Manobra Escolar 2019: uma das maiores simulações de combate do Exército

157

Concebida para que haja o emprego conjunto dos diversos Estabelecimentos de Ensino e das Organizações Militares especializadas, a Manobra Escolar, realizada pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), ocorrerá, em 2019, no período de 4 a 15 de novembro. Serão mais de 4 mil militares, num dos maiores Exercícios de combate simulado, que ocuparão o Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e regiões adjacentes ao município de Resende, no estado do Rio de Janeiro.

Na simulação de combate, no contexto do emprego de uma Força Terrestre Componente em operações no amplo espectro, exploram-se tanto as operações básicas Ofensiva, Defensiva, Cooperação e Coordenação com agências quanto as complementares, tais como Abertura de Brechas, Junção, Busca, Combate e Salvamento.   Também são empregadas capacidades modernas como Operações de Informação, Defesa Cibernética, Evacuação de Não Combatentes e Assistência Humanitária.

Além dos alunos das Escolas Militares, voluntários integrantes de universidades e de agências civis também participam da Manobra Escolar. E entre as 80 Organizações Militares do Exercício, estão: Academia Militar das

Agulhas Negras (RJ), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (RJ),

Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (RJ), Escola de Sargentos das Armas (RJ), Escola de Saúde do Exército (RJ), Escola de Sargentos de Logística (RJ),

Escola de Instrução Especializada (RJ), Escola de Artilharia de Costa Antiaérea (RJ), Comando de Aviação do Exército (SP), Centro de Adestramento Leste (RJ), Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes (GO), Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (DF), 1º Batalhão de Operações Psicológicas (GO), 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (RJ), Hospital Militar de Resende (RJ), Hospital de Campanha e Centro de Comunicação Social do Exército (DF).

Doutrina Militar

A Manobra Escolar é o coroamento do ano letivo dos diversos Estabelecimentos de Ensino do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Visa consolidar nos discentes os conceitos relativos ao princípio do emprego integrado das Armas, Quadros e Serviços do Exército Brasileiro.

O Exercício destaca ainda a importância das diferentes Escolas Militares na formação de homens e mulheres que desempenharão funções específicas e fundamentais para a guerra.

Ao explorar os atuais conceitos doutrinários da área militar, nas dimensões física, humana e informacional, empregando modernos materiais de emprego militar, a Manobra Escolar contribui para a evolução da Doutrina Militar Terrestre e com o preparo da Força para a Defesa da Pátria, a missão constitucional precípua do Exército.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

157 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kommander
Kommander
4 anos atrás

São tantas as carências nas FA que eu nem consigo me importar mais com essas notícias.

Agra
Agra
Reply to  Kommander
4 anos atrás

Pelo menos a formação dos nossos oficiais ainda é boa. Vi de perto a formação dos cadetes da AMAN e da AFA. Sem falar do ITA e do IME..

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Agra
4 anos atrás

Que ótimo Angra.
Ou seja mais oficiais e sub oficiais para consumir o orçamento de defesa enquanto a tropa se vira com o que dá.
O bom desse “excelente” treinamento dos oficiais e sub é que se houver uma guerra eles é que irão lutar RS!

Beserra(FN)
Beserra(FN)
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Amigos, vejo muitas opiniões baseadas em achismo.
A quantidade de militares de carreira vem diminuindo ano após ano, hoje as Forças Armadas são movimentadas por temporários, nas Praças e no Oficialato.
Os Exercícios incluem em média 70% do efetivo com pessoal temporário, apenas 30% do efetivo nestas manobras são praças e oficiais de carreira.

A critica por criticar é estupida. mais dados e menos emoção.

Adsumus

RENAN
RENAN
Reply to  Agra
4 anos atrás

O problema é a quantidade absurda de militares de carreira que ingressa na força todo o ano, deve diminuir em muito isso pois temos oficial de mais para equipamentos de menos

Agra
Agra
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Acompanha concursos militares. A cada ano que passa as vagas para oficial diminuem. E na reforma dos militares JÁ está previsto a redução do efetivo de carreira. Basta se informar e ler.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Agra
4 anos atrás

Para Agra. Todo mês sai concurso de uma das três forças. Não tem dinheiro para nada mas continuam adotando ações para manter o efetivo alto. E outra, aparentemente, as forças armadas não escapam ao corporativismo. Estão negociando vantagens para oficiais e deixando os praças de fora.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Felipe Morais
4 anos atrás

Prezado
Sugiro que pesquise mais sobre a PL. Para cada Posto (Oficiais) há identica proposta para a graduação (praças) de acordo com o tempo de serviço.
Sobre os concursos.
Correspondem ao ingresso necessário para o fluxo da carreira. Não são todos os concludentes dos cursos que um dia serão da Reserva Remunerada.
Sds

Agra
Agra
Reply to  Felipe Morais
4 anos atrás

A reforma dos militares é um absurdo. Mas dizer que sai concurso todo mês é sacanagem. Acompanho concursos, e se sai todo mês é “contratação” de temporários para exercer funções administrativas, como médicos, professores, técnicos e etc. Não podemos colocar um cara de AMAN para ficar na burocracia o dia todo, precisamos de gente pra isso, então coloca temporários

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  RENAN
4 anos atrás

RENAN,

Eu posso estar equivocado, mas parece que essa quantidade absurda de oficiais e carreira, como você se refere.

Não seriam os militares dos quadros auxiliares ? Ou você estaria se referindo aos militares das três armas de combate?

RENAN
RENAN
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Amigo somando todos sem contar o serviço militar obrigatório. Todo os anos ao menos 7000 novos sindicalistas de farda entram para o sindicato. É muita gente. Temos mais de 160 mil militares na reserva que consome 19 Bilhões de reais ou Quase 5 Bilhões de dólares isso só de salário fora benefícios. Não tem motivo para ingressar tanta gente. Na ativa temos mais de 160 mil militares de carreira é uma agonia pagar o salário e benefícios de quem não irá cumprir sua missão por falta de equipamentos. Todos os militares da ativa tem um custo de 23 Bilhões de… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  RENAN
4 anos atrás

7.000 por ano???????
Se vc está contando Só de carreira, é beeeeeeemmmm menos.
Se vc está contando os temporários, é mais, mas saem na mesma proporção.
Sds

RENAN
RENAN
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Não sai não vai tudo para reservar virar peso para o contribuinte. Se deve reduzir a entrada para garantir que cada militar da ativa e da reserva e seus dependentes saiam da olha de pagamento então a cada 3 que sair definitivamente da folha de pagamento então abre 1 vaga para um novo militar. Tem mais de 200 mil dependentes não casado recebendo pensão tem que planejar a a entrada com base na saída portanto temos 160 mil na reserva mais este monte de dependentes fora os militares que já vão entrar na reserva. Tem que existir uma razão para… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Não sai?
Os temporários entram e não saem?
Que lei novíssima é essa?

