se peguem e fiquemos com os espólios.

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

“_RR_ 25 de novembro de 2018 at 6:37 ”

Investimento estrangeiro na República Popular da China :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Investimento_estrangeiro_na_Rep%C3%BAblica_Popular_da_China

Comércio exterior da República Popular da China :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_exterior_da_Rep%C3%BAblica_Popular_da_China

_RR_
_RR_
Reply to  Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

Prezados, Os aspectos bons e ruins devem ser analisados de modo a fazer uma síntese. Os fatos estão aí. Ponto. E basta um olhar cuidadoso na história para se perceber que há transformações drásticas ocorrendo no Oriente como um todo, que está lentamente pendendo para uma ocidentalização. E eis o fato que concretizar-se-á mais dia ou menos dia: a falência do regime chinês, que poderá desencadear a fratura da própria China… A ascensão chinesa trás em si um germe que pode ser a sua própria destruição. A composição social chinesa está lentamente se transformando, com a ascensão também de uma… Read more »

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Sr. Paulo Cesar. “equilibrar-se no fio da navalha”( ri muito para não chorar). Atualmente é isto. Ao futuro, dependerá…Grande abraço.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
5 anos atrás

O LADO DE FORA…..dessa briga. Que se matem, nós temos os nossos próprios problemas pra envolver em brigas dos outros.

Helio Eduardo
Helio Eduardo
5 anos atrás

Caríssimos, Não se trata de “se devemos” escolher um lado ou outro ou de aproveitar uma certa neutralidade para ganhar nas duas pontas. Essa fase já passou! Em breve o presidente Bolsonaro terá sim que escolher um lado, porque os outros países estão escolhendo de quem querem ser “amigos”. EUA e China já passaram da fase das conversas e das bravatas, estamos na fase inicial do que vai ser o grande conflito deste século: a potência hegemônica ameaçada por um rival aparentemente à altura (não se trata só e economia, mas de um conjunto de fatores!). Eu bem que gostaria… Read more »

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
5 anos atrás

Falando de China, mas da outra… Vejam esta exibição com fuzis do Taichung Girls’ Senior High School em Taiwan, eu nunca vi um grupo de militares na FAB com esta habilidade.
. https://m.youtube.com/watch?v=OiPWEuZ21SI