Por Maria Cristina Fernandes | De São Paulo

Um general brasileiro passará a integrar, ainda este ano, o Comando Sul (SouthCom) das Forças Armadas americanas. A informação foi dada pelo almirante Craig Faller, que comanda divisão voltada à segurança americana na América Central, Caribe e a América do Sul. Faller falou à Comissão de Forças Armadas do Senado dos Estados Unidos no dia 7 de fevereiro.

Em seu depoimento, o Brasil aparece, ao lado do Chile e da Colômbia, como países com os quais os EUA mais têm incrementado parceria. Depois de relatar o Brasil como primeiro signatário da América Latina do acordo para uso pacífico do espaço (“Space Situational Awareness Agreement”), a Colômbia como primeiro parceiro latino-americano na Otan e o Chile como parte do maior exercício de guerra marítima do mundo (“Rim of the Pacific”), o comandante informou: “Até o fim do ano o Brasil enviará um general para servir como vice-comandante de interoperabilidade do Comando Sul”.

Em seu depoimento, o almirante valoriza a parceria como fundamental para a política de segurança americana: “Queremos inimigos que nos temam e amigos que façam parceria conosco”. Seis países são listados como ameaças aos interesses americanos: Rússia, China, Irã e seus “aliados autoritários” Cuba, Nicarágua e Venezuela.

Craig Faller descreve a Rússia como responsável pela disseminação de desinformação e demonstra preocupação com os exercícios nucleares na Venezuela como sinal de apoio ao regime de Nicolás Maduro e de ameaça aos Estados Unidos. Acusa ainda os russos de enviarem navios à região para mapear cabos submarinos que eventualmente podem vir a ser inabilitados “em crises futuras”.

A China aparece como usuária das mesmas “práticas predatórias”. O depoimento menciona empréstimos de R$ 150 bilhões a países do hemisfério com o objetivo de controlar seus portos e fortalecer sua presença, especialmente na infraestrutura associada ao canal do Panamá. Cita ainda a inserção de empresas chinesas como a Huawei na região como ameaça à propriedade intelectual, a informações privadas e a segredos governamentais. “Se governos da América Latina e do Caribe continuarem a usar sistemas chineses de informação, nossa habilidade e capacidade de compartilhar informações em rede será afetada”.

Numa fala destinada a justificar os custos dos programas de parceria com os vizinhos do Sul, o almirante americano fez ainda uma longa descrição das ameaças de um cenário em que o Exército Islâmico estabeleça vinculações com narcotraficantes da região. “Isso continua uma potencial vulnerabilidade que observamos da maneira mais próxima possível”.

Por meio de assessoria, o Ministério da Defesa confirmou não apenas a presença brasileira na estrutura do comando sul do exército americano como o ineditismo da posição. O Brasil participa de intercâmbios com vários países e com forças multilaterais mas não integra o comando de nenhum outro exército nacional. Setores do Itamaraty demonstram preocupação com a possibilidade de uma posição brasileira na hierarquia das Forças Armadas dos Estados Unidos venha a legitimar eventual intervenção militar na região.

No depoimento, o almirante diz que as Forças Armadas americanas desenvolvem com os parceiros forças que possam responder em momentos de crise. A concepção dessa colaboração que os americanos agora dizem ter ficado mais estreita com o Brasil é, no entendimento do MD, restrita ao “intercâmbio operacional e técnico”. Por meio de assessoria, o ministro Fernando Azevedo descartou que a posição brasileira resulte numa adesão a uma ação militar na Venezuela, ainda que humanitária.

Os pressupostos que guiam o esforço americano em engajar o Brasil, no entanto, colidem com documentos aprovados pelo Congresso que delineiam as diretrizes nacionais que privilegiam a atuação multilateral das Forças Armadas sem prevalência de uma única nação (Política Nacional de Defesa, Estratégia Nacional de Defesa e Livro Branco de Defesa Nacional).

FONTE: Valor Econômico

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

148 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
5 anos atrás

Muito bom! agora só falta o Brasil ingressar na OTAN como parceiro global.

Elton
Elton
Reply to  Alexandre ziviani
5 anos atrás

E também se livrar dos mi35 e os igla que são totalmente incompatíveis com a doutrina,manutenção e logística da OTAN e parceiros.

Felipe
Felipe
Reply to  Elton
5 anos atrás

Se livrar dos únicos meios modernos que possuímos?

Hélio
Hélio
Reply to  Alexandre ziviani
5 anos atrás

Pra quê? Para se meter nos problemas americanos e aceitar ingerência? Parece que o pessoal se esqueceu de onde meteram o Brasil nos anos 60 com essa política.
Que saudade do Geisel e outros que pensavam no Brasil e não em panelinhas estrangeiras.

Chevalier
Chevalier
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Ah sim, e o Brasil, para você, deveria ficar sozinho no jogo global de certo… Russia e China unidas, junto com a turma do barulho (Irã, Venezuela, Coreia do Norte et caterva) e o Brasil boiando sozinho no mar, quem sabe. A Guerra Fria não acabou não parceiro. Escolham seu lado.

Hélio
Hélio
Reply to  Chevalier
5 anos atrás

Olha o nível do anacronismo e esquizofrenia. Quem está sozinho são os EUA, que estão latindo para a parede por desespero diante da decadência de seu poder.. Que guerra fria? Contra quem? Quem são os comunistas de hoje? Onde eles estão? Quem os financiam? Não tem jogo global algum, o que existe é um bloco americano/europeu tentando manter uma hegemonia que está caindo de podre. É isso que você quer? Submeter o Brasil as esquerdas americanas e europeias do nipe de Obama, de Merkel, de Trudeau? Por que, claro, você não faz a menor ideia do que está combatendo, só… Read more »

nonato
nonato
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Esquizofrenia mesmo.
Não há comunismo.
E quem tem interesse de o Brasil se aliar aos EUA é da esquerda europeia…
?

