Home História O Brasil no Império

O Brasil no Império

6597
150

Por M. Braga

Para quem gosta de História do Brasil:

  • Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono, em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta.
  • Em seu último ano de reinado, em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo à educação, à construção de faculdades e, principalmente, de inúmeras escolas, que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.
  • A Imperatriz Teresa Cristina cozinhava as próprias refeições diárias da família imperial apenas com a ajuda de uma empregada (paga com o salário de Pedro II).
  • (1880) O Brasil era a 4º economia do Mundo e o 9º maior Império da história.
  • (1860-1889) A média do crescimento econômico foi de 8,81% ao ano.
  • (1880) Eram 14 impostos, atualmente são 98.
  • (1850-1889) A média da inflação foi de 1,08% ao ano.
  • (1880) A moeda brasileira tinha o mesmo valor do dólar e da libra esterlina.
  • (1880) O Brasil tinha a segunda maior e melhor marinha do Mundo, perdendo apenas para a da Inglaterra.
  • (1860-1889) O Brasil foi o primeiro país da América Latina e o segundo no Mundo a ter ensino especial para deficientes auditivos e deficientes visuais.
  • (1880) O Brasil foi o maior construtor de estradas de ferro do Mundo, com mais de 26 mil km.
  • A imprensa era livre tanto para pregar o ideal republicano, quanto para falar mal do nosso Imperador.
  • “Diplomatas europeus e outros observadores estranhavam a liberdade dos jornais brasileiros”, conta o historiador José Murilo de Carvalho.
  • Mesmo diante desses ataques, D. Pedro II se colocava contra a censura. “Imprensa se combate com imprensa”, dizia.
  • O Maestro e Compositor Carlos Gomes, de “O Guarani” foi sustentado por Pedro II até atingir grande sucesso mundial.
  • Pedro II mandou acabar com a guarda chamada Dragões da Independência por achar desperdício de dinheiro público. Com a república a guarda voltou a existir.
  • Em 1887, Pedro II recebeu os diplomas honorários de Botânica e Astronomia pela Universidade de Cambridge.
  • D. Pedro II falava 23 idiomas, sendo que 17 era fluente.
  • A primeira tradução do clássico árabe “Mil e uma noites” foi feita por D. Pedro II, do árabe arcaico para o português do Brasil.
  • D. Pedro II doava 50% de sua dotação anual para instituições de caridade e incentivos para educação com ênfase nas ciências e artes.
  • Pedro II fez um empréstimo pessoal a um banco europeu para comprar a fazenda que abrange hoje o Parque Nacional da Tijuca. Em uma época que ninguém pensava em ecologia ou desmatamento, Pedro II mandou reflorestar toda a grande fazenda de café com mata atlântica nativa.
  • A mídia ridicularizava a figura de Pedro II por usar roupas extremamente simples, e o descaso no cuidado e manutenção dos palácios da Quinta da Boa Vista e Petrópolis. Pedro II não admitia tirar dinheiro do governo para tais futilidades. Alvo de charges quase diárias nos jornais, mantinha a total liberdade de expressão e nenhuma censura.
  • D. Pedro II era um Grande Templário amigo pessoal de Don Antonio de Sousa Fontes 50º Grão Mestre da OSMTH Magnum Magisterium.
  • D. Pedro II andava pelas ruas de Paris em seu exílio sempre com um saco de veludo ao bolso com um pouco de areia da praia de Copacabana. Foi enterrado com ele. Foi o que “roubou” do Brasil!

FONTE: Biblioteca Nacional RJ, IMS RJ, Diário de Pedro II, Acervo Museu Imperial de Petrópolis RJ, IHGB, FGV, Museu Nacional RJ, Bibliografia de José Murilo de Carvalho (via Ex-Blog do Cesar Maia)

150
Deixe um comentário

avatar
64 Comment threads
86 Thread replies
3 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
87 Comment authors
Henrique HübnerAlejandro Perezcolombellitadeu54marcos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Roberto Bozzo
Visitante
Roberto Bozzo

Às vezes me pergunto se não houvesse a Proclamação da República, onde estaríamos como nação, sociedade e desenvolvimento….

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Meu caro, no mínimo, no mínimo entre as 4 superpotências

Ferreras
Visitante
Ferreras

Depende… o Imperador seria um D.Pedro ou um presidiário…

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Apenas teríamos uma Família Real podre de rica e um povo podre de pobre.
Mais do que são atualmente.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

Aí vc acordo do seu sonho anti monarquista, no ritmo que a população era educada, já estávamos em paridade com os países da Europa Ocidental, nossa moeda era de ouro, não porcaria que é o real hj, construímos muitas ferrovias, só os EUA tinham mais que a gente, sendo que as ferrovias que pavimentaram o crescimento econômico dos EUA, sendo sua primeira grande industria, pode falar o que quiser do Império, so não vale mentir Xings, pq se não passa vergonha.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Só que isso foi até o fim dos anos 1800. De lá para cá, o Mundo evoluiu, as Monarquias acabaram e as relações sociais ficaram muito mais sofisticadas.

Amauri Soares
Visitante
Amauri Soares

Hoje amigo os países mais evoluídos são todos monarquistas , Suécia ,Dinamarca, Inglaterra entre outros , sugiro que faca um estudo mais profundo do assunto. O maior índice de IDH hoje pertencem a estás nações

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Vc está confundindo Monarquia ‘protocolar’ com sistema de Governo.
Nestes países os Monarcas são apenas figuras decorativas.

Carlos
Visitante
Carlos

Lesoto, Suazilândia, Tailândia, Butão, Omã, Kuwait e por aí vai

nflopes
Visitante
nflopes

D. Pedro pegava dinheiro emprestado para viajar, tanto para o exterior quanto para viagens internas.

mauro césar
Visitante
mauro césar

mas ele pagava da dotação, ou orçamento, que o governo lhe dava anualmente. nos seus 53 anos, nunca aumentou esse valor. o Imperador era um homem público honesto. pensava no país.

Ricardo da Silva
Visitante
Ricardo da Silva

Não temos garantias de que os Sucessores de Dom Pedro II, o Magnânimo, seriam tão bons e realmente democráticos quanto ele. Pelo menos na suposta democracia em que vivemos podemos alternar quem comanda, como aconteceu agora. A ‘vantagem” da democracia é que “obriga”, em tese, a maturidade política do cidadão, mas, lamentavelmente, nossa população ainda é muito infantilizada nesse aspecto.

