Home Asa-fixa Bolsonaro revoga decreto que permitia ao Exército voltar a operar aviões

Bolsonaro revoga decreto que permitia ao Exército voltar a operar aviões

6343
243
C-23 Sherpa, avião que o Exército planejava adquirir para o retorno das operações de asa fixa

Depois da repercussão negativa na FAB, com críticas públicas de militares da reserva, o presidente Jair Bolsonaro revogou o decreto assinado na semana passada que permitia ao Exército voltar a ter aviões.

Em novo decreto, Bolsonaro revogou o texto e restaurou a vigência do decreto nº 93.206 de 1986 que estabelece que a Aviação do Exército é destinada apenas à operação de helicópteros.

DECRETO Nº 10.391, DE 5 DE JUNHO DE 2020

Restaura a vigência do Decreto nº 93.206, de 3 de setembro de 1986, e revoga o Decreto nº 10.386, de 2 de junho de 2020, que dispõem sobre a Aviação do Exército.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso VI, alínea “a”, da Constituição,

DECRETA:

Art. 1º Fica restaurada a vigência do Decreto nº 93.206, de 3 de setembro de 1986.

Art. 2º Fica revogado o Decreto nº 10.386, de 2 de junho de 2020.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 5 de junho de 2020; 199º da Independência e 132º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO
Fernando Azevedo e Silva

Subscribe
Notify of
guest
243 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
stanaka
stanaka
5 meses atrás

É uma pena. A capacidade de operar aeronaves de asa fixa daria um grande ganho de capacidade à aviação do Exército, que seria muito bem vinda para as operações de abastecimento das suas unidades de fronteira.

Tomcat4,2
Reply to  stanaka
5 meses atrás

O PR entrou numa sinuca de bico agora com as forças armadas.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Tomcat4,2
5 meses atrás

Tá sempre entrando, vai ser assim até o último dia de seu governo. É um vacilão, sem juízo que não houve ninguém, tentando agradar a todos, não vai agradar ninguém, ficando mal na fita e deixando mal que o apoia. Isso é um erro clássico na política e na vida!!

PACRF
PACRF
Reply to  Karl Bonfim
5 meses atrás

Personalidade dúbia. Brincando de assinar e revogar decretos. Presidente em 3D: Despreparado, Desacreditado e Desesperado.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  PACRF
5 meses atrás

PACRF”, infelizmente o capitão se tornou um fanfarrão. Mas todos erram ao avaliar ele e seu desgoverno, ele não é uma ameaça a democracia (democracia só existe graças ao povo), ele é uma ameaça a seu próprio governo, a confiança e a esperança que nele foi depositada junto com os votos que recebeu de milhões de almas tupiniquins!!. Que lástima! Que sina é essa de nós, o povo brasileiro!!!

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Karl Bonfim
5 meses atrás

Pela incompetência anterior ele chegou e pela própria trará o inimigo de volta, parafraseando, QUE LÁSTIMA!

Anthony
Anthony
Reply to  Carlos Gallani
5 meses atrás

Pareca fraco quando se e forte!

A arte da guerra!

filipe
filipe
Reply to  Karl Bonfim
5 meses atrás

Todos esses políticos vacilam,o Lula aparentemente percebia melhor de defesa e da industria de defesa, apesar de nunca ter sido militar, foi o presidente do Prosub, vacilou no FX-2 , mas acertou em outros bons acordos (H-225M Caracal, Blindados 6×6 Guarani). o FHC foi o presidente do A-12 São Paulo, A Dilma escolheu o Gripen, lançou o satelite SGCD, o Temer foi o presidente das Corvetas Tamandarés e dos Porta-Helicopteros Atlantico… O Bolsonaro ainda não fez nada pelas Forças Armadas, se calhar vai lançar o programa Nuclear militar do Brasil, vai retirar o Brasil do TPN e desenvolver a nossa… Read more »

Tomcat4,2
5 meses atrás

Deu ouvidos a choradeira da FAB???
Deveria ter feito, ao menos melhorias ou modificações no texto anterior ao invés de revogá lo .
E agora como o EB vai voar seus Sherpa’s???

filipe
filipe
Reply to  Tomcat4,2
5 meses atrás

Os Sherpas vão para a FAB amigo Tomcat… Mais aeronaves para o inventário da maior Força Aerea da América Latina.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  filipe
5 meses atrás

Bom dia Felipe,

Camarada, eu não apostaria nisto. A conversa do “militar de alta patente”, que disse que bastasse um aporte maior na pasta da FAB para aumentar as operações de apoio…creio que isso não vai dar em nada. Assim como a tal comissão conjunta para um sistema de defesa aérea unificado. Este mês finda os seis meses da dita comissão.

Cadê os defensores dela? Tem o (ou tinha, já deve ter ido pra outro lugar) comentarista que me criticou severamente quando disse que isto não levaria a nada. Cadê você e teus argumentos vazio “o cara pálida”.

CM

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  filipe
5 meses atrás

Os Sherpas vão para a FAB e, em troca, a mesma transfere a operacionalidade dos Sabres para o EB. A FAB é igual ao Rio De Janeiro: quer ser sempre os “centro das atenções” e abocanhar todos os enventos internacionais.

Robert Smith
Robert Smith
Reply to  Vinicius Momesso
5 meses atrás

Putz…. vão se livra dos Sabres nas costas do Exercito? E como vai ficar o apoio dos Batalhões de Fronteira? quero ver usar um Sabre para missões de logística na Amazônia …
Se a FAB tiver condições de operar os Shepas exclusivamente em prol do apoio deste.. pode ser bom… quanto aos Sabres… se isso for verídico o ideal pro Exercito e mandar eles todos para Tabatinga e usa-los pra o que foram desenvolvidos… combate a tanques…

Marcos Cooper
Marcos Cooper
Reply to  Robert Smith
5 meses atrás

Esqueça isso,é delírio. O EB não quer essa tranqueira.

Marcos Cooper
Marcos Cooper
Reply to  Vinicius Momesso
5 meses atrás

De onde vc tirou isso? Já está confirmado?