Hélio
Hélio
Reply to  nonato
5 anos atrás

Exatamente, se você conhecesse a conjuntura politica e principalmente, o que significa “ocidente” (que na verdade é atlantismo), entenderia muito bem, mas prefere criar uma maluquice anacrônica na cabeça e ainda acredita que os EUA são o paladino contra a esquerda. Sinceramente, eu gostaria muito de saber de onde vocês tiram esses absurdos. O mundo todo acusa do Putin de ser de extrema-direita, ai vem o brasileiro dizer que ele é comunista. Os EUA dominados pelo marxismo cultural e aí vem o brasileiro dizer que se aliar a eles vai salvar o Brasil do comunismo. Toda a esquerda defendendo os… Read more »

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Meu Deus, poucas vezes na vida li tanta retórica errada e analise confusa , li e reli pra tentar entender a miscelânea cognitiva, mas, falhei. Me abstenho de refutar, sorry…

Aldo Ghisolfi
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Digo o mesmo! O Hélio disse tanta coisa que preciso ler com muito vagar para concordar ou nao. Desde já, mais para não…

Chevalier
Chevalier
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Onde estão os comunistas? Ignorância no Brasil é sinônimo de autoridade intelectual… A China é o quê? Controlada pelo Partido Comunista Chinês, que acabou de eleger seu presidente para o cargo de “imperador” (vai ficar lá até morrer). Ahh mas é capitalista… filho, e desde quando os comunistas não usam o capitalismo quando lhes convém? O lucro da venda dos produtos vai para aumentar exército chinês. E a Rússia? Liderada por um coronel da KGB, que faz eleições para inglês ver, e que dois anos atrás abriu o 19t Festival of Youth and Studends em Sochi, discursando para 50 mil… Read more »

Amauri Soares
Amauri Soares
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Falou tudo. Já que os militares são a força do Brasil ,então agrademos a eles e enchemos seus olhos com suas ambições e desejos e dps conquistaremos oque quisemos . O Brasil tem grandeza de império ,o Brasil nasceu império , o Brasil e império sempre foi império, e nossos militares são nossa força e óbvio que eles têm suas vontades de comando e grandeza , espero que essas coisas não sejam cobiçadas por eles mas sim que eles tornem o Brasil grande e realizem os seus sonhos no Brasil , ave império do Brasil ???

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Hélio.
Você esta certo. O Brasil deve manter sua independência e cuidar da sua vida. Quem melhor visão teve sobre a posição do Brasil na conjuntura internacional
foi o General Geisel.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Alexandre ziviani
5 anos atrás

Que bom!!! Até que enfim, alguém pra trazer o cafezinho…hehe

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

kkkkkk
E o sujeito ficará orgulhoso disso.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

João, perdeu a grande chance de ficar calado… seu comentário foi de uma infantilidade imensa… sinceramente gostaria de não ter lido o que você escreveu.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Discordo. O João apenas fez um comentário de maneria sarcástica da inutilidade do Brasil se meter nessa situação, além da habitual subserviência de algumas pessoas com relação aos EUA.
Na verdade, o comentário foi nota 10.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Os maiores grupos narcoguerrilheiros do mundo e as maiores organizações terroristas transnacionais estão na América do Sul, fazendo negócio e associações com as ORCRIM e outros grupos no Brasil, inclusive.
A única inutilidade, minto…. inutilidade não, a única sabotagem na soberania do Brasil foram os anos de lulopetismo….

Mabeco
Mabeco
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Sabe o que acho engraçado, os maiores consumidores de drogas estão nos EUA. Mas ninguém fala de organização criminosa na terra do Tio Sam.

Quando a CIA vendeu drogas, dentro dos EUA, para financiar seus aliados, ela também tornou-se uma ORCRIM? Já ouviu falar de Gary Webb?

Você poderia esclarecer um pouco mais sobre a sabotagem à soberania brasileira na era lulopetista? Onde estavam as forças armadas neste período?

Saudações

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Agnelo
Os maiores grupos de narcotraficantes são colombianos e mexicanos e eles têm amplas ramificações nos EUA, de onde tiram seus maiores lucros.
Agora, quem nos EUA está ganhando dinheiro ou quanto isso representa é um mistério.
O resto é papo furado.

Diogo
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Vc está certo João. O nível de submissão nesse caso chega a ser vergonhoso, que vergonha. Por que não colocam um general americano no “comando brasileiro do norte”? Ah sim porque ele não existe. Isso é a prova do papel secundário do Brasil no cenário mundial, não somos nada e o que mandarem lá de cima vamos aceitar, simples assim. O povo aqui odeia ler verdades, não adianta.

tony
tony
Reply to  Diogo
5 anos atrás

Diogo, o brasil não tem um comando do norte por que não quer, vc esquece que ninguém pediu para os EUA criarem esses comandos , isso e criação das forcas armadas americanas para delimitar e coordenar sua areás de atuação , se o brasil quiser e só criar uma forca militar descente , delimitar áreas de atuação para sessa força, criar organizações militares para administrar a atuação nessas áreas e ai convidar qualquer general que quiser ate americano, e simples assim.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Vc deveria se informar mais sobre o USArmy…

tony
tony
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

João Moita Cara de boa, um cara como vc , com teu pensamento , tem certeza que vc esta nas forcas armadas americanas ???, como vc pode servir aquilo que vc odeia ?? estou começando a ter minhas duvidas sobre vc ser quem diz vlw.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  tony
5 anos atrás

Odeio o US Army???Daonde saiu isso? Porque debochei da idéia de um general Brasileiro no SOCOM??? Sou Specialist, E-4. Adoro o US Army, acontece que no somos Stormtroopers, podemos pensar Individualmente, por incrivel que pareça…

tony
tony
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Pode me falhar a memoria , mais nunca vi uma palavra tua de apoio ao US Army , ou aos EUA onde vc diz morar, sempre criticas
e mais criticas, isso não e pensar livremente, (eu chamo isso de não gostar do que faz, ou de onde esta ) pois se vc sempre critica , por que esta ai ?????
Abraham Lincoln falou e eu cito: vc pode enganar muita gente por pouco tempo , pouca gente por muito tempo, mais ninguém pode enganar todo mundo o tempo todo.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Como declaradamente brasileiro seu comentário foi de um apátrida, de uma infantilidade e imbecilidade enormes. Decepcionante, porém, um direito seu de se expressar e pensar o que bem entender sobre o que for mas, ao verbalizar e tornar público, tem que saber receber os aplausos ou as vaias.