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Ricardo da Silva, esse papo de que não havia democracia no império é balela, havia eleições para o chefe de governo (primeiro ministro (ou presidente do conselho de ministros como era chamado na época)) que é de fato quem iria governa a nação, o período monarquista no Brasil foi muito mais democrático que o período republicano, no império tivemos 32 primeiros ministros e todos terminaram seus mandatos (menos claro, o que tomou o golpe republicano), ja na republica, nos últimos 95 anos apenas 5 presidentes terminaram o mandato, o resto ou renuncio, ou tomou golpe, ou morreu, ou tomou impeachment,… Read more »

Ricardo da Silva
Visitante
Ricardo da Silva

Não discuto as qualidades, mesmo que romanceadas, de Dom Pedro II. O que afirmo é que não existe garantia de que seus eventuais sucessores fossem tão bons (inclusive democrático) quanto ele. Apenas ISSO, quer praticar adivinhação? Fique à vontade.

Tio Velho
Visitante
Tio Velho

O nobre amigo esqueceu de dizer que só podia votar no Império quem fosse dono de Terras…

Tio Velho
Visitante
Tio Velho

Aliás, permita a gentileza de uma correção! que compartilho com o nobre amigo a seguinte fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/o-processo-eleitoral-no-brasil-imperio.htm

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Tio Velho, eu não disse que o sistema era perfeito, mesmo assim, permita-me te dizer que a reforma eleitoral de 1881 (ou lei saraiva), ja naquela época criou o titulo de eleitor e tb o voto direto, ou seja, todos os cargos eletivos do império eram escolhidas de forma direta, com o tempo o império tb iria tirar essa necessidade de terras, sabe pq? pq boa parte do parlamento ja discutia isso na reforma da lei saraiva. Ja a republica tirou isso com a constituição de 1891, no entanto, só melhorou a situação das eleições no Brasil no papel pq… Read more »

Henrique Hubner
Visitante
Henrique Hubner

Com razão, haveria evolução das instituições políticas… vide a última fala do trono em maio de 1889 em que o Imperador propunha reformas constitucionais profundas, repudiado pela então elite agrária, libereais e republicanos no parlamento do Império… ademais notem que o voto feminino só se tornou realidade na república nos anos 20 do século XX, somente… então nenhuma crítica dever ser imputada ao período monárquico.

mauro césar
Visitante
mauro césar

e que garantias a república deu? golpes, governos de cabresto, intervenções e tudo o mais.

Ricardo da Silva
Visitante
Ricardo da Silva

Leu essa parte; “A ‘vantagem” da democracia é que “obriga”, em tese, a maturidade política do cidadão, mas, lamentavelmente, nossa população ainda é muito infantilizada nesse aspecto.” entendeu ?

carlos mendes
Visitante
carlos mendes

Com o golpe militar encabeçados entre outros por deodoro que em nenhum momento teve a coragem de ir ver o Imperador O Brasil perdeu nesse momento a unica chance de ser grande !

Alessandro
Visitante
Alessandro

E tem gente que ainda debocha ou desdenha dos tempos do Brasil Império, mas quero acreditar que é devido a falta de mais informações daquela época, afinal nossa educação hoje é tão precária que não dá pra culpar o cidadão brasileiro pela sua ignorância.

obs: não to dizendo que o Brasil Império era uma “maravilha” e não tinha problemas, longe disso, apenas constatando que o Brasil já foi um país melhor culturalmente e com grandes intelectuais, que poderiam ter levado o nosso país a ser uma grande nação.

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Perfeito amigo, não era um país perfeito mas era um país serio, com compromisso das lideranças em resolver os problemas existente, só isso já é muito mais do que podemos dizer de toda a republica brasileira.

Dodo
Visitante
Dodo

Primero que duvido o modelo imperial sobreviver após pelo menos a 2 guerra mundial.
Segundo que, mesmo que por algum milagre esse modelo ainda existisse, não teríamos jair Bolsonaro como presidente. Portanto só por esse fato já valeu a pena

Michel Lineker
Visitante
Michel Lineker

Não precisaríamos do Bolsonaro Dodo.

Daniel
Visitante
Daniel

Um assunto sério pra caramba e vem um cara fazer piada . . . Lamentável.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

ué mas por que seríamos afetados na forma de governo com a Primeira GM? na verdade, acredito que se o Brazil fosse Império na época, capaz de irmos ao lado dos Austríacos e Alemães na guerra, como a economia não sofreu nem com a guerra do Paraguai, que foi nossa grande guerra, ia continuar a crescer, nossa Marinha era forte, talvez o mundo fosse outro agora…. com parte ao Bolsonaro não íamos precisar dele, o que ele fez pelo Brasil? ouviu o que a população quer? tá sendo coerente? depois de anos de esquerdismo maluco, é bom ter alguém com… Read more »

Gilson Moura
Visitante
Gilson Moura

A chamada Grande Guerra(guerra que acabaria com todas as outras guerras) ou a Primeira Guerra Mundial foi muito mais do que uma guerra, foi uma mudança história, do ancien regime de reis e príncipes à nova era republicano-democrática de governantes popularmente eleitos ou escolhidos — também pode ser caracterizada como a mudança que representou a abolição da Áustria e “do jeito austríaco” e a afirmação dos Estados Unidos e do “jeito americano”. E assim é por várias razões. Em primeiro lugar, a Áustria iniciou a guerra, e os EUA puseram-lhe um fim. A Áustria perdeu, e os EUA venceram. A… Read more »

Michael Costa
Visitante
Michael Costa

Ave Império!!!!!!👑

adriano cezar
Visitante
adriano cezar

avé…

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

Ave Império!!!

