Conselho de Segurança do ONU

Conselho de Segurança do ONU

Crise se aproxima enquanto o Conselho de Segurança rejeita de forma esmagadora a resolução dos EUA de estender indefinidamente o embargo de armas ao Irã

O Conselho de Segurança das Nações Unidas rejeitou veementemente uma proposta dos Estados Unidos para estender um embargo global de armas ao Irã.

Na votação do Conselho de Segurança na sexta-feira, Washington obteve apoio apenas da República Dominicana para sua resolução de estender indefinidamente o embargo, deixando-o muito aquém do mínimo de nove votos “sim” necessários para a adoção.

Onze membros do órgão de 15 membros, incluindo França, Alemanha e Reino Unido, se abstiveram.

A Rússia e a China se opuseram fortemente à extensão da proibição de 13 anos, que deveria expirar em 18 de outubro sob um acordo nuclear assinado em 2015 entre o Irã e seis potências mundiais.

Mike Pompeo, o secretário de Estado dos EUA, anunciou a derrota da resolução antes de uma breve reunião virtual do conselho para revelar o voto.

“O fracasso do Conselho de Segurança em agir decisivamente na defesa da paz e segurança internacionais é imperdoável”, disse ele em um comunicado.

Israel e as seis nações árabes do Golfo que apoiaram a extensão “sabem que o Irã espalhará ainda mais caos e destruição se o embargo expirar”, disse Pompeo, “mas o Conselho de Segurança optou por ignorá-los”.

Zhang Jun, o embaixador da China na ONU, disse em um comunicado que o resultado “mais uma vez mostra que o unilateralismo não recebe apoio e o bullying vai falhar”.

Washington agora pode cumprir a ameaça de provocar o retorno de todas as sanções da ONU ao Irã usando uma cláusula do acordo nuclear, conhecido como snapback, embora o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha abandonado unilateralmente o acordo em 2018. Na quinta-feira, os EUA distribuiu aos membros do conselho um memorando de seis páginas descrevendo por que Washington continua sendo um participante do acordo nuclear e ainda tem o direito de usar a cláusula de snapback.

Em um comunicado após a votação, o embaixador dos Estados Unidos na ONU, Kelly Craft, disse que Washington tem “todo o direito de iniciar” o mecanismo de snapback e acrescentou: “Nos próximos dias, os Estados Unidos cumprirão a promessa de não parar por nada a extensão do embargo de armas.”

‘Catástrofe diplomática’

Kristen Saloomey, da Al Jazeera, reportando de Nova York, disse que a derrota dos EUA na sexta-feira não foi uma surpresa.

“Mas é uma surpresa que a proposta  dos EUA tenha falhado tão miseravelmente”, disse ela.

“Qualquer parte do acordo nuclear poderia desencadear a cláusula ‘snapback’ se o Irã for visto como uma violação do acordo. Mas a Rússia e a China dizem que a retirada dos EUA do acordo há dois anos significa que perderam o direito de fazê-lo. Outros membros do conselho parecem concordar”, disse ela.

“Os europeus expressaram algumas dúvidas sobre a entrada de armas convencionais no Irã. Mas, no final do dia, eles dizem que sua preocupação com uma arma nuclear é primordial.”

Sob o acordo, o Irã concordou em limitar seu programa nuclear em troca do levantamento de sanções e outros benefícios. Após a retirada dos EUA e a imposição de sanções unilaterais, Teerã já reduziu o cumprimento de partes do acordo. Diplomatas disseram que o acionamento da cláusula “snapback” colocaria o frágil acordo ainda mais em risco, porque o Irã perderia um grande incentivo para limitar suas atividades nucleares.

O Embaixador do Irã na ONU, Majid Takht Ravanchi, alertou Washington contra a tentativa de provocar o retorno das sanções.

“A imposição de quaisquer sanções ou restrições ao Irã pelo Conselho de Segurança será severamente correspondida pelo Irã e nossas opções não são limitadas. E os Estados Unidos e qualquer entidade que possa auxiliá-lo ou consentir em seu comportamento ilegal arcarão com a total responsabilidade,” ele disse em um comunicado.

Jarret Blanc, membro sênior do Carnegie Endowment for International Peace, disse à Al Jazeera que a proposta fracassada dos EUA representou uma “catástrofe diplomática”.

“Isso demonstra que o presidente Donald Trump e sua equipe não são apenas ruins na estratégia de abordagem do Irã, eles são ruins nas táticas diplomáticas do dia a dia. É inconcebível que os EUA não pudessem reunir mais de um voto para um resolução como esta.”

Mas alguns analistas disseram suspeitar que Washington apresentou um projeto linha-dura propositalmente, sabendo que os membros do conselho não seriam capazes de aceitá-lo.

“O fato é que todos na ONU acreditam que esta resolução é apenas um prelúdio para um esforço dos EUA para desencadear o snapback e afundar o acordo nuclear iraniano”, disse Richard Gowan, especialista da ONU no Grupo de Crise Internacional, à agência de notícias AFP.