Celso
Celso
Reply to  filipe
5 meses atrás

Só se for quando tivermos alguma campeonato de guerra de bandeirante…

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  filipe
4 meses atrás

Escrevas aí , date e guarde , estarão com a inscrição EXERCITO ,terás a confirmação ! Quando a FAB aceitou os 12 helicopteros de ataque russo , não reclamou , talvez é a unica que opera este tipo de helicopteros , então a FAB gosta muito de Monopólios , na Economia é um Senhor ATRASO e na DEFESA uma Desgraça total , procures a historia militar italiana na II Guerra , de onde o Brasil copiou a tal Aeronáutica .

Carlos
Carlos
Reply to  Tomcat4,2
5 meses atrás

Votei Nele , Mas o que Ele Fala Sentado , Ele não Sustenta de Pé . 😂😂😂😂
Maria Vai com as outras , é Pouco pra Ele .
😂😂😂😂😂

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Carlos
5 meses atrás

Pobre um um Pais que se dividiu entre um Bando de Ladrões e um Bando de Incompetentes, Eu também escolhi o segundo grupo. Segue o jogo, toca voltar para a Avenida Paulista quando Ele ferir a Constituição.

Diogo
Diogo
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 meses atrás

Srs., alguém já tentou tirar um osso da boca de um cachorro grande? É esse o fardo que o presidente está carregando…ou vcs acharam que seria fácil quebrar toda essa entranha podre e corrupta que assola esse país a décadas? Dá pra confiar em uma imprensa que em governos anteriores faturava bilhões e que se fez de cega enquanto esse país sofreu o maior esquema de corrupção da história mundial? Se essa imprensa tivesse durante as administrações anteriores 1/4 do empenho que tem agora a historia seria outra…e o que dizer do legislativo e do judiciário que não respeitam a… Read more »

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Diogo
5 meses atrás

“Diogo”, o maior problema do capitão é a sua falta de consistência no comando desta nação, aliado a personalização extrema com ações dúbias, sem sentido recheada de irracionalidade a cada dia que passa, deixa toda a sociedade a mercê de uma incerteza que só piora a situação de crise geral que vivemos, dando munição aos seus adversários que não param de bombardeá-lo, no meio desse fogo cruzado, “nós o coitado do povo”, que sempre pagamos o pato!!!

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Karl Bonfim
4 meses atrás

Talvez depois deste comentários entre teu nome entre na relação do FEBEAPA !

Sequim
Sequim
Reply to  Diogo
5 meses atrás

Diz isso para as mais de 30 mil vítimas da COVID que esse energúmeno despreparado chamou de “gripezinha”. É só mais uma prezepada desse (des)governo agonizante.

Diogo
Diogo
Reply to  Sequim
5 meses atrás

Sim, por vezes a sua língua sobra para fora da boca mas esse maldito vírus infelizmente matou no mundo inteiro e não só por aqui. Torcemos para que ele seja um louco e que erre todas as previsões sobre a economia e os graves problemas sociais que virão. Caso aconteça, a pandemia será fichinha…

Miguel Felicio
Miguel Felicio
Reply to  Sequim
4 meses atrás

NÃO FALA BESTEIRA SEQUIM. Esqueceu que o STF (o real governante atual) não deixou ele tomar atitudes quanto a tal gripezinha?!……..gripezinha mesmo, porque esqueceram-se dos outras doenças que tem matado muito mais e NÃO PARARAM país algum por causa das mesmas………não vou tentar te explicar minha opinião, porque este não é o assunto do post.

PACRF
PACRF
Reply to  Diogo
5 meses atrás

Diogo, a imprensa também é duramente atacada pelo Trump. Aqui, nos governos passados, a mesma foi chamada de “golpista”. Lembra? Quando governos democráticos reclamam de forma tão dura da imprensa (Trump e Bolsonaro) é porque ela está fazendo seu trabalho: informar. O que os governos democráticos de qualquer “ideologia” desejam? Imprensa informando (publicando) apenas o que é “bom” para eles. Quanto aos governos autoritários de qualquer “ideologia”, qual é a primeira providência deles? Ameaçar e tentar acabar com a imprensa. Afinal, só vale a narrativa que criam sobre si mesmos.

The Aviator
The Aviator
Reply to  PACRF
5 meses atrás

Ou comprá-la, como fez o Lula injetando milhões nas organizações Globo! Afinal, se calaram enquanto bilhões foram para Cuba, Venezuela e Angola. O mais lamentável foi que tudo aqui se tornou politizado demais.

Charles Dickens
Charles Dickens
Reply to  Diogo
5 meses atrás

Recomendo que você procure tratamento médico. Imprensa não foi contra o PT? Tem certeza?

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 meses atrás

“Pobre um um Pais que se dividiu entre um Bando de Ladrões e um Bando de Incompetentes, ” “Bando de Incompetentes” !!

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Alexandre Cardoso
5 meses atrás

O Único Isento és tu !!!!!!

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  jose luiz esposito
5 meses atrás

Só por que tu quer
 

Last edited 5 meses atrás by Alexandre Cardoso
jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Alexandre Cardoso
4 meses atrás

Tu QUERES , meu amigo !

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 meses atrás

Essa pária que nos vendeu um sonho verde e amarelo é o criador de uma nação de desalentados, com a faca e o queijo na mão opta por esmurrar-se!

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Carlos Gallani
5 meses atrás

Com a faca e o queijo na mão para quê?
 

Last edited 5 meses atrás by Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 meses atrás

A única coisa positiva disso tudo, é que apesar dos pesares, as forças armadas, aparentemente respeitarão a Constituição e instituições ( claro, respeito às instituições é consequência, do respeito à Constituição ). Isso por si só, talvez, seja e indique um pouco de amadurecimento da sociedade brasileira, pois qquer instituição de um País, é um espelho da sociedade. Se essa lambança toda promovida pelo Bolsonaro, ser ou se transformar em mais um passo no sentido de amadurecimento da sociedade, será ou está sendo algo positivo desse governo. Mesmo que seja o único. Talvez até seja melhor se esse sujeito (… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Carlos
5 meses atrás

pra ter tomado essa decisão ele ouviu tbm o eb…lembrando q quase todos militares do governo sao oriundos do eb…o nosso lider sempre faz o melhor para o nosso país.

Lucas
Lucas
Reply to  horatio nelson
5 meses atrás

E quando eu contar até três você vai acordar.
Um… Dois… Três!

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Carlos
5 meses atrás

Coitada da Maria, ter ele como discípulo!!!