Cabeça Fraca
Visitante
Cabeça Fraca

No Brasil Império o imperador pegava empréstimos no Banco do Brasil para pagar suas viagens…Sua tolerância com a imprensa era grande…Hoje qualquer deputado estadual ou juiz tem mais regalias com recursos públicos do que a família imperial na época… (1880) O Brasil era a 4ª Economia do Mundo e o 9º Maior Império da História. (1860-1889) A Média do Crescimento Econômico era de 8,81% ao Ano. (1880) Eram 14 Impostos, atualmente são 92. (1850-1889) A Média da Inflação era de 1,08% ao Ano. (1880) A Moeda Brasileira tinha o mesmo valor do Dólar e da Libra Esterlina. (1880) O Brasil… Read more »

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Cabeça Fraca – Acrescentando mais coisas na nossa monarquia… Brasil e Estados Unidos concentraram muito mais escravos africanos, que todos os restantes países americanos, simplesmente porque tínhamos muito mais proprietários rurais e comerciantes ricos que os demais países vizinhos. A opção por escravos, comprar e sustentá-los, era bem mais caro, que simplesmente marginalizar ou escravizar as populações indígenas, o que foi muito intenso nos países hispânicos. Também, Na época do nosso Império, e de ricas cidades (produtoras de café, borracha, carne salgada, açúcar, ouro e pedras preciosas), foi intensa a vinda de prostitutas europeias (milhares de francesas – muitas disfarçadas,… Read more »

Alan
Visitante
Alan

Que a profecia de Eça de Queirós na sua última Carta ao Fradique Mendes se cumpra: “O Brasil é Império, será República e depois será Império novamente.

Pedro Calmon
Visitante
Pedro Calmon

E quem derrubou Pedro II foi…O Exercito Brasileiro, com o primeiro golpe de estado da historia brasileira. Com a Republica veio a inflacao, corrupcao e o voto de cabresto. Isso sem falar do massacre de Canudos.
Valeu EB!
“Braco forte, mao amiga”.

Dodo
Visitante
Dodo

Olha só, mais um camarada com repulsa a militar, me pergunto o que essa galera faz nesse blog…..

Fábio CDC
Visitante
Fábio CDC

Perfeitamente Senhor Dodo… Mas me diga qual foi a mentira que o Senhor Pedro Calmon contou ai? Ou não é capaz de apontá-la? 1º Quem derrubou a Monarquia e consequentemente Dom Pedro II foi o Exército Brasileiro. Ou foi a Cuca do Sítio do Pica-Pau Amarelo? 2º Sim, foi o 1º golpe da história e que trouxe consigo tudo o que o texto disse: Inflação, corrupção brutal em todas as áreas, etc. Ou é mentira? 3º Cite 1 única vantagem, 1 mísero benefício sequer que tenhamos obtido com a maldita república… Faça um esforço, quem sabe o Senhor consegue antes… Read more »

Welder
Visitante
Welder

Maçonaria teve um papel mais importante do que o próprio EB. A trilogia poderia ter um espaço para tratar de seitas secretas, seus valores, os métodos que utiliza, e o que elas são capazes de fazer para implantá-los, controle e subversão de estados nacionais, semelhança estrutural com serviços secretos de alguns países. Tem muita informação na internet, daria para ter um compreensão maior sobre o que acontece no Brasil e no Mundo.

Olhando a situação do Brasil hoje(e o que ele poderia ter se tornado) esse tipo de organização pode ser tratada como arma de guerra.

Segatto
Visitante
Segatto

Em breve, depois do forte, poder naval e aéreo, o próximo blog da série: poder obscuro.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

Só perdoo o EB por 64

Pedro Calmon
Visitante
Pedro Calmon

Eu nao perdoo o EB por absolutamente nada. Se o EB nao tivesse derrubado Pedro II, nos nao teriamos tido a Republica Velha, o coronelismo, os currais eleitorais e toda a miseria e corrupcao que tornaram o Brasil um pais fertil para os movimentos comunistas revolucionarios dos anos 60. Ou seja, o EB deu um golpe em 1964 para “salvar” o Brasil de um problema que ele mesmo criou. E em vez de “salvar” o Brasil, o EB so’ perpetuou esses problemas. Se aliaram com os Malufs, ACMs e Sarney da vida. Mantiveram o coronelismo politico e a corrupcao e… Read more »

Paulo Carrano
Visitante
Paulo Carrano

A coisa mais sensata que li nesses comentários em tempos! Parabéns!

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Harram, disseram que iriam impedir o Brasil de virar uma Cuba, mas entregaram pior que Cuba 😂

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

A coisa não é tão simplista assim de focar no Exército, e em Deodoro da Fonseca como grandes golpistas. O que ocorreu, foi que existia toda uma corrente republicana no Brasil, desde a Revolução Francesa de 1789. Um exemplo: Castro Alves, morto em 1871, ficou conhecido como Poeta Republicano. – Deixei acima, num complemento a um comentário do Cabeça Fraca, a indicação de um bom material (bem referenciado) que aborta muito bem a influência republicana francesa em nosso passado monarquista. – Não cometa este erro de muitos desinformados de apontar o Exército como se fosse o único responsável pela República.… Read more »

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Amigo Farroupilha, se o movimento republicano era tão popular pq em 1884 ganhou apenas 3 cadeiras no parlamento? Pq em 1889 ganhou apenas 2 cadeiras no parlamento? Se tem uma coisa que fica bem claro, principalmente no livro 1889 de Laurentino Gomes e que os republicanos escolheram a linha do golpe pq viu q nas urnas não ia rolar.

Ps; E claro que o exercito nao e o único responsável pela queda do império, culpa apenas os militares e simploficar muito as coisas. Saudações

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Olá Plinio,
Vc está correto.
Porque…
Veja que não falei movimento popular (das massas) mas sim: “movimento intelectual” (uma minoria). Que apesar de pequena, era persistente. E para azar das massas era quem detinha as canetas (bicos de penas) e as espadas.

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Concordo. Vou da uma procurada no material que o senhor indicou no outro comentário, saudações.

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

corrigindo: “aborta = aborda”

Aerokicker
Visitante
Aerokicker

Farroupilha, o Exército foi sim uma ponta de lança do movimento pré-existente sim, e a história do aliciamento de Deodoro, antes monarquista, à causa republicana ilustra bem isso. Mas ainda assim, sem o Exército esse golpe não poderia ocorrer. Sem o braço armado do lado dos revoltosos, e tendo que enfrentar esse mesmo braço armado em defesa do Imperador caso a insurgência prosseguisse, vivemos praticamente todo o período imperial com os republicanos evitando maiores agitações, mesmo no frágil interregno. Em outras palavras, o Exército foi o fiel da balança e sua associação com a minoria intelectual insuflada por escravocratas inconformados… Read more »

Celso
Visitante
Celso

primeira e grande verdade irrefutavel. Nao tiveram sequer o apoio do povo que nada entendia. Rsteira curta e grossa dada por um militar em cima de um cavalo em praca publico e com poucas testemunhas. Esta descrito assim em documentos e jornais da epoca que parece foram queimados no arquivo nacional do rio. Ninguem sequer prestou atencao visto que a populacao aa epoca erea pequena e muitos achavam melhor cuidar da vida. Os anos vindouros apos a queda da monarquia foram feitos de uma politica rasteira de coroneis e trocas de favores. Enfim, o Brasil passou a regredir a olhos… Read more »

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Ou seja, éramos uma potência em todas as áreas e como nação. D.Pedro era patriota e nacionalista e eu me curvo a isto. Meu ascendente foi contra ao golpe (este fim o foi), sitiou o Rio em defesa do Monarca, onde até potências estrangeiras com interesse no golpe pressionou o s integrantes da revolta da armada. Salve o Brasil, Salve D.Pedro, salve meu bi e outra, faltou informarem que fomos um dos precursores na iluminação pública elétrica. Salve pátria amada BRASIL!!!