Edicarlos
Edicarlos
Reply to  Alexandre ziviani
5 anos atrás

Melhor na ONU ! OTAN NAO TEM NADA A VER COM AGENTE ! SOMOS UMA DAS POUCAS NAÇÕES QUE PODE ABRIR A BOCA E DIZER ” NAO TEMOS INIMIGOS INTERNACIONAIS” ,!

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Edicarlos
5 anos atrás

Brasil na Otan , me inclua fora dessa.

Diguinho
Diguinho
Reply to  Alexandre ziviani
5 anos atrás

O Brasil não precisa da Otan
A Otan que precisa do Brasil…
Somos muito fortes militarmente comparado a países como Portugal,Holanda,Espanha,Etc…
Agente é o peso decisivo na balança…
Brasil x EUA aliados
Juntos venceremos a grande batalha final…

Hélio
Hélio
5 anos atrás

Faltou explicar que órgão é esse, o que um general brasileiro faz em seu comando e que “parceira” é essa em que o Brasil se compromete a defender os interesses americanos.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Esse órgão reune o comando conjunto das Forças Amardas dos EUA na região sul deles! Como é um comando conjunto vai ser um general brasileiro ou um oficail general ( que pode ser um general, um brigadeiro ou um almirante )?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Fabio Araujo
5 anos atrás

Tudo bem. Comando conjunto de quem contra quem?
O Brasil não tem interesse nenhum nesse tipo de sitiuação.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Parceria de Cuica, Obrasil entra com o Xx´ e os EUA com a Pxxa !

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

A América Latina tem atores q vão além do problema Venezuela/Rússia/China. O narcotráfico é um parceiro indissociável do terrorismo transnacional. Quando atores estatais em parceria com organizações criminosas, narcoguerrilhas e partidos de alguns países se juntam em transações com organizações terroristas, Estados q apoiam organizações terroristas e até grupos e instituições da sociedade civil organizada, há grande necessidade de uma estrutura q envolvem o esforço nacional de varias nações. O problema Venezuela/Rússia/China é só mais um “recheio” desse bolo. Em segundo lugar, a aceitação do EB nessa organização evidência o quanto nossas FFAA são profissionais e preparadas, além de importantes… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Só faltou dizer que essas coisas partem de dentro dos próprios EUA. É de lá que vem as armas do tráfico, que vem as ONGs financiadoras de movimentos criminosos, apoio a partidos corruptos, financiamento de ditaduras etc… Se o interesse deles fosse combater isso, o fariam dentro de seu território. O interesse deles está descrito no texto. O que os EUA querem é manter sua cortina de ferro, sua zona de influência e sua capacidade de intervenção. É óbvio que a presença de um general brasileiro (o que o EB está pensando disso? Será que deixaram de ser consultados como… Read more »

Chevalier
Chevalier
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Cortina de ferro tu vai ver se cair sob dominação chinesa.

Hélio
Hélio
Reply to  Chevalier
5 anos atrás

UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU que medo, ainda bem que temos os corajosos americanos para nos defender nos usando como bucha de canhão. Os chineses tem que comer muito feijão para impor uma dominação pior que a americana.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Eu recomendaria um estudo sobre o papel da China na Venezuela. Vou fazer-lhe um resumo: a China fez empréstimos à Venezuela com pagamentos na forma de petróleo futuro. Até ai tudo bem: a questão é que o valor que a China paga pelo petróleo venezuelano é abaixo do valor de mercado. Então, na crise que a Venezuela está – com a produção de petróleo recuando ao patamar da década de 50 – eis a situação: a Venezuela produz pouco, e parte do que produz é entregue a China (E Rússia) por valor inferior ao de mercado, e sem o recebimento… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Se a Venezuela vende mais barato para a China, por qual motivo a China não compra muito mais petróleo venezuelano?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

A Venezuela cumpre o que foi combinado. O petróleo que é fornecido a título de pagamento das parcelas da dívida vai pelo preço abaixo do valor de mercado; o que excede o pagamento das parcelas da dívida é pelo preço de mercado. Acho que ficou claro agora. O que a China faz não é ilegal. Só não é a postura de um aliado.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

hora Jacinto , são amigos , negócios a parte.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Rene Dos Reis
5 anos atrás

Rene nao e por amizade: é por visão estrategica de longo prazo. A Venezuela tem a maior reserva de petroleo do mundo. A China salvo engano meu e hoje a maior importadora de petroleo. Para a China deveria ser importante que o Maduro se mantivesse no poder, mas a crise da Venezuela esta chegando em um ponto em que sera dificil retornar. E China esta contribuindo para isso

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Boa Tarde Jacinto, então o negociador venezuelano falhou violentamente. Obvio, e eu sei por experiência na empresa que trabalho, que a negociação com os chineses é pesada, mas a Venezuela trata com petróleo, se não vender para a China, tem um monte de outros clientes para comprar. Não havia necessidade de terem se dobrado desta forma. (Há não ser que houvessem outros interesses inclusos, que não o do pais, se é que me entendem)

Soldado Amapaense
Soldado Amapaense
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Toda empresa de petroleo faz isso. Veja quantos bilhoes a africa perde para os paraisos fiscais. Compram, pagam menos impostos e revendem caro. Isso é capitalismo. Veja os vidoes do Dowbor…

Jacinto
Jacinto
Reply to  Soldado Amapaense
5 anos atrás

Existe muito tráfico de petróleo e seus derivados – e seria interessante ver quem são os traficantes e para onde o dinheiro do tráfico vai. Mas em geral, essas operações são ilegais, elas ocorrem (são toleradas, na verdade), em todo o mundo. Inclusive no Brasil.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Dominação Americana? pior? Dominação?? deve ser terrível mesmo, todos os dias noticias de pessoas fugindo da dominação America pelo mundo… Dominação Americana essa é boa…

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Hélio
5 anos atrás

A dominação americana te permite escolher o produto que vc quer, o pais onde vc quer morar a moeda em que vc quer trabalhar… e muito outros exemplos… mas provavelmente o carinha que tem medo da “dominação americana” adora Jogos, phones, Pcs, Carros, Comidas, Roupas, Musicas Americanas e por ae vai… mas por livre escolha…. nao vi nenhum soldado americano apontando uma arma para nossas cabeças e nos forçando a escutar BB King…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rafael Coimbra
5 anos atrás

Tipo comprar produtos da Huawei ou ZTE?
Deixa de ser inocente!