Paulo Maffi
Paulo Maffi
Reply to  Carlos
5 meses atrás

Basta ver como foi a trajetória dele no Exército pare se ter uma ideia de sua incapacidade de governar e realizar um planejamento estratégico, sem contar os interesses implícitos que permeiam seu governo e divergem dramaticamente com os da Nação.

Salim
Salim
Reply to  Paulo Maffi
5 meses atrás

Foi Reformado por participar levante por salários que são contra rregulamento e constituição, dai ele foi pro congresso onde mamar teta nacional e fácil e levou filhos pra estruturar quadrilha. Infelizmente foi única opção segundo turno que sobrou. Ta difícil alguem honesto e competente, triste e arrastar forças armadas nesta aventura e oficiais renomados se deduzirem pelo poder/dinheiro e benesses.

Paulo V S Maffi
Paulo V S Maffi
Reply to  Salim
5 meses atrás

De fato! A Nação, sempre fica em segundo plano. Independente da ideologia, parece que àqueles alçados ao Executivo federal ou aos setores extremamente corporativistas da administração pública abandonam a missão de construção de um país para se dedicar a cristalização de benesses e consolidação de carreiras.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Salim
5 meses atrás

Caro Salim. Pensando apenas em termos de ideias (sem fazer juízo de valor ou caráter), existiam vários candidatos no primeiro turno. Era uma questão de avaliar o histórico de cada um naquele momento. No período anterior á campanha, vários pré-candidatos foram entrevistados por vários canais, revistas, jornais. Havia ampla informação sobre cada um, sobre seus méritos e problemas.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Paulo Maffi
4 meses atrás

FEBEAPA esta na Moda novamente !

JUNIOR
JUNIOR
5 meses atrás

Brigadeiros mimizentos também, na segurança publica é uma vaidade dos infernos também e nada se desenvolve devido as vaidades… país de acéfalos.

715 team
715 team
Reply to  JUNIOR
5 meses atrás

Correto. A vaidade nesses meios esta acima da técnica. Pena que o povo não enxerga e idolatras eles.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  JUNIOR
4 meses atrás

Brigadeiros: era menino e ouvia comentários de meus tios , sobre eles , não ténhamos aviões para nada , a não ser para transportarmos provilegiados para baixi e para cima , mas a Aeronautica derrubava Presidentes , mas não tinha condições de Controle do Espaço Aéreo , que toda nossa aviação dependia da PANAIR do Brasil , então os Brigadeiros resolveram o Problema na Mão Grande , ao memo tempo que atrasavam a AERONAVAL , chegamos então a data de hoje , depois de Dois PAs , sem uma Doutrina Aeronaval , 90% no mínimo a ** AERONAUTICA **, Graças… Read more »

Matheus Augusto
Matheus Augusto
5 meses atrás

Não creio nisso … poxa presidente, caiu no meu conceito.
Já a FAB, defender o pais parece que ta bem baixo na lista de prioridades dos brigadeiros, que vergonha.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Matheus Augusto
5 meses atrás

Dois! O homem se deixa intimidar, não merece ser meu Cmt em chefe!

CM

Tomcat4,2
Reply to  Matheus Augusto
5 meses atrás

E olha que é Cap.EB da reserva hein, imagine se fosse da FAB.

Sergio Cintra
Sergio Cintra
Reply to  Matheus Augusto
5 meses atrás

Tem muita mistura de visões. Num ponto do Campo dos Afonsos fica a Brigada Paraquedista, que é a entrada da Vila Militar do Rio. Qdo treinamentos são realizados, viamos Bufalos e vemos ainda os Bandecos, Hercules e Caracóis – todos fabianos e assim a banda toca té hoje. Nunca chegou até o publico externo, qualquer desavença aí relatada entre os comandos. Assim como pessoalmente, vi Xavantes na Macega nas mãos de oficiais (aviadores) da Marinha. Tudo funciona nas interações entre os comandantes operacionais das forças, porque estão fazendo as forças andarem. Os Mi (Mar) – Mi (Ex) – Mi (Aer)… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Sergio Cintra
5 meses atrás

No Rio funciona pois e a corte, só pra fazer coquetel. Tem funcionar lá na fronteira, no meio mar, na caatinga. Pelotões fronteira estão desabastecidos. No caso do rio Traíra teve que sair helicóptero de Taubaté , no recém criado grupamento para acudir pelotão. Aparato no RJ devia ser desmobilizado para bem Faas Brasil.

Rodrigo LD
Rodrigo LD
5 meses atrás

Típico de países com doutrina militar atrasada; em terra = Exército, voou = Força Aérea, flutuou = Marinha. Por isso vemos bizarrices como os P-3 ( em operação na FAB) desempenhando funções que no mundo todo são típicas das Marinhas, além dos Mi-35 ( também da FAB) em funções típicas de aeronaves que deveriam ser do Exército. Abraço, camaradas.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Rodrigo LD
5 meses atrás

Lamentável mas sou obrigado a concordar!

Bardini
Bardini
Reply to  Rodrigo LD
5 meses atrás

Os P-3 e os Bandeirulhas estão na FAB pq a MB nunca quis desempenhar essa missão…
.
Os Mi-35 estão na FAB pq o EB se recusou em receber essas aeronaves adquiridas pelo GF…

Tomcat4,2
Reply to  Bardini
5 meses atrás

Mesmo assim por pirraça das forças que recusaram operar o que ,como se vê mundo afora, deveria estar sendo operado pelas mesmas.

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Bardini
5 meses atrás

Não conte a história (reparou que é com H?!) pela metade. A FAB queria passar os P-3 e os P-95 à MB, mas sem o orçamento que lhe é disponibilizada para operar tais aeronaves… Ou seja, a FAB do mesmo Rossato queria ficar com o dinheiro e empurrar a obrigação a outros… Outra coisa, antes de 1965, foi a FAB quem brigou para manter a aviação de patrulha sob sua responsabilidade…. Quanto aos Mi-35, foi a própria FAB, na época do Saito, que resolveu receber… Poderia ter indicado outro tipo de vetor. O que os russos queriam era vender equipamentos,… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Bardini
5 meses atrás

passe o orçamento atua, maquinario e pessoal de porteira fechada que a MB faz. Quer ganhar pessoal mandando so o trabalho? Mandar o trabalho e continuar com a verba?

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Bardini
4 meses atrás

Nunca deixaram !