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

pressionaram de forma belicosa

Dodo
Visitante
Dodo

Pedro 2, defensor perpetuo do Brasil. Vejo muutos comentários criticando os militares pelo “golpe” republicano. Mas temos que lembrar que a época do golpe, a popularidade do governo Imperial se encontrava em declínio, a lei áurea provocou a fúria de uma parcela rica e importante da população, a economia já não era a mesma que a de décadas anteriores e a onda republicana varia o mundo, impérios caiam( em especial no pós 1 guerra). Não vejo como o império poderia se manter por muito tempo, mesmo se não houvesse o “golpe”acredito que não duraria mto para além do século 20.

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Suas informações estão equivocadas meu amigo, apos a lei áurea a popularidade de Dom Pedro II estava nas alturas com o povo (não com a elite escravagista nem com os militares). Na década de 1880 começava a surgi as primeiras poucas industria (que no final de império somaria 636 fabricas), tb nessa mesma década houve a reforma eleitoral que transformou as eleições em eleições direta, o auge do império foi nessa década, não havia declínio, oq havia era algumas reformas que estava acontecendo para adaptar o império aos novos tempo, alguns historiadores afirmam que com o fim da escravidão e… Read more »

Dodo
Visitante
Dodo

Desculpe, discordo. De acordo com a historiografia da época, é sabido que o conflito paraguaio, apesar de prestigiar política e militarmente a nação, também a deixou com grandes dívidas e causou um grande impacto na economia brasileira. Havia uma elite escravista, porém os ideais libertários não encontravam respaldo no povo da época, que ainda possuía uma mentalidade racista e acreditava nas teorias do darwinismo racial, o próprio imperador, que era um abolicionista convicto, temia que a libertação dos escravos causa-se distúrbios na economia e na recém apaziguada sociedade brasileira da época. Além disso, lembre-se que os impérios e o modelo… Read more »

carlos mendes
Visitante
carlos mendes

Plinio perfeito e mais uma coisa se ainda hoje tem falta de informação imagina na época ! Muitas pessoas só souberam da saída do Imperador meses depois do ocorrido!!

Bb1
Visitante
Bb1

Tenho grande interesse na comunidade indigina no periodo entre o reinado portugues ate a proclamacao da republica. Se houve alguma resistencia ou posicionamento dos imperadores.

Samuel
Visitante
Samuel

Malditos Jesuítas e o golpe militar deles!

Thanos
Visitante
Thanos

Amigo, talvez você não saiba, mas o golpe republicano foi planejado e aplicado por maçons positivistas.

Eu sei que para alguns é duro aceitar, mas a verdade é que grande parte do fracasso do Brasil enquanto nação se deve ao Exército Brasileiro.

Samuel
Visitante
Samuel

A Maçonaria foi criada pelos Jesuítas. Fonte: Vatican Assassins, de Eric Jon Phelps.

Marco Antônio
Visitante
Marco Antônio

Esse Eric Jon Phelps é o mesmo que afirma que o Papa negro, líder dos jesuítas, foi quem ordenou o ataque as torres gêmeas no fatídico 11 de setembro? Cara, conspiracionismo tem limites.

Mercuriano
Visitante
Mercuriano

Ave Império! Que a lembrança das dignidades do passado ilumine-nos para mais dignidades no futuro!

Bruno w Basillio
Visitante

Brasil de hoje :

IDH: 0,759 (79° no mundo e 5° AL ),
Taxa de homicídio em 100mil/h : 30,8 ,
Crescimento do PIB:1,3%,  Desemprego: 11,60% ,
Reservas $$ : U$ 370 bi , Reservas de ouro :67,3 Tn ,
DividaR/PIB:74,04%, Inflação:4,05% ,Taxa de juros: 6,5% ,  PIB: U$2056 tri.  População 207,66.                      
PIB individual  : 9821/ PPP 15600 ,
PPP : U$ 3,240 tri                                     
Superávit  balança comercial :U$ 67bi …

Dados 2017/2018 fonte WB, IMF ,Trading economics.

kevinbuenuu
Visitante

Como dizia o Sr. Osmar: Trágico

Dodo
Visitante
Dodo

Ainda assim. Estamos entre as 10 nações mais poderosas do mundo. Das duas uma, ou nois brasileiros somos muito pessimistas, ou o mundo é bem fodido

Luis
Visitante
Luis

As duas coisas.

Dodo
Visitante
Dodo

Pois é, acho que o pessoal não gosta muito da verdade, 8 deslikes no meu comentário kkkkk só prova como esses monarquistas são patéticos

SAMUEL EURIPEDES DA SILVA
Visitante
SAMUEL EURIPEDES DA SILVA

Nações mais poderosas?
Somos um país subdesenvolvido amigo…da uma olhada no nosso idh por favor..
Tem como dizer que isso aqui deu certo?

