(CNN) – Vários membros do Estado Islâmico no Iraque e na Síria (ISIS) escaparam de uma prisão síria no domingo, arrancando portas e usando-as para derrubar um muro durante uma “revolta nas instalações de detenção”, disseram as autoridades.

A prisão de Ghweran, localizada na cidade de Hasakah, no nordeste do país, é administrada pelas Forças Democráticas da Síria (SDF), curda, um importante parceiro dos EUA na luta contra o ISIS.

Os prisioneiros do ISIS tomaram o primeiro andar da prisão, derrubaram algumas das paredes internas e destruíram as portas, disse Mustafa Bali, chefe da assessoria de imprensa do SDF, em um tweet no domingo.

“Alguns deles conseguiram escapar e a busca por eles está em andamento”, acrescentou.

Lá dentro, os prisioneiros fizeram uma rebelião que as autoridades lutaram para controlar. “A situação está tensa dentro da prisão atualmente”, disse Bali. “As forças antiterroristas estão lidando com a situação para restaurar o controle do térreo da prisão e restaurar a calma da prisão em geral”.

Um oficial militar dos EUA confirmou à CNN no domingo que havia uma situação em curso na prisão. Os repórteres da CNN no local ouviram gritos altos dos prisioneiros.

As identidades dos membros do ISIS que escaparam e quantos escaparam ainda não estão claras.

A coalizão militar liderada pelos EUA que luta contra o ISIS está fornecendo assistência de vigilância aérea na tentativa de encontrá-los, informou a coalizão em comunicado.

“A SDF está reprimindo a insurreição. A instalação de Hasakah possui membros de baixo nível do ISIS. A Coalizão não possui instalações de detenção ou campos na Síria”, disse o comunicado.

A SDF é responsável por todas as prisões do ISIS no norte da Síria. Esses campos e prisões abrigam de 11.000 a 12.000 combatentes do ISIS capturados no campo de batalha, bem como os deslocados pela luta contra o ISIS.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Morais
Felipe Morais
4 anos atrás

“A prisão de Ghweran, localizada na cidade de Hasakah, no nordeste do país, é administrada pelas Forças Democráticas da Síria (SDF), curda, um importante parceiro dos EUA na luta contra o ISIS”.

Não pareceram tão importantes quando da decisão de retirada das tropas americanas da Síria.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Felipe Morais
4 anos atrás

Parceiros dos EUA só mesmo o Reino Unido e o Canadá.O resto é só relação de conveniência.

SPQR
SPQR
Reply to  Allan Lemos
4 anos atrás

E Israel.

Carlos Campos
Carlos Campos
4 anos atrás

Que porcaria, o Trump devia acelerar as coisas e sair da Siria

Alfa BR
Alfa BR
4 anos atrás

Faltou um pessoal assim para tratar da situação:

https://www.youtube.com/watch?v=o9kI-aUZrdE

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
4 anos atrás

Alguém se lembra das atrocidades que estes ratos fizeram com o povo yazid?

Solução Carandiru para o Isis

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Alexandre ziviani
4 anos atrás

Quando vc olha para o abismo por tempo demais, o abismo olha de volta para vc!

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  Alexandre ziviani
4 anos atrás

Meu caro Alexandre ziviani….Alguém está por trás, impunemente bancando pela perpetração de tudo isto não é…!!!…Deve ser o Maduro…A cabeça dele está a prêmio por ser mais uma ameaça ao “mundo livre”….

Antonio Palhares
Antonio Palhares
4 anos atrás

Era a “oposição moderada”. Prisões do “exercito livre da Síria”. Até que enfim, algo para quebrar a monotonia destes dias. Esta fuga foi combinada. As despesas com manutenção desses bandidos cortadores de cabeças, estava ficando cara em época de grana rara.
Se estivessem em cadeias do regime Sírio não teriam escapados e tratamento era outro.

100nick-Elâ
100nick-Elâ
4 anos atrás

Os Estados Unidos soltaram seus cães? Não se preocupem, esse tipo de patifaria tem remédio. Os médicos recomendam tomar uma pílula chamada Putin por mais 10 anos e o mundo estará curado.