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Falou o oprimido pela “dominação Americana” kkk

cwb
cwb
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Agnelo:
Bem colocado seu comentário,já ouvi de
militares brasileiros que nosso comando não deve nada as outras organizações militares de outras nações.
Exemplos são haiti,países da áfrica onde adidos militares do brasil comandam europeus de países mais influentes.
O que nos falta é ter equipamentos no estado da arte, mas isso é outra história.
Quando perguntei para um militar porque não tínhamos leopard top de linha ele respondeu:
“um exército não pode ser maior que seu povo “
Com base nesse contexto nossos debates aqui ficam inócuos às vezes…

Pedro Bó
Pedro Bó
5 anos atrás

Porque não uma intervenção sócio-econômica na América Latina, como o Plano Marshall, do que essas ações pontuais que mais parecem enxugar gelo? A Rússia e China estão preenchendo o vazio que os próprios EUA deixaram por puro desinteresse.

Hélio
Hélio
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Quem disse que os EUA tem que intervir em países estrangeiros? Eu fico impressionado como esse tipo de coisa é tratada com a maior normalidade.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Plano Marshall com os EUA endividados até os ossos.
Só o Pedro Bó, mesmo.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

A divida externa dos EUA e relativamente pequena. São 3.9 trilhoes de dolares. O restante da divida fos EUA e interna e dividas internas nunca sao pagas. O que 3.9 trilhoes de dolares representa? Muito pouco porque os EUA quando precisam de dinheiro emitem mais dolares e pronto. Entre 2008 e 201e os EUA emitiram mais de 2 trilhoes de dolares e resolveram a crise dos subprimes. A divida externa da China e de 1.6 trilhoes mas 80% desta divida esta em dolares o que impede a solucao simples que os EUA tem em maos – emitir mais dinheiro.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

Galante, Esse valor (U$$ 22 trilhões) inclui o que é chamado de dívida interna: é o valor da dívida dos EUA perante seus próprios cidadãos, empresas, bancos, entes governamentais com personalidade jurídica própria, etc.. Em suma, é divida dos EUA com os próprios EUA. Dívida externa – ou seja, dívida dos EUA com cidadãos estrangeiros, empresas estrangeiras, estados estrangeiros, órgãos internacionais é o valor que eu mencionei: USS 3,9 trilhões. Os maiores credores dos EUA não é a China, como gostam de dizer por ai; são os próprios cidadãos americanos. A questão é que dívida interna não é dívida de… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Ah! Agora os americanos podem ficar mais aliviados.
A dívida interna é de mais de US$ 20 trilhões. Mas, é só interna.
Ufa!

Jacinto
Jacinto
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio, você esta errando até a mera aritmética. US$ 22 trilhões é o total da dívida americana, entre dívida interna e externa. A interna, é de aproximadamente 18 trilhões. Os americanos estão tranquilos Antonio, porque eles – mais do que você – compreendem como funciona o sistema financeiro. Você pensa a dívida como algo ruim por sí só, mas isso é incorreto. A dívida só é ruim se o dinheiro emprestado rende menos na mão do devedor do que a taxa de juros que ele obtém. Pense assim: você vai ao banco e pega R$ 10 reais emprestado para pagar… Read more »

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Totalmente nonsense.
Dívida é dívida!

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

E a dívida chinesa está em US$ 34 trilhões Galante! Quem está pior mesmo? https://www.bloomberg.com/quicktake/chinas-debt-bomb

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Então que os EUA difundam essa solução mágica de imprimir dinheiro para o resto do Mundo.
Por exemplo: O Brasil imprime um monte de reais e compra dólares.
Ficaremos ricos!!!!!
Dá um tempo Jacinto!!!!!!!

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Preocupe-se com os US$ 34 trilhões de dívida da sua pátria amada! Deixe que eu, o Jacinto e outros nos preocupemos com a dívida brasileira e que os norte-americanos se preocupem com a dívida deles afinal, como diz aquele samba do Zeca Pagodinho “cada um no seu cada um e deixa o cada um dos outros”

Augusto L
Augusto L
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

A diferenca é que o Dolar todo mundo quer, tem uma liquidez extrema, já o Real……

Jacinto
Jacinto
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio, acho triste que você não rebate mais com argumentos, apenas com ironias. As dividas dos países originam-se em títulos, “bonds”, como os americanos chamam. Nestes títulos, que são negociados no mercado financeiro, os EUA se comprometem a pagar XXX dólares em uma data específica com a taxa de juros determinada pelo FED. De 2008 a 2016, esta taxa de juros era de 0,25% ao ano, ou seja, os EUA pegam US$ 100 dolares hoje e depois de um ano paga US$100,25. Como as dívidas dos EUA são em dolares e os EUA emitem dolares, se o dinheiro acaba a… Read more »

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Jacinto obrigado por compartilhar essas informaçoes , me lembrei de um livro que li , crash do alexandre versignassi , foi uma ótima e divertida leitura, recomendo.

Henrique
Henrique
5 anos atrás

Bacana, demonstra estarmos restabelecendo confiança e parceria com os EUA. Ah… vc é “americanófilo” … nada disso!! Não precisamos ser subservientes mas tb não precisamos ser isolacionistas ou doutrinariamente acharmos que o marxismo é a salvação do Brasil (já se provou que não). O Brasil precisa sim estabelecer parcerias saudáveis em todos os campos, seja com os EUA, Israel ou quem quer que seja….. que de fato nos traga algo positivo. Isso já foi provado no passado com os Ingleses, Alemães, Japoneses, Italianos etc.. basta ver a origem de nossa indústria e infraestrutura. Os chineses já deixaram claro sua doutrina… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Henrique
5 anos atrás