Enquanto a votação do projeto de resolução dos Estados Unidos estava em andamento, a Rússia disse que seu presidente Vladimir Putin convocou uma reunião dos líderes dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança junto com a Alemanha e o Irã para evitar uma escalada nas tentativas dos EUA de estender o embargo de armas iraniano.

Em nota divulgada pelo Kremlin, Putin afirmou que “a questão é urgente”, acrescentando que o objetivo da videoconferência seria “traçar medidas para evitar o confronto e o agravamento da situação no Conselho de Segurança da ONU”.

“Se os líderes estão fundamentalmente prontos para uma conversa, propomos coordenar prontamente a agenda”, disse Putin. “A alternativa é aumentar ainda mais a tensão, aumentar o risco de conflito. Esse desenvolvimento deve ser evitado.”

Questionado sobre se participaria, Trump disse aos repórteres: “Ouvi dizer que há algo, mas ainda não fui informado”.

O gabinete do presidente francês Emmanuel Macron confirmou a “disponibilidade de princípio” da França à proposta de Putin. “No passado, implementamos iniciativas com o mesmo espírito”, disse o documento.

FONTE: Al Jazeera

Subscribe
Notify of
guest

115 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vilha
Vilha
3 anos atrás

A liberdade vai chegar pro Irã, se isso vai causar uma escalada na região? Sim, mas é necessário que esses embargos americanos tenham mais controle. Situação preocupante!

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  Vilha
3 anos atrás

Liberdade sem responsabilidade é tirania.

PACRF
PACRF

George Floyd sabe disso.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Vilha
3 anos atrás

Apertem os cintos!

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Vilha
3 anos atrás

Liberdade, depende dos ohos de quem vê. No Iran querebdo ou não, os Iranianos não concordom em qlguns pontos com o próprio governo más a maioria não quer o fim do sistema politico. Que aliás e controlado peloa lideres religiosos.
Se virar contra tal sistema e se virar contra a própria religião. Seria como exigir que Israel virasse um país catolico ou comunista.

Vilha
Vilha
Reply to  Vilha
3 anos atrás

Me referi a liberdade em relação às sanções, em nenhum momento falei sobre o regime teocrático. Se compreender o que o texto da matéria diz, você entenderá o contexto do comentário. Não achem que todo mundo tem torcida por A ou B!

Mgtow
Mgtow
Reply to  Vilha
3 anos atrás

Liberdade ja existe por lá. Capachismo não.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Mgtow
3 anos atrás

então pq os gays são mortos? pq as mullheres que não cobrem o cabelo, são presas?

Maicon
Maicon
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Porque eles, falando num modo geral, têm uma cultura muito diferente da nossa, para eles é uma aberração pornografia, mulheres seminuas, gente bêbada, drogas, ateísmo, feminismo, aborto, essas coisas de vida mundana e promíscua do nosso mundo de cá. São dois mundos muito diferentes, de lá, e de cá. Vai de cada observador tirar suas conclusões sobre os outros que lhe diferem muito. Conheci no Rio adolescentes sírios, vieram fugindo da guerra com seus pais há alguns anos, os pais querem voltar para lá porque sentem saudade e não aceitam tão bem nossa cultura, eles acham isso aqui uma barbárie,… Read more »

Heinz Guderian
Heinz Guderian
3 anos atrás

Me parece que o EUA estão perdendo um pouco da “moral” que tinham.
Acho que a Rússia e a China estão doidinhos para pegarem uns contratos de vendas de armas ao Irã, a pergunta é será que Israel vai ficar só observando o Irã se armar?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Heinz Guderian
3 anos atrás

Se fosse a ‘moral’ estaria ótimo.
Estão perdendo força nas áreas política, econômica e militar.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Heinz Guderian
3 anos atrás

O Irã já está se armando sem suprimentos externos, especialmente no campo de mísseis, defesa aérea e UAVs, e Israel ainda não pode se opor a isso.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Heinz Guderian
3 anos atrás

E eles podem fazer o que sem colocar tropas em terra e ocupar o território? Só bombardeios já vimos que na Siria não adianta.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Heinz Guderian
3 anos atrás

Se Israel pudesse fazer algo já teria feito.

Salim
Salim
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Israel esta sendo contida pelos EUA, na gestão Obama foi praticamente amarrada, hj gestão Trump tomou a frente e Israel continua desestruturando infra estrutura aliados Irá, este acordo com EAU e prova disto, estão criando uma base comum paises anti Ira e Quatar. Se politica Trump for alterada apos eleições teremos uma escalada mais violenta região. Lembrando que Trump pode colocar sanções americanas ao Ira isoladamente e China e Rússia teriam mais perdas que lucros rearmando Ira.