Dodo
Visitante
Dodo

Vamos ver: 9 maior economia do planeta, 14 potencia militar, uma das Nações mais industrializadas do mundo, um dos maiores produtores de alimentos e de comodites do planeta, gigantesco território, grande influência político diplomática. Sim demos certo, em que pese nossos problemas(a qual acredito sinceramente que o novo governo vai atenuar bastante), quer vc queira ou não somos uma das Nações mais importantes do mundo. Se idh fosse relevante para medir a importância e relevância de uma nação, a Islândia estaria dominando o mundo. Abraços Samuel, o mundo real manda saudações

SAMUEL EURIPEDES DA SILVA
Visitante
SAMUEL EURIPEDES DA SILVA

Um abraço amigo… Primeiramente, sim o Brasil é uma grande e importante nação, mas dizer que está entre as 10 mais poderosas do mundo nas atuais circunstâncias parece ufanista… Somos uma das maiores economias mas com problemas estruturais gravíssimos, orçamentos que não fecham, corrupção sistemática, educação de baixa qualidade etc.. Temos um grande orçamento militar, mas em que pese a bravura e profissionalismo de nossos militares, as 3 forças estão mal aparelhadas, operam atualmente com meios em obsolescência e em quantidades insuficientes..sofrem com a falta de continuidade nos projetos e infindáveis contingenciamentos.. . Citei o idh apenas como um parâmetro… Read more »

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

Bora falar da Suíça então quele país ridículo, potencia militar ? não, Grande exportador de nível mundial? não, grande potencia industrial? não, Superavit comercial? não, produz mais alimentos do que consome ? não, produz petróleo que consome? não, ou seja Brasil 10 x Suíça 0, o nosso IDH mostra só a verdade, somos um país pobre, queira vc ou não, espero que nos próximos anos com a direita no poder venhamos a melhorar, mas eu não sou cego, sei dos problemas do Brasil, o mais importante para o Brasil é ter dignidade de se viver bem, não temos isso, o… Read more »

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Fazia tempo que Trilogia não publicava um Hoax ou, como chamam agora, Fake News. . A fonte é, supostamente, pois devemos desconfiar até isso, o diário do D. Pedro II. Já imaginaram usar como fonte de informação do governo petista os diários de Lula e Dilma? Bom, como eles não tinham diário, vamos considerar as narrativas deles em entrevistas e espalhar como verdades. Surreal, não? . Há várias informações claramente falsas aí e outras que é só pensar um pouquinho para constatar que não correspondem à realidade. – O Brasil não tem 98 impostos. São menos de 15. Para chegar… Read more »

PLEIGH
Visitante
PLEIGH

Bons esclarecimentos. Recomendo a todos a pesquisar mais a fundo a respeito, é bem interessante. Sds.

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

O império do Brasil construiu 9 mil KM de ferrovia e deixou outros 9 mil km em construção, isso da 18 mil km, a republica em 129 anos construiu 13 mil km. Nos 49 anos de reinado de Dom Pedro II o numero de analfabeto diminuiu 30% (de acordo com seus próprios dados), passou-se 129 anos de republica e ainda ha no Brasil 11,5 milhões de analfabetos no Brasil (dados de 2018), ou seja, em 129 anos não erradicou a bagaça. Nos 49 anos de governo de Dom Pedro II a exportação cresceu em média 3,5%, ou seja, se aumentou… Read more »

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Plinio, Construiu 9 mil, que é bem menos do que 26 mil do texto. Ou seja, a informação é falsa. No mais, deixar construindo não é a mesma coisa que construir. Se for adotar esse critério, tem as ferrovias Norte-Sul e Leste-Oeste que o Temer deixou construindo (que vem sendo construídas desde o Lula). Se for adotar esse critério, os últimos governos deixaram em construção uns 5 mil km de ferrovia. Outrossim, deve-se levar em conta que houve uma mudança de planos no Brasil, passando a priorizar estradas. E não dá para comparar a quantidade de estradas hoje com as… Read more »

Plinio
Visitante
Plinio

Devo discorda meu amigo, havia eleições no Império desde sempre, eram indiretas e verdade mas havia eleições, depois da reforma de 1880 o voto passaria a ser direto, Isso não é democracia? Comparar o império com uma ditadura e sacanagem, Dom Pedro II seguia a constituição fielmente e como eu disse havia eleições, havia alternância de poder, na República sim houve ditaduras e muitas, já começou com ditadura, sem a figura do imperador para impor limites no políticos aí sim a vontade de poucos passou ser a lei. O Brasil era um país agrário, quando citei as fábricas era pra… Read more »

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Tinha eleições para Imperador? Não. Esse é ponto. Na ditadura Vargas e militar também tinha eleições, mas não para o principal cargo. No mais, não havia separação e independência de poderes. O poder moderador do imperador se sobrepujava aos demais. Os EUA, mesmo com uma guerra civil, saíram muito mais fortes economicamente do que o Brasil. Em pouco tempo se tornaram o país mais rico do mundo, enquanto o Brasil não entrava nem no rol dos dez maiores (essa 4ª economia do texto é outra informação falsa), o que só veio a acontecer na década de 1980. Melhor fazer uma… Read more »

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Amigo, vc tem uma visão que eu respeito mas discordo de vc em quase tudo(principalmente nesse último comentario), não vou estender esse debate pq não haverá resultados nem para vc e nem para min. Saudações.

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Ok, Plínio.
Concordo.
Att.

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Ótimo esclarecimento Plínio. E coitado do Ruy Barbosa… Não conseguia acreditar no que nossos políticos tinham se transformado na República. – – Quanto aos políticos (e estabilidade política), creio que a melhor forma de serem contidos em suas possibilidades de maracutaias, pessoais e partidárias, é serem proibidas suas reeleições. Ou seja, sem a continuidade de certas lideranças e seus subordinados não há elos para formar uma corrente de corrupção. Certos políticos são verdadeiros artistas da honestidade se perpetuando no Poder e só o desocupam quando suas mascaras caem. Esses impostores deveriam ser cortados simplesmente eliminando a possibilidade de serem carreiristas.… Read more »

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Amigo Farroupilha, concordo com vc, esqueceram que o Brasil precisa de uma reforma politica para ontem, se o atual governo de direita não fizer a devida reforma politica esta apenas tapando sol com a peneira, a instabilidade politica é o principal problema do nosso país. Alem de acabar com a reeleição e das outras coisas que o senhor citou, devemos procurar aprovar o mais rápido possível o recall politico e de preferencia adotar um sistema parlamentarista, Bolsonaro é o um exemplo perfeito dos problemas do presidencialismo, apesar de ter recebido 57 milhões de votos, seu partido recebeu apenas 11 milhões,… Read more »

Dodo
Visitante
Dodo

Finalmente um comentário que não é uma completa maluquice pró monarquia. É bem isso mesmo Rafael