Poucas vezes eu vi aqui comentário tão hipócrita. Isso não é subservientes? Isso é ter parceiras com o mundo todo? Primeiro, a “origem” da nossa indústria já mostra muito bem porque somos atrasados. Ao invés de se fazer parceira com o mundo todo, sempre fomos restritos aos interesses americanos e a àquilo que eles diziam que poderíamos ter. Tanto que, o maior salto tecnológico brasileiro foi feito justamente quando a política era pela independência, rejeitando o alinhamento americano. Aliás, ninguém diz que o marxismo é a salvação do Brasil, isso é o espantalho que neoconservadores americanistas usam para acusar de… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Caro Hélio, se usar um pouco de inteligência e entender meu comentário verá que a culpa de nosso atraso não é dos EUA, da China, do boneco de neve tampouco do Papai Noel.. é nossa mesmo! Na geopolítica não há inocentes e todos lutam pelos seus interesses … quer que eu desenhe? Foram os próprios políticos brasileiros que destruíram nossa educação e capacidade crítica de nosso povo dando sempre a desculpa que a “culpa é dos americanos” … o que fez a esquerda nos 14 anos de governo? Roubaram muito mais que todos os ladrões anteriores juntos! Portanto pare com… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Henrique
5 anos atrás

Quer dizer que na geopolítica não existem inocentes e todos lutam pelos seus interesses, mas… o Brasil tem que lutar pelos interesses dos EUA e a China e a Rússia querem nos destruir? Eu usei sim a inteligência, afinal, é preciso muita desinteligência para não ver que você tentou dar uma de isentão com seu comentário, você foi tão sutil quanto um rinoceronte. Isso não aconteceu por causa de 14 anos de esquerda, isso aconteceu bem antes, quando proclamaram a república num golpe sem apoio do povo, que visava justamente emular um modelo americano no Brasil, exatamente isso que você… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Ingleses, alemães, italianos e japoneses devem a reconstrução de seus países, arrasados após a SGM, aos americanos… Sem dinheiro do Tio Sam, a Europa e a Ásia não seriam metade do que se constituem hoje… Os EUA já vinham se configurando como potencia desde o século XIX, com sua expansão rumo ao Pacífico; força essa que consolidou-se já após a Primeira Guerra. No período entre-guerras, os EUA já eram uma das maiores potencias do mundo. Os espólios da SGM foram aproveitados por todos… Não há hoje uma tecnologia desenvolvida no campo aeroespacial que não tenha “sangue” alemão… No mais, 80%… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Como é que é? Então esses países devem a “reconstrução” aos americanos, sendo que foram os próprios que destruíram? Esses países não precisavam dos americanos, o que os americanos fizeram foi dar dinheiro para que esses não tomassem um rumo que fosse contra os interesses americanos, pergunte para qualquer europeu. Esses países se reconstruiriam com ou sem a ajuda americana porque eram grandes potências, de grande capital humano e tecnológico, o que os EUA exerceram foi um poder de dominação a partir do dinheiro. Os europeus não devem absolutamente nada aos americanos, a intenção dos americanos era escraviza-los, Charles de… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Destruíram a Alemanha e o Japão, quer dizer… E ainda assim, no caso específico da Alemanha, dá pra por boa parte disso na conta dos nazis, cujas diretrizes específicas previam a destruição ( ou saque ) de riquezas e estruturas vitais nos países ocupados, além da destruição sistemática da infraestrutura da própria Alemanha ( decreto Nero ), coisa que fizeram realmente… Embora seja fato que boa parte da infraestrutura francesa e italiana tenha sido destruída pelos aliados, também é fato que estavam sendo utilizadas pelo esforço de guerra nazista. E todos os aliados fizeram isso, quer dizer, atacaram estruturas em… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Que história é essa? Viramos apêndice dos EUA?

Hélio
Hélio
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Esse é o sonho dos “patriotas” do pt verde. Quero só ver até onde vai a paciência dos militares diante disso.

Chevalier
Chevalier
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Que papinho de esquerdóide. Os militares têm é que ser espertos e se aliar com quem presta, não com Rússia comandada pelo coronel da KGB e a China comunista tirânica.

Hélio
Hélio
Reply to  Chevalier
5 anos atrás

Nota-se que você não faz ideia do que é a esquerda, quantos livros já leu? Pior é dizer que a Rússia é “comandada por um coronel da KGB” e se esquecer de quem te disse isso era um TERRORISTA COMUNISTA NOS ANOS 70, ou será que você não sabia disso? Não sabia que o senhor Olavo de Carvalho era amigo do Rui Falcão e do Zé Dirceu e ajudava os terroristas do Var-Palmares? Papinho esquerdóide é esse seu, que age como um petista de sinal trocado que só sabe repetir chavões e defende o que nem sabe. Quer se dissociar… Read more »

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Gzuis, voce tem sérios problema cognitivos e bipolar . Mas ao meu ver voce é simplesmente um esquerdopata boboca semeando falácias e que espera enganar os incautos com esse papinho de DCE da usp . Acorda pra vida bobão…

Hélio
Hélio
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Quem tem que acordar para vida é você, que não passa de um esquerdista de sinal trocado, um histérico, que se informa por Facebook e nunca leu um livro sobre política na vida (se é que já leu algum), por isso se intitula “foragido da KGB”.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Sim!!! Ele será o primeiro General Garçom do SOCOM!!! E quando entupir a privada então… General Smith vai dizer, Chama o brasileiro que ele é experto!!!
Hehe

Daglian
Daglian
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

SOCOM (US Special Operations Command) é diferente de SOUTHCOM, nobre colega. Se o senhor não sabe nem a diferença entre os dois, como pode dizer o que escreveu? É só complexo de vira-latas, ou tem um misto com mau-caratismo também?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Pouco importa. É nefasta a presença de um militar brasileiro numa estrutura qualquer comandada por americanos.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Se fosse um militar brasileiro em alguma organização chinesa ou russa você estaria comemorando não é mesmo!?

Coerência mandou lembranças…

Hélio
Hélio
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Você sabe o que é complexo de vira-latas, caro Daglian? Complexo de vira-latas é achar lindo virar apêndice de uma potência estrangeira porque eles são lindos e maravilhosos.

Henrique
Henrique
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Lindo é virar apêndice de um grupo criminoso e financiar todo o tipo de tirania mundo a fora, e dilapidar o patrimônio público construido com os NOSSOS impostos às custas de retóricas calhordas culpando os outros. Mas a culpa é “dusamericanusmalvados” não é mesmo?