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Rodrigo LD
5 meses atrás

Esses Mi-35 podem ser considerados como um dos maiores mistérios da força. Queria saber a disponibilidade e eficiência desses bichinhos. Acredito que não há meio termo, ou é uma porcaria ou é espetacular. Digo isso porque se for “Espetacular” como falar bem de um produto vermelho… se for “Porcaria” como justificar a comprar um treco desses. Mistério…

Juarez
Juarez
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 meses atrás

Em breve será 0% de disponibilidade

Robert Smith
Robert Smith
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 meses atrás

Porcaria…. minha humilde opinião … pelo visto a FAB quer se livrfar deles trocando com o exercito que, pelo que já li, nunca quis a gerigonça soviética…

Mercenário
Mercenário
Reply to  Robert Smith
5 meses atrás

Essas aeronaves foram compradas pelo governo anterior para dar uma equilibrada na balança comercial com os russos.
 
Mais uma ca…. do desgoverno anterior.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Mercenário
5 meses atrás

Olá Mercenário. A aquisição de material militar para equilibrar a balança comercial é algo bastante comum nos países produtores de petróleo. No caso brasileiro, geralmente há superávit na balança devido à exportação de alimentos (grãos e carne);

Tadeu Mendes
Reply to  Rodrigo LD
5 meses atrás

Rodrigo LD,

Infelizmente o Brasil adora pensar como país de terceiro mundo.

A FAB quer monipolizar e perpetuar um concêito obslêto.

O presidente brasileiro vacilou, e continua dando mais
munição para a esquerda desgraçada, que quer destruir o que sobrou do país.

Last edited 5 meses atrás by Tadeu Mendes
Ernani Borges
Ernani Borges
5 meses atrás

Se a Marinha pode, porque o Exército não pode?
 

Cristiano de Aquinaa no Campos
Cristiano de Aquinaa no Campos
Reply to  Ernani Borges
5 meses atrás

Verdade, pelo menos o exército ao contrário da marinha, não fica sem chão para operar seus aviões como a marinha que gastou dinheiro para operar caças num porta-aviões que não opera mais.

Jef2019
Jef2019
5 meses atrás

Quanta lambança….será que ate o fim do governo um decreto será mantido e não revogado? É melhor esperar alguns dias ate publicar alguma coisa que venha do planalto…

Mano Jô
Mano Jô
Reply to  Jef2019
5 meses atrás

Bolsonaro arrega fácil demais.

Marcos
Marcos
5 meses atrás

Pediu para revogar ou ameaçou derrubar os aviões como fez com os drones da PF?
 
 

IgorLima
IgorLima
Reply to  Marcos
5 meses atrás

Como assim?

Marcos
Marcos
Reply to  IgorLima
5 meses atrás

Oficiais ouvidos por ISTOÉ disseram que o comandante da FAB, Juniti Saito, ameaçou derrubar os Vants da PF, caso levantem voo sem autorização. Na conversa com Corrêa, Jobim deu razão à FAB e pediu ao diretor da PF que não alimentasse mais a polêmica.”

Glasquis7
Reply to  Marcos
5 meses atrás

???
Conta essa historia que eu não estou sabendo.

Juarez
Juarez
Reply to  Glasquis7
5 meses atrás

Pois é Glasquis, eles são aqui que nem papagaios, repetem tudo sem questionar.
No início da operação dos Heron pela PF, na vertical de Foz quase colidiram com uma Anv de passageiros
Aí se colide a culpa seria FAB quebautirizou.

Tomcat4,2
Reply to  Juarez
5 meses atrás

Poisé Juarez(tava sumido hein) a galera não pesquisa os porquês, o que vale é passar adiante. Trágico!!!

glasquis7
Reply to  Juarez
5 meses atrás

Sem tempo Juarez. A sua ausência se sente muito ultimamente. Alguém tem que por ordem na casa né?

Samuca cobre
Reply to  Glasquis7
5 meses atrás

Nossa… essa história é velha… na época foi bastante divulgada… kkk

glasquis7
Reply to  Samuca cobre
5 meses atrás

Da historia dos atritos entre a PF e a FAB pela compra dos Drones eu sabia. O que eu não sabia é que Saito havia ameaçado derrubá-los.
 

Leandro
Leandro
5 meses atrás

Como levar a sério um país com um presidente que num dia publica uma coisa, que imaginamos ter sido debatida por uma equipe durante bastante tempo, se no outro dia, por conta de uma repercussão desfaz tudo???!!!!

Wilson
Wilson
Reply to  Leandro
5 meses atrás

Está parecendo o Jango durante a Guerra da Lagosta.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Leandro
5 meses atrás

ele não esperou uma reação negativa da fab….vc acha q o brasil precisa ser levado a serio ??? vc axa q isso aqui é serio ??? o general de gaulle explica nossa situação.

Leandro
Leandro
Reply to  horatio nelson
5 meses atrás

Horatio, o governo, e digo isso independente se é o atual ou qualquer outro, deveria tratar com seriedade as coisas. Quando me referi acima sobre o assunto ser debatido, eu imagino que qualquer decreto (vamos pegar o exemplo das forças armadas) seja exaustivamente debatido durante um tempo “x” no âmbito do ministério da defesa e no comando das forças ou das áreas que devem se envolver. Então, penso eu, é um desrespeito aos envolvidos e ai ministério e as forças envolvidas, pois acredito que no ali, no decreto, foram investidos horas de trabalho e dedicação que são pagos com nossos… Read more »

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Leandro
5 meses atrás

Olá Leandro. Toda documentação do gabinete da presidência passa antes pela Casa Civil, que avalia a legalidade, revisa o texto, confirma os entendimentos. Nada deveria ir para a mesa da presidência sem antes ter sido revisado pela Casa Civil. No caso do Decreto, o entendimento envolveu ainda o MInDef (interessado) e o MInEconomia (autorização do gasto). Cabe ao ministro da deseja coordenar os esforços e mediar os conflitos dentro do ministério. Portanto, no mínimo, dois ministros erraram (Defesa e Casa Civil).

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Leandro
5 meses atrás

Esse é o país da cloroquina, aqui se coloca o carro na frente dos bois por decreto mesmo, desmiolado é pouco!

Wellington Góes
Wellington Góes
5 meses atrás

Só fala e faz lambança….

Marcos Cooper
Marcos Cooper
5 meses atrás

é um imbecil completo!

Teropode
Reply to  Marcos Cooper
5 meses atrás

Ele disse que forças ” não ocultas” não o deixam governar 🎃 , deve ser o subconsciente, bipolares são assim .

