China procura colaboração de companhias estrangeiras para impulsionar produção de chips

41

A China planeja criar uma organização especial que facilite a colaboração entre empresas locais e potências estrangeiras, como a Intel, para a produção de semicondutores e a fim de promover centros de desenvolvimento de softwares, materiais e equipamentos de fabricação para os chips.

Proposta surge enquanto Pequim corre para construir uma cadeia doméstica de suprimentos para semicondutores imune às sanções dos EUA. Governos estrangeiros, no entanto, provavelmente desconfiarão desse plano, temendo que tecnologia sensível seja transferida para a China.

Batizada como “Comitê de Trabalho Transfronteiriço de Semicondutores”, a organização deve ser lançada no primeiro semestre deste ano. Será supervisionada pelo Ministério do Comércio, em cooperação com o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação. Um laboratório da Universidade de Tsinghua, que tem experiência no setor, coordenará o esforço.

De acordo com documentos obtidos pelo Nikkei Asia, entre as empresas estrangeiras visadas estão a Intel e a AMD, dos EUA; além da Infineon Technologies, da Alemanha. Outro alvo é o grupo industrial da Holanda que possui a AMSL, líder na produção de equipamentos de fabricação de semicondutores de ponta.

FONTE: Valor Econômico

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guacamole
Guacamole
2 anos atrás

Prevejo gente nos comentários dizendo que esta é um grande oportunidade para a famigerada CEITEC em 5, 4, 3, 2, 1…

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Guacamole
2 anos atrás

E qual o problema de se apoiar a Ceitec? Não seria uma área estratégica para nosso país? Ou vamos continuar exportando soja, milho e minério de ferro para China?

Ramon
Ramon
Reply to  Guacamole
2 anos atrás

Que comentário sem necessidade de tamanha infantilidade, caro cérebro mole, estamos em um momento que os principais blocos econômicos mundias perceberam que quando o assunto é tecnologia não se pode depender de um único fornecedor por isso literalmente todo mundo está correndo atrás do tempo perdido, mesmo que a CEITEC não tenha um grande leque de Chips e tecnologias de ponta ela estava engatinhando em muitas áreas, e aí meu ver não se pode descartar uma empresa que provavelmente tem potencial de ser uma empresa estratégia pois se ela fosse bem gerenciada e se buscasse parcerias no setor privado, talvez… Read more »

Lucas
Reply to  Guacamole
2 anos atrás

Não importa se a gente tem um território enorme, uma população gigante e muita riqueza.
O brasileiro nasceu pra ser dominado pelos outros.

OSEIAS
OSEIAS
2 anos atrás

Escrevi isso na matéria anterior. “E aqui fechamos a CEITEC uma fabricante de semicondutores do hemisfério sul, por falta de visão politica, aquela mesma visão que permitiu a venda da parte comercial e que da lucro da Embraer”.

Agressor's
Agressor's
Reply to  OSEIAS
2 anos atrás

“OSEIAS

Escrevi isso na matéria anterior. “E aqui fechamos a CEITEC uma fabricante de semicondutores do hemisfério sul, por falta de visão politica”

Era esperado depois que o braziu deixou de ser um país soberano pra ser uma republiqueta de bananas. Se não é mais uma nação, para que gastar dinheiro com coisas como tecnologia ou ciência não é mesmo?

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

O Brasil deixou de ser soberano em 1889, quando o advento da República.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Emmanuel
2 anos atrás

O Brasil começou a dar errado quando a república foi proclamada. Quando Dom Pedro II foi deposto, o presidente estadunidense da época disse: “morreu a ultima democracia da América do Sul”. O brasileiro precisa dar valor a sua história! Precisamos conhecer melhor e mais a fundo sobre nossa história para quando vermos um líder da nação batendo continência à outra bandeira e submetendo-nos hierarquicamente à outro país, saibamos quanto sangue, suor e lágrimas custou nossa independência. Nossos inimigos hoje não se encontram além mar, não usam canhões e sabres, tampouco possuem frotas navais a perder de vista, nossos inimigos estão… Read more »

sergio
sergio
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Concordo com tudo que vc falou.