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Maluquice pq Dodô? Pq o senhor discorda dela? Acorda para real meu Amigo, se passou 129 anos se a República tivesse dado certo nenhum brasileiro estaria falando em monarquia. O brasileiro está apenas buscando em nossa história respostas para o pq o Brasil ser assim, monarquia tem ganhado espaço com o brasileiro pq a República continua a falhar com o povo. E digo mais, esse assunto República vs Monarquia está longe de acabar, ou a República se acerta de vez com o Bolsonaro ou a Monarquia vai continuar ganhando espaço até volta de vez, pq nao importa oq vcs falem,… Read more »

Dodo
Visitante
Dodo

Como diria aquele jogo Bioshock “in this place there are no Gods nor kings, just Men”

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Fiz um comentário mais longo que aguarda moderação.
Uma parte das informações aí é falsa.
O Brasil não era a 4ª economia. Era a 15ª, conforme estimativas. Só pensar um pouco. RU, EUA, França e Alemanha eram maiores. E ainda tem outas nações europeias, a China e o Japão.
Taxa de alfabetização claramente inflada. Vale lembrar que escravos não iam para a escola.
O Brasil não tinha nem 10 mil km de ferrovias em 1889. Outros países tinham mais. A Índia é um exemplo.
O Império não era tudo isso. Era menos. Bem menos.

JP
Visitante
JP

E o principal, vai me dizer que a marinha francesa era menor que a nossa ?

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Isso eu não pesquisei, mas também acho que essa informação é falsa.
Queria saber a fonte dessa informação de que era a 2ª maior do mundo.

heverton Ribeiro
Visitante
heverton Ribeiro

Acho legal essa coisa de monarquia, mas ainda prefiro a republica. Não existe garantia nenhuma que na monarquia todos os imperadores seriam iguais aos Pedros I e II. Na republica, se o cara não é bom, vota-se em outro. Na monarquia, um mau imperador dura até o final da sua vida. Além do que, lembremos que os números alentados no tópico, não podem ser considerados justos em uma sociedade onde a base da mão de obra era escrava.
Sem contar que o meu imperador preferido era Pedro I.

Flávio Henrique
Visitante
Flávio Henrique

Só para esclarecer (confundir) a república não é necessariamente democrática…

João Bosco
Visitante
João Bosco

Toda a vez que leio sobra a história do Brasil, de variadas fontes, vejo o quanto tempo e chance nós desperdiçamos em sermos uma potência mundial. Talvez se não tivesse havido a ” Proclamação da Republica” poderíamos até em melhor situação política e econômica e até geopolítica em relação ao mundo atual, mas como gostamos de ” bater a cabeça na parede ” , como dizia meu falecido pai, me pergunto até quando vamos ficar nessa situação de eterna promessa do mundo ocidental. Sinceramente, daqui para frente espero que esse pais parede bater a cabeça na parede e trate de… Read more »

Sequim
Visitante
Sequim

Às vezes eu me surpreendo com a baixa auto estima de muitos brasileiros. Falta de compreensão do que é o Brasil como nação. Somos um povo mais de 200 milhões de pessoas que falam a mesma língua, têm a mesma cultura, com diferenças regionais pontuais, com uma democracia jovem e pulsante, de uma economia vasta e diversificada e donos de vasto e rico território . E tudo isso independente da forma de estado ou governo. Isso é obra do povo brasileiro . Uma obra imperfeita e incompleta, mas ainda assim grandiosa e admirável.

João Adaime
Visitante
João Adaime

Para entender melhor o Segundo Império, faltou nesta bibliografia o livro Mauá – Empresário do Império, de Jorge Caldeira.

_RR_
Visitante
_RR_

Dodo, Não vejo por que a monarquia brasileira não sobreviveria aos conflitos do século XX… Já era uma monarquia constitucional e bastante avançada. Estivesse escorada em um componente militar competente, passaria incólume a avalanche liberal e socialista. Veja que existem outros fatores geopolíticos que contribuiram para o esfacelamento das monarquias européias. O surgimento do Império Alemão, por exemplo, que deu-se bem no centro da Europa, era a certeza de que os europeus iriam envolver-se em algum conflito de ordem maior em algum momento. Some a isso o surgimento do marxismo e a disseminação da social-democracia ( principalmente no seio alemão… Read more »

Gustavo
Visitante
Gustavo

Que essa república é um fracasso, todos já sabem.

Flávio Henrique
Visitante
Flávio Henrique

Caros: o golpe que derrubou o império brasileiro foi brando se comparados a outros. A realeza não sofreu nenhum tipo de perseguiçao ou assisto (!). Vocês pensem um pouco vocês acham que os “nobres” não iriam aproveitar a oportunidade para matar no mínimo a Princesa Isabel ? D. Pedro II já que ele era abolicionista ? E os militares de média-baixa patente não iam querer um pedaço do bolo ? Deodoro da Fonseca puxou as rédeas pra se para garantir a vida do amigo e de sua família… O único império que sobreviveu até hoje foi o japonês, pois a… Read more »

William Duarte
Visitante
William Duarte

Vamos aos pontos – Preparem para jogar as pedras: – O problema estava na família imperial. – Dom Pedro II foi o melhor e mais preparado governante em todos os tempos do Brasil, e em sua época do mundo, entretanto: – Era desprovido de vaidade, mantinha uma relação institucional com a maquina administrativa e politica, ou seja, se cercava de livros e não de puxas sacos, e todos sabem que como politico gosta de bajulação; – Na linha sucessória seria a Princesa Isabel, que tinha um nível intelectual tal o pai e sua avô Maria Leopoldina, entretanto… era mulher, e… Read more »

Flanker
Visitante
Flanker

Como fato histórico, bem interessante. Fora isso, alguém, em sã consciência, pode pensar em retornar a monarquia ao Brasil? Não posso acreditar! Nada contra quem admira a monarquia, mas é um sistema que não existe mais no mundo de hoje. Inglaterra, Espanha, Japão, etc, etc, etc ainsa possuem seus monarcas…..mas, são apenas figuras decorativas e de valor histórico. Não tem nem perto do poder que tinham. Uma das pouquíssimas monarquias onde o monarca “manda de verdade” é a Arábia Saudita…..e é……uma ditadura! Tem como tirar ele do poder sem violência? Tem como abrir um processo de impeachment contra ele?