José
José
Reply to  Salim
3 anos atrás

Você postou em um blog de brasileiros.
Instale um tradutor melhor.
Ficou completamente sem nexo o que postou.
Abraços.
Shalom

Salim
Salim
Reply to  José
3 anos atrás

UAI, moro em são Paulo, e náo usei tradutor nenhum, escrevo aqui site faz tempo, só mudei de chrome pra opera. Mistério.

José
José
Reply to  Salim
3 anos atrás

Não é mistério então.
Disse tudo já.
Boa noite.

IBIZ
IBIZ
Reply to  Heinz Guderian
3 anos atrás

É questão de tempo para o Irão obter armas nucleares, todo mundo sabe disso. A solução para Israel é sair debaixo da sombra americana e buscar mais apoio da Russia e da China se quiser deter os anseios de império dos iranianos. O problema disso é que “jogariam” os EUA mais na “zona de influencia” saudita (ou o que resta dela!).

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

É o que sempre pensei. A visão de Israel em ser aliado perpétuo dos EUA como parte da garantia em sua segurança, terá de ser analisada. Os EUA já não conseguem mais manter a influência como fazia a tempos atrás. Mudanças nas relações internacionais estão ditando novos rumos e Israel terá que rever seu modo operandis se quiser conter o Iran. Mesmo que essa revisão resulte em se aproximar mais de lados até então não tão amigos assim como Rússia e China. Acho que Israel precisará revolucionar sua auto suficiente politicamente tanto quanto o fez em na produção de armamentos.… Read more »

Mgtow
Mgtow
Reply to  Heinz Guderian
3 anos atrás

Na verdade nunca tiveram moral. São amorais no mais alto grau

Maicon
Maicon
Reply to  Heinz Guderian
3 anos atrás

Se eu tivesse como apostar dinheiro com vc, acho que ambos iríamos concordar que na primeira oportunidade Israel ia transformar a base aérea e os SU-35, presumivelmente então adquiridos por eles, em grandes bolas de fogo e sucatas retorcidas, como já fizeram outras vezes na região.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Maicon
3 anos atrás

Eu aposto dinheiro com vc que não. Existe uma grande diferença entre o que vc acredita piamente e a realidade. Parabéns à Israel, a melhor propagandista que existe, fazem todos acreditarem em mitos.

Caique
Caique
3 anos atrás

A maior vontade da China e Rússia é que Trump continue no comando dos EUA, ele e sua política isolacionista já estão causando uma perda absurda do poder dos EUA (principalmente no campo diplomático), no mesmo ritmo segue o Brasil com seu Didi no comando do Itamaraty…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Caique
3 anos atrás

Já falei isso aqui mais de uma vez.
Trump é um desastre.
E creio que ele está deixando os EUA em uma situação sem retorno.

gordo
gordo
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Trump parece caminhar para se tornar a pior das aventuras que os EUA tiveram na historia recente. Jogou no lixo um acordo assinado pelo EUA junto com a UE referente ao Irã, tentou pirotecnia na Coreia do Norte, ameaçou a Venezuela, desdenhou da Covid e agora vai indo de TikTok. Ele não contou nem com os votos da família Bush e dizem não ter credito no sistema financeiro dos EUA faz uns 20 anos graças a maracutaias imobiliárias. Os adversários não poderiam querer gente melhor na Casa Branca. Para a sorte dos EUA e até a nossa espero que não… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  gordo
3 anos atrás

Agora vc imagine o Irã se rearmando e, a China e a Rússia se fortalecendo nos campos político, econômico e militar.
Daqui a alguns anos, o Irã vai acabar anunciando sua bomba atômica e os EUA estarão totalmente isolados e enfraquecidos para qualquer reação.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

ué se o acordo proíbe o irã de ter armas nucleares, como ele vai ter? kkk pra mim vc tocou no ponto, o Irã ta mentindo, todo mundo sabe disso, o EUA fizeram certo. e quanto as armas nucleares, quanto mais melhor!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Cada coisa no seu devido tempo.
Se as ‘injunções’ políticas do futuro forçarem o Irã a desenvolver sua arma atômica, que desenvolva.
Atualmente, não há motivos e ele estava seguindo direitinho os acordos estabelecidos.
Os EUA roem a corda e se deram mal.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Até poderia dizer que Iran fortalecido aliado a Rússia e China poderia representar um certo”contra ponto” aos EUA, Otan e Israel de tal maneira a fazer todos se sentarem para ajustar a questão da Palestina.

Más no caso da Otan olhem só para França e Alemanha. Indo contra o embargo proposto pelos EUA.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Rogério Loureiro Dhierio
3 anos atrás

Então se a França e a Alemanha, foram através da UE, quem defendeu a manutenção do acordo nuclear com o Irão, do qual os EUA faziam parte, e depois decidiram sair, iam agora defender o contrário do que assinaram??
Isso, só a política de bypes de Mr Trump faz, uma política, mais interessada no ego , do que no país que representa.