RENAN
RENAN
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Vc viu eu falar de temporários? A parte de sair me refiro ao de carreira. O militar de carreira vai para a reserva ( continua o custo) O mesmo militar morre seu dependente recebe pensão continua o custo. Portanto para haver redução realmente se deve apenas abrir concurso após três custos for efetivamente extinguindo. Se no ano de 2020 o ministério da defesa deixar de pagar 1000 custos então que abra 333 vagas. Assim teremos uma redução realmente do custo. Mas hoje é avaliado as vagas para preencher as baixas da ativa para a reserva que é um grande erro.… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  RENAN
4 anos atrás

AMAN: 400 por ano
ESA/ESLog/CIAVEX : 1000
EsSEx: max 100
IME carreira: menos de 100
EsFCEx: 20
Exército: 1620
MB e FAB tem mais de 5.000 por ano?

RENAN
RENAN
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Está indo bem continua a pesquisa

Agnelo
Agnelo
Reply to  RENAN
4 anos atrás

hahahahaha vcx acha q eu pesquisei??? Isso se sabe de cabeça.
Vc q tem de sair do achismo e falar mal por mal.
Tiro o dedo do nariz e a outra mão da cueca e produza.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Temporário pelo que eu saiba não é reserva remunerada.

Marcos
Marcos
Reply to  RENAN
4 anos atrás

É preciso uma reforma militar, as FA sempre foram cabide de emprego, veja que o orçamento militar Bilionário é quase todo pra pensões, FA deveria seguir modelo primeiro mundo se tornando unicamente uma força profissional

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Agra
4 anos atrás

Agora,

Que continue m sendo boas e cada vês melhores.

Estamos vivendo em um mundo cada vêz mais complexo e imprevisível: guerra cibernética, IA, Nanotecnologia, Biologia Sintética, hacking de infraestruras (Stutnex), armas orbitais, armas cinéticas de alta energia…a lista é grande.
Somente fato da penetração crescente da Rússia e da China na Venezuela, já é suficiente desafio e perigo, para que o MD e o Alto Comando, comecem a analisar seriamente o contexto geopolítico do século XXI na América Latina.

Agra
Agra
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Sim!!! Diante de todos os desafios e ameaças que estamos sofrendo nos últimos anos, ainda tem gente que diz que o Brasil não precisa ter forças armadas. Eu fico abismado cara!!!!

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Agra
4 anos atrás

Agra,

Aquela estória da explosão em Alcântara, aquêle apagão no sul/sudeste do país, e mais os recentes atentados eco terroristas na Amazônia e na região costeira no norte/nordeste, nações indígenas e ONGs , tudo isso me deixa com a pulga atrás da orelha.

Outra possibilidade aterrador a, seria um ataque EMP, afetando a malha elétrica dos grandes centros urbanos do Brasil.

Há muitos anos atrás estive estudando sôbre os efeitos físicos, as consequências sóciais, econômicas e comportamentais em território americano depois de um ataque EMP.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Você deveria trabalhar na polícia federal, para saber que os incêndios na Amazônia provém de eco terrorismo… Ou isso foi por que Olavão falou?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Defensor,

Que Olavo?

nonato
nonato
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Os representantes da Rússia e China estão dentro do Brasil…

Sequim
Sequim
Reply to  nonato
4 anos atrás

Estão onde? Em Alcântara?

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Pois é Tadeu. E como defender instalações estratégicas no Brasil? Além de inteligência e doutrina de emprego, com defesas antiaéreas.

Mas não sobra dinheiro para isso, pois a folha e as despesas administrativas consomem tudo. Muita estrutura e pessoal onde não precisa.

Alguns poucos bilhões e teríamos uma defesa antiaérea de respeito. Entra década e sai década e nunca conseguimos comprar nada, pq a ideia de quanto mais efetivo melhor não deixa.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Felipe Morais
4 anos atrás

Felipe,

Eu entendo isso e estou plenamente de acôrdo contigo.

Na minha opinião, a carreira militar no Brasil é cabide emprêgo.

Na hora da guerra, milhares irão desertar.

Eu já fui militar e sei do estou falando.

RENAN
RENAN
Reply to  Agra
4 anos atrás

Tem que acabar com o sindicato de farda. Para então ter uma força profissional e bem armada. Isso com efetivo reduzido, regras de salários, aposentadoria e benefícios bem revisadas, e com alto nível tecnológico, com armamentos de relevância global. Pois atualmente é ridículo o cabide de emprego, e a situação das 3 forças armadas. Fruto da ma gestão dos recursos e pressão dos militares para alimentar benefícios, abrir concurso e girar o ciclo vicioso de mordomia. Um dia está mamata acaba e todos com IMC acima do necessário para a carreira militar será exonerado. Todos que acham que um recruta… Read more »

Agra
Agra
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Está na hora de acabar com o serviço militar obrigatório! Uma tropa profissional e pequena.
A respeito dos salários: realmente os salarios dos militares, comparando com outras carreiras, não são isso tudo. Se tivéssemos uma tropa menor, os militares poderiam ganhar mais, principalmente os praças..mas se aumentar os salários, vai ter que aumentar para os 300 mil militares..