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Teropode
5 meses atrás

E bota bipolar nisso!!

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Teropode
5 meses atrás

Ninguém precisa fazer nada, ele mesmo se esmurra!

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Marcos Cooper
5 meses atrás

Leviano e incopetente, acho que essa duas palavras definem ele.

Diego
Diego
Reply to  Marcos Cooper
5 meses atrás

No início do mandato ele tinha um partido uma base ele podia aprovar o que quisesse. Mas o interesse dele nunca foi o bem nacional.

Thiago
Thiago
5 meses atrás

Tenda visto a atuação dos militares no governo federal, sendo os de cargo eletivo, sendo os indicados só posso agradecer por termos fronteiras pacificas. Porque se dependesse da capacidade desses homens nos sofreríamos muito.

PACRF
PACRF
Reply to  Thiago
5 meses atrás

Concordo Thiago. Afinal, as forças armadas sequer conseguem manter a integridades de nossas fronteiras, por onde passa todo tipo de contrabando, principalmente de armas, que alimenta o crime organizado. Agora, se metem até na gestão da saúde em plena pandemia. É um caso único em todo o mundo.

Raduga
Raduga
5 meses atrás

Que lambança do messias salvador do nosso país.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Raduga
5 meses atrás

Pedimos um colete salva vidas e ganhamos uma bigorna!

FERNANDO
FERNANDO
5 meses atrás

Bye, bye SHERPAS,
Eu tenho uma ideia LOCA, os generais do EB deveriam criar uma companhia aérea que operasse apenas para o EB.
risos, risos,
 

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  FERNANDO
5 meses atrás

faz um sentido isso…vide o exemplo dos eua onde os militares são enviados para o to as vezes por companhias aereas…
 

Last edited 5 meses atrás by horatio nelson
Lu Feliphe
Reply to  horatio nelson
5 meses atrás

Essas são empresas de bandeira, países como a Alemanha no início da Pandemia utilizaram empresas de bandeira para resgatar seus cidadãos de países infectados.
O Exército não vai utilizar essas empresas para levarem equipamentos e suplementos como meio principal para a logística na operação nas fronteiras, há relatos de que quando a Força Aérea não esteve disponível o Exército contratou algumas empresas para fazer isso, porém os custos e ainda mais caso fizessem essas empresas serem o principal meio de apoio aéreo logístico é desconhecido.

Diego
Diego
5 meses atrás

FAB terá caças modernos, MB submarinos, EB tanques? Soldados bem equipados? Artilharia anti aérea? O EB é a mais incompetente das 3 forças e não merece ser beneficiada só pq tem generais soprando no ouvido do presidente, estar no governo e não conseguir o que o EB precisa, e ainda jogar sujo querendo fazer papel da FAB, só mostra essa incompetência. A instituição EB está sendo apequenada com essa escalada na política.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Diego
5 meses atrás

Não se preocupe, os Generais de Pijama e seus asseclas estão muito bem $$$$$ . . . .

JS666
JS666
Reply to  Diego
5 meses atrás

A FAB terá caças, transportes, helis e AWACS modernos, aviões de patrulha bem decentes, mal ou bem tem até heli de ataque. Não tem comparação com as outras forças. Se ela chega e fala que tem aviões suficientes pra missão, bastam mais recursos, que moral o EB e a MB incompetentes tem pra discutir ?

Lu Feliphe
Reply to  Diego
5 meses atrás

O Exército necessita de aeronaves de transporte leve para atender as missões de logística na Amazônia, onde há relatos que a Força Aérea não pode cumprir todas as missões que o Exército quer.
De qualquer forma essa briga não funciona, e o Ministério da Defesa precisa integrar melhor as Forças Armadas, o Ministério da Defesa não está se empenhando com efetividade nessa questão.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Lu Feliphe
5 meses atrás

Caro. A FAB tem aeronaves disponíveis. Faltam recursos de custeio disponíveis para empregar a frota de transporte em toda a sua capacidade. Talvez seja prioritário o EB investir na revitalização dos postos de fronteira, incluindo melhorias nas pistas (pavimentação, iluminação) para que possam receber os aviões da FAB com segurança e melhorias nas comunicações usando o satélitegeoestacionário disponível.

Lu Feliphe
Reply to  Camaergoer
5 meses atrás

Segundo um jornalista na área de Defesa Roberto Caiafa, ele obteve informações sobre o uso do satélite geoestacionário na última operação do Exército na Amazônia, ou seja ele provavelmente já está operacional o que é um grande passo para a evolução da comunicação e informação para as Forças Armadas.

Luís Henrique
Luís Henrique
5 meses atrás

política é assim. o político vive da repercussão.   De qualquer maneira, o ideal é que os batalhões do EB tenham rapidez em deslocamentos aéreos na amazônia. Se isso for atingido com aeronaves Sherpa operadas pela AVEX ou operadas pela FAB, não muda nada.   O que precisamos é de uma maior integração entre as forças. Se as 3 forças caminharem juntas, se ajudarem e forem competentes, não existirá necessidade do EB operar aeronaves de asa fixa mesmo, oras.   Ou então podemos fazer igual outros países, cria uma força única. Ai tudo será da mesma força. Temos que unir… Read more »

willhorv
willhorv
5 meses atrás

As FAAs e este governo estão se transformando em uns fanfarrões.
Que falta de seriedade e competência. Meu Deus!
Oficiais da reserva opinando, outros se metendo onde não lhes é chamado….um verdadeiro bando de desocupados.
Ohhh país que nunca vai ser nada viu!
E o investimento feito…a formação dos pilotos…
Bons frutos seriam. Mas os brios nesta m….falam mais alto.
Lamentável.

Allan Lemos
Allan Lemos
5 meses atrás

“A caneta é minha.Quem manda sou eu,talkey?”

FERNANDO
FERNANDO
5 meses atrás

Bem, falando sério agora gente, fico triste pelo EB.
E engrosso o coro da maioria aqui, alguns oficiais da FAB, não tem visão estratégica, mas, se serve de consolo, estudem a história da Segunda Guerra Mundial.
O atrito entre o Exército (Heer) X Waffen-SSMuda-se o tempo, os exército, mas, a dor de cotovelo é a mesma.
Nada mais é do que o EGO do ser humano, o EGOCENTRISMO é triste.
A FAB parece um antigo amigo meu, não conquistava a menina, mas, não permitia que ninguém conseguisse nada com ela, se pudesse atrapalhava.
Enfim, coisas do EGO.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 meses atrás

Com o orçamento do EB acho mais negócio eles se entenderem com a FAB..
 