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Negativo meu amigo, em 2015 ou 2016, o rei da Espanha dissolveu o parlamento (ja que o mesmo se encontrava em crise) e convocou novas eleições, isso é decorativo pra vc? acho que não né?! o poder de um monarca varia de nação para nação, alguns países eles tem mais poderes outro eles tem menos, mas em todos países eles tem poderes, cito por exemplo o Canada (ou Austrália, não me lembro bem agora), nesse país a constituição deles da mais poder a rainha Elizabeth que na própria Inglaterra, então, todo rei tem poder ainda hoje, alguns menos, outros mais,… Read more »

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

Vc não tem noção de como funciona as monarquias hj em dia, se o Brasil fosse a crise politica teria acabado muito rápido, o monarca ia dissolver o congresso, novas eleições viriam, Isabel II além disse pode rejeitar leis, não aceitar um secretário indicado pelo PM, no Canadá pode pedir investigações sobre atos de qualquer funcionário público, a fazendo mais poderosa no Canadá do que na Inglaterra. o único decorativo que eu conheço é o Imperador do Japão.

Saury Alvarenga
Visitante
Saury Alvarenga

Desconfio que somente o dado de 26 mil km de estradas de ferro esteja errado. Neste tempo os EUA tinha bem mais. As demais informações são corretas

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

Parabéns pela matéria, eu costumo meter o pau em algumas matérias aqui do FORTE, faço isso porque ninguém mais aguenta essa mídia de extrema-esquerda, simplesmente não temos jornais para ler, tudo é eivado de extrema-esquerda. Fico feliz em ver tal matéria, tem tantos assuntos fundamentais para estudar…Abraço e tudo de bom!

WELLINGTON GERHSKE DA CAMARA LEAL
Visitante
WELLINGTON GERHSKE DA CAMARA LEAL

Nosso país seria outro hoje em dia. Uma nação respeitada. Elevadíssimo IDH. Cultura e Educação exemplares.

Washington Menezes
Visitante
Washington Menezes

Infelizmente não é isso que ensinam nas escolas, este é um grande exemplo.

HORÁCIO
Visitante
HORÁCIO

Cada dia fico abismado com as atrocidades “roubos” provocados pelos republicanos puritanos até os dias de hoje, em cada dia uma novidade, desvios “alí e acolá” os questionamentos atuais são plausíveis do tipo como:
Onde estaríamos?
Como seria nossa economia?
O império do Brasil tinha suportado até os dia s de hoje?
Nossa educação, saúde, segurança pública, nossa infraestrutura de estradas, portos… como seriam?
Creio que bem melhor!!!

Fabio Araujo
Visitante
Fabio Araujo

E fomos um dos primeiros países a ter telefone, o D. Pedro Ii conheceu o telefone e o Grahm Bell numa feira de tecnologia no exterior!

Mauricio_Silva
Visitante
Mauricio_Silva

Olá.
Fica claro para que se tenha desenvolvimento do país, mais que o sistema de governo, o que realmente conta é o caráter e honestidade dos governantes e o exemplo dado para a população.
SDS.

JOAO
Visitante
JOAO

Aí vieram os “republicanos”, os sábios militares e deu no que deu… pobreza, corrupção, desigualdade social, entre tantos problemas.
Realmente Pedro II era um grande homem.

marcius
Visitante
marcius

Se caso continuasse o império e seus 3 sucessores governassem com o mesmo espírito de D.Pedro II, sem dúvida acho que estaríamos bem, ele morreu em 1891 então estaríamos hoje com o bisneto da princesa Isabel. Agora como na monarquia o rei fica até sua morte, se seu governo fosse ruim ou injusto com o povo, estaríamos ferrados! rsrsrs

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Amigo em uma monarquia constitucional como o Brasil era, há mecanismos na própria constituição para retirar o monarca em caso de extrema necessidade. Os únicos monarcas que ficam até sua morte mesmo sendo péssimo são os absolutista, e monarquia constitucional e monarquia absolutista são extremamente diferentes.

marcius
Visitante
marcius

Obrigado pelo esclarecimento amigo. Bom seria que sendo Rei ou Presidente, todos governassem com justiça para o povo, pois se não, até destitui-los o povo sofre.

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Concordo, se quiserem que essa República de certo uma das coisas a se fazer com urgência e facilitar tirar políticos que o povo não quer e não me refiro só a presidentes, mas governadores, prefeitos, vereadores, deputados e até juízes. Saudações.

Hammer
Visitante
Hammer

Uma oligarquia monocultora escravocrata e avessa ao empresariado.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

fonte: MEC, o mesmo que diz que houve ditadura sangrenta no Brasil, e que capitalismo empobrece.

Francisco Braz
Visitante
Francisco Braz

Então o imperador tinha 90% de apoio da população… Onde estavam tantos brasileiros quando o EB fez lambança?? A MB tentou evitar o golpe, mas foi impedida pelo próprio imperador. O quê estes bem pagos professores ensinavam aos jovens brasileiros que nada fizeram em retribuição ao imperador… Convenhamos: O Brasil merece o porcaria de políticos que tem por ser uma porcaria de povo. Existe uma pequena possibilidade de correção agora, mas será que o povo vai controlar os “poderes da republica” ou assume a responsabilidade de moralizá-los?? Faz ou deixa que “outros” façam??

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Pedro II e a família imperial certamente foram exemplos de boa conduta e estadismo.Talvez por esses predicados, D. Pedro, após a abolição da escravatura que levou à proclamação da República, incentivada pelos antigos proprietários de escravos, decidiu por não utilizar a Marinha contra o Exército patrocinador do movimento para evitar uma guerra civil que certamente se seguiria. Como aconteceu a guerra da secessão anos antes nos EUA, iniciada pelos sulistas escravagistas que se insurgiram contra o norte abolicionista após a abolição da escravidão naquele país. Creio que D. Pedro optou pelo exílio a ser patrocinador de uma guerra fratricida para… Read more »

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

E ainda me perguntam porque sou Monarquista Parlamentarista. A sociedade que não lê fica impedida de ver sua própria história.

Mateus Demarchi Germano
Visitante
Mateus Demarchi Germano

Meu amado império, haverá um dia em que retornará, para salvar o nosso amado Brasil, construído com tanto sangue de bravos brasileiros do passado. Ave Império!

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Se era tão bom assim, Pedro II tão querido pelo povo, então por que foi deposto? Por que o povo não pegou em armas para debelar o golpe dos republicanos? Nos EUA teve guerra civil com 2 milhões combatendo por muito menos…

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Leia meu comentário resposta ao Cabeça Fraca lá pelo início dos comentários. Deixei uma boa indicação de leitura.
Desde a Revolução Francesa de 1789, existiam correntes republicanas no Brasil.
etc.