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Agra
4 anos atrás

Serviço militar obrigatório e voto obrigatório deveriam ter fim, pois pense em duas idiotices que só atrapalham nossa vida. Eu mesmo não tenho nenhum dever com a pátria, pátria é uma babaquice para mim, que só serve para tu virar bucha de canhão para políticos que nem lembram da tua existência.

nonato
nonato
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Mas na hora de defender Fidel Castro, Putin e Maduro você gosta e não se importa de ser bucha de canhão.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  nonato
4 anos atrás

Você quem está dizendo. Não me ponha onde eu não estou.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Não existe direito sem dever

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Responder o quê diante disso ? Quem não tem obrigações com o meio onde vive. Que tipo de vida tem ?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Antonio Palhares
4 anos atrás

Só tenho obrigações com a minha família, os meus sócios, amigos e vizinhos. À “pátria” eu não tenho obrigação alguma. Só fui pagar a multa por não ter votado no segundo turno da última eleição, por que até para emitir um passaporte precisa do comprovante de quitação.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Agra
4 anos atrás

O SM obrigatório é bom e economico, o que tem que diminuir é o número de efetivo de carreira, esses podem ser substituídos por temporários que podem ficar até 10 anos e ir pra reserva não remunerada.

Agra
Agra
Reply to  RENAN
4 anos atrás

O militar brasileiro, comparado a de outros países, não tem isso tudo de benefícios. Vi um dia o video de um militar chileno, a comida deles era top. Fardamento top, plano de Saúde top e etc.. o problema que aqui querem “mordomias” com pouco dinheiro. São muitos militares. O Brasil é enorme, irmão. Não tem dinheiro pra isso tudo!!

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Agra
4 anos atrás

Fora a galera da esquerda radical, ninguém aqui diz isso Agra. Não seja leviano no debate. O efetivo é alto. Muito cacique pra pouco índio. Vai dizer que o efetivo da Marinha não é alto? O da FAB? Para de ser corporativista cara. Ninguém está falando em extinção das forças armadas. Estamos falando de redução de efetivo. Até pq uma diminuição na folha de pagamentos e outras despesas ligadas ao custeio, faria sobrar mais dinheiro para investimento. E é disso que as FAs precisam. E não ficar pagando para militar buchudo ficar na reserva sem produzir nada.

Agra
Agra
Reply to  Felipe Morais
4 anos atrás

Não disse que não tem que reduzir o efetivo. Ja disse que tem que reduzir, e já está reduzindo. Muitos falam que tem que reduzir, mas meus amigos na AMAN sempre disseram que falta capitão no EB kkkkk como pode? Disseram que é muito dificil você ver um Mar e Guerra de Intendência, pois a maioria já saiu lra outros concursos.
Você disse que todo mês sai concurso, sai concurso pra temporários, pra contratação, seja de médicos, professores, e etc( isso sim é necessário).

nonato
nonato
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

A Rússia e a China já estão no Brasil por meio de seus representantes.
Muitos deles aqui na trilogia comentando.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  nonato
4 anos atrás

Cace-os, e salve nossa moral e valores ocidentais destes comunistas…. Ah me esqueci, tu é guerreiro de teclado…

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

O perigo vem do atlantico norte

Mauricio Siqueira
Mauricio Siqueira
4 anos atrás

O adestramento da tropa é fundamental para um exercito. É o famoso ganha ganha. Que venham muitos mais. Parabéns!!!!

Antunes 1980
Antunes 1980
4 anos atrás

Alguém sabe se o FN FAL já foram totalmente substituídos pelo fuzis Imbel IA2?

Guacamole
Guacamole
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

Não.
Não lembro onde li mas a produção era de um pouco menos de 20.000 fuzis por ano. E isso foi antes da Dilma cair. Já faz tempo.

Kommander
Kommander
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

Não tá nem na metade ainda, acho que só uns 25% da tropa tem IA2.

Agra
Agra
Reply to  Kommander
4 anos atrás

Creio que daqui a uns 10,15 anos toda tropa estará 100% com o IA2. Temos outras prioridades no Exército, vide a Artilharia AntiAérea

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Agra
4 anos atrás

Outras prioridades??? Eu vejo o fuzil básico de infantaria como a primeira e mais primordial prioridade, seja lá qual for o exercito.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

João,

Outstanding.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Agra
4 anos atrás

This is my rifle. There are many like it, but this one is mine.
My rifle is my best friend. It is my life. I must master it as I must master my life.

Without me, my rifle is useless. Without my rifle, I am useless. I must fire my rifle true. I must shoot straighter than my enemy who is trying to kill me. I must shoot him before he shoots me.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

João Moita,

This is the USMC credo. From the movie Full Metal Jacket.

Wise words from the Gunnery sergeant.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Haha.
Right you are, my friend.
Cheers

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

João,

You most certainly remember this one:

“This is my rifle, this is my gun …

Cheers

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

I definitely live by that one, and these ones, actually
?
Loyalty
Duty
Respect
Selfless Sacrifice
Honor
Integrity
Personal Courage

Cheers to you Bravo Zulu

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Tadeu Mendes, “wise words”?
Mas não foi aquele Gunnery Sergeant que acabou com um balaço no peito, de um dos recrutas que ouviam as tais “wise words”?
Saudações

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Exatamente .

Edson, o recruta enloqueceu.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antunes 1980
4 anos atrás

Antunes,

Meu FAL 7.62 ainda cheirava a nôvo em 1973. Rsrssrs.

Isso ainda existe?

Mas tem exército usando armamento ainda mais velho.

Lá na Colômbia, êles ainda usam as Uzi e também o fuzil Ghalil de 1967, oriundos da Guerra dos Seis Dias.

Flanker
Flanker
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Sim, Colombelli …por incrível que pareça! Tem os fuzis para ralação, tem fuzis para tirar servico, tem fuzis para tudo que for no dia a dia….mas, existe, por mais que duvidem, tem FAL que se mantém em excelentes condições…inclusive, armazenados nas CiaDAM espalhadas pelo país.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Flanker
4 anos atrás

o QUE É CiaDAM ?

Agra
Agra
4 anos atrás

Grande Agulhas Negras! Sem dúvida uma das melhores escolas de formação da América do Sul, quiçá do mundo..
Tenho vários amigos que foram para lá e quando viajaram em intercâmbio se destacaram, inclusive em West Point.
Gloriosa Academia! Se tem algo de muito bom nas Forças Armadas, é a formação de nossos oficiais.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Agra
4 anos atrás

Agora,

A AMAN é de longe a melhor e maior da AS.

