Quaraí (RS) – Encerrou-se em 6 de agosto, no 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado – “Regimento Legião de Tropas Ligeiras” a qualificação operacional de chefe de carro e motorista da VBTP-MSR 6×6 Guarani, no âmbito da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª Bda C Mec), onde foram executados os primeiros tiros com o Sistema de Armas Remotamente Controlado (SARC) REMAX das Organizações Militares da brigada.

Na qualificação, foram executados disparos com o SARC REMAX, com as metralhadoras .50 e MAG 7,62 mm, sendo os tiros diurnos, com a viatura parada e em movimento, em alvos a 300, 500 e 1.000 m de distância, e tiro noturno, parado e em condição de escotilhas totalmente fechadas, a 300 e 500 m, no Campo de Instrução de Quaraí.

Na qualificação, que iniciou no fim de junho e foi conduzido pela Seção de Instrução de Blindados do regimentp, com o apoio do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado e 10º Batalhão Logístico, foram formados 36 militares, que se encontram aptos a utilizar todos os equipamentos desta nova viatura blindada.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat4,2
Tomcat4,2
3 anos atrás

Essa máquina com a Torc-30(muito mais moderna que a UT-30 BR) ficaria top das galaxias mas…. no hay la plata para a torre(que é mais cara que o blindado).
Obs. a SARC Remax tem tudo pra crescer e virar uma torre mais parruda e com outros equipamentos.

Last edited 3 anos atrás by Tomcat4,2
Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

eu defendo a evolução da REMAX

Higor
Higor
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Torc 30 e Remax são duas coisas completamente diferentes. Doutrinariamente , a Torc 30 serve para a Infantaria, VBCI enquanto a remax é para o GC dos R C MEC, VBTP. Não competem.

Alfa BR
Alfa BR
3 anos atrás

Muito bom ver a modernização dos meios.

Será que o Exército planeja rever a estrutura dos Pelotões de Cavalaria Mecanizados? É datada de 1957:
comment image

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Alfa BR
3 anos atrás

Acima é a estrutura dos pelotões de reconhecimento de cavalaria prevista no manual FM 17-35 – Armored Cavalary Units do U.S. Army de 1957.

A estrutura dos nossos Pelotões de Cavalaria Mecanizados é essa abaixo:
comment image

Marujo
Marujo
Reply to  Alfa BR
3 anos atrás

Gostaria de ver uma parte dos Cascaveis substituidos pelo Centauro dos estoques italianos. Mesmo sabendo que o objetivo maior e desenvolver um 8×8 na Iveco, em Sete Lagoas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alfa BR
3 anos atrás

a estrutura eu não sei se é válido mudar, pq não sou especialista, mas sinto falta de o EB usar drones como batedores, os russos estão fazendo isso, os americanos em alguma operações já fazem.

Bille
Bille
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Isso é importante: drones. É importante porque é um uso muito específico e peculiar, e tem que testar. O equipamento pode até ser similar, mas o VANT da FAB tem um uso, o do EB terá outro, assim como a cavalaria vai fazer de um jeito e a infantaria de outro. Tem que começar a usar e experimentar, um projeto piloto, para replicar a doutrina depois. As boas práticas não aparecem rápido.

Augusto Mota
Augusto Mota
3 anos atrás

Excelente, representa uma passo a mais, parabéns!