Welington S.
Welington S.
Reply to  gordo
3 anos atrás

É mesmo? E quem seria um bom presidente para os Estados Unidos na atual conjuntura? O verme do Biden? Meu Deus, você está completamente com a cabeça avoada; sim, diz muita coisa certa sim, porém, é aquela famosa frase: ”é o que temos pra hoje.”

Fernando
Fernando
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Trump está destruindo um sistema criado e que serve aos interesses dos EUA. Quer implodir um sistema que sempre favoreceu aos EUA.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Fernando
3 anos atrás

que sistema é esse?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

“Sistema” do eu posso ter e os outros não.

Goyszes
Goyszes
Reply to  Caique
3 anos atrás

Kkk, querem o Itamaraty dos atabaques e dinheiro facil para “cumpanheiros”, kkk nunca mais!

Caique
Caique
Reply to  Goyszes
3 anos atrás

Olá Goyszes, bom mesmo é ter um terraplanista conspiracionista. O Itamaraty tem que ser presidido por alguém que defenda a vonta do brasileiro no exterior, principalmente no mundo de hoje, mas o que vemos é ao contrário, um ministério apagado e sem força num momento tão crucial como agora.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Goyszes
3 anos atrás

eu vejo esse povo criticar o Itamaeaty, que tem feitos progressos fortes nas relações, EUA BR, UE-BR (frança que melou tudo), a china continua comprando cada vez mais do Brasil, mandou ajuda para o Líbano, fez um acordo automotivo comparaguai, fez acordo com EFTA, se tá ruim assim, imagina quando ficar bom.

Caique
Caique
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkk. O acordo do Mercosul com a UE levou mais de trinta anos para ser escrito, não foi uma glória deste governo, não foi o Macron que “melou” tudo, foi governo e sua política sobre desmatamento, fora o enfraquecimento do Mercosul e outros fatos que poderia passar horas debatendo.

Welington S.
Welington S.
Reply to  Caique
3 anos atrás

Que política de desmatamento? Poderia listar? Fiquei perdido nessa…

Caique
Caique
Reply to  Welington S.
3 anos atrás

https://catracalivre.com.br/cidadania/desmatamento-em-terras-indigenas-aumenta-59-na-pandemia/ https://veja.abril.com.br/politica/operacao-do-ibama-em-area-indigena-gera-confusao-com-militares/ https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/09/ibama-diz-que-comandos-militares-se-recusaram-a-apoiar-acoes-de-fiscalizacao.shtml https://www.greenpeace.org/brasil/blog/desmatamento-em-terras-indigenas-aumenta-64-nos-primeiros-meses-de-2020/ https://veja.abril.com.br/politica/10-imagens-de-satelite-que-mostram-o-avanco-do-desmatamento-em-2019/ Isso são só algumas matérias, se ainda achar que é mentira é só dá uma olhada em jornais internacionais/satélites estrangeiros, o descaso com o aumento do desmatamento no Brasil é real (https://brasil.elpais.com/brasil/2020-05-22/salles-ve-oportunidade-com-coronavirus-para-passar-de-boiada-desregulacao-da-protecao-ao-meio-ambiente.html), isso não só impacta a credibilidades dos nossos produtos (do agronegócio princialmente) no exterior, na Europa por exemplo, mas também a longo prazo vai causas alterações climáticas no pais interior, prejudicando todos nós, as pessoa que vive em uma cidade grande com o aumento do volume de chuvas causando tragedias e prejuízos, bem como as pessoas do campo com secas severas, o combate… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Caique
3 anos atrás

cara vai ver os dados, esse lance de desmatamento e qeimadas, já foram piores no governo do PT, então se o Bolsonaro é ruim nisso, o PT foi um demônio sem coração com a amazônia. o acordo com a UE estava parado por falta de interesse, deixa de ser criança, a vontade política com o acordo só veio com o atual governo, e a ameaça do Brasil sair do mercosul, caso a Argentina não quisesse fazer o acordo.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Caique
3 anos atrás

E ainda tem a vantagem de que se entrar outro presidente lá, a bagunça interna nos EUA vai aumentar.

Heitor
Reply to  Caique
3 anos atrás

Virus chines ? Do jeito que o lobby político é forte não me surpreendia ser o vírus para salvar a boeing e sua folha de vendas que ainda se mantem de um prejuízo e multa historico . Todas vertentes do virus são americano, Outubro faz um teste de reacao a pandemia com fundação bil gates , e mesmo tempo jogos militares onde os americanos estavam na china onde tudo comecou, no meiao da china e cidade de construção naval onde esperava que com 1.4bi seria o colapso social e econômico enquanto os americano injetavam inprimindo dinheiro do nada 6 trilhões… Read more »

Welington S.
Welington S.
Reply to  Caique
3 anos atrás

Só vir com essas palavras de zoação ao que está no comando do Itamaraty não adianta. Nos dê nomes ao qual você acha que seria interessante estar lá.