Eu me atreveria dizer que das Américas, as duas maiores e melhores academias são respectivamente; West Point e AMAN.. Guardando as devidas proporcões, é claro.

Agra
Agra
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Com certeza, considero a Chilena uma academia muito boa também. É extremamente comum vermos oficiais e cadetes da AMAN ficar em 1º lugar em cursos de exterior. Eu mesmo conheço um!!

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

O que se nota, e’ que a maior presenca de efetivos de EB, fica no Estado do Rio de Janeiro.

Seria interessante se os editors pudessem postar um infografico da distribuicao de tropas do EB.

A impressao que se tem e’ que a Regiao Sudeste ainda e’ a que mais cocentra tropas do EB.

Agra
Agra
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

https://www.poder360.com.br/governo/regiao-sudeste-concentra-metade-dos-militares-do-pais-diz-defesa/

É maior na região Sudeste, mas isso está mudando. Estão expandindo o EB para o Centro -Oeste/Fronteira

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Agra
4 anos atrás

Agora,

Obrigado pelo link.

Seria didaticamente mais informativo se o MD tivesse um infográfico das distribuição das tropas do EB por área, em kilômetros quadrados, e per capitã.

paulop
paulop
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Colombelli: concordo, a Brig Pqd tem de ficar grudada em Anápolis, junto dos KC-390. De resto acredito que algumas fusões e remanejamento de unidades já ajudaria.
Abraço

Agnelo
Agnelo
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Prezado A maioria das Escolas e Centros de Instrução do EB, além de muito de Pesquisa, fica no RJ, SP e MG. Isso induz a uma errônea conclusão. No SE, CML e CMSE, há 5 Bda, 1 AD, Bda AAAe (sede do Cmdo), a AvEx (sede do Cmdo) e 2 Cmdo de Div, q englobam essas Bda. São Bda bem completas. No CO, CMO e CMP, tem 4 Bda (algumas incompletas), o Cmdo Art Ex e o Cmdo OpEsp. No NE, tem 2 Bda mais unidades regionais. Na Amazônia, CMA e CMN, há 6 Bda Inf Sl, mas a maioria… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Prezado
Há muito q envolve onde e como as
Unidades deveriam ser dispostas.
Vc apontou importantes considerações.
Eu só expus mais ou menos o q o outro forista perguntou.
Sds

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Você e o Colombelli deveriam estar dando opiniões nas FA dos EUA, que é a pátria que realmente servem. O João Adaime, que de fato serve as FA dos EUA e recebe um salário por lá é muito mais brasileiro e patriota que vocês dois e tem o meu respeito, mas de vocês dois eu tenho nojo. Vão servir a quem realmente vocês amam e deixem o Brasil em paz.

Flanker
Flanker
Reply to  100nick-Elã
4 anos atrás

Não estou defendendo ninguém…até porque todos são grandinhos e sabem se defender. Entretanto quem é tu pra falar de quem quer que seja sobre defender outro pais ? Tu escreve em cirílico, toma vodca e fala e pensa em russo…..então , não tem cara de cobrar ninguém sobre o que quer que seja….e ainda tem cara de se dizer patriota…só se for patriota russo!! E quanto a nojo, te garanto que ele é totalmente recíproco em relação à ti!!

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  100nick-Elã
4 anos atrás

Espero que vc não seja daqueles que tem político/partido de estimação.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  100nick-Elã
4 anos atrás

De onde este néscio tirou esse comentário? Do nada vem com uma ofensa gratuita.

Flanker
Flanker
Reply to  Alfa BR
4 anos atrás

O 100-nick ou o Castro? Os dois vieram agredindo sem motivo…..Eu, mesmo não estando envolvido, mas conhecendo a figura russófila, rebati, pois é de praxe ele atacar os outros e depois dizer que são os outros que atacam….já, o Castro, não conheço, mas parece rezar pela mesma cartilha. O Colombelli conheço daqui….na,esmagadora maioria das vezes faz comentários esclarecedores sobre o EB e bastante pertinentes…

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Flanker
4 anos atrás

Flanker, me dirigi ao 100-nick.

Castro
Castro
Reply to  Flanker
4 anos atrás

Flanker
Também não te conheço e não reZo pela cartilha de ninguém.
Mas fantasiar ou esconder o passado como faz o Colombelli para atacar todo mundo que discorda das bobagens que ele diz…isso é coisa de maluco de pedra.
Tipo …tu já pegou um fuzil?? Tu já vestiu uma farda??? Tu já mergulhou na lama??
O sujeito viu muito filme de guerra e fica achando que os chineses vão cruzar a fronteira atirando junto com os Argentinos.
Comeu merda né???
Ou tu também acredita nisso?? Cuidado viu? Logo logo te botam numa camisa de força!!

Flanker
Flanker
Reply to  Castro
4 anos atrás

Cara, na boa…vai te tratar! O que tu fez ultimamente aqui, e continua fazendo, é coisa de maluco….stalker….
Tu tem tuas diferenças com o Colombelli? Processa ele! Denuncia ele! Ele tem algo a ser julgado? Ou já foi julgado? Isso tudo não me interessa….e acho que para a maioria daqui, tb não….
Ah…e quanto à camisa de força, acho que “eles” tem uma do teu tamanho…serve bem direitinho em ti!

Castro
Castro
Reply to  Flanker
4 anos atrás

Flanker, eu também não te conheço….
Mas conheço um embusteiro de longe. Toda vez que um sujeito garganteia muito que serviu a pátria, que já empunhou fuzil e outras fanfarronices… não passa de falastrão…
Segue teu caminho …boa viagem

Flanker
Flanker
Reply to  Castro
4 anos atrás

Tava indo bem até o “segue teu caminho”…..é uma pretensa ordem? Vou entender como não sendo…..
Vocé parece ser novo por aqui…..então, dá uma lida nos comentários desse sujeito que se nomeia 100-nick….aí compara com os do Colombelli…..qual te parece o mais equilibrado? Qual te parece ter maior conhecimento sobre Exércitos e afins? Qual faz comentários baseados somente em suas ideologias e seu ódio ou amor por alguma coisa? Qual doa dois ataca mais aos outros, gratuitamente?
De resto, não seja apenas “mais um”…..Que destila raiva……que acusa por acusar….que faz julgamentos com base em ideologia….enfim, mais um…

Castro
Castro
Reply to  Flanker
4 anos atrás

Longe de mim querer dar ordens para outros…Nem querer ter razão sobre tudo.
Quando tem comentário sobre ideologia eu paro na hora. Não é minha praia. Não tenho saco.
Mas quando o sujeito é contrariado e começa a puxar para patriotismo lembro daquela frase:
O patriotismo é o último refúgio dos Canalhas
Vou seguir meu conselho e vou seguir meu caminho. Fui !!