Hélio
Hélio
Reply to  Henrique
5 anos atrás

Qual grupo criminoso? Quem aqui está defendendo grupo criminoso? Vê como você não consegue sequer defender o seu ponto e logo parte para o espantalho? Ou será que os EUA limpinhos e cheirosos não são financiadores de tiranias mundo afora? Ou será que financiar governos estrangeiros com a desculpa de que esses detém tecnologia alienigena que transforma chumbo em outro não é dilapidar o patrimônio público construído com nossos impostos? Pior, usando retóricas calhordas e culpando os outros? Mas claro, a culpa é dos russos malvadões. Como seus princípios mudam de acordo com quem pratica, não é? É como eu… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Você deve ter sofrido muito bullying dos americanos, só pode.

Hélio
Hélio
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Talvez seja você que os idolatra, não acha? Porque até agora ninguém ao menos tentou refutar, só tentam fazer ironias típicas de Facebook quando não conseguem vencer uma discussão.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Hélio, meu comentário foi para o João Moita, é que acabou ficando muito longe da linha do comentário dele, enfim, muito pelo contrário, não idolatro os americanos, simplesmente reconheço que como nação, nós brasileiros (eu me incluo nessa), estamos muito longe do ponto em que eles estão. vai dizer que você não gostaria de desfrutar de um país como os EUA?

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Opa! Com razão, estava queimando minha orelha!!! 🙂 Bullying? Hehe. Não podem, pois sou MP, 31B. Olha amigo, simplesmente todos aqui fardados, levamos muito em sério nosso Oath Of Enlistment, e eu por exemplo não tenho nenhuma reserva em cair na defesa do pais que me acolheu quando criança, aonde meu finado pai chegou sem nada. Mas também podemos ver exasperados as cagadas que os politicos corruptos fazem em nosso nome, e todos estamos concientes das maquinações sinistras que levaram milhares dos meus irmãos a sua destruição no Vietnam, Iraque, Syria, Afeganistão e etc por exemplo. Acredito plenamente na nossa… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Legal João, me sensibilizei com seu comentário, porém, não quer dizer que irei aprovar comentários que pendam para infantilidades, espero que você nos brinde com o mesmo respeito que você tem por seus irmãos americanos, pois, nós que aqui comentamos, também nos indignamos com nosso governo corrupto e ganâncioso e apesar de pouco poder fazer, acreditamos nas ações que tomamos e esperamos por dias melhores no futuro breve.

Abraço.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Enfim, dias melhores que cheguem, tanto aqui como no Brasil.
Abs

Gorgoroth
Gorgoroth
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Fake forçado que pertence as forças armadas Americanas cai novamente.
Não sabe diferenciar SOCOM de SOUTHCOM.

Temos que rir.

Saulo
Saulo
5 anos atrás

Quem lê o depoimento do sr. General jura que a nação mericana é comandada por anjos e querubins.

Edicarlos
Edicarlos
5 anos atrás

Essa aproximação imediata dos EUA para com o Brasil pode significar um apoio para que a esquerda não volte mais ao poder e estabelecer uma forte presença na região ou quem sabe uma aproximação com o setor militar para quem sabe um apoio para o mesmo que aconteceu em 1964 caso um segundo LULA apareça com a cura da pobreza , mais nesse mundo de hoje isso seria burrice e um suicídio igual ao que ocorreu na Argentina ( forças armadas sucateadas e sem apoio da população) ! Axo que devíamos se aproximar dos EUA ,. Igualmente assim como outras… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Edicarlos
5 anos atrás

A esquerda vai voltar ao poder mais cedo ou mais tarde.
E pelo andar da carruagem, será mais cedo.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Sonha. 2022 o Bolsonaro vence no primeiro turno. Aprovada a reforma da previdência, vamos crescer de 3 a 5% por ano tranquilamente. O desemprego cairá. O discurso de ditadura e fascismo só funcionará pra bolha vermelha. Quem viver verá. E o choro é livre, o Mula não.

SentaPua
SentaPua
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Volta para o planeta terra cara, ou vá para a Venezuela, jamais os vermelhinhos voltarão ao poder… Sonha não!

Hélio
Hélio
Reply to  Edicarlos
5 anos atrás

Meu amigo, os americanos os maiores apoiadores da esquerda no mundo, ou será que já se esqueceu da carta do partido democrata dizendo que impeachment é golpe? Ou será que se esqueceu que se não fosse a fraude da Hillary, o adversário do Trump seria um comunista assumido (e com muito mais chances de vitória que a Hillary). O tal “apoio” de 64 custou muito caro ao Brasil, primeiro, porque não era apoio, ou era isso ou invasão, segundo, isso foi tão bom que já no governo Castelo Branco os militares procuravam uma maneira de se desvincilhar dos americanos. O… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Comandante em Chefe do FFAA é o Presidente Jair Bolsonaro e os Militares cumprem fielmente as ordens emanadas das suas políticas de Estado na área externa e de defesa.

Hélio
Hélio
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Não é assim que funciona, não, tanto que os militares já tiraram varias ideias estupidas da cabeça dele. As forças armadas são uma instituição de Estado, não de governo, servem ao Brasil, não a alegoria de “comandante em chefe” que todo mundo sabe que é uma mentira. Esse negócio de usar as forças armadas como parte do governo, submetendo seu comando a políticos é coisa de gente como o Maduro.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Esse é o problema!

Madmax
Madmax
5 anos atrás

Temos que aproveitar o momento da melhor forma possível e tentar um bom acordo comercial com os EUA para pegar um naco do comércio chinês.

Hélio
Hélio
Reply to  Madmax
5 anos atrás

“Se governos da América Latina e do Caribe continuarem a usar sistemas chineses de informação, nossa habilidade e capacidade de compartilhar informações em rede será afetada”.
Nessa parte eu até dei risada. Os EUA obrigam empresas, até estrangeiras, a criar backdoors para espionagem em massa. Até a televisão da sua casa grava o que você diz na sua sala e manda para a NSA. O que eles querem dizer com “capacidade de compartilhar informações”? Ao que parece eles estão preocupados com a possibilidade de não conseguir mais espionar se continuarem usando equipamento chinês.

Soldado Amapaense
Soldado Amapaense
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Nao é o hardware, mas a criptografia que domina o mundo.