Caique
Caique
Reply to  Welington S.
3 anos atrás

Eu acreditava no José Alfredo Graça Lima, pelo seu amplo histórico de negociações.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
3 anos atrás

Resumo: qualquer ato terrorista, qualquer derramamento de sangue inocente provocada pelo Irã é de responsabilidade direta do Conselho de Segurança da ONU, e da covardia dos eurobambis em apoiar a continuidade do veto.
Todas as vítimas futuras serão culpa da ONU. Toda a tensão e a chantagem que vai advir da aquisição de armas pelo Irã é culpa da ONU.
E quando a China parar de torturar cidadãos chineses, tibetanos, cidadãos cristãos seu representante poderá ter o direito de falar de Bulling.

Last edited 3 anos atrás by Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Matheus
Matheus

Sim claro, os Americanos também são bomzinhos que lutam pela liberdade e se importam com o povo do Oriente Médio.
Como os Americanos são bomzinhos né gente? Ah que coisinha lintchinha…

Antoniokings
Antoniokings

Os único países que usam o terrorismo como política de Estado são EUA e Israel.
Afinal, bombardeiam alvos civis, praticam ‘assassinatos seletivos’ e outras coisas menos cotadas.
O Irã tem direito e vai se armar da maneira que achar necessária.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

bora ser racional e aumentar essa lista aí, coloca o Irã, a China contra sua própria população, UK, Fra, Isr, e mais alguns.

Mgtow
Mgtow

Que balela.
E ataques terroristas com derramamento de sangue feitos frequentemente pelos yankes via direta ou indireta. É culpa de quem?

Welington S.
Welington S.
Reply to  Mgtow
3 anos atrás

Chegou o MGTOW sequelado das ideia.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
3 anos atrás

Agora o Irã vai correr para comprar o SU-35 e o J-10 pois sua força aérea precisa de meios mais modernos.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Fabio Araujo
3 anos atrás

Eu não duvido que isso aconteça.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Fabio Araujo
3 anos atrás

Aposto mais na dobradinha, material para o exército da Russa e material para a força-aérea e marinha da China.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
3 anos atrás

Os Deuses do Olimpo não se entendem mais.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
3 anos atrás

“O fracasso do Conselho de Segurança em agir decisivamente na defesa da paz e segurança internacionais é imperdoável”, disse ele em um comunicado.

Engraçado ver esses caras de pau falando em paz??????‼️

Israel e as seis nações árabes do Golfo que apoiaram a extensão “sabem que o Irã espalhará ainda mais caos e destruição se o embargo expirar”, disse Pompeo, “mas o Conselho de Segurança optou por ignorá-los”.

Israel sabe se defender muito bem, afinal, de acordo com os fanboys, são o suprassumo da tecnologia, acredito que não há oque temerem, apesar do alarmismo americano.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Adriano Madureira
3 anos atrás

Israel sabe que a decadência americana e a ascensão política, econômica e militar da China e Rússia serão terríveis para sua situação.
Esse dois países, historicamente, apoiam as causas árabes que são diametralmente opostas aos pontos de vista israelense e de seu mantenedor, os EUA.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Não sei de que Washington tem medo, afinal os israelenses sempre foram avançados em defesa, e sempre foram beneficiados pelos Estados Unidos na região, pois eles sempre mantiveram a balança bélica pendendo para o lado israelense, armando inferiormente os países da região para que esses não sejam ameaça ao estado judeu…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Adriano Madureira
3 anos atrás

O medo de Israel é que eles são apenas 6 milhões de judeus contra centenas de milhões de muçulmanos.
A sorte dos israelenses é que a política externa americana joga pela desunião de seus vizinhos árabes.
Isso tem dado resultado até hoje, mas essa política está começando a ficar difícil de manter.

Maicon
Maicon
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Qualquer coisa, é só se mudar para a Patagônia, que já é praticamente deles.

Gabriel BR
Gabriel BR
3 anos atrás

Os chineses vão vender dezenas de bilhões em armamento para o Irã. As forças armadas iranianas vão mudar da água para o vinho.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Levando em conta a lógica do comportamento chinês na questão iraniana, eles não irão a agravos desnecessários na América. Portanto, essas declarações parecem duvidosas.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Evgeniy (RF).
3 anos atrás

O tempo dirá quem de nós dois está certo…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

A China, mês passado, anunciou investimentos maciços no Irã.
Tanto na área civil como na militar.
Aguardemos.