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

O brasileiro, está precisando urgentemente estudar mais História do Brasil.
As novas gerações além de muitas falhas e deficiências em matemática, português, também está fraquinha em história.
Agora virou moda afirmar que a nossa República é responsabilidade exclusiva do Exército. Vão estudar pessoal, a coisa não é bem assim.

Pedro Calmon
Visitante
Pedro Calmon

Ninguem disse que foi de responsabilidade exclusiva do Exercito.
Mas quem pegou em armas e foi la no palacio imperial tomar o poder a forca nao foram os intelectuais. Quem fez isso foi UNICAMENTE o Exercito.

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Pesquis a Floriano Peixoto e sua ditadura, vc vai ver pq foi feito com cada monarquista que se levantou contra a República. Floriano tb e conhecido como o consolidador da República, se não fosse ele é sua ditadura a República tinha caído.

100nick-Elã
Visitante
100nick-Elã

Enquanto tivermos brasileiros que só querem saber de Estados Unidos e Israel, o Brasil nunca será nada. A Elite brasileira é exatamente como a maioria aqui: tem casas em Miami e vão gastar seu dinheiro, fruto de corrupção ou de empresas que sonegam, não se preocupam com o meio ambiente e nem de pagar um salário decente para seus empregados, e vão morar nos States. Usam o Brasil somente para ganhar seu dinheiro sujo. Já a classe média, como a maioria aqui, não passam de idiotas, manipulados pela mídia e que “acham” que são estadunidenses. A maioria nem é aceita… Read more »

carcara_br
Visitante
carcara_br

Sem entrar no mérito da verdade histórica ou não por trás das afirmações, já pensou uma republiqueta das bananas com a petulância de um rei, não passaria! Se os interesses de estados sobrepujassem o interesses de governo? Se houvesse um objetivo? um norte? Não dá né…

Matheus Pereira
Visitante
Matheus Pereira

Ave Glória! Ave Império!

Vincenzzo
Visitante
Vincenzzo

A segunda maior e melhor marinha do mundo?? E a França e USA?

Plinio Carvalho
Visitante
Plinio Carvalho

Amigo os Estados Unidos só virou essa força marítima pós primeira e segunda guerra mundial, da uma lida no artigo.

http://odiarioimperial.blogspot.com/2018/01/a-poderosa-marinha-imperial-brasileira.html

Obs; o artigo é em um blog pró monarquia (infelizmente é os lugares onde mais vc achara informação sobre isso), porém, ele cita as fontes no final que vc mesmo pode ir atras e procurar para ver se é verídico, caso não queria olhar nesse link que mandei, recomendo a pesquisa no Google “a marinha imperial brasileira”, aparecera varias opções diferentes, o wikipedia tb tem informações a respeito com fontes no final, vou deixa o link a baixo saudações.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Armada_Imperial_Brasileira#A_Armada_durante_o_reinado_de_Dom_Pedro_II

ScudB
Visitante
ScudB

Em 1870 era quinta marinha com 92 navios. E ate inicio dos 80s (com entrada de Riachuelo e Aquidabã) estava entre 5-6 marinhas mais numerosas com algo de 60 flâmulas. Porem estava longe das melhores no quesito de tonelagem e calibre somatórios. Talvez alguém dos colegas tem informações mais precisas e completas.
Um grande abraço!

Agnelo
Visitante
Agnelo

Senhores
“Se”: Conjunção atrapalhativa futurológica.
Como teríamos nos portado na 1ª GM? Lado A, lado B ou neutros? Em consequência, como teria sido na 2ª GM? E na Coreia, com a demanda da ONU?
Como o Comunismo teria influenciado o Brasil na luta pelo poder?
Se….
A Monarquia foi ótima pro Brasil, pq a família portuguesa veio pra cá… pra Angola não foi muito boa, não…
Acertos e erros.
Idem a República, ou vcs acham q no 1º Mundo tudo foi lindo e maravilhoso?
O mais importante é o futuro, q temos q construir agora e já estamos muito atrasados e sabotados.

Mateus Demarchi Germano
Visitante
Mateus Demarchi Germano

Provavelmente teríamos lutado ao lado dos franceses e britânicos. A Angola foi um local de exploração, tanto que você quase não vê brancos lá, já o Brasil foi uma colônia onde os portugueses e outros europeus vieram para cá produzir recursos e viver com suas famílias.

Vinicius
Visitante
Vinicius

Os EUA em 1890 já tinha mais de 100 mil km em linhas férreas. Brasil quarta maior economia do mundo vendendo café? Ata. Segunda melhor marinha do mundo? E a francesa? Espanhola? Russa? Tem muita baboseira que falam por ai.

Rafael M. F.
Visitante
Rafael M. F.

A Armada Nacional, mesmo em seu melhor momento (1870), nunca chegou sequer perto de ser a segunda do mundo. Naquele tempo reinava soberana a Royal Navy, que tinha por padrão “o dobro do poder” – ser duas vezes mais poderosa que as outras duas forças navais rivais – Rússia e França – somadas. Então o certo no período imperial seria considerar para efeitos de poder naval: 1) UK 2) Rússia/França 3) Brasil, Império Austro-Húngaro, Itália, Japão, China, Espanha, Estados Unidos – Todos com forças navais muito semelhantes em tamanho e equipamento. (Eu já ouvi essa bobagem de “segunda marinha do… Read more »

Amauri Soares
Visitante
Amauri Soares

Hoje já não torço pela república , minha vontade e de que o meu amado Brasil volte a ser império , quando passamos a estudar e ver que naquela época o nosso amado Brasil era uma nação de verdade,passamos a entender que nosso povo e nossa história são maiores do que hoje tentam esconder de nois , sinceramente , pesso que a república maldita que desgracou nosso Brasil devolva o poder a família imperial e faço uma pergunta . Para que deram um golpe no império? Foi pra criar uma república desonesta corrupta aonde o nosso povo passa fome. Aonde… Read more »

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Errei de tópico, não considerem, espero ter deletado o que tinha aqui colocado.

Gustavo de Sousa
Visitante
Gustavo de Sousa

Restaure a ordem. Restaure o império do Brasil. Único governo que deu certo no país. Desafio alguém me provar se teve algum governo republicano melhor que o governo imperial principalmente o segundo reinado. Desafio alguém me provar se teve algum presidente melhor chefe de estado do que o nosso imperador Dom Pedro II.