Soldado Amapaense
Soldado Amapaense
Reply to  Madmax
5 anos atrás

Com qual industria vamos tirar o naco chines. Divida doa estados consumindo tudo. Lei kandir nao deixando nada da soja ou minérios.

Henrique
Henrique
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

Galante, totalmente de acordo contigo mas tem certos amigos aqui que não vem para o debate de ideias saudável e sim para dar “dislike” e tecer ataques àqueles que não convergem com suas ideias. É a democracia do me, myself and I.
By the way, parabéns pelo fabuloso espaço de debates para nós aficionados pela área militar e de defesa. Abraço.

Diguinho
Diguinho
5 anos atrás

O Brasil deve se meter em qualquer guerra que os E.U.A estiverem com certeza…. Graças aos americanos que hoje nois temos um país democrático… Na segunda guerra os EUA forneceram para nois vários meios de guerra… Quem tem memória curta e não se lembra… Nois Brasileiros somos americanos que falamos português… Todo mundo aqui adora os filmes e costumes americanos…. Eu já conheci uns amigos chineses que eu pensava que eram confiáveis… Na primeira oportunidade eles disseram bem claro… Não somos amigos de vcs brasileiros…. Os EUA querendo ou não é o guardião do mundo e do Brasil… Se precisar… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Diguinho
5 anos atrás

Guerra pelos EUA? Vai vc na frente.

Hélio
Hélio
Reply to  Diguinho
5 anos atrás

Para quem quer saber o que é complexo de vira-latas, eis aqui um exemplo. O melhor é até a mentirinha xenofóbica para dizer que os chineses são malvados e os americanos são uns anjos. Amigo, os americanos não tem consideram americano coisa nenhuma, te consideram hispânico, isso mesmo, hispânico. O Brasil não é democrático e o que os EUA trouxeram para cá foi a ditadura. Ninguém gosta de constes americanos, alias, foram esses costumes que trouxeram para cá a violência, as drogas, a promiscuidade etc… Tudo isso veio com o entretenimento de massas de Hollywood, que nada mais é que… Read more »

Carvalho
Carvalho
5 anos atrás

Esta nota faz todo o sentido com o post a respeito da perda de poder das democracias liberais.
É a crise do conceito do Estado Nação.
Em algum momento, organizAcoes transnacionais poderão ser chamadas a atuar contra o domínio de grupos paraestatais na América Latina (Paraguai, Bolívia, Venezuela, Colômbia, América Central e México)
O EB vem a tempo fazendo exercícios de comando e estado maior com outros países da AL e África, e se credenciando a assumir maiores responsabilidades na manutenção de um quadro mínimo de estabilidade humanitária e controle social.
Este é a nova ameaça.
Temos quadros para isso

Felipe S
Felipe S
5 anos atrás

Falam mal dos americanos? O mundo sem eles seria 10x pior do que é. São o único bastião real da democracia, e ponto. Sem eles, o mundo seria uma emaranhado de ditaduras socialistas paradas no tempo e debaixo da Mãe Rússia e sua URSS. Ou debaixo do Nazismo, afinal Hitler perdeu porque teve de lidar com duas frentes ao mesmo tempo, se não fosse isso teria vencido os russos numa segunda investida, os ingleses sem os americanos não conseguiriam produzir algo como o dia D e furar o pode alemão ocidental. O mundo hoje seria dominado pelos alemães nazistas ou… Read more »

Kommander
Kommander
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Bastião da Democracia? Isso só pode ser piada. Chamam a China de comunista por controlar seu povo, mas esquecem da NSA e da Cia que espionam os próprios cidadãos norte-americanos, fora os governos pelo mundo, vigiam até os próprios aliados.

_RR_
_RR_
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

De fato, Os americanos seguramente tem seus defeitos, mas nada pode negar que são um ponto de equilíbrio no globo, e que deram contribuições vitais a raça humana em momentos culminantes da história, tal qual a SGM. Quanto ao mundo ser um emaranhado de ditaduras socialistas, não creio… Com ou sem EUA, esses modelos econômicos de inspiração soviética iriam esfacelar-se de qualquer jeito, levando a ruína seus sistemas políticos… A diferença é que, sem EUA para ser o carro chefe da economia global, esses países seriam ainda mais paupérrimos… Mesmo a Rússia ou a China, hoje nada mais seriam que… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  _RR_
5 anos atrás

Meu amigo, nenhum lado venceu a guerra fria, a URSS caiu, mas os EUA acabaram condenados, a decadência americana, sua dívida impagável, a fragilidade do dólar, tudo se deve a política de competição entre os dois países, e principalmente ao fim do padrão ouro, onde os EUA passaram a imprimir dólares desenfreadamente apostando nas manipulação de mercado. O futuro americano, se eles manterem a mesma política, vai acabar sendo o mesmo da URSS, o colapso econômico. Por isso o fim da política de intervenção para os americanos significa parar de imprimir dinheiro e se fechar nos próprios problemas, foi com… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Caríssimo, Primeiro de tudo, os EUA ainda se constituem no maior mercado consumidor do globo. Segundo: ao fazer com que países comprassem títulos da dívida americana, também fizeram com que ficassem dependentes do sucesso da economia americana para manter um fiador da dívida… Terceiro: a muito que a economia americana já se externalizou, adentrando outras economias através de suas corporações. Pra resumir, mesmo que você compre aquele NIKE ‘made in china’, você estará colocando alguns centavos na economia americana… Quarto: inovação. Os caras não se furtam em capinar cérebros nos cafundós de seu país e no mundo para ter o… Read more »

Kommander
Kommander
5 anos atrás

kkkkkkkkkk Deixe aqui sua risada pro novo puxadinho do US Aarmy. Cadê aquela galera do “bandido bom é bandido morto?” Por que agora além de ser refúgio de milicianos, o PSL também abriga laranjas;

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Nunca na história desse País, viveu-se uma situação dessas.
Balbúrdia total.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Kommander
5 anos atrás

Se um partido de milicianos está no poder hoje isso deve-se ao fato da institucionalidade ter sido depredada de 2003 a 2016