Abner
Abner
3 anos atrás

Podem esbravejar o quanto quiserem kings e companhia.
A realidade será a seguinte:Estados Unidos fará o embargo unilateralmente e Israel vai destruir os armamentos que ainda chegarem.Simples assim
Obs:Nenhum post sobre o acordo de paz entre Emirados Árabes Unidos e Israel)desta forma isolando ainda mais o Irã) ?
Talvez o blog mereça uma atualizada no endereço para forte247.jor.br

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Abner
3 anos atrás

Quanta bobagem num comentário só!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Abner
3 anos atrás

Quem liga para o embargo americano?
Sem o aval da ONU, não serve para nada.
China, Rússia, Europa e etc vai voltar a negociar com o Irã e vão faturar bilhões e bilhões de dólares.
Mês passado, a China anunciou investimentos pesados no Irã, com ou sem embargo.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

investimentos de 25 anos se não me engano…

XFF
XFF
3 anos atrás

O acordo tem que ser respeitado. O governo de trumpete não respeita acordo nenhum, aliás, rasga todos os tipos de acordos sem pensar nas consequências.
O Irã tem direito possuir todas as armas necessárias para sua defesa, exceto arma nuclear.
Se todos os países do Golfo Pérsico podem ter armas que quiseram, porque o Irã não pode? Não venham com baboseiras de terrorismo….

DaGuerra
DaGuerra
3 anos atrás

Assim como a liga das nações era uma nulidade e fracassou em barrar stalin , hitler e Japão, a onu lambe os sapatos de putin, xi jiping e do iran. A América também faria bem em se retirar da segunda.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
3 anos atrás

Putin e Xi-Jinping deve estar com um sorriso de orelha a orelha e esfregando as mãos, pensando na quantidade de armas que o Irã vai comprar deles quando for as compras, assim que esse embargo expirar…

Agnelo
Agnelo
3 anos atrás

Toda nação tem o direito soberano de ter uma Defesa para dissuadir ameaças.
A posição de Israel e os demais países árabes contra o Irã denota q o país dos Aiatolás é q se constitui na maior ameaça naquela região, e seu preparo militar deixou de ser dissuasório, mas atentatório contra a segurança regional.
A posição dos europeus e “ex-vermelhinhos” mostra o quão estão preocupados com a paz local.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Agnelo
3 anos atrás

O embargo fez foi piorar, deu poder ao Irã de fabricar drones suicidas e entregá-los a terroristas, armas pequenas que podem ser transportadas com facilidade e podem fazer estragos consideráveis em alvos civis.

Parabéns aos inteligentes que criaram este embargo, os azulzinhos defensores da moral e da cultura judaica/cristã/ocidental mais uma vez bagunçando tudo em nome do falso-moralismo.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Vc deve estar certo….
O Irã não fazia isso antes…
Era o ícone do pundonor nas Relações Internacionais….
Obrigado também por nos informar q os países árabes fazem parte do grupo judaico/cristão/ocidental… aleluia q se converteram!!!!!
Os azuis eu já não sei quem são…. explica aí..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agnelo
3 anos atrás

A posição de Israel e os demais países árabes …..

Que grupinho, né?
Um Estado sionista que pratica as maiores barbaridades contra civis inocentes e um punhado de ‘clepto-monarquias’ decadentes.
Depois o Irã que é do Eixo do Mal.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Pois é…
Se os ruins acham q o outro é pior…. só muito chá de o.b. pra apoiar os persas….

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Agnelo
3 anos atrás

Agnelo, eu acho que os Europeus estão mais preocupados é com a abordagem que é feita em relação ao Irã, mas com certeza estão um pouco preocupados em relação ao poderio Iraniano. De fato, eu acho que eles não acreditam que o Irã jamais fosse usar armas (mísseis, com ogivas nucleares ou não) contra território Europeu, e que se de fato fossem desenvolver armamento atômico, alguns podem enxergar isso como aquisição de paridade contra Israel. Se de fato eles se preocupam com isso, então acho que a abordagem Europeia em relação às tratativas com o Irã é uma de apaziguamento… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Leandro Costa
3 anos atrás

Boa noite Leandro
Concordo com tudo o q escreveu.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Leandro Costa
3 anos atrás

A história discorda totalmente dessa narração fruto de muita propaganda, quem trabalhou sempre para destabilizar o Irã ou melhor ditar as regras e dar as cartas na Persia( assim como em todo OM) foram principalmente os britânicos e estadunidenses , fato já amplamente debatido e de conhecimento público.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Leandro Costa
3 anos atrás

espoliação / apropricao dos recursos naturais do pais; boicote quando o Iran rejeitou o latrocínio das empresas britânicas; assassinatos de autoridades e personalidades políticas; operações ilegais ( operação Ajax) e Golpe; apoio a déspotas autóctones que não possuíam o consenso da população que queriam implantar e forçar um modelo cultural ocidental sobre a população… não esquecemos também: financiar, armar e incentivar o conflito entre Iraque e Iran … de uma situação dessa vocês pretendiam o que ? Veja como as cleptos monarquias árabes não tentaram uma mudança cultural bruta e repentina como pretendia o Xá ( que já era considerado… Read more »

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Leandro Costa
3 anos atrás

Exemplo comparativo com a nossa realidade: chega um governo progressista( carente de credibilidade e corrupto), que sem ter ainda modelado à sociedade quer implantar um modelo cultural visto como aberração dos valores tradicionais e morais do pais ( ex: kit – gay). A parcela da população conservadora religiosa se revolta , se junta com a parcela economicamente insatisfeita e frustrada, escolhem o discurso mais extremistas e distante, mesmo que o político seja um total incapaz. OBS. NA PERSIA a situação er a 1000 vezes pior .