Castro
Castro
Reply to  Flanker
4 anos atrás

Flanker,
Quem sou eu para dar ordem à alguém…
Mas teu amigo é muito pretensioso e sempre apela para o patriotismo quando alguém demosntra que ele está falando bobagens.
Vou seguir o meu próprio conselho!! Vou seguir o meu caminho….vou pela sombra !!

Flanker
Flanker
Reply to  Castro
4 anos atrás

Isso….Boa ideia essa, de seguir teu proprio conselho…muito Boa!

Castro
Castro
Reply to  Flanker
4 anos atrás

Não te precipites jovem mancebo….
Posso mudar de ideia!!

Flanker
Flanker
Reply to  Castro
4 anos atrás

Faz o que tu quiser….aqui é um espaço democrático…..vai, volta, fica, não fica…pra mim, tanto faz…..Só que tu estás fazendo um papel ridículo! Não sei se é infantilidade ou doença…ou as duas coisas juntas…..

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Castro
4 anos atrás

Amém

Castro
Castro
Reply to  Castro
4 anos atrás

Querer Vestir uma farda onde tem sujeito da tua laia? Cruz credo !!
O exército merece coisa melhor ! Tanto com relação a mim quanto (principalmente) a ti.
Saiu porque? Fazendo fofoca contra oficiais nos alojamentos?

Castro
Castro
Reply to  100nick-Elã
4 anos atrás

Colombelli,
Até onde sei, pelo que já falaram aqui, vc também não honrou muito às instituições onde passou.
Deixa de ser falastrão e para de ser embusteiro.
O sujeito pra ter inveja de militares certamente não é de ti…

Castro
Castro
Reply to  Castro
4 anos atrás

É muito fácil tirar um tolo do sério….
Deve ser porisso que não deu certo em nenhum lugar que passou…

Castro
Castro
Reply to  Castro
4 anos atrás

Colombelli
Eu não tenho caráter??
E vc teve caráter no episódio da moça da sorveteria??
O EB tentou te dar um jeito quando te deu uma cadeia. Mas parece que não adiantou.
Vc não serve para o EB

Castro
Castro
Reply to  Castro
4 anos atrás

Saiu pela tangente…

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  100nick-Elã
4 anos atrás

Adulador não, aduladora…

Diz que é mulher… mas adora países e culturas que tratam a mulher como um cidadão de segunda classe…

Agnelo
Agnelo
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Prezado, o CMS tem mais q isso.
Se não me engano, 54.000

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Colombeli, Temos o mesmo pensamento. Como não vão despejar paraquedistas em áreas metropolitanas brasileiras para operações de combate, eu penso que seria urgente transferir a Bgda. Pqd. para as àreas estratégicas de interêsse para a segurança nacional. Por mim, eu criaria uma Bgda. de Paraquedistas em Manaus. Uma segunda Bgda. em Goiás, uma terceira Bgda.em Santa Catarina. A Bgda. Pqd. no Rio de Janeiro seria desativada. Paraquedistas saltam dentro do território inimigo; portanto devem estar sediadas mais perto das fronteiras. O fato de eu desejar duas Bgdas. Pqds. na região amazônica, se deve não somente à próximidade dessas hipotéticas brigadas… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Colocar meios estratégicos no centro do Brasil também contribui para dificultar que os mesmos sejam destruídos por ataques aéreos.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Onde assino Colombelli ?

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Collombelli, sabe nos dizer se há algum movimento/estudo dentro do EB para fazer essa mobilização?

Castro
Castro
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

67% da Marimha está no RJ???
Que absurdo !

Bobagem n3 !
Onde devia ir? Para Minas Gerais?
Sorocaba?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Colombelli, já há estudos para a Brigada PQDT ir para Goiânia, onde já está a Brigada de Forças Especiais. Não é a toa que o 1.GTT com KC-390 já está em Anápolis-GO. Mas isso será caro e vai levar tempo. Quem está de olho são as imobiliárias no terrenão que a Brigada tem aqui no RJ!!!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
4 anos atrás

Com o crescimento do airsoft, eu acredito que as forças armadas poderiam muito bem realizar parcerias com grupos para realizar exercícios e adestramento práticos, nos quais estes grupos sejam opositores. Isso permitiria aos militares praticar operações simétricas e assimétricas com auto grau de realismo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Reply to  Carlos Eduardo
4 anos atrás

Bom dia….

Seria legal ver isso também para outros tipos de ambiente. Esses dias estava vendo um vídeo de combate de airsoft lá no RS, no qual era numa fábrica abandonada, mas com uma grande área aberta…..imagina o EB treinando com grupos de airsoft tomada e depois manutenção dessa posição…… Seria a sereja do bolo para todos participantes….e isso pra mim, deveria acontecer em todas as UN, envolvendo desde infantes recrutas até oficiais…..

Salim
Salim
Reply to  Carlos Eduardo
4 anos atrás

Colombelli se 80% da tropa fosse de temporários com cinco anos de serviço ativo, levando em conta total 300 mil homens, teríamos aptos para intervenção estes 300 mil e quase 480 mil reservistas com até 10 anos baixa. Seria muito mais do que temos hoje, bem treinados e com economia nas pensões muito mais para investir em equipamentos e munições de ponta.

Agra
Agra
Reply to  Salim
4 anos atrás

Atualmente ja sao 55% temporários e 45% carreira. Na reforma da previdência está previsto a redução para 35% de carreira em 10 anos. Daqui a 20 anos menos de 30% será de carreira..
Eu acompanho concursos das Forças Armadas e todo ano reduzem as vagas, tanto de oficiais, tanto de Sargentos.
Ainda acho que o Exército deveria acabar com o Sv. Obrigatório e criar uma escola só de militares temporários. Conheço muito militares temporários bisonhos e péssimos profissionais!