O EB não é o Exército Americano que compra Apache as centenas com preço de F16.
 
Aqui a integração mesmo que não desejada entre os comandantes tem que funcionar nem que seja a força.

João Bosco
João Bosco
5 meses atrás

Esse Decreto, na minha opinião, mostra apenas a falta de negociação do governo que já está dando sinais de descontrole devido à pandemia, dentro das forças armadas. Penso que, já que a MB pode operar aviões, por que não o EB não pode operar? Quando a MB passou a operar caças,se não me engano isso foi negociado entre a MB e a FAB. por que então não se pode fazer o mesmo agora? Sugiro que negocie o assunto, dando oportunidade do EB operar aeronaves até um certo limite de tonelagem de capacidade e para funções especificas – carga, por exemplo… Read more »

Adriano Madureira
Adriano Madureira
5 meses atrás

Resumo a atitude em duas palavra : FRACO e COVARDE…

Típico do Messias…

Joelson das Virgens de Almeida
Joelson das Virgens de Almeida
5 meses atrás

Retrocesso!!!

Andrew Martins
5 meses atrás

kkkk Alegria de pobre dura pouco.
 

Last edited 5 meses atrás by Andrew Martins
ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
5 meses atrás

Com essa arregada,o Messias mostra o quanto é fraco e suscetível a pressão,tal revogação só prejudica o EB que vai ter que depender da boa vontade da FAB quando necessitar de aeronaves de transporte para as demandas da força…

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
5 meses atrás

Mudou o que?
O EB depende da FAB desde Sempre.
Assim como a FAB depende do EB.
As 3 forças são interdependentes.
É assim na maioria dos países do mundo.
 
Se o Presidente assinou uma mudança, depois desistiu, significa que nada mudou. Continua igual aos últimos 50 anos.
É culpa do Bolsonaro os últimos 50 anos?

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Luís Henrique
5 meses atrás

Então ele não deveria ter assinado o primeiro decreto.
Ou o fez por incompetência.
Ou o revogou por covardia.
Nos dois casos é só mais um prova de que é pior presidente dos últimos tempos.

paulo
Reply to  Rafael Oliveira
5 meses atrás

sempre fui e sou Bolsonaro, mas neste caso,vejo covardia . tanto dele como os ex comandantes da FAB
 
 
 
 
 

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  paulo
5 meses atrás

Caro Paulo. Eu venho repetindo aqui que é irrelevante em quem eu ou você votamos. Eu gosto de separar o debate em três momentos. O debate ideológico (sobre ideias), o eleitoral (sobre partidos) e político (sobre as ações de governo). O debate eleitoral se encerra a partir do momento da apuração, quando começa o debate politico. As ações de governo interessam á toda sociedade. Qualquer que seja a ideologia de uma pessoa ou qualquer que tenha sido seu voto, as decisões de governo irão afetar essa pessoa, portanto é legítimo criticar e elogiar o governo. Fazer essa separação é importante… Read more »

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Rafael Oliveira
5 meses atrás

Pior presidente dos últimos tempos, quem sabe? A disputa é acirrada.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Rafael Oliveira
5 meses atrás

Caro Rafael. O erro de Bolsonaro foi de indicar um general do EB para o ministério da defesa (falei isso no início de 2019). Cabe ao ministro arbitrar e mediar disputas internas e coordenar as ações dentro do ministérios e com outros órgãos do governo e da sociedade. Bolsonaro não tem responsabilidade neste caso (isso não o exime de responsabilidades em outros problemas bem mais graves). O problema ocorreu dentro do MInDef. A Casa Civil também errou porque cabe a ela redigir, editar e revisar toda a documentação que vai para assinatura presidencial.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Luís Henrique
5 meses atrás

Em Espanha, até a Guardiã Civil tem aviões.
Assim como o exército Espanhol, Francês, Britânico, Italiano, Alemão e o Grego.
E o caso é ser aprovado e de seguida revogado.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
5 meses atrás

Pensamento muito mesquinho de achar que limitando o que a outra força pode operar vai sobrar mais dinheiro para eles (FAB).
 
O único jeito agora é pedirem $$ para comprar V-22 Osprey, dava uma volta nesse decreto defasado que certamente não inclui esse tipo de aeronave hehe

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  SmokingSnake 🐍
5 meses atrás

Se a aeronave “pertencer” à FAB, for pilotada por um piloto “pertencente” à FAB, mas cumprir a missão de prover assistência aero-logística para bases militares do EB, qual é a diferença?? Podemos fazer igual à China, vamos mudar o nome da FAB para FAEB Força Aérea do Exército Brasileiro. Vamos mudar o nome da MB para MEB, Marinha do Exército Brasileiro. Ai acabou a confusão. É tudo do EB e pronto.   A crítica do pessoal da FAB é pertinente sim. Temos um EXCESSO de aeronaves de transporte. Pra que torrar milhões com mais aeronaves, treinar mais pilotos, mecânicos, etc.… Read more »

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Luís Henrique
5 meses atrás

Vários exércitos operam aviões até porque o transporte de tropas e suprimentos é essencial para a logística do exército. Se seguir essa lógica as marinhas não deveriam ter avião também, só barco e pedir para alguém da força aérea executar missões no mar no qual ele tem pouco conhecimento.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  SmokingSnake 🐍
5 meses atrás

Marinha é diferente porque as aeronaves operam embarcadas em navios aeródromos. Mesmo assim as aeronaves e os pilotos poderiam pertencer à força aérea e operar em navios da MB, se houvesse grande integração entre as forças. Caças e pilotos da RAF operam nos navios aeródromos da Royal Navy sem problemas. As aeronaves da FAB como os F-5, AMX e A-29 são de extrema importância para o EB. Mas nem por isso precisam ser transferidas para a “posse” do EB. As forças devem trabalhar em Conjunto. A FAB também precisa proteger suas aeronaves e bases aéreas. E isso não pode ser… Read more »

SentaPua
SentaPua
5 meses atrás

Lamentável essa birra da FAB, quer os holofotes todos para ela. Seria um passo muito importantes o EB operar aeronaves de asas fixas, mas a FAB esperneia e diz que não pode.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
5 meses atrás

O tempo passa, o tempo voa… e se continuar essa bagunça num futuro próximo os pqd vão saltar de balões!