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
3 anos atrás

Parabéns ao Conselho de segurança da ONU, o Irã tem todo o direto de ter as armas que quiser! Respeito ao princípio da autodeterminação dos povos!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
3 anos atrás

Se eu fosse o Irã compraria:

S-400
30 a 50 J-31
30 a 50 Su-35S
2 AEW&C
Alguns submarinos, russos ou chineses
Fragatas novas.

Vão estar mais armados que o Brasil.

wagner
wagner
3 anos atrás

A Mig vai sair do vermelho,Kamaz,Ural já podem começar a contratar.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  wagner
3 anos atrás

Todas essas empresas citadas por você, são estatais, ou seja, pouco importa se estão operando ou não no vermelho. O Estado absorve tudo!

wagner
wagner
Reply to  Vinicius Momesso
3 anos atrás

Eu sei,a Mig estava com poucas encomendas. Quanto às estatais os liberais só vai lamber os beiços, o cobre vai chegar com força.

GuiBeck
GuiBeck
3 anos atrás

Não sei como o ocidente pode ser tão idiota e ingênuo ao apoiar a tese de um Irã armado. O que causará a derrota da civilização ocidental é a sua ingenuidade em relação às reais intenções da teocracia islâmica.

Leandro Costa
Leandro Costa
3 anos atrás

Outro legado de Obama… Que pode ter se deteriorado ainda mais com mais essa do Trump. Não acho que as partes considerarão que os EUA ainda fazem parte do acordo para iniciarem o snapback. A ideia de que a proposta de resolução foi dura demais é válida, mas eu sinceramente não poria a mão no fogo, então acho que só o tempo vai dizer. De qualquer forma, mesmo que fosse a melhor proposta de resolução, com adesão em massa, ela ainda assim não seria aprovada porque Rússia e China jamais deixariam porque enxergam o Irã como próspero mercado de armas,… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Leandro Costa
3 anos atrás

Legado do Obama? Que eu saiba Obama fez o acordo nuclear que o Irã estava cumprindo por sinal, de acordo com a AIEA. Quem melou tudo foi Trump para agradar Israel e Arábia Saudita.

juliano
juliano
3 anos atrás

Pelo que estou vendo nos comentários tem ocidentais apoiando o Irã isso sim é ter fumaça na cabeça ao invés do cerébro.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  juliano
3 anos atrás

Ter fumaça na cabeça é seguir/ aceitar discursos hipócritas e acatar decisões alheias acriticamente. É totalmente no direito do Irã, do Brasil, de Israel ou qualquer outra nação construir e aparelhar seu sistema defensivo como melhor entender. Juridicamente os EUA quebraram o acordo unilateralmente sem alegar provas , tanto é verdade que ficaram diplomáticamente isolados apesar do enorme poder de influência e pressão. Eles armam todas as monarquias árabes e porque o Irã não pode se armar como bem quiser ? Tem que ficar desarmado para agradar quem ? Quem sempre ameaçou a soberania da nação deles ?

André Luís
André Luís
3 anos atrás

O Irã não tem grana. Se for comprar avião, será de segunda mão dos estoques russos (MiG-29S e Su-27). E em quantidades modestas. Além disso, Israel já estabeleceu relações com os EAU. Não duvido que uma base neste país seja utilizada pelos israelenses para efetuar ataques cirúrgicos contra as usinas iranianas. A coisa está feia para o Irã e acreditem, o regime iraniano não durará por muito tempo. O povo iraniano está de saco cheio, já.

wagner
wagner
Reply to  André Luís
3 anos atrás

Realmente o funeral do General soleimani mostrou o quanto o regime está “enfraquecido” . IRGC tem um fundo com bilhões em ouro.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
3 anos atrás

Daqui a pouco todos estarão na mesma mesa almoçando e dando boas risadas! Políticos nunca sofrem, quem sofre é o povo! “Canção do senhor da guerra!”

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
3 anos atrás

Aqui esta um news flash para queen nao sabe. Temos aqui nos States uma situacao gravissima. Precisamos o mais rapido possivel dar um about face e arrumar as coisas por aqui, e deixar paises como Israel e Arabia Saudita resolver seus proprios problemas por la.
So para citar um exemplo, foi a primeira vez que minha unidade de policia de exercito fomos em Deployment DENTRO do pais, para contrarrestar grupos violentissimos intentes a derrubar o governo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

A situação econômica e social americana está se deteriorando a olhos vistos.
E poderemos ter uma gravíssima crise política em vista da declaração de Trump que não aceitará uma derrota na próxima eleição.