Machado
Machado
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Exatamente isso. Tem muito agente duplo infiltrado nos órgãos decisores do país. Principalmente no congresso nacional que é onde as coisas mudam pra pior ou melhor. Tem muito falso patriota que usa esse discurso pra se eleger mas que na verdade está no poder representando os interesses estrangeiros e os seus próprios. Isso é tão descarado que qq um com mínimo de cognição é capaz de perceber. Quando perguntam; Por que as coisas não andam? Não mudam? A resposta está lá no nosso congresso nacional ou diria no nosso balcão de negócios. Leva quem dá mais. E esses estrangeiros contam… Read more »

André Luís
André Luís
2 anos atrás

A indústria do chip é o que impede a China de invadir Taiwan (maior produtor mundial).

Slow
Slow
Reply to  André Luís
2 anos atrás

Só que não ..

Tutu
Reply to  Slow
2 anos atrás

TSMC e UMC são de Taiwan, e correspondem atualmente a 41% da oferta mundial de semicondutores.

Tutu
Reply to  Tutu
2 anos atrás

A SMIC é a maior fabricante da China continental.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tutu
2 anos atrás

O interessante é que a TSMC que possui (junto com a Samsung) o melhor ‘método’ de fabricação de chips menores vai começar a aumentar a fabricação de ‘nós mais maduros’ de 14 nm ou superiores, pois aí é que vai gerar enormes receitas, pois são usados aos muitos bilhões por todo tipo de aparelho.
A SMIC, se não me engano, está construindo duas novas fábricas com esse mesmo propósito.
Idem a Huawei que já inaugurou a sua.

noticiasetecnologia.com/primeira-fabrica-chips-huawei-concluida/

Slow
Slow
Reply to  Tutu
2 anos atrás

Oque impede não é os chips e sim o medo que ela tem de sofrer um revés comercial por causa disso ..

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Tutu
2 anos atrás

Quando o assunto são chips de alto desempenho, 7nm para baixo, só existe um pais no mundo com 100% do poder, chama-se Países Baixos!

WSilva
WSilva
Reply to  André Luís
2 anos atrás

Mais um enganado por Craig Addison. rs rs rs

Luciano do Prado
Reply to  André Luís
2 anos atrás

Eu já achava que esse seria um dos maiores incentivos para a China invadir Taiwan, já que é uma tecnologia que eles não posseum.

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  André Luís
2 anos atrás

Acredito que é exatamente o contrário. Esse um dos motivos de seu desejo de invasão. A China não tem a tecnologia que Taiwan tem em fabricação de chips. E China que roubar isso pra ela…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Foragido da KGB
2 anos atrás

Tecnologia (como fazer) a China tem. Só não tem as máquinas.
Taiwan também não tem as máquinas.
São todas importadas da Holanda.

WSilva
WSilva
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Eu já falei isso mil vezes aqui. rs Taiwan apenas fabrica os chips, mas as maquinas que Taiwan usa para a fabricação dos chips são da ASML. Taiwan não tem capacidade de produzir essas máquinas, na verdade ninguém têm(por enquanto), pois a propriedade intelectual é tanto americana como europeia, um precisa da liberação do outro. Mas os zumbis ideologizados foram enganado por Craig Addison com a história do escudo de silício. Se a China tiver acesso as máquinas, em menos de 5 anos toma mais de 80% do mercado global de produção de chips abaixo de 7nm. No entanto a… Read more »

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  WSilva
2 anos atrás

É exatamente isso, somente a ASML produz a maquina e não há um segundo “player” no mercado, o produto deles esta muitos anos a frente de qualquer outro e mesmo considerando os modelos mais antiquados eles possuem mais de 60% do marketshare e o que sobra praticamente fica todo com nikon e cannon.
Não é uma tecnologia trivial principalmente quando baixa-se de 10nm, é manipulação de materiais em nível atômico, em escala industrial e com erro que tende a zero!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Foragido da KGB
2 anos atrás

O Presidente da ASML disse que essa política de privar a China dessas máquinas é contraproducente, porque é ineficaz para deter o progresso tecnológico chinês e privará empresas ocidentais de negociar com ela.

Controlar vendas de chips para China não funciona, diz ASML
esportes.yahoo.com/noticias/controlar-vendas-chips-para-china-152840127.html

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Tem funcionado, a China esta pelo menos 20 anos atrasada em escala e metodo de litografia comparado ao que a ASML oferece mas é logico que o presidente da ASML quer mais é vender!
Vi um vídeo outro dia que diz que analisando os últimos anos desta indústria na China parece que eles estão empacados.