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
5 meses atrás

E quem vai ficar com a “Xepa” ? FAB ou EB ? Particularmente acho que seria muito mais interessante se o EB operasse alguns helicópteros de transporte, de preferência os Mi-26 ao invés dos CH-47 ou CH-53

Tomcat4,2
5 meses atrás

Basta agora o EB comprar uns 8 Mi-26 (que levam muuuito mais carga que os Sherpa’s e custam muito mais pra operar) e esfregar nas fuças de quem achar ruim.

Welington S.
Welington S.
Reply to  Tomcat4,2
5 meses atrás

Esquece aviões ou helicópteros russos aqui. Nós não teremos mais nada deles aqui nesse poder de grandiosidade.

Michel Lineker
Michel Lineker
5 meses atrás

Então a FAB que fique sem infantaria também.

Não sei qual é essa birra do EB e MB não poder ter armas aéreas. Se confunde as Forças com o ambiente em que atuam. Já pensou se o Exército só pra fazer birra resolve escolher pra si uns caríssimos Chinook e Apache??? Ou só pra por nas ancas da FAB resolvi adquirir pesados Challengers??? Queria ver o Millenium levá lo.

Edson Parro
Edson Parro
5 meses atrás

E o Exército, agora, o quer? Agora, quer Chinooks!
 

Last edited 5 meses atrás by EParro
Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Edson Parro
5 meses atrás

A ideia do EB era, justamente, não gastar com caros Chinooks…

Ramon
Ramon
5 meses atrás

Já não bastava o povo querendo se matar por causa de político e ideologias e os inúmeros problemas desse país, agora temos problemas nas forças armadas, que situação bizarra essa, estão parecendo discussão de criança onde um irmão acha ruim o outro ter o mesmo brinquedo que ele.

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA
ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA
5 meses atrás

Quem quiser entender os motivos da objeção da FAB, sugiro que leia a carta do TB Rossato. Explicação precisa e que vai ao encontro da racionalidade e da economia de recursos. A FAB possui aeronaves suficientes para dar conta da demanda do EB. Basta que recursos sejam liberados para fazê-las voar. Para que gastar recursos com aquisição, treinamento, manutenção, etc., se temos meios em outra força que podem atender à necessidade?

Celso
Celso
5 meses atrás

Esse País é patético…

Celso
Celso
5 meses atrás

Que vergonha alheia. Além de arregar pro mimimi, não cobra dos brigadeiros inteligentinhos pra sair de cima de várias operações que em todos os países estão nomeio civil. Mamata pouca, meu pirão primeiro e operacionalidade zero em todas as forças. Tosco….

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 meses atrás

Segue o jogo, que os recursos existentes sejam bem aplicados. Não muda a cotação do dólar.

carvalho2008
carvalho2008
5 meses atrás

Parece Piada…rzrzrz eu deveria ter postado menos enfase no Super tucano no EB….rzrzrz os caras acabaram lendo e ficando bravos..rzrzr

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  carvalho2008
5 meses atrás

Mas no fundo eles têm razão.
O que as nossas forças armadas menos precisam, é de mais aeronaves de transporte.
muitos brincam que a FAB chama TAB Transporte Aéreo Brasileiro.
Temos aeronaves de transporte em grande quantidade.
 
Adquirir mais aeronaves de transporte, frente à tantas outras prioridades, é rasgar dinheiro.
 
É só colocar as 3 forças para trabalharem juntas, como deve ser.
Criar bases conjuntas. Colocar aeronaves e pilotos da FAB sob comando de Generais do exército quando necessário, etc.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Luís Henrique
5 meses atrás

Caro Luis. Segundo uma notícia colocada lá no Aéreo, a FAB tem capacidade de operar 50 mi horas por ano com sua aviação de transporte, contudo a limitação dos recursos de custeio só permitem voar metade disso.

Marcos
Marcos
5 meses atrás

É um bando de moloques brigando para ver quem tem o p##@@ maior. Mas nada vai mudar a realidade em que a FAB que usa F-5 com 60 anos de idade, MB que usa banheiras com 40 anos de idade e EB que usa tanques com 50 anos de idade
 
 Agora pergunta se tem briga nas licitações de camarão, vinho importado, caviar e outras mordomias PAGAS COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE!
 
 
 

Last edited 5 meses atrás by Marcos
cipinha
cipinha
5 meses atrás

Não faz mais sentido essa compra,já que a MB teve que seguir em frente com o KC-2 Turbo Trader, eles podem ser repassados para a FAB (já que o EB não pode fazer uso de aeronaves de asas fixas ) e está faz o uso do mesmo para ajudar no abastecimento dos postos de fronteira.No mundo ideal,mas com EB sem direito de aviões, cancelava Sherpa e KC-2 Turbo Trader, a FAB compraria algo que satisfizesse a missão e futuramente pudesse substituir o Bandeirante, padronizando a frota. Cadê a estrategia nacional de defesa?

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
5 meses atrás

Gostaria que algum defensor do Bolsonaro me explicasse o que aconteceu para esse ser iluminado, estrategista, nacionalista, bem-assessorado e, principalmente, corajoso, ter revogado o decreto.
Não consigo entender porquê ele editou um decreto e logo o revogou.
Ah, já sei! Foi traído por algum comunista infiltrado no seu governo!!!!!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rafael Oliveira
5 meses atrás

Ele pode ser tudo, menos essas qualidades que você citou kkkkkkk

Espero que Bolsonaro seja o último presidente eleito pelo povo sem pensar direito no que estão fazendo, deixando se levar por palavras e não por atitudes kkkkkk

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Rafael Oliveira
5 meses atrás

Olá Rafael. Essa é uma questão importante porque toda a documentação que chega ao gabinete da presidência passa antes pela Casa Civil, responsável tanto pela redação final quando pelo alinhamento dos vários ministérios que possam estar envolvidos em qualquer decisão da presidência. Eu já critiquei antes a GSI por deixar o presidente exposto. Ao que parece, a Casa Civil e o MInDef cometeram um grande erro, expondo o presidente a um desgaste desnecessário. No início de 2019, comentei aqui que era um erro colocar um general como ministro da Defesa, já que cabe a ele intermediar as negociações entre diferentes… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camaergoer
5 meses atrás