Up The Irons
Up The Irons
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Essa pesquisa é igual àquelas que davam chances de mais de 90% da Hillary Clinton ganhar do Trump?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Up The Irons
3 anos atrás

Espero que sim.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Up The Irons
3 anos atrás

Mas ela ganhou meu caro ! Mas como os eua não passam de uma grande democracia disfarçada,onde o voto dos delegados é que realmente conta e não o do cidadão americano,ele levou a casa branca…

Alardeiam que são uma das maiores democracias do mundo mas não passa de falácia,uma grande utopia.

http://www.africafocus.org/images/popular-vote-2016.png

paulof
paulof
3 anos atrás

A questão é que Trump quer ser hegemônico sem custos, só um aliado fanático vai perder negócios sem uma contrapartida, essa politica externa está fadada a eles (EUA) agirem unilateralmente ou aliados circunstanciais para aquela politica externa.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  paulof
3 anos atrás

Exatamente Paulo, na Itália se diz “querer a esposa bebada e o barril ( vinho) cheio”, tudo ao mesmo tempo . Para ter um, tem que abrir mão do outro. Ele só quer o vem a nós , o vosso reino Niente!

José
José
3 anos atrás

Em minha humilde opinião Putin está uma defasagem abismal em em relação a Trump em duas áreas.
Esposa e filha.
Nunca vi fotos de esposa ou filha do russo, nem sei se tem.
Trump neste quesito está muito a frente mesmo.

Salim
Salim
Reply to  José
3 anos atrás

Putin tem filha sim, acabou declarar que aplicou vacina covid filha porem ele náo tomou kkkk

José
José
Reply to  Salim
3 anos atrás

Língua portuguesa Salim
Por favor Salim.
Traduza pra nois Minas Gerais já que usou UAI

Salim
Salim
Reply to  José
3 anos atrás

José, tem algo errado ai. E pessoal ou VC e professor português. Eu sou formado engenharia.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Salim
3 anos atrás

Acredita na eficácia ou não da vacina quem quer… A empresa produtora da vacina, é a mesma que criou uma para o Ebola do Congo, que é bem pior do que a Covid-19. Claro que as pessoas ficam receosas com uma vacina que não foi testada de acordo com os requisitos europeus. é muita inocência das pessoas acharem que a vacina que talvez poderá ser produzida aqui, entre facilmente e que os laboratórios brasileiros, seja a fio cruz ou particular, não iriam testar eles mesmos a eficácia da vacina antes de abrir o bolso e produzí-la em território nacional ???…… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Adriano Madureira
3 anos atrás

Concordo com você, náo só da Rússia, anvisa tem que ficar alerta. Como exemplo temos a imperfeição da maioria testes para covid comprados.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  José
3 anos atrás

Faz muito certo ele, para que expor a família?!

Sempre foi assim desde que virou líder da Rússia, se estar a frente é arriscar a segurança da família, melhor continuar atrás.

IBIZ
IBIZ
3 anos atrás

Russia, China, França, Alemanha e outras nações tem interesse na demanda iraniana por armamentos provavelmente por isso não apoiaram a extensão do embargo. E unindo o útil ao agradável, aproveitaram a oportunidade para passar uma mensagem ao EUA para abandonarem essa diplomacia de “birra” do seu presidente mimado!

Thiago A.
Thiago A.
3 anos atrás

O motivo das sancoes é justamente criar mal-estar , insatisfação e frustração juntamente na população civil para incentivar tensões e dissídios internos .

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
3 anos atrás

o governo iraniano declarou repetidamente seu interesse em adquirir armas russas , e a Rússia certamente irá aproveitar a necessidade do Irã de modernização militar.  A compra de armas aumentará a dependência do Irã da Rússia e, ao mesmo tempo, beneficiará economicamente a Rússia.  Além disso, a Rússia, o segundo maior exportador de armas do mundo, poderia aproveitar a oportunidade para melhorar sua posição no mercado mundial de armas tirando proveito das significativas necessidades de armas do Irã. No caso da China,embora o governo de pequim tenha prestado assistência ao Irã várias vezes em relação à pressão de sanções,o país, ao mesmo… Read more »

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
3 anos atrás

Relatórios não confirmados indicam que o Irã está tentando comprar caças Sukhoi (modelos 35, 30SM e 27SM-3), caças MiG, sistemas de defesa aérea como o S-400, Bastion Coastal Defense Missile System e o tanque T-90 da Rússia. O Irã também manteve negociações com a China para comprar o caça G-10C, os sistemas de mísseis de defesa aérea FD-2000 , os sistemas LY-80 e o sistema automático de defesa aérea. Segundo o Irã, a Rússia e a China serão cautelosas com a venda de armas, além de bastante relutantes em enfrentar os EUA. Moscou e Pequim sabem que os EUA são sensíveis a essa questão e, mesmo que… Read more »