Agnelo
Agnelo
Reply to  Agra
4 anos atrás

Prezado O SMO é tanto pro cidadão quanto pras FFAA. O EB tenta ao máximo ter efetivo profissional em seus quadros, mas há a obrigação do SMO. Que, no fundo, não é taõ ruim assim, pois muitos completam todo ciclo de formação e adestramento. A seleção ainda busca o máximo de voluntários. O problema é q nem sempre há voluntários para determinados cargos, q infelizmente tem pouca gente q pode ocupar, mas tem algum problema de saude ou social q o impede a servir. Porém, o SMO possibilita a inserção de homens voluntários e, para muitas funções, com a rusticidade… Read more »

Castro
Castro
Reply to  Carlos Eduardo
4 anos atrás

Usar reservistas para jogar airsoft em fábricas abandonadas!!
Bobagem n 1 !!
Precisa explicar??

Vc pediu….

Castro
Castro
Reply to  Castro
4 anos atrás

O EB convoca os reservistas e pede para o pessoal trazer tinta ou travesseiro de pena. Também vale bixiguinha e pó de mico.

Os chineses e argentinos vão morrer de medo !!

Castro
Castro
Reply to  Carlos Eduardo
4 anos atrás

Formar associação de reservistas !!
Bobagem No 2 !!

A lista é longa !!

Foxtrot
Foxtrot
4 anos atrás

Cara eu ainda vou entender o porquê alguns soldados do EB treinam sem colete balístico, colete tático, Camel pack etc.
Mas treinam com OVN de manhã kkkkk.
Assim como um dia entenderei o porquê do EB comprar OVN Lóris GenII, mas não comprar o Olhar VDN X1, ALAC, novos coturnos nacionais (mais confortável e leve do que esse de couro), miras ópticas nacionais para tropa, rádios menores e mais leves da Inbel (esqueci o nome do produto), luvas especiais , mochilas táticas e modulares etc.comment image

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Nem os russos conseguiram fazer um ótico eletrônico descente. A FEs da URSS usam a priori Eotechs e Aimpoints.

Aqui para comprar poucos é mais negócio comprar aimpoint/Eotech ou os israelenses.

Aqui no forte mesmo via anos atrás um red dot nacional… mas nunca mais vi ou ouvi falar nada dele.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Caro Rodrigo fico abismado como desmerecem os produtos nacionais aqui no fórum sem oferecer embasamentos e provas técnicas para isso.
Talvez os Russos não possuam uma excelente empresa de optrônica como o Optovac.
Mas te pergunto, você trabalhou na Optovac ou fez parte do grupo de testes do olhar vdn X1 para desqualifica o equipamento?
Se sim nós forneça informações que comprovem sua afirmação.
Pois a última notícia que vi era que o X1 tinha passado nos testes do primeiro batalhão de forças especiais em Goiás com êxito.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Este nacionalismo tosco, que faz as coisas não irem para frente.. Digamos que o red dot nacional tenha ficado melhor que um Aimpoint.. E daí ? Ele precisa ser viável industrialmente, comprado aos milhares e ter esta linha de produção aberta por anos, para fazer sentido toda esta infra-estrutura. Se isto não for possível, tanto faz ele ser o melhor produto da galáxia. Conseguiu entender ? Ai eu volto para o meu primeiro post aqui. Cadê o tal red dot nacional ? Não foi para frente ? ahhh por que será ? Forças Armadas muito melhores, mais modernas e bem… Read more »

Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Kkkkk. O OVN só é pra foto kkkk. Muita coisa no EB é cultural, nós da ativa já fizemos as mesmas perguntas… Pq não usar uma bota tática, extinguir o cinto NA e suspensório. As respostas não são muito legais kkkk.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Eduardo Oliveira
4 anos atrás

Infelizmente o generalato vive em uma outra dimensão e tem coisa que não adianta justificar como falta de recursos porque não é.

Alexandre
Alexandre
4 anos atrás

Só falta agora criar um projeto do Guarani 8×8.

Sem contar que é preciso modernizar os 250 tanques Leopard 1a5.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Alexandre,

Eu preferiria que tôdos os blindados do EB, fossem repartidos entre a região Sul e a região norte/nordeste.

A presença da Cavalaria (minha arma) Mecanizada seriam sêr transferidas para longe do Rio e de São Paulo.

Agra
Agra
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

O Rio só tem 2 esquadrão de cavalaria. Um é de cavalaria Leve, e outro é na vila militar

Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira
Reply to  Agra
4 anos atrás

SP é RJ temos o 13 RCMec em Pirassununga, 1 Esqd C L em Valença, o 15 RCMec no Rio de Janeiro e o 1 Esqd C Pqdt no Rio de Janeiro. Todos vão receber Guarani, e os Lince são do 15

Flanker
Flanker
Reply to  Alexandre
4 anos atrás

Não são 250…são 220.

Agra
Agra
4 anos atrás

É a maior operação logística da américa latina!

gabriel
gabriel
4 anos atrás

Pq diabos esses soldados do EB tem mania de fazer bico pra tirar foto? kkkkk alguém tem que falar pra esses caras que isso é ridículo, geralmente que faz isso é aluno, tudo bizonho ebusteiro! kkkkk

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
4 anos atrás

Pelo que sei a Escola de Sargento das Armas fica em Minas Gerais

Luiz Floriano Alves
Reply to  Fabio Jeffer
4 anos atrás

Tem comentário contra o Galil. Seria velho…obsoleto.. O Galil é um ótimo rifle, cópia aperfeiçoada do AK 47. A Africa do Sul tb produz uma versão sob licença de Israel. Tem melhor? Tem. Mas ainda é muito melhor do que o FAL e esses de plástico que aparecem por aí que são bons até aquecerem e começarem a soltar pecinhas.

rdx
rdx
Reply to  Luiz Floriano Alves
4 anos atrás

O Exército do Chile comprou recentemente o Galil ACE, que é superior ao IA-2, diga-se de passagem.