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Os eua se tornaram a primeira economia global graças a algumas grandes empresas e ao mercado de capitais, mas a China fez o trabalho de formiga, indo atrás das folhas, comendo pelas beiradas, e carregando pra dentro dos seus formigueiros espalhados pelo mundo todo e deixando eles cada vez maiores. Não é a toa que o maior IPO do mundo vai ser de uma empresa chinesa chamada Ant Group. A China é a grande vencedora e merecedora por trabalhar tanto, a colheita é próspera!

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Na década de 70 veio um economista japonês visitar o braziu. Ele perguntou: “Um país tão rico porque tem um povo tão pobre?”. Ele mesmo respondeu: “Porque é mal administrado”. E continua… Esta reportagem saiu na Zero Hora….

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Excelente notícia!
A China está caminhando, inicialmente, para independência na fabricação chips mais ‘maduros’, de 14 nm ou mais.
Esses chips são utilizados aos bilhões nos mais diversos equipamentos.
Desde eletrodomésticos até automóveis.
Depois, procurará fabricar chips menores, sendo noticiado que estão se aproximando dos de 7 nm.
Isso com equipamentos próprios.
Notícias alvissareiras também começam a chegar no campo de arquitetura de chips, com a aguardada RISC-V aparecendo cada vez mais no mercado.
Breve, teremos uma revolução nesse setor.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

A TSMC já está a construir a fábrica para os de 3 nm…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Sim com máquinas de EUV da holandesa ASML. Taiwan não fabrica essas de maquinas de ‘usinagem’ de chips. É um monopólio dessa empresa holandesa. O problema é que essas máquinas são muito complexas e possuem peças de várias empresas de países diferentes. E é aí que os EUA estão proibindo a ASML de vender tais máquinas à China pois consideram que elas utilizam algumas tecnologias americanas A China está avançando e, pelo que li, está desenvolvendo uma parte complexa que é um espelho extremamente liso que reflete as ondas UV. É de uma empresa alemã. Mas, a maior parte (disparada)… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Pois é, eu já falei tantas vezes isso aqui mas os caras foram enganados por Craig Addison com a história do escudo de silício. rs

Se a empresa ASML deixar de mandar as maquinas para Taiwan, Taiwan não fabrica chip nenhum abaixo dos 7nm.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Os espelhos são da Zeiss, a coisa é tão feia que eles avaliam os espelhos olhando a organização de seus átomos, é um nível de perfeição que beira o absoluto quando falamos em engenharia de materiais!

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Assino embaixo.

Canarinho
Canarinho
2 anos atrás

Pessoal boa tarde, aproveitando a deixa do assunto, a CEITEC ainda nao foi dissolvida. Para evitar que o GF (ou melhor… forcas de carater duvidoso infiltradas dentro da nossa estrutura governamental) destrua a nossa única empresa de chips nacional, peco por favor que votem SIM na votacao descrita no link abaixo.

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=146031

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

É uma possibilidade interessante para nós.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
2 anos atrás

“China procura colaboração de companhias estrangeiras para impulsionar produção de chips”

Tradução: Mesmo gastando na casa do TRILHÃO DE DOLAR POR ANO em pesqusias na área, China jogou a toalha e se convenceu que jamais conseguirá estar no mesmo nível que o ocidente em impressão de circuitos para semi-condutores. Precisa de parcerias porque nem mesmo ela consegue gastar tanto dinheiro para no final das contas a ASML e a INTEL estarem sempre muito a frente

Reis
Reis
2 anos atrás

A China está atrasada 20 anos com relação ao ocidente, tecnologia de 90 nanometros (pentium 4 2004).

Se a China está assim…..imagine o atraso do Brasil…… iremos demorar 10 anos para chegar no 386.

Mario Müller
Mario Müller
2 anos atrás

Somente se uma empresa for administrada por um estúpido que aceitaria parceria com a china em uma área tal vital quanto produção de Chips. Dar de graça tecnologia que será no mínimo cópiada pelos comuna . Enquanto não conseguie invadir Taiwan fica com essa proposta que só besta aceitaria.

Maecelo
Maecelo
2 anos atrás

A menina dos olhos é a AMSL…isso que a China quer sendo o resto uma balela de parceria!

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

Excelente comentário.
Não se preocupe com os deslikes .
São dos colaboracionistas.
Gente que quer que sejamos colônia dos EUA. Infelizmente o blog tá cheio deles