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Depois da acrobacias jurídicas, agora temos as piruetas filosóficas.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Dai a revolta com o grupinho do PSL que foi “convidado” com tudo pago pela Huawei, para conhecer o sistema de inteligência facial e de controle de dados para implementação no Brasil… aff. Perece que muita gente esquece que nosso modo de vida é semelhando ao modo americano, somos muito mais próximos culturalmente dos EUA do que da China, muita gente enxerga os EUA como bicho-papão, mas não enxerga a China como a nuvem de gafanhotos que vem para devorar tudo… *Engraçado que se perguntar para onde gostariam de ir viver entre China e EUA, 99% vão falar que querem… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Ter modo de vida semelhante não quer dizer ser subserviente.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio, por favor me explica em que o Brasil está sendo subserviente por favor, sinceramente EU não vejo como ser convidado para participar de algo que antes não éramos pode ser considerado como subserviente, pelo que EU entendi, o comando americano poderia simplesmente não ter nos convidado… é o comando estratégico deles, se quisessem poderiam ter mantido as portas fechadas como já o faziam. EU entendi que esse convite foi algo positivo pois posibilitará novos conhecimentos e ampliará o acesso de informações sobre o nosso próprio continente que possívelmente nossas próprias forças ainda não tem… É preciso reconhecer que tecnologicamente,… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Acho que vc está sendo um pouco inocente, né?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Não, talvez me falte malícia mesmo.

ADRIANO LUCHIARI
ADRIANO LUCHIARI
5 anos atrás

Alianças comerciais e militares entre nações ocorrem desde a antiguidade, e essas se aliam de acordo com seus interesses, características e afinidades. Por isso eu vejo com naturalidade o estreitamento das relações do Brasil com EUA pelo histórico das duas nações, assim como com outras nações que comunguem os mesmos valores democráticos e da cultura ocidental.

Amauri Soares
Amauri Soares
5 anos atrás

Kkkkkkkkkk Ilário isso kkkkkk, não torço pra nenhum país nem Estados unidos ,nem Rússia muito menos china, no entanto mim parece que os Estados unidos estão querendo agradar o comando militar do Brasil depois de tanto tempo né kkkkkk, pois bem precisamos está com os olhos bem abertos a isso a interresse em jogo Alcântara ,Amazônia ,programa nuclear do Brasil , entre outros e bom que muitos não se enganem com isso pois nenhuma nação tem aliados mais sim interessados . Isso mim faz lembrar umas histórias gregos romanas , aonde eles procuravam tornar povos conquistados em cidadãos romanos e… Read more »

Mauro
Mauro
Reply to  Amauri Soares
5 anos atrás

Acabou aquele papinho furado de amiguinhos bolivarianos ladrões, vai chorar na cama que é lugar quente,

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Amauri Soares
5 anos atrás

” mim parece ” , you Jane . 😛

Soldado Amapaense
Soldado Amapaense
5 anos atrás

Aos militares amantes de Paulo Freire como eu,recomendo os videos pedagogia da economia. Sobre o tema, qual legislacao trata do assunto. Visto que o chefe maior é o presidente da republica e nao um general de patria alheia.

Soldado Amapaense
Soldado Amapaense
Reply to  Soldado Amapaense
5 anos atrás

Amante dos sites aereo, forte e naval… patria amada… brasil.

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Soldado Amapaense
5 anos atrás

Como um “militar” pode amar Paulo Freire ,sua insana pedagogia do oprimido e seu fracassado socioconstrutivismo ??? A não ser é claro, que seja da vertente socialista dos militares. Sim, existem militares socialistas aqui e são muitos. Lamentável…

Soldado Amapaense
Soldado Amapaense
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

nao sou contra irem trabalhar nos eua, muitos vao durante o ano, apenas entendo que se noticiaram antes de nosso exercito deveriam botar as claras o acordo, afinal, o chile pulou fora e querem colocar mais pessoal no caribe. nao podem falar pelo nosso comando. quanto a ler e estudar, isso é como tomar caldo de tracajá.

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Soldado Amapaense
5 anos atrás

Dâ ??????????? Wtf ???? tentando processar aqui !! TILT ! TILT ! TILT !

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Microsoft blue screen of death!!!
🙂

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Vc está foragido da KGB e também de qualquer vestígio de racionalidade.

Felipe S
Felipe S
Reply to  Soldado Amapaense
5 anos atrás

Militares amantes de Paulo Freire? Quase vomito lendo isso. Este cara é um câncer da educação brasileira!

marcelo kiyo
marcelo kiyo
5 anos atrás

Além de exportar jogadores de futebol, agora iremos exportar oficiais generais.
A FAB e a MB que se cuidem; nossos oficiais operam milagres com poucos equipamentos e recursos. O que nossos oficiais fariam com um comando da USAF ou USNavy ?

Lucas Silva
Lucas Silva
5 anos atrás

Alguém sabe dizer quais serão as atribuições do general brasileiro dentro dessa organização? Ele terá mais valor consultivo, talvez? Uma parceria que pode trazer vantagens para o Brasil ou é mais simbolica?

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Lucas Silva
5 anos atrás

So pode ser como Liason Officer. Faz mais sentido

Wellington Góes
Wellington Góes
5 anos atrás

Agora sim nos transformamos em uma republiqueta de bananas.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
5 anos atrás

O Brasil é muito idiota de tomar partido nesta nova guerra fria, agora só falta entrar nesta histeria de considerar a China um inimigo, fico aqui assistindo de camarote.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
5 anos atrás

O Brasil tem que fazer igual aos suecos e suíços, em cima do muro e comendo pelas beiradas.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Maravilha, nada melhor que reconhecimento e confiança. Agora podem mandar os AH-1 W, Chinook’s, Abram’s M1A1, OHP’s e etc.

William Duarte
William Duarte
5 anos atrás

Modo irônico: Parem de reclamar seus esquerdistas loucos, agora saberemos a hora, o dia e o local da tão falada invasão da Amazônia pelo USamericanomalvadoimperialista em primeira mão. Eles se deram mal.

João Bosco
João Bosco
5 anos atrás

E o moderno império romano estica as suas garras…. quando a esmola é demais, até o santo desconfia.

Cmte. Nogueira
Cmte. Nogueira
5 anos atrás

Não deixa de ser preocupante…
O mapa do Comando do Sul não traz nenhum território estadunidense…
A presença do oficial estrangeiro serve apenas para legitimar ações em detrimento da soberania dos demais países.