Agra
Agra
Reply to  rdx
4 anos atrás

Demoram 20 anos pra produzir um fuzil, e nem é isso tudo. Espero que possam fazer alterações nas próximas unidades, já que nem toda tropa está com o ia2

Flanker
Flanker
Reply to  Fabio Jeffer
4 anos atrás

No texto está escrito Escola de Sargentos de Logística, que fica, sim, no RJ. A ESA, que não é citada no texto, fica em MG

Flanker
Flanker
Reply to  Fabio Jeffer
4 anos atrás

Colombelli, não é da ESA que texto fala é sim da Escola de Sargentos de Logística, que fica , sim, no RJ.
A ESA é que fica em Três Corações/MG.

Flanker
Flanker
Reply to  Flanker
4 anos atrás

Barbaridade.. ..é verdade!! Li correndo, buscando pela Escola de Sargentos de Logística que simplesmente não vi a citação à ESA!! Vocês estão certos! Desconsiderem meus dois comentários….

rdx
rdx
4 anos atrás

O EB deveria ser completamente reestruturado… Para início de conversa deveria perder pelo menos 30% do efetivo, desativar as unidades inúteis (ainda existe aquele esdrúxulo GAC com M114 em Niterói???), transferir brigadas do sul, sudeste e nordeste para a Amazônia….enxugar ao máximo a estrutura do comando militar do nordeste (que na minha opinião só existe para manter o equilíbrio de poder entre os generais) e desativar o inútil CML (esse deveria ser absorvido urgentemente pelo comando militar do sudeste). Avisem ao MD que o nosso gigantesco CFN com aproximadamente 15 mil homens fica sediado no RJ. A propósito: a brigada… Read more »

Agra
Agra
Reply to  rdx
4 anos atrás

Bom, moro em niterói e aqui tem 2 quartéis. Além de ter o GAC, tem um antigo forte que se tornou um quartel administrativo. O complicado do Exército é que são quartéis historicos, e são unidades boas de treinamento. Pra quem não sabe, o Ciopesp fica em Niterói, atrás do 21 GAC. O 21 GAC foi um dos únicos quartéis de artilharia a participar da 2 GM. Atrás dele tem o quartel dos comandos..ali é uma excelente regiao de treinamento. Por fim, algumas mudanças que você citou já estão sendo feitas. O efetivo de carreira já reduziu muuuito. A Brigada… Read more »

paulop
paulop
Reply to  rdx
4 anos atrás

Caro rdx: também penso que o EB deveria passar por uma completa reestruturação de seu quadro estrutural. Seguem algumas considerações: Extinguir as Regiões Militares – que viriam a ser substituídas por um comando logístico dependente de cada comando militar de área; Unificar o CML com o CMSE; Unificar o CMP com o CMO; Unificar o CMA com o CMN – teríamos um comando para cada região do Brasil; Desativar algumas brigadas e utilizar suas unidades/efetivos para completar/recompletar outras – eu votaria na 3º Brig Cav Mec, 8º Brig Inf Mot , as três AD e outras que vierem a ser… Read more »

Agra
Agra
Reply to  paulop
4 anos atrás

Não adianta só falar cara. Isso tudo tem que ser discutido no sentido macro. Tem que passar pela CREDEN, Forças Armadas não tem autonomia em nada nesse país, tudo tem que ter autorização do Presidente.
É o que eu sempre digo, amigos. Defesa Nacional é política pública. Não vejo nenhum politico preocupado com isso no Brasil. O pensamento é o mesmo, se não temos guerras, não nos preocupamos com as FA.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Agra
4 anos atrás

Esse é o grande erro do Brasil e que talvez no futuro custe muito caro. O melhor que pode nos acontecer é que a pressão sobre a Amazônia continue aumentando, pois tvz essa seja a única oportunidade para abrir nossos olhos quanto ao tema defesa nacional, pq até hoje só dormimos. As pessoas não conseguem imaginar o quanto pode desenvolver um país a indústria de defesa. Imaginem se em 2003 tivéssemos lançado o nosso satélite com o VLS, se o Osório tivesse dado certo, se estivéssemos fabricando mísseis e vendendo, em que patamar estaríamos, os empregos gerados e as divisas… Read more »

Agra
Agra
Reply to  paulop
4 anos atrás

CMA não pode ser fundido. É muito importante. É prioridade Estratégica!

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  Agra
4 anos atrás

O que foi proposto é a unificação das Regiões Militares, todo o porte da infraestrutura e logística dessas Regões unificadas continuarão a existir, mas sob outra cadeia de comando. O que falta na visão estratégica dos políticos é criar uma comissão permanente da Amazônia, assim como políticas de inserção da Amazônia ao resto do país, integralizar à região ao território brasileiro, isto sim é prioridade. Outra prioridade é a transferência da bgd pqdt para o Centro-Oeste, isto de acordo com o planejamento estratégico do EB no programa Sentinela da Pátria, mas nunca foi executado. Este programa inclusive é coordenado com… Read more »

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  Matheus Santiago
4 anos atrás

Vale destacar ainda que para Amazonas, por exemplo, foram enviadas a Tefé e a São Gabriel da Cachoeira duas Brigadas de Infantaria Motorizadas, que hoje operam em áreas de fronteira. Outra brigada saiu de Petrópolis (RJ) para Boa Vista (AM).

Paulo Costa
Paulo Costa
4 anos atrás

Os Leo e Gepard que ficariam no Rio,foram para o sul,em S Maria e P Grossa. A FAB assinou um contrato para a nova base aérea em Palmas. O forte S Barbara em Formosa Goias,já esta bem grande,ao lado da ferrovia NS. Os Helis do Poti em Pernanbuco foram para Rondônia O Comara na Amazônia que já tem mais de 170 aeroportos pavimentados, os Sherpa ,Traders e Caravan,Bandecos já tem onde ir. Os KC-390 em 28 unidades,podem em tese transportar ,digamos em 20 unidades disponíveis no futuro próximo ,20×60 cada, tropas,etc em pouico tempo. Tem mais ,mas não me lembro.Digitem,Comara,Cindacta,etc… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
4 anos atrás

Como dizia meu professor de arte marcial: “- Não façam corpo mole, pois no ringue nós somos o que treinamos!”

nonato
nonato
4 anos atrás

Sugiro que os editores façam algumas matérias explicando o bê a Bá dessas estratégias de guerra. Ataque, defesa, infiltração, etc.
Isso que os caras vão treinar.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
4 anos atrás

Acima continuam apontando Rússia e China como prováveis inimigos , acordem , estes estão na Europa Ocidental , onde vêm o seu Futuro Econômico na Amazônia e no Mercado brasileiro , os dois primeiros não pensam desta forma, a longo prazo ou talvez nunca nos farão alvos . Voltem atrás , levantem desde o inicio desde os anos 40 , quem em diversas oportunidades questionou ou comentou sobre a Amazônia brasileira ,então tirem suas conclusões , Rússia e China tem Reservas imensas, a Europa , fora do mundo Latino tem pouco tempo mais como Potência econômica , estão chegando ao… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  jose luiz esposito
4 anos atrás

Pois é, tem gente que ainda não acordou pra isso. Primeira coisa para montar uma boa defesa é antecipar quem poderá ser o inimigo e com quais meios ele poderia nos atacar. Fora que Rússia nem possui marinha de projeção de poder, apenas a China que é longe pra dedéu. Muito neguinho viajando.

Salim
Salim
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Em um ataque hipotético da China ou Rússia e claro que eles utilizariam suas bases em paises vassalos na África ou America sul. Paises europeus ainda tem colonias na América do sul. Portanto uma analise criteriosa e de suma importancia para guiar acoes defesa.

100nick-Elâ
100nick-Elâ
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

“Fora que Rússia nem possui marinha de projeção de poder” – a Rússia pode atingir qualquer país do mundo com seus mísseis balísticos, seus TU-160 (que recentemente estiveram aqui na Venezuela posando para foto) e seus submarinos; somente porque tem só um porta-aviões, você diz que não tem projeção de poder? se eles tivessem interesse em invadir e dominar, aí sim, PA seriam úteis, mas se a idéia for só punir, um míssel deles é suficiente. Vá estudar. Os russos estão na Venezuela, Cuba e Nicarágua e ainda tem ignorante dizendo que não têm projeção. Não adiante ter olhos, se… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  100nick-Elâ
4 anos atrás

O fumo tava bom…

Flanker
Flanker
Reply to  100nick-Elâ
4 anos atrás

E ainda chama os outros de fanboys!!! Kkkkkkkkkkkkkk
Peraí, só um detalhe: como se escreve fanboy em russo? Aí sim, vai ficar perfeito! Kkkkkkkkkkk
Me divirto lendo a “asneira do dia”, escrita, produzida, patrocinada e estrelada por 100-nick…..kkkkkkkkkkkk

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  100nick-Elâ
4 anos atrás

O problema dos russos é se tiverem que fazer uma “Forced Entry”.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Space Jockey, Se você for estudar o General Paton e o General MacArthur, iria concluir que êles também estavam viajando? Se por êles fossem nem a Rússia, e nem a China estariam aonde estão hoje. Você não pode pensar daqui a três e mêses cara. Você tem que pensar nos próximos 20, 30 ou 40 anos. Por não pensar assim é que o Brasil sempre perde o bonde. Sempre correndo atrás do prejuízo. Pessoas como você fazem parte dessa cultura da procrastinação, a qual coloca o Brasil em desvantagem. Nem a Rússia e nem a China precisam de deslocar uma… Read more »

Castro
Castro
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Viajando na maionese.
Tem um que fala que os chineses vão invadir pelo sul mancomunados com os argentinos !!!
Quem irá nos defender ????

Tadeu mendes
Tadeu mendes
Reply to  Castro
4 anos atrás

Castro,

O tema aqui é para pessoas adultas. Você é mais um agitador virtual que aparece por para falar baboseiras.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Space Jockey,

Você saberia me dizer o que foi a crise de mísseis em Cuba?

Você por acaso sabe que estivemos bem perto de um terceira guerra mundial por causa do estúpido Fidel Castro?

Você sabe quantos MRBMs. foram levados para a ilha em navios cargueiros?

Imagina disponibilidade de navios de containers nos dias de hoje.

Êles poderiam fazer até pior.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Tadeu, apesar de pensarmos diferentes e estarmos em lados diferentes – você é azul, eu sou vermelha – eu tenho respeito por você.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  100nick-Elã
4 anos atrás

Nick-Elãn,

Agradeço pela deferência.

Eu não sabia que você é da Venezuela e do sexo feminino.

Temos ideologias, idades e formação cultural diferentes.

Sem entrar no mérito da política e da ideologia que nos separam, permita-me dizêr-lhe que o seu país merece um futuro melhor.

A Venezuela poderia sêr como um Dubai na AS.

Ainda há tempo de salvar o seu país.

Boa sorte.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  jose luiz esposito
4 anos atrás

A maior prova do zoio grande europeu em nossas riquezas já veio pela boca do “Lacron”. Só ficar de olho nessa turma do “velho mundo”.

nonato
nonato
Reply to  jose luiz esposito
4 anos atrás

Os chineses e russos já tem infiltrados. Quinta coluna.
Cuba, Venezuela, Nicarágua, Bolívia, Argentina…

Giovani pra
Giovani pra
4 anos atrás

Pergunta: Quais setores do Exército são dispensáveis, pra tornar lo mais enxuto e funcional, já a vaca anda magra.

Rodrigo
Rodrigo
4 anos atrás

Não está na hora de mudar isso?
O que adianta preparar oficiais de carreira, se lá embaixo tá obsoleto?
Pq 99% dos soldados são serviço obrigatório, passou um ano ele dá baixa e lá se foi o investimento nele.
Quando servi em 2012 fomos uma vez só pra treinamento de tiro. E pra economizar era 5 tiros em cada posição de combate.

JCuritiba
JCuritiba
4 anos atrás

Para variar, foto de Astros atirando… E como sempre, nada de fotos atingindo a área alvo.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
4 anos atrás

Pra se ter doutrina no emprego de seus meios e táticas é preciso treino, treino ,treino. Um exercício desta magnitude é o local ideal pro EB mostrar sua grandiosidade com tudo que tem de melhor em equipamentos.