Olá Camargoer. Também penso que seria melhor um civil no MD. Até faria campanha para o Nunão assumir rsrs. GSI em tese deveria cuidar apenas da segurança do presidente e não se meter em outras questões. Nesse caso específico, a responsabilidade é do MD, pois se tratava de questão exclusiva dele e das Forças Armadas, tanto que o Ministro da Casa Civil não assinou o decreto. De qualquer forma, ou falhou o MD por fazer um decreto sem fundamento racional ou decreto era racional, mas o Bolsonaro foi covarde de não mantê-lo. Lamentável a edição e revogação de um decreto… Read more »

Salvador
Salvador
5 meses atrás

Só o fato de não depender mais da FAB para os PQD saltarem, seria um grande avanço para tropa. Agora, sem asas fixas… Não só perdem em logística para suprir as tropas, como poder lança-las também. Infelizmente

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Salvador
5 meses atrás

Caro Salvador. A brigada de paraquedistas será transferida para Anápolis para ficar ao lado do esquadrão da FAB equipado com os KC390.

Paulo B.
Paulo B.
5 meses atrás

Caros amigos
 
O PR pode até reeditar a medida, que já era esperada, desde a compra dos Sherpas.
 
Mas isso só demonstra que temos um PR com péssima articulação e assessoria.
 
Mode trollagem ligado: todos esperávamos defecação no domingo, como era o hábito. Em 10 dias veio na sexta-feira e na segunda, nos poupou no final de semana.

paulo
Reply to  Paulo B.
5 meses atrás

boa noite a tds, daqui a pouco sera revogado tbm a lei que permite a marinha opere carros de combate blindados viaturas de transporte blindadas, podem argumentar que é só o exercito que pode usar

Lyw
Lyw
5 meses atrás

A reserva das nossas Forças Armadas (das três) são um grande problema para o desenvolvimento das mesmas.

Boa parte do generalato que dela faz parte são interesseiros, classistas, dão pitaco em tudo, adoram se meter em política e têm dificuldades em deixar que os da ativa façam mudanças no status quo das FAs.

Mas fazem isso porque os deixam fazer… E agora, num governo cheio de oficiais da reserva mamando numa multidão de cargos, já se pode imaginar o poder que eles têm nas decisões desse governo.

Last edited 5 meses atrás by Lyw
Pavan
Pavan
5 meses atrás

Alguma coisa tá rolando, e essa decisão não foi por pressão da FAB, algum outro alinhamento para o EB está sendo conduzido… Na minha opinião !

Oseias
Oseias
5 meses atrás

Quais são os paises com forças armadas fundidas? Me lembro apenas de Israel, Alemanha e Japão, com suas forças de defesa. Todos surgidos justamente após a segunda guerra. Me parece ser o melhor caminho, embora adotado em poucos paises. Qual é o sentido de manter um monte de estrutura paralela? O Brasil até os anos 90 tinha tres ministerios, um por força. E até hoje o ministerio da defesa não tem voz ativa nenhuma sobre as forças. E é fato que ninguem em Brasilia tem coragem de peitar os militares. Até porque todos morrem de medo do que pode sair… Read more »

Lucas
Lucas
5 meses atrás

Esse é o Bolsonaro meus amigos.
Ele só fez esse tipo de coisa desde o começo.

nonato
nonato
Reply to  Lucas
5 meses atrás

Como assim?
O exército comprou ou disse que ia comprar faz tempo.
Bolsonaro oficializou.
Para acalmar os ânimos, revogou o decreto.
Ou você queria confusão nas horas armadas?
No segundo mandato ele define isso.

Welington S.
Welington S.
Reply to  Lucas
5 meses atrás

Acredito que o problema não seja ele e sim a sua assessoria. Infelizmente, ele está muito mal assessorado.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Welington S.
5 meses atrás

Quem escolhe os assessores é ele, né?
Então a culpa é dele.

charles
charles
Reply to  Rafael Oliveira
5 meses atrás

Realmente deveria trocar todo o comando da FAB, infelizmente é uma força que nos últimos 50 anos prejudicou e atrasou tanto o Exercíto quanto a Marinha. Não dão conta da sua principal atribuição que é defesa do nosso espaço aéreo mas sim defender interesses pessoais e o ego de seus arcaicos e egoistas brigadeiros.

Diego
Diego
Reply to  Welington S.
5 meses atrás

Welington S. Seu pano de chão já está encardido, lave para poder passar mais.

SubTen Rafael Moraes
SubTen Rafael Moraes
5 meses atrás

Existe a possibilidade da Marinha pegar essas aeronaves, ou um pequeno número delas? afinal, ela está montando a sua força de transporte de Asa Fixa em São Pedro da Aldeia… e diferente da FAB mas igual ao EB, possui tropas; os Fuzileiros Navais. Seriam aeronaves uteis para as Operações Especiais de Fuzileiros Navais, paraquedistas e outras atividades de meio logístico.

Glauco
Glauco
5 meses atrás

Amigos(as) do FORTE, está circulando um boato nos corredores da briosa que o estrelado do CFN/MB está intervindo de maneira um pouco discreta para tentar obter essas aeronaves, alguém pode confirmar se isso é verdade ou se existe a possibilidade disso de fato ocorrer?

Moisés
5 meses atrás

O governo deveria agora comprar helicópteros de ataque pro EB pra compensar!

Teropode
Reply to  Moisés
5 meses atrás

Como foi dito anteriormente deveriam transferir os Sherpas para os Fuzileiros e comprar Chinooks para o Exército com alguns cobras para escolta .

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Moisés
5 meses atrás

A FAB vai querer helicópteros de ataque também, na verdade eles já tem, querem tudo só para eles.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Moisés
5 meses atrás

Caro Moisés.Vários colegas comentaram as dificuldades de comunicação das tropas do EB nos postos de fronteira. Alguns mencionaram que as pistas são inadequadas para receber os C105 e até os C95BM da FAB. Considerando o preço estimado para a aquisição dos Sherpa (R$ 100 milhões), talvez fosse mais apropriado o EB usar esse dinheiro para revitalizar a infraestrutura dos postos ao longo da calha norte. Aliás, o satélite geoestácionário foi feito pensando em dar ás forças armadas comunicação rápida e eficiente em qualquer